domingo, 22 de junho de 2014

Tadeia, vou-te explicar...

Os problemas no corredor esquerdo defensivo de Portugal não são porque o André Almeida está a vir muito para dentro. Com bola no seu corredor, o lateral é um jogador de pressão. Sai rápido ao portador da sua zona para não o deixar enquadrar. E está a ter sucesso. A questão é que o extremo americano toca em quem está de frente para o jogo que por sua vez lança o lateral.

Portanto, ou se defende individual com o extremo (Ronaldo) a acompanhar a subida do lateral, ou à zona, com o central a cair no lado esquerdo da zona defensiva e o trinco a ocupar a posição de central.

Uma coisa é certa, os Americanos sabem ofensivamente onde explorar Portugal. Na zona de Ronaldo.

30 comentários:

Paolo Maldini disse...

não sei se é circunstancial... mas defender em 442 com moutinho à esquerda é uma boa resposta do Paulo Bento..

Anónimo disse...

Estou a adorar os cantos com toda os jogadores Portuguese dentro da área.

Roberto Baggio disse...

Alguém tem de explicar ao Moutinho que é suposto ele andar atrás da linha da bola

Paolo Maldini disse...

é o meireles que ficou agora a médio esquerdo. corrigiu o P.Bento o q estava a acontecer.

Gonçalo Matos disse...

Transição defensiva hoje tá de chuva.

Paolo Maldini disse...

já agora, corrigiu o problema e arranjou forma de o Ronaldo continuar na frente sem ter de baixar, esperando uma transição ofensiva...

Ricardo Perna disse...

Finalmente um 4-4-2, assim Ronaldo não se cansa e o lado esquerdo é fechado...

Pareceu-me claramente uma mudança pensada, espero que seja para manter, pelo menos em termos defensivos...

Anónimo disse...

Bruno Alves a fazer asneiras desde cedo. Duas bolas que entram no Dempsey porque acompanha o marcador e deixa espaço para infiltrar a bola. Se Paulo Bento não corrigir ao intervalo corre-se grande risco de golo, pois Dempsey tem muita qualidade.

Anónimo disse...

Bruno Alves a fazer asneiras desde cedo. Duas bolas que entram no Dempsey porque acompanha o marcador e deixa espaço para infiltrar a bola. Se Paulo Bento não corrigir ao intervalo corre-se grande risco de golo, pois Dempsey tem muita qualidade.

Signori disse...

Que transição defensiva, Gonçalo Matos? Os americanos quase a passo aparecem em zonas desprotegidas em frente à baliza, ou aproveitam a subida do lateral a pressionar, só buracos. Os centrais pensam que só devem vir ao corredor para abrir na saída de bola e dar chuto na frente? E sim Moutinho tem de andar atrás d alinha da bola, em organização defensiva. Veloso Às vezes está, às vezes não está, desequilibra-se imenso no seu posicionamento. Às vezes dá a sensação que está perdido, sem qualquer bússola interna ou referência externa

Pep Alves disse...

Demasiado espaço no corredor central. O Veloso e o Meireles andam a passear em campo, sobretudo o barbudo do Meireles...

Anónimo disse...

É so eu que acho que a seleção nao joga nada? lol

Ac

Anónimo disse...

impressionante o tempo que foi preciso para corrigir aquele buraco... impressionante a má forma física psicológica e táctica de Moutinho!

João Mendes

FCS disse...

Genial a escolha dos 23. Grande Paulo Bento, em grande!!

moskow disse...

e pronto..golo dos EUA pelo lado esquerdo com o Veloso a ver navios...

Signori disse...

Ahah, alguém sabe quanto tempo o b alves demorou a levantar-se no 2º golo dos eua? era preciso uma grua lol. Muito mau

Roberto Baggio disse...

O A.Almeida é que teve culpa no 4*golo pk se levantou. O outro ficou à espera que o empregado lhe levasse a caipirinha e a picanha.
Enfim. Triste.

sebas disse...

Ronaldo nao defendeu, é verdade. Mas ele nunca o faz. Tentar desculpar a miserável exibição de almeida com a falta de apoio do extremo, n faz sentido. Almeida é mau de mais p'ra ser verdade... e digo-o como um benfiquista. Ao nivel do clube, com uma maquina bem afinada e a jogar contra aroucas, olhanenses e leirias vai disfarçando.... agora leva-lo a um camp do mundo, devia dar cadeia.

Rafael Antunes disse...

Esta observação do Tadeia já me estava a incomodar um pouco... É que nem ver que ele não estava a fechar dentro e sim a subir para pressionar!!!!! My god!!!

Lateral a subir, e B. Alves e Costa a 2 metros um do outro e a distância entre b. Alves e o lateral uns 20 metros...

E ainda há gente a dizer que a Selecção joga zona...

Unknown disse...

Na 1ª parte só pensava no coitado do André Almeida sem compensações de lado nenhum (O Veloso sabe o que é isso?). O Moutinho dou um desconto, mas o Meireles estava mesmo a cagar. O caso do Veloso é diferente, não sabe.

Roberto Baggio disse...

"Lateral a subir, e B. Alves e Costa a 2 metros um do outro e a distância entre b. Alves e o lateral uns 20 metros...

E ainda há gente a dizer que a Selecção joga zona..."

POIS!

miguel disse...

Temos uma selecção que, na realidade, é fraquíssima. Nada mais. André Almeida é péssimo, Meireles gasto, Miguel Veloso lento, João Pereira não sobe nem arrisca, Ricardo Costa (jogou bem ontem), Nani que não jogou a época toda, Cristiano lesionado, pontas de lança fracos. Alguém estava à espera de algo mais?.. Eu não.

artur semedo disse...

joga zona sim, senhores! joga zona tosta mista, que é aquela em que um tipo de senta na esplanada descansadinho a ver os outros a passar...

Henrique disse...

Se até o Tadeia deu conta que "há muita referência individual" é porque algo está mesmo mal.

Anónimo disse...

É engraçado que, quando as vacas sagradas do plantel metem água por todos os poros do seu corpo, o desgraçado que leva com as culpas de tudo é o André Almeida, por ser, no entender de muitos, mau demais!

Abram os olhos... não foi com Almeida que Portugal sofreu dois golos! Mas em Portugal, se um jogador for inteligente e souber ocupar espaços, demonstrando perceber o jogo, mas não souber fazer uma finta, ou jogador com velocidade e bater os adversários na garra, é sempre visto como mau demais!

Bons, bons para os portugueses, são aqueles que se agarram a bola, fintam toda a gente e fazem golos memoráveis, à Quaresma, mesmo que com isso se percam muito melhores oportunidades de golo! Eis como se vê futebol em Portugal!

Andre Leite disse...

Nem me dei ao trabalho de ver quem comenta estes lances, mas quem diz que o André Almeida estava bem a defender ou não tem bem noção dos processos defensivos ou nunca jogou futebol....nunca mas nunca ele deve acompanhar um extremo até ao meio campo (parte central) quando tem um extremo (ronaldo ) que não acompanha o lateral .leiam os livros que quiserem ....

Roberto Baggio disse...

LOL

Signori disse...

Andre Leite, deixa-te de tretas, daqui a pouco o pessoal ainda pensa que estás a falar a sério lol. Tiveste piada ;)

Abraço

António Tadeia disse...

Não me lembro de alguma vez ter dito o contrário. Recordo-me de no início do jogo ter admitido que o AA tivesse vindo muito para dentro para compensar uma eventual debilidade do Bruno Alves, mas depois perdi a conta às vezes em que referi a questão da falta do médio, em que mencionei o desvio do Moutinho, em que falei do regresso do Moutinho ao meio... Mas ouve, explicas o que quiseres, pá! O blog é teu. Cumprimentos.

Paolo Maldini disse...

Olá Tadeia, "explicas o que quiseres, o blog é teu". É isso mesmo que me canso de dizer a quem me chateia como talvez te tenha chateado a ti. Bom espírito.

cumprimentos.