sábado, 2 de agosto de 2014

Emirates Cup

Muitas dúvidas e preocupações poderão estar, agora, na cabeça dos adeptos do Benfica. Mas, esqueça o resultado ao intervalo, olhe para o que se passou no jogo, tente perceber. De onde surgiram os golos? Por que motivo surgiram? O que falhou?
De seguida passarei a minha ideia sobre o momento do Benfica.

- Há poucas equipas no mundo com o potencial ofensivo do Arsenal. Ao nível das ideias, Wenger é para mim top3 mundial na organização do seus lances de ataque. Pelo que tanto golo marcado, e tanta oportunidade criada, tendo em conta a qualidade dos seus executantes, é perfeitamente normal (para o momento em que se realiza o jogo).

- Bellerín. Não conhecia, foram os primeiros 45 minutos que vi dele, e estou maravilhado. Aponte este nome. 19 anos e qualidades físicas e técnicas, mas sobretudo critério na tomada de decisão.

- Linha defensiva. Poderá ser estranho pensar-se em problemas da linha defensiva numa equipa treinada por Jesus. Mas é de facto o problema mais gritante com que Jesus se bate neste momento. E a maior dificuldade surge com estímulo de percepção mais complexa: controlo da profundidade. Que é, de facto, supra importante, tendo em conta a forma compacta e posicionamento adiantado que Jesus quer que a sua equipa interprete.
São 3 elementos novos - Sidnei, César, Eliseu/Benito - e Maxi. Todos eles sem qualquer tipo de competência táctica, ao nível dos princípios de jogo que Jesus usa. Defesa zonal: contenção, coberturas, decisões colectivas para controlar a largura e a profundidade, fora de jogo. Jogadores habituados a jogar sozinhos, preocupados apenas com a sua referência individual, obrigados a agir e reagir de forma colectiva. Também, muitos erros na abordagem aos lances de 1x1.
A forma de Jesus defender é complexa, não é de fácil interpretação, e tanto jogador novo lançado para o onze inicial ao mesmo tempo tem este tipo de resultados contra equipas super competentes ao nível ofensivo (poucas num futuro próximo do Benfica).
Com Luisão e Jardel/Lisandro, 95% dos problemas ficam resolvidos.

- Artur. Ou Jesus contrata um Guarda Redes capaz de defender a profundidade, e diminuir o espaço que pode ser aproveitado atrás da linha defensiva. Ou então não pode jogar com a linha defensiva tão subida, uma vez que Artur não se mostra corajoso o suficiente para se expor a situações mais complicadas.

- Rio Ave. Não se deixe enganar, ainda que os elementos da linha defensiva se mantenham, são poucas as equipas a nível interno com reais capacidades para aproveitar de forma sistemática o ainda fraco desempenho da linha defensiva encarnada.

- Eliseu. 18 minutos que me surpreenderam, ao nivel da tomada de decisão. Procura dos colegas para combinar, entrega fácil em colegas no corredor central.

- Ola John. O melhor do Benfica a conduzir para fixar e soltar. O melhor a temporizar para melhorar as condições em que o colega recebe o passe.

- Gaitan. Parece que Jesus esteve a ler o Posse de Bola. A ideia era Bernardo. Mas ficando Gaitan também apostaria nele para a posição de segundo avançado. E viu-se durante a primeira parte tudo o que Gaitan pode fazer ali. Combinações, condução, quebra da contenção, facilidade em enquadrar, agressividade no ataque da defesa contrária, facilidade de passe, qualidade nas decisões.

43 comentários:

Anónimo disse...

Compreendo que a questão é colectiva, que César tem muito que aprender, que Talisca ainda não percebeu onde tem que estar em relação à bola e aos colegas, mas Sidnei? Tudo nele é amador, sempre batido, sempre perdido. Jogador de distritais

Xavier

Henrique disse...

Eu acho o Eliseu bem jeitosinho.

O Sidney definitivamente decidiu deixar de ser jogador de futebol.

Ofensivamente até gostei da equipa, defensivamente tem de arranjar outros jogadores.

Anónimo disse...

Sidnei, Cesar, Benito e Artur - duvido que algum destes 4 comecem o jogo com o Rio Ave; independentemente de qulidades fisicas e tecnicas que pudessem (possam) ter, neste momento nao oercebem puto do que uma defesa a Jesus deve ser.

No primeiro golo, o Cesar vai defender... A baliza... Com o Luisao, por exemplo, dificilmente o passe entraria no marcador.

Nao acho que seja o trabalho do Jesus na vertente defensiva que deve ser questionado - a questao e porque e que a uma semana do inicio da epoca, ainda falltam definir tantos aspectos do plantel final (GR, etc.).

Enfim, ate aos 40 minutos, nem estava a desgostar. Depois... Bem, lembri-me do espanha-holanda.

JR

Unknown disse...

Completamente de acordo contigo. Este Sidnei é CRAQUE!!

Também não gostei do Talisca tão recuado. Muito melhor o Almeida aí.

DC disse...

Apenas um jogo mas uma pequena sustentação para o que eu disse aqui há alguns meses.
Wenger com os putos, JJ com uma equipa nova, acontece isto.
JJ, para mim, ainda tem que sair de Portugal para se poder dizer que está entre os melhores.

Trocando as equipas aos treinadores, dando-lhes uns meses de treinos, o JJ fazia isto ao Wenger?

Unknown disse...

DC, com o Sidnei?

Claro que dava o mesmo banho.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alberto disse...

Com o Sidnei a titular fazia, DC. Completamente vergonhoso o desempenho dele neste jogo. Fez tudo, mas tudo demasiado mal.

Talisca a 6 tambem me parece pouco agressivo, juntando Amorim a equacao ficas com um meio campo demasiado mole. Com os jogadores que faltam a equipa pode melhorar muito, mas ainda falta muito trabalho a JJ para tornar a equipa num candidato ao titulo.

Henrique disse...

DC, o Wenger em termos de goleadas sofridas não perde com quase nenhum treinador de topo.

Anónimo disse...

O que me deixa descansado é que do trio Cesar (ainda tem que aprender muito) Sidnei e Talisca não acredito que nenhum destes seja titular no Benfica.
PR20

DC disse...

O Wenger teve a central um gajo que chegou há 2 ou 3 dias ao clube, o Chambers e que até acho que é lateral direito e o Monreal que é lateral esquerdo.
O Sidnei, pelo menos, é central. E já tem muito tempo de treino com o JJ.

Quanto às goleadas sim, mas são normalmente contra clubes muito fortes. Mas não disse que o Wenger defende bem. Apenas duvido muito que o JJ conseguisse fazer isto ao Wenger fosse com que equipa fosse.

A.Nesta disse...

Parece me facil de observar que as debilidades individuais em termos defensivos dos nossos defesas, e gritante e visivel porque temos o luisão e o jardel (que eu até hoje dizia que não podia ser titular do benfica) lesionados.

O Sidnei que chegou com 19 anos e foi logo titular era melhor jogador que o Sidnei que regressou esta epoca com 24 anos... o tipico exemplo que uma politica de emprestimos a equipas com objectivos menores (manutenção) ou o atirar-se para o banco um jovem valor depois de um temporada a titular normalmente traduz-se nisto, ou seja, o jogador não só não evoluiu como piorou ...

O Cesar comete muitos erros de querer sair a jogar ou jogar bonito, com um luisão ao lado não faz uma coisa dessas que leva logo 2 berros.

O Talisca neste jogo ficou provado que na altura que e preciso virar o adversario nem corpo tem para isso... não sei ate que ponto este jogador não seria mais util como 2 avancado...

O Gaitan a avançado sempre foi algo que defendi ... se bem que eu me parece que ele esta já a pensar sair não o vejo com muita intensidade nos jogos. Hoje o melhorzito pareceu me o Bebe, mas ainda muito limitado a pensar o jogo tem um lance que remata a passe do gaitan que a bola sai pela lateral, num dos poucos lances que se exigia que avançasse para cima do defesa, o homem remata de longe fraco e desenquadrado.

A confirmar-se a saida do Cardozo parece me urgente o investir num avançado (porque não este campbell do arsenal por emprestimo ...) e um guarda redes o artur não sai da linha de baliza e impressionante o medo que tem a sair dos postes...

Pedro disse...

JJ tem que fazer muito em quase tudo para poder achar que é um dos melhores.

Baggio andas-me a ler no Facebook seu malandro. :)

Influência Arbitral disse...

O Sidney foi um buraco constante, esteve presente no 11 mas na realidade o Benfica jogou apenas com um Central, que foi o Cesar que ainda por cima é um central a dar os primeiros passos na alta competição, obviamente ainda não está preparado para sozinho apagar todos os fogos na zona central da defesa de um grande como o Benfica.
Os centrais titulares da equipa que regressem rápido.

Anónimo disse...

ROBERTO BAGGIO excelente análise mas não concordo com 2 pontos:
- para mim o melhor momento do Eliseu foi quando saiu, pouca intensidade, muito lento (lance de penalty sobre o campbell é um exemplo), alguns passes fáceis falhados e o abordagem que teve (juntamente com o Sidnei) no inicio do lance do 1º golo foi muito má,

-Ola jonh, este ano está muito melhor mas continua a temporizar em demasia e por vezes, devido ao seu estilo do jogo, parece que lhe falta agressividade. Perdeu algumas bolas em que tentou fintar e tinha boas alternativas de passe.

Aproveito para te perguntar o que achaste do Talisca.

Cumprimentos,
L.O.

Tiago disse...

Problemas individuais e colectivos.

Sidnei mostrou o porquê de nunca ter vingado no Benfica. É mau mau mau. Constantemente mal posicionado, a tomar más decisões, a jogar à queima, preso e lento.

Eliseu a não fechar ao meio, a não ajudar no controlo da profundidade.

Ola John sempre cinco metros à frente do que devia estar, a defender com os olhos, a não acompanhar quem devia, ajudando ainda mais ao descalabro da defesa. Muito mau a defender.

César lento, a sair à queima, mal posicionado, inseguro. Completamente mal preparado.

Talisca mostra uma lentidão que não é nova. Mostra acerto nos passes, mas sempre lento a soltar.
A defender mostra já perceber alguns mecanismos, mas parece ser sempre lento.

Ruben Amorim ando aos papéis, a ser bombeiro de tudo e de todos.


Que motivação terão Gaitan, Perez e Salvio a jogar nesta equipa?!?

Até doeu de tão mau!

rsa disse...

Além da defesa nova sem patrão também não temos nº 6 Talisca ainda não pode jogar ali.

O SLB precisa de um central se Luisão não estiver ok rapidamente de um nº6 já feito porque não há tempo para crescer e se houver dinheiro um Guarda-Redes .

Rio Ave ? Pedro Martins costuma criar bastantes dificuldades a JJ longe do Arsenal mas o Benfica vai chegar a esse jogo muito mal em termos mentais...

Anónimo disse...

Eu só tenho uma pergunta a fazer. Quantos milhoes é que o Queiroz meteu no bolso para dizer ao Ferguson que ele era muita bom?

Ps- gostava de ter visto a cara do Ferguson quando viu pela 1 vez o Bebe a jogar lol


AC.

Anónimo disse...

Tirem-me uma dúvida: este não é o Sidnei que tem centenas de horas de treino com o Jesus?

Helder Silva disse...

Boas,

Não achas que o Djuricic podia fazer o papel que fez hoje o Gaitan?

É que se o Benfica passar a jogar assim, não percebo mesmo a sua dispensa... Muito menos a ideia de deixar o Bernardo na bancada para colocar o Bebé no fim a fazer a posição... Mau demais...

Roberto Baggio disse...

DC, quantos jogadores do Arsenal não treinaram com Wenger na época passada toda? 3

Quantos do SLB?
Curiosamente a grande maioria deles na linha defensiva, lançados para o onze inicial ao mesmo tempo. Dá lá isso ao Wenger, e dá ao Jesus os médios e avançados do Arsenal. E vê por ti.

Roberto Baggio disse...

É pá essa do Sidnei ter horas infinitas de treino está a dar cabo de mim.

Hélder, não. No modelo de Jesus não.

DC disse...

tendo em conta que o Bellerin esteve no Watford, o Martinez no Sheffield, o Calum veio do Southampton e o Joel do Olympiakos, são 4 que naõ treinaram com o Wenger do 11 titular.
Os mesmos 4 do 11 inicial do Benfica.

Do Arsenal, Rosicky e Ramsey são óptimos. Mas o Gaitan também é. Não me parece que isso explique tudo. Muito menos uma goleada destas.

LGS disse...

Baggio, não vi o jogo nem vou conseguir ver. Podes em 3 ou 4 linhas fazer um comentário ao comportamento do meio campo?

E já agora, o Bebé jogou atrás do ponta de lança, tipo Rodrigo? Se sim, fez alguma coisa de jeito?



Abraço!

Unknown disse...

Isso do Sidnei ter muitas horas de treino com o JJ, só demonstra que é um BURRO. E a picanha em excesso também não faz bem.

Gonçalo Matos disse...

DC,

Em org defensiva, acho que o Wenger tem mto que aprender com o JJ. Aliás, acho que é o ponto mais fraco do Wenger.

Roberto Baggio disse...

"tendo em conta que o Bellerin esteve no Watford, "

"o Martinez no Sheffield"

O Guarda redes?!

"o Calum veio do Southampton"
Joel do Olympiakos, são 4 que naõ treinaram com o Wenger do 11 titular."

Pois lá está. Contaste com o GR, eu não.

Os mesmos 4 do 11 inicial do Benfica.

sídnei, John, Eliseu/benito, César, talisca. 5.

Quantos jogadores deste SLB entravam no 11 do Arsenal? Quantos jogadores deste SLB entravam no plantel do Arsenal?

tu achas que não justifica nada. Eu por acaso acho que justifica muita coisa. Ser atacado por Oxlade, Ramsey, Rosicky, Flamini, Sanogo, Campbell, e Bellarin e ter na defesa Sidnei, Maxi, César, Eliseu/Benito, é completamente diferente de ser atacado por Gaitan, Salvio, Maxi, John, Talisca, Amorim, Lima, e ter na defesa os do Arsenal.

"Do Arsenal, Rosicky e Ramsey são óptimos. Mas o Gaitan também é. Não me parece que isso explique tudo. Muito menos uma goleada destas."

Claro que não explica nada. Explica tudo. A falta de qualidade no SLB é gritante a comparar com o Arsenal. Gritante mesmo. E depois, defensivamente o que Jesus pode fazer está ainda muito longe do que se pode esperar por daqui a uns meses. 3 jogadores de um sector tão importante (4 se quiseres juntar Talisca ao defensivo), todos ao mesmo tempo no mesmo 11, faz-se notar. Ainda para mais com o tempo de trabalho que têm, e com os traços individuais deles.

Repete lá este jogo daqui por 3 meses, e vê por ti o resultado. Provavelmente irá perder, o SLB, mas não será goleado, e vai estar sempre no jogo.
Jesus é bom mas não faz milagres.

http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=141362

Helder Silva disse...

Baggio, porque achas que não encaixaria? Já agora que posição poderia ele fazer neste Benfica de Jesus? Isto se ele se enquadrasse claro.

Relativamente ao jogar como Gaitan, penso que ofereceria iria deambular muito menos pelas alas, mas também traria critério ao centro com passes a rasgar não? Achas que não seria capaz? Pareceu-me ser bom no último passe. Mas concordo que o Bernardo é muito mais parecido com o Gaitan.

Roberto Baggio disse...

LGS só vi a primeira parte. O comportamento do meio campo foi o Talisca a treinar em jogo, e o Amorim a sofrer para chegar a todo lado. Acho bem que Talisca esteja a somar minutos, se o objectivo é que ele assuma a posição no futuro. Mas espero é que se arranje uma solução para os jogos a doer, se não o SLB vai sofrer muito. Ele precisa de aprender primeiro no treino, para depois nas condições certas ser lançado no jogo.

Não sei sinceramente de onde vem essa ideia das milhares de horas com JJ, sendo que há pelo menos 3 épocas consecutivas que não treina com JJ.

30 disse...

Concordo com quase tudo, menos a parte do Ola John.

Apesar de lhe reconhecer o que defendes, hoje não esteve bem. Parece-me mentalmente sensível a este tipo de contextos, seja lá o que isso for. Falta de confiança.

Roberto Baggio disse...

Hélder não te consigo explicar o porquê.
Neste Benfica ele só poderia ser emprestado.

"Relativamente ao jogar como Gaitan, penso que ofereceria iria deambular muito menos pelas alas, mas também traria critério ao centro com passes a rasgar não? Achas que não seria capaz? Pareceu-me ser bom no último passe. Mas concordo que o Bernardo é muito mais parecido com o Gaitan."

Não percebi a questão...

Bernardo Pinheiro disse...

Também concordo com 30 sobre o Ola John, ele nestes últimos jogos, não tem decidido tão bem como nos habituou.

Ivo Almeida disse...

Eu até que gosto do Talisca, mas gostava de o ver conseguir realizar um remate forte e certeiro. Acho que já tentou um quantos e saem sempre enroscados..... Será que é assim tão mau no remate?

DC disse...

Que o Arsenal tinha alguns bons jogadores tudo bem, agora estás a dar a ideia que os defesas do Arsenal tinham muito qualidade e isso não é verdade. Jogaram 2 laterais adaptados a centrais, jogou um redes de 2a divisão, jogou um lateral que estava na 2a divisão.
Repito que o quero ver lá fora. Ser o maior a defender só no campeonato português e na liga europa (porque na Champions cai quase sempre na fase de grupos), ainda não me chega. Até porque já conseguiu ser goleado pelo Porto (entre outros).

Gonçalo, sim, o Wenger é pior que o JJ a nível defensivo. Mas também é muito superior a nível ofensivo. Para mim, no global, é melhor treinador. O que está a acontecer ao JJ este ano aconteceu ao Wenger anos e anos seguidos. Joga contra equipas com muito mais dinheiro, muito mais qualidade individual, muito mais experiência. E todos os anos, sem excepção, fica nos 4 primeiros.

Não tenho dúvidas que o JJ é bom treinador e acho que deve continuar a ser o melhor em Portugal, mas em Portugal já não lhe resta nada. Tem que ir lá fora e mostrar o que vale. Quem anda sempre a dar entrevistas a dizer que é o melhor do mundo só tinha que dar o salto para outro lado.
Basta olhar para AVB para perceber que lá fora é outra conversa...

Helder Silva disse...

Não era uma questão, saiu um misto sei lá de quê :S Nem eu percebi, o que eu queria dizer era que no sistema de hoje e com o Djuricic em vez do Gaitan, o Benfica perderia um homem mais vagabundo (Gaitan vai muito bem às duas alas e atras procurar jogo), mas que ganharia uma maior tomada de decisão, penso que o Djuricic é muito bom a efetuar passes a rasgar, para as costas da defesa (ele com o Rodrigo a 9 o ano passado, teria sido mel). O Djuricic pareceu-me melhor que o Gaitan no último passe e com estas caracteristicas poderia ser um bom suplente para ele nesta posição (até a EE acho que poderia render).

Depois concordei que realmente ao meio o Bernardo pode oferecer algo mais semelhante ao o que o Gaitan faz, do que o Djuricic. O grande problema aqui foi o Djuricic ser emprestado, mas não ter aberto espaço no plantel para o Bernardo.

Roberto Baggio disse...

Estou a dar uma ideia, que no Arsenal de hoje, que tu dizes ser de 2ºas linhas calçava 1 do SLB. Acho que já disse tudo.
Ah, e no plantel ficavam 3.
É um exercício que não tem dificuldade nenhuma. Os laterais adaptados a centrais são melhores que os centrais do SLB. E os avançados do Arsenal são melhores que os do SLB. Não é difícil de entender isto.

Roberto Baggio disse...

Hélder, o Djuricic passar um ano no banco, outra vez, é um crime. Para ser suplente cá, que vá ser titular noutro lugar.

Anónimo disse...

Já disse, o Benfica só precisa de um GR e um Av.

Fica com o 11:
Gr,Maxi,Luisão,Jardel,Eliseu, Fejsa/Amorim, Enzo, Gaitan,John,Salvio,Av.

Entram novos o GR, na linha defensiva apenas o Eliseu que até já foi jogador do Jesus, John que também já foi seu jogador mas se quiserem podem por o Sulejmani e acho que precisamos mesmo é de um Av.
Na 'sombra' podem crescer os Lisandros, Césares, Cancelos, Taliscas, Benitos, Bernardos,Teixeiras,Bebés,Nélsons,...

Vamos ver quem chega nos próximos dias, mas um GR é por certo e depois do encaixe com Cardozo vamos ver se também não é o tal av.

Abraço,
Top1

Helder Silva disse...

Baggio, mas isso era fácil ;)

Jogava com os seguintes três: Ola John, Djuricic e Gaitan. Podiam fazer tantas coisas bonitas lá na frente :)

Salvio ainda não sabe o que é sair da linha (o ano passado tinha desculpa, este ano já não...)

A minha dúvida passa por quem seria o 9.

N. Oliveira - Apesar do egoísmo parece-me o mais completo (vi 45 min dele, apesar de ser contra o Sion e teve pormenores bons, onde jogou ao primeiro toque e tudo, mas teve outras atitudes de fuço, no lance em que remata e podia isolar o Teixeira). Interprete-se o mais completo por um o menos mau
Lima - Parece-me morto (já desde o fim da época passada). Se voltar à sua boa forma, seria ele claro.
Derley - Confesso que não o acompanhei o ano passado e até agora não deu para ver muita coisa.
Jara - É um jogador banal infelizmente.
Bebé - É um menino da bola, não consigo ver nada nele.

Pedro Simões disse...

Estão a esquecer aqui um factor muito importante neste jogo... Foi o 3.º jogo em 4 dias... Aquelas pernas deviam pesar quilos em comparação com o Arsenal...

Pedro disse...

" Foi o 3.º jogo em 4 dias."

E de quem é a culpa disso?

Fábio disse...

É óbvio que a culpa dos 4 jogos em 5 dias, é de alguem. Mas tambem ninguem ia adivinhar que de 6 centrais, só iam estar 2 disponiveis. E estar a chamar central ao Sidnei já é um exagero meu...
Moral da historia, falta muita qualidade em todo o lado (extremos excluidos). Mesmo na frente eu sempre disse que o Benfica devia vender o Lima porque já na epoca passada ele mal se mexia e como tava valorizado...
Se o Porto entrar bem no campeonato (já estou a contar que o Sporting o faça), o Benfica vai ficar arredado da luta pelo titulo bem cedo na epoca. Resta esperar que a equipa cresça e lá mais para o final seja possivel lutar pelas taças.
PS: Tenho medo da Champions

Anónimo disse...

Tou meio sem NET...vim só dizer q t avisei do eliseu. É MT bom jogador. Maldini