sexta-feira, 13 de junho de 2014

Golaço de RVP



Controlo da profundidade, distância entre defesas, respeito pela linha defensiva.

29 comentários:

Anónimo disse...

Piqué desceu. Não devia ter subido visto que a bola está do lado dele?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Excelente execução mas a organização defensiva da Espanha foi para esquecer... Os dois centrais a pegar individualmente nos avançados, super-afastados e sem ninguém a colocar-se entra a bola e a baliza na altura do cruzamento.

Este foi daqueles jogos que têm um resultado tão expressivo que fica ridículo dizer que os vencedores foram fracos... mas é a minha opinião. Achei a Holanda péssima durante 40 minutos.

Não entendo como, sobretudo na primeira-parte, alguém pode ter a veleidade de pensar que vai ganhar à Espanha com bolas lá para cima e jogo directo. E sem conseguir contrariar o jogo espanhol no corredor central. Esta foi a primeira parte que eu vi. Xavi, Alonso, Silva, Iniesta jogaram como quiseram.

Entretanto, também é verdade que considero uma veleidade tremenda colocar um Diego Costa (horrível em todos os toques na bola) em vez de Pedro e Fabregas.

Por isto tudo, foi um jogo um bocado estranho, mas interessante - faz lembrar a equipa do México...

Dennis Bergkamp disse...

Vamos ver se o blogger colabora e posta o que Vítor Pereira disse sobre este golo.

Há uma equipa em Portugal que muito dificilmente sofreria este golo, conseguem adivinhar?

Iniesta e Silva fizeram maravilhas e se aquele chapelito entra seria MT difícil eleger o melhor golo do jogo.

Bizz disse...

Bergkamp: Benfica :)

Roberto Baggio disse...

Nem vou falar do Diego costa e do hxh da Holanda lol. Algo horrível.
M Mas o ramos ai ai

Maurício Oliveira disse...

Hoje eu nao quero nem muito saber de tatica ou de analises. Mas como um leitor do Lateral Esquerdo devo dizer: é por jogos com essa emoção que gosto de futebol. Minha vida é muito menos miseravel por causa desse esporte

Maurício Oliveira disse...

Como leitor habitual do lateral esquerdo devo dizer: Hoje eu nao estou talvez muito para analises taticas mas preciso dizer: por jogos com as emoções como as de hoje, eu entendo porque futebol é tao importante na minha vida.

Sou de Salvador, não estive no estádio, mas hoje acho que se tivesse, infartaria. Obrigado Futebol

moskow disse...

O Ramos a confirmar que é um central muito muito fraco, Pique a anos luz do que já fez, Casillas já não tem descrição...e o Del Bosque continua a provar que não se adaptou ao futebol moderno, teve sim a felicidade de ter a maior parte do seu 11 titular (no anterior Campeonato do Mundo e Europeu) treinado por um senhor chamado Pep Guardiola (Xabi Alonso e Busquets lado a lado, Juan Mata só conta para fazer numero, Sergio Ramos a titular, Diego Costa a titular, Casillas a titular, etc...).

Anónimo disse...

O Vítor Pereira disse o básico. Jogador sem cobertura e a poder jogar na profundidade, defesa tem que controlar profundidade. Levou logo com a pergunta parva do que é controlar a profundidade, e disse que é descer, mas em linha, não é cada um por si.

Nem o SLB de JJ nem o FCP do VP levavam este golo. Não deixavam o Blind fazer tudo com aquele tempo todo nem davam aquele espaço todo descoordenado.

Frigoliny

Ivan "O Helicóptero" Zamorano disse...

Robin Van Perfect

Gonçalo Matos disse...

E já agora, também ninguém pressionou o homem que fez o cruzamento. Não me lembro de ver a Espanha em transição e organização defensiva a jogar assim tão mal.

De resto, concordo com o Edson. Se a bola do Silva tivesse entrado na 1ª parte, tinha morto o jogo logo ali.

hertz disse...

Para que é que a Espanha quer o Diego Costa? Para que é que "forçaram" para que ele escolhesse a Espanha? E porque é que ele é logo convocado e é logo titular?
Vai acabar o Mundial sem marcar um único golo.

Anónimo disse...

Eu gostava era de ver uma analise táctica da laranja mecânica que jogou com 3 defesas e mesmoassim destroçou o tictac da melhor sseleção do mundo.

jorge mendes disse...

Ponto comum em 3 dos 5 golos da holanda: pressao forte na recuperação de bola, muitas vezes em superioridade porque as soluções para o portador da bola estavam distantes e não proporcionavam linhas de passe válidas o que levou (no momento da perda da bola) à ausencia de jogadores capazes de fechar espaaços e pressionar para impossibilitar a progressão holandesa. O SLB do JJ muito difícilmente sofria estes golos !

Signori disse...

É impressão minha ou esta Colômbia é um festim de HxH e desorganização a defender. Já agora, Fernando Santos parece que ainda gosta de centrais a pegar HxH. Este mundial a nível de organização, até agora, tem sido...estranho.

F.Redondo disse...

Ontem no golo do Robben as pessoas destacam a explosão dele em detrimento da falta de pernas do Sérgio Ramos, mas isso é destacar o mais evidente.

Eu prefiro destacar a visão do sjneider que faz um passe pro robben com a força necessária e para o espaço necessário, aquilo sim é visão de jogo e inteligência.

Há jogadores na Espanha que não mereciam ser titulares isso parece me mais que evidente, porque no Banco há jogadores em melhor forma e com mais argumentos no presente, o Koke é o melhor exemplo disso, da mesma maneira que o Carvahjal devia estar a jogar a titular (nem convocado foi). O Busquets, o Xavi e o Xabi Alonso n estiveram nada bem no jogo. O Piqué parece que desaprendeu de jogar é constantemente ludibriado nas jogadas de 1x1.

Anónimo disse...

"Como é que se controla a profundidade?" A sério Carlos Daniel.. Atira-te a um poço LOL que puto de burro

Antonio disse...

Pergunta de leigo: quem deveria, na defesa da Espanha, definir a profundidade? Ramos ou Piqué? E porquê? Obrigado

Roberto Baggio disse...

A cobertura mais perto da bola é quem define a profundidade. Porque ele não está a ver os colegas ao lado dele por estar focado na bola. Os colegas estão e vê-lo logo, devem acompanhar o movimento dele.

Ou seja, o Piqué marca a linha, os outros aproximam e acompanham.

Bernardo Pinheiro disse...

Anónimo, ele só perguntou isso, para os espectadores entenderem o q eles estão a dizer. Como provavelmente deves saber, a maioria dos adeptos de futebol tem pouco conhecimento de jogo.

Anónimo disse...

Este mundial ate agora... 3-5-2 / 5-3-2 EVERYWHERE

Signori disse...

Colômbia, alguém viu aquela anarquia a defender ou estava tudo a apanhar sol?

Signori disse...

Podes crer anónimo, depois de méxico e holanda, aparecem agora uruguai e costa rica com 3/5 defesas. Curioso.

ADexterA disse...

A pergunta do Carlos Daniel faz todo o sentido...afinal é o trabalho dele ajudar a esclarecer os espectadores. E nem todos percebem disto como os bloggers do Lateral Esquerdo e alguns dos seus leitores.

Eu confesso que na primeira parte também achei o futebol da Holanda mais fraco do que estava à espera. A espanha "aparentava" ter o jogo controlado, mas dp aquele golão virou o jogo....

Anónimo disse...

Espanha grande desilusão. Muito por culpa de Del Bosque. Estão quase na máxima força (só Thiago lesionado, restantes que outros levariam e ele não levou foi por opção) e para mim têm a melhor base de selecção para serem de novo campeões. E comentando o golo, vi bem melhor controlo da linha defensiva por parte da Costa Rica (a maior surpresa para mim para já) que da Espanha.
Alguns jogos vi em fast forward, mas tento acompanhar tudo +/-, faltando só ver o Inglaterra-Itália que quero ver com calma, e do que vi até agora Portugal pode ter melhor hipóteses que aquilo que pensei inicialmente. Vendo a Colombia, Chile e Uruguay, podemos ser superiores a todos. A Espanha está bem encaminhada para um confronto com o Brasil que também não mostrou nada por aí além, a Holanda espero para ver, mas dúvido que se mostre ao nível (ou melhor...com este tipo de resultado) do jogo com a Espanha. Vamos ver como se comportam as equipas do nosso lado do quadro, em especial Argentina, Alemanha, Bélgica e Rússia.
Acho que já posso é entregar o título de pior seleccionador ao mundial: O tipo dos Camarões. Que coisa absolutamente miserável.

Abraço,
Top1

Gonçalo Matos disse...

Top1,

O Finke nos anos 90 revolucionou o futebol na Alemanha com defesa a zona e futebol apoiado. Nao percebo o que se passou neste jogo ate pq contra a Alemanha tiveram uma org ofensiva bastante razoável.

Antonio disse...

Obrigado. Tinha essa percepção mas não há nada como perguntar a quem sabe.

Signori disse...

Top1, sem dúvida, elogiei a Costa Rica até quando estavam a perder, mencionando que em organização e princípios são imensamente melhores que a Colômbia, que ganhou 3-0 e será certamente elogiada, apesar da sua organização miserável. Fiquei realmente fã da Costa Rica e do seu seleccionador colombiano, muito sereno no seu discurso no fim. Colômbia e Camarões em organização são vergonhosos mesmo. A Holanda também, aquilo já não se usa pá

Pedro Marques disse...

A Espanha n jogou bem... mas o resultado é uma anormalidade para aquilo que foi o jogo... Esta Espanha podia jogar 100 vezes com esta Holanda que duvido que perdesse mais de 20 quanto mais apanhar 5-1... o 3º golo é uma falta evidente sobre o GR, o 4º golo é surreal e as oportunidades criadas a partir daí têm mais a ver com o melão que os jogadores espanhois estavam do que c qq outra coisa...