terça-feira, 17 de junho de 2014

Criatividade posicional

Pode ler-se aqui, "Miguel Veloso e Bruno Alves continuam a meter água por todo lado. São claramente os dois jogadores mais criativos da selecção. Criatividade ao nível do posicionamento, é a imagem de marca deles. E mais uma vez, se o seleccionador está atento às questões tácticas, tem de explicar muito bem o porquê de insistir em dois jogadores tão criativos. Com o Veloso e o Alves em campo, consigo ver a Alemanha em dois passes destruir um sistema defensivo com 9 atrás da linha da bola, com relativa facilidade."

No Posse de Bola falei sobre Moutinho, que ainda não tinha voltado das férias. Ao que parece, ainda não voltou. 
Moutinho fora de posição, a jogar como médio ofensivo, não dá 1/10 do que pode dar jogando mais recuado.

Pouca intensidade dos médios na pressão e nas coberturas. Veloso e Meireles iguais a si próprios. Moutinho irreconhecível. Alemães com todo o tempo e espaço do mundo para pensar e executar. Linha defensiva inexistente, com B.Alves e Pepe arrastados de forma frequente para fora do corredor central. Ajustes não existiram. Poucas linhas de passe para o portador da bola, quando a bola estava nos corredores laterais, dando como única hipótese de seguir o ataque o cruzamento. Más decisões nos momentos de transição ofensiva, onde se recuperava a bola na primeira fase de construção alemã. Coentrão e J.Pereira muito criativos no posicionamento.
























Como é que se escondem todas estas debilidades dos jogadores? Retira-se complexidade ao jogo, baixa-se o bloco, juntam-se as linhas. Defende-se em menos espaço,  juntam-se os sectores, aproximam-se os jogadores.

95 comentários:

Daniel Martins disse...

Só o Lateral Esquerdo para me fazer rir com a miséria de hoje. O árbitro esteve sempre tão bem posicionado que cortou mais bolas que o Meireles e o Veloso juntos. JJ já está a pensar nele para fazer de Fejsa até Janeiro.

Ontem achei graça àquele trio da Argentina que se punha no meio do campo e dava passos para trás quando algum bósnio conduzia a bola, mas estas diagonais MMM também estão muito giras.

GC disse...

Para o próximo jogo, numa tentativa desesperada pra jogar futebol

Em 4x4x2 clássico

Patrício
Amorim
Costa
Alves
Almeida
Vieirinha
William
Moutinho
Nani
Postiga
Ronaldo

Será que PB senta as vacas sagradas João Pereira, Velos e Meireles?

Kazuza disse...

O veloso é melhor atar uma corda ao árbitro para saber onde deve andar.. Meio campo na minha opinião deveria ser W.Carvalho Pivot Defensevio, Ruben e Moutinho. jogadores que sabem ter a bola e têm critério no passe.

Anónimo disse...

Baggio, como é possivel o Paulo Bento no Sporting ser competente defensivamente e agora nao?

Que miséria de equipa.

Ac

Unknown disse...

No Euro não se jogou como dizes?

Fica a pergunta de porque mudar.

ss disse...

Baggio, será que o meio campo não fez mais vezes ajustes posicionais pela má forma fisica associada à humidade e calor que se faziam sentir? Moutinho não pode ter desaprendido. Bruno Alves sempre nos habituou à tal "criatividade" no posicionamento(Pepe bombeiro vai corrigindo e tambem ele parece não confiar no colega, desordenando ainda mais a linha), mas este meio campo foi o mesmo que nos garantiu um jogo taco a taco com a Espanha em 2012. Pressionaram corajosamente e não recordo que tenham sido tão desajustados posicionalmente como agora. Como explicar tamanha diferença?

E agora com a vitoria dos USA, Klinsmann amigo de Low, ultimo jogo, USA vence os suplentes da Alemanha e já estamos fora, mesmo com 2 vitorias.
Mas nem nisso acredito. Este Gana limpa-nos. Só de imaginar Ricardo Costa, B.Alves a ter que lidar com a velocidade e elevado numero de jogadores a entrar naquela zona...

Anónimo disse...

Excelente análise! Por outro lado, deu para ficar ainda mais desanimado com Portugal e com menos esperanças num apuramento para os oitavos. Gana e USA estão ao nosso alcance, mas a jogar como hoje vai ser complicado (até porque o empate serve bem aos USA).
Como é que Paulo Bento pode chegar a um Mundial e apresentar isto? Será que nenhum jogador se chega à frente para explicar que assim não se vai longe? Quando se apresenta o mesmo onze em duas fases finais (2012 e agora) não significa pouca evolução e não é algo estranho?

Por mim era despachar o Paulo Bento a seguir ao Mundial e com uma revolução nesta selecção. Beto, Eduardo, J. Pereira, R. Costa, B. Alves, Meireles, Postiga e H. Almeida nunca mais seriam convocados. Há que trazer sangue novo a esta equipa.

Abraço e continuação de bom trabalho no Mundial.

Rodrigo Oliveira disse...

Olá Baggio,

Posso estar a recordar-me mal, mas creio que no 4-0 à Espanha no Estádio da Luz tinha a disciplina que hoje não demonstrou. Estou a fazer confusão. Que se passou entretanto?

Marte 8 disse...

nem parece uma equipa do paulo bento olhando para os seus tempos do Sporting. Muito estranho.

LGS disse...

"Será que nenhum jogador se chega à frente para explicar que assim não se vai longe? "


Tb me custa perceber como é que os jogadores aceitam isto... Muitos já tiverem treinadores de jeito, será que também não percebem?

Tens explicação para isso Baggio?

ftpaul disse...

Acho algo problemático a selecção não se renovar minimamente em 2 anos. Com isso temos aqui elementos que estão numa fase já descendente da carreira (Raul Meireles) e outros que tiverem épocas péssimas (Moutinho, Nani, etc).

Muito boa análise, parabéns!

SL,

Roberto Baggio disse...

Daniel, o PB é o como o Del Bosque. Estatutos all over the way. Pepe e B.Alves têm dividem o único neurónio que utilizam. Veloso e Meireles metem a equipa na moda.
Hugo Almeida impressiona pelo bigode.
Moutinho joga como quer. A gasóleo, dizia o Jesus.

AC, quando ele andava no Sporting, eu percebi zero, zerinho de futebol. Pelo que não te consigo responder.

Unknown, http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2012/06/portugal-back-to-basics-no-meio-campo.html

ss, "será que o meio campo não fez mais vezes ajustes posicionais pela má forma fisica associada à humidade e calor que se faziam sentir?"

Não. Fez porque jogou HxH o tempo inteiro. Ainda por cima com a linha defensiva sempre muito atrás. É que se é para jogar HxH, que o façam apenas no meio campo defensivo. Baixam, e depois, marcam.

"Moutinho não pode ter desaprendido."

Pode, pode. A contar com este, é o terceiro jogo seguido que faz assim. Zero, zerinho ao nível do posicionamento. Pensei que fosse por se estar a poupar. Agora estou a pensar se é da posição que ocupa. Nos próximos dias veremos isso melhor. Ou então pode simplesmente ser preguiça, o que ainda é pior.

"mas este meio campo foi o mesmo que nos garantiu um jogo taco a taco com a Espanha em 2012."

Bloco baixo a maior parte do tempo. Está aí na parte final do artigo a explicação.

"Como é que se escondem todas estas debilidades dos jogadores? Retira-se complexidade ao jogo, baixa-se o bloco, juntam-se as linhas. Defende-se em menos espaço, juntam-se os sectores, aproximam-se os jogadores."

"Quando se apresenta o mesmo onze em duas fases finais (2012 e agora) não significa pouca evolução e não é algo estranho?"

Se forem os melhores do país não é nada estranho. O problema é quando não o são...

Rodrigo Oliveira, "Posso estar a recordar-me mal, mas creio que no 4-0 à Espanha no Estádio da Luz tinha a disciplina que hoje não demonstrou. Estou a fazer confusão. Que se passou entretanto?"

Não me lembro sinceramente

Edson Arantes do Nascimento disse...

É que com estas asneiras todas e depois com Ozil, Muller, Lahm, Goetze pela frente... É brincar com um fogo muito alto. Uma labareda letal.

Adorei as combinações da Alemanha. Classe, classe e mais classe. A cada ataque tocam, mostram-se, jogam no apoio frontal e se for preciso voltam para trás e recomeçam de novo.

Tudo ao primeiro e segundo toque, com bom senso e boas decisões. Até o Khedira parecia de alto nível.

No entanto, fiquei com a ideia (terá sido do calor?) que os alemães nem sempre recuperavam e organizavam-se para ganhar logo a bola.

Isso poderia ter sido aproveitado de maneira diferente. Mas a organização portuguesa, seja ofensiva ou defensiva, foi mesmo rústica.

Não tive pena nenhuma de Portugal. Sorry.

Edson Arantes do Nascimento disse...

E viva o árbitro! eheheheh Melhor em campo e melhor do que o melhor do mundo.

Roberto Baggio disse...

"Tb me custa perceber como é que os jogadores aceitam isto... Muitos já tiverem treinadores de jeito, será que também não percebem?

Tens explicação para isso Baggio?"

Estão na selecção, enquanto ele for seleccionador têm de comer e calar, certo?! Otherwise, Paulo Bento castiga hahahahaha

Signori disse...

Esta análise, que confirmou as impressões que tive ao longo do jogo. (gostava que analisassem a burrada da abordagem da defesa ao lance do 3º golo, coisa incrível... e a burrada de Ricardo Costa no 4º golo)
Por favor, inundemos os mails de Paulo Bento, federação, jogadores, whatever. Esta análise tem que ser vista por muitos, e de preferência por gente responsável na selecção.Esta abordagem tática, nem as equipas africanas nos anos 80, pá!...

Grande trabalho, brilhante análise

luis disse...

LOL

infelizmente, muito bom.

Roberto Baggio disse...

Edson, "No entanto, fiquei com a ideia (terá sido do calor?) que os alemães nem sempre recuperavam e organizavam-se para ganhar logo a bola."

Concordo. E mesmo a defender, em organização, a linha média não é nada de especial, pouco agressiva, e permite entradas dentro do bloco com facilidade.

A linha defensiva no entanto é impecável. Acompanha todos os movimentos da equipa. Quanto ao poder ofensivo deles, achei que faltou largura dos laterais, mas o resto, tudo muito bom. Aliás, tudo muito fácil :P
Eu também não tive pena nenhuma. Mereciam era levar ainda mais, a ver se aprendem XD

"E viva o árbitro! eheheheh Melhor em campo e melhor do que o melhor do mundo."

Viva XD

Signori, o jogo morreu na expulsão de Pepe. Tudo o que veio depois foi desnorte e etc.

Ps, quando estávamos na fnac a ver o jogo ao vivo, só nos apetecia dizer asneiras e fdc, e crlho, e o que é esta mrda. Infelizmente não podíamos. Então digo aqui: Fodassse, HxH campo inteiro?!!! Que merda é essa Cara*****?! Nem a China joga assim fdc!!!!!!

Bom, passo a agressividade linguística, e digo bem feito heheheh

Signori disse...

Completamente Baggio, aquele meio campo alemão pareceu-me macia, sem dúvida, eu não tive a oportunidade de parar o jogo e ver repetições, mas tive spr essa sensação, que com o mínimo de criatividade, boas decisões e organização ofensiva dava para lhes causar mais dificuldades. E concordo tb que foi td mto fácil, pá, eles jogaram em piloto automático, faca na manteiga, nem foi preciso muita intensidade e agressividade para causar problemas, tudo assustadoramente natural, e só não foram mais olha, pq não calhou mesmo...

Roberto Baggio disse...

Temos muito que melhorar, se queremos chegar longe. E contra equipas deste nível, não podemos mesmo expor-nos assim. Pah, baixar linhas e pronto, transição e acabou. De certeza que dá para o Ronaldo ir fazendo, ou ir a penaltis e cenas assim.

Anónimo disse...

Fernando era um reforçozão. A diferença para um Veloso no que é um 6 e saber posicionar-se e defender.
Que dizem do meio campo
William-Moutinho (é 8 caralho)-Rafa???
Mais haveria a mudar (tipo Amorim a lateral), mas já seria um começo, e a defesa já vai mudar por obrigação e já.

E na frente que acham? Eu punha o Éder.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Ya estava a falar mesmo do meio-campo... A defesa não prestei muita atenção.

Mesmo assim: muito interessante a Alemanha. Gostei.

Pedro Marques disse...

Os erros de organização defensiva foram imensos... mas penso que tb se está a exagerar um pouco... PB pode n ser o melhor treinador do mundo mas n é por decisão dele que o Coentrão está sempre desalinhado (em direto pareceu-me sempre o pior nesse aspeto), que o Bruno Alves segue os PLs até casa e que o Pepe vai apagar fogos que não são dele... (na jogada do 1º golo é de malucos o que é que o central do lado direito vai fazer ao corredor lateral esquerdo). Se analisarmos bem as organizações defensivas têm sido globalmente fracas mm c seleções e jogadores com um bom historial defensivo. E a questão n tem só a ver com zonas e hxh até porque nós defendemos claramente em zona (ou pelo menos temos essa intensão!) simplesmente entre défice físico, défice de concentração e falta de coordenação entre jogadores (défice de treino?) as coisas n saiem bem... e na maioria das vezes o jogador que sai a pressionar a bola acaba por ficar hxh com uma buracada nas costas e sem qq cobertura. Mas tb só tivemos uma amostra de 35 minutos com uma equipa c enorme mobilidade e profundidade o que dificulta a manutenção dos alinhamentos pois quer se queira quer n, mm na mais pura das zonas, os jogadores tendem a ajustar o seu posicionamento às linhas de passe que vão sendo criadas pelo adversário. Mas embora seja frustrante enqt adeptos a vida continua... e nem eramos perfeitos nas vitórias nem agora somos assim tão maus...

abraço ;-)

SS disse...

Baggio, em 2012 contra a Espanha não jogamos com bloco baixo. Aliás, surpreendemos pela coragem, pela pressão que conseguimos impor nos primeiros 70 minutos. O mesmo no 4-0 a espanha. A melhor carateristica dos primeiros tempos de P.Bento, foi a capacidade de pressionar. Com os mesmos jogadores. O que se passou entretanto? Para mim, terá grande parte a ver com a menor disponibilidade fisica. Ou preguiça, como lhe queiras chamar.

Posicionalmente nunca foram tão maus(exceptuando Bruno Alves e Joao Pereira que sempre foram tumores). E depois, ha uns anos, mesmo usando muitas vezes referencias individuais, o meio campo e a defesa tinham a capacidade de corrigir alguns deficientes posicionamentos, por serem enormes fisicamente(Moutinho, Meireles, Pepe)

SS disse...

http://www.zonalmarking.net/2012/06/28/spain-0-0-portugal-portugal-upset-spains-rhythm-but-fail-to-record-a-shot-on-target/

Bem me parecia que recordava esse jogo com um bloco medio-alto, durante grande parte do tempo.

Anónimo disse...

Concordo Pedro Marques Povoa. O Pepe sempre teve a mania de ir apagar fogos, desorganizando mais a equipa(recordo Euro2008 contra a mesma Alemanha). Mas às vezes aceita-se, quando pensamos que joga com o defesa mais lento do mundo ao lado(B.Alves). Metam-lhe o Luis Neto ao lado que o homem acalma um pouco.

Roberto Baggio disse...

Edson, estranho era se não gostasses. A Alemanha tem evoluído muito nos últimos anos, e mesmo com muito titulares lesionados, é candidata à vitória final. Jogam muito colectivamente.

Pedro, a tendência para o exagero é natural. Isto expressa aquilo que dizia antes do jogo, aquilo para que fui avisando nos amigáveis. Mais ainda a minha "fúria" por verificar a estratégia ridícula do Bento. Muito pouco congruente, mostra que não conhece os jogadores que tem. Ainda assim, pode ser exagerado, mas Alemanha não chegou a número "parvos" porque não quis.

"PB pode n ser o melhor treinador do mundo mas n é por decisão dele que o Coentrão está sempre desalinhado (em direto pareceu-me sempre o pior nesse aspeto), que o Bruno Alves segue os PLs até casa e que o Pepe vai apagar fogos que não são dele... (na jogada do 1º golo é de malucos o que é que o central do lado direito vai fazer ao corredor lateral esquerdo). Se analisarmos bem as organizações defensivas têm sido globalmente fracas mm c seleções e jogadores com um bom historial defensivo."

Com o mal dos outros posso eu bem. Ele que escolha melhor os jogadores que escalona.

"E a questão n tem só a ver com zonas e hxh até porque nós defendemos claramente em zona (ou pelo menos temos essa intensão!)"

sério?!

"simplesmente entre défice físico, défice de concentração e falta de coordenação entre jogadores (défice de treino?) as coisas n saiem bem... e na maioria das vezes o jogador que sai a pressionar a bola acaba por ficar hxh com uma buracada nas costas e sem qq cobertura."

O facto de não ter cobertura, já mostra que não é zona. Se houvesse cobertura, ainda que a muitos metros, via-se. Simplesmente estava sempre cada um com o seu.

"Mas tb só tivemos uma amostra de 35 minutos com uma equipa c enorme mobilidade e profundidade o que dificulta a manutenção dos alinhamentos pois quer se queira quer n, mm na mais pura das zonas, os jogadores tendem a ajustar o seu posicionamento às linhas de passe que vão sendo criadas pelo adversário."

Na minha concepção de zona não. é zona da bola, e corredor central. Independentemente dos adversários.

"Mas embora seja frustrante enqt adeptos a vida continua... e nem eramos perfeitos nas vitórias nem agora somos assim tão maus..."

Como eu disse, com o mal dos outros posso eu bem. Esta brincadeira é bandeira máxima do futebol do país. A sério que é isto que estamos a mostrar ao mundo?!
Eu não acredito que o futebol em Portugal seja isto. Até podias perder, e ser goleado, como por exemplo a Espanha, cheia de erros individuais. Agora, isto?! É horrendo...

Contudo, como disse, pode ser exagero, mas apetece-me discutir com Bento directamente e dizer-lhe das boas!

Roberto Baggio disse...

ss, o artigo diz que recuperaste 1/3 das bolas no meio campo ofensivo (12 em 36), sendo que dessas, apenas 4 foram no último quarto ofensivo... Isso foi pressionar alto? Ou médio? Não creio. Mas posso estar a lembrar-me mal das coisas.

Anónimo disse...

Baggio, deves ter a minha idade se nao sabias de bola na epoca do Pb no Sporting, apesar que agora continuo sem saber de bola.

Em relacao ao jogo, pergunto o que eles andam a fazer nos estagios pois a treinar nao parece.

Entramos em jogo com 10 pois o H. Almeida é uma nulidade.

Continuacao do bom trabalho.


Ac.

Anónimo disse...

Baggio, deves ter a minha idade se nao sabias de bola na epoca do Pb no Sporting, apesar que agora continuo sem saber de bola.

Em relacao ao jogo, pergunto o que eles andam a fazer nos estagios pois a treinar nao parece.

Entramos em jogo com 10 pois o H. Almeida é uma nulidade.

Continuacao do bom trabalho.


Ac.

ss disse...

Nao vi agora a estatistica, mas li o comentario. E eles elogiam o pressing portugues. Podem nao ter recuperado muitas em zonas adiantadas, mas terao certamente forçado o erro atraves dessa pressao. Eu tinha ficado com essa ideia, mas claro sao 2 anos.

Pedro Ribeiro disse...

Acho que já aqui o tinha dito, este novo Moutinho é o que mais me espanta. Vi-o num ou noutro jogo no Mónaco e odiei vê-lo numa posição mais adiantada do meio-campo. Parece que a ideia é fazer o mesmo na selecção, com Meireles a ficar com Veloso (opção ou falta de pernas?) e Moutinho em terrenos mais adiantados. Penso que o sub-rendimento de Moutinho se deve a este novo papel que lhe quiseram dar. Pode ser que também haja um certo aburguesamento do jogador. Mas perdemos imenso sem o velho Moutinho e não ganhamos nada com o novo. Poderia acrescentar maior capacidade de pressão na saída do adversário mas para isso é preciso que os restantes participem e isso raramente acontece.

Roberto Baggio disse...

Ac, "Entramos em jogo com 10 pois o H. Almeida é uma nulidade."

Não é novidade :)

"Parece que a ideia é fazer o mesmo na selecção, com Meireles a ficar com Veloso (opção ou falta de pernas?) e Moutinho em terrenos mais adiantados."

Nem sei. O Bento anda muito estranho. Lol, até o duplo pivot ele pegou.

"Pode ser que também haja um certo aburguesamento do jogador."

Não duvido. Uma das críticas que ele recebeu em França é que tinha pouca classe, ou o que era. Pode ser que tenha influenciado nessa sua nova forma de jogar.

"Mas perdemos imenso sem o velho Moutinho e não ganhamos nada com o novo."

1000% de acordo

Daniel Martins disse...

Baggio, e os estatutos devem continuar contra os EUA porque, segundo diz PB, "reformular os processos seria um grande erro". Como se houvesse muita coisa boa que se pudesse perder!

Haverá alguma hipótese de colocarem aqui algum vídeo da vossa análise ao vivo na FNAC? Qual foi o feedback do pessoal que estava lá?

Roberto Baggio disse...

Daniel, "Como se houvesse muita coisa boa que se pudesse perder!"

Ai, és tão mau para o homem, hahahahahha

"Haverá alguma hipótese de colocarem aqui algum vídeo da vossa análise ao vivo na FNAC?"

Não. Felizmente.
Os bloggers preferem continuar no anonimato :)

"Qual foi o feedback do pessoal que estava lá?"

Foi bom. Gostaram de nós :)

Luis Barroso disse...

Post brilhante, que mostra que o principal problema foi mesmo a ocupação do espaço no nosso meio campo defensivo. A defesa foi comida por arrasto. A inclusão do Veloso no 11 (não foi a única causa da derrota) compreendeu-se há dois anos, quando a alternativa era Custódio, mas agora foi simplesmente incompreensível.
Espero que os críticos de William Carvalho e da sua grande lentidão estejam a dormir bem esta noite.

Daniel Martins disse...

Isto para ele foi apenas uma derrota contra uma favorita. "Já tava perdido desde o início", deve pensar ele. E nem se vai dar muito ao trabalho de tentar perceber o que correu mal. Troca só os lesionados e os castigados, faz o mesmo desenho de sempre no quadro e manda-os lá para dentro. O Veloso então tem lugar cativo no próximo jogo, já que foi o sacrificado pela expulsão. Coitado.

Quanto à manutenção do vosso anonimato, para além de previsível é tembém extremamente respeitável :)

O Bandido disse...

Resumindo, o Paulo Bento é o David Moyes Português. E cheira-me que empatam com os EUA, já estou a ver que vão entrar em jogo com a corda na garganta mas com a mesma mania de sempre..

Anónimo disse...

Ao nível do treino, como é que o Paulo Bento podia corrigir esta desorganização?

Vasco disse...

"mas este meio campo foi o mesmo que nos garantiu um jogo taco a taco com a Espanha em 2012."

Bloco baixo a maior parte do tempo. Está aí na parte final do artigo a explicação.

Baggio, tinha ideia que tinha sido o único jogo(de há uns tempos para cá) em q a selecção jogou em pressão alta e, bem. Iria jurar... É possível ter um bloco baixo a jogar em pressão alta? lol

Vasco disse...

"mas este meio campo foi o mesmo que nos garantiu um jogo taco a taco com a Espanha em 2012."

Bloco baixo a maior parte do tempo. Está aí na parte final do artigo a explicação.

Baggio, tinha ideia que tinha sido o único jogo(de há uns tempos para cá) em q a selecção jogou em pressão alta e, bem. Iria jurar... É possível ter um bloco baixo a jogar em pressão alta? lol

Vasco disse...

"mas este meio campo foi o mesmo que nos garantiu um jogo taco a taco com a Espanha em 2012."

Bloco baixo a maior parte do tempo. Está aí na parte final do artigo a explicação.

Baggio, tinha ideia que tinha sido o único jogo(de há uns tempos para cá) em q a selecção jogou em pressão alta e, bem. Iria jurar... É possível ter um bloco baixo a jogar em pressão alta? lol

Roberto Baggio disse...

Não. Mas como disse, posso estar mal recordado desse jogo

Gandaia disse...

O resultado e a exibição de ontem não é supresa para quem anda atento e quem costuma visitar este blog.

A minha dúvida no jogo de ontem era qual o número de golos que iamos sofrer. Previ 3, mas afinal foram 4.

Quando se tem um seleccionador que não escolhe os melhores jogadores para levar ao Mundial e que nos 23 consegue ainda não meter os melhores 11 jogaodres em campo pouco mais se pode exigir.

Meter Veloso e deixar William no banco é um crime. Devia dar despedimento imediato.

Mas o pior é que as coisasnão vão mudar.

E no próximo jogo contra os EUA acho que voltamos a perder. E sendo o jogo em Manaus acho que o nosso meio campo vai jogar parado.

Nuno Neves disse...

Muitas vezes discordo com vocês, mas é por causa de posts como este que sou um fiel leitor do excelente trabalho que realizam... Pode ser que alguém faça chegar isto ao PB. Para mim, o que me assustou não foi o resultado, foram mesmo estas questões... Achei a nossa selecção a mais fraquinha dos jogos que vi até agora... Levamos 4, mas vi que a Alemanha foi muito forte... Mas não, vi foi uma selecção portuguesa muito mas muito fraca, e bastou uma selecção com terceira metida. E sobre o trabalho do árbitro, a GP sem repetições é GP... e o PEPE é bem expulso.

Pedro Marques disse...

Baggio,

Eu n disse que numa zona pura os jogadores devem ter em conta os adversários... o que disse é que por mais focados que eles estejam na bola vão conscientemente ou inconscientemente fazer alguns ajustamentos posicionais,

EU acho que defendemos zona... mal mas defendemos... aqui ou acolá há umas trocas posicionais que n sao caracteristicas de uma zona pura mas percebe-se a intensão... por mais longe que se esteja de a concretizar.

Em 2012 n jogámos o jogo todo a pressionar alto, no prolongamento já foi só bloco baixo... mas enqt durou o moutinho conseguimos equilibrar o jogo pela capacidade de pressionando os centrais e médios centro dificultar imenso a 1a fase de construção da espanha... aliás penso que desde 2008 devemos ter sido a primeira seleção com coragem para defender alto c a espanha... e essa estratégia foi definida pelo PB... penso que ontem a ideia tb era um pouco essa (exemplo da bola recuperada pelo Veloso) mas a equipa ficou muito muito partida... linhas nem juntas à frente nem atrás...

Tb me parece que seria benéfico baixar o bloco c 2 ou 3 ressalvas... agora precisamos de ganhar e a menos que marquemos primeiro vamos ter que ir atrás do prejuizo... para quem viu o ronaldo c atenção apesar de n ter jogado propriamente mal tb nunca fez uma desmarcação de rutura pedindo a bola quase sempre no pé. Mm no lance do Nani pelo lado direito em vez de ganhar a frente ao defesa que é o que sempre faz foi pedir a bola em cruzamento atrasado... que só funciona se alguem tiver atacado a frente.

vamos esperar para ver... mas pior que a derrota é os 4 golinhos que em caso de desempate podem-nos tramar.

fcp4ever disse...

Para além da questão das más decisões, da falta de pressão e das linhas à balda, fale-se também dos cantos mal marcados, nunca deram em nada, as bolas eram sempre afastadas, se nem estas oportunidades aproveitamos, atao fica mais dificil marcar.
Outra coisa que irrita é ver esta equipa exagerar no passe curto e na lentidão de processos quando já se encontrava em desvantagem, mas enfim já faz parte do ADN.
Contra os USA vai ser lixado, eles só precisam do empate, vão dar a iniciativa a Portugal e vão jogar com as linhas baixas e no contra-ataque e já se sabe que a nossa equipa dá-se mal a jogar assim.

João Silva disse...

Baggio, eu começo a pensar que tu e o Maldini são os Daft Punk da Blogosfera. Vão para os "espectaculos" de máscara com a frase "a cabeça sobre os pés"

cumps

Anónimo disse...

A penúltima imagem é algo básico para marcar a Portugal. Apoio frontal, Balves segue, bola volta ao anterior portador, médio entra no espaço e entretanto já esta na cara do GR. Vale que os alemães só fizeram isso 1 vez (só vi a 1ª parte) e o passe saiu comprido, indo directo ao Patricio. Nem precisaram de se esforçar. Perceber como funciona a equipa portuguesa, ter isso em mente e as coisas surgem com naturalidade. Dá para gerir o esforço sem problema.
E há muitas imagens de desorganização defensiva, mas poucas de ofensiva, porque nem existe. Impressionante como todos tentam colocar no Ronaldo independentemente de tudo o resto. Passei-me com essa do Veloso. Era mais 2 metros com bola e o Almeida ficava isolado. Até ele marcava essa.
Ainda assim devemos passar. Vi o Gana-EUA e o próximo jogo já está ganho. Eles são bastante fracos. Se os alemães cumprirem o seu papel depois é só empatar com o Gana.

Abraço,
Top1

Anónimo disse...

A penúltima imagem é algo básico para marcar a Portugal. Apoio frontal, Balves segue, bola volta ao anterior portador, médio entra no espaço e entretanto já esta na cara do GR. Vale que os alemães só fizeram isso 1 vez (só vi a 1ª parte) e o passe saiu comprido, indo directo ao Patricio. Nem precisaram de se esforçar. Perceber como funciona a equipa portuguesa, ter isso em mente e as coisas surgem com naturalidade. Dá para gerir o esforço sem problema.
E há muitas imagens de desorganização defensiva, mas poucas de ofensiva, porque nem existe. Impressionante como todos tentam colocar no Ronaldo independentemente de tudo o resto. Passei-me com essa do Veloso. Era mais 2 metros com bola e o Almeida ficava isolado. Até ele marcava essa.
Ainda assim devemos passar. Vi o Gana-EUA e o próximo jogo já está ganho. Eles são bastante fracos. Se os alemães cumprirem o seu papel depois é só empatar com o Gana.

Abraço,
Top1

HerrKommandant disse...

"Moutinho irreconhecível" - não para os franceses, que o elegeram um dos maiores flops da liga francesa. Sem a vitamina Casagrande é mais complicado... mas penso que se estão a esquecer dum factor importante, aliado a todos os factores já referidos no post e que eu concordo em absoluto: não dá para jogar a este nível sem guarda-redes! O Patrício é qualquer coisa de horrível! Nem os colegas o podem ver à frente, e quando assim é já entram em campo desconfiados. Ele é horroroso a jogar com os pés, bolas que vão à figura deixa-se cair para trás, tem mãos de manteiga, e só pergunto: quantos mais frangos ele tem que dar para que se perceba que só tem nível para jogar em clubes de meio da tabela?

Pitons na Boca disse...

Tiras este Khedira a semi-gás e metes um Schweinsteiger em forma e tens um meio-campo de luxo (e resto de equipa também) de fazer frente a quem quer que seja.
A pobreza da equipa portuguesa não me surpreendeu minimamente, e não era uma goleada a uma Irlanda em férias que me ia fazer esperar grandes feitos desta "equipa".

Muito boa analise fotográfica ao filme de terror que foram, principalmente, aqueles primeiros 30 minutos. O resto - o pós-expulsão - sempre acaba por ter algumas atenuantes e vem por arrastamento.

DC disse...

Sou só eu que acho que o Low esteve a explicar ao Guardiola como devia ter jogado a época toda?

Lahm, Gotze e Muller fizeram o melhor jogo da época.

Anónimo disse...

Baggio, quando voltam à FNAC?

Em relação à seleção, gostava de saber se os Alemães também andam a levar os meninos ao colo à 2 meses e a tirar selfies com a Merkel?

E o reality show em que se transformou o campeonato com videos da selecção e do balneário a toda a hora?

E porque razão foram para os EUA estagiar?

F*da-se, mas algum atleta de competição se consegue concentrar no meio de um circo destes?

Abraço e bom trabalho na tua análise!

Sérgio disse...

Baggio e um CR7 a Ponta de Lança?
Sempre fui contra essa solução, mas se não corre não safa nas alas... e posicionando-se no miolo sempre distrai os dois centrais e dá espaço para os extremos fazerem qualquer coisa que não mandar berlaitadas mais ou menos para a área.

Luis Ramos disse...

Baggio, como explicas a abordagem do André Almeida no lance do 4-0? posso estar enganado, mas não o estou a ver fazer isso no Benfica

Edson Arantes do Nascimento disse...

Pedro Marques, tu podes até achar que o sol é preto às bolinhas vermelhas - mas eu posso te garantir que não é. É amarelo. E podes te bater no chão sobre isso, se quiseres. Não vai mudar o facto insofismável do sol ser amarelo.

Se, mesmo depois das imagens aqui colocadas, continuas a dizer que Portugal joga em zona... Então não sabes o que estás a dizer. Sorry.

Por outro lado... O slide número 14. Impressionante. Portugal com duas linhas! 6 mais 4. O Paulo Bento foi ao Brasil jogar o Brasileirão ahahahahah

Dennis Bergkamp disse...

Como treinar para melhorar isto?

Nesta fase do campeonato é quase impossivel. Há que escolher, entre os que estão selecionados aqueles que nos clubes têm mais comportamentos parecidos com os que a selecção devia ter.

Logo, André Almeida, Amorim e Carvalho têm de jogar. Até podem sortear onde é que jogam, que só por estarem em campo as coisas vão melhorar. São (possivelmente) individualmente piores do que os que estão a jogar, mas no comportamento colectivo dão 10 a zero a João Pereira, Meireles e Veloso.

A 1 mês de distância do Mundial, seria treinar todos estes comportamentos, com complexidade crescente nas sessões de treino.

Começar com jogos de 3x3 em que 1 pressiona e os outros 2 dão cobertura. Bola no meio, 1 pressão e cobertura a esquerda e direita, bola na lateral, 1 pressão e cobertura, com o 3º homem a fazer ou diagonal completa, ou a ficar na linha da cobertura (se fosse um gajo da linha de 4)

E crescer a partir dai para situações de 8x5 por exemplo, em que os 5 seriam os 4 de trás mais o "6". Ai não só dava para continuar o trabalho do exercício anterior de - Bola na lateral, lateral pressiona, central mais perto dá cobertura e os outros 2 alinham pela cobertura - juntando as compensações do "6" que deve entrar na linha de trás quando alguém sai.

Partindo disso para 10x8, já com os 2 interiores com as mesmas permissas.

Agora... leva tempo, é parar constantemente o treino para dar na cabeça, valorizar o comportamento correcto para ver se é repetido por todos, e ... jogar quem cumpre os comportamentos desejados, e não quem tem a barba maior.

Roberto Baggio disse...

Bergkamp, alguma coisa contra a barba do Raúl?

Kkkkkkkk

Edson, muito bom. Foi mesmo hahahaha Deve ser do clima, que lhe mudou as ideias

Luís, o jogo morreu na expulsão do Pepe. Tudo o que aconteceu depois disso é inexplicável.

Roberto Baggio disse...

Sérgio, CR7 é o meu ponta de lança, para jogar em 442...

Anónimo não sabemos se voltamos, ou quando voltamos.

Roberto Baggio disse...

Kaka, dá para trocar alguns dirigentes pelos de cá? Kakakakak

V disse...

Ok, estive a rever PLAY, pause, play, pause. Acho que P.Bento procurou surpreender os alemães que nos acusaram de equipa de contraataque e pressionar alto, mas perante as condições climaticas, nunca fomos suficientemente agressivos. Sempre espaço entre meio campo e linha defensiva(não que a linha estivesse demasiado baixa, mas ainda assim não tão alta quanto necessário).

Não achei que o meio campo, estivesse sempre tão mal posicionalmente como descrito. Com a dinâmica de jogo é sempre possivel encontrar alguns problemas obviamente. Mas notou-se sim, pouca velocidade a ajustarem, todos os 3. Má forma fisica?

Quem fode sempre mas sempre, mas sempre sempre sempre todo o equilibrio defensivo é BRUNO ALVES. SEMPRE SEMPRE SEMPRE referencia individual. Horrivel nos duelos individuais tambem, só se aproveita pelo ar. Estamos perante o jogador MAIS SOBREVALORIZADO DA HISTORIA DO FUTEBOL PORTUGUES! E para que não seja acusado de clubismo, sou portista!

Roberto Baggio disse...

É pah V, eu já me cansei de falar desse senhor. Ninguém ligou. Portugal ganhou os amigáveis e estava tudo bem. Esse e o Veloso, destroem sozinhos qualquer estratégia defensiva.

Depois, o meio campo esteve intragável. Até à expulsão de Pepe, consegues encontrar erros em todos os minutos. São mais 39 erros! É ridículo!

Special One disse...

Volta Carlos(Queiroz),estas perdoado!

Hugo Pereira disse...

Boas,

Obviamente que estão aqui aspectos pertinentes no que diz respeito à (não)organização táctica portuguesa...mas parece-me que a questão do veloso não é tão clara como isso...até porque o jogador mais fraco no jogo a nível do sector médio foi claramente o meireles. Veloso após o golo foi o único que saía na pressão pois o meireles ficava demasiadamente recuado. A pressão tem de ser colectiva, mas há uns que querem e outros que não. E foi isso que se viu no jogo. Pouca vontade, pouca dinâmica, pouca entre-ajuda e essencialmente pouca ambição.

Roberto Baggio disse...

"até porque o jogador mais fraco no jogo a nível do sector médio foi claramente o meireles."

Não pah. O mais fraco foi o Paulbo Bento que os colocou a marcar hxh.

O melhor foi o árbitro que tentou ensinar o Bento a jogar zona.

"E foi isso que se viu no jogo. Pouca vontade, pouca dinâmica, pouca entre-ajuda e essencialmente pouca ambição."

Não pah, isso é noutros desportos. Neste, o essencial foram os erros tácticos colectivos e individuais.

Roberto Baggio disse...

Edson tu costumas responder bem a essa da atitude kkkkkk

Anónimo disse...

Já pensaram em naturalizar o árbitro e metê-lo no lugar do Veloso? Pior não fazia...

SL

Pedro Marques disse...

Aquilo que é uma defesa zona n é igual para todos... basta ler o livro do amieiro sobre defesa à zona para perceber que nem todos falam do mm... e a grande maioria ds treinadores diz que faz zona pura qd na verdade acaba por n o fazer em diversas situações... pelo que as organizações defensivas acabam por ser quase todas mistas (umas com maior preponderancia das marcações que outras)

A seleção neste jogo em particular defendeu mal... mas o modelo de organização defensiva do PB é um modelo predominantemente zonal. O facto de os centrais acompanharem excessivamente as inúmeras desmarcações fez com que a linha defensiva ficasse muitas vezes desalinhada, com jogadores inclusivamente trocados dentro das linhas. Além disso os laterais tb alinhavam com ng.. Mas vir dizer que portugal só defende hxh é exagerado e errado (e muitos dos leitores que aqui vêm sabem muito de futebol e sabem que há algum exagero natural tendo em conta a irritação com os erros... outros nem por isso e vão para a rua dizer que a seleção defende hxh o q tb n é verdade).

Por último n me parece que a coisa se resolva c simples troca de jogadores... é uma questão de coordenação entre jogadores... que vem c tempo de treino (de qualidade!) q neste momemento n há... e uma questão de concentração tática e disponibilidade física e mental que pela amostra tb n há muita.

a propósito deixo aqui um video de uma palestra com o miguel cardoso (ex adjunto do domingos e atual coordenador da formação do shaktar) sobre organização defensiva zonal...

http://www.youtube.com/watch?v=ZXib27nqLbI

Para quem se der ao trabalho ao final de meia hora as miudas já se trocavam menos que os nossos artistas ;-) (tb estou a exagerar!)

A Bomboca Mais Gostosa disse...

Análise simplesmente perfeita. Tudo bem explicado. Manda ao Paulo Bento, pode ser que ele entenda.

Anónimo disse...

Quem disse que jogador tem que pensar muito, se assim fosse o Ricardo Carvalho ainda estava na selecção e era talvez o capitão de equipa ! Pois ... mas se calhar a Nike e os patrocinadores da FPF, mais o Jorge Mendes, não iriam gostar muito da conversa ! Assim sendo temos o que eles querem e acham e não o que muitos aqui defendem que é o racional ! Não percam muito tempo com isto, olhem para o estado do país, esse sim precisa cada vez mais que nós ! O que ali anda é tão somente um espelho do país, "meritocracia" = zero !

Roberto Baggio disse...

Pedro, sim. Daí eu ter dito, na minha concepção de zona, isto é assim, e aquilo é assado. E na minha concepção de zona, o que assistimos ontem foi HxH purinho.

Anónimo disse...

Acho que não é importante estar a definir se é zona pura, HxH ou algo intermédio. O que aquilo foi é uma merda! Restantes nomes não importam. Se já temos equipa inferior à Alemanha, se já nem jogamos com Éder e William de inicio...só faltava o Bentinho acabar com o resto. Quero apenas felicitar o Khedira que dentro de 9meses deverá dar à luz um bébé do Sr. Meireles.
Nos próximos jogos não poderemos contar com Coentrão, Pepe e HAlmeida (nem tudo é mau), mas outros terão que sair. Caso de BAlves e Veloso pelo menos. Com os melhores pode ser que consigamos passar o grupo e no limite chegar aos quartos, o que já era um bom resultado. Mas isso até pode ser mau, uma vez que desse modo o Bentinho ficaria até ao euro2016 (impossivel não qualificar, com 24 lugares) e com ele a mediocridade.

Abraço,
Top1

Anónimo disse...

Baggio, tu na proxima vez que fores a FNAC, tens q dizer aqui ao pessoal ;)

Ac.

Anónimo disse...

Acho ridículo a foto que mostra o primeiro golo, o mau posicionamento ser do Nani...Nani está onde devia estar...João Pereira foi fazer o que não era trabalho dele, ali era Pepe que devia estar, mas o facto de não jogar a 5 semanas prejudica, o Cerebro não está tao preparado como quem treina e joga regularmente, ali voltou a fase primitiva dele, e só queria saber de marcar o homem...

Anónimo disse...

Como é que um treinador pode trabalhar a organização da linha defensiva por exemplo?

Deve dizer aos jogadores o que pretende ou realizar exercicios que os levem ao que o treinador pretende?

Que exercicios?

Hugo disse...

http://www.publico.pt/desporto/noticia/portugalalemanha-a-lupa-nao-houve-ligacao-entre-medios-e-avancados-1659023

Interessante

Hugo disse...

http://www.publico.pt/desporto/noticia/portugalalemanha-a-lupa-nao-houve-ligacao-entre-medios-e-avancados-1659023

Interessante

Pedro Lopes disse...

Meu caro amigo... trabalho de louvar de análise.

Considero que foi um dia mau para Portugal, excelente para a Alemanha e com o mau senso do árbitro.

Muita verdade quando faz referência à ocupação dos espaços, é mesmo horrível, mas nem tudo o que diz faz sentido, principalmente no 1º golo da Alemanha. O Nani está bem tal como o Moutinho, se fala em ocupação do espaço não pode o Moutinho nem o Nani estar perto da bola, pois descompensava as suas zonas.

E queria só deixar uma nota, ouvi comentadores a dizerem que o que portugal tem de melhor é a defesa à zona, ocupação dos espaços... enfim... verdadeiros entendidos...

Abraço

Roberto Baggio disse...

Que zonas são essas, tendo em conta a zona onde está a bola?

Helder disse...

a única forma de o bento sair de lá sem ser por não passarmos a fase de grupos, é se o Ronaldo se insurgir contra ele.

Fernando Redondo disse...

Peço desculpa sei que é off topic,.. Mas como é possível um GR ter uma lesão muscular?? E isso foi quando no jogo?, outra coisa surpreendente, Falcão está lesionado e não foi convocado para o mundial, no entanto está lá a apoiar a Colômbia ... O Fábio Coentrao, apanha logo um avião para Portugal... Isto não tem a haver com tácticas e dinâmicas no jogo, mas não consigo dissociar estas coisas de tudo que se passa na selecção

not cool disse...

O Bento leva com os patins e uma valente recompensa só se o Ronaldo não marcar nenhum golo neste mundial, o resto é peaners!

Anónimo disse...

Boa noite,

A referência na selecção é hxh e isso pode ser comprovado pela explicação do seleccionador alemão de como treinou a abordagem. Ele falou exactamente nesse aspecto e por isso jogou com Muller k vem pegar mais dentro e sabia k isso desposicionaria os centrais que acompanham esses apoios e beneficiaria das roturas de goetze e ozil. Simples e explicado pelo low. E sim, é verdade que já aborda assim ha muito tempo,o paulo bento. Aquele abraço

Campos disse...

Boas, Fiquei tremendamente desagradado com esta exibição, concordo com praticamente tudo o que aqui foi dito... Mas acho que falta tocar num ponto que agora já nada adianta, mas pouco se tem falado na comunicação social! E que é: O que fomos nós fazer para os EUA? Que raio de treinos são estes que fizemos no Brasil? Aquilo parece a feira do relógio, versão autógrafos e beijinhos! Depois admiram-se de ninguém conseguir correr mais que 1 minuto seguido... E o Bento para mim é mesmo Bu"#$, quem parecia estar em forma, não joga!!
Abraços

Hugo disse...

Dados os laterais medíocres que para lá temos, o que vos parece um 352?

Alves, Costa, Neto
William, Moutinho, Amorim/Meireles, Nani, Varela
Eder, CR7

Aproveitar o Ronaldo onde ele é mais perigoso (no centro), sem abdicar de defender uma das alas devido ao seu não-trabalho defensivo (tendo Varela e Nani para essas funções ao ter de fechar), e não despovoando o meio campo.

Nuno Neves disse...

O case study desta selecção começa no local escolhido para estágio... Os dias que tiveram em salvador? Dois enquanto a alemanha esteve 8... Quantos treinos realizaram á hora jogo? Nenhum enquanto a alemanha realizou todos....
Num local onde a humidade é gigante, os erros começam de inicio... O caso da coreia, quando foram estagiar para macau foi semelhante...

Tiago disse...

Baggio, até que ponto achas preponderante uma selecção ter o núcleo duro proveniente de uma equipa concreta para ter sucesso numa competição internacional, e.g, Barcelona nas últimas conquistas da Espanha, Porto na Selecção do Euro 2014, etc.?

artur semedo disse...

eu quando vi os jogos de "preparação" também pensei que o moutinho se andasse a poupar para os jogos a sério. só agora que vi a publicidade entre os jogos é que percebi que ele deve andar é cheiinho de azia por causa dos molhos do mcdonald's e mal consegue mexer o cagueiro.

Pedro Marques disse...

A situação particular de que o Low fala n implica necessariamente hxh... numa zona qd o ponta de lança baixa para receber a bola se o passe sair o central tb sai a pressionar o PL com bola... e isso n implica que esteja a marcar hxh implica que foi pressionar o portador da bola (embora numa fotografia possa parecer o exatamente o mesmo!)

O problema da nossa "zona" é que(e há momentos q é tão má que deixa de o ser daí a "discussão" anterior c baggio e edson!):
1. qd o central sai da linha para pressionar bola... a restante linha n fecha o espaço interior "encolhendo-se"... o que cria o tal espaço para diagonais interiores de outros jogadores ou tabelas (falou-se disto a qd do golo do kagawa num jogo de preparação!)
2. qd o PL devolve para os médios o central que saiu a pressionar n regressa rapidamente à linha de 4, fazendo com que a linha ou esteja estreita (vulneravel ao jogo exterior) ou esteja cheia de buracos (pior ainda e mais comum)
3. o central n só n regressa à linha defensiva como inclusivamente acompanha o "aclaramento" para o exterior do PL... e isso foi o que aconteceu nomedamente no 1º golo (e sim naquele momento já n havia zona nenhuma... mas isso n signfica que aquele seja o comportamento padrão ou comportamento pretendido pela equipa técnica...)

Agora as declarações do Low demonstram é que há comportamentos defensivos da nossa seleção que são errados e que se repetem a ponto de um treinador estrategicamente as poder explorar... daí a necessidade de analisar o processo e n só resultado - a velha lógica de q se n sofremos golos é pq estamos a defender bem!

Mas tb o artista fala de barriga cheia pq com aqueles meninos na frente ui ui... mas n inventar e escolher os melhores tb é uma qualidade que pela amostra deste mundial uma boa parte dos selecionadores n tem.

Roberto Baggio disse...

"Baggio, até que ponto achas preponderante uma selecção ter o núcleo duro proveniente de uma equipa concreta para ter sucesso numa competição internacional, e.g, Barcelona nas últimas conquistas da Espanha, Porto na Selecção do Euro 2014, etc.?"

Acho que é uma vantagem inegável, e importante.

Itália tinha o núcleo da Juve em 2012. Espanha e Alemanha nestes anos com Barcelona e Bayern.
Mas isso também só é preponderante se os jogadores forem de nível elevado. Por exemplo, esta selecção, mesmo que jogasse toda na mesma equipa, continuava a ser medíocre. Ainda que tivesse uma vantagem relativamente às outras, pelas relações desenvolvidas no ano inteiro.

"numa zona qd o ponta de lança baixa para receber a bola se o passe sair o central tb sai a pressionar o PL com bola... e isso n implica que esteja a marcar hxh implica que foi pressionar o portador da bola (embora numa fotografia possa parecer o exatamente o mesmo!)"

Pedro, desculpa, mas estás a confundir a malta. O que aconteceu na selecção portuguesa foi que eles acompanham o PL sem bola. E é isso que define a diferença entre zona e HxH. Os deslocamentos quando o adversário não tem bola.

"1. qd o central sai da linha para pressionar bola... a restante linha n fecha o espaço interior "encolhendo-se"... o que cria o tal espaço para diagonais interiores de outros jogadores ou tabelas (falou-se disto a qd do golo do kagawa num jogo de preparação!)"

Isso nada tem a ver com HxH, tem a ver com o não fechar dos espaços entre os defesas.

O que acontecia na selecção, N vezes, é que eles saiam para pressionar o jogador sem bola, acompanhavam esse jogador para onde ele fosse (B.Alves e M.Veloso gritante) e os buracos criavam-se sem grandes problemas.

Não aconteceu sempre, mas consigo tirar-te até à expulsão de Pepe, mais de 15 imagens desses comportamentos. Isso dá ,+/-, um erro (por utilização de referências individuais) a cada dois minutos e meio. E isso é padrão.

Prosinečki disse...

Ontem na rtp informação, face à lesão de Coentrão, Vitor Pereira defendia Miguel Veloso a DE em detrimento de A. Almeida, uma vez que Portugal terá que assumir o jogo face aos EUA. O que vos parece esta opção?

Cumps
Prosinečki

masterzen disse...


Olá Baggio,

REferes-te a diagonal de marcação entre Veloso, Moutinho e Meireles como a mais vista durante o jogo ( Diagrama 7).

Podias-me explicar o que queres dizer com essa afirmação?

Grande Abraço

Ps: Mais um grande Post!

Roberto Baggio disse...

Porque cada vez que olhava para o campo o Miguel Veloso era arrastado, o Meireles continuava a marcar o seu atrás. E o Moutinho a pressionar sabe-se lá o quê. Dava esta diagonal estranha, que não entendo.

Alina Lucía disse...

Para los jugadores, la ubicación es importante!
Esto requiere el entrenador visionario para encontrarlo características de un jugador;