quinta-feira, 31 de julho de 2014

Eric Dier chega ao Tottenham

O melhor central formado em Portugal nos últimos muitos muitos anos (apenas Ilori se aproxima) partiu e não voltará. Infelizmente nem para a selecção.

Recordamos as primeiras impressões.

"Tem dezoito anos e está no primeiro de sénior aquele que poderá ser já o melhor central do Sporting. O seu potencial é imenso, mas é também a sua habilidade actual que faz justificar mais vezes a chamada.

Como lateral demonstrou qualidade posicional, mas adivinhavam-se dificuldades técnicas. Com pouco espaço perdeu dezenas de bolas. Más recepções, maus passes. Alguns previsivelmente fáceis. 

Hoje, como central, talvez pelo hábito do espaço e pela repetição das situações que enfrenta pareceu um jogador totalmente diferente, também em termos técnicos. 

Verdadeiramente impressionante não só a sua qualidade, mas sobretudo a personalidade. O miúdo tem dezoito anos e não se coíbe de procurar levar o Sporting à vitória. Como central soube na maior parte das vezes escolher e executar o melhor passe. O seu passe (que diferença ?!) quebrou várias vezes sectores e corredores adversários. As suas subidas com bola dominada foram bem possívelmente o que de melhor o Sporting criou em todo o jogo. No golo do empate, progride, fixa e solta em Cédric. Não que se deva dar especial importância à assistência porque o golo do lateral fala por si. Todavia, não foi esse o único lance em que descompensou a organização adversária.

Foi com larga distância para os demais, o melhor jogador ofensivamente do Sporting. Se as suas saídas descompensam a equipa defensivamente? Não têm necessariamente que descompensar. Há que pegar nas qualidades do miúdo e integrá-las num modelo de jogo que as potencie. Contra o Nacional, não foi somente uma ou duas vezes em que progredindo, foi possível vê-lo com o braço a sugerir a Gelson que baixasse. De todas as vezes que indicou o caminho ao suiço, este nem um passo ao lado se moveu. E nisto a responsabilidade não poderá, seguramente, ser atribuída ao prometedor central inglês.

Já lá vão muitos anos, desde que o Sporting não tem um defesa central que prometa qualidade no momento ofensivo. Tal como Patrício começou a jogar no momento oportuno, Dier tem de ser aproveitado desde já. Não se pode adiar o futuro de quem joga assim!" Aqui.

"O clube grande precisa desesperadamente de vencer. Há um livre, naquela que será a última oportunidade para aproximar a equipa da grande área adversária. Em campo estão vários jogadores internacionais. Vários jogadores bem pagos e com estatuto importante. Enquanto em fundo parece ouvir-se o canto do cisne-branco, o treinador da equipa que desesperadamente procura os três pontos ordena que a responsabilidade do último lance do jogo saia dos pés de um miúdo que afinal ainda é júnior. Um miúdo ainda com pouca experiência. Um miúdo ainda mal pago perante os demais. O que é que isto diz da personalidade/qualidade de Dier? 

A época está perdida. Só alguém sem noção da realidade poderá crer que o terceiro lugar é um objectivo realista. Os habituais titulares no centro da defesa são uma tragédia. Há um miúdo que começando a jogar desde já pode até tornar-se bem cedo numa referência do futebol europeu. Aparenta mais qualidade, mais classe, num dedo do pé que todos os outros no corpo inteiro. Há alguma razão para adiar o futuro de quem promete tanto? Se crê que há, é seguro que também fez parte do lote dos que teriam adiado o futuro de Patrício. Pois acredite que o guarda redes leonino não seria hoje o jogador que é, se não levasse já uns anos "disto". 

Patrício jamais poderá esquecer Paulo Bento. Que Eric recorde Vercauteren. A última decisão do treinador leonino no jogo na Choupana, assim o parece indiciar. Só com muita experiência de jogo o inglês atingirá o patamar que o seu potencial adivinha.

P.S. - É notável a capacidade de se reinventar do Sporting. Tudo pela sua academia. Que as opções tomadas para a presente época e futuro (?!) na formação leonina não estraguem o que de melhor o Sporting teve na última década." Aqui.

Quanto valerá financeiramente em duas épocas a magnífica dupla de centrais que o Sporting vendeu nos últimos 12 meses (Dier e Tiago Ilori)?

15 comentários:

Anónimo disse...

Podiam ter negociado com o FCP 50% do passe e daqui a uma época saia por 30m ou mais. Ainda para mais o jogador inglês é o mais caro do mercado. Os dirigentes do SCP são idiotas.

Jay disse...


Maldini,

Não querendo aqui retirar culpa à direção do Sporting (que a tem, seja a do Bruno ou do Godinho) - e continuando o que tinhas dito no Posse + tendo em conta o comunicado - como achas que o Sporting devia ter procedido? Estou curioso por perceber, dado o ar de 'mãos atadas' que o Bruno parece mostrar no comunicado?

Claro que o óbvio era ter posto o Eric e o Ilori a jogar desde o início, desde a altura do Jesualdo... Mas...

É culpa do Bruno de Carvalho o Leonardo Jardim preferir o Maurício e o Rojo? A ser verdade, é culpa do Bruno de Carvalho existir aquela cláusula parva? É culpa dele ele não querer renovar?

O Dier tem 20 anos... Provavelmente seria titular este ano... Se não se explica pelo dinheiro, só se poderá explicar por ele não acreditar no projecto... ou nas pessoas que o formam (o que é contraditório, visto que o Marco o pôs a titular em quase todos os jogos da pré-época)...

Se há 18 meses o dinheiro não importava, então o que dirias que está por trás atualmente da situação?

Jay disse...


Ó Maldini,

E já agora, esta situação do Dier dos últimos 18 meses - inclusive o Leonardo não apostar nele - não se terá devido ao sr. Eric Dier querer manter aquela cláusula ativa podendo a qualquer instante saltar fora? E o Sporting nesta história, como era?

O Dier queria que lhe reconhecessem valor. Tudo bem. Então que também reconhecesse valor ao Sporting e à nova direção e renovasse, com melhor salário (já que o dinheiro não importava), com mais anos de contrato E SEM A CLÁUSULA. Recordo que esta situação chegou a levar à 'promoção' do Semedo no início do ano passado antes do Maurício vir... Chegou inclusivamente a jogar o Troféu 5 Violinos e a meter um golo...

DC disse...

Não me parece que o Ilori vá valer muito numa ou duas épocas. O Dier tem muito maior probabilidade.
O Ilori tem menos talento que o Suso e veja-se como anda o Suso lá por Liverpool.

Anónimo disse...

Acho isto tudo um exagero...dá a sensação que quem escreve o blog são miúdos. O que me deixa fulo, sinceramente, nem é o valor do jogador que para mim é vulgar (o tempo o dirá), é a forma como sistematicamente os jovens da formação deixam o clube! Há que reflectir bem sobre isto tudo!

Tywin Lannister disse...

«Quanto valerá financeiramente em duas épocas a magnífica dupla de centrais que o Sporting vendeu nos últimos 12 meses (Dier e Tiago Ilori)?»

Provavelmente muito menos do que valiam aquando das suas vendas.

E no caso do Eric Dier, depois de tudo o que disse, ele e o pai, fica muito mal na fotografia, mas cada um escolhe a porta pela qual quer sair e o luso-inglês escolheu uma porta bem pequenina.

Com ou sem lesões, Leonardo Jardim acabou por prestar, talvez inadvertidamente, um bom serviço ao Sporting, colocando Dier como terceira opção para o eixo da defesa.

Tywin Lannister disse...

«Anónimo disse...

Podiam ter negociado com o FCP 50% do passe e daqui a uma época saia por 30m ou mais. Ainda para mais o jogador inglês é o mais caro do mercado. Os dirigentes do SCP são idiotas.»


Idiotas são estes anónimos que já se esqueceram de como é que João Moutinho foi vendido. Aliás, o FC Porto ainda nem um cêntimo pagou do dinheiro que está em dívida para com o Sporting.

É com cada disparate...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Excelente jogador. Gosto muito.

Hugo disse...

Há uns dias atrás, deparei-me com uma publicação do vosso blog e pensei para mim mesmo:
"Que bela lufada de ar fresco na forma de ver e pensar o futebol"
Devo confessar que, em parte, também o pensei pelas análises que não só bloggers mas os próprios comentadores dos textos deixavam.

Ora, como nada nem ninguém é perfeito, deparo-me hoje com a seguinte frase:

"O melhor central formado em Portugal nos últimos muitos muitos anos (apenas Ilori se aproxima) partiu e não voltará. Infelizmente nem para a selecção."

Não sei sequer o que dizer relativamente a esta frase!

Quer dizer então que jogadores como Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Pepe, (até)Bruno Alves, são não só, todos piores que Dier como também piores que Illori?
O que é que Dier ou Illori provaram até agora para merecer tamanha distinção?

Depois, não contentes, vem um post seguinte que diz que "O Sporting perdeu o seu melhor central".

Oh meu Deus, eu até gostava do Dier e não o acho mau central, mas O MELHOR?

Mais uma vez pergunto, em que é que se baseiam para tais afirmações?

Fico extremamente desiludido com, não um, mas DOIS posts sobre o mesmo assunto, reforçando uma opinião que não tem qualquer sentido a nível factual.

Um jogador que na maioria das vezes que apareceu não comprometeu mas também não deslumbrou. Um jogador que, ao contrário do que aqui é dito, tem gravíssimas falhas a nível posicional, de aceleração e (segundo o que é explicado pelo clube e até à data não refutado pelo jogador ou agente/pai) acima de tudo uma gravíssima falha de personalidade, é afinal o melhor central formado em Portugal nos "últimos muitos muitos anos"?..

Resta-me, talvez, lembrar que no ano passado o Sporting sem Dier a titular na maioria dos seus jogos foi a 2ª defesa menos batida do campeonato (sendo que o Dier fez 16 jogos e não sei quantos golos foram sofridos nesses mesmos jogos) com 20 golos sofridos, não havendo, portanto, razão aparente para se desfazer uma dupla (Rojo-Maurício) que dava garantias de solidez.

Em jeito de conclusão, permitam-me ainda questionar se achariam então viável o Sporting apostar e dar minutos a um jogador que pelos vistos estava condenado a ser vendido por 5.000.000€, por não termos capacidade de igualar salários de tubarões que vivem realidades financeiras totalmente distintas do clube? Ou algum de vocês acha que por muitos minutos que lhe fossem dados essa cláusula iria, como que por magia, desaparecer?

Não concordo, de todo, com as análises sensacionalistas aqui deixadas, apesar de respeitar que tenham uma opinião diferente da minha.

Sugeria apenas que, ao invés de se mandar "postas de pescada" para o ar em jeito de crítica a uma (inevitável) transferência, se trouxessem para cima da mesa factos que suportem opiniões tão descabidas como Dier ser "o melhor central formado em Portugal em muitos muitos anos".

SL

Paolo Maldini disse...

Hugo, para afirmares que um jogador tem falhas ao nível posicional, devias saber quais são os princípios do jogo e em função desses que posicionamentos requer o treinador. Coisa que duvido que saibas ...

contestas o melhor central formado nos ultimos mts anos e dás 4 nomes que foram formados há 10 ou mais anos atrás. Oi?! Isso não vai ao encontro do que aqui se diz?

Vens dizer que X ou Y (centrais) são bons pq sofreram X golos. Oi?! Mas, fazes ideia do que é defender no futebol?

O que é não deslumbrar? Podes explicar concretamente por acções do Dier ou de qq outro central? Para saber o que é não deslumbrar?

quanto à falha de personalidade só posso concluir que as pessoas tapadas comem toda a merda que os seus líderes lhe dão... Tu conheces o Dier? Já privaste com ele? Em que te baseias para dizer isso?é que eu já. E já agora, com o Jorge Andrade também, que... foi formado há tantos tantos anos que não entra nas contas :)


Portanto, este blog nunca poderá ser uma lufada de ar fresco para ti, porque tu nunca entenderás o jogo ou o que o envolve. Tens ai muitos blogs atractivos, esquece este...pq aqui vais sp concordar com o que disser bem do teu clube e discordar com o que não disser bem...

a gerência não quer cá quem para além de não perceber nada do jogo, julga entendê-lo

Destruidor de Jogo disse...

É muito curioso ver estes broncos que vêm para aqui dizer que o blog é uma lufada de ar fresco sem compreenderem (ou compreendendo com imposições e limitações) o que faz deste espeaço uma lufada de ar fresco.

Para os burros que ainda não perceberam, o que aqui se faz é discutir-se futebol sem a cedência à ditadura das banalidades que contamina os comentadores e adpetos de futebol.

Os autores têm conhecimento, opiniões, e como em todas as áreas de actividade, essas ideias têm de ser propagadas para prosperar. O problema é que qualquer idiota vê futebol, e não está preparado para ser confrontado com o divertido mundo das opiniões próprias e pertinentes.

Basta nós pensarmos no futebol sem cedermos à ditadura das banalidades, para ficarmos à vontade em ter a opinião que o Dier é o melhor central formado em portugal nas últimas décadas, a par do Ricardo Carvalho. Muito melhor que Pepes e porcarias do género.

Se as coisas não forem bem assim, certamente que isso é menos absurdo do que considerar que as bestas do Maurício e do Rojo são melhores que o Dier.

E é tão óbvio que o Dier devia ter sido titular na época passada que até dói.

Preferia que o William saísse. Há o Rosel para o substituir.

Agora ver aquelas duas bestas a jogarem a centrais na Champions até me assusta. (E não me venham com a banalidade do "sofream poucos golos no último campeonato"; as coisas são mais complexas do que isso, e ainda bem que o são.)

Hugo disse...

Bem, Maldini, verdade seja dita não sou nenhum profissional, apenas um adepto de futebol que tem uma opinião.

Podes-me ver como um novato, sem qualquer noção dos tais "princípios do jogo" e "requisitos do treinador" porque é a verdade, nunca estudei o assunto a fundo.

Não me verão certamente com printscreens de lances com linhas desenhadas no paint a comprovar teorias, simplesmente porque não tenho conhecimento para o fazer.

Ao contrário do que dizes, eu não disse que os centrais são bons porque sofreram X ou Y golos, disse que aceitava que não se mexesse na dupla de centrais, porque funcionavam bem e davam garantias.

Quanto ao "deslumbrar", posso dar um exemplo muito concreto sim. (Calma que isto pode espantar-te, porque eu afinal vejo futebol para além de alvalade).

O Garay é um exemplo claro de um central que me deslumbra.

Um jogador com uma noção de espaço e tempo fantásticas (muita da sua evolução a esse nível deve a Jesus certamente), cometendo consequentemente muito raramente erros a nível posicional, e fazendo ainda passar despercebidos os dos colegas. Um central que apesar de ter semelhanças com Dier, principalmente no "trato da bola" e a forma imponente de jogar de frente para a mesma (ponto mais forte do Dier, a meu ver), era tão bom ou melhor que o Dier em qualquer uma das duas. Um central que raramente (para não entrar em loucuras e dizer nunca) é sentado deixando os rins no sítio, como Dier ou mesmo o seu antigo companheiro Luisão.

Isso é um central que me deslumbra. E desculpa não me expressar melhor, mas não sei mesmo como fazê-lo em termos técnicos que certamente dominarás. Espero ter sido suficientemente explícito, num texto tão curto, quanto à minha visão do que é um central que deslumbra.

Hugo disse...


Não conheço Dier nem nenhum jogador, nem tenho que vir para aqui gabar-me de os conhecer, sou um mero adepto com a sua própria visão das coisas.

A minha opinião é baseada na merda que me dão a comer? Talvez.

Mas essa mesma merda que me puseram à frente foi refutada por alguém?

O Dier não trocou o clube que dizia amar por dinheiro, não dando sequer a ele próprio a hipótese de se tornar titular (e o Marco Silva até estava a apostar nele) no "clube do coração" e DEPOIS então ir ganhar dinheiro, se calhar bem mais a sério, dando ao mesmo tempo a ganhar ao mesmo clube que investiu na sua formação ao longo de tantos anos?

Isso para mim é um sinal nítido da tal falha de personalidade que enunciava, mas se calhar sou só eu que estou escaldado com casos anteriores e estou a descontar no miúdo, não leves a mal.

Não precisas é de levar a minha opinião sobre as pessoas com quem "privaste", a peito, eu afinal não percebo nada disto não vale a pena exaltares-te por tão pouco!

E já agora, tendo em conta o facto de eu não perceber nada disto, que fizeste questão de deixar tão evidente, se calhar, já que eu sou o tal burro com palas que só vejo o meu clube e as notícias que falam bem dele à frente, devias discutir o porquê de ele não ter sido nunca aposta para titular a central com o Prof. Jesualdo Ferreira ou com o Leonardo Jardim, que também não devem perceber nada de futebol para nunca lhe terem dado tal oportunidade.

Entretanto, vou esperar ansiosamente por algumas coisas, nomeadamente:

- Que alguém do lado do Dier venha anunciar publicamente que o presidente do Sporting é um mentiroso (que é o que ele é segundo o teu ponto de vista).

- Quer o Dier mostre que tens razão e que é o melhor central formado em Portugal nos últimos MUITOS MUITOS anos, ao contrário do segundo melhor, que continua por aí perdido.

- Que faças um Post cujo título seja "O Benfica ofereceu o seu melhor central e um dos melhores do mundo na sua posição por metade do lucro que o Dier deu ao Sporting".

E podes ter a certeza que aqui estarei para aplaudir qualquer uma delas.

Continuarei também a acompanhar as vossas publicações e as análises das pessoas que aqui comentam as mesmas, apenas porque sou um curioso e gosto de aprender, independentemente de pelos vistos estar destinado a NUNCA compreender o jogo ou o que o envolve.

(A panóplia de piadas que podia fazer em seguida não tem fim..)

A única coisa que esperava REALMENTE de um blog onde, segundo consta, o debate é saudável, era um pouco mais de respeito por alguém que não sendo nenhum profissional da coisa, no final de contas só tem uma opinião diferente da da "gerência". (e o burro sou eu?)

Não esperava com toda a certeza, ver a minha opinião abandalhada dessa forma, e nesse sentido dou-te toda a razão quando dizes que sou capaz de estar no sítio errado, pois como te disse no primeiro comentário respeito a tua ou qualquer outra opinião, por muito diferente que seja da minha.

SL

Hugo disse...

Ao Sr. Destruidor do Jogo,

Colocando de parte todos os nomes que me chamou pelo caminho e não respondendo na mesma moeda..
(Sim, porque sempre me ensinaram que ter uma discussão com um idiota seria sempre mau pois ele baixar-me-ia ao seu nível e depois vencer-me-ia sempre por experiência.)

Acho apenas piada à frase onde indica que "Basta nós pensarmos no futebol sem cedermos à ditadura das banalidades" para.. cedermos à ditadura de ter uma opinião igual à sua.

Fantástico!

Melhor que essa só mesmo a do era melhor sair o melhor jogador do último campeonato que um suplente!!

Destruidor de Jogo disse...

Oh pá, Hugo, por favor não te faças de coitadinho, que não há nada de mais irritante e aniquilador de uma discussão do que vires-me com esses moralismos baratos.

É óbvio que o meu comentário não foi dirigido a ti em particular. Deu-me jeito foi usar muitas das ideias que apresentaste, para escrever as ideias que estam presentes no meu comentário.

Até porque o teu comentário foi muito mais equilibrado do que aquele anónimo que disse que os autores do blog parecem miúdos só porque têm opiniões diferentes daquilo a que estamos habituados a ouvir pelos especialistas de banalidades futebolisticas como os Joaquims Ritas ou os Ruis Brázes.

E como esse anónimo há muitos, que tiram toda a piada em discutir-se futebol.

E quando dizes "Melhor que essa só mesmo a do era melhor sair o melhor jogador do último campeonato que um suplente!!" Quem cai no gozo inócuo és tu, em vez de argumentares.

E no fundo isso acaba por te incluir no grupo de cabeças duras que não estão propensos a olhar para o futebol para além das suas banalidades.