quinta-feira, 17 de julho de 2014

Lançamento de 2014/2015

Se há um ano atrás avançávamos com o favoritismo do SL Benfica porque mantinha plantel e o treinador que em cinco anos lhe garantiu sempre percentagens pontuais avassaladoras, no dia de hoje e com a pré-época já em andamento parece impossível fazer previsões com bons indícios.

As saídas no SL Benfica são tantas quanto naturais são. Se o clube hoje é apetecível para jovens futebolistas de potencial imenso é precisamente porque é uma montra a que os tubarões europeus estão atentos. As contratações é que poderão suscitar dúvidas. E enquanto não houver aparição pública dos novos jogadores, é difícil prever o que quer que seja. O cenário está muito longe de poder ser optimista, ainda que se saiba que o Benfica tem no seu treinador alguém capaz de conferir organização colectiva de nível superior às suas equipas. No ar estará por agora a dúvida sobre o porquê do cancelamento dos primeiros jogos da pré-época. Há algumas segundas linhas com qualidade para assegurar a transição, mas a um nível bem inferior ao anterior.

O Sporting que fez na temporada transata melhor classificação e sobretudo muito mais pontos do que o que a sua qualidade individual faria crer, apresenta-se com as mesmas dúvidas do rival de Lisboa. Reforços todos desconhecidos e a chegarem de mercados sem tradição de sucesso. O que poderá, evidentemente, significar nada. Do possível insucesso do Benfica poderá nascer um relativo sucesso leonino. Só pensando nas possíveis muitas fraquezas dos rivais se pode esperar um Sporting qualitativamente preparado para algo mais.

O FC Porto parte para uma nova temporada com um treinador pouco habituado ao desgaste do trabalho diário. Com uma aposta garantida no mercado de onde provém, com os riscos que tal acarreta perante o grupo de trabalho da temporada anterior. Todas as saídas estão a ser acauteladas, não deixando de ser importante referir que Mangala, Fernando e Jackson eram / são grandes referências da qualidade do FC Porto. Uma recuperação de Alex Sandro e Danilo, com o potenciar de jovens estrelas cujo projectar da próxima época é uma incógnita (Quintero e Oliver), aliado ao aproveitamento dos valores tidos como seguros parece dar algum ascendente ao FC Porto. Porém, tudo permanece uma incógnita.

A única certeza é que a qualidade individual da Liga vai descer para níveis a que já não se estava habituado. Desde que Jorge Jesus chegou ao SL Benfica nunca o campeão se sagrou com menos de 70 pontos. Agora com mais doze para jogar, veremos que pontuação fará o primeiro classificado.

46 comentários:

Mike Portugal disse...

Eu diria que mais para final de Julho já se conseguirá ter uma noção da mais valia (ou não) dos reforços dos 3 grandes.

Teoricamente, eu diria que o FCP será o que estará melhor posicionado devido aos jogadores que tem contratado e, especialmente, às saídas de jogadores do SLB.

Paolo Maldini disse...

sim, n conhecendo praticamente nenhum dos reforços que chegaram, concordo ctg. A menos q neste bando de desconhecidos todos surjam algumas surpresas.

José Fernandes disse...

Maldini
o que eu tenho ouvido cá no Seixal é que o Benfica tem adiado os jogos à espera que cheguem jogadores... e ainda nem 1 treino foi aberto ainda... muito estranho...
dos reforços gosto do Djavan (parece perceber como se deve posicionar) e do Pizzi (dos jogos que vi parecia um jogador que decidia bem)... do resto, ou não gosto (Derlei (não me enche as medidas), Candeias(típico corre, vai à linha e despeja bolas na área) ou não conheço...
Agora as notícias de Bébé no Benfica assombram-me... para um gajo que corra muito e mande uns "petardos" na bola (e decida sempre mal os lances) já temos o Nelson Oliveira...

José Fernandes disse...

PS: o único que queria ver a sair do 11 habitualmente titular era o Maxi e esse ainda cá está... :(

Baby Face disse...

Aqui fala-se do Bebé como se ele não pudesse melhorar

Calma, o Bebé acaba de completar 24 anos, ainda vai muito a tempo de aprender (muito) com o Jesus

Paolo Maldini disse...

Aqui fala-se do bebé?!

Pedro disse...

Já "cheira" a desculpabilização.
:)

Baby Face disse...

"Agora as notícias de Bébé no Benfica assombram-me... para um gajo que corra muito e mande uns "petardos" na bola (e decida sempre mal os lances) já temos o Nelson Oliveira..."

Comentário anterior do José Fernandes

Paolo Maldini disse...

ah desculpa babyface. pensei q tinhas ido buscar qq coisa ao texto q me tinha escapado.

Pedro, pois. Já sei que só pq tem o nome Benfica mesmo que sejam 11 edcarlos para ti se n for campeão a culpa é do treinador.

Pedro disse...

Se forem 11 edcarlos a culpa é de quem???
:)

Já sei que para ti quando JJ perde é pq tem 11 edcarlos e os outros 11 messis.
:)

Paolo Maldini disse...

tenho quase a certeza que a culpa deve ser do treinador que pediu para dispensar os titulares todos!

Pedro disse...

A fugir ao assunto. hehehe

E os outros não "dispensam" titulares tb? Logo os melhores...

Estás a demonstrar muita descrença na capacidade do catedrático em substituir os jogadores. :)

Paolo Maldini disse...

eu n mostrei descrença nenhuma nisso. Apenas disse que não sei se os jogadores têm qualidade pq nc os vi. Se tiverem, então vai acontecer o mm de sempre. O JJ faz mais de 70 pts. Desta vez com +12 p jogar, se calhar mais de 80.

Agora potenciar um bom jogador, fazendo-o atingir um nível altíssimo é algo que é possível. Potenciar um mau jogador não. Se não, iamos para lá nós os dois ganhar do belo e fazer dupla de avançados, ne? O Jesus fazia um truque e ficávamos com qualidade para ser atletas do SLB...

Pedro disse...

Sem dúvida. Mas quem é que escolhe o mau jogador?
Potenciar bons jogadores muitos o conseguem. Não é exclusivo de JJ.

O que eu acho é que para tão bom treinador como consideras JJ a exigência deveria ser maior e não apenas fazer 70 ou 80 pts...é irrelevante se outros fizerem 80 ou 90.

Baby Face disse...

Ok, veremos o que Jesus consegue fazer com Bebé

Eu acho que é titular da seleção antes do final de 2014

Anónimo disse...

O JJ contrata bebes e dispensa djuricic, isto sim é um grande treinador...

Anónimo disse...

"tenho quase a certeza que a culpa deve ser do treinador que pediu para dispensar os titulares todos"!

Todos não diria mas Djuricic já sabemos que foi ele a dispensar...
Simplesmente ridículo. O jogador com mais potencial da equipa.
Quis fazer do sérvio um 9,5 como tentou fazer do Bernardo um 8.
O parolo tem alergia aos "10", deve ser por isso que a relação com Rui Costa está tão "boa"...

DC disse...

Acho que o Benfica acabará por ir buscar um ou dois reforços de renome. De qualquer forma o perfil que estão a escolher não me parece grande coisa.
O JJ raramente valorizou um brasileiro (Airton, Felipe Menezes, Bruno César, Emerson, etc...) e portanto esta escola de samba que chegou este ano pode correr mal.
Além de que não é dum dia para o outro que integra 7 ou 8 novos titulares.

Quanto ao Porto acho que o único sector que pode causar problemas é o centro da defesa. Se sair o Jackson acredito em Ghilas e Gonçalo portanto nem precisava de contratação.
Mesmo assim não percebo como um gajo como o Bojan não é associado a ninguém em Portugal.

João Carvalho disse...

O JJ nunca valorizou um brasileiro. Luisão, Lima, Rodrigo, Jardel, Ramires, David Luis, não são brasileiros. Este ano os que já entraram não entraram por acaso, alguém os foi buscar, alguém com conhecimentos que já provou que são os melhores scouters.

O Porto perdeu os 4 melhores jogadores (o Jackson sairá), ficou sem referências no balneário, a não ser que chamem ao Quaresma referência, e o treinador para além de não ter experiência de trabalho em clubes (o único que treinou, desceu) desconhece os país e o mercado. Vamos a ver até que ponto a "estrutura" dá uma mãozinha.


Roberto Baggio disse...

DC, não queres mais ninguém no Porto? Kkkkkk

Abraço :p

DC disse...

João, repara que todos esses brasileiros que referiste já jogavam na Europa antes de chegarem ao JJ, com excepção do Ramires. Os que vieram directamente do Brasil normalmente tiveram dificuldades.
Não estou a ser xenófobo contra brasileiros, estou a dizer que me parece que quem vem do campeonato brasileiro costuma ter dificuldades com o JJ. Provavelmente porque a táctica do JJ exige agressividade posicional, coisa em que o campeonato brasileiro é muito mau.

Baggio, o rapaz está praticamente a treinar à parte no Barça e tem sido associado ao Stoke e ao Málaga. Não entendo como não aparece um clube maior a chegar-se à frente. Era top em qualquer um dos 3 grandes portugueses.

Aza Delta disse...

O David Luiz e Luisão vieram directamente do Brasil...


Rui Lança disse...

Numa análise - que não precisa de ser muito profunda - Porto claramente à frente pela quantidade da qualidade. Benfica, a meu ver, sem qualquer rumo e alinhamento. Há apenas que fazer €. Nem que se venda a águia. Sporting, ver como Marco Silva se irá encaixar ou o plantel a MS.

Baby Face disse...

Zico = Pelé branco

Bojan = Freddy Adu branco

Anónimo disse...

DC já tinha pensado nele qd o FCP contratou o Adrian. Jogam em posições similares mas o bojan é mil vezes melhor. Acho que o facto do empresário do Adrian ser o JM foi decisivo...uma pena.

Roberto Baggio disse...

Quando Jesus chegou já estavam na Europa.

DC disse...

Aza, directamente do Brasil para JJ foi o que eu quis dizer. Ambos estavam no Benfica antes de JJ chegar, logo já com adaptação ao campeonato português.

Baby Face, Bebé é o único que podes comparar com o Freddy Adu dentro desta discussão.

Baby Face disse...

Veremos onde chegam um e outro e cá estaremos para comentar

Gonçalo Matos disse...

Fiquei algo espantado com o comentário em relação ao Sporting. Mantendo os melhores jogadores e com um treinador que à partida parece ter um modelo de jogo muito mais interessante que o do ano passado, parece-me que o Sporting tem tudo para evoluir a maneira como joga.

Certo que o nº de pontos do ano anterior foi anormal, por outro lado, temos de admitir que a equipa tinha muitas deficiencias colectivas. Com essa melhoria, estou confiante que vão surgir pelo menos, resultados semelhantes.

Em relação ao resto das equipas, o caos parece maior, com a maioria a trocar de treinador e de jogadores. Assim de repente, não consigo prever quem será a 4ª melhor equipa em Portugal.

Alguém já viu um treino do Petit, ou um jogo-treino do Boavista?

Paolo Maldini disse...

Gonçalo eu acho que a pontuação do SCP foi extremamente enganadora e beneficiou para além de n reflectir o que a equipa fazia no campo na maior parte dos jogos, da ausencia de jogos a meio da semana que dificultassem a preparação dos jogos do campeonato. Ainda não mudei essa opinião. não signifique q n a venha a mudar.

Laranja disse...

Fala-se que o JJ tem treinado o Bernardo Silva a lateral... qual a vossa opinião? Não acham um desperdício por um jogador com tanta técnica tão atrás no terreno?

Paolo Maldini disse...

isso é tanga. lá pq fez 15 min p preencher uma vaga q faltava num treino a lateral, n significa que esteja a treinar a lateral. Digo eu...

Rui Soares disse...

Posso estar errado. Mas, não penso que a saída de tantos jogadores estivesse planeada.

O Benfica tem uma dívida pesada e a curto prazo. Posso ler todos os argumentos no sentido de que as contas do Benfica são melhores que as do FCP e SCP. Posso até concordar.

Mas, quem tem a solução de resolver a maioria dos problemas com dívida, pode ter uma surpresa negativa ao virar da esquina.

Ora, a surpresa do Benfica chama-se BES, que é lixo. Literalmente LIXO. São as agências de rating que o dizem. Logo, não há dinheiro no BES.

Assim sendo, os empréstimos que se renovavam a curto prazo, SURPRESA. Já não são tão fáceis de renovar. Não sequer é um problema de falta de vontade do BES. Presumo que não. Mas, não há dinheiro!

Ora, o BES é o último dos bancos onde havia um BANQUEIRO. Tipo porreiro... Os outros possuem administrações independentes e profissionais. E o futebol é um negócio de risco. O que aconteceu agora mesmo no BES. O tipo porreiro foi afastado e entrou uma administração independe e profissional.

O planeamento da época do BENFICA deve ter sofrido um rombo. E o JJ deve estar arrependido de não ter ido para o Milan.

Enfim, o ajustamento era necessário. O Porto deu uma salto para a frente. Agora, é preciso ver se conseguem gerir com mais critério e acertarem mais nas contratações.

Exemplo: Lisandro Lopez. É uma contratação de quem?

Não temos dinheiro para guerrinhas estúpidas entre o Rui Costa e o Jorge Jesus. E o Rui Costa que seja HOMEM. Ou assume a responsabilidade destas #$%%&&%%$#%$#. Ou que fale publicamente. Que pressione o LFV a assumir uma gestão desportiva. Porque o que existe é uma gestão desportiva ao sabor do vento. Num dia, manda mais o Rui Costa. No outro dia, o JJ. Um dia, contrata o Rui Costa. No outro, o JJ.

Se já TODOS sabemos que o JJ não adapta a ideia de jogo dele ao contexto, aos jogadores da formação, etc, porque raio é que andamos a contratar jogadores fora do perfil que ele próprio deseja?

Das duas uma:

Ou apostamos no JJ e aceitamos que ele é assim. E não contratamos jogadores com perfil de dez. E não contratamos jogadores fora do perfil de jogador JJ.

Ou apostamos num treinador que adapte a ideia de jogo a contexto.

Por muito que admirem o JJ por aqui, é um treinador de carreira. Não é um treinador de clube. É impossível ter uma gestão desportiva com o JJ, excepto trabalhar no curto prazo e contratando para a ideia de jogo do JJ. Esqueçam por exemplo a formação, excepto se aparecer um jogador com aquele perfil. Caso contrário, vendam, emprestem, esqueçam o jogador.

Eu não percebo nada de futebol. Só agora é que comecei a ver jogos de futebol com aquela ideia de tentar perceber o que é que se passa dentro do campo. Como é que as equipas se organizam (ou não...).

Mas, parece-me que há uma desvalorização daqueles jogadores que andavam por aí: Ola John, Pizzi, Farina, Nélson Oliveira.

O Derley foi o segundo melhor marcador da Liga. O Candeias foi o jogador com mais assistências.

O Derley não sabe marcar golos?
O Candeias cruza sem critério? Os avançados no Nacional eram bons...

Vamos ver o que valem o César e o Talisca...

Por vezes, leio aqui muito sobre decisão. É uma palavra na moda.

O melhor jogador do mundo de xadrez, quando era mais novo, empatou ou ganhou um jogo com o antigo campeão do Mundo. É verdade que era um daqueles jogos onde o campeão joga contra 50 +-. Mas, o miúdo era mesmo miúdo...

Ora, qual foi a estratégia? Simples. Sacrificou uma peça desde o início do jogo e jogou como se não tivesse aquela peça.

A melhor decisão nem sempre é a melhor decisão, especialmente num contexto tão complexo como um jogo de futebol.

Vamos esperar pela bola. E depois, antes do primeiro jogo da Liga, já teremos uma ideia mais precisa sobre o que vai acontecer.

José Fernandes disse...

Gonçalo Matos
vi o Boavista contra o "meu" Aves... não fiquei impressionado... é certo que foi o 1o jogo da época mas foi muito à base da pancada (tanto nas bolas como em jogadores)... muito parecido com o Boavista de Jaime Pacheco, se bem que mais organizado um bocadinho (mas pouco)... mas como disse foi só o 1o jogo sem o plantel definido...

Gonçalo Matos disse...

Maldini,
Concordo, o ano passado fizeram mais pontos do que seroa expectável tendo em conta a qualidade do jogo da equipa e é neste aspecto que espero que gaja melhorias.

José Fernandes,
Era o que esperava.. Jogam
Hxh ou zona?

João Marinho disse...

em relação ao petit posso dizer que com muita pena minha não acredito que vá ter pedalada para a liga.. No ano passado acompanhei maioritariamente os jogos do boavista em casa até à fase de apuramento de campeao e no ano anterior ainda vi alguns do final de epoca e a equipa em termos defensivos até que nem era má, mas também não sei quanto daquilo seria efeito dos treinos ou da experiencia do ricardo silva era ele quem organizava a sua linha, em termos de construção nada de outro mundo para a qualidade que tinham, com equipas fechadas muito complicado para eles fazer alguma coisa .. mas também maior parte do plantel é novo por isso vamos ver o que vai conseguir fazer com estes ovos.. Recomendo-vos verem com atenção um dos avançados, o Bobo, dos jogos que vi uma delicia com bola nos pés, vamos ver o que consegue fazer agora..

LUIS REIS disse...

PARTE 1

Começo pelo clube do meu coração onde sou sócio há mais de 4 décadas.
Sejas concretos e honestos, até agora das saídas não programadas ouve apenas uma, Oblack, que apesar de não ter sido pacifica a sua saída, porque poderia ter conseguido sair de uma forma airosa e pela porta grande, financeiramente foi um grande negócio, o GR mais caro de sempre da Liga Espanhola (fazendo fé no que li no jornal a Marca) e cujo valor está no Top 10 a nível mundial para este posto especifico.
Garay, sai com um ano de atraso, a verdade é esta é que o Argentino era para ter saído na época passada, o Benfica fez um esforço financeiro para o manter, Garay ganhava 4 milhões de Euros / Ano, evidente que a sua venda deixa um amargo de boca pelo menos e a fazer fé no valor divulgado á CMVM, acredito das 2 uma, ou o Benfica lhe devia dinheiro e essa dinheiro foi “perdoado” com as dividas aspas de forma atenuar o valor da transferência e do valor a entregar ao Real Madrid, ou existem compensações por detrás não percetíveis ao comum adepto. Siqueira, jogador emprestado, o Benfica fez o que pode para o conseguir manter, sejamos honestos os valor do passe parecia acessível é verdade, mas tudo o resto não, em primeiro lugar o valor incomportável pedido por Siqueira em segundo lugar a ambição de Siqueira seguir o seu rumo na liga espanhola, mas vou fazer um exercício de imaginação, imaginemos que o Benfica acionaria a preferência, os tais 7 milhões e fazia um contrato de 4 anos com Siqueira, em quanto ficaria o jogador, pois sem prémios de jogos e em números redondos perto dos 25 milhões de Euros.
Rodrigo e André Gomes, vendidos em Janeiro e só o mais otimista dos Benfiquistas pensaria que iam continuar, diga-se de passagem que ambos foram vendidos acima do atual real valor, foi um grande negócio. Fala-se muito das saídas de Gaitan e Enzo, quem sabe se estas saídas não serão importantes para manter pelo menos 1 deles, para manter aquele que é por agora o jogador mais essencial na estratégia de JJ, Enzo Pérez. Djuricic a quem reconheço um notável talento parece estar de saída, na verdade o seu talento nunca ficou demonstrado nos jogos que fez pelo Benfica, explicações? Não sei, pareceu-me sempre fora do seu lugar é verdade, mas das vezes que jogou a atitude pareceu-me sempre muito aquém dos seus companheiros, falta de adaptação clara, a meu ver seria de emprestar nunca de vender, lembram-se de Iturbe, não se adaptou ao FCP hoje vendido ao AS Roma por 25 milhões depois de uma grande época em Itália.

LUIS REIS disse...

PARTE 2
Reforços, para a baliza acho que o Benfica facilmente irá encontrar uma opção válida, para Garay, Lisandro Lopez (espero que seja aposta) parece-me um jogador á altura, contudo Jardel nos momentos em que foi chamado também nunca comprometeu, para á esquerda, enquanto Sílvio recupera, existem Djavan e Benito, se do suíço nada conheço do Ex académica parece-me um jogador quanto baste para consumo interno, no mínimo é francamente melhor que Émerson e deixa Cortez a anos luz, fala-se ainda de Ínsua pelo que colocar-se-ia o problema de excesso de laterais. Para Rodrigo, existem opções, Cardozo o eterno goleador, Derley que gostei de o ver no Marítimo e ou até Nelson Oliveira, pode ainda entrar nas contas Bebé um jogador potente que pode fazer vários lugares no ataque do Benfica. Entretanto foram ainda contratados Candeias, Pizzi (um regresso ??) Olah John (espero que o empréstimo o tenha feito crescer) e a contratação de Talisco (um desconhecido) Vitor Andrade (em tenho muita curiosidade em seguir o seu desenvolvimento), além da inclusão de jogadores do Benfica B como Bernardo Silva (fazia bem a este jogador rodar por uma equipa da 1ª liga). Curioso é que a grande dor de cabeça de JJ acaba por ser numa posição em que não ouve saídas, a posição 6, com Fejsa lesionado, Amorim parece-me insuficiente para o lugar até pelo historial em lesões, mas em ultimo caso André Almeida pode desenrascar.
Apesar das saídas parece-me que falta de matéria prima e qualidade não será problema, o complicado nisto tudo é juntar as pedras de novo para que os processos defensivos e ofensivos fiquem oleados a tempo do inicio do campeonato

Falo do FCP muito sucintamente, parece-me que a perda de Fernando na própria estrutura da equipa é bem mais complicada de resolver do que qualquer uma das saídas do Benfica até á data, equiparava a saída de Fernando a uma hipotética saída de Enzo Pérez ou de William Carvalho do SCP, não são jogadores equiparáveis, a comparação vai ao nível da influencia que têm nas equipas. Mangala outra baixa de peso, embora com um peso bastante inferior por exemplo ao de Garay. Vejo as contratações com alguns nomes sonantes, quase todos com perfil ofensivo, mas o problema da saída de Fernando continua por resolver, Martins Indi foi o jogador escolhido para substituir Mangala, com toda a sinceridade não gostei do que vi no mundial, um jogador muito faltoso com muitas falta muito além do que é admissível

O Sporting continua na sua linha, com alvos bem definidos, a preços relativamente baixos, a grande questão é como é que vai responder a eventuais saídas e como os jogadores vão responder a este novo treinador





Zizou disse...

@DC,

Muito bem lembrado o Bojan, sem dúvida com qualidade de sobra para um dos três grandes em Portugal.
Aliás, não estando sequer a comparar, temos um exemplo recente de um jogador com o mesmo "currículo" que passou por cá e se notou logo que não pertencia à nossa "liga". Falo do Ceballos.

Diz-me uma coisa, caso conheças minimamente, o que achas do Brahimi? Eu não o conheço, mas vi somente uns minutos e sinceramente 10 milhões é brincar com os cofres dum clube português.

Sobressai a rápida condução e o dribble, mas mais nada.
O toque de bola pareceu-me somente mediano, depois recebe e baixa a cabeça constantemente, em situações de pressão ficam à vista rapidamente as dificuldades cognitivas e vê-se como solução do jogador quase sempre o lance individual com rara probabilidade de sucesso.
Em situações sem pressão vi-o ignorar com regularidade boas coberturas ofensivas, principalmente no corredor central, optando por tocar no exterior...
Apesar disto, que já não considero pouco, a tomada de decisão pareceu-me ser ainda assim o pior apontamento.

Acho que vais entender perfeitamente o que vou dizer, mesmo assumindo o equívoco. Mas parece-me claramente jogador vistoso para adepto ver... Tipo Quaresma.

Diz-me o que pensas ou sabes sobre ele.

Abraço
Zizou

DC disse...

Zizou, sinceramente conheço pouco. Jogos do Granada só vi contra o Barcelona.

Mas dos vídeos que vi no youtube não fiquei com a mesma ideia que tu. A impressão com que fiquei é que além de boa capacidade de drible e rapidez de execução ele procura constantemente progredir e atrair para soltar. Hás-de reparar que na grande maioria das jogadas que se vê no youtube ele dribla para quebrar uma contenção e depois procura uma tabela ou um passe de ruptura. Parece-me sinceramente bem superior ao Quaresma e parece-me que não usa o drible para exibicionismo, que é consequente. Mas o youtube não é muito fiável para estas análises...

Quanto ao Ceballos, posso dizer que o vi ao vivo algumas vezes no ano passado e realmente é dum nível muito interessante. Se o Arouca o conseguir recuperar esta época tem meio caminho para a manutenção percorrido.

Já quanto ao dinheiro eu sinceramente não estou preocupado porque sei que é o Jorge Mendes que está a tratar destes negócios todos. E já sei como ele funciona. Mete cá o jogador, compra uma parte do passe e daqui a 2 ou 3 anos vende-o para o Mónaco ou Zenit ao dobro ou triplo do preço.


Já agora Baggio, com Marcano acho que acabam algumas preocupações quanto à linha defensiva do Porto. Se o Indi for só aquilo que mostrou no Mundial, Marcano e Reyes parece-me uma boa dupla de centrais.

Anónimo disse...

O Porto está a fazer o all in, porque se não for à champions pode começar a ler o chapter eleven. Ainda assim é all in suportado com os bolsos do amigaralho do Mendes. Se Lopetegui mostrar em campo aquilo que mostra na constução do plantel, então este Porto vai ser forte.
O Benfica faz o contrário, vende vende e vende. Não só ganha o dinheiro das vendas como, talvez mais importante, baixa a despesa com salários (60M/ano). Em contraciclo mantém JJ com quem gasta 4M/ano. Mas a estratégia é mesmo essa: O JJ resolve!
Dificilmente o Sporting se irá bater com estes 2, a não ser que o JJ não venha a ter os 2/3 jogadores de maior classe que em principio ainda serão contratados.

Entusiasmado com o Porto e com a liga inglesa. Certamente 4 galos em luta. E nem conto com o United para quem ainda não ouvi falar de reforços, não contando que este ano optaram por ter treinador.

Abraço,
Top1

José Fernandes disse...

Gonçalo
do que vi HxH na defesa... o central do Boavista deve ter ido com o PL até ao chuveiro depois do jogo... mas curiosamente o meio campo do Boavista parecia à zona... um embrulho táctico portanto... do que vi não gostei... acho que se o jogo fosse hoje o Aves não perdia (mais trabalho de um excelente treinador e reforços de qualidade - ganhamos ao Marítimo e demos baile)

Zizou disse...

@DC, não estava sequer a comparar!
Eu quando falei no Quaresma, falei no estatuto e/ou na adoração que ostenta entre os adeptos. Como falei nele, podia falar no Pepe ou noutros que já cá estiveram e que eram adorados e considerados de topo, quando nunca o foram. Não era com a intenção de os comparar. Até porque são bastante diferentes.

"Hás-de reparar que na grande maioria das jogadas que se vê no youtube ele dribla para quebrar uma contenção e depois procura uma tabela ou um passe de ruptura."

A questão é que muitas vezes esse dribble que quebra a contenção não é a melhor opção, falando de alguns casos que vi.
Parecendo-me que esse é sempre o primeiro caminho que o jogador toma (1x1) independentemente das probabilidades de sucesso inerentes à jogada, e só depois desta acção, caso seja bem sucedida, é que lhe parece fazer sentido tabelar ou passar na frente. É aqui que se prende a minha dúvida e se é este o seu raciocínio...

"A impressão com que fiquei é que além de boa capacidade de drible e rapidez de execução ele procura constantemente progredir e atrair para soltar."

Eu também gosto e valorizo esse comportamento, mas parece-me que ele o faz, mais uma vez, sem absorver primeiro se é ou não o melhor caminho a tomar especificamente.
O que quero dizer é que o facto de fazer algo que nos agrada, a intenção com que o faz não me parece que seja a mesma que nos leva a defender essa acção.
Tendo ficado com a ideia de que essas acções são fruto do mau hábito do jogador em querer verticalizar constantemente em progressão quando recebe, algo que também não gosto, se ele não perceber quando deve ou não fazê-lo.

Seja como for, não tenho dúvidas que com os espaços que algumas equipas dão no nosso campeonato, consiga sobressair em alguns momentos e seja um activo que saia valorizado. Mas continuo convicto que numa época tão crítica devíamos andar mais preocupados com a posição 6 e se necessário investir 10M num jogador para essa zona e não num jogador com as características de Brahimi.

Abraço

DC disse...

Sim Zizou em relação ao critério com que ele usa a progressão e o drible não sei nada mesmo porque os vídeos do youtube só mostram aqueles em que ele vai para cima do adversário.

Quanto à posição 6 parece que o Casemiro está confirmado. Acho grande contratação.

Zizou disse...

Parece que sim, nem por acaso. :D

Excelente contratação, sem dúvida.

Miguel Barata disse...

O filme do Benfica está mais que visto. Início catastrófico de época e sacar (possivelmente por empréstimo) 2 ou 3 gajos com nome a tempo de jogar com o Sporting no fim de Agosto para acalmar as massas. Depois se houver um Porto com mínima competência técnica aliado a este plantel é chorar os pontos perdidos no início mesmo que o Jesus endireite as coisas.