domingo, 24 de agosto de 2014

Falta de qualidade gritante, na zona do campo mais importante do jogo


Com este corredor central nem a Liga de Honra ganharia! Jardel, Talisca, André Almeida, Jara e Lima. Assim está composto o miolo do Benfica.

Escrito pelo Maldini, que está sem net.

67 comentários:

Pedro disse...

Ai agora o Lima já é fraco? LOL

Tem calma que o Catedrático resolve.

moskow disse...

sim, acho que já devia estar o Ola John na esquerda com o Gaitan ao meio, a saltar o Jara, e talvez experimentar o Pizzi pelo Talisca não sei...

Roberto Baggio disse...

Pedro, já sabemos que os jogadores do SLB são sempre os melhores. Coitadinho do Sálvio. era dar-lhe duas bolas, e 5 adversários para ele aquecer sempre antes do jogo. Podia ser que se cansasse e depois começasse a ser jogador de futebol. lol

masterzen disse...


Gosto muito do Blog, acho os artigos aqui escritos de uma qualidade ímpar para o que se vê na internet e inclusive na comunicação social.
Quero apenas dizer que este post do Maldini vai ao encontro do que eu digo sobre o JJ, sabe muito de táctica mas falta-lhe depois outros argumentos.
Quando vocês dizem que o treinador não tem culpa de o jogador falhar o passe ou o remate todos concordamos mas este 11 foi escolhido pelo Jesus.
A culpa desde corredor central de merda é dele, basta ver as opções que tem no banco bem como a dispensa do Bernardo Silva e do Djurecic para perceber que ele gosta mais de cavalos na pradaria que de jogadores inteligentes. Este problema verifica-se já desde a sua entrada no Benfica, onde o jogador ou é de qualidade contrastada e mundial e joga ou é preterido pelos jaras, taliscas e cortezes desta vida.
Não há tempo para os inteligentes apenas para os cavalos de pradaria errarem.
O Talisca e o Jara deviam ir ao oftamologista despistar algum problema ocular porque as vezes parece que é de propósito.

Daniel Martins disse...

E o pior é que com tão pouca qualidade no corredor central, voltaram os passes longos desastrosos do Luisão! Que saudades...

Mindfuck disse...

Nota-se muito a falta do Enzo. E depois ha o jara que enfim...é o jara.

agora lima e Almeida de segunda divisão? Ha uns tempos defendiam a chamada do almeida à seleção, agora já é jogador de segunda liga?

Pedro ramos disse...

Mas a que liga pertence o Boavista mesmo? ...:)

Roberto Baggio disse...

eu n sei se andamos aqui há anos a falar chinês, ou se há algum problema com o que escrevemos que leve a tão más interpretações quanto isso.
posto isto, qual é a parte de numa equipa de grande qualidade as debilidades de 1/2 jogadores parece que desaparecem, e numa equipa fraca e sem qualidade se nota "tudo"?
perdoem-me a "agressividade"

Pedro disse...

Baggio, não era eu que dizia que o Lima era muito bom e que já não precisávamos do Cardozo para nada pq Lima marcava sempre mais golos e tal.

E se os jogadores do SLB fossem sempre os melhores eu a esta hora estava a elogiar o fortíssimo plantel que temos não? Acho que sabes muito bem do que eu acho das contratações deste defeso.

Mas eu não espero nada do Catedrático. Vocês é que tanto o defendem vieram rápido, rápido com a desculpabilização mal viram que este ano ele não terá os jogadores para resolverem os problemas da equipa e que ele sempre foi incapaz de resolver.

Pedro disse...

E uma coisa, vocês que defendem exaustivamente a predominância do talento e inteligência sobre o físico e depois JJ farta-se de dizer que quer aquele determinado jogador por causa de ter o físico que pretende para a posição em causa.

Menos rapazes, menos.

Gonçalo Matos disse...

O jara em campo é menos um.. Nao gostei mto do Benfica hoje, cada vez mais parecem estar mais dependentes de acções individuais e de jogadores cada vez piores.

Mindfuck disse...

Eu não falei por mal. O Jara é péssimo, e concordo com o que vocês dizem do Salvio.

Quanto aos outros, eu não entendo o que fez de errado em todo o jogo o Almeida para ler essas críticas, o Lima teve bola em duas jogadas (que me lembre assim de cor) e em ambas decidiu bem, uma executou mal, mas a decisão estava lá, faltou o factor técnico. Quanto ao Talisca, sem dúvida que falta muito calo, mas tem qualidade.

Gonçalo Matos disse...

Mas o pior é mesmo este Boavista. Qualidade individual de um nível amador..

Roberto Baggio disse...

" não era eu que dizia que o Lima era muito bom e que já não precisávamos do Cardozo para nada pq Lima marcava sempre mais golos e tal."

Isso não é uma resposta aceitável para alguém que "pensa".

Isto porque tu achas que o Cardozo deste ano, ou ano passado, é igual ao Cardozo de há dois anos. Portanto não há o que discutir por aqui. Não entendes que as coisas mudam, os contextos são diferentes, tal como os jogadores, e as formas como ele se adaptam aos novos contextos.

"Acho que sabes muito bem do que eu acho das contratações deste defeso."

Sim. Sei. Achas o Bebé interessante, e o Talisca com potencial. Não sei mais nada.

"mal viram que este ano ele não terá os jogadores para resolverem os problemas da equipa e que ele sempre foi incapaz de resolver"

Problema do tipo ir ao Bessa com pernetas e o Boavista fazer zero remates?!

Já te disse, queres criticar, critica com coerência. Se queres dizer que o homem não sabe escolher o 11 inicial diz. Se achas que a política de contratações é má, diz. Se achas que a culpa dessa política é do homem, diz. Não venhas é com tretas de problemas, e possibilidades de formar uma equipa forte do pto de vista ofensivo com pernetas que não sabem o que é tabelar, ou fazer 3 passes sem perder a bola.

" JJ farta-se de dizer que quer aquele determinado jogador por causa de ter o físico que pretende para a posição em causa."

É pá menos tu pá. Tu fartas-te de ler artigos meus, e mesmo do Maldini onde discordámos de JJ. Há milhares de coisas dos quais discordámos. O que tu não percebes é que todos os treinadores vão ter sempre coisas das quais discordámos. Por melhor que seja. Não há treinadores perfeitos, estou farto de dizer. E dentro do que tens aqui em PT, e lá fora há poucos melhores que o Jesus. Considerando todas as virtudes e defeitos de cada um.

Henrique disse...

Pedro tu és o Jara dos comentários: tens vontade, comentas muito, mas percebes muito pouco do jogo. Além disso tens um ódio de estimação pelo JJ, o que torna tudo ainda mais trágico-cómico.

Unknown disse...

Ó Pedro, esse teu não reconhecimento do óbvio (qualidade do JJ), enviesa as tuas opiniões.

B Cool disse...

Jara não é jogador de futebol. Talisca idem, pois o facto de conseguir fazer, às vezes, passes à distância ou o ter altura não o transformam num jogador de futebol. Não sabe posicionar-se, não sabe os momentos, do jogo, como diz o Jesus, toma más decisões atrás de más decisões e irá, mais tarde ou mais cedo, custar pontos ao Benfica se o Jesus continuar a insistir nele. A falta de confiança e a ausência de parceiro leva a que o Lima tenha perdido a confiança e se notem as limitações dele. Almeida sempre se soube que é tecnicamente limitado, mas acho-o tacticamente bastante mais conhecedor que a maioria dos jogadores do Benfica. Jardel é limitado e comete vários erros, mas se à semelhança do Almeida tiver consciência das suas limitações poderá minimizar os erros. Neste momento preocupa-me que Eliseu não respeite a linha e ponha em causa quando a equipa sobe para fazer o fora-de-jogo. Salvio não joga mesmo com ninguém, mas olhando para aquele meio-campo e ataque com Talisca e Jara, que vontade teria outro qualquer jogador para passar a bola ? Não sei é porque não opta por vir para dentro à procura de Lima e de Gaitán. Eu gosto do Ola John, mas se continuar a somar más recepções nos poucos minutos que tem, o JJ não lhe vai dar mais oportunidades.

E sim, para mim o JJ tem muita culpa no perfil de jogadores que gosta, cavalos cheios de força e velocidade como o Salvio com capacidade desequilibradora.

Aliás, acho que a eliminatória com a Juventus agravou esta preferência, pois viu que uma equipa muito pior que o Benfica, com jogadores com mais velocidade e técnica, quase que superou a diferença colectiva.

hertz disse...

Espero que tenha sido a última vez que vi o Jara com a camisolado Benfica. Que cepo, meu deus. E anda o porto a dispensar o Ghilas. Que jeito daria ao Benfica...
Espero também que o Enzo fique, que o Samaris se revele um bom reforço e que a lesão do Ruben não seja grave.
No ataque, o Benfica precisa claramente de um avançado e que pelos vistos faz intenção de contratar (e nem quero pensar na possibilidade de tal não acontecer).

Baggio, já agora, 3 perguntas:
- O Talisca é bom jogador e está apenas com problemas de adaptação e de aprendizagem ou afinal não tem qualidade para o Benfica?
- O Derley não merecia mais minutos?
- O que achas do Lisandro?

Fábio Batista Ferreira disse...

Sou leitor deste blog, acho que escrevem artigos de qualidade e vê-se que percebem da 'poda', mas criticar apenas por criticar não acho aceitável. Garay saiu, a culpa é do treinador??Entre Jardel e Cesar não há dúvidas, pela miséria que vi do Cesar na pré-época!
Almeida entrou porque Amorim teve a infelicidade de se lesionar, qual era a outra alternativa??Matic já não está há um ano, Fejsa e Enzo lesionados e Samaris ainda não entra nas contas...
Quem é melhor que Lima no plantel actual?A única opção que, na minha opinião, foi falhada foi a escolha do Jara e o jogo que fez demonstrou-o.
Sei que defendem Bernardo Silvas e 'companhias', eu também considero que se devia apostar mais na formação, mas não se pode dizer que o Benfica e o seu treinador não apostam em jovens...desde que tenham qualidade e maturidade suficientes temos tido vários exemplos de valorização de jovens com sucesso, não são é necessariamente portugueses: David Luiz veio com 18 anos e foi uma aposta ganha, Rodrigo foi vendido por 30M aos 21 anos, Markovic com 19 já era titular, Oblak, o patinho feio André Almeida.
Nós analisamos pelo que vemos de fora, de forma superficial, quem trabalha e tem um contacto diário e permanente com os atletas certamente terá dados mais objectivos para determinar se os jogadores realmente têm maturidade e/ou qualidade suficientes para fazerem ou não parte do plantel...

Pedro disse...

LOL

Ó Baggio,

". Se queres dizer que o homem não sabe escolher o 11 inicial diz. Se achas que a política de contratações é má, diz. Se achas que a culpa dessa política é do homem, diz. "

Então não digo isso sempre? Ainda era o PB o dono do pedaço e já eu dizia isso. Ao menos dá-me esse crédito. Não estou a dizer novidades. JJ escolhe o 11,a táctica e faz as substituições. Coisas que vocês acham irrelevantes na função de treinador. Eu não.

Sim, acho que Bebé interessante e sim acho que Talisca tem potencial. Isso não faz nenhum deles uma contratação segura. Penso que percebes perfeitamente a diferença.

Mas reconheço que tens apontado, nesta época, muitos erros a JJ. Erros que quando sou eu a dizê-los tu cais em cima de mim. LOL. Já o Maldini não. Para o Maldini é o sol no céu e JJ na terra. :) :)

" pernetas que não sabem o que é tabelar, ou fazer 3 passes sem perder a bola."

E a culpa é de quem? Quem é que prefere esses pernetas a Bernardos Silvas, Miguel Rosas, Djuricics, etc??

E sobre Cardozo repito que o ACTUAL Cardozo continua a ser 10 vezes que qqr actual avançado do SLB.

O meu ódio a JJ resulta dos erros patéticos e repetidos que ele faz e choca, depois, com a adoração que vocês fazem a ele. O amor que lhe têm é que vos tolda a análise.

Ando nisto há muito tempo e nunca precisei de palmadinhas das costas para defender opiniões contrárias à maioria.

Roberto Baggio disse...

Hertz,

"Baggio, já agora, 3 perguntas:
- O Talisca é bom jogador e está apenas com problemas de adaptação e de aprendizagem ou afinal não tem qualidade para o Benfica?

n sei...

- O Derley não merecia mais minutos?

entre ele e o Jara, se calhar preferia-o, mesmo n conhecendo bem ... mas n sei sinceramente o que achar dele, tão poucos são os minutos que tem...

- O que achas do Lisandro?"

vai ser titular em breve. assim que aprender os movimentos da equipa, e Eliseu estiver mais adaptado.

LGS disse...

Mas quem é que disse ao Jara que ele dava para jogador de futebol?!?

E o JJ não vê isso??

Quanto ao resto, dou o beneficio da dúvida pq em todos os anos de JJ no Benfica a equipa começa sempre a jogar mal (muitas vezes até de forma sofrível) e dos aos poucos vai melhorando.


Mas lá está, depois um gajo vê o Jara a titular e começa a duvidar do JJ...


Baggio, o que é que achas que leva o Jesus a pôr este caramelo a jogar? É por achar q ele, por ter feito tantas pré-épocas com ele, já conhece o que o treinador pretende?... Alguma outra razão (aceita-se especulação)?

Roberto Baggio disse...

LGS, não percebo, nem ninguém percebe o que JJ vê no Jara. Ele devia vir a público explicar isso. É uma escolha péssima do JJ.

Bruno Pereira disse...

E agora sem Ruben no domingo? E será q haverá Enzo? E a culpa será do JJesus obviamente... Não tem nada a ver com a direção apenas agora ter contratado 2 titulares e ainda faltar mais 1 ou 2 avançados... Ainda bem q o sorteio foi amigo nas duas primeiras jornadas pq hj mesmo só com JJ e ao Boavista é q o Benfica ganhava...mau demais!
A ver se JJ desencanta mais um coelho da cartola... Ruben(André Almeida se este estiver lesionado) Enzo, Pizzi, Ola John, Gaitan, Salvio e Lima (a ver ainda Derley). É daqui q têm q sair os titulares pra domingo. Não há espaço pra Taliscas e Jaras...
Baggio e Maldini até q ponto é q Pizzi poderá ter condições pra assumir o lugar de Enzo (caso este n possa jogar) no domingo? É q com a lesão de Ruben é a minha única esperança...
Abraço!
Http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com

João disse...

Uma coisa que noto, nesta questão das escolhas do JJ para o 11 do Benfica, está relacionado com a péssima qualidade da comunicação social portuguesa.

Péssima!

Absolutamente péssima.

Ninguém é capaz de fazer as perguntas que se impõem. Acredito que muito disso esteja relacionado com a ignorância dos jornalistas desportivos em relação ao desporto que pensam que percebem...

Como não se pergunta ao JJ estas simples questões por exemplo:

"Jara, táctica e tecnicamente, joga porquê? E Talisca? Em que é que se mostra superior a, por exemplo, João Teixeira?"

Anónimo disse...

Jardel? Esteve bastante bem, neste e nos outros 2 jogos. Era bom que o problema do Benfica fosse o Jardel...

Não percebo como emprestamos o Djuricic, Fariña (pouco vi jogar) e Bernardo e andamos a jogar com Talisca (dois primeiros jogos) e Jara na frente... E Derley contratado por 3M pouco conta, e vai contar menos se chegar outro avançado.

Samaris e Enzo contra o SCP sff.

JoãoD

José Ramalhete disse...

Faltou-te apreciar o Talisca, repetidamente titular sem qualquer evolução, repetindo os mesmos erros, a mesma fraca intensidade e o pouco discernimento na tomada de decisão.

hertz disse...

Obrigado pelas respostas, Baggio.
Em relação ao Talisca também tenho as minhas dúvidas. Até fiquei com uma boa 1ª impressão dele mas agora estas exibições dele...já nem sei.

GV disse...

O JJ, sendo bom, usa um modelo que expõe demasiado o meio campo e neste momento tem um problema de finalização. Isto agrava e fica mais a nu qdo a qualidade individual decai e/ou há jogadores não rotinados. Agora pôr em causa a, pelo menos muito razoável, qualidade do Lima e o André Almeida?! Não concordo! Tem que ver com o que os rodeia…

O JJ tem um trabalho difícil em mãos; poderá rever o meio campo incluindo um jogador que possa oscilar entre medio ofensivo e segundo avançado (Gaitan? Pizzi?) e abordar o avançado (compra de um concorrente efetivo ao Lima, que possa jogar tb ao lado dele qdo necessário e ir apostando no Nélson Oliveira – será que ele aprende?). A eventual saída do Enzo, do Gaitan e do Luisão agravariam e muito a situação.

Por esta altura na época passada o Benfica estava tremido, mas o plantel era o que se sabe e quase só houve entradas. O JJ conseguirá estabilizar e melhorar esta equipa, mas pode tornar-se difícil não perder pontos importantes até lá.

O pecado original é da gestão (de topo): não vender no defeso passado pelo sonho da champions em casa! Algo com que discordei na altura mesmo sabendo que uma ou duas grandes vendas iriam subtrair qualidade ao plantel (mas seria mais fácil de gerir desportivamente do que a atual situação).

Resultado: o Benfica acabou por sair cedo e sem glória da champions, acabou por desperdiçar (mais) uma liga europa e ganhou tudo em Portugal, mas não ganhou o dinheiro de que precisava para compensar as não vendas!

Assim, vende num defeso as vendas de dois defesos. O que pode também ter impacto negativo nas finanças. Isto é, com a quebra de qualidade na equipa os sócios podem investir menos em redpass e os adeptos em geral na benfica tv e pode ganhar pouco (jogos e dinheiro) na champions…

Tal como em 2010, o Benfica vem da vitória no campeonato, uma parte da equipa vai ao mundial não fazendo parte da pré-época, o mercado vive o normal agito de ano de mundial, o Porto tem o orgulho ferido, o Sporting tenta chegar-se a cima, etc e o B

Cumps,

Pedro o mágico disse...

LOL para o Pedro, o Cardozo ainda é melhor que o Jackson LOL E acha que um treinador com uma equipa de merda tem de acabar à frente de outra que só o avançado sozinho (Jackson) vale mais que metade do 11 do SLB..

Jara dos comentários está lindo LOL

Anónimo disse...

Já somos dois a ter a mesma opinião.

Unknown disse...

O porque do JJ ter posto o Jara a titular hoje não o sei e só ele o saberá. Mas sei que em 3 anos o Jara foi dispensado pelo JJ e isso dá-me alguma esperança.

Pedro, como é que o JJ é tão péssimo para ti? É que se criticas que para os autores do blog é um "deus" não achas que o mesmo se poderá aplicar a ti por o achares tão merdas?

Anónimo disse...

Jara é a razão clara que o plantel do SLB é uma merda. Se o mm que o dispensou 3x agora tem de o meter a titular... basta ter 2 dedos de testa.

GV disse...

Para terminar o meu comentário:
E o Benfica abre o flanco!

Cumps,

PedroF disse...

A quantidade de vezes que o corredor lateral é explorado em detrimento do central... Ó Jesus, não dá para mudar isso? Vê lá isso, pá.

GV disse...

Central: Substituto próximo da qualidade do Garay não há, começam aqui os problemas do corredor central. Lizandro?
Medio Defensivo: Fejsa/Samaris: lesão/adaptação, há o Amorim e o Almeida para quebrar o galho para já.
Medio Transiçao: Enzo se sai a coisa agrava e mto, Amorim quebra o galho ou tlvz o Samariz.
2o Medio Transiçao/Medio Ofensivo (com incursões na zona do 2o Avançado): Gaitan (entra John à esquerda) ou Pizzi.
Avançado: Lima + outro a comprar e fazer uma ultima tentativa esta época com o Oliveira (jogar com 1 ou 2 avançados, com 2 qdo fizer sentido não ter o Medio Ofensivo).

Jardel deveria ser suplente, para tal tem que haver outro melhor.
Talisca deve ficar, tem potencial.
Jara deve sair, até entendo que o JJ tente sacudir o jogo com o seu individualismo, mas é fraco para o Benfica

JD disse...

O Tal isca tem 20 anos...não lhe marquem já o destino. Sair da Bahia e aterrar num meio campo semi despovoado do JJ é... Traumático. Mais a mais o puto já jogou a 9,5 a 10 e a 8, mas para mim devia ser testado é a 6.

Pedro disse...

Ainda bem que não avisaram o Simeone que quer Real quer Barça têm, cada um, um jogador que vale por todo o plantel do Atlético.

Desculpas patéticas.

JON disse...

Eu tenho uma teoria:

o JJ mete o Jara para provar que o plantel é uma nódoa e pressionar a direcção a: 1) não deixar sair Enzo e Gaitan; 2) contratar os reforços que ele pede, especialmente o tal avançado.

Anónimo disse...

felizmente, nessa lista faltam samaris, enzo e o avançado que vem. além de talisca estar em progressão.

ah, e essa zona central é uma merda, mas o boavista em 90 minutos fez um remate. o porto com o paços e com um plantel de luxo permitiu 9 remates, 4 deles podiam facilmente ter dado golo...

MFM disse...

Será que o uso do Jara tem alguma coisa a ver com a disponibilidade que ele tem para pressionar à frente como fazia o Rodrigo? Será que o Derley não está para aí virado? Não consigo conceber outra razão. Olhar para o 11 de ontem e olhar para o mesmo no jogo contra o Porto... Que saudades

Alberto disse...

Partindo do principio que Lisandro, quando estiver bem será titular, que as 4 primeiras opções para o meio não estão incluídas neste 11 (Fesja, Samaris, Enzo e Rúben), e que à partida o segundo avançado não será o Jara, fico contente de termos vencido e confiante que a qualidade da equipa vai melhorar bastante.

É verdade que o jogo do Sporting não vem na melhor altura, mas pelo menos Enzo e Samaris devem ser titulares na próxima jornada, o que deve ser um acrescento enorme de qualidade.

zorg disse...

O Jara jogou por duas razões: o seu trabalho sem bola (ofensivo e defensivo) e a lesão do Enzo que obrigou ao recuo do Talisca, que seria a primeira opção para o lugar.

Pedro disse...

"Pedro, como é que o JJ é tão péssimo para ti? É que se criticas que para os autores do blog é um "deus" não achas que o mesmo se poderá aplicar a ti por o achares tão merdas?"

Eu não o acho um merdas. Tem as suas qualidades bem demonstradas nos jogos, por exemplo, do ano passado em que jogámos com 10. Os jogadores sabem muito bem o que fazer em campo e qual a sua função e colocação. Mas acaba aí. Tudo o resto é banal. Raramente consegue mexer no jogo a partir do banco (os autores do blog acham isso irrelevante, eu não). A táctica usada não é a que melhor permite o sucesso do Benfica e teimosamente não abdica do 442. A gestão do plantel é assustadora. A liderança é errada. Etc.

Basicamente aponto-lhe culpas concretas nos titulos que perdemos. O facto de alguém o elogiar ignorado tudo o que lhe aponto leva a acesas discussões. Mas é curioso que agora o Baggio, por exemplo, está a ir de encontro a muitas dessas críticas que sempre lhe fiz. :)

Ninja disse...

Comparar o Paços De Fonseca ao boavista de Petit fez me logo arrepender De ter perdido 3 segundos De Vida a ler este comentário.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Jara é péssimo em tudo. E é feio como as cabras! Até tem o queixo torto como as cabras!

Vamos lá ver. Isto não pode continuar assim. Há outros jogadores para aparecer e talvez outros para contratar.

Eu já disse antes que gosto do Talisca mas não a jogar assim. Ontem foi péssimo, apesar de ter deixado pelo menos dois colegas na cara do guarda-redes. Continua a decidir como lhe apetece e não como a equipa e os colegas exige.

Com a contratação de Samaris, que eu não conheço de todo, parece-me que ou melhora ou vai calçar o banco.

Quanto ao Maldini, deixo-lhe duas sugestões: banir o Peidro do LE, por manifesta demência, e pensar na hipótese do crowd-funding para voltar aos relvados da blogosfera.

Roberto Baggio disse...

Pedro, eu não estou a ir de encontro a nada. O que eu acho é que o SLB com outros treinadores era uma merda. E com o Jesus passou a ser das melhores equipas da Europa. Com todos os defeitos que possam advir disso. O que eu acho é que as qualidades dele, e aquilo em que ele transformou o Benfica são superiores a todos os defeitos que tem.
Eu sempre o disse: o modelo de jogo do Jesus não é o que mais me agrada. Mas e então? Em 5 campeonatos contra o Porto ganhou 2, perdeu 1, podia ter ganho outros 2 não fosse o Porto estar super bem orientado, e com uma equipa incrível. Fez não sei quantas finais, inclusivamente 2 europeias.
Tu achas que isso é pouco, talvez porque tenhas vivido no tempo do Eusébio. Eu acho que é muito, porque quando comecei a ver futebol PdC já era presidente do Porto.
Portanto eu acho que Jesus é um treinador fantástico. Dos melhores do mundo. Mas como os melhores, também tem os seus defeitos.

O Pedro acha que mexer no jogo a partir do banco é que é. Quando ele resolve mais de 95% dos jogos com o trabalho semanal. Bom Bom são aqueles que não trabalham nada durante a semana, ficam constantemente com os jogos bloqueados, com problemas que o modelo de jogo (ou a falta dele) não resolve, e de repente lançam o Mantorras e lá ele faz um golo. Genial esse treinador, muda sempre os jogos.
A táctica não é a melhor pq? O que é que era melhor? Consegues dizer exactamente o que está mal, e quais as tuas soluções?
É ele que faz a gestão do plantel? ! Tens mesmo a certeza?
Como assim a liderança é errada? Tu por acaso acompanhas a equipa diariamente para o saber?

Pedro disse...

Não é ele que faz a gestão do plantel? Querem ver que é o Vieira que o manda por o Urreta a jogar, o puto joga bem e resolve e depois volta à bancada sem nunca tocar mais? É Vieira que o obriga a fazer substituições aos 90 minutos não dando tempo de competição a jogadores quando tem resultados feitos?

"O Pedro acha que mexer no jogo a partir do banco é que é. Quando ele resolve mais de 95% dos jogos com o trabalho semanal. Bom Bom são aqueles que não trabalham nada durante a semana, ficam constantemente com os jogos bloqueados, com problemas que o modelo de jogo (ou a falta dele) não resolve, e de repente lançam o Mantorras e lá ele faz um golo. Genial esse treinador, muda sempre os jogos. "

Exactamente o que eu digo. É isto. O tal endeusamento. O estar no banco não serve para nada. Siga. I rest my case.

"Tu por acaso acompanhas a equipa diariamente para o saber?"

E se acompanhar? Olha que o mundo é uma ervilha...

"A táctica não é a melhor pq?"

Pq torna a equipa muito vulnerável no meio campo e sempre que apanha uma equipa capaz de aproveitar essa vulnerabilidade raramente não perde.

" O que é que era melhor?"

Para mim um 433. Mais um homem no meio campo em detrimento de um avançado. Sempre defendi e sempre que o SLB jogou dessa forma foi muito mais sólido e coeso como equipa.

Foram os defeitos de JJ que nos tiraram não dois mas sim três titulos. AVB só foi campeão pq JJ na sua enorme cagança achava que íam ser favas contadas e passa uma pré época a apostar num 433 e depois na supertaça muda para o habitual 4132 e foi o que aconteceu. A ajudar os jogadores não tinham recebido prémios mas ele já (a tal liderança!).

Ele não resolve nada. Quem resolve é a superior qualidade dos jogadores. Quando é preciso o dedo dele dá burrada tipo o 5-0 no Dragão ou o Rodrigo entrar ao intervalo do SLB-fcp (3-2). Mas isso não é papel de treinador, claro.

Já agora, por curiosidade, como me explicas que um dos melhores treinadores do mundo faça o que JJ fez nos 5-0 no Dragão?

E sim, estás a ir de encontro a muitas das criticas que faço a JJ. Tranquilo. ;)

Anónimo disse...

Roberto Baggio, este Talisca não me convence. Tem um bom pé esquerdo bom tecnicamente mas não parece ter força no remate e as bolas paradas não são o ponto forte dele, coisas que supostamente no Brasil eram diferentes. Juntando a isto vejo um jogador lento, sem intensidade e que se esconde do jogo. Só me baseando nos jogos da pré-época, continuo a achar que o João Teixeira é muito mais jogador que este Talisca mas esteve ligado a lances que deram golo por isso o JJ mandou-o para a B. Depois do jogo com Boavista, vi o Talisca fazer erros que com outra equipa teriam dado golo.

Concordas ou achas que o J. Teixeira não tem ainda estaleca para a equipa A?

Cumprimentos,
L.O.

GV disse...

Baggio, acompanho (não de forma constante) o blog há uns meses mas não sei exatamente quais os aspetos que não te agradam no modelo do JJ. Julgo perceber que são em torno da organização ofensiva e na falta de posse, mas não tenho a certeza e, se me permites interpelação direta, quais são concretamente esses aspetos?
Obrigado

Roberto Baggio disse...

"E se acompanhar? Olha que o mundo é uma ervilha..."

Mas eu sei que n acompanhas. pq sei quem acompanha, e nunca te viu junto da equipa.

"Pq torna a equipa muito vulnerável no meio campo e sempre que apanha uma equipa capaz de aproveitar essa vulnerabilidade raramente não perde."

Torna a equipa vulnerável, pq? Por jogar com 2 médios centro? os jogadores com jj n são estáticos. Passo a explicar: é que, quando a equipa não tem bola, joga com 4 no meio, se a bola estiver no corredor central. e 1 na linha e 3 no meio, se a bola estiver no corredor lateral. E ainda aparecem 2 gajos (avançados) a pressionar o lado cego, se assim o adversário o permitir.
O que tu defendes é que a equipa defenda com 3 no meio campo? ou 5? ainda não percebi bem.

"Para mim um 433. Mais um homem no meio campo em detrimento de um avançado. Sempre defendi e sempre que o SLB jogou dessa forma foi muito mais sólido e coeso como equipa."

discordo absolutamente disso. os melhores jogos do slb foram sempre em 442, na minha opinião.

AVB só foi campeão pq não perdeu nenhum jogo. E pq tinha o melhor plantel do Porto dos últimos quantos anos? Quem dera ao Porto do Mourinho.

"A ajudar os jogadores não tinham recebido prémios mas ele já (a tal liderança!)."

prémios de?! O que isso tem a ver com a liderança? tas a dizer que a direcção pagou ao treinador mas n aos jogadores? e a culpa é do jesus? é pá a sério.

"Ele não resolve nada. Quem resolve é a superior qualidade dos jogadores."

então por que é que com Quique n resolveram? E com Toni? e com Camacho?
Não me digas que n lhes apetecia.

"Já agora, por curiosidade, como me explicas que um dos melhores treinadores do mundo faça o que JJ fez nos 5-0 no Dragão?"

Já agora, como explicas os 5-0 que o Mourinho levou do Barça?

Os 4 que o Mourinho levou do Dortmund?

Os 4 que o Guardiola levou do Real?

os 3, e 4 que o Klopp leva de vez em quando?

E o sir alex? e o wenger? e o cruyff? e o capello? e o ancelotti?

E podemos continuar por aí a lista dos treinadores goleados na história do futebol. o jj foi goleado uma vez, e pronto. já está. errou uma vez e está concluído que é mau a montar a equipa. pfv.

E n. n estou a ir de encontro a nada. neste momento, em que as equipas ainda se estão a construir é demasiado cedo para falar do que mais importa, pelo que foco-me nas individualidades, e nos detalhes. quando as equipas forem realmente equipas, e fortes como tal, ai fala-se do importante. e no importante jj é...

L.O,
"Concordas ou achas que o J. Teixeira não tem ainda estaleca para a equipa A?"

se o talisca calça, o j.teixeira tbm podia calçar. se o talisca erra, o teixeira tbm podia errar.

GV, sinceramente n me apetece voltar ao que fui falando ao longo de textos passados. é pesquisar nas etiquetas aqui e no posse de bola.

Abraço

Rumo Norte disse...

Pedro, as perguntas que o Baggio faz são relevantes, e as tuas respostas incompletas. O Jesus não joga em 442 ou 4132 (que são na realidade o mesmo sistema), mas sim em 334 quando sai com a bola (sobe os laterais e os extremos, fazendo o médio defensivo cair no meio dos laterais, e dando opções de passe nos três eixos verticais). Uma vez no meio campo adversário passa a 235, com o lateral e o extremo a fazer um triangulo na lateral com o médio interior ou o segundo avançado, enquanto o lateral e o extremo do lado contrário fecham no centro, para ganhar superioridade numérica no centro do terreno. Quando perde a bola, o Benfica passa para um 4231, com o médio ofensivo (Enzo) ou o Gaitan a cairem no meio ao lado do medio defensivo, e o segundo avançado a ficar no lugar desse médio na segunda linha do meio campo. A qualidade do Jesus vê-se aqui, na capacidade que o Benfica tem de mudar estas formações com uma rapidez inacreditável. Passo por cima de todas as mecanizações que existem em compensações, o brilhantismo da zona na defesa em linha, transição ofensiva e defensiva, e bolas paradas. A capacidade de gestão do plantel do JJ está mais que evidente na valorização dos jogadores que ele trabalha, a começar no DiMaria, David Luiz e Coentrão, passando por Javi, Matic e Rodrigo, e a acabar no Nolito, André Gomes ou no trio Cancelo/Bernardo/Cavaleiro, que (consta) já vale €45M! Tudo jogadores que vieram por zero, troca e formação, e que saem por valores estratosféricos (que desconfio nenhum, tirando o DiMaria e o Matic, chega perto de valer). E mesmo vendendo estes jogadores ao longo de cinco anos, a qualidade de jogo do Benfica, embora flutuando, nunca caiu como caiu no Porto, em que após a época fenomenal de AVB, a qualidade do plantel foi caindo paulatinamente até obrigar a esta revolução que está por provar venha a dar bons resultados. Quanto à forma como ele mexe no jogo, concordo contigo que às vezes demora muito a mudar, e quando muda não se vê muito. Mas lembro-me de jogos em que ele mexe e o Benfica ganha (penso que o último foi contra a Juventus, e julgo que num dos jogos com o Tottenham aconteceu o mesmo). Mas como nesses jogos a coisa corre bem, não nos lembramos. A tua última crítica, em relação ao 5-0, tem mérito. Foi uma aposta que correu muito mal. Mas antes de sabermos o resultado, fazia sentido: o jogador mais perigoso do Porto, na altura, era o Hulk, e pôr o David Luiz a marcar a sua zona de atuação fazia sentido. Só que o Hulk tirou do chapéu uma exibição fantástica e desfez o David Luiz e o resto da defesa do Benfica. Quando o Jesus tira o Sidnei e baixa o Coentrão já era tarde, já tinhamos 3 no bucho (se me lembro bem desse jogo, não fui rever). Para concluir: podes não gostar do homem, mas é o melhor que temos, se calhar desde o Eriksson. E tirando o ano passado, em que o Benfica tinha de facto o melhor plantel, nos anos anteriores o Porto teve sempre uma equipa pelo menos tão boa como o Benfica (a do AVB éra muito melhor) e era liderada por treinadores competentes (mas nenhum tão bom como o JJ, e não quereria nenhum a treinar o Benfica também). Não consigo acompanhar nenhuma outra equipa como o Benfica, e admito que o Klopp, o Bielsa ou algum italiano que desconheço possam ser melhores que o Jesus. Mas táticamente, nem Mourinho, Rodgers, Ancelotti ou Van Gaal vejo como melhores - podem ser tão bons, ou ter outras qualidades, mas no essencial têm é muito mais dinheiro.

NSC disse...

Urreta, grande craque. Parei logo de ler.

NSC disse...

Organização defensiva. De topo.

NSC disse...

O Ancelotti é fracote.

GV disse...

Baggio,
Vou acompanhando e depreendendo e se tiver tempo pesquisarei nas etiquetas.
Em todo o caso, obrigado.
Cumps

Anónimo disse...

Caro Baggio,

Invejo o teu controlo emocional e as tuas intenções pedagógicas.

Numa sociedade onde a informação está ao alcance de um click, é inadmissível que alguém afirme perceber de futebol e ao mesmo tempo afirme que o 4-3-3 é melhor que o 4-4-2 pq garante mais um jogador no meio campo.

O JJ bem insiste que isto é uma ciência, mas a malta continua a achar que basta ler o record e assistir a uns jogos...

Tu e demais escribas continuem o bom trabalho prosseguido aqui e no posse bola. Muitos parabéns, vocês são uma lufada de ar fresco.

Saudações desportivas,

Miguel

Roberto Baggio disse...

Miguel,

Saudações Desportivas, sentidas!

Carlos Santos disse...

Há o pré e o pós 31 de Agosto.
Mesmo dentro das suas limitações o JJ sabe como pressionar a direção, sujeita às questões finaceiras conhecidas, para obter as tais contratações que pretende. Basicamente ele neste momento arrisca (risco mínimo - Boavista) colocando o Jara para exigir mais qualidade e contratações. Samaris vem por 10 milhões após LFV uma semana antes ter dito que era impossível contratar jogadores por valores de 8 ou 9 milhões.. O futebol não se joga só dentro das 4 linhas. A venda de Enzo para o Valência está a ser arrastada para depois do jogo com o Sporting bem como a do Jackson para Janeiro. É que mesmo depois do péssimo planeamento e preparação da época o Benfica caso vença o Sporting começa a época com 9 pontos em 9, algo que não acontece à imenso tempo e sabe-se que as equipas do Jesus atingem o pico a meio da época. Para confirmar isso basta ver o rendimento do Benfica na Champions dos últimos anos. Com a contratação de mais um médio e um avançado, a colocação de Lisandro no onze e a manutenção do Gaitan o Benfica de Jesus dará luta ao Porto pelo título mesmo não tendo nem de perto nem de longe a profundidade de plantel que Lopetegui tem à disposição no Porto.

B Cool disse...

Rumo Norte, penso que umas precisões são importantes: Javi custou 7 milhões, Rodrigo 5, Di Maria 5, ou seja valores muito longe de zero. Quanto a Nolito saíu por 2,5 milhões e Bernardo e Cancelo não tiveram tempo suficiente com Jorge Jesus para se dizer que este tenha qualquer influência na sua evolução.

Dito isto subscrevo que Jesus é um muito bom treinador, com vários pontos fortes que identificaste, mas como diz o Baggio, também tem os seus defeitos e aí concordo com o Pedro, se calhar o Marco Silva faria tanto ou mais que o Jesus com o mesmo plantel. Porém essa discussão é meramente teórica pois a vida real não é o FM e não se troca assim de treinadores como quem muda de camisa.

Pedro disse...

"Já agora, como explicas os 5-0 que o Mourinho levou do Barça?"

Estamos a falar de Mourinho ou de JJ?
Foi Mourinho que pôs David Luiz a lateral esquerdo com medo de Hulk? Ok...fala de todos menos de JJ. Já percebi.

"os melhores jogos do slb foram sempre em 442, na minha opinião."

Na minha não. Concordamos em discordar. Adiante.

Rumo Norte, bom comentário.

"A qualidade do Jesus vê-se aqui"

Foi o que eu disse acima.

"A capacidade de gestão do plantel do JJ está mais que evidente na valorização dos jogadores que ele trabalha"

Discordo totalmente mas é discussão muito antiga e repetida. Cansa essa argumentação de tão rebatida. JJ valoriza grandes jogadores que já o eram antes dele e continuam a ser após ele. E todos os outros que ele não valorizou? Matic teria sido dispensado se Witsel e Javi não fossem vendidos. Enzo foi emprestado pq não jogava e dificilmente jogaria se não fossem as tais vendas. Coentrão sim não era grande coisa antes de JJ e tornou-se num lateral de eleição mas tb foi por necessidade e não por um assombro de inspiração. Se os jogadores crescem com JJ? Sim, concordo. JJ sabe ensinar o jogo (como o Baggio diz neste ultimo post) aos jogadores. Um bom jogador aprende com JJ.

"Mas antes de sabermos o resultado, fazia sentido: o jogador mais perigoso do Porto, na altura, era o Hulk, e pôr o David Luiz a marcar a sua zona de atuação fazia sentido."

Não posso aceitar essa desculpa. JJ disse, por várias vezes, que Coentrão era o melhor lateral da Europa. Criticou, várias vezes, Quique Flores por colocar David Luiz a lateral. E, por causa do MEDO de um jogador tacticamente burro como Hulk, vai abdicar do melhor lateral que tem para colocar o central titular na esquerda? E isto faz sentido? Para mim não faz como não fez tirar Aimar para meter Rodrigo quando estava a ganhar ao intervalo na Luz contra o fcp.

Em conclusão o teu comentário acaba por criticar implicitamente JJ. Só ganhamos pq tivemos o melhor plantel e o fcp caíu a pique. Como no ano do titulo. Os motivos para isso e os motivos para o fracasso entre titulos são justificados, por vós, apenas e só pela qualidade do fcp. Isso para mim é inaceitável. Ao longo das épocas sempre apontei os erros de JJ. E foram bastantes.

"Urreta, grande craque. Parei logo de ler."

E é isto. Siga.

Nuno Rodrigues disse...

Bom dia,

Gosto deste blog, que visito regularmente. Gosto de ler os post's, mas aprecio particularmente a caixa de comentários por haverem diferentes opiniões sobre os temas discutidos.

Devo dizer quem nem sempre concordo com o que escrevem, e são raras as vezes que comento. Acredito que a vocês, como a todos nós, a cor clubistica e ódios pessoais tendam a turvar um pouco a vista. Não tem nada de mal é natural que aconteça.

Agora uma questão. Não sou nenhum estudioso do futebol, mas julgo o seguinte:
É correcto nesta altura definir o 'desenho' de uma equipa como simplesmente 4-4-2 ou 4-3-3 ou seja o que for? Digo isto, porque considero que muitas (se não todas) as equipas ocupam diferentes organizações, consoante o momento do jogo?

Cumprimentos e continuem o bom trabalho

Roberto Baggio disse...

Pedro, o que te estou a dizer e não sabes interpretar, ou ler, é que os melhores treinadores do mundo falham!
Se não o queres entender, é problema teu.

Pedro disse...

E o que te estou a dizer mas não queres entender é sobre falhas concretas de JJ.

Mas adiante.

Roberto Baggio disse...

Algumas falhas para mim só existem na tua cabeça. Noutras concordámos. E onde é que isso retira a qualidade do Jesus? Em lado nenhum.

Anónimo disse...

Pedro, deixa de ser burro e encara o óbvio!
Ainda hoje Ronaldo disse o que qq gajo q percebe minimamente de futebol sabe que é verdade. O FCP tem uma grande equipa, mas o Benfica tem um grande treinador!

Albertini disse...

Boas,

Baggio não podia estar mais de acordo contigo. Só "chutar" as seguintes ideias aqui para discussão:

1) O Jara é titular e faz a pre epoca com o JJ (apesar de em tantas outras ter sido sempre dispensado) porque estamos a falar de um jogador qeu em termos teóricos tinha tudo para poder ser um suplente para a posição do Rodrigo. Na sua 1 epoca marca 13 a 14 golos muitas vezes jogava como extremo, as suas caracteristicas indicam que seria uma opção mais segura que o N.Oliveira. E seria opção mais segura que o N. Oliveira na maneira de pensar do JJ provavelmente por ser um jogador mais batalhador e agressivo que apesar de perder em termos tecnicos para N.Oliveira lhe proporciona agressividade na hora de defender e correr atras da bola, que sejamos sinceros nunca se viu o N.Oliveira a fazer.

2) Acerca do Talisca, pelo que se tem visto até agora, apesar do potencial (onde há potencial tem de haver já alguma qualidade) parece me a mim que não é mais jogador que o João Teixeira (e nem valia 4 milhões, mas esta disucssão de valores já nos levaria para outros temas). O João Teixeira o que irá suceder é ou saira para rodar noutro clube ou acabará por subir a 1 equipa do Benfica (aqui dependerá do 3 factor que vou falar abaixo).

3)O plantel perdeu muito face ao ano passado em termos de qualidade, mas sejamos sinceros e objectivos, com a chegada do Samaris a eventual chegada do Joel Campbell (do mundial as indicações é que não é em nada inferior ao Rodrigo), e a chegada de outro médio centro, que apostaria no negocio com chelsea do emprestimo do van ginkel, para o campeonato nacional parecem me existir qualidade suficiente para uma campanha seria pela luta pelo titulo.

4) Se a tudo isto conseguissemos somar a permanencia do Enzo Perez então seria sensacional.

Abc