quinta-feira, 10 de julho de 2014

Que jogador és, Leo?

"...prefiro ter na minha equipa Kroos, Iniestas, Xavis Pirlos que Messi ou Cristiano"

É possível que enquanto continuar a passar a meia centena de golos por ano, nunca ninguém venha a perceber o que é Messi ou o que é o seu futebol.

A frase citada em cima é de um absurdo gritante e demonstra o desconhecimento total sobre o que é o jogo. E sobretudo desconhecimento sobre Messi. 

Porque é um dos maiores goleadores de toda a história do futebol e porque vem batendo recordes nesse campo, tende-se a olhar para o seu futebol pensando apenas na fase de maior notoriedade. A da finalização. Mas o argentino é perfeito em todas as fases e em todos os momentos do jogo. Na construção onde não somando perdas descobre linhas de passe interiores e transforma situações de jogo com muita oposição noutras com menos e com bola mais bem enquadrada com baliza (vide início do golo à Bélgica), e sobretudo na criação onde não há ninguém no mundo que chegue sequer perto do seu grau de genialidade. 

Curioso separar-se Messi do grupo de Kroos, Iniesta, Xavi e Pirlo, quando o Argentino é tanto quanto eles sempre que está a construir ou a criar. Apenas porque marca e marca e marca o separam de um grupo onde pertence. Tal como pertence ao grupo de Ronaldo, pela soma astronómica de golos que perfaz.

Messi são todos os jogadores de todas as posições num só. Na perfeição.

E é engraçado afirmar-se a sua ausência do Mundial, quando dos cinco golos de bola corrida da Argentina, três são da sua autoria. Um criou e o outro construiu. Nas bolas paradas também já mostrou a sua influência. E se o número é reduzido (ainda que à escala do que fez a sua selecção seja de 100% de participação) é porque tal como sucedeu na semi final em que se diz desaparecido, os seus colegas por duas vezes na cara do guarda redes, desaproveitaram assistências messianicas.

A lenda, sozinho levou de novo a Argentina à final de um Mundial. E as remotas chances argentinas passarão todas por defender com muitos e esperar que Messi construa, crie e aparentemente até finalize um sonho improvável, de uma má equipa que se dá ao luxo de não precisar de construir nem criar para ganhar jogos apenas porque voa nas asas de um só elemento.


36 comentários:

Roberto Baggio disse...

Com o Messi em campo até eu parecia grande jogador. É com cada bombom que até choro!

Paolo Maldini disse...

https://www.youtube.com/watch?v=LGm0Rf49dwg#t=432

tirei do posse. Só o jogo com a Bélgica, com para ai 95 p cento de óptimas (melhor q boas, pq para alem de manter posse quebra linhas) acções.

Dizem que está desaparecido qd a cada jogo q passa não se pode pedir maior perfeição

Saulo Matos disse...

Eu amo o blog de vocês.

Vocês veem futebol de forma diferente da maioria e dessa fonte eu quero beber.

Parabéns pelo Blog !

Paolo Maldini disse...

obrigado Saulo.

Abraços

DC disse...

Ontem os do costume "saíram de casa" para dizer que não jogou nada. Já não é uma questão de entendimento do jogo, é uma questão de ódio, pura e simplesmente.

Ele merecia o Mundial, provavelmente não o ganha mas se há jogador que sozinho poderia derrotar esta Alemanha é ele.

Paolo Maldini disse...

ontem provavelmente foi mais uma exibição a roçar a perfeição. Não ganhou notoriedade pq os colegas n conseguiram fazer golo do fantástico q criou.

Roberto Baggio disse...

A culpa é dele do Palácio e o do Maxi Rodrigues, e do Higuain, e do Lavezzi terem sido nabos em vários lances!
Tanto para finalizarem o que ele criou, como para o servir.
Imagino o quão difícil deve ser para ele receber passes onde ele tem de se desviar muito da trajectória normal para receber. Ou querer penetrar com uma tabela e ninguém se mostrar para isso. Ou receber no corredor e ficar sozinho para 4 e 5 adversários. OU baixar para ir pegar cedo e existir zero movimentos de aproximação, zero movimentos de ruptura. Enfim

DC disse...

Há gente a dizer que Robben fez o mesmo que ele no mundial. Até me doi a cabeça depois de ler isto.

É isso e elogiarem o Van Gaal pela táctica de ontem que "quase resultava". Joga contra a equipa com menos organização do torneio com uma linha de 6 defesas e ainda lhe dão mérito.

Ronaldinho disse...

Havia um jogador em campo que o tentou acompanhar no seu futebol mas saiu para entrar o Palácio

José Costa disse...

Se me dessem aqueles 23 da argentina para orientar, era campeão do mundo sem me preocupar. Era fácil. Agora aquele mister...

Roberto Baggio disse...

hahahaha essa substituição foi uma anedota

POC disse...

Artigo: clap, clap, clap.

Sobre o Enzo ter saído, está aí Sabella no seu melhor. Ridículo.

Anónimo disse...

Já há muito tempo, penso que desde a década de 90, que critico quem só sabe elogiar quem marca, principalmente quem marca muitos golos, e esquecem-se dos jogadores que criam as oportunidades e as assistências para os golos, para os construtores do jogo.

Há jogadores que são essenciais para o funcionamento do sistema de jogo de uma equipa,mas que nunca ganham a notoriedade devida por causa das suas boas, mas discretas decisões!

Admito, eu que sou adepto daquela espécie em vias de extinção no futebol moderno, o n.º 10, mas quando vejo Messi, sinto que ele consegue aliar a veia goleadora de um ponta de lança à magia de um 10 organizador de jogo! E é isso que o distingue dos demais jogadores da actualidade. E é isso que faz dele o melhor jogador da actualidade, quer se goste ou não!

Quanto ao jogador do mundial, para muitos o Bandido James Rodriguez é o eleito. Para mim,um leigo na matéria, e porque admito a minha parcialidade e gosto, a discussão resume-se a Messi, Muller e ainda incluo aqui Robben.

Que a final nos ofereça um bom jogo de futebol!

Pedro Q. disse...

Messi está muito longe de ser um jogador perfeito. Nao defende, nao quer defender, nao sabe defender.

Isto é o mundial de futebol e nao o mundial de futebol de praia.

Sim, ele carrega a equipa 'as costas e, tal qual Portugal com o seu "estrela", impede que o 11 Argentino se torne numa equipa.

Eu tambem prefiro jogadores que jogam com qualidade qualquer que seja a zona do terreno. Homens como Xavi, Kroos, Robben, Pirlo, Ribery...

Interior-Direito disse...

Atenção, o Enzo disse que pediu a substituição porque estava esgotado. Podem dizer mal do Sabella à vontade, mas calma...

Interior-Direito disse...

Ah, e Muller, James e Messi. A discussão pelos três melhores. Se Messi tivesse quem o percebesse, seria ele e só ele. Mas o Muller e o James também fizeram um belíssimo Mundial. Acho que o prémio ou vai para o Muller ou para o Messi, depende de qual for a seleção a ganhar.

Roberto Baggio disse...

kkkkkkkkkkkkk isto foi épico e merece um pedido de desculpas teu oh Maldini

Anónimo disse...

"Van Gaal não foi ambicioso o suficiente para vencer taticamente uma rica seleção Argentina. Jogou dentro de um tubo de ensaio e o seu jogo especulativo não resultou. Uma parede de cimento tática que foi derrubada nos pênaltis."

E esta perola do Freitas Lobo no Facebook? lolol

AC.

Bruno Prazeres disse...

"Rojo e Garay são incríveis. Dois monumentos em forma de defesas. Deviam estar numa escola e ensinar aos meninos como ser um bom defesa. Dos melhores do Mundo!"

Palavras do L.F. Lobo...

Gostava de saber a vossa opinião sobre estas "sábias" palavras, mais especificamente sobre o Rojo...

Cumps e excelente trabalho que aqui nos apresentam!

Anónimo disse...

Estou curioso para ver em k posição o Luís Enrique vai meter o messi. Com a contratação do Suárez o messi pode vir a ser o sucessor do xavi. Pelo menos assim o espero.

António Teixeira disse...

Baggio não resisto a comentar aqui xD (e btw, o Indi convenceu-me ontem que tinhas razão lol)...

Pedro Q.

O Messi não defende maaaaaaaaaas...Quantas vezes as equipas conseguem sair da primeira fase de construção pelo corredor central contra esta Argentina?

Não defende, ou porque não anda a correr feito maluco, parece que não defende? É que é diferente..

Cumprimentos,
António Teixeira

Edson Arantes do Nascimento disse...

lol

Essa frase do Freitas Lobo é de um perfil falso... Mas de facto poderia ter sido ele a dizer isso!

Paolo Maldini disse...

Bruno, é um caso mais que falado nas etiquetas.

Engraçado como o facto da Argentina qs n sofrer golos leva a que digam q é a defesa q sustenta a equipa...q defende bem, etc etc.. que patetice. todos deviam ouvir o video do post anterior e aprender um bocadinho. Com a parte do futebol ter mudado e do bater no fundo em 2002 (qd foram 2os no Mundial)


baggio, quem sou eu para colocar em causa o que o terminator diz... deus me livre de uma coisa dessas...

Roberto Baggio disse...

Houve lá um senhor no Posse que diz que é a Argentina que leva Messi às costas e que ele não dá nada ao jogo.

Eu peço desculpa por ti neste artigo, tu pedes desculpa por mim no Posse kkkkkkkkk

DC disse...

Já ando a dizer isto há algum tempo. Quando se fala do Messi ou do Barcelona 75% dos portugueses torna-se irracional com o ódio cego que lhes tem. Só isso explica tanta estupidez.

V disse...

Pedro Q. podes ir ver os jogos do Messi no tempo em que os treinadores lhe pediam mais trabalho defensivo. Se não defende é por opção apenas.

Já agora informo: O Messi este mundial defendeu bastante!

hertz disse...

Contra a Bélgica faz lá um passe em que isola o Di Maria...minha nossa!
Ontem foi interessante vê-lo muitas vezes a combinar com o Enzo. Parece que estavam sempre um à procura do outro. Dos poucos ali que entendiam o jogo.
E depois, como já foi dito, ele não tem culpa dos jogadores ao seu lado serem nabos e falharem as situações tão boas que proporciona. Ontem faz lá um passe magnifico para o Rojo e ele manda um charuto para o País de Gales. Assim é dificil

Roberto Baggio disse...

O Palácio e o Maxi idem Hertz

NN disse...

PB desculpa mas o Messi está muito muito muito longe do que foi. E parece-me que nunca mais vai voltar a ser o mesmo. A primeira consequencia da sua enorme queda fisica(adeus velocidade, aceleraçao e agilidade), será a obrigatoriedade de aproveitar da melhor forma as excelentes carateristicas que lhe restam e recuar no terreno. Nunca mais vai fazer acima de 40 golos numa epoca, mas pode-se tornar um 10 de enorme qualidade.

Agora aquele extraterrestre de ate ha 2 epocas atrás...esqueçam!

NN disse...

PB desculpa mas o Messi está muito muito muito longe do que foi. E parece-me que nunca mais vai voltar a ser o mesmo. A primeira consequencia da sua enorme queda fisica(adeus velocidade, aceleraçao e agilidade), será a obrigatoriedade de aproveitar da melhor forma as excelentes carateristicas que lhe restam e recuar no terreno. Nunca mais vai fazer acima de 40 golos numa epoca, mas pode-se tornar um 10 de enorme qualidade.

Agora aquele extraterrestre de ate ha 2 epocas atrás...esqueçam!

Hugo disse...

"ontem provavelmente foi mais uma exibição a roçar a perfeição."

É tão estúpido o ódio irracional a Messi como estas afirmações absurdas de quem nem viu o jogo"

Citando o Segurola "Falta um jogo a Messi para alcançar todos os objetivos imagináveis do futebol. Está a um passo de acabar com o eterno défice que suporta com Maradona. É curioso o futebol. Pode privilegiar Messi no momento mais baixo da sua carreira."

Já sei que vão dizer que ele também não percebe nada de futebol e vive no século passado

DC disse...

Hugo, citar um jornalista da Marca para falar de Messi tem uma lógica tremenda. È como perguntar ao João Querido Manha o que acha dos jogadores do Porto.

Messi no momento mais baixo da sua carreira??!! Santa ignorância, realmente a liberdade de expressão às vezes devia ter limites.

Hugo disse...

DC sabes que este Segurola é um grande fã do Messi e uma figura altamente respeitada em Espanha?
Só te enterras com essa conversa

DC disse...

Sei quem é o segurola muito bem. É respeitado? O Serpa, o manha e por aí fora não são respeitados em Portugal? Isso invalida que digam disparates?
Dizer que o Messi está em baixa forma e sequer colocar a hipótese de ser a pior forma da carreira é idiota, ponto. Podia ser o papa ou a Madre teresa a dize-lo que não deixava de ser idiota.

Anónimo disse...

epa, isto chega ao ridiculo. perfeitçao em tudo? levou sozinho a equipa?

como é que alguem que nao defende, quase nao trabalha para receber a bola obrigando a equipa a ir a procura dele, leva a equipa sozinho? alguem que condiciona dessa maneira a equipa?

sim, fez golos e assistencias... se calhar se trabalhasse mais para receber a bola, se envolvesse em fases um pouco anteriores da construçao a equipa nao tinha que andar a jogar na expectativa do adversario, encolhida e sempre posicional.

a argentina tem sido super especulativa no jogo e para isso o trabalho dos defesas e medios defensivo tem sido tremendo. dizer que o messi leva a equipa sozinho é um desrespeito e uma cegueira para o que tem feito mascherano, zabaleta, garay... e di maria/enzo.

perfeição? com a holanda foi quase zero.

Anónimo disse...

o freitas lobo disse que o mascherano quando fez o contra ao robben aos 90' depois de se levantar estava a sorrir pelo exito do lance.

a sorrir - lembro que tinha o cu rasgado...