quinta-feira, 26 de junho de 2014

Paulo Bento fica!

Fernando Gomes acaba de afirmar que Paulo Bento vai continuar no comando da selecção. Parece-me coerente com a renovação que foi feita antes do mundial no Brasil. E não me parece mal, desde que se decida começar a colocar os melhores em campo, e a convocar os melhores do país.
Parece-me que isso será um problema, visto que na conferência de imprensa Paulo Bento disse que não acabou o ciclo de nenhum jogador na selecção, não fechando as portas a ninguém, nem havendo necessidade de renovação. Não virando as costas, segundo ele, a quem teve muito trabalho para conquistar o seu espaço na equipa nacional.
Sabemos que é muito mais fácil ter impacto, como ele teve, quando as coisas não vão bem com outro líder.  E ao longo do tempo, no Sporting e na selecção, vemos as suas equipas degradar-se lentamente.
Veremos nos próximos tempos se ele terá a coragem de fazer o que é necessário. E o necessário é mudar o perfil dos jogadores escolhidos, e muito.
Ironia do destino: e que jeito não teria dado Adrien a esta equipa, não é?!

35 comentários:

Unknown disse...

Baggio, esta federação é o riso. Aconteceu com o Queiroz, vai acontecer com o Paulo Bento.

FCS disse...

O PB aprender, deixar de ser casmurro? Tá bem tá...

Anónimo disse...

Adrien para quê? Para aquecer o banco como o Ruben, o William e o Vieirinha?

Anónimo disse...

Oh Paulo Bento:

Vai pro Caralho!!

Joao Rodrigues disse...

O Europeu em 2016 e com 24 equipas, e facilíssimo chegar ao europeu e depois passar aos 16 avos ainda e mais fácil ainda, até quando continuará a mediocridade continuará a prevalecer num espaço que supostamente devia ser de elite

Aza Delta disse...

Então o adrien agora já tinha lugar? Lembro-me de teres dito que não o convocavas...

Anónimo disse...

o adrien na qualificação quando for jogos com Malta e coisas assim,afinal é similar a jogar com os aroucas da vida

João disse...

A equipa estava mal preparada.

Independentemente dos nomes, estavam todos 'mortos'

Roberto Baggio disse...

A ironia é essa mesmo Aza Delta.
Eu também me lembro, por exemplo, de dizer que não preconvocava ou convocava metade dos que ele levou.
Assim como também disse que Meireles e Veloso eram para animar só....
Mas reitero, a ironia é dentro daquilo, como eu já sabia, Adrien era rei... porque é melhor que Veloso ou Meireles.

Roberto Baggio disse...

Mal preparada como?

Aza Delta disse...

Eu acho que mais escandaloso do que a ida deles (que n me choca assim tanto) é o facto de apenas no último jogo o William Carvalho ter sido titular. E de apenas no último jogo se ter sentado o Raul Meireles. Tanto tempo parado em pé à espera da bola contra os EUA deve ter feito o homem precisar de uma cadeira.

O meio campo que jogou hoje teria chegado para ganhar aos EUA. Mais frustrante que isto não pode haver.

Anónimo disse...

Mentira, nao falaste no Veloso para animar aquilo

Anónimo disse...

Baggio, agradeço que digas de uma vez por todas que 23 jogadores convocavas. Penso que já fizeste esse exercício mas só com o lote de pré-convocados. Não basta criticar as escolhas, era útil apresentares alternativas.

Pushkin

Anónimo disse...

Rui Patrício, Beto, Anthony Lopes
Cedric, Sílvio, Coentrão
Neto, Pepe, Paulo Oliveira, Miguel Rodrigues
William, Danilo Pereira
Adrien, André Gomes, Rafa, Moutinho (se não for muito frete para esta vaca sagrada meter o pé e jogar o que sabe)
Ronaldo, Nani (vai recuperar a forma), Carlos Mané, Pizzi
Nelson Oliveira, Éder

Nota: sou do Benfica.

Anónimo disse...

ele já referiu que não é ingrato tanto a nível pessoal como profissional.

Será mais do mesmo...

Anónimo disse...

Olá Baggio, lembro-me de te perguntar relativamente ao Adrien.

Aqui está: http://i.imgur.com/F1bfXei.png

Sem qualquer maldade, mas se entre os que foram seleccionados era "Rei" e tu não o levavas. Afinal quem eram os teus convocados?

Cumprimentos e parabéns pelo blog.

Anónimo disse...

O Meireles e o Veloso têm estatuto, não vale de nada, é certo. E isso em campo valeu a nossa má prestação, é certo. O Adrien continua a ser fraco. Se é menos mau e podia ter feito melhor? Sim. Mas o Amorim também e só jogou hoje.

Daqui a dois anos teremos (com Paulo Bento) independentemente das épocas teremos William, Moutinho e Amorim no 11 e já vai ser um acréscimo na renovação, comparando com o cenário actual.

A trabalhar como se faz em Portugal parece-me bem que o bernardo Silva vai ser um Fábio Paim se não passa para a primeira equipa do Benfica rápido, ou se não assina pelo Jorge Mendes...

Roberto Baggio disse...

"Mentira, nao falaste no Veloso para animar aquilo"

Falso. Os artigos estão aí, é só ver.

"agradeço que digas de uma vez por todas que 23 jogadores convocavas. Penso que já fizeste esse exercício mas só com o lote de pré-convocados. Não basta criticar as escolhas, era útil apresentares alternativas."

Deves seguir o blogue há pouco, muito pouco tempo. As alternativas já foram apresentadas em caixas de comentários em posts anteriores.
Agora, não me apetece refazer o exercício. Se achares bem, procura pelas caixas de comentários :)

"Sem qualquer maldade, mas se entre os que foram seleccionados era "Rei" e tu não o levavas."

pois, entre os seleccionados é a chave.

"Afinal quem eram os teus convocados?"

Como disse acima, estão em caixas de comentários anteriores. E não estou com vontade nenhuma de refazer o exercício.

"Cumprimentos e parabéns pelo blog."

Os chefes, e eu, obviamente agradecemos.

Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Roberto Baggio13 de Maio de 2014 às 19:15
O Meireles e o B.Alves foram convocados por nós por serem muito importantes. Nomeadamente em termos de grupo. Todos os grupos precisam de patetas para animar. São esses dois :)

jorge gaspar disse...

Na minha opinião o Bento não teve, não tem e não terá condições para ser seleccionar nacional de Portugal. Provou vezes sem conta ser mau treinador. Mas desta vez conseguiu provar ser também mau seleccionador (mandou embora o Varela e o Danny quando estava no Sporting, quando tinham uma equipa cheia de miúdos e pouca qualidade a nível geral. Aí já mostrava que era mau a seleccionar). Já agora deixo a pergunta a benfiquistas, portistas, sportinguistas e outros artistas: quem é que o queria a treinar o seu clube? Quando saiu a noticia de que tinha comprado casa na cidade do meu, até chorei, de medo.
Perdeu-se a geração de ouro e a seguir a de prata, sem que conseguíssemos ganhar qualquer titulo. Foi um misto de infelicidade com um misto de incompetência, mas o sonho acabou e não vale a pena continuar a alimentar o sonho. Nós portugueses vamos ter de aprender a sermos menos ambiciosos, pelo menos colectivamente. A nível individual uns vão ter sucesso, outros não, a nível colectivo continuaremos a fracassar como nação, e a sermos ultrapassados gradualmente por outros países, seja a nível cultural, económico ou desportivo. Em futebol, acabou, que não hajam ilusões. Quanto mais depressa os portugueses perceberem isso, melhor.

Artur semedo disse...

O Paulo Bento não se demite porque está a seguir aquilo que aqui é defendido: mais que os resultados, importam os processos. Ora, e ao contrário do que sucedeu com o Queiroz, ninguém lhe interpôs nenhum processo por calúnia, difamação, agressão ou sequer por crimes de leso-futebol! Logo...
/modo ironia desligado

Nuno Ferreira disse...

Ha muitas razoes porque o Bento tem que ir mas neste caso a maior sera a forma como o Bento foi tacticamente enrabado pelo Klinsmann

Depois daquele show so ha uma coisa a dizer:

Tchau amigo, vai pela sombra que o sol ta quente

Roberto Baggio disse...

Eu agora mudei-me mais pa comédia. O Maldini disse que n tinha jeitinho nenhum para isto, desculpem hehehehhe

"O Meireles e o B.Alves foram convocados por nós por serem muito importantes. Nomeadamente em termos de grupo. Todos os grupos precisam de patetas para animar."

Ora veja-se como me apanharam hahahah

Luis Barroso disse...

Prandelli a seleccionador de Portugal era o que eu queria. Era aproveitar agora que ele está livre.

O Paulo Bento parece-me que está demasiado ligado a alguns jogadores, como se ainda fosse um deles e tivesse os seus amigos, que ele protege. Nada como um bom estrangeiro para agitar a pasmaceira nacional.

Eu tenho um problema com o Paulo Bento, que não costumo ter com outros treinadores. Tenho simpatia pessoal por ele, porque acho que é um tipo sério e honesto, mas não gosto dele como treinador.

Vai, agora à força e depois de uma eliminação desnecessária e prematura (e algo humilhante) tentar provocar uma renovação da selecção, que não será fácil porque não há aí tantos talentos a aparecer. Custa-me pensar que alguém que deixou Carlos Mané fora dos 30 pre-convocados vai perceber onde está o talento para o futuro, só para dar um exemplo.

Enfim, de resto concordo com a indignação do "Aza Delta" em relação às mudanças tardias no meio-campo, que de resto já aqui tinha criticado com a devida antecipação (estava à vista de todos).

O Meireles e o Veloso (sobretudo o primeiro) foram passear para o Brasil. Que aproveite agora a praia porque o campeonato da Turquia precisa muito dele e do Bruno Alves depois.

p.s.: enganei-me redondamente ao achar que o Bruno Alves ainda dava para isto. Parabéns ao Baggio, que com a devida antecipação contrariou essa ideia parva que eu tinha. É daqueles que me cheira que ainda vai dar que falar porque não se vai embora assim tão facilmente.

ricnog disse...

Seleção, como tantas outras, apenas de nomes.....quando se ganha uns joguetes, mesmo sem rigor tático, apenas pela qualidade individual, são os maior (Suécia), quando é necessário mais que isso, vai tudo o resto.

Para além dos 30, os 23..... Mas vamos aceitar que estes são os melhores e que oferecem mais garantias ao nosso mister.

Não consigo perceber que jogadores como o coentrao, almeida, Bruno alves (penso, mas não tenho certezas) halmeida, postiça, que são jogadores que fizeram meia dúzia de minutos esta época se consigam lesionar por sobrecarga de jogos, segundo o médico, tiveram uma época muito exigente....

Treinar a meia noite, com jogos as 13.....poderá estar aqui uma boa parte das lesões.

Planeamento dos treinos com variações tácticas e físicas. Quando num clube temos a consolidação de um sistema em dezembro, janeiro, como é que o nosso mister consegue em um mês apresentar 3 sistemas diferentes......

Não consigo perceber como é que o nosso melhor jogador, que nunca teve responsabilidades defensivas, faz uma época a avancado no clube campeão europeu ena nossa estimada seleção joga a extremo??

Como é que um jogador como o Veloso consegue ser o nosso médio defensivo? Não sabe ocupar espaços, não sabe temporizar, não sabe o que é equilíbrio (deve ser por ser uma bolinha que não sabe o que são equilibrios).

Como é que fazem declarações antes de um jogo importante da forma como foi dado, já em forma de derrota??? Esta descrença fez que depois do 2 de Portugal, Cristiano remate a figura do gr, parecendo que estava a passar a bola para o filho.....era difícil??era.....mas possivel......!!

António Cruz disse...

"e que jeito não teria dado Adrien" - bem, isto só pode ser brincadeira, ou então voces não percebem assim tanto de futebol como eu chegue a supor. Mas quem é o Adrien? O que fez ele para merecer i à seleção? Que títulos já conquistou? Que época fez? O Adrien é um jogador banal, que não se destaca em nenhum momento do jogo. É vulgar tanto a atacar como a defender. É um jogador talhaddo para clubes de média dimensão, ou acham que quando e se algum dia sair e alvalade vai para algum colosso europeu?

Mascherano disse...

O problema está nos adversários. Temos um super-capitão que em 3 Mundiais só conseguiu marcar golos ao Irão de penalty, à Coreia do Norte o 6º golo num 7-0 e ao Gana.
É uma vergonha não deixarem o melhor do mundo jogar sempre contra equipas do 3º mundo. Mas o que interessa é apoiar e bater palminhas e concordar sempre com as declarações dele e qualquer coisa "perguntem ao Carlos".

Roberto Baggio disse...

Luis, as vezes acerto. Engano-me muita vez também. De resto, concordo contigo. Acho que os treinadores tugas estão demasiado comprometidos com estatutos e tudo mais. A maior parte deles, claro.

António Cruz, 😂 😂 😂

Abraço a todos

Schmeichel Jr. disse...

Não que precises de defesa, mas acho que o António Cruz ou não leu tudo o que disseste :)

Roberto Baggio disse...

Ah bommmm. Obrigado por me fazeres ver isso grande Schmeichel. É que estava pronto a partir para o insulto heheheheh

jose disse...

A culpa foi do Andre Almeida pa. E essa a unica explicacao (sarcasm off)

André Pinto disse...

Aqui vão 10 notas sobre esse tufão de mediocridade escatológica, que foi a nossa participação no mundial:

1) Um lateral-esquerdo na convocatória. Ainda por cima, com historial de lesões na época transacta. A fé em André Almeida foi fatal. André Almeida, um faz tudo, uma espécie de canivete suíço futebolístico, mas da Coronel Tapioca.

2) Raul Meireles sempre titular, apesar de pouco ter jogado este ano e estar sem ritmo nenhum. William no banco.

3) Moutinho, depois da pior época da sua carreira, é indiscutível no 11 titular.

4) Sem laterais disponíveis, depois da perda de Coentrão e Almeida, Paulo Bento toma a duvidosa decisão de adaptar Miguel Veloso a uma posição que exige velocidade e pulmão. Ronaldo não participava no processo defensivo. Estavam Ruben Amorim e Rafa no banco.

5) A relação com a comunicação social fez desta participação uma espécie de Casa dos Segredos da FPF. Um estágio serve para alhear em certa medida um grupo do mundo exterior e focá-lo num determinado objectivo. "Circo pimba" é a expressão que vem à memória.

6) As fantásticas declarações do médico da selecção nacional, em que, nas entrelinhas, se pode entender que muitos jogadores não estavam fisicamente preparados para o desafio em mãos. Repisando que já se sabia de antemão.

7) O vice-presidente Humberto Coelho deu uma conferência de imprensa, sempre num tom asquerosamente paternalista, em que revelou achar-nos todos mentecaptos e simples de raciocínio. Por esta altura já havíamos percebido que toda a equipa, dos dirigentes ao roupeiro, estavam unidos num limpar de mãos à parede colectivo.

8) Algumas vacas sagradas da selecção (Moutinho, Pepe, Nani) já vieram a público defender a continuidade de Paulo Bento. Naturalmente, tal seria razão para despedimento imediato, na medida em que obviamente o fazem por ser garantia de convocatórias futuras, independentemente da sua forma e momento competitivo nos respectivos clubes.

9) Como sempre, Paulo Bento revela uma enrustida incapacidade para aprender com os próprios erros. Este é um defeito fatal e o caminho seguro para a contínua incompetência. Deduz-se que, para Paulo Bento, era fazer tudo igual e esperar resultados diferentes. Se esta não é a definição de imbecilidade, não sei o que será...

10) Finalmente, neste contexto de vergonhoso trato de polé e o pornográfico fausto de condições auferidas pela selecção, constantemente descrito na afoita comunicação social, estranho ninguém aludir na mesma ao difícil momento económico de Portugal, os sacrifícios enormes que o povão tem feito, nem um clamor pela discriminação esmiuçada dos dinheiros estatais investidos nesta campanha.

Tivesse Pepe agredido um árbitro e o paralelo com Japão-Coreia seria completo.

Nuno Ferreira disse...

Concordo com o Manuel Jose aqui:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/mundial2014/portugal/interior.aspx?content_id=891591&via=fb

Schmeichel Jr. disse...

Sei que este tema já tem uns dias mas, e sem querer fazer publicidade, que acham desta opinião sobre prevenção de lesões nos jogadores da seleção nacional?

Schmeichel Jr. disse...

Sei que este tema já tem uns dias mas, e sem querer fazer publicidade, que acham desta opinião sobre prevenção de lesões nos jogadores da seleção nacional?

link: http://pedrocorreiatraining.wordpress.com/2014/06/30/7-coisas-que-o-paulo-bento-deve-saber-para-prevenir-futuras-lesoes-musculares/