quinta-feira, 19 de junho de 2014

Mourinho diz que precisa de um grande avançado. Diego Costa foi o avançado que pediu.

Um texto muito interessante do Entre Dez começa assim: "Continua a prevalecer, no discurso acerca de avançados, a máxima simplista e redutora de que avançados servem para fazer golos, e jogadores que actuem nessa posição continua a ser avaliados de acordo com os golos que marcam, as oportunidades que têm para o fazer, ou, em suma, a capacidade que têm para aparecer nos momentos-chave das partidas. Isto é redutor porque os momentos-chave são uma ínfima parte do que acontece num jogo de futebol, o que significa que certos jogadores são avaliados por aquilo que produzem ou parecem produzir numa parte ínfima do jogo. "

Sobre Diego Costa: "
São avançados com mau feitio, que passam o jogo "picados" com os defesas contrários, sejam eles quem forem, que refilam em todos os lances, que se fazem de vítimas, que agridem por tudo e por nada, sem pudor, etc.. E, como jogadores, são avançados que raramente jogam de frente, que raramente servem de apoio frontal aos médios, que "metem" a cabeça no chão assim que recebem a bola. Tecnicamente, são ambos abaixo da média, não obstante conseguirem desembaraçar-se várias vezes em situações de um para um. Conseguem-no porque compensam a falta de técnica com um vigor físico impressionante. Seguram e protegem a bola não com a habilidade mas com os cotovelos, o corpo arqueado, e a disponibilidade física. Veja-se como conduzem a bola, por exemplo, e facilmente se perceberá que ela queima nos seus pés. Nada disto seria relevante, contudo, se soubessem ler o jogo, se fossem inteligentes e decidissem bem. Mas raramente o decidem. Vão marcando golos porque são, do ponto de vista atlético, muito fortes"


Não. Diego Costa mostra como se destrói uma ocasião de golo, fugindo da baliza e negando um dos princípios fundamentais de jogo. Nomeadamente aquele que se refere à criação de superioridade numérica.
Quando Mourinho falou de um grande avançado, nunca pensei que estivesse a referir-se à compleição física dos seus avançados. Hoje, percebo que era isso que procurava exclusivamente.

82 comentários:

DC disse...

É que não é só não ser um avançado de topo, é ser mau mesmo. Muito mau! Técnica ridícula, inteligência ridícula, mas muita força, muita picardia.
O que aconteceu a Mourinho? Se fosse hoje jogava sempre Jankauskas em vez do Postiga?

Roberto Baggio disse...

"O que aconteceu a Mourinho? Se fosse hoje jogava sempre Jankauskas em vez do Postiga?"

É pah não ofendas o coitado do lituano.

Quanto ao resto, dizer que tenho quase a certeza que Fabregas foi contratado para o lugar de Óscar...

Pedro disse...

Não percebo a euforia com Diego Costa. Acho que lhe falta muito para poder ser referência num clube como Chelsea. Mas pode surpreender.

Sobre o Nuno, o que ele diz do Suarez... Mostra que não infalível no que ao futebol diz respeito.
:)

Anónimo disse...

Disse no posse de bolla que Fabregas deixava-me a salivar porque era um indicio que Mourinho estava de volta. Matic-Oscar-Fabregas é um belo meio campo! Se Diego Costa for confirmado é um desilusão.
Ainda assim, e não sendo o DCosta o exemplo perfeito, longe disso, para voçes um jogador que não perceba o jogo estaria automaticamente riscado da lista de contratações? Nunca treinei nem nunca vou treinar ninguém, mas também isso não pode ser ensinado? Não vale a pena fazer de um jogador com elevada capacidade técnica ou técnica+física um projecto? É mais importante perceber intrinsecamente o jogo ou ser intrinsecamente 'bom de bola'?

Abraço,
Top1

Roberto Baggio disse...

"Ainda assim, e não sendo o DCosta o exemplo perfeito, longe disso, para voçes um jogador que não perceba o jogo estaria automaticamente riscado da lista de contratações?"

Não. Depende do contexto. E do jogador.

Por exemplo, Mourinho diz que quer o Chelsea a ser dominante em posse, jogar como equipa grande. D.Costa é antítese de tudo isso. LOL.
Se ele dissesse, vamos continuar a jogar como no ano anterior, fechadinhos lá atrás, e 3, 4 homens na frente para resolver, porreiro. D.Costa é perfeito.

"Nunca treinei nem nunca vou treinar ninguém, mas também isso não pode ser ensinado?"

Um tipo com a idade do Costa tem claras dificuldades ao nível da aprendizagem. Ou seja, foi aprendendo muito rápido nos primeiros anos de prática, e a partir daí o grau/potencial de/para aprendizagem decresce.
Chegas a uma certa idade que as aprendizagens têm mudanças muito pouco significativas nos comportamentos adquiridos.
Ah, e depois estamos a falar do Chelsea. É uma equipa de comprar, supostamente, jogadores feitos. Não para formar.

"Não vale a pena fazer de um jogador com elevada capacidade técnica ou técnica+física um projecto?"

Então não vale? Assim ele tenha idade para isso!!! Até aos juniores, porreiro. Depois disso já é, para mim, um risco.

"É mais importante perceber intrinsecamente o jogo ou ser intrinsecamente 'bom de bola'?"

É mais importante a técnica. Que é o que se desenvolve nas fases inicias de formação. Mas assim que é possível, o jogo.

Anónimo disse...

Baggio consegues me explicar como fazes para essas analises em video?

que programa e como paras o video durante o tempo que a legenda aparece.

Obrigado

Anónimo disse...

E no entanto, para o Nuno, criticar esta Espanha que jogou com muita bola longa e em profundidade para o Costa, que ele odeia, é como criticar Shakespeare. Mas quando se fala em fanatismos ele fala em "estupidez".

E no lance que pões em vídeo, até parece que o Costa perdeu um golo dessa forma... Fixava o gajo, mas o Silva não surgiu sozinho, o lateral ganhava aquela bola se o Costa fizesse o passe.

João disse...

Se calhar o que ele queria era um avançado grande e não um grande avançado!

Bom, será mais um indicio de que a próxima época vai ser tão deprimente como a ultima. Mas com o Diego Costa, que até encaixa bem naquilo que eles fazem...

Mas, qual a diferença de jogar DCosta ou Demba Ba? O que oferece Diego que o Ba não consiga fazer?

FC disse...

Concordo que Diego Costa é extremamente sobrevalorizado, mas não nego a grande época que fez.
O problema é que parece-me que esta época poderá ter sido a excepção. Esteve sempre em grande forma, bem servido, e extremamente motivado (muito devido a simeone, não duvido).
No contexto da selecção já parece jogar mais ao seu nível "normal", mesmo tendo em conta as lesões recentes e falta de entrosamento.

P.S. Relativamente ao post do entre-dez, há lá um comentário genial (Professor Zandinga):
' "Será que quando o Atlético de Madrid terminar nos dois primeiros lugares da Liga Espanhola e for às meias-finais da Liga dos Campeões continuará a não ser "uma equipa a sério" e Diego Costa um problema?"
Isso é que é fé, hein? '

Anónimo disse...

Esta contratação indica também que iremos ter Mourinho a vitimizar-se contra as arbitragens em cada jogo, porque Diego Costa será um incompreendido e porque nenhum arbitro marca penaltis cometidos sobre ele e porque os cotovelos dele levam sempre vermelhos e blá blá blá...

si0nn4ch disse...

É verdade que o Diego Costa, não é o avançado que querem fazer ser, mas sinceramente acho que é o estilo de avançado que Mourinho procura, e na impossibilidade de contratar Rooney, vai buscar o Costa, até porque o Mendes agradece. A meu ver, e com base em muitos jogos do Chelsea deste ano, em que na fase de procura da vantagem, na perda de bola a equipa utiliza uma pressão muito alta, nada melhor que um avançado de combate como o Costa. O que falhou este ano, foi a incapacidade de gerir a posse de bola, em situação de vantagem, talvez seja ai que o Mourinho, como disseram aqui, procure um jogo de posse. Agora, e como já disse em cima, na procura da vantagem, o Chelsea vai continuar objectivo, pressão alta, e recuperação rápida.

moskow disse...

Só uma coisa em defesa do Nuno, não que ele precise :P, mas o Suarez evoluio muito nestas ultimas épocas, tenho ideia que quando ele escreveu esse texto o Suarez era muito mais bola prá frente do que outra coisa, tenho a ideia que a leitura de jogo dele e a forma como se disponibiliza em função da equipa está bastante mais evoluida neste momento.

Pedro disse...

Realmente o Suarez não presta...
:)

Nuno disse...

Não gosto do Diego Costa e não percebo o hype à volta dele. No entanto, este vídeo não demonstra nada! O Silva não ficava em posição frontal para finalizar, uma vez que o lateral direito fechou no meio. Passava a bola para o Silva, caíam-lhe dois jogadores em cima e perdia a bola. Tentou o lance individual. Péssima escolha para demonstrar o (acertado) hype "Costiano".

Daniel Martins disse...

Ver Mourinho manifestar interesse no Diego Costa, o avançado mais sobrevalorizado do planeta, é mais uma prova cabal do quanto o treinador português mudou. Para pior, claro. Realmente vale a pena ter Cescs, Oscares, Hazardes e afins a jogar com um avançado que nem uma tabela sabe fazer. Enfim.

Roberto Baggio disse...

Anónimo, "Baggio consegues me explicar como fazes para essas analises em video?"

Sony Vegas Pro.

"o lateral ganhava aquela bola se o Costa fizesse o passe."

Então não é que ganhava.

João, "Mas, qual a diferença de jogar DCosta ou Demba Ba? O que oferece Diego que o Ba não consiga fazer?"

Agredir adversários consecutivamente é uma arte.

"e na impossibilidade de contratar Rooney, vai buscar o Costa,"

Isto foi engraçado. Inicialmente tentou um jogador de futebol, no final acabou noutra coisa qualquer.

"nada melhor que um avançado de combate como o Costa"

Para os MMA seria perfeito :)

Moscow, "tenho a ideia que a leitura de jogo dele e a forma como se disponibiliza em função da equipa está bastante mais evoluida neste momento"

Bingo!

"No entanto, este vídeo não demonstra nada! O Silva não ficava em posição frontal para finalizar, uma vez que o lateral direito fechou no meio."

Fechou, é verdade. Mas que eu saiba, ele ainda não pode passar por cima do Silva. Tudo isto porque o Silva existe, e está lá. Ficaria facilmente numa situação de finalização, só com o GR pela frente, apesar de ter um defesa ao lado.

"Péssima escolha para demonstrar o (acertado) hype "Costiano""

Péssima foi a condução dele a fugir da baliza, sem qualquer intenção de procurar o colega para o servir.

Daniel Martins disse...

Está visto, o homem gosta é de golos. Apoios? Tabelas? Movimentações inteligentes? Isso é sobrevalorizado. Bom é pôr os olhos no chão e correr, correr, correr...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=484621

Gandaia disse...

Já que se fala de Mourinho e de avançados eis algumas declarações de José Mourinho sobre Muller:

«Gostava de ver Muller jogar contra uma defesa compacta. Isso seria um verdadeiro teste para ele. Portugal foi muito fraco. Há muitas equipas neste Mundial que defendem muito melhor, mais compactas e melhor organizadas.»

«Tem uma dinâmica incrível e tem um instinto goleador único, encontra espaços no campo que ninguém percebe. Mas continuo a achar que, mesmo com Muller, a Alemanha não tem um verdadeiro ponta-de-lança.»

Anónimo disse...

Acho que a arrogância nas respostas a alguns comentários discordantes com o autor dos artigos está a tornar este blog insuportável. É suposto as caixas de comentários servirem para discutir opiniões...ninguém sabe tudo nesta vida!

Era só, obrigado e bem hajam.

Roberto Baggio disse...

"Acho que a arrogância nas respostas a alguns comentários discordantes com o autor dos artigos está a tornar este blog insuportável. É suposto as caixas de comentários servirem para discutir opiniões...ninguém sabe tudo nesta vida!"

É isso e os anónimos.

" Mas continuo a achar que, mesmo com Muller, a Alemanha não tem um verdadeiro ponta-de-lança."

Nunca pensei que Mourinho desse para rir. Afinal dá loooooooooooool

Carlos disse...

Baggio, imagino que não seja fácil responder a todas as pessoas e ainda menos quando não concordamos com o que dizem, quando continuam a insistir ou então quando criticam sem lógica mas, acho que também é importante não responder coisas desagradáveis e/ou sem muita lógica. Quando dizes "É isso e os anónimos" não tens muita razão porque entre ter o nome anónimo ou Roberto Baggio, Bergkamp, Redondo, Pirlo, etc, não há muita diferença não é?
Apesar de tudo vocês escrevem para quem lê, sem leitores isto acaba por não fazer (tanto) sentido.

Obrigado por tudo o que aqui ensinam sobre futebol.

Paolo Maldini disse...

Carlos, deixa-me responder pelo Baggio, uma vez que fui um dos fundadores do blog em 2008. O nº de visitas é-me completamente indiferente... qd criei isto não tinha qq expectativa nesse campo. Apenas queria partilhar as minhas ideias com os meus amigos. Continua a ser exactamente assim, independentemente de termos agora dias com 20 mil visualizações contrastando com as 150 visitas diárias desses tempos.

Por isso às vezes fico perplexo com algumas coisas que leio. Se é assim errado e se os autores não têm credibilidade, porque se perde tempo em espaços pessoais de outros...? olha, eu não o faço...

Gonçalo Matos disse...

Já para não falar que nós perdemos tempo com os nossos blogues e muitas vezes somos ofendidos e postos em causa por gente que raramente argumenta.
Eu percebo que não concordem com tudo, mas contra-argumentem, não ofendam. Usem o que já aprenderam para construir um diálogo. Não caiam no argumento facil do "treinador que tem titulos disse.." ou do "ele tem mais anos de futebol que voces".
Já hoje fui posto em causa no posse de bola e não gostei. Tratem-nos como querem ser tratados e da minha parte terão o respeito de sempre.

Peço desculpa pela invasão Maldini...

Unknown disse...

Como é que vocês tratam tão mal um avançado que marca 27 golos na liga espanhola?

Roberto Baggio disse...

Carlos, entendo-te mas o Maldini já respondeu, e deixa-me acrescentar que, tem a ver com uma ligação lógica dos comentários. Ou seja, se o anónimo voltar, c comentar como anónimo respondendo ao meu comentário, como é que eu sei que foi ele que comentou inicialmente?
Tá aí um pedido para toda gente criar conta, com os pseudonimos que entenderem para facilitar o nosso trabalho. E podermos ter um seguimento lógico do que se escreve. E nada...
Vêm, comem, engolem ou cospem e tá feito.

Unknown, Quem tratou mal o homem? Vai fazer uma grande transferência para um clube maior que o Atlético. Até agora, o futebol só o tratou bem.

Anónimo disse...

Maldini e Baggio na vossa opinião quais as capacidades mais importantes num jogador ? Inteligência/tomada de decisão, técnica, velocidade,etc... ?

Gonçalo Matos disse...

Unknown,
Porque basicamente ele so da isso a sua equipa quando tem a bola. Numa epoca em que nao esteja tao eficaz, qual o sei contributo?

Se pensares, arranjas uns 10 melhores que ele, com facilidade

Hugo disse...

Eu recordo-me de ler textos parecidos sobre o Suarez. Outro avançado fraquíssimo

Kdurt disse...

Fui ver o texto original e descobri que para além do Diego este texto se referia ao Suaréz.

Na parte do Diego concordo com muito o que é dito, acho que está habituado a jogar numa equipa de contra ataque e não faz os movimentos necessários numa equipa que queira jogar em posse.

Basta ver que nunca dá apoios frontais e opta quase sempre pela desmarcação em rotura.

Agora o Diego Costa pode perfeitamente aprender esses movimentos em algum tempo, sobretudo com o 'bom' Mourinho, que espero que regresse ainda mais com o Cesc na equipa.

É errado analisar o Diego por 2 encontros em que não estava a 100% numa equipa que não conhece.

Podemos dizer que não compreende os movimentos em parte porque teve pouco tempo para os treinar.

Agora ele não é limitado tecnicamente, é razoável, não é um Van Persie mas tb não é um Mandzukic.

E por muito que digam que não a capacidade física de um jogador é importante, se for mais rápido e mais forte melhor.

Messi podia ter dodos os seus fantásticos atributos mas se não fosse dos jogadores mais rápidos do mundo não seria um dos melhores jogadores de sempre.

Se ele tivesse uma velocidade normal teria o nível do Totti, Del Piero ou Rui Costa...

As palavras serem tb sobre o Suaréz, mostra que a pessoa que as escreve ou não o viu jogar ou então percebe pouco de futebol.

O Suaréz foi o melhor jogador deste ano e nem sequer foi de perto. Estatisticamente faz mais golos e assistências por jogo que CR ou Messi e quem vê o Liverpool sabe que influencia mais o jogo que qualquer um deles porque Messi esteve mal para o habitual e o CR é o melhor finalizador de todos os tempos e pouco mais.

Dizer que ele não tem técnica, ou que não decide bem é atroz.

Ele é soberbo tecnicamente e decide muito bem como fica patente por ser o segundo melhor assistente da Premier League á frente de criativos como Silva, Carzola ou Hazard.

Simplesmente um disparate pegado vindo de alguém que parece perceber de futebol mas que com esta análise se espalhou ao cumprido numa tentativa de ser diferente.

Não há um avançado mais completo no futebol mundial desde o melhor Henry do Arsenal..

Kdurt disse...

Gostava de perguntar ao autor do texto se acha que a análise relativamente ao Suaréz tem algum cabimento?

É que se acredita e vê o Uruguaio jogar, diria que perde muito da credibilidade.

Kdurt disse...

Acabei de ler a caixa de comentários do post no Entredez e o escriba no mesmo post onde criticava Suaréz fartou-se de elogiar o Postiga...

Está tudo dito do que esta pessoa percebe de futebol...

Todo o mundo anda enganado, o melhor jogador da Premier League é inferior a outro que só teve sucesso no Porto do Mourinho (2003 onde o Tiago marcou tantos golos mesmo sendo médio) e numa equipa que lutava para não descer em Espanha.

Tirando estas duas equipas não teve sucesso em mais nenhum sítio, ou seja em 12 anos de carreira teve 3 ou 4 bons anos. Nos outros foi sempre dispensado das equipas onde estava.

E depois elogiar o Torres, por favor... O Torres acabou para o futebol.

Se ele era fantástico antigamente, lá para 2009? Era, na altura era o melhor avançado do mundo de longe...

Atualmente é um jogador absolutamente banal, diria mesmo ridículo.

E não, não é só por marcar poucos golos (que apesar de todas as teorias é um fator importante) mas sim porque em campo não toma uma decisão correta, perde bolas a fio, etc.

Quem estuda ou treina futebol escusava de ser tão alternativo, mas acontece noutras áreas como com Terrence Malick para quem estuda cinema.

Se o Nuno soubesse que o Guardiola é super fã do Suarez, ficaria um pouco desiludido.

Na altura que foi para o Liverpool só não foi para o Barca porque o seu agente era o irmão do Pep e ele não quis polémicas.

O Villa não era a primeira escolha era o Suaréz, e Guardiola estava certo... Como acontece frequentemente.

PedroF disse...

Muito fraquinho... Coitado do Fabregas e do Villa que sentam no banco para o ver jogar.

Anónimo disse...

José quer um jogador do Jorge que é amigo do clube que vai receber cerca de 8M com a transf. do Costa que provavelmente vao servir para pagar a comissãozita ao Jorge do PL que ele comprou (inflacionado) para jogar nesse clube, confuso? é essa a ideia. Resultado final, o Jorge recebe comissões das vendas das compras e até das sandes de courato que se vendem à porta do estádio e, essa é a razão do José gostar tanto do Costa. Claro que o Costa ser jogador de um clube que consegue dar 15M por um pizzi tb ajuda.

Jorge Carolo disse...

Se era isso q Mourinho procura (exceção feita às artes marciais e mau humor) tinha lá o Torres, Demba Ba e principalmente o Lukaku!!

Cada vez me custa mais a perceber o seu fio de pensamento...

Pode ser q tenha sorte e o Diego Costa se lesione durante muito tempo e à falta de soluções ponha o Fabregas na frente e jogue com Matic, Oscar, Ramires, Hazard, William e Fabregas...

Pedro Ferreira disse...

Baggio/Maldini/Gonçalo,

apenas uma sugestão,

Compreendo perfeitamente que a paciência para responder a esse tipo de "anónimos" que são mais agressivos nas opiniões que transmitem seja curta, mas se me é permitida a sugestão, sugeria que tentassem abordar as vossas respostas a essa malta duma forma mais construtiva de modo a tentar explicar-lhes melhor o vosso ponto de vista porque dessa forma que está a ler a caixa de comentários continuaria a ler algo de construtivo e assimilaria melhor o conteúdo que pretendem transmitir e não apenas algumas trocas de bocas, ou então, e talvez até seja melhor, simplesmente ignorem que for caso disso.

Para quem como eu, gosta de vir a vossa "casa" e ler a caixa de comentários dos post's que fazem, por vezes fica difícil encontrar algo com conteúdo sem ser as trocas de bocas de uns para os outros.

De resto, algum conhece ou já viu algo dos sul americanos que têm sido apontados ao Sporting e Braga ?

Abraço e continuação de muitos post's que me vão distraindo no trabalho :)

NSC disse...

«Agora ele não é limitado tecnicamente, é razoável, não é um Van Persie mas tb não é um Mandzukic.»

Eu considero o Mandzukic superior ao Costa. Mesmo do ponto de vista técnico.

Anónimo disse...

O problema é que jogadores como este serão sempre protegidos pela arbitragem e pela critica... porque com 7 ou 8 expulsões por ano o dieguito passa a valer zero!!! só não percebo é a vossa desilusão em relação ao mourinho... apareceu há 10 anos com algumas ideias interessantes no treino e que passavam para o jogo mas sobretudo aproveitando o nivel médio ridiculo da maior parte dos treinadores no treino... mas sempre, sempre!!! valorizou muito a guerrilha dentro e fora do campo e nesse aspecto o diego é um jogador à sua imagem.

Ricardo Nascimento

anabela_mendes disse...

a propósito da questão que o 'top1' deixa aos autores do blog "para voces um jogador que não perceba o jogo estaria automaticamente riscado da lista de contratações?", só me ocorre fazer o seguinte comentário:
como é que um jogador chega a profissional de futebol, não sabendo interpretar o jogo?? há alguma orquestra que tenha nas suas fileiras um músico que toque de ouvido?

Helder disse...

Tipo, ó kdurt, só para responder a isso tudo basta dizer que o Ibrahimovic é melhor jogador do que todos os que enunciaste juntos (Messi à parte). E não é por marcar 50 golos por ano (que não os marca), é pelo que oferece à equipa. Suaréz é bom, pois a sua mais valia física compensa tudo o resto. Quando envelhecer e perder qualidades nesse aspecto, ou seja, lá para os 31 anos, não fará nada de especial. Ibrahimovic com quase 33 continua a ser dos melhores jogadores de sempre. E não é pelo físico.

Essa ideia que um defesa vale pelos cortes, um médio pelos passes de morte e destruição de jogo, um extremo pelos cruzamentos e um avançado pelos golos é a razão pela qual gajos como Couceiros, Moyes e outros que tal não fazem nada desta vida, enquanto que gajos como Roberto Martinez, Guardiola e assim têm ideias de jogo que mais aproximam a probabilidade das suas equipas ganhar de 100%.

Pedro Correia disse...

Nunca gostei muito do Diego Costa, acho que Mourinho ficava muito melhor servido se apostar no Óscar a 10 e o Torres a PL, com um meio ccampo com Fábregas e Matic.

Roberto Baggio disse...

Pedro Ferreira, tens toda razão e mais alguma. É mesmo ignorar os anónimos todos, e as opiniões que acho patetas, sem excepção.

Jorge, é pah, Lukaku não pah. Mas é que não mesmo XD

NSC, tu e eu!!! Mas muito superior mesmo.

"como é que um jogador chega a profissional de futebol, não sabendo interpretar o jogo??"

Centro de Jogo II disse...

Chega a profissional, porque quem o ajuda a percorrer esse caminho (treinadores) também nao entendem o jogo, quanto mais como ensiná-lo. As acções individuais do Diego Costa são isso mesmo, acções individuais que ele foi aprimorando com o tempo através da experiência-erro sem ninguem o corrigir, tendo apenas o seu próprio feedback. Contudo, ao longo da sua carreira, e talvez por ineficácia dos seus companheiros, perder a bola sozinho seria sempre melhor do que perder a bola passando para um dos colegas, o que resulta neste tipo de lances! Ainda que eu acredite que Mourinho voltará às suas origens e tentará ensinar a Diego Costa o que é o jogo, quem sabe, a começar pelo principio da superioridade...

Pedro Marques disse...

Cada treinador tem que ter uma ideia de jogo e encontrar os melhores jogadores para essa ideia... ou nalguns casos encontrar a melhor ideia de jogo para os jogadores que tem à sua disposição. O Diego é um bom PL para uma equipa que privilegie a organização defensiva e o contra-ataque porque é rápido, forte fisicamente, finaliza relativamente bem e as constantes desmarcações de rutura funcionam bem qd há espaço... e o Chelsea pelo menos nos jogos mais dificeis vai jogar assim... por isso parece-me um bom encaixe e aqueles que têm esperança que o Mourinho vai voltar a 2002/2003 estão enganados. É um PL que n encaixa tão bem em equipas q privilegiem o ataque apoiado precisamente pq as suas melhores qualidades n são essas, daí n fazer muito sentido na seleção de espanha...

N podemos contudo subestimar a importância dos golos... e dos jogadores que tendo algumas limitações (todos têm pontos fracos) finalizam bem. Messi e Ronaldo são fantásticos tecnicamente mas só são os maiores fenómenos globais porque marcam golos que se fartam... se marcassem 20 golos por época seriam mais um Iniesta, Ribery e companhia. Acredito que jogar bem é fundamental mas só até ao ponto em q nos deixa mais perto da vitória... a nota artística n existe... Guardiola n põe a jogar a equipa em posse pq é bonito mas pq acredita que essa é a forma que o deixa mais perto de ganhar.

E se pensarmos que a grande maioria dos golos no futebol acontecem a partir de contra-ataque e ataque rápido... e que a grande maioria das equipas vive disso... jogadores como o Diego Costa vão ter muitos empregadores à sua procura... Se fosse o Bayern ou o Barcelona a contratá-lo é que eu ficava preocupado...

Anónimo disse...

O mais engraçado é ver algumas opiniões contrárias às do Blog, serem rebatidas com argumentos o mais rebuscados possível, apenas porque a razão lhes assiste e são como o atual Presidente da Républica, que nunca se engana e raramente tem dúvidas... Como a realidade anda tão longe destes comentadores e analistas.
Ver as opiniões sobre Luis Suarez e a classificação que fazem do jogador, talvez permitam perceber que talvez, as teorias sejam bem diferentes da realidade. Imagino como devem ter ficado os autores deste blog, com a meia final Real-Bayern... ou com a fraca análise e a troça que fizeram do Atl. Madrid e agora o ódio de estimação mais recente... o Diego Costa, que neste Mundial duvido que tenha estado bem fisicamente, para ser analisado corretamente. Mas os autores deste blog, fazem lembrar o EGO do Jesus... aliás o endeusamento neste blog ao treinador não será coincidência...
Quanto aos anómimos Patetas, o que se nota é a vossa pouca capacidade de aceitar que não são detentores da verdade absoluta...

Jorge Carolo disse...

Baggio, estava a ser irónico...

Tb não consigo gostar dele...

Estava apenas a referir-me aos atributos físicos, quando disseste: "Quando Mourinho falou de um grande avançado, nunca pensei que estivesse a referir-se à compleição física dos seus avançados. Hoje, percebo que era isso que procurava exclusivamente." eheheh

Enfim uma tristeza...

Scotch Minto disse...

"Por exemplo, Mourinho diz que quer o Chelsea a ser dominante em posse, jogar como equipa grande. D.Costa é antítese de tudo isso. LOL.
Se ele dissesse, vamos continuar a jogar como no ano anterior, fechadinhos lá atrás, e 3, 4 homens na frente para resolver, porreiro. D.Costa é perfeito".

LOL. Mais um LOL. Mas quem é este José...José quê? Mourinho?
Este gajo se quer jogar em posse tem que contratar o Postiga, que sabe interpretar o jogo como poucos.
D. Costa? O burro velho do Del Bosque também preferiu este cepo, mesmo vindo de lesão, ao Torres...
O que estes treinadores de meia tigela precisavam era de umas aulas com o "mais melhor bom" do JJ.
Se já lá tem o Ba e o Lukaku, porque é que pediu outro cepo, se são iguais?
Bem, pior mesmo era se quisesse o Suarez, muito fraco, este gajo!

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Conheço este blog há pouco tempo e até simpatizo com algumas análises feitas pelos seus autores. No entanto, nota-se nos mesmos um EGO semelhante ao de Jorge Jesus, daí o endeusamento ao mesmo.
Este blog e os seus autores defendem com unhas e dentes uma filosofia de jogo, que é aplicada por alguns grandes treinadores. Agora a ideia que tentam passar, de que apenas essa filosofia é a melhor, depende da perspetiva e neste caso, lidam muito mal com contra-argumentações. Depois nota-se uma clara tendência para o exagero e análises muito tendenciosas, para com alguns jogadores. O caso mais recente, Diego Costa ... sarrafeiro de primeira, fraco tecnicamente e que emperrou o jogo de Espanha... No entanto, um avançado que jogou limitado no final da época, marcou 27 golos, na final da LC com uma equipa que este blog considerava pouco provável que atingisse esse patamar, provam que não há verdades absolutas...
Aliás, considero estranho que analisem o desempenho do jogador, quando se notou que o mesmo estava limitado fisicamente, que a Espanha com o estilo de jogo tão defendido aqui, perdeu em toda a linha e só nas partes finais, usou a meia distância quando tem tão bons executantes e curiosamente, foi quando criou mais perigo. A Espanha, que raramente procurou os centros, quando o Chile tinha esse ponto fraco...
Faz-me lembrar o Catedrático e Guru Jesus, que contra o Sevilha nunca tentou explorar as alas e os cruzamentos, nos quais o Beto evidencia grandes limitações...
Aliás ver o que um dos autores diz sobre Suarez, é eludicidativo...
O futebol não é apenas teoria, é também imprevisibilidade, a mesma que possibilitou que o fraco avançado Diego Costa fosse um dos melhores marcadores na La Liga, que o Atl. Madrid fosse à final da LC, como os autores tanto troçavam...
Nota-se a pouca capacidade de encaixe dos autores, à crítica e à opinião contrária.
Veremos se os autores do blog, não engolem um valente sapo, com o Diego Costa...

Carlos Lemos disse...

Baggio escreves o seguinte

"Não vale a pena fazer de um jogador com elevada capacidade técnica ou técnica+física um projecto?"

Então não vale? Assim ele tenha idade para isso!!! Até aos juniores, porreiro. Depois disso já é, para mim, um risco.



Com certeza viste a palestra de JJ na FMH e ele ai diz que desde que um jogador tenha condiçoes tecnicas e fisicas ele faz dele jogador. Que a parte técnica e física é quase impossivel de mudar sendo seniores, mas que consegue mudar a parte táctica e tomada de decisão. E ele estava a falar de seniores não de escolas.

Abraço

Carlos Lemos disse...

Baggio escreves o seguinte

"Não vale a pena fazer de um jogador com elevada capacidade técnica ou técnica+física um projecto?"

Então não vale? Assim ele tenha idade para isso!!! Até aos juniores, porreiro. Depois disso já é, para mim, um risco.



Com certeza viste a palestra de JJ na FMH e ele ai diz que desde que um jogador tenha condiçoes tecnicas e fisicas ele faz dele jogador. Que a parte técnica e física é quase impossivel de mudar sendo seniores, mas que consegue mudar a parte táctica e tomada de decisão. E ele estava a falar de seniores não de escolas.

Abraço

Ze Miguel disse...

Lol ó Helder, para vires com essa cassete como se estivesses a falar para um burro, foi porque não deves ter lido os posts do kdurt com mínima atenção.

"E não, não é só por marcar poucos golos" entre várias outras passagens, mas focaste-te nisso na mesma...

Unknown disse...

Gonçalo Matos,

Claro que arranjas 10 avançados melhores que o Diego Costa, eu não disse o contrário. Agora dizer, como 90% dos parolos que aqui comentam, que é um jogador muito fraco é que não pode ser. E é este tipo de opiniões que me irritam.

É que acho que as discussões podiam ser bem mais saudáveis sem exageros estúpidos.

Roberto Baggio disse...

Carlos Lemos, na minha citação, que transcreveste, eu digo "para mim".
E é isso. Minha opinião.

Centro de jogo, totalmente de acordo com tudo o que escreveste. Não consigo não culpar os treinadores aí, e dissociar os maus "comportamentos" dos jogadores disso.

Pedro Marques, cada treinador tem a sua ideia. Assim como nós temos a nossa. Cada um joga como quer. Agora, não podemos andar a vender que queremos ser dominantes, andar a chorar por um ponta de lança para dominar, e contratar D.Costa. Enganar as pessoas é feio. Ele que diga que quer controlar o jogo sem bola, e aproveitar para transitar forte quando recuperar, que vou ser o primeiro a bater palmas. Assim como apludo Klopp, de pé. Que joga em transições, com muita qualidade.

Paulo Malheiro, se conheces há pouco tempo não percebo as tuas afirmações categóricas. No sentido de dizeres que sabes o que este blogue defende. Como é que alguém que conhece isto há pouco, conhece uma história de 8 anos?
Posto isto, então explica lá uma coisa: então tu dizes que o blogue defende uma determinada ideia. E dizes que o blogue a entende como melhor. E na tua opinião, o blogue deveria defender que é a melhor, como? Com contradições? Vendendo gato, e depois sair lebre?
Não. Este blogue tem coerência, relacionada com um determinado entendimento do jogo. Há quem concorde, há quem discorde. Mas uma coisa é certa, não andamos por aqui como muitos, ao sabor do vento. Os 8 anos podem comprovar isso mesmo.
Depois, é muito fácil chegar aqui e dizer não concordo. Difícil é explicar o porquê com lógica. E nisso, como no futebol, apenas 10% mostram essa capacidade.
Por exemplo, é só olhar para o teu comentário. Críticas fantásticas aos bloggers, críticas fantásticas a dizer ah enganaram-se num post. Ah pode ser que se enganem neste. Argumentação fantástica, para refutar o artigo, como se vê.

Enganaram-se num artigo, acertaram 7/8/9. Nada mau, para quem se julga dono da verdade.
Cumprimentos

Roberto Baggio disse...

Só para finalizar, os que acham que eu não tinha esta opinião, ainda comma época s decorrer, onde se diz que estava no seu máximo fulgor, são no mínimo patetas. Ou não conhecem de todo o histórico dos blogues.

Valeriy Lobanovskyi disse...

Paulo Malheiro: não sou autor do blog mas percebo a dificuldade em respeitar algumas opiniões quando encerram passagens como esse comentário de a selecção espanhola jogar um futebol como o que se defende aqui.

É tanta a falta de capacidade de perceber tanto o jogo, como os jogares, como os pensamentos dos autores deste blog que só posso entender a dificuldade em levar algumas opiniões como a sua a sério. E referir então essa sua psicologia de pacotilha... nem o dalai lama tinha paciencia!

curioso disse...

E uma analise a esta Costa Rica??? Boa linha defensiva, smp várias opções de passe. Pressão na primeira fase de construção italiana anulando por completo os lançamentos para balotelli com a linha. Italia sem elementos no meio q transportassem a bola

Gonçalo Matos disse...

Unknown,

Diego Costa para mim é fraco porque não sabe jogar com os colegas. Não sabe dar apoio frontal, não sabe tabelar, não sabe fixar e soltar. Baseia o seu jogo em lances de 1x1 com os defesas e a maior ameaça é o seu físico. Caso não tivesse aquela capacidade física, ainda era jogador do Penafiel ou nem isso.

Paulo Malheiro,

Não escrevo neste blog, escrevo no Posse. Vou-te dizer qual a filosofia que defendo. A filosofia que defendo é que as melhores equipas são as que criam muitas vezes superioridade numérica na zona da bola, com ou sem ela. No meu caso é só isto. Vou voltar a dizer o que já disse antes e muitas vezes, dava-me tanto prazer ver o Barça de Pep como o Dortmund de Klopp.

DC disse...

O Diego Costa não sabe sequer fazer uma recepção de primeira. Nem é uma questão de gostar mais deste ou daquele estilo de jogo. Prestem atenção em 90 minutos dele e contem quantas recepções acerta, quantos dribles acerta. Ele se tivesse 70kgs se calhar nem a profissional chegava.

Rafael Antunes disse...

Off topic:

http://tinyur1.co/o8FTg

Talvez não fosse má ideia!!!!

ahaahhaha

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Aí não posso concordar, porque vi o Diego costa de costas, a reter a bola e a segurar a mesma, para a meter no meio, e levar a um remate de fora da área....
Coisa que a Espanha, só nos últimos minutos começou a fazer, rematar fora da área...
Mas adiante, obrigado por defender a sua opinião, sem comentários jocosos.

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Aí não posso concordar, porque vi o Diego costa de costas, a reter a bola e a segurar a mesma, para a meter no meio, e levar a um remate de fora da área....
Coisa que a Espanha, só nos últimos minutos começou a fazer, rematar fora da área...
Mas adiante, obrigado por defender a sua opinião, sem comentários jocosos.

Rafael Antunes disse...

Anda meio mundo (dos leitores do blog) à espera de oportunidades para deitar abaixo... Criticar o que defende...

O que não consigo perceber é como conseguem dizer "tão a ver que o que defendem não resulta!!!! A Espanha perdeu e foi eliminada!!!!"...

A questão é terá a Espanha feito, predominantemente, aquilo que se defende aqui no blog?

Não me parece...

Roberto Baggio disse...

oh Rafael, como é que pensaste nisso? Nunca me tinha passado pela cabeça pah! Brilhante!!! Chegaste lá sozinho?
Se calhar o Jesus esteve em tua casa a ver o jogo contigo XD

Abraço

Aza Delta disse...

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2008/11/paulo-bento-izmailov-e-moutinho-deram.html

divirtam-se com a análise feita ao liedson nos comentários.

e atenção n pretendo ser sarcástico nem nada que se pareça. só fazer um pouco de advogado de diabo dos "avançados que só fazem golos"

Aza Delta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aza Delta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kdurt disse...

E será que não é possível ao Mourinho ensinar ao Diego Costa os movimentos que se pedem dele numa equipa que jogue mais em posse?

É que ele não é brilhante tecnicamente mas é bastante aceitável nesse campo e é inteligente no 'timing' das suas desmarcações.

Acho que está longe de ser um caso perdido. Não é o meu avançado preferido mas um jogador que marca mais de 30 golos no campeão Espanhol não pode ser assim tão mau.

Por vezes as coisas são assim simples.

Recordo-me do Derlei por exemplo, no Leiria só jogava em contra ataque mas com a chegada do Mourinho transformou-se num avançado de nível numa equipa que apostava constantemente na posse de bola.

Acho que pode acontecer o mesmo com o Diego, sendo até jogadores semelhantes em estilo mas claro o Espanhol com mais qualidade.

Acho que é rídiculo dizerem que um senior com grandes qualidades físicas e técnicas não pode aprender e transformar-se num jogador de top.

Aliás nem sei como vocês que são fãs do JJ não se lembraram disto:

O Di Maria sabia jogar futebol antes dele? Não, mas tecnicamente e fisicamente era fantástico.

Em meio ano passou de um jogador como o Carrillo para o melhor jogador da Liga.

David Luiz é outro exemplo embora tenha regredido depois do ano do campeonato.

Ele posicionalmente era um desastre, chegou o JJ e fez uma época soberba. Depois voltou ao que era inexplicavelmente.

Um jogador nunca é um produto acabado.

Volto a referir que há cerca de 10 ou mais avançados que eu acho superiores ao Diego, mas parece-me que estão a exagerar ao falar dele como se o Mourinho tivesse comprado o Silimani.

As coisas ás vezes são tão simples como isto: se um avançado marca mais de 30 golos num ano na melhor liga do mundo e jogando na equipa campeã é bom.

É que o Atlético não jogava sempre em contra ataque, em casa assumia quase sempre o jogo e o Diego adaptava-se a isso.

Anónimo disse...

O Diego costa na vossa opinião parece um jogador amador. Deve ser por isso k marcou um festim de golos na champions e na liga espanhola.

Helder disse...

Ze Miguel, aparentemente também andas com a mesma cassete,pois não leste o meu comentário com o mínimo de atenção, caso contrário terias reparado que eu abordei a mais-valia física do Diego Costa, que é o principal ponto forte dele.


kdurt, o Di Maria nunca foi o melhor jogador enquanto esteve cá, nem sequer o melhor do Benfica foi, especialmente tendo lá Saviola e Aimar.

Quanto ao resto, o Mangala também aparentava ser um central tremendo em anos anteriores e este ano foi o que foi. Trata-se de o treinador ter a capacidade de inserir dinâmicas que possam atenuar os defeitos dos atletas e potenciar as suas qualidades.

Por exemplo, quando por cá estava o Vitor Pereira, reparava-se que o Porto saia a jogar pelo Otamendi (pois o Mangala é fraco na construção de jogo), e o Fernando baixava, juntamente com o Moutinho, dado que o Fernando tem menor capacidade de construção/passe.

Obviamente que os mesmos jogadores se inseridos num modelo de jogo com dinâmicas que não façam atenuar os seus defeitos, parecem muito piores. Vide o Mangala neste ano, que pareceu bem pior e cometeu mais erros, pois o Fonseca não foi capaz de criar uma dinâmica de jogo que pudesse mascarar a pior capacidade do Mangala, por exemplo, sair a jogar.

Daí quando se via o Mangala e o outro qualquer que não o Otamendi que era chutão para a frente.


Por outro lado, e falando com a experiência de ter jogado futebol profissional, um gajo com 25 anos é muito menos capaz de aprender a jogar do que um gajo de 18, pelo simples facto de já ser mais velho e de ter tido sucesso com a forma como joga, então para quê mudar? Ainda por cima foi contratado pelo que fez, não pelo que poderá ser capaz de fazer (de forma diametralmente diferente).

Interior-Direito disse...

Enquanto isso, anda o Benzema a dar lições de como deve jogar um "9"...

Interior-Direito disse...

Aza Delta, podias até ter perguntado se o Maldini escrevia hoje, seis anos depois, o que escreveu então... A ver se ele responde.

JP disse...

Querem um excelente blog? Querem um blog com alguém muito conhecedor e sem a farronca habitual nestes bloggers? Ainda o lateral era um bebe, já o JOGODIRECTO ditava leis. O Filipe abandonou durante um tempo, mas agora regressou. Não há melhores análises que as dele. De longe! E ele sim, percebe que nem só uma filosofia é valida e que a variedade só enriquece este jogo. Mas talvez por isso não consiga criar tanto impacto.

Não sei se o Filipe está neste momento ligado ao futebol, mas sei que a atitude do PB e do Baggio leva-los-á mais longe. A extrema auto-confiança consegue sempre ser mais convincente, mesmo que a verdadeira sabedoria esteja no "só sei que nada sei"...

Mas não que eu deixe de aqui vir. Gosto, tem pontos muito interessantes, mas cada vez mais são uma extensão do Entredez. O PB começou muito bem, mais de mansinho, sem arriscar afirmações tão categóricas como hoje, enfim mais ponderado e aberto. Bem talvez sejam fases. Mas imagino-os daqui a um tempo, já a trabalharem em clubes de média dimensão e politicamente correctos quando entrevistados, possivelmente até a elogiarem o colega "Jaime Pacheco".

Ah, se cair o anonimato e forem resgatadas algumas afirmações daqui...

http://jogodirecto.blogspot.pt/

Kdurt disse...

Helder, qual era o teu ponto?

É que me pareceu que querias discordar do que disse mas depois as tuas ideias acabaram por ir de encontro ao que eu disse.

Eu queria dizer que um treinador podia transformar um jogador e tu parece que concordaste.

Edson Arantes do Nascimento disse...

O texto está certíssimo. O Diego Costa é um jogador fraquíssimo tecnicamente. Nem sequer é razoável. São mesmo dois tamancos.

Signori disse...

Olha, quanto a Mourinhices:
"Jorge Luís Pinto não gostou de ouvir as palavras de José Mourinho, após o treinador português ter dito que a Costa Rica não irá conseguir repetir a vitória alcançada frente ao Uruguai no jogo diante a Itália".

«Estou realmente surpreso que José Mourinho tenha dito algo assim. Ele joga às quartas-feiras e ao domingo e não consegue repetir o que fez no jogo anterior? Claro que consegue.
Sabemos que a Itália é uma seleção muito difícil de bater, mas estamos confiantes que iremos conseguir repetir o que fizemos no jogo anterior», afirmou Jorge Luís Pinto.

Já gostav deste senhor por ter organizado a Costa Rica daquela forma, por ter gostado de sentir a sua simplicidade nas declarações após ambos os jogos, e esta resposta a Mourinho, feita antes do jogo com a Itália, quer dizer, mostra que sabe e confia no trabalho que fez. E tem razões para tal, Muito bom

Ze Miguel disse...

Tem problemas de interpretação, o Helder.

Anónimo disse...

Para Interior-direito: Se acompanhas o blog desde os tempo do PB deves reconhecer que o nível baixou imenso, este não é o Lateral Esquerdo versão cult, é uma versão de uns atores secundários e convidados que subiram a actores principais por saída dos fundadores, mas que mantém o nome. Perguntas se os autores de agora escreveriam o mesmo que á seis anos? Para evoluir é preciso ter falhas, quem sabe tudo não tem por onde evoluir. Então se eles sabem tudo agora porque motivo mudariam de opinião?

Roberto Baggio disse...

Hahahahaha adoro isto

Anónimo disse...

Se um extraterrestre chegasse aqui e leste isto tudo ficava com uma ideia: Postiga muita bom; Diego Costa não presta para nada.

Se houvesse justiça, os senhores que sustentam esta bela tese deviam ser obrigados a treinar o resto da via uma equipa com o Postiga na frente e enfrentarem outra equipa com o Diego Costa. Cada vez que perdessem levavam biqueiros e carolos de toda a gente no caminho entre o relvado e o balneário. Pode ser que assim ganhassem juízo.

O que me interessa os toques paneleiros do Postiga, se depois em frente à baliza falhas golos incríveis e tem menos tesão pela baliza que o meu avô de 80 anos tem pela minha vizinha desdentada?

O avançado tem que fazer mais do que golos, fazer golos é a sua principal função, por mais génios iluminados queiram entronizar outros parâmetros menos importantes.

Se eu tenho um avançado cheio de técnicazinhas, mas que apresenta uma média de golos que o faz ter inveja do Missé-missé, e soma menos assistências para golo que o André Almeida nunca pode ser um avançado merecedor de grandes elogios.

Quanto aos que dizem "ai e tal, avançado o que mais precisa é de força". Basta um nome para mandar essas teorias da treta por água abaixo: Jardigol

Alface

Paolo Maldini disse...

"Ver as opiniões sobre Luis Suarez e a classificação que fazem do jogador, talvez permitam perceber que talvez, as teorias sejam bem diferentes da realidade. Imagino como devem ter ficado os autores deste blog, com a meia final Real-Bayern... ou com a fraca análise e a troça que fizeram do Atl. Madrid"

podes linkar essas coisas que dizes que foram escritas aqui, sff?

Anónimo disse...

http://possedebolla.blogspot.pt/2013/12/luis-suarez.html
Não é neste blog, mas da autoria de um dos autores deste blog. Será que num blog diz uma coisa e noutro outra, ou que não te revês nestas palavras?

Paolo Maldini disse...

revejo-me nestes comentários do post q linkaste:


Miguel Nunes disse...
mas tem o melhor som de toda a inglaterra

http://www.youtube.com/watch?v=FKAal82iAMA


Miguel Nunes disse...
pequeno codino,

I just can't get enough i just can't get enough and i just can't seem to get enough SuareZZZZZz DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE LUIZ SUAREZZZZ DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE

:)


Miguel Nunes disse...
http://www.youtube.com/watch?v=_pyj13Uff0w

Fuck off Chelsea fc you ain't got no history 5 european cups and 18 leagues that's what well call history !!!!!!!
27 de Dezembro de 2013 às 10:04


iguel Nunes disse...
continuam a não debater o essencial...

aqui vai a minha achega

"his name is suarez
he wears the famous red
i just can't get enough
i just can't get enough
when he scores a volley
and whe he scores a head
i just can't get enough
i just can't get enough
he scores a goal,
and the kop go wild
and i just can't seem to get enough
Suarez
DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE DE

Espero ter esclarecido!

grande abraço pequeno codino!



Miguel Nunes disse...
E o Suarez que não cometa o erro de outros que serão encavados depressinha

http://www.youtube.com/watch?v=RS2UvQZE7v8



Miguel Nunes disse...
Baggio, fala mas é de gajas!!!!!
30 de Dezembro de 2013 às 08:19

Anónimo disse...

Também me revejo nessa última. Fala mas é de gajas! E acrescento: pq de futebol deixas a desejar.