terça-feira, 24 de junho de 2014

William Carvalho

As estatísticas desenquadradas explicam pouco ou nada. Nem sempre um passe que chega ao destino é um bom passe, e nem sempre um passe que não chega transporta uma má ideia. As recuperações também podem ser bastante falaciosas. Pura e simplesmente mais recuperações de determinado jogador ou em determinado momento podem ser associadas a uma maior presença naquele espaço do adversário com bola comparativamente com outros momentos. Ou até a uma possível desorganização prejudicial à equipa mas que naquele curto momento concreto até foi benéfica.

Ainda assim quando o desnível é tão evidente leva-nos a querer saber mais. Não terei tempo para analisar pormenorizadamente os jogos de Portugal. Mas sem dúvida que a estatística apresentada em baixo faria que os jogos merecessem a tal análise, para se aferir se definitivamente a percepção avançada ainda antes da prova de que William Carvalho deveria obrigatoriamente comer os minutos todos deste Mundial continuaria a fazer sentido. Ainda que a resposta seja mais do que óbvia e clara, talvez não se esperasse uma influência positiva tão grande comparativamente sobre o concorrente directo. Uma opção verdadeiramente lamentável de Paulo Bento.



36 comentários:

Gandaia disse...

Quando se tem um seleccionador que não convoca os 23 melhores e ainda consegue dentro dos 23 colocar os melhores 11 jogadores em campo pouco mais se pode esperar que o que aconteceu.

William devia ter sido titular nos 3 jogos. E tal como ele outros que lá estão.

Candeias disse...

Precisamente! William e Amorim. Isto ja só contando no meio campo e com os tais 23 que foram...

José Costa disse...

só digo que ainda bem que o PB não colocou o William de início no jogo contra a Alemanha. Levávamos na mesma 4 golos e ainda havia meio mundo a culpar o William, uma vez que era o único "corpo estranho" na equipa tipo de PB.

O PB escolhe (sempre os mesmos) 11 jogadores e estão no campo. Não há treinos de coletivo, nem de lances estudados, nada. Já no Sporting o PB era igual. Não havia um lance estudado e o Sporting nunca marcou golos em bolas paradas, até de penaltie não marcava....

Anónimo disse...

De certeza que esses números são culpa do André Almeida.

PedroC disse...

Este é dos únicos blogs onde se discute realmente futebol...

Mas desculpem-me dizer...todos nós sabemos que na selecção nacional não joga quem o seleccionador quer, não vai quem o seleccionador quer, só vai quem os interesses deixam ir.

William de Carvalho já era falado por todos como jogador indiscutível na selecção, e só foi convocado depois disto:

http://foradejogo08.blogspot.pt/2013/10/william-carvalho-assina-por-jorge-mendes.html

Agora para ser titular na selecção...se calhar falta-lhe querer sair do clube onde está agora a jogar...para dar uns trocos a ganhar ao "dono".

Isto digo eu...

Portugal não é um país onde o mérito de uma pessoa seja tido em conta para a promover no meio de um colectivo.

Por isso é que os nossos maiores sucessos ultimamente são em áreas individuais...quer no desporto, quer noutras áreas da sociedade...

Prosinečki disse...

Demasiado evidente! Nem sequer seria necessário socorrer às estatísticas para prová-lo.

Ainda assim, este é apenas um de muitos equívocos nesta selecção nacional.

Anónimo disse...

Que site de estatisticas é esse?

Paolo Maldini disse...

ta ai numa das ultimas caixas comentarios (o link p o site9

Pedro Ribeiro disse...

Bem, pelos vistos vocês conseguem ver atributos no WC que eu não consigo. Também confesso que só vi 2 jogos dele na época passada (e o scp não ganhou nenhum), mas para quem andava perdido pela Suiça, para quem não pôs os pés nas competições europeias, e para quem a partir de janeiro só jogou para o campeonato, parece-me um exagero considerá-lo uma espécie de Pélé dos médios defensivos.
Falam em estatística, mas perante factos não há argumentos, e o facto é só um: no jogo em que ele participou, quando entrou Portugal estava a ganhar, com a entrada dele os EUA deram a volta ao marcador. E é o próprio WC a reconhecer isto: "Entrámos bem no jogo e chegámos ao golo, fizemos um boa primeira parte. Depois, na segunda parte, Portugal baixou um pouco de rendimento". Isto é um facto, quer gostem ou não.
E como existe liberdade de expressão, também se pode utilizar para o WC uma frase do autor deste post relativa a outro jogador: o WC ter ido ao mundial é quase um assassinato ao futebol.

Paolo Maldini disse...

há malucos para tudo Pedro...

Sérgio disse...

é isso mesmo Pedro!
Mas da próxima enche menos o copo.
Mas adoro que confesses que só viste dois jogos dele e adoro que aches que PT estava a defender bem na primeira parte.

Anónimo disse...

João Antunes diz:
Alguém que diz que o WC andava perdido pela Suíça nota-se que sabe e percebe muito do assunto... só se o viu numa esplanada em Genebra!

Pedro Manuel Anastácio disse...

Pedro
Portugal perde o jogo quando vesse na obrigação de ter que substituir novamente por lesão um jogador (neste caso o Almeida que apesar do que dizem estava a ser dos mais esclarecidos na defesa.....contem o numero de perdas de bolas e o numero de disputas diretas perdidas), vendo-se assim o Bento obrigado a "partir o meio campo" (como se ele estivesse alguma vez inteiro)
,deixando o Meireles e o Moutinho sozinhos no meio campo...

William varreu o que podia e o que não podia agora Meireles.....fez 2 aparições no Mundial sem nada de interessante mostrar, um zero absoluto....

Na minha opinião entrava o William ao Intervalo porque tinha de ser, o Almeida pelo Veloso (again) tinha de ser, agora após aquele periodo em que portugal estava pouco esclarecido no meio campo e ainda estava a ganhar só havia uma hipotese....Amorim pelo Meireles.........o meio campo ganhava logo outra vivacidade e dixavas o Moutinho mais perto do Eder...

Já agora é impressão minha ou temos mais um Almeida de cabelo comprido escurinho de pele e com mais velocidade???
Eder falha lances, dominios e etc de uma forma absolutamente confrangedora...

Gonçalo Matos disse...

Pedro,
Ha artigos aqui sobre o William. Nao tenho duvidas que era nesta competição o médio em melhor forma. E nao tenho duvidas que ele jogando, a selecção jogaria bem melhor. Ele tem maior capacidade de decisao e posicionamento que o Meireles e veloso juntos.

Schmeichel disse...

O que mais ouço/leio de amigos meus sobre o William é que só joga para o lado. Faz-me confusão que digam isso porque ele até me parece ser o nosso médio com maior capacidade de verticalizar o jogo. Simplesmente faz o que o jogo pede. Se ele não tem boas opções de passe na frente, vai colocar lá a bola? Quando teve essa possibilidade não hesitou.

Pedro Ribeiro, ainda bem que no Benfica não pensavam como você, se não o Eusébio teria sido remetido a ser uma segunda escolha (foram goleados em Setúbal estreia do Pantera Negra).

Se a equipa piorou (não me pareceu, acho que teve maior controlo sobre o meio do que na primeira parte) não é líquido que tenha sido o WC a piorá-la. Uma equipa são 11 jogadores, por exemplo se 10 jogadores de uma equipa dão um estoiro físico (não é o que penso que seja apenas o que aconteceu) a equipa piora, nem que o jogador que entra seja o Yaya Touré.

Dash disse...

Maldini, infelizmente há malucos que têm voz na nossa comunicação social. Vê estes dois posts do meu tasco (desculpa a publicidade) para veres que há realmente malucos para tudo e que muitos são jornalistas.

http://furialeonina.blogspot.pt/2014/06/o-record-e-o-grupo-cofina-no-seu-melhor.html

http://furialeonina.blogspot.pt/2014/06/estava-se-mesmo-ver.html

Martins disse...

Pedro, diz lá, o futebol é um jogo novo para ti, não é...?

André disse...

"para quem andava perdido pela Suiça" um tal de Pedro Ribeiro, perdido num comentário escrito sob forte influência alcoólica, presumimos, sob pena de termos de concluir que o autor da frase não percebe um caracol do jogo praticado com os pés.

Daniel Martins disse...

Pedro Ribeiro, ninguém te obriga a adorares o WC. Mas não reparares na melhoria da qualidade de jogo da selecção quando ele entrou e (principalmente) apoiares-te nesse facto de termos sofrido 2 golos depois de ele estar em campo, só significa que percebes tanto de futebol como eu percebo de lagares de azeite.

Alessandro Del Piero disse...

Bem, o comentário do Pedro Ribeiro foi das melhores coisinhas que já li. É que não acerta uma...foi tabaco do bom...

Roberto disse...

WC e inteligente e impõe bem o seu físico, mas a meu ver nunca será um jogador de top devido a sua lentidão e falta de intensidade.

Anónimo disse...

Baggio, achas que no segundo golo dos EUA o William podia ter feito mais? A zona onde o Bradley recebe era dele?

Abraço

Joao Silva

Mike Portugal disse...

Roberto,

"WC e inteligente e impõe bem o seu físico, mas a meu ver nunca será um jogador de top devido a sua lentidão e falta de intensidade."

Como o Pirlo, não é? lol

Joao disse...

lentidao e intensidade ? mas o futebol agora é atletismo ? roberto, o William vai ser um dos melhores na sua posição.

Anónimo disse...

Como é possivel alguem perder tempo a responder ao que o Pedro disse?

Por amor de deus, falemos de futebol e não de seres que o unico lugar deles neste momento é numa casa de desintoxicação ou numa reuniao dos alcoolicos anonimos!!

Roberto Baggio disse...

João Silva, passa no Posse de Bola. Está lá a explicação desse golo.

Quanto ao resto, isso hoje ta bom tá. A intensidade, a lentidão, os bancos suíços, a culpa dos golos hahahahaha. O que vale é que os nossos fiéis poupam o trabalho, respondem por nós, e ainda me fazem rir pra caraças. Obrigado amigos

Roberto Baggio disse...

http://possedebolla.blogspot.pt/2014/06/ha-que-levantar-cabeca-nao-ha-que-usar.html

João D. disse...

meu deus. eu a certa altura só achava que se tivessemos o william carvalho, e mais um, em os outros 9 ganhávamos aquilo. era só ver o homem tentar fazer passes entre linhas e avançar a equipa, que tava perdida à bruta. o problema é que ele tinha de fazer de 6,8 e 10 ao mesmo tempo!

ps: também achei que o eder fez alguns pormenores interessantes, ia buscar jogo e não dava pontapés à parva.

Anónimo disse...

Boas.
Dava para verificar se esses passes todos traduzem alguma alteração na dinâmica do jogo ou se aproximaram a equipa da fase de finalização? pq por x o passe pode ser para a frente mas colocar o colega numa situação com + adversários pela frente ou até recuar na dinâmica do processo ofensivo no sentido da finalização. O software faz isso? Será q vocês podem fazer isso? De repente só me lembro de um passe q realmente fizesse progredir o jogo no sentido da finalização, acho q já com 2-1, os restantes foram só para manter a bola.
Quando se diz q WC é lento isso é demonstrado no golo, q embora ele tenha saído em pressão teve mt tempo para fechar á frente dos centrais, e noutras jogadas em q é ultrapassado em condução. Numa equipa tipo Benfica q tenha de cumprir grandes distâncias em recuperação defensiva não tinha hipótese.
Miguel

Anónimo disse...

Olá,

Não consigo encontrar o site das estatísticas que se vê na foto, podem colocar aqui, por favor?

Abraço e obrigado

Roberto Baggio disse...

https://uk.eurosport.yahoo.com/blogs/the-rio-report/william-carvalho-sent-message-man-utd-scouts-140332305.html

Miguel, "Dava para verificar se esses passes todos traduzem alguma alteração na dinâmica do jogo ou se aproximaram a equipa da fase de finalização? pq por x o passe pode ser para a frente mas colocar o colega numa situação com + adversários pela frente ou até recuar na dinâmica do processo ofensivo no sentido da finalização. O software faz isso? Será q vocês podem fazer isso?"

O texto diz: "As estatísticas desenquadradas explicam pouco ou nada. Nem sempre um passe que chega ao destino é um bom passe, e nem sempre um passe que não chega transporta uma má ideia. As recuperações também podem ser bastante falaciosas. Pura e simplesmente mais recuperações de determinado jogador ou em determinado momento podem ser associadas a uma maior presença naquele espaço do adversário com bola comparativamente com outros momentos. Ou até a uma possível desorganização prejudicial à equipa mas que naquele curto momento concreto até foi benéfica.

Ainda assim quando o desnível é tão evidente leva-nos a querer saber mais. Não terei tempo para analisar pormenorizadamente os jogos de Portugal. Mas sem dúvida que a estatística apresentada em baixo faria que os jogos merecessem a tal análise, para se aferir se definitivamente a percepção avançada ainda antes da prova de que William Carvalho deveria obrigatoriamente comer os minutos todos deste Mundial continuaria a fazer sentido."

E penso que todas as tuas questões ficam respondidas com isto.

"Quando se diz q WC é lento isso é demonstrado no golo, q embora ele tenha saído em pressão teve mt tempo para fechar á frente dos centrais"

Então se ele é lento, Moutinho, que é o único culpado porque TINHA QUE SER ELE a fechar esse espaço, é o quê?!

Vocês entendem que um gajo não pode fazer tudo certo?!

"Numa equipa tipo Benfica q tenha de cumprir grandes distâncias em recuperação defensiva não tinha hipótese."

Estás enganadíssimo. O Benfica é das equipas mundiais onde as distâncias que eles têm de recuperar são menores. Tudo junto, tudo próximo, tudo perto. Pelo que no SLB, treinado por Jesus, ele seria top.

Quanto ao resto, acho que tu mesmo podes fazer esse estudo sobre os passes do William. É reveres o jogo, e tirares as tuas próprias conclusões.

Roberto disse...

Comparar WC a Pirlo??????
Agora gostava que o comparassem a Pogba por exemplo, isto para não sair da Juve.

F.Redondo disse...

Mas desculpem lá qual é a duvida que o W.Carvalho foi claramente o melhor médio de Portugal em campo no periodo que jogou?
Agora também é verdade que na minha opinião que acusou mto o desgaste o rapaz estava no final com muitas dificuldades e revela-se algo lento a reagir, contudo mesmo lento efectuava recuperações de bola e entregava a bola jogável.

Do M.Veloso retenho um lance com o Nani que prova a qualidade/inteligência do jogador ao chutar na direcção do Nani na tentativa de lhe passar uma bola junto a linha lateral já perto da área dos EUA na 1 parte em que fica o Nani a esbracejar com o M.Veloso e berrar-lhe...

Não vale agora apena falar de A ou B ou C, a realidade é esta o Paulo Bento tem de apresentar demissão porque esta campanha não foi má ou péssima foi simplesmente atroz. Não interessa se em Portugal ha jogadores de pouca qualidade ou muita se podiam ter ido o X ou Y, a Costa Rica com menos recursos chegou mais longe, além da organização e mérito um factor importante foi não termos convocado jogadores lesionados...

É apenas a minha opinião podem critica-la, mas acho que é uma análise válida, não vale a pena falar de jogadores ou ate de tacticas quando a base está toda mal ... e nisto refiro me a equipa tecnica e estrutra tecnica e medica.

Neste momento ia buscar o Jessualdo Ferreira para seleccionador que está disponivel certamente para o cargo, um senhor que percebe de futebol como poucos em Portugal e com a idade que tem diria que pouco influenciavel para as pressoes de presidentes ou agentes...

Nuno Ferreira disse...

Adivinhem quem e o rei do passe no mundial ate agora?

intrigante:

http://t.co/VA8jbAD9IF

Anónimo disse...

Sou so eu ou voces tb conseguem ver muito do zidane em wc?
Quando alguem o comparou com pirlo ate me fartei de rir. Mas qual pirlo? Wc ja mete pirlo no bolso. Como alguem disse e bem wc vai ser o melhor do mundo na sua posicao e eu acrescento que sera ainda melhor do que zidane alguna vez foi.

LUIS REIS disse...

Acho muita grança quando se referem á percentagem de passes certos de William Carvalho, os passes que faz são sem risco, praticamente para o lado, pelo que até considero que face á dificuldade dos seus passes a percentagem nunca deveria ser inferior a 100% de eficácia... William Carvalho é um jogador com potencial, mas muito verde ainda como se viu por exemplo no jogo contra o Gana. Carvalho têm a bênção da comunicação Social que tenta elevar a um nível que ainda não possui, para evoluir para níveis competitivos mais acima necessita de ir para campeonatos mais competitivos