sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Meia hora de William, e algo em Garay que encantava Jesus

Em 2011 Jorge Jesus estava a conhecer Garay. Não tardou a explicar o que o impressionou “É muito forte. Tem um passe vertical muito interessante". 

Na altura escrevia-se aqui:

"A grande vantagem de um passe vertical a “queimar” sectores, é precisamente as situações que proporciona a quem recebe a bola. Uma bola que entre directamente dos defesas centrais, num apoio frontal de Saviola ou Cardozo, retira da situação de jogo mais de metade da equipa adversária. Rapidamente de uma situação de 11x11, poderá passar-se para uma de 4 (Alas e avançados do Benfica)x 4, eventualmente 5, dependo da dinâmica que o treinador adversário pretenda dar ao seu médio defensivo e da interpretação que este fará da situação de jogo.

Com bola no corredor central, o seu portador tem inúmeras opções, seja à direita, à esquerda, ou até à frente, dependendo da situação de jogo, seja no explorar da possível profundidade, conferida por movimentos de rupturas dos alas, ou até na procura do pé de um dos colegas (alas ou avançado sem bola) para tabelar. Num corredor lateral, para além de bem longe da baliza a imprevisibilidade da acção do portador da bola é nula. Dali, a bola terá de seguir necessariamente na direcção do meio. É que para o outro lado, termina o campo."

Meia hora de William e perdeu-se a conta ao número de passes do médio que rasgam os sectores adversários. E a bola que entra sempre! Incrivelmente boas as suas opções, e a sua qualidade de passe. Há que ser aproveitada tal capacidade juntando dois jogadores próximos (Montero e Martins) para que a quem entra a bola, se não puder enquadrar por pressão nas costas, possa tocar no colega que fica de frente. Fácil porque há William ficar contra apenas quatro jogadores atrás da linha da bola, enquadrado e com três ou quatro jogadores envolvidos na situação de jogo.

17 comentários:

Rui Freitas disse...

Havia alguém que dizia que o homem só lateralizava. Mas acho que é preciso ressalvar também o trabalho do A.Martins para estas linhas estarem disponíveis e a dificuldade da Lazio em tapar essa zona.

Roberto Baggio disse...

Oh Maldini não digas isso pá. Assim ainda enganas o Paulo Bento

Mike Portugal disse...

Há outro que se tem destacado regularmente. Chama-se Tanaka. Jogador bastante inteligente ao estilo de Montero e com faro de golo. Se Marco Silva conseguisse fazer uma tatica que pudesse ter os 2 seria uma grande mais valia para a equipa.

Jay disse...


Mike Portugal,

Esquece, o povo sportinguista matava-se, então 2 avançados e nenhum deles era o ídolo Slimani? Ui ui. Já agora ficam chocados porque o MS aposta sempre no Montero em detrimento do outro...

O Sporting já joga bastante melhor do que nos tempos do LJ. Precisa URGENTEMENTE de arranjar 1-2 extremos jovens/acima da média (dependendo das vendas) ou então que miraculosamente Mané e Carrillo saltem etapas de formação e virem de repente superestrelas.

Capel mais um ano inteiro é martírio demais... E a ganhar mais que o resto do plantel todo, aposto...

Anónimo disse...

Meia hora, de facto, porque depois disso fez algumas asneiras.

Ace-XXI disse...

Fisicamente parece-me longe da enorme forma que atingiu na época passada mas realmente é impressionante a capacidade de WC de colocar bolas entre linhas.

Pareceu-me 1 bom jogo do SCP mas neste momento parece-me que o plantel tem demasiado qualidade numa posição (MC) e pouquíssima qualidade nas laterais, veremos se com a saída de Dier se consegue arranjar alguém que faça a diferença (shikabala volta a demonstrar que colectivamente é 0).

Joao disse...

alguem viu o jogo contra a lazio ?
vi que o pereirinha jogou.. está morto ou a esperança ?

grande abraço

Rui Tico disse...

Não querendo duvidar da vossa opinião relativamente ao WC, apesar de achar que ele não é assim tão bom como o "pintam", acho que o que todos devemos perguntar é: se ele é esse "craque" todo porquê que ninguém o quer? Com tanto potencial e joga no scp?!? Nem o seu ex treinador, que está num clube onde dinheiro não falta, se lembra de vir buscar um jogador destes? Dá que pensar...

Ace-XXI disse...

Rui tico dá que pensar?! O SCP pede 45M por 1 jogador que fez uma época a titular sem qualquer valorizao extra de competições europeia ou mundial, se o SCP for intransigente não me parece assim tão estranho que ele continue por cá.

Anónimo disse...

Rui
A partir do momento em que duvidas da qualidade de WC, principalmente com esses argumentos redículos, acho que perdes o direito de falar de futebol ahahaha

Rui Tico disse...

É isso mesmo, anónimo das 16:07. Os meus argumentos são "redículos", mas os teus são tão bons, tão bons que só o teu português os consegue equivaler. Se algum dias escreveres um livro sobre futebol eu prometo que compro um. Até porque um livro escrito por ti deve ser uma coisa que promete...

Anónimo disse...

Quem não percebe a enorme qualidade de William dificilmente reconhece um grande jogador de futebol, mesmo que tropecei nele... Adorava Javi e também Fernando, mas William é de um nível completamente à parte, mesmo quando comparado com dois dos médios que marcaram os últimos anos do futebol português...
Talvez Matic fosse um jogador superior - talvez. Se Gaitan e Enzo realmente saírem, não vejo um jogador em Portugal com o nível de William, pelo menos até ver os reforços do Porto em campo - o William é realmente especial.

Joao disse...

rui tico. curte a bola, a emoçao e tal.
se achas que nao podes estar enganado deixa a compreensao do jogo a outros, tens a mente muito fechada.

abraço.

Gonçalo Matos disse...

Rui Tico,

Pensa quantos jogadores que jogam na posição do William têm a capacidade de causar deqequilibrios que ele tem e tens a tua resposta. Lembro-me de Busquets, de Xabi Alonso e de mais ninguém (tirando o Pirlo mas esse nao conta pra isto).

Anónimo disse...

Matic, Fernandinho, Yaya Toure, Verrati, Modric, Gundogan, Cabaye, Arteta, Fletcher, Carrick... e todos os outros de que não me recordo agora. E não, não são assim tão poucos no mundo. são é poucos em pt. Não invalida isto que William não seja um jogador brutal. pelo contrário. Ele o é. Mas Gonçalo, esse comentário foi mal metido.

Anónimo disse...

rui tico,
grande grammar nazi! é bom saber que és um ás a português... ahahahah

Tywin Lannister disse...

As nuances tácticas que a equipa do Sporting mostrou na primeira parte equivalem a elevados níveis de lubrificação vaginal pré-coital.

Num momento, William Carvalho, com o Sporting a usar o corredor central aparece a dar apoio ao portador da bola como um extremo e o lateral a poder vir de trás e a poder fazer o movimento de sobreposição e a ir à linha para cruzar...

Noutro, William Carvalho recebe a bola e tem o azar de quem lhe deu a bola, não ter visto que tinha 3 e depois 4 jogadores da Lazio muito perto dele. Contra-ataque rápido com Rojo a cortar, a bola levanta voo e William Carvalho a entregar de cabeça para Rui Patrício.

Como as linhas jogaram mais próximas em certos momentos do jogo, André Martins tanto pode aparecer no apoio a Montero, como apareceu já na parte final no apoio a... William Carvalho.

E houve um lance em que Montero, os extremos e os laterais subiram todos, algo parecido com um W, e André Martins e Adrien deram apoios a William Carvalho quase em linha com os centrais, naquilo que quase parecia um M. Esta coisa do WM já não se usa, mas vê-la em campo por breves momentos... só mesmo no torneio dos Cinco Violinos!!!

Negativo, a forma como o Sporting perdeu o controlo do jogo nos últimos cinco minutos, com Pereirinha a falhar a baliza por pouco, e no canto após uma boa jogada de ataque pouco tempo a seguir, defendendo à zona, deixam a Lazio atacar primeiro a bola.

Até então, aproveitando o facto de a preparação do adversário estar atrasada, os leões tiveram muitos períodos em que circularam a bola e a esconderam do adversário, mas criaram poucas chances de perigo e apenas mais um ou outro remate depois do golo.

Mas as melhorias em relação ao modelo de Leonardo Jardim são cada vez mais evidentes!