sexta-feira, 1 de agosto de 2014

All muscle and no brains. Benfica no ataque.

Bebé, Oliveira, Derlei e Ola John. Foi assim que terminou o Benfica a partida com o Sion. Antes, Jara e Lima.

Retiremos Ola John da equação. Basta vê-lo jogar vinte minutos para se perceber o porquê. Há Lima e Derley também, com perfis muito idênticos. Fazem valer-se das óptimas capacidades físicas. Muita força, alguma velocidade. Mas são também muito bons nas movimentações em ruptura ou apoio, e percebem as suas limitações. Não sendo criativos jogam sempre simples e não condicionam negativamente de forma alguma o jogar da equipa.

Difícil perceber a aposta no perfil de Jara, Oliveira e Bebé. Todos têm características individuais, sobretudo físicas, mas também técnicas, importantes. Porém simplesmente são incapazes de um usar um neurónio que seja. Obviamente que terão sucesso em vários momentos. Afinal não se cansam de tentar, jogando só para si e por si. Qualquer futebolista que em 100 acções procure unicamente a sua notoriedade, ou êxito pessoal, acabará por o obter algumas vezes. A questão é que se nessas 100 acções procurar o que é melhor para a equipa, mesmo que isso seja um simples tocar em quem está de frente, fará com que a equipa tenha os seus êxitos de forma muito mais frequente.

Jara é demasiado mau. Talvez seja injusto apelidá-lo de egoísta ou egocêntrico. Ele é apenas um mau jogador. Não vê nada ao seu redor. E como não vê também jamais perceberá. Há quem goste de ver o estilo de quem pega na bola e avança pelo meio batendo sempre no muro ou na melhor das hipóteses sofrendo faltas que apenas prejudicaram o ataque a quem dela beneficiou.
Veja o golo que marca ao Sion. Nem se pode falar de não perceber melhores opções. Ele nem vê. É um capel do corredor central. É tudo francamente mau no argentino. Futebol da década de oitenta.
video



Bebé não percebe. Passa-lhe tudo ao lado. Até parece olhar, mas não entende. Não faz ideia para onde ou quando deve soltar. Talvez Jesus o consiga estabilizar e ensinar alguns timings importantes, ou a responder a determinadas movimentações. À data é apenas alguém com traços individuais sem qualquer noção do que é o jogo. É ainda assim, um produto inacabado que urge rever.

Oliveira é pouco dotado cognitivamente e junta-lhe o egoísmo. É uma pena. O que poderia ser o melhor avançado português em muitos anos, porque nos traços individuais é muitíssimo interessante vai deixando passar os anos sem perceber o que deve mudar para se afirmar no futebol.

Apenas dois pequenos exemplos daquele que é sempre o perfil de decisão do avançado

video

Tocar para quem está de frente e a ver o jogo todo? Nem pensar. É demasiado fácil e as pessoas não tecerão louvores à acção. Melhor sempre fazer uma rotaçãozinha bonita que fique na retina, mesmo que isso retire condições óptimas à situação de jogo enfrentada.

video
Um lance a mostrar as palavras sobre Derley. Rápido, físico, inteligente a movimentar e simples a jogar. Muito parecido com Lima. E também valerá muitos golos pois é agressivo nas zonas de finalização. E, claro o perfil de decisão de Oliveira. Um misto de egoísmo com incapacidade para fazer / perceber? o que é melhor para a equipa.

35 comentários:

Pedro disse...

Pois é...
:)

Alberto disse...

Tambem me pareceu uma boa contratacao o Derley mas sera sempre para ocupar o lugar de Lima, e nunca os dois ao mesmo tempo.

O que acharias de Bernardo a "fazer" de Saviola? Ontem, quando entrou no jogo, foi mais que clara a diferenca de qualidade para o resto da equipa.

Unknown disse...

Digo o que disse ao Baggio. Penso que esses ou vão ser dispensados ou calçar muito pouco.

PedroF disse...

E o Bernardo? Que pés, que cabeça. Entrou e jogou. Tivesse ele minutos...

Paolo Maldini disse...

não vi o jogo, ontem...

vou ver se saco...

PPM disse...

Maldini acreditas que quando vi aquele lance do Nélson pensei para mim: "Este gajo não muda e dificilmente vai mudar". Lembro-me perfeitamente.. Bastava enquadrar! Um simples toque dava.. Mas como é um jogador que não tem um neurónio na cabeça (há muitos anos que é assim) nunca vai tomar aquela opção. Sinceramente, não o vejo a aprender, já que o seu perfil egoísta dura desde os tempos do JJ. Incrível como o gajo não evolui e já passaram uns bons anos desde a sua estreia no Benfica! Quanto ao Bebé, concordo com o que dizes e vai de encontro ao que tinha dito, ou seja, tem atributos físicos e pormenores técnicos interessantes, mas o seu problema reside, essencialmente, no entendimento do jogo em si. E é como dizes.. Na cabeça destes rapazes é cada um por si! Lançá-los num pelado com amigos ou num jogo da 1ª liga vai dar ao mesmo! :D Espero que o JJ lhe incuta algumas ideias de jogo, nomeadamente o sentido colectivo do mesmo! Jara nem sequer me vou dar ao trabalho de opinar.. É simplesmente horrível. Ponto final.

Anónimo disse...

Excelente análise.
Acho que o Derley ainda tem que ser muito trabalhado, ás vezes não joga assim tão simples como disseste, muitas vez recebe a bola e fica a protege-la sem dar definição ao lance.

Sobre o Jara, não há muito a dizer só tentar perceber o que o JJ vê nele. Acho seria melhor dar oportunidade e trabalhar o N.Oliveira mas pronto, já sabemos a como é o JJ com portugueses.

Já agora Maldini, viste o que se passou com o J.Teixeira? Achas que a atitude do JJ em retirá-lo depois do erro o fará crescer?

Cumprimentos,
L.O.

Anónimo disse...

O que vale é que todos nos enganamos. Há bem pouco tempo, neste blogue se escrevia que o Nelson Oliveira ia ser a "next big thing", o ponta de lança de classe mundial para Portugal

Carlos Antunes disse...

Algumas destas evidências já eu tinha notado, mas acho que não tinha a consciência absoluta do grau de "mau" de que eles sofrem.

Por exemplo, no golo do Jara não via grande mal em ele seguir por si mesmo.
Agora percebo...

DC disse...

Só de me lembrar o que eu tive que ouvir há 2 anos por dizer que o Postiga era 10x melhor que o Oliveira e devia ser o titular no Euro...

Miguel disse...

Entao e no primeiro jogo de pre-epoca, em que Derley na primeira parte vai para a baliza e em vez de chutar da' no meio?

OK... o passe foi frouxo e nao chegou la, mas ainda assim demonstrou sentido colectivo. Nao?

Diácono Remédios disse...

L. O. em vez de começares com teorias da conspiração e pieguices próprias de mulheres, o João Teixeira foi retirado por precaução, porque se ressentiu da lesão do dia anterior.


Paolo Maldini disse...

Miguel, nesse lance há uma boa decisão do Derlei, mas um mau passe. saiu um pc demasiado para trás. um metro para a frente e o defesa não chegaria lá.

Anónimo disse...

"Qualquer futebolista que em 100 acções procure unicamente a sua notoriedade, ou êxito pessoal, acabará por o obter algumas vezes"

Pois, tudo isso é valido..
mas se fosse tao linear assim, o eleito melhor jogador do mundo que joga constantemente para si e para a sua notoriedade tambem so atingia o sucesso algumas vezes e a verdade é que atinge constantemente e muitas vezes com uma equipa como o real madrid as costas!!

Anónimo disse...

Então e não leva Portugal às costas? É por causa do Miguel Veloso ser pesado?

Anónimo disse...

isto e so treinadores de bancada. Falam falam falam mas se tivessem la nao faziam merda nenhuma. calem-se e deixem de dar opinioes estupidas sobre jogadores que tem mt para evoluir (no caso do Jara tbm axo t fraco) agora o nelson e o bebe tem mt margem de progressao ao contrario de derley qe ja e um jogador feito, nao e mau mas nao e o qe o benfica precisa, precisamos de jogadores novos com mt futuro pela frente e qe um dia vao calar a boca qem deles diz mal. Temos um caso bem recente o André Gomes todos o criticam e nao presta mas no valencia ta a jogar mt

Roberto Baggio disse...

O anónimo viu os highlights, então acha que ele está a jogar muito kkkkkk
Vai para a Tasca pá

Anónimo disse...

Este blog é tao delicioso mas esta a começar a dar me "problemas". Eu quando falo com os meus amigos e defendo o que aprendo aqui. Quando digo que o Rojo é mau ou quando digo que o Mourinho esta a ficar mau treinador eles dizem que eu sou maluco ;)

Continuaçao do bom trabalho.

Ac.

Rui Soares disse...

Eles não precisam de aprender no sentido de ações conscientes durante o jogo. Precisam apenas de treinar. O que vejo como CLARO é que não há treinos para melhorar as decisões dos jogadores, que não precisam de ser conscientes. Não todos são Xavi.

O Messi deve ter resultados muito parecidos com o Neymar:

http://bleacherreport.com/articles/2141224-neymars-brain-on-auto-pilot-when-he-plays-football-say-japanese-neurologists

É com aquelas pessoas que resolvem equações complevas efetuar qualquer operação matemática. Não há uma ação consciente de pensar e decidir os vários passos para encontrar o resultado final da equação. Apenas olham para a equação e conseguem ver o resultado. Há um automatismo e o resultado está certo.

Com a realidade virtual, parece-me fácil criar os treinos necesários para automatizar decisões em múltiplas situações específicas da posição do jogador, melhorando a decisão, sem que o processo de decisão seja conscientes no passo a passo da decisão.

Em vez de criticarem tanto a capacidade cognitiva deste ou daquele jogador, reconheçam as vossas limitações para resolver essas insuficências através do treino. Ou seja, reconheçam a VOSSA própria incapacidade. E resolvam o problema... Ou peçam a Jesus que o faça...

Paolo Maldini disse...

AC, assim não somos (autores do blog e mais uns malucos) os únicos a ter problemas :)

Rui Soares, por amor de Deus... poupa-me a esses estudos com zero significância e a essas frases elaboradas que não dizem nada, e às tuas incapacidades.

Qt ao treino da tomada de decisão faz todo o sentido nas fases mais precoces. Já neste blog se falou disso e explicou-se até as melhores formas de a operacionalizar. Coisas como retirar nos exercícios o factor de sucesso quando este provém do físico para que o atleta use a imaginação para voltar ao sucesso. Coisas básicas como: resolve tudo pq é 10x mais rápido q os outros, mas daqui a 2 anos isso não lhe vai servir de nada se não evoluir na compreensão do jogo? Ele que só possa conduzir de sola. Tira-lhe a velocidade para que tenha de se adaptar sem a sua mais valia física. Até que comece a valer-se da compreensão e ... claro do que já era mais valia.

mas, o q tu propões é de uma estupidez atroz falando da formação "automatizar decisões" FDX... Queira Deus que não te metam miúdos nas mãos...

o segredo não é decorar, homem. é perceber. Talvez um dia o percebas

Agora, se o Jara é burro é pq eu sou incapaz? FDX... aparece aqui com cada um...

Roberto Baggio disse...

Rui Soares, ao menos sabes alguma coisa do funcionamento do cérebro, ou vieste só escrever umas palavras bonitas?

É que se souberes alguma coisa, o mínimo mesmo, sobre o cérebro humano é só reler o teu comentário para perceber a atrocidade que acabaste de escrever. Se não percebes nadinha o melhor mesmo é poupar letras e ficar calado. Ou perguntar a quem sabe. Por exemplo ao Damásio, que ele explica tudo muito bem.

Maldini, se a culpa do Jara ou do Oliveira ou do Bebé serem burros não é tua, de quem é? Hahahahahahhahahaha

Anónimo disse...

Querem ver que o Pavlov é que seria grande treinador? :)

Miguel Fontes

Roberto Baggio disse...

Hahahahhaha Miguel, tão bom hahahahhaah.
Qualquer cão seria top mundial, aliás. Hahahahahha

Anónimo disse...

Não quero acrescentar nada de relevante, apenas dizer que ainda tenho alguma esperança no Nélson.

Não posso é deixar passar um comentário do autor Maldini ("o segredo não é decorar, homem. é perceber. Talvez um dia o percebas") sem deixar uma das minhas piadas favoritas:

"
Several scientists were all posed the following question: "What is 2 * 2 ?"

The engineer whips out his slide rule (so it's old) and shuffles it back and forth, and finally announces "3.99".

The physicist consults his technical references, sets up the problem on his computer, and announces "it lies between 3.98 and 4.02".

The mathematician cogitates for a while, then announces: "I don't know what the answer is, but I can tell you, an answer exists!".

Philosopher smiles: "But what do you mean by 2 * 2 ?"

Logician replies: "Please define 2 * 2 more precisely."

The sociologist: "I don't know, but is was nice talking about it".

Behavioral Ecologist: "A polygamous mating system".

Medical Student: "4"
All others looking astonished: "How did you know ??"
Medical Student: "I memorized it." "

Pronto, já estou feliz.

Abraço,
Top1

Tomcat disse...

Alguém dá um par de estalos ao Jesus e lhe diz que ainda que, embora já tenha mandado embora o Djuricic, ainda tem Gáitan e Bernardo para jogar atrás do avançado?

Quanto ao Bebé, Luis Felipe, Jara e Nélson: são activos do clube e ainda podem ser muito úteis à secção de atletismo (isto pode ser um pouco injusto para o Nélson, porque é o único que efectivamente tem talento e não lhe ensinaram outra coisa durante a formação para além do "resolve tu").

Roberto Baggio disse...

Top1 a maior vergonha que tive na vida: professor de análise complexa e equações diferenciais. Professor: Por que é que quando passas uma constante para o outro membro de uma equação o sinal muda?

A coisa mais simples do mundo. Pelos vistos eu não sabia. Nem eu, nem 90% do auditório. Limitava-me a decorar. Triste realidade a minha na altura.....

Anónimo disse...

Oh Diácono Remédios não vi nenhum relatório médico sobre isso ou informação nos meios de comunicação desportiva (inclusive na BTV), por isso acalma a franga.

Ele ressente-se da lesão depois de cometer um erro que deixou o JJ maluco... que conveniente.


Paulo Jorge disse...

Fiz a minha análise do Nélson há mais de dois anos e meio e a minha opinião ainda não mudou:

http://farmacia-franco.blogspot.fr/2012/01/o-fiasco-oliveira.html

LUIS REIS disse...

Nelson e Jara não evoluíram, nem JJ conseguiu os fazer evoluir... Lembro-me que Jara chegou ao mesmo tempo que Gaitan, vejamos a evolução de Gaitan teve numa posição inclusive diferente que tinha no seu Boca Juniors e a Evolução de Jara... Jara não evolui absolutamente me nada, não têm a capacidade de aprendizagem e de adaptação, assim como Nelson Oliveira que reconheço ter potencial mas esse potencial esvai-se na medida que não consegue uma evolução positiva das suas facultades e de colocar o seu potencial ao serviço da equipa.

Quanto a Bebé, um caso diferente, um jogador que têm um potencial enorme, quanto a mim o jogador mais potente que passou nos relvados portugueses pós Hulk, têm um pouco das características de Hulk, um jogador que por certo JJ irá moldar, irá trabalhar até á exautão para fazer dele um craque e um futuro indiscutível do Benfica e da Selecção Nacional... Bebé têm tudo para ser estrela neste Benfica a bola está do lado dele

Anónimo disse...

Estou aqui a rir-me como um perdido com a piada do top1, porque em vez de filósofo podíamos ter "AntónioTeixeira"

Rui Soares disse...

Chamas burro com facilidade a outras pessoas. Não gosto disso.

António Damásio. Certo. Como me interesso por consciência, conheço. Mas, há neuro cientistas que não são portugueses e mais relevantes para o treino dessa "decisão"...

Não sei. Escreves António Damásio porque quem nada sabe sobre o cérebro conhece o Prof. Damásio.

A questão é porquê?! Pode ter sido para facilitar a minha compreensão da tua resposta. Ou porque não lês nada sobre o cérebro há muito tempo... E o nome que apareceu na memória foi António Damásio.

Com a tua autoridade, apesar da insegurança evidente nalgumas respostas emotivas, terá sido para me ajudar a compreender. Agradeço a explicação...

Roberto Baggio disse...

Não pá, porque o campo das emoções, explica bastante bem o que se pode fazer no treino, quanto à tomada de decisão, e o porquê de ela não ser alterada de forma significativa quando as experiências se acumulam. Portanto, não há nada que Damásio não explique, e que não tenha lógica dentro do treino. As Affordances que são regulares de forma ampla influenciadas pelas emoções para conseguir o caminho de sucesso mais aproximado da situação que se enfrenta, no mínimo tempo possível.
Mas mais uma vez, o teu comentário diz muito pouco. E mostra que não percebeste mesmo a atrocidade que escreveste.

Ninguém com 25 anos e dez de más experiências se torna verdadeiramente competente em qualquer matéria. Eb isto não tem nada a ver com o treino. Ou melhor, tem a ver com o treino, aquando da sua formação. Recomendo mais estudo dessa matéria, porque afinal não está claro a relevância de Damásio no estudo da tomada de decisão (in) consciente

Rui Soares disse...

Sem a informalidade do Pá. Não sou teu amigo.

Escreveste que o Jara era burro. Associar isso ao Prof. Damásio. Certo. Era mesmo sobre emoções... Mas, não vamos ferir o teu EGO... És um especialista em futebol no mundo dos blogs... e tens um público fiel.

É uma atrocidade. Fica escrito com o meu nome verdadeiro. Se for atrocidade, é minha. Não é do Maldini ou do Baggio. Sou apenas adepto de futebol.

Não sou obrigado a ler o teu blog... Nem és obrigado a ler o meu comentário.

Por falar em emoções, as tuas respostas... ?! A tua inteligência emocional é muito elevada... ;) Uma pequena provocação e a tua paciência...

Ainda bem que não és jogador...

Roberto Baggio disse...

Pois pá! Mais uma vez nada. Só palha. o Que eu escrevi sobre Damasio teve a ver com o teu comentário imbecil sobre o treino. E pelos vistos continuas sem perceber a imbecilidade. Que é algo que não te posso ensinar, lamento, não sou professor.

A minha "inteligência emocional" demonstra mais uma vez o porquê de Damásio dever ser explorado, da tua parte, se quiseres alguma vez entender o a atrocidade que escreveste.
Portanto, tens toda liberdade de escreveres o que quiseres, e também de não ler o meu comentário. Portanto, pá, senhor adepto do futebol, não é por assinares Rui Soares que deixas de ser um anónimo qualquer. Ou nem isso entendes?!

Como é que um mero adepto sabe o que é, ou não, um especialista de futebol?! Tens-te em muito boa conta, para um mero adepto.

É verdade, não tenho paciência para tipos como tu pá. É uma realidade. Não é provocação nenhuma, é a simples realidade. Chegam aqui, escrevem coisas de forma muito certinha, com palavras muito giras, e zero conteúdo. A quantidade do conteúdo é normalmente proporcional à minha paciência.

Quanto ao ser jogador, já não sou, é verdade, mas já fui. Mas também não entendi o que é que isso tem a ver com respostas à uns tipos quaisquer no blogue. Mas lá está, novamente remeto ao professor Damásio. Parece que ele tem a resposta para todas as imbecilidades que correram estes comentários.

Um grande abraço amigo :) Sim, apesar de tu não me considerares, eu já te considero como meu grande amigo de estimação. Afinal, o que seria do blogue sem estes meus amigos que trazem um pouco de comédia para animar a malta?!

Rui Soares disse...

Vim ler o teu comentário, porque já o esperava...

Também me fases rir. E precisa de rir agora mesmo.

A tua resposta cabe no que escreveste: "com palavras muito giras, e zero conteúdo"

A tua própria capacidade de compreender é limitada. Por isso, é que o que escrevi é uma atrocidade para ti...

Um Abraço, blogueiro sobre futebol. Não te posso tratar por treinador, porque parece-me que és um amador...