domingo, 3 de agosto de 2014

Conduz, fixa e solta

Mostra lá, novamente como é que se faz.

Conduz, fixa, e solta. Verdadeiramente incrível o que Otamendi dá ao jogo das suas equipas, quando estas estão em posse. Em condução, ou em passe vertical (no apoio frontal) ou na profundidade, garante sempre qualidade. Incompreensível o porquê de não ser cativo na zona central da sua selecção. Afinal de contas, quem é que não quer ter um médio ofensivo a jogar como defesa central?!

Em menos de dose meses, a liga perde o seu melhor central (Otamendi), seguido de Garay, Mangala, Eric Dier. Para colmatar essas saídas entraram...


25 comentários:

Luis Santos disse...

"Afinal de contas, quem é que não quer ter um médio ofensivo a jogar como defesa central?!"

Cuidado com essa frase... Há sempre o David Luiz.

Viste o Porto? Pressão sempre? Não consegui identificar momentos específicos. E muita procura pelo "vira flanco". Com boa qualidade de passe até vai dando para desorganizar a outra equipa, mas também obriga a própria equipa a andar de um lado para o outro...

Abraço!

Roberto Baggio disse...

O D.Luiz não é jogador de futebol lol
O Porto só vou ver amanhã

DC disse...

Pensei exactamente nisto quando vi o lance. Que saudades!

Acho que Reyes também pode oferecer isto mas precisa de alguém que o ensine a defender.

Já agora, hoje o Indi agradou-me bem mais que no mundial.

MM disse...

Acho que este Porto tem dificuldades a sair a jogar precisamente porque não sabem conduzir , fixar e soltar quando os médios estão marcados ou por vezes subidos .Por outro lado e enquanto os centrais do Porto não sabem sair a jogar os médios "fogem"
demasiado , ao contrário de moutinho e fernando que construiam desde traz , do da lateral para o meio .

João disse...

No ano passado, no mesmo torneio, deu o mesmo show.

Anónimo disse...

Otamendi o melhor DC? Poupem-me. De vez em quando, até se fazem umas análises engraçadas aqui, assim ao estilo puto-charila-macaco-sem-pila-FM. Esta agora é simplesmente burra.

Abraço
Pedro B.

Ninja disse...

O Indi hj impressionou me. Muito diferente daquilo que mostrou no mundial. Sabe ler o jogo e parece me eficaz a usar os atributos fisicos.

Se fosse mais rapido ai ai ...

Unknown disse...

Gosto mais do Garay. Aporta mais defensivamente, portanto no global do jogo.

Hélio Ribeiro disse...

Incrível o que o falecido Fonseca lhe fez.

João Campos Costa disse...

O Otamendi falha 484506745 mil passe por jogo, basta ver não só a época do Fonseca, como a 2a do VP. A verdade é que a melhor época dele foi a 1a, sob o comando do Villas Boas, depois foi sempre a descer. Na memória a exibição na derrota da Luz da época anterior por 2-0, em que passou o jogo todo fora de posição e a permitir transições rápidas ao Benfica devido a passes idiotas.

Se há algum que se vai notar a falta, é do Mangala, não do Otamendi, que nem melhor que o Maicon é.

JON disse...

Este(s) blog(s) estão a ser vítimas do seu próprio sucesso... Como têm mais gente a cá vir, aparece cada picareta, para usar uma expressão vossa...

O pior é que esta rapaziada pensa que está no chupa-mos e em vez de ler e ir pensando e matutando, aprendendo, sobre o q se diz aqui, quer logo mostrar que até sabe muito de futebol e depois diz estas coisas.

O "Maicão" melhor que o Otamendi só quando se vindimava ramadas, era preciso andar de pé...

Roberto Baggio disse...

Olhem o meu amigo João. Os seus comentários são sempre de uma delícia inestimável. Obrigado :) Qual é o seu segredo?

Paolo Maldini disse...

JON, já tinha pensado o mesmo. Está a chegar muita gente nova aqui que pensa que isto é o visão de mercado ou coisas assim e entram a pés juntos com cada asneirada... e já não há paciência para voltar a ter discussões com 5 anos de atraso...

depois ficamos como arrogantes e sem argumentos. Gabo a paciência ao Baggio. Eu já nem entro nessas discussões que para mim já nao fazem sentido...

abraços

JON disse...

Eu pessoalmente nem sigo o blog há muito tempo, um ano e pouco talvez. Os meus conhecimentos de futebol são muito mínimos, e por isso mesmo, calo-me e leio e acompanho todos os dias.

Ainda assim, percebo que não haja paciência para explicar a mesma coisa mil vezes. Especialmente aqueles que depois de 20 posts a explicar porque é que o jogador X é mau, ainda vêm com outra pergunta: "ah e o jogador X, o que acham dele?".

Leiam o histórico, porra!

C.N. disse...

Sugiro uma FAQ :).

Estilo "clubite parva é nos comentários de A Bola."

Argumentos estilo "se esse gajo é bom porque não ganhou não sei o quê ou não se afirmou não sei aonde" não é o que se discute aqui.

Que se sabe que até o melhor jogador em 90 minutos vai sempre cometer erros técnicos, ocasionalmente que podem custar jogos e não é por isso que se desvaloriza um jogador (ou seja um defesa nunca é mau só porque falhou um corte - até pode ser mau apesar de acertar todos os cortes).

Aqui discute-se o que se passa dentro das 4 linhas como reflexo do que se faz no treino, se não percebes, vai lendo e ocasionalmente pergunta. Mais vale fazer uma pergunta estúpida que uma afirmação estúpida.

Por fim, isto é tudo opinião dos autores. Os autores reservam o direito de discordarem de quem comenta, de discordarem da opinião de alguém que até perceba do assunto que quem comenta se lembrou para dar força à sua argumentação. Até podem estar errados e mais tarde mudar de opinião. Como qualquer pessoa.

Pena é isto não ser óbvio para as pessoas.

Continuem o bom trabalho.





Unknown disse...

JON, olha aí a referência ao "chupa-mos" numa frase com conotação negativa!! É grande fórum!! :D

DC disse...

" Está a chegar muita gente nova aqui que pensa que isto é o visão de mercado"

LOL parti-me a rir com isto.

Filipe C. Coelho disse...

Sigo e gosto do blog porque dá uma nova visão do futebol, mais arrojada e fundamentada. Porém, por vezes, o mesmo blog acaba por perder-se quando confrontado apenas com opiniões que fogem à vossa linha de pensamento. E é isso que lamento.

Quanto a Otamendi, partilho da ideia de que é um dos centrais com melhores qualidade técnicas que passou pelo futebol português nos últimos anos. Mas isso, só isso, não basta. Afirmar e acreditar que "em condução, ou em passe vertical (no apoio frontal) ou na profundidade, garante sempre qualidade", só pode ser uma brincadeira se pensarmos nos sucessivos erros que Ota acumulou nas últimas duas épocas de FC Porto (e sobretudo na última), com erros clamorosos ao nível do passe na primeira fase de construção de jogo do FC Porto, tornando a equipa ainda mais desequilibrada e exposta ao rápido contra-golpe adversário. Foram muitas as situações, com real destaque para aquele jogo na Luz em que, creio eu, Otamendi não deve ter acertado um único passe que não fosse para Mangala ou Danilo.

Tudo isto para dizer que Ota pode ter a tal qualidade técnica que o vídeo atesta mas as suas falhas de concentração e de ligação ao jogo prejudicam-no (e à sua equipa) imenso e fazem do argentino um central que poderia ser muito mais do que o que é hoje.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Filipe Coelho, dizias o mesmo do Otamendi quando o FCP era treinado pelo V. Pereira?

Pois, o problema ou está em ti ou... no antigo treinador do FCP que começa com P e não é Pereira.

Acho curioso ires buscar o exemplo do jogo do ano passado na Luz: é que o FCP foi massacrado pelo Benfica e fez uma exibição ridícula. Toda a equipa.

Zizou disse...

Aos mais recentes e ilustres visitantes, tenho-vos a transmitir que o Maicon, o Reyes e o Indi juntos não dão um central mediano. Quanto mais um Otamendi.

Agora escandalizem-se e vão todos a correr dizer aos amigos do café que viram o Zizou a dar uma nova cabeçada em alguém, só que desta vez num blog da internet...

Baggio e Maldini, uma vénia à vossa paciência.

Abraço

Anónimo disse...

Caro Zizou,
explique lá então a sua teoria. Onde Otamendi é melhor que, por exemplo, Jardel. Sei que vai ser difícil, mas gostaria de me rir um pouco. Não seja artista, dou-lhe troco até onde quiser, cuidado.

Abraço
Pedro B.

Zizou disse...

Caro Anónimo,
obrigado pela tentativa, mas prefiro perder o meu tempo com quem me faz aprender e crescer.
Guarde o troco para si ou para quem tiver paciência.

Só uma dica: os grandes artistas dificilmente explicam a sua arte, porque a maioria, como você, nunca a vão entender.

João Campos Costa disse...

Podem flamar à vontade, a verdade é que o Otamendi falha demasiados passes pra ter a tal "qualidade" que aqui apregoam. Se eu fizer 20 passes longos num jogo também acerto uns quantos e eu sou um cepo a jogar à bola, existe uma grande diferença entre qualidade (eficácia) e simplesmente volume. A qualidade da distribuição e decisão do Otamendi é um daqueles mitos que perdura devido à boa época que fez com o AVB, coisa que não voltou a repetir. Como portista, não o vejo fazer mínima falta.

Filipe C. Coelho disse...

É obvio que não se pode dissociar o rendimento do Otamendi (e de todos os jogadores) do facto da equipa ser orientada pelo Paulo Fonseca.

Agora, recuando e contextualizando, não tenho dúvidas de que o Otamendi com o Vitor Pereira aparecia melhor e tinha outro indice de qualidade de passe. Mas isso passava-se um pouco com toda a equipa - com VP no comando, eram todos 'melhores' pois a equipa tinha principios e sabia estar em campo.
Agora em termos relativos, diria que Otamendi, apesar da qualidade técnica que tem, comete(u) demasiados erros para se lhe reconhecer toda essa qualidade ao nível do passe. E já o dizia, ainda que com menos afinco, nas épocas de VP - se bem que se formos a ver, Ota apenas foi titular indiscutivel no 2º ano do Porto de VP.

E falei do jogo da Luz por ser o caso mais berrante. Mas, infelizmente, foram bem mais na época passada.

Quanto ao Reyes, ainda nao perdi a esperança. Para quem o viu jogar quando estava ainda no México, tem bastante qualidade mas diria que precisa de um upgrade mental.
Em relação ao Indi, focam-se demasiado no jeito pouco coordenado dele (um pouco ao jeito do Mangala) e olham demenos para a qualidade que ele tem. Pode não ser um central de top mas está muito longe de ser aquilo que já disseram dele por aqui.

Islander disse...

Otamendi o melhor central em Portugal? Cada um tem a sua opinião mas esta é realmente difícil de aceitar sobre qualquer ângulo...