sexta-feira, 11 de julho de 2014

Individualmente, o que é jogar bem? De que forma podemos aferir a qualidade de uma exibição individual?

Voltando ao propalado desaparecimento de Messi, é importante esclarecer. Afinal, que ingredientes tem uma boa exibição individual?

Talvez porque e apesar dos belos golos que somou, ainda não driblou três ou quatro concluindo com êxito uma jogada individual muitas são as opiniões de que está desparecido.

Mas, afinal o que é jogar bem?

Observamos a participação de Messi na partida com a Bélgica e percebemos que para ter sido perfeita bastaria mudar três, quatro porcento do que fez. Se o jogo nunca lhe proporcionou situações em que pudesse ser feliz indo para cima de dois ou três, deveria o argentino ter forçado algo cujas probabilidades de êxito eram inexistentes? 

Óbvio que não. Jogar bem é tudo o que Messi tem feito a cada partida do Mundial. A tomada de decisão surge em função do contexto. E com um contexto diferente percebe-se ainda mais a inteligência do argentino. Não forçando o que está condenado ao inêxito, mas que levaria a que todos delirassem (procurar driblar todo o mundo), demonstra que cria e não se recria. A cada toque, a cada posse, sempre bem. Jogadas sempre com seguimento e praticamente sempre a transformar as situações de jogo com que se depara em novas situações com menos oposição e melhor enquadramento. Ou seja, proporciona aos colegas mais possibilidades de êxito.

Isso é jogar bem. Proporcionar situações cujas probabilidades de serem transformadas em golo são bastante maiores do que aquelas que tinha antes.


Observando o video.
Logo aos 30 segundos. Situação de 3x5 bola no meio do meio campo defensivo da Argentina quando Messi lhe toca. Quando solta, 2x2 já na grande área com possibilidades de finalização.

No lance do golo. Apertado pelos dois médios belgas e na próximidade de um terceiro. De 4x7 rapidamente para 3x4 quando Di Maria recebe

Pelo 1.50 do video. Algures um 4x10? para um passe entre linhas a eliminar os quatro adversários que o rodeavam. A recepção não é perfeita, o passe ainda que elevada dificuldade podia ter saído um centímetro mais baixo. De 4x10? para 3x4?

A 2.45. De 3x6 no meio campo defensivo para 1x0 com Di Maria que puxando para o pé esquerdo ficou em 1x1

3.40. Em 3x7, individualmente dribla dois, deixando para trás da linha outros 2, ficando 2x3 e é travado em falta.

5.25. Em 3x9, passe interior a eliminar 5 adversários, 3 estavam ao seu redor. Fica 2x4 no corredor central. O árbitro apita para intervalo quando apenas mais um toque na frente eliminaria a linha de 4 defesas belgas

Em praticamente todas as outras acções mesmo não desequilibrando, sempre bem, a dar seguimento. O seguimento possível e mais adequado em função da ausência de opções.

Uma grande exibição individual é tudo isto. Perceber a situação de jogo, o contexto e torná-la melhor, com mais possibilidades de fazer a sua equipa chegar ao golo. Não é pegar na bola e forçar quinze ultrapassagens a cinco jogadores para quem sabe se as estrelas estiverem alinhadas fazer um golo e perder por dois a um, porque das outras catorze más decisões dois contra-ataques deram golo.

Podemos facilmente concluir que a única coisa que está desaparecida é o cérebro de quem vê futebol sem perceber sequer que jogo é este que levou a que em devido tempo os alemães alertassem os brasileiros para olharem ao seu redor...

45 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico! o que leva a cegueira mental a fazer... agora descobre-se que não fazer a ponta de um corno é o efeito lógico de uma boa decisão!... eu também gosto do messi e acho-o o melhor jogador do mundo quando está em pleno potencial, mas há que tirar as palas dos olhos: esta época, não esteve ao seunível. se isso ainda não é suficiente para dizer que há outros melhores, é outra história...eu comparo-o apenas com o que ele já foi.
Qd vês um tipo como o Vlaar a tirar a bola a Messi como se fosse um Van Baresi, tens que perceber que o rapaz não está bem. ninguém disse que ele não está bem porque já não finta meia equipa adversária: ele não está bem porque nem sequer consegue tirar um cepo do caminho!...perde constantemente bolas exatamente porque tentou fintar - vê o último jogo sff - e já não o consegue. quanto ao resto: houve algum passe genial que tenhas visto?...alguma dose de criatividade que nos diga que o "M" argentino é de messi e não de maradona? - estás como o Scolari em relação ao brasil, não se passa nada, está tudo como dantes...

Paolo Maldini disse...

último parágrafo.

Anónimo disse...

O jogo que fala o 1º anónimo é aquele que o Messi isola 2 colegas, com jogadas de mestre?

DC disse...

Grande texto e grande resposta ao anónimo :D
Apetece-me ir esfregar este texto na cara de muita gente mas ia dar ao mesmo. Eles acham que o melhor jogador do mundo é o Sabry.

H disse...

Caro Paolo,

Totalmente de acordo com a análise, e normalmente de acordo com a vossa visão do jogo, que sempre gosto de ler.
Permita-me só uma nota sobre algo que me aborrece, porque sinto que não me permite ficar a 100% satisfeito com o que leio. Quando misturam a argumentação com considerações algo insultuosas para quem vos lê e não concorda convosco - vide último parágrafo, não havia necessidade, aborrece quem vos lê de mente aberta e "cutuca a onça com vara curta".
Baixa logo o nível da discussão subsequente, e parafraseando - se descermos ao nível dos idiotas, eles ganha-nos por experiência.
E o vosso blog nem é tão useiro nisso como, por exemplo, o Entre Dez, aí nem consigo dar razão aos autores de tal forma são agressivos sem provocação - embora a argumentação futebolística possa ser impecável.
Continuação de boas análises, cumprimentos,

Roberto Baggio disse...

Primeiro anónimo, peço desculpa pelo atrevimento do Maldini kkkkkkkkk

Paulo Kazemba disse...

Caros,

axo que és dele mas o messi um baresi? onde um libro pode ser na comparação a um avanssado? ja nao para dar que falar das perdas na bola e chutoes no esférico, tudo seco. Axo que messi tem fez movimentacoes manhosas a desarticular a equipas apanhadas no contrapeito mas o que fez o muller também??

Fica a pergunta!

Hugo disse...

Concordo com quase tudo o que foi dito aqui...texto principal e comentários.

Por um lado percebo o que o anónimo quis dizer e tenho a mesma opinião. Messi não está, nem de perto nem de longe, perto do que pode fazer. Ninguém diz que ele é mau, ou que não toma boas decisões, mas se há uns meses era quase impossível pará-lo no 1x1, hoje são inúmeras as vezes num jogo em que ele é batido, seja por falta de força, velocidade ou explosão. Muitas vezes uma jogada morre nos pés dele, por falta de velocidade/ritmo/o que lhe quiserem chamar.

Mas, claro, por outro lado, os pés são os mesmos, e portanto a qualidade para fazer tais passes está lá. E é isso que vocês realçaram.

Finalmente, também concordo com o H. Este blog é de enorme qualidade, e fico grato por finalmente ler textos de alguém que realmente percebe de futebol, em vez dos disparates que se lêem pela internet fora, mas certos comentários são desnecessários. Não este necessariamente, já que teve a dose de ironia que tanto gosto, mas passa uma certa ideia de arrogância e prepotência, que de certeza que não quererão que vos seja associada. Haverá sempre quem discorde das vossas opiniões e vice-versa, só vos fica bem tentar converter essas pessoas =)

CD Tosco disse...

Maldini quantas bolas perdeu o Messi no ultimo jogo?
Tive a contar e foi mais de uma dúzia e muitas por não conseguir fintar o 1º adversário ou passes completamente falhados.
Foi sempre a melhor decisão?
Pra mim Messi é o melhor jogador do mundo a larga distância de todos os outros, mas dizer que ele têm tado bem é não querer ver a realidade, mas pronto continua achar que os outros são todos burros e tu és o único iluminado.

Anónimo disse...

Messi - Mesmo com lesões ao longo da temporada, mesmo fora de forma como muitos afirmam, em 46 jogos, faz 41 golos! Digam-me outro jogador que tenha feito tantos golos como o Messi, com excepção de CR 7!

Aos golos marcados, junta ainda 11 assistências para golos na Liga espanhola, o que demonstra que não é somente um homem golo, mas que assiste também!

No mundial, já fez 4 golos, tem 1 assistência para golo e apenas fabricou/participou na jogada do outro golo da argentina! Tudo muito pouco para quem está fora de forma e não ganha um lance, não faz uma finta, não consegue vencer no 1 contra 1 a ninguém. Só é pena que no futebol os melhores futebolistas do mundo não sejam os campeões de freestyle, virtuosos que fintam todas as pessoas e mais algumas!

Quando aprenderem a ver que o futebol é muito mais do que corrida e fintas, perceberão muito mais do jogo e das suas consequências!

Roberto Baggio disse...

Converter? Temos "mais que fazer" não achas?
O Messi era quase imparável no 1x1, porque na verdade nunca era 1x1. Eram 3x3, 4x4, 3x4. Percebam que posicionamento dos colegas é essencial para todo aquele sucesso que ele tinha nas acções individuais. Que muito, muito, raramente eram descontextualizadas por isso mesmo.
Achar que o estrondoso sucesso das acções individuais do Messi está dissociado do colectivo é mais uma vez remeter ao último parágrafo. Ah isto é a minha opinião, para não parecer arrogante kkkkkk

Cumprimentos

Ricardinho disse...

Concordo plenamente com o facto do Messi ser um génio e que está a anos luz de todos os outros mas também acho que se ele estivesse melhor fisicamente conseguiria muito mais rendimento neste mundial que tirando a Alemanha e talvez a Colômbia deve ter sido o mundial com o pior futebol praticado pelas equipas que passaram a fase de grupos!

Um Zero disse...

Sabemos que o verdadeiro Messi é o que vomita. ;) A Toalha do Eusébio

Gonçalo Matos disse...

Messi é tão bom, que mesmo debilitado fisicamente é o maior desequilibrador numa selecção que tem dos maiores desequilibradores do mundo.

E nem é preciso ver os números no mundial, como também nao preciso dos numeros do Muller pra dizer que tem estado a um nivel altissimo.

Interessante perceber-se que o que se elogia no Muller é o que o Messi tem feito igualmente. Ou então muita gente elogia outras coisas no jogo do Muller..

DC disse...

Não percebem que Messi por fintar menos não está pior, está melhor. Não está menos explosivo, está mais inteligente e criterioso.

Anónimo disse...

Barcelona, Messi= Dr. Fuentes. Sabem de quem falo, nao sabem?? Por isso, a velocidade messiana acabou. Baggio e Maldini, que nomes tao aportuguesados. Deixem-se de tretas.. ...

NN disse...

Eh pa, nao reconhecer que o Messi já não tem as mesmas capacidades fisicas de outrora e que por consequencia a taxa de sucesso do seu drible diminuiu uma coisa parva, é ser tao cego como aqueles que quando Messi estava no seu auge, o comparavam com outros jogadores do presente e do passado, e nao percebiam o monstro que ali estava.

Não é só pelas situaçoes de superioridade numérica! Messi já nao consegue, simplesmente não consegue passar pelos adversários com a mesma facilidade. E o que levava Messi à qualidade de um extraterrestre era ter tudo tão bom como outros grandes génios, e somado a isso, e muito melhor que todos os outros, do passado e presente, o seu drible imparável! A velocidade de execução imparável! Ora Messi já não tem o mesmo drible nem a mesma velocidade de execução. E sem duvida que este Mundial será a consagraçao de Messi como o melhor de todos os tempos, mas na fase descendente da sua carreira.

Aposto com voces que nunca mais irá fazer acima de 40-45 golos por epoca(nao era o drible mas a inacreditavel velocidade de execuçao que lhe permitia aqueles numeros). Aposto com voces que nunca mais será tão determinante a criar desequilibrios como outrora foi(embora esta analise já nao se consiga fazer de forma objectiva como a primeira)

Ah e tal o Messi não dribla porque bla bla decisão. Tretas. Não sei se será possivel ter acesso a uma estatistica que nos dirá muito. Messi acumula muito mas muito mas muito mais bolas perdidas em media neste Mundial ou na ultima de epoca de Barça que no resto da sua carreira! É que ele continua a tentar, mas qualquer jogador comum consegue hoje em dia rouba-la.

A serio que cairam uns pontos na minha consideraçao com estes posts sobre ele. Pá, há coisas que são muito evidentes para voces e que eu nao consigo ver à primeira. Dpois penso sobre isso e dou-vos razao em alguns desses pontos. Neste caso, desculpem, mas para mim é muito evidente que sao voces que nao conseguem ver.

illmatic disse...

Para mim já é o melhor de sempre pelo menos há um ano. Se ganhar este Mundial e marcar o golo decisivo, acho que nem os maiores 'haters' o poderão negar. Claro que vão haver sempre os ignorantes:"Nem se compara ao Maradona e ao Ronaldo, os defesas hoje em dia são muito soft, etc.". Não percebo este ódio aos 'contemporâneos', parece que um artista tem de morrer ou viver noutra geração para as pessoas darem valor.

Cumps

V disse...

Não consigo concordar com a premissa deste texto. Messi é para mim o melhor jogador da actualidade, daí a dizer que decide sempre bem e que tem estado em grande nível neste mundial vai uma grande distancia.
Tem sido o jogador mais decisivo da Argentina e talvez do mundial mas tb tem falhado muito, decisões erradas contra a Holanda perdi a conta assim como a perdas de bola por insistir na jogada individual e isto já nos outros jogos se viu.
Acho que tamanha admiração ao jogador em questão vos faz perder a objectividade, o que é normal quando se fala dos 'favoritos' de cada um ou de o protótipo de jogador ideal, mas no fundo isso são utopias porque 11 Messis (ou qualquer outro bola de ouro) não faziam uma equipa perfeita. Muller é menos 'jogador' mas na tomada de decisão talvez seja superior ao Messi e de longe que neste mundial tem estado nesse aspecto num patamar mais elevado.

Espero na final o Messi esteja ao seu melhor nível assim como os restantes jogadores das duas equipas, quero é ver aí um bom espectáculo e que ganhe a Argentina :)

DC disse...

Aqui podemos ver o Messi esta época sem arranque, sem capacidade de drible e sem explosão.

https://www.youtube.com/watch?v=f_OLnhDQeco

Aquela jogada em que come 2 gajos antes do centro para o Maxi, em prolongamento, também demonstra claramente isso.

DC disse...

NN, queres estatísticas, toma estatísticas.

Repara no número de turnovers e de perdas de bola da última época e vê lá se não é inferior ao das épocas anteriores. É muito mais? Não me parece...

http://www.whoscored.com/Players/11119/History/Lionel-Messi


"Aposto com voces que nunca mais irá fazer acima de 40-45 golos por epoca"

E esta aposta se quiseres eu meto dinheiro nisso ;)

Tiago Regadas disse...

Penso que todos, leitores e escritores, têm que ter a noção que isto é um blog e não um site informativo que teria de estar isento de emoções e de opiniões pessoais.
Concordemos ou não com as publicações, sabendo que neste blog existe e existirá sempre um humor mordaz por trás de cada comentário, só o visitamos se quisermos...
Abraço e quanto ao Messi...é o jogador mais completo de sempre, isto na minha opinião.
Cumprimentos a todos.

Pedro disse...

Boa tarde Maldini.

Antes de mais parabéns pelo blog.

Gostava de saber se poderias fazer uma análise do género da que está no post, mas neste video. Creio que seria importante para desmistificar esse mito urbano que circula aqui pelos comentários (neste e em outros posts) de que o Messi contra a Holanda só perdeu bolas. ^

https://www.youtube.com/watch?v=LvOI0msog9M

Um abraço e keep up the good work

Anónimo disse...

Bom, se ele fez nesse jogo(video) alguma coisa assim de extraodinário que diram voces (Baggiozito e Maldinho)do James Rodriguez

O mais completo jogador que risada..fantástico cabeceador, defensivamente também fantástico..e o tecnicamente superbo em todos os aspetos, abrilhanta os shows de street ball

Podem gostar do Messi mas, nao exagerem

Deixem-se de tretas..

Anónimo disse...

Quero ver o Messi na tua posicao...Lateral esquerdo (ele é canhoto) kkkkkkkkk

Rui Pedro disse...

Queria só dizer que acho este blogue de uma inteligência imensa, e tenho aprendido mais a ler o LE do que todos os programas televisivos juntos! Por exemplo, eu era desses que achava que o Messi não andava a fazer grande coisa no Mundial, mas depois de ler isto ando definitivamente a ver a coisa com outros olhos. Peço desculpa por não acrescentar nada ao debate, mas o meu conhecimento é mesmo nenhum. Muito obrigado,

Rui Pedro

NN disse...

Ok DC. Acreditando nessa estatistica(com muito boa fé, porque só no jogo da Holanda foram 11 perdas em posse, e se a média do mundial são 3.5, é no minimo de estranhar...)e como não consegui em nenhum site os dados que realmente queria acerca das perdas de bola em %, que pudessem contrariar o que me apresentaste...há que analisar os porquês. Ora, em 2013-14 no Barça ele andava ausente do jogo. Fosse por problemas colectivos ou de motivação, bateu todos os recordes de letargia. E quem pouco toca na bola, menos bolas perde como é obvio. Já no Mundial ele tenta, ele procura o jogo e a bola, mas não consegue e nota-se nessa stat ainda assim, perdas superiores ao normal(de 2.7 para 3.4)

Reformulo então. Desde 2013/14, Messi decaiu na percentagem de sucesso de acções individuais.
Ele há 3 anos tentava uns 20 por jogo e tinha sucesso nuns 17. Agora tenta uns 10, sai nuns 5, e nunca numa situação tao favoravel como antes em que ficava o adversário a rastejar. E mesmo nisto há sempre subjectividades. É considerado drible ele puxar a bola para a esquerda fugindo ligeiramente ao adversário, mas este sem nunca perder o equilibrio e a continuar a acompanhá-lo protegendo o caminho da sua baliza sem perder a posição? Para mim não, seria apenas "holding the ball" nessas estatisticas. Mas desconfio que muitos acham isso um drible.

Esquece os numeros absolutos(enviesados pela epoca Messi Gasparzinho em Barcelona). Mas para mim é tão obvio mas tão obvio que ele já nao tem a mesma capacidade individual(drible e velocidade de execução) que quase nem dá vontade de justificar. Está ali à vista de quem tem olhos para analisar isso.

Uns podem ter mais jeito para perceber posicionamentos, outros para analisar as melhores opções de passe. E certamente que muitos mais dotados do que eu. De drible, sei eu(e outros que têm jeito para isso). Olho e pronto. Simplesmente sei.

NN disse...

Enquanto pesquisava encontrei uma discussão interessante, onde varios questionam a falta de capacidade de drible de Messi comparado com o Messi de outros tempos(pois, parece que é obvio para alguns). E um que o defende, usa o mesmo site que tu, whoscored. Agora, a minha boa fé acabou. O site no jogo Argentina-Holanda dá 0 turnovers e 4 dispossession a Messi nesse jogo. Ridiculo. Perdi um tempo já antes a contar. E o dado é aquele que eu te dei e nao as 4 ridiculas bolas perdidas. Pena não haver outro site do genero, para comparação.

_______________________________
___________________________
Messi 0 turnovers? 0 TURNOVERS?!

Laughing

should be punishable with -25% warning level tbh.

CBarca wrote:
Wtf is this. I watched him lose the ball time and time again.


I belive that he uses whoscored, and they have 2 different categories for losing the ball i.e "turnovers" and "dispossessed". And according to their stats, Messi had not a single "turnover" but had 4 "dispossessed"...

_________________

their stats are plain bullshit let me tell you, I'm pretty sure Messi lost the ball one way or antoher more than 4 times.

NN disse...

Quando desculpam o Messi por não estar bem fisicamente, fazem-me lembrar a minha posição até há uns meses atrás. O problema aqui(e custou-me a aceitar)é que o Messi não está mal fisicamente. Ou melhor está. Mas está num estado permanente, não é passageiro, como a frase deixa a entender. A estrutura dele mudou, o corpo dele já nao responde da mesma forma e nao voltará a responder. E o mesmo podera acontecer a C.Ronaldo se não tratar esta lesão bem. Messi está assim há mais de 1 ano. Penso que se começou a notar ainda na epoca 2012/2013, lá para o fim. Isto já nao muda meus amigos.

Benfiquista Tripeiro disse...

O Messi está a fazer um mundial espectacular para ti e para os profissionais da área, mas para o adepto comum (os sem cérebro, aqueles que pagam pelo espectáculo todo) não está a jogar um corno.

Agora, qual das opiniões interessa realmente? A dos 0,1% ou a dos 99,9?

Benfiquista Tripeiro disse...

Não me interpretem mal, eu gosto muito de ler os vossos textos, tenho aprendido imenso. Mas a arrogância com que falam sobre quem não é profissional e não percebe - nem tem de perceber - tanto quanto vocês é no mínimo pedante.

Um adepto não tem de ter o nível 4 de treinador. Tem em paixão o que lhe falta em razão. E muito bem, senão os estádios estavam às moscas e não havia bola na televisão. O Messi tem obrigação de dar espectáculo, é para isso que ele é o melhor do mundo, é para isso que ele é tão bem pago por todos nós. Se não está a dar espectáculo, mesmo que esteja a jogar bem ou muito bem, então para quê que queremos os messis do futebol??

Quando vais a um restaurante e a comida está insossa e te queixas, o empregado responde-te que assim é que está bem, que faz melhor à tua saúde, come e cala-te? A eficácia está lá, os nutrientes estão lá, queres que saiba bem para quê?? Capricho?? Ou porque pagaste por isso?

Muita gente acha aquele futebol do barça uma valente seca, porque na realidade É uma valente seca! Vocês não acham porque conseguem ler nas entrelinhas, mas os adeptos não conseguem nem têm de saber isso, para isso é que existem os profissionais. Vejam lá se entendem isso duma vez por todas e deixam de falar de nariz empinado.

MM disse...

Acho que as pessoas esquecem-se é que isto já não é o tempo do Eusebio e do Maradona e dos 5 violinos. Espaços com fartura e fintar a equipa toda. Isso acontece no futebol brasileiro, e ai até o nosso conhecido Roger era craque! Agora um jogador como Messi ou CR7 é impossivel agarrar a bola no meio campo e marcar golo quando tem 2 linhas de 9, 10 ou 11 jogadores pela frente... Por isso é tão importante a equipa que está a volta, para abrir espaços, tabelar e conseguir fazer com que os génios façam o seu trabalho. A argentina neste momento é uma equipa banal, a defesa é pior do que a do benfica, o meio campo não consegue organizar coisa nenhuma e o ataque enfim, são 3 ou 4 perdidos sem critério algum... e o Messi basicamente leva uma equipa sem rigor tático à final. Acredito que na altura do maradona fossem campeões, pois o rigor tatico era fraquinho, agora nesta altura? Com tanto autocarro? E um milagre a argentina estar onde esta...
BenfiquistaTripeiro, para ver espetaculo ve-se o Quaresma, perde 20 bolas por jogo mas marca uma trivela e levanta o estadio, valeu a pena pagar os 30€ de bilhete... Se o Barça dá sono, o que dizer dos autocarros do melhor treinador do mundo...

Anónimo disse...

abusas da devoção ao messi. uma coisa é ele andar a tomar sempre boas decisões, outra é de facto jogar bem. ou melhor: se calhar joga bem. joga é pouco, e trabalha ainda menos até mesmo para receber a bola, o que no futebol actual é algo que já não é fácil aceitar. participa pouco.

e participando pouco, rentabiliza pouco tudo aquilo em que condiciona a equipa, que tem que arranjar maneira de lhe colocar a bola onde ele quer, além de defender com menos 2. 3 quando jogava o aguero.

e contra a holanda, jogou de facto mal. tem sido o mais decisivo da argentina, sim... não sei se tem sido o melhor. é que não se envolve em fases mais preliminares de construção, não defende, não corre para se desmarcar...

LGS disse...

"Não me interpretem mal, eu gosto muito de ler os vossos textos, tenho aprendido imenso. Mas a arrogância com que falam sobre quem não é profissional e não percebe - nem tem de perceber - tanto quanto vocês é no mínimo pedante."


Benfiquista, o problema é que quem não é profissional argumenta aqui e critica o conteúdo dos textos achando-se tão capacitado ou qualificado para o fazer como os profissionais. Acha que a sua opinião tem tanta validade como a dos profissionais.

Isto acontece porque o assunto é futebol. Não farias isso no médico, por exemplo. Se te dói um pé e vais a uma consulta, o médio faz-te análises e baseados nelas (e no seu conhecimento e experiência) procede ao diagnostico e diz "tem uma fratura e não pode apoiar o pé durante uma semana" tu não vais rebater dizendo "ah e tal mas eu como não profissional prefiro ver de outro ponto de vista e portanto vou é tomar Tantum porque gosto mais"...

A aparente arrogancia (ou pedantismo, como lhe chamaste) parece-me mais ter origem nos comentários (dos tais 90% ou 99%, onde me incluo) que se acham tão qualificados como os peritos.



"...os adeptos não conseguem nem têm de saber isso, para isso é que existem os profissionais."

Se os adeptos não conseguem nem têm de saber, também não devem ter a pretensão de argumentar com quem percebe e sabe.

Ninguém obriga ninguém a vir ler o blog, se vêm é porque gostam e lhe reconhecem qualidade. Se lêem e não concordam ou não percebem também ninguém obriga a que manifestem a sua discordância e ignorância nos comentários. Se mesmo assim o fazem, não se podem queixar quando depois os profissionais os "põem no seu lugar".


Finalizando,
Podem vir dizer "Ah e tal mas todos temos liberdade de opinião e temos o direito à opinião".
Em relação a isso deixo aqui uma das minhas citações preferidas:
“You are not entitled to your opinion. You are entitled to your informed opinion. No one is entitled to be ignorant.”
― Harlan Ellison


Abraço

Leo Messias disse...

Agora a vossa desculpa é que é mais difícil fintar que no tempo de Eusébio ou Maradona, claro que sim, mas isso desculpa o quê?
Então se é mais difícil fintar agora porque é que o faz até perder a bola?
Tomar sempre a melhor decisão é fintar até perder a bola?
Messi é o melhor do mundo, mas os vossos argumentos são ridículos.
Contem as perdas de bola contra a Holanda.

Anónimo disse...

LGS, porra meu!!! Vens aqui fazer de advogado de defesa. É o teu direito. Liberdade de opiniao :D

Depois, metes arrogancia,incultos do futchibolzinho e sei lá mais o que!!! e ....

acabas mostrando que sabes ler e escrever English...Nao querias dizer a certos leitores qualquer coisa???
Nao te ponhas em bico de pés e traduz lá isso.....Nao estamos obrigados a saber English !!!!

Se calhar, ainda vou (eu) ser catalogádos de ignorantes

Por ultimo: os profissionais também errrrraaamm, muito e várias vezes..

Qué era mesmo que dice: A verdade asoluta nao existe (È pá !!, escrevi em portugues) :D

Contudo e assim mesmo, um abraco...LGS

DC disse...

NN, nem com as estatísticas á frente consegues perceber um bocadinho do que se diz aqui. Desisto. Não passas dum daqueles haters do Messi que já referi aqui muitas vezes. Não queres discutir nada, queres falar mal do Messi. Ponto final para mim.

Baresi disse...

my 2 cents:
Como a grande maioria que vê futebol, acho o Messi o melhor jogador do Mundo.

Agora, acho que ele está tão focado em fazer uma jogada "Maradoniana" neste Mundial, a passar por 2 ou 3, que simplesmente soma um numero impressionante de percas de bola, que não são nada comuns no seu estilo de jogo.
E quando perde a bola, desliga logo, é o unico jogador que fica parado e não procura recuperar a bola, o que me faz parecer (como já foi dito) que este Messi, fisicamente está a léguas do "antigo".

Paolo Maldini disse...

nao sei qts meses teve parado por lesão, mas qd n esteve, está ai:

https://www.youtube.com/watch?v=I3mASfmPpmI

Gonçalo Matos disse...

«Messi foi o motor da equipa nos primeiros jogos e depois adaptou-se ao que a equipa precisava. Em alguns jogos teve que sacrificar-se mas do que nós queríamos, mas fez para o bem de todos.»
quem o diz foi provavelmente o jogador mais inteligente da equipa, o Mascherano

DC disse...

Maldini, nesse vídeo o Messi está claramente sem explosão e velocidade. Aliás eu não sei como ele era titular em vez do Alexis...

Anónimo disse...

Mas aqui são profissionais de que? Escrever num blogue é ser profissional de futebol??? Looool

Benfiquista Tripeiro disse...

Anónimo, os autores deste blog são treinadores de futebol. Perdeste uma bela ocasião para estares calado.

Franco Baresi disse...

Só quero comentar sobre o que aqui tem sido dito sobre Maradona: Na realidade, no tempo de Maradona, era BEM MAIS difícil o 1x1. Lembrem-se que o contexto da arbitragem era MUITO diferente. Entradas por trás, tackles perigosos, agarrões quando isolados, etc, etc, não eram vermelho. Practicamente só as agressões. Foi, até, essa proliferação das "faltas úteis" extremamente violentas à época, que motivou uma "revolução" no modo de actuar disciplinarmente, e que resultou nos critérios actuais. Quem não se lembra de Maradona a "levar pancada" várias vezes na mesma jogada e a continuar com a bola, quase em desequilíbrio? Por outro lado, havia outra situação que dificultava imenso o trabalho dos tecnicistas: o estado dos relvados. Salvo excepções, eram muito maus. Então quando chovia... Nada a ver com os excelentes relvados que existem hoje. Estes dois aspectos devem enquadrar qualquer comparação do futebol dos dias de Maradona com o dos dias de hoje, na minha modesta opinião. (Não quero entrar pelos aspectos competitivos - adversários do campeonato italiano, equipa do Nápoles campeão, equipa Argentina no mundial 86, etc. etc. - isso é outra conversa, ainda mais longa...)

Roberto Baggio disse...

Baresi estou de acordo