terça-feira, 8 de julho de 2014

Tik Tak Tik Tak


60 comentários:

Anónimo disse...

Tiktak ta morto lol

Maldini muda a foto e mete la o Guardiola. Esse sim o VDD responsavel pelos êxitos da Espanha. Agora é a Alemanha a tirar os dividendos desse revolucionário treinador.

Carrega JJ disse...

O grave é que no Brasil os jogadores nem percebem o que está a correr mal(Nem o treinador) . Uns devem dizer " mas eu corro, desço muito e até me enfio no meio dos centrais " outros respondem " e eu assim que temos a bola vou logo lá para a frente "

artur semedo disse...

quão irónico é o destino? entre guardiola e a conquista de novo título mundial resta apenas a imprevisibilidade de um de dois indivíduos que também ele burilou: robben e messi...

Tywin Lannister disse...

O Brasil joga como aqueles grupos de amigos que se juntam para jogar à bola uma vez por semana...


A Alemanha joga como equipa e perante os inúmeros erros e disparates defensivos brasileiros, não se fez rogada e resolveu o jogo.

DC disse...

Gostei mais do Muller.
Mas incrível como nem sequer acho que a Alemanha tenha precisado de fazer um grande jogo para fazer isto.

O David Luiz é jogador de futebol?

Miguel Pinto disse...

Desculpa anónimo mas tenho outro ponto de vista: o brasil joga em posse mas desorganizado, individualista, sem preparar o momento da perda de bola e defensivamente é o caos total como tem mostrado nos jogos deste mundial. A alemanha é simples nos processos ofensivos, alternando o jogo à largura ou à profundidade mas sempre com muita objectividade. Parece-me que o guardiola não terá muito a ver com este estilo de jogo porque dizê-lo será menosprezar quer aquilo que heinkes fez no bayern quer aquilo que o low tem feito nesta equipa.

Roberto Baggio disse...

Lolololololololololololololololol hahahahahahah ahhahahahahahah
Bem feito!

Anónimo disse...

E só de lembrar que o Benfica quase levou o barrete de contratar o Scolari quase que me da arrepios.

O Dante é jogador do Guardiola?!

AC.

Redceltic disse...

o Brasil aprende hoje da pior maneira possível como é importante ter treinador. Vai ser um longo caminho até o maior formador de talentos do mundo ser tb bom a nível de treinadores.
De resto qq Fernando Santos com este Brasil eliminava esta Alemanha.

FC disse...

Muller melhor jogador do Mundial, sem dúvida.

Falta só um lateral esquerdo à Alemanha para ser uma equipa (quase) perfeita.
No início do Mundial teria colocado Lahm à esquerda, e GrossKreutz à direita, mas não se muda nd agr que está a correr razoavelmente bem. :)

Prevejo final europeia, o que contraria aquela generalização idiota de que a culpa da fraca prestação dessas selecções era de estarem localizadas neste continente.

João disse...

Carrega JJ disse...

O grave é que no Brasil os jogadores nem percebem o que está a correr mal(Nem o treinador) .



Nada mostra mais isso do que o golo sofrido de canto. Contra a Colômbia beneficiam de uma marcação HxH para marcar e sofrem da mesma maneira.

Anónimo disse...

Se vão escolher um Cristo para analisar... Deixem lá o Sideshow Bob em paz desta vez. Por favor analisem o posicionamento defensivo do Marcelo. Jesus Cristo nosso senhor.

Coentrão e Alex Sandro têm de lhe limpar o lugar quer no clube quer no Escrete.

Anónimo disse...

O Guardiola vai deixá-lo sair? ;)

Gonçalo Matos disse...

E o "pior" é que se amanhã passar a Argentina vai ser outro banho de bola na final.

Anónimo disse...

Scolari é um treinador antiquado e limitado, campeão em 2002 porque tinha uma super equipa, super craques, era impossível fazer algo assim este mundial, já a passagem contra o chile foi um reflexo do melhor que ele teve enquanto seleccionador de portugal: a sorte.
Este Brasil corre mas corre mal, muito desorganizado, muito pouco brilhantismo táctico (ou nenhum, talvez será mais correcto). Então hoje sem neymar, mas principalmente sem thiago silva, foi uma equipa em modo amador perante uma alemanha que mesmo sem acelarar muito marcou 7.

José

Cantinho do Morais disse...

Afinal o Tikitaka não morreu, mudou foi de selecção.

David Luiz é uma vergonha. Quase tão mau como o Mertesacker (que nem sabe correr, coitado).

Muller, Lahm, Neuer, Kroos. Um denominador comum.

Mas o Tadeia acha que o Khedira é que foi muito bom.

Anónimo disse...

Para quem quiser colar este sucesso ao Guardiola convém lembrar que a Espanha já era campeã europeia ainda o Guardiola não treinava o Barcelona e o Bayern que dominou a Europa foi o do Heinckes não o deste ano. Isto sem negar obviamente a grande vantagem de ter 6 ou 7 jogadores da mesma equipa seja ela qual for e mais ainda se for orientada por um grande treinador.

Júnior disse...

O Scolari mostrou como é tão fraquinho a nível tático...sempre o foi e por isso mesmo nunca foi bem sucedido num clube. O David Luiz jogou a extremo o jogo todo e todos têm pena dele! O Paulinho era sem dúvida um dos médios que devia ter jogado. Como é que esse pensavam os brasileiros que podiam fazer frente à Alemanha com aquele meio-campo? Não dá para perceber. Visto que o Brasil devia ter jogado em contra-ataque, o que fez lá o Fred? Mas isto é um abre-olhos para o Brasil que já anda a fazer festa desde a fase de grupos deste Campeonato do Mundo. Com jeitinho o mesmo vai acontecer à Argentina.

DC disse...

Eu escolho o Sideshow Bob porque havia gente a dizer que estava a fazer um grande mundial Um Thiago ao lado disfarça muita coisa.
Hoje além das duas cotoveladas maldosas que mandou e daquele lance com o Muller, era vê-lo a passo em todos os lances ofensivos da Alemanha.
Só sabe ser agressivo com os pitons e os cotovelos, posicionamento zero!

Anónimo disse...

Sou o único a achar que a Argentina pode dar alguma dor de cabeça a esta Alemanha? Parece-me que a Alemanha não é tão forte como deveria ser a perda de bola para quem joga num bloco tão alto. Se a Argentina jogar num bloco baixo e conseguir sair a jogar com algum critério(Messi!!!), com a qualidade que eles têm lá na frente pode dar algumas dores de cabeça a Alemanha. Claro que continuo a achar que a organização defensiva da Argentina é muito má e a Alemanha continua a ser favorita, mas acho que poderá ser um jogo bem diferente deste

Futebol Táctico disse...

Xavi alemão!

Khedira também esteve muito bem, grande dinâmica. Assim como Muller que é um craque super desvalorizado. Lahm é bom tanto seja onde for (mostra muito a sua inteligência a jogar).

Bernardo Ferrão

jorge gaspar disse...

"Mas o Tadeia acha que o Khedira é que foi muito bom"
Por acaso também acho que o Khedira fez um grande jogo, sendo o Khedira um daqueles jogadores de quem nunca gostei, mas hoje vi tanta coisa boa da parte dele, que nem me parecia ser mesmo ele.

LUIS REIS disse...

Numa equipa onde qualquer dos avançados da Argélia seria titular está tudo dito...De resto como é possível jogadores como o Oscar, Hulk e Bernard serem titulares, Hulk e Bernard nem nos 23 quanto mais nos 11...O primeiro golo nasce de um passe sem nexo do Hulk (mais um) que deu azo ao contra-ataque que deu origem ao pontapé de canto...
Tive pena do Fred, se calhar o menos culpado e acabou por ser vaiado, um avançado não marca golos se a bola não lhe chega...


Signori disse...

Depois de uma análise fria, aqui vai:
1º golo: Marcação HxH em bolas paradas, dá nisto. Marcaram assim contra a Colômbia e levam igual. Lindo, aprenderam bastante lol! 2º golo, o posicionamento de Marcelo é uma vergonha, só para termos uma ideia das ideias que regem a organização defensiva brasileira. Incrível, parece um gajo numa pelada de fim de semana; 3º golo, quem protege o espaço à frente da defesa?! Coisas básicas do futebol moderno 4º golo, erro individual do Fernandinho, acontece, a levar 3 é difícil ter a cabeça fria, 5º golo, vão 2 À mesma bola, de primeira e à louca, a bola passa e a defesa está toda desequilibrada, à Portugal no mundial ahah! 6º golo: Marcelo outra vez, é ultrapassado e não faz a cobertura ao colega, vem a passo e a bola entra no alemão na área. Vergonha Marcelo, comigo não jogavas mais. O povo gosta porque com bola dá nas vistas, sem bola é uma vergonha; 7º golo, enfim, já estava 6, nem vou massacrar mais lol.

O Bandido disse...

Gostei, gostei, gostei, e podia estar aqui sete vezes a dizê-lo. A Alemanha demonstra o que é o futebol moderno, o Brasil demonstra o oposto por completo. Mais um derrota para o Mourinho que disse e bem que o Brasil não jogava nada, mas que ia ser campeã do Mundo...

KUN disse...

Ate agora nao tinha visto ninguem deste blog a associar ALEMANHA a TIKI TAKA. Outros elogios sim, mas nao isto. Quando a Espanha perde: ah, abandonaram o estilo.
Quando ganham: ah, grande tiki-taka.
Agora a equipa tambem forçadamente associada a Guardiola faz uma exibiçao de sonho e o veredicto. è o tiki-taka! Oportunismo nao?

Ah...5-0 ao intervalo e mais posse de bola para o Brasil. Uma equipa de Guardiola nao faria isto.

Anónimo disse...

KUN , ainda não percebeste o que é o Tiki Taka...

Paolo Maldini disse...

eu n sei o que é tiki taka, apesar do titulo tik tak tik tak,

mas sei o que é a procura incessante de passes verticais, de jogo entre linhas, de tomar sempre a melhor decisão em qualquer fase, em qualquer momento (mesmo que estejas bem enquadrado para rematar e fiques tu com a glória..)

Vejo tudo isso na selecção da Alemanha.

KUN disse...

Ah sei sei. Tiki-taka tem um só pai. Guardiola. Depois obviamente podes encontrar algumas semelhanças com qualquer equipa que tenha boa capacidade de passe e de jogar entre-linhas.

Mas tiki-taka é um estilo facilmente identificavel. Trocas de bola ad nauseam. Não arriscar nunca uma perda que possa desequilibrar minimamente a estrutura, para estar sempre impecavelmente organizado para uma rapida reacçao à perda. Negar a possibilidade de um ataque com menos de 1 minuto de duração, mesmo que existam boas probabilidades de criar perigo de outra forma. Levar a posse de bola a um extremo doentio. Entrar dentro do bloco adversário, forçá-los a pressionar desorganizando-os, sair novamente, entrar de novo, sair novamente, até que o cansaço mais mental que fisico, permita enfim a investida não ficticia.

Esta Alemanha não é nada disso. Ponto.

Anónimo disse...

TIK TAK TIK TAK

http://possedebolla.blogspot.pt/search/label/Kroos


Será que o Paolo Maldini é um "idiota" para o Baggio?

Anónimo disse...

Aos estúpidos do costume, só para dar um exemplo:

http://www.youtube.com/watch?v=zqp8p8IGUdI

O quarto golo: minuto 4.15

Era o Guardiola o treinador?!

Vai lá perceber mais do jogo e depois volta para comentar

Anónimo disse...

Mais um texto de Baggio sobre o Kroos.

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/search/label/Kroos

Anónimo disse...

Mas maldini isso já havia tudo noutras equipas anos antes de Guardiola ser treinador e nunca foi chamado de tikitaka e como falou o kun a posse de bola das equipas de Guardiola é sempre superior a do adversário coisa que não aconteceu. Acho que forçar colagens é desnecessário.

Roberto Baggio disse...

Não. Para mim, os anónimos são todos idiotas. E tu és anónimo. Logo, o idiota és tu.

jorge gaspar disse...

KUN não interessa muito qual é o significado de Tiki taka. Do meu ponto de vista Tiki Taka significa fazer aquilo que tem mais possiblidades de ter sucesso. E em grande parte dos casos, a acção com mais probabilidade de ter sucesso é o passe (como é óbvio interessa saber que passe é feito e com que intenção, mas estou a simplificar ao máximo).
Se reparares, em 2 ou 3 golos da Alemanha (já não me lembro bem quais) havia um qualquer jogador alemão só com o guarda redes pela frente e fez uma passe para o lado. Na minha opinião aumentou as possibilidades de a equipa ser bem sucedida e é isso que eu tenho visto ser defendido aqui. Agora, quando tens uma equipa pela frente que é horrível a defender e o faz sempre com poucos homens, torna-se fácil a equipas como a Alemanha chegar com poucos toques na bola, com muito perigo á área adversária.
Um aparte: hoje acho que aquilo que vem sendo defendido aqui, no possedebolla e no entredez se tornou a única forma possível de explicar aquilo que se passou.

DC disse...

Há ali princípios e evoluções em jogadores que é incrível como o pessoal não percebe que foi do trabalho anual com Guardiola. É impossível achar que Lahm ou Neuer são os mesmos jogadores.

Agora, só para não endeusar o Guardiola, é bonito o Muller estar a esfregar-lhe na cara um dos porquês de ele não ter ganho a Champions.

Anónimo disse...

DC, ou Kroos, ou Bastian!!!!!

SubbuteoFan disse...

O que me ia rir se fizessem a análise à linha defensiva brasileira neste jogo! ahah

David Luiz em grande, o central que mais tempo actua fora do lugar, 50Milhoes... ta bem abílio!

SubbuteoFan disse...

O que me ia rir se fizessem a análise à linha defensiva brasileira neste jogo! ahah

David Luiz em grande, o central que mais tempo actua fora do lugar, 50Milhoes... ta bem abílio!

Aza Delta disse...

A questao n é ser tiki taka ou nao. Trata-se de ver aquilo que esse estilo de jogo trouxe ao futebol. No caso da alemanha e por comparacao com o brasil, para mim é obvio a diferenca de conhecimento sobre o jogo dos jogadores. N me entusiasmou assim tanto o colectivo, mas a maneira inteligente como aproveitavam as debilidades do brasil revela o quao importante se tornou o aspecto cerebral do jogo.

roger milla disse...

nao sabem o que e tiki taka,mas têm uma etiqueta com esse nome! desonestidade intelectual levada ao extremo
fica a prova: http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/search/label/Tiki-taka

Gil Von Doellinger disse...

"Brasil tem Neymar. Argentina tem Messi. Portugal tem Ronaldo. Alemanha tem uma equipa."

Steven Gerrard

Pedro Marques disse...

A diferença coletiva mas tb indvidual entre a alemanha e o brasil é enorme... e foram 7 como poderiam ter sido 10 se a alemanha tivesse forçado um pouco na 2a parte.

De resto anda sempre tudo na picareta em parte pq queremos q as coisas sejam sempre pretas ou brancas... principalmente na análise dos jogadores (demasiadas vezes subestimamos aquilo que os treinadores pedem aos jogadores ou o q n pedem). O Kroos com aquela qualidade de passe vai ser aquilo que o treinador quiser... e o tik tak do maldini parece-me adequado ao jogo que fez... o Khedira afinal tem muito mais qualidade ofensiva do q aquela q geralmente lhe atribuimos...

Em relação ao tiki taka o kun tem alguma razao... embora n seja o post do maldini a mistutar as coisas mas sim os comentários.
Às vezes fazemos de conta que n sabemos o q é... mas tiki taka n é sinónimo de jogar bem ou tomar a melhor opção... há muitas opções caminhos/possiveis a cada momento. A opção do tiki taka é a de atacar preferencialmente de forma apoiada, privilegiando a posse de bola até ao momento em que se encontra uma situaçao muito boa de finalização. Daí as percentagens de posse altissimas (q tb se devem à agressividade no momento da perda).

A opção da Alemanha foi a de aproveitar o desequilibrio do Brasil atacando rápido sistematicamente... o que levou a inumeras ocasioes de golo mas tb a inumeras perdas de bola e a uma falta de controlo da posse de bola que levaria o Guardiola a ficar c os cabelos (eehehheh) em pé.

Jogar bem n é tiki taka... mas bom tiki taka é jogar muito bem ;-)



outras vezes faz ezes azemos de conta que saba comparação é abusiva porque a alemanha é uma equipa que priviligia o ataque em transição ofensiva / contra-ataque...



André Pinto disse...

A explicação para o sucedido é muito simples: sobranceria redundando em caos táctico. Scolari nunca foi conhecido por implementar uma estratégia sua. Foi corrido do Chelsea, chega à selecção depois de um trabalho vergonhoso no Palmeiras, que deixou em fanicos. Em 2002 foi campeão, com uma equipa em que era só ligar o piloto automático. Em 2004 chega à final do Euro beneficiando (a custo) do trabalho de Mourinho no FCP. A participação no seguinte Mundial foi o canto do cisne para essa selecção e Scolari pôs-se ao fresco quando percebeu estar dissolvido esse núcleo, quando a qualificação seguinte já estava a azedar. Emprenhou pelos ouvidos com as Senhoras do Caravaggio, as bandeirinhas, etc. quem quis. Mas a fraude técnica que Scolari é, e foi, esteve sempre à vista, não obstante disfarçada por uma comunicação social conivente, embevecida com as habituais loas nacionalistas de pacotilha. Depois de ontem, isso terá acabado.

Não foi por falta de qualidade dos jogadores, nem pela ingenuidade de outros futebóis que o Brasil foi estuprado. Quase todos os que estiveram em campo jogam em clubes europeus de topo, onde se pratica um rigor táctico máximo. Simplesmente, por omissão ou ordem do chefe, esta selecção assumiu a posição arrogante de achar que podia prescindir desse aspecto do jogo. Suicídio. Já contra a Colômbia se percebeu que, diante de uma equipa melhor colocada em campo, aquela pressão na primeira fase de construção deixaria muito espaço ao adversário. E, em ataque continuado, quando o adversário está já em cima da área, os defesas do Brasil não sabiam qual o seu papel, saiam à queima, faziam 2 vs 1 ao calhas. E que dizer do homem-a-homem nas bolas paradas, sobretudo quando há movimentações amplas, vindas de fora da grande área? Parece-me que ali só houve trabalho motivacional e fé na arte individual de cada um. Marcelo esteve AWOL a defender. David Luiz participou de forma temerária no ataque e deu sempre muito espaço ao adversário na zona de finalização. Parecia uma galinha tonta. Sirva de comparação a acção de Hummels nas mesmas situações. Fernandinho manteve-se inoperacional, por estar muito subido, deixando um vazio enorme no miolo. Achar que era como contra os românticos colombianos, porrada à Jaime Pacheco e fé em Hulk, ou assim... enfim.

Considerada a relação recurso disponível/treinador do Brasil, Scolari é capaz de ser o pior seleccionador de todos os tempos.

Joao disse...

É notório que a Nossa Senhora do Caravaggio não percebe muito de futebol...

Schmeichel disse...

Há muito tempo que não via uma equipa com comportamentos colectivos tão ridículos. Houve para todos os gostos, desde o bloqueio ao David Luiz no canto (atrairam todos ao primeiro poste e bloquearam o marcador do Muller), passando por aquela brilhante saída do David Luiz ao Hummels (!!!), ou por aquele golo patético em que o único central Dante vai atrás do jogador que estava a marcar literalmente para a linha lateral (David Luiz, para variar não estava lá, vinha a recuperar a passo de um corte pela linha lateral) não havendo obviamente qualquer compensação...

Quem tiver tempo e oportunidade que veja o programa de ontem da RTP Informação (com o Vítor Pereira, o Carvalhal e o Peseiro). Eles no início não quiseram bater muito no Scolari (por uma questão de ética, já que é um colega de trabalho), mas depois acabaram por soltar-se e falar mais abertamente. Foi verdadeiro serviço público.

Escravo Fucile disse...

A verdade é só uma: alguma vez uma equipa com o hulk em campo podia sequer chegar à final? É só rir com o hulk, hehehhe. Se ele não tem saído ao intervalo acho que a Alemanha chegava aos dez, porque com ele em campo a equipa joga literalmente com dez, e depois quem percebe pouco de futebol diz que a culpa é dos defesas.

pininfarina disse...

Esta caixa de comentários é um claro atestado de incompetencia às aulas de língua portuguesa que se vão leccionando por este país fora. Não por serem termos portugueses mas por ser nessas aulas que se ensina a interpretar conjuntos de letras.

Só uma achega, para quem ainda não percebeu: tiki-taka != tik tak


nota: para quem não sabe, o símbolo != quer dizer "diferente de"

João Silva disse...

Ponto prévio, por vezes são feitos comentários começando com "não quero estar a ser advogado dos autores mas...", de facto que fique bem claro todos nós somos capazes de rebater seja que argumento for, contudo existem comentários capazes de tirar a paciência ao mais puro e bem intencionado dos bloggers e obrigam a responder.
Posto isto, desde quando é que foi dito por alguém que Kroos era mau jogador? Parem de incendiar e gastar bytes com comentários ignorantes. Foi dito sim que Kroos tem um potencial imenso mas que devido a uma personalidade intransigente não consegue adaptar-se ao modelo no Bayern. É mau jogador por isso? É o que é, tás mal mudas, pronto. É desperdício sem duvida, mas por isso existem outros treinadores, outras personalidades que tiram outro partido, Low parece ser um deles.

Não vou entrar na discussão dos relógios do flik flak ou tik tak ou o raio que o parta. Deixo isso para quem sabe, so peço que leiam BEM os comentários dos autores e de outros analistas como o Signori, por exemplo. Para mim basta-me saber que ganhou a equipa com mais cabeça. Como disse um amigo meu, há equipas que vão para estas competições porque é uma festa, outras vão para trabalhar. O resultado é este, e por isso é que vão uma semana antes de muita gente e preparam-se. Agora quero ver os analistas meteorológicos a falar da humidade.

Por ultimo, sejam mais liberais e menos socialistas se faz favor. Acreditem mais na liberdade de cada jogador a pensar pela sua cabeça, na sua capacidade de decidir os lances. Sem duvida que os treinadores tem o seu cunho mas epá tenham paciência, falar em Guardiola é descabido. Falem em núcleo duro, espinha dorsal de uma equipa (Bayern) se quiserem mas falem sempre dos jogadores e da sua qualidade INDIVIDUAL! São eles que metem a redonda la dentro não os treinadores.

Paolo Maldini disse...

roger milla disse...
nao sabem o que e tiki taka,mas têm uma etiqueta com esse nome! desonestidade intelectual levada ao extremo
fica a prova: http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/search/label/Tiki-taka

Vamos ao link que o Roger Milla partilhou e lemos isto:


"Espanha continua a viver anos dourados. Primazia pela qualidade técnica e tomada de decisão e eis que surge mais uma geração espantosa."


nesta caixa está isto

"eu n sei o que é tiki taka, apesar do titulo tik tak tik tak,

mas sei o que é a procura incessante de passes verticais, de jogo entre linhas, de tomar sempre a melhor decisão em qualquer fase, em qualquer momento (mesmo que estejas bem enquadrado para rematar e fiques tu com a glória..)

Vejo tudo2 isso na selecção da Alemanha."


conclusão. O anónimo é burro e tem dores de crescimento.

JoãoMPN disse...

que opiniao tem em relação ao Kroos?

Pedrompca disse...

Como diz o titulo Tik Tak...

Tik Tak porque o meio campo da Alemanha funciona como um relógio, esta é a verdade onde Ozil Kroos Shweinsteiger e Khedira dominam todos os timings do jogo, se a defender Shweinsteiger e Khedira despertavam a equipa sempre que era necessário subir a linha de pressão ou até mesmo fechar as linhas de passe, já Ozil e Kroos funcionavam como os cerebros de ataque, dos pés destes jogadores a bola saia redonda com destinatário e na hora certa.

O Brazil naquele seu velho estilo de posse e brinca na areia, nunca conseguu ser equipa, nem neste jogo nem no Mundial, e tiveram sempre a sorte de a nivel individual ter jogadores de excelência Mundial, porque como equipa nunca funcionaram, porque o Marcelo nunca soube fazer o apoio ao extremo, porque até parecia que não se conheciam, David Luiz e Thiago juntos ainda disfarçavam as lacunas de um e de outro, e num meio campo caótica fazia sem duvida falta alguem com poder e com galões para mandar na equipa.....
Hulk parece que voltou aos tempos de Japão corre corre corre mas sem acerto, e Fred foi Fred....sem bola não golo, sem golo, não o aplaudem...

A Alemanha foi se aproveitando dessa anarquia e ora em estilo "Bayern" ora estilo puro Germânico iam fazendo o que queriam do Brazil..


O que é o estilo do Bayern, futebol de passe ponderado, feito com apoios e que leva a subida da equipa em bloco até a zona de finalização, tem algumas parecenças com o Tiki Taka do Barça mas é menos pausado e muito mais ofensivo, as parecenças são nomeadamente a circulação da bola pelos jogadores dando sempre preponderância ao apoio mais perto.

O Estilo Germânico, é aquele futebol fisico, Frio e ao mesmo tempo Sagaz na forma em que com 2 ou 3 passes a bola chega a área adversária, e este futebol é a "casa" desta seleção, sente-se bem neste estilo.

Quando ambos os estilos combinados com alguns dos melhores executantes a nivel europeu e mundial e quando a eles juntas um Seleccionador que não renega a sua "escola" nem as valênças que trouxe o Guardiola para o Bayern, acabas por criar uma equipa que é capaz de mudar a leitura de jogo sem para isso teres que mexer nas peças em campo, é o tal "Chip", esta Alemanha muda de "Chip" a pedido das suas peças mais importantes, Kroos e Ozil...

Esta Alemanha neste momento é suprior a qualquer espanha que vi a jogar, e não vejo actualmente em competição nenhuma seleção com capacidade fisica e mental para fazer esta equipa tremer.

André Pinto disse...

Mas qual tiki-taka? O título do post não se refere ao acerto de Kroos, cuja eficácia lembra um relógio suíço?

Pedro disse...

Agora sempre que uma equipa trocar a bola é por culpa do Guardiola. Antes dele ninguem trocava a bola.

Menos pessoal, menos.

:)

Hernani Trigueiros disse...

"Bastian Schweinsteiger"

Hernani Trigueiros disse...

Confesso que gostei muito das actuações de Neur (como sempre), Khedira, Kroos e Muller. Porém é-me impossível evitar estar sempre a seguir Bastian Schweinsteiger. Lá está, assumindo a minha já propalada ignorância futebolistica, não consigo deixar de pensar que o melhor desta Alemanha depende bastante do melhor deste jogador, que me enche as medidas.

Gostaria muito de indagar a vossa opinião/visão a respeito da actuação de Schweinsteiger.

socolari disse...

Se não sabes o que e tiki taka como justificas ter uma etiqueta dessas no blog? Ou pões as etiquetas aleatoriamente? E o burro sou eu?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Realmente o Kroos fez um jogo espectacular, mas o Khedira - como já disseram antes - esteve impecável. Fez um jogo de grande classe. E talvez fosse a última pessoa a quem eu diria isto na equipa alemã. Depois do Boateng, do Mertesacker (é terrível este camarada, terrível) e do Howedes, pronto...

Paolo Maldini disse...

"E o burro sou eu?" socolari

puxa, perspicaz também, viu

Anónimo disse...

eu acho que o kroos, o muller e o robben merecem ser vistos como os melhores do mundial ate agora. o messi mais que entre os melhores, sera o mais "decisivo".

embarcar na teoria que a culpa é do david luiz, tao espalhada pelos comentadeiros ca do burgo, é ser basico na analise. toda a defesa esteve terrivel, raras vezes esteve coordenada, laterais constantemente a subir fora de tempo, e os dois medios centro inexistentes. os centrais no meio disto tudo tiveram menos erros individuais, pois apanharam frequentemente 3 ou 4 alemaes embalados vindos do vazio do meio campo.