sábado, 23 de agosto de 2014

Multiplicidade de soluções ... de qualidade!

Não jogam Danilo, Oliver, Herrera, Brahimi e Quaresma. Mas jogam Casemiro, Evandro, Tello, e Adrian.Sai Tello lesionado, entra Quintero. A bitola no Porto está muito elevada. O plantel é fantástico (excepto no centro da defesa). Muda alguns titulares, e (...) ganha. Num campo onde não estou a ver muitas equipas ganharem neste campeonato.

Dá gosto ver Evandro e Adrian no mesmo onze incial. Comigo seriam titulares.
Nota de destaque, também, para Casemiro.

19 comentários:

Anónimo disse...

O FCP tem jogadores de qualidade mas como equipa ainda ta fraquinho...

Daniel Martins disse...

Boas Baggio. Pergunta da praxe: com todo o plantel do Porto à tua disposição, se tivesses no lugar do Lopetegui qual seria a disposição táctica e os jogadores que escolherias?

Anónimo disse...

Porque aprecias assim tanto o Adrian? Eu sinceramente não acho que ele passe de um Lica espanhol.

Guilherme Maia

Roberto Baggio disse...

Daniel Martins, hoje?

danilo, alex, lichtnovsky, maicon, casemiro, oliver, evandro, brahimi, adrian, jackson

Nuno Ribeiro Margarido disse...

Adrien?

João Portugal disse...

O Indi é assim tão mau que não mereça a titularidade? É claro que o Porto podia ter sofrido golos em todos os jogos, mas não atribuo muitos erros aos centrais.

Joana Lemos disse...

Este plantel do fcp promete. Qualidade individual não falta...

Dennis Bergkamp disse...

Só vi a segunda parte e sem total atenção. Mas quando o Jackson baixa e "aquilo fica com 4 médios centro a possibilidade de coisas é incrível e a probabilidade de desorganização graças ao " atrai e provoca pelo passe " é enorme. Ainda falta algum tempo, mas se as coisas correrem como aparentam ... Vai ser giro ver este FCP jogar e JJ irá ter um adversário a altura. É impressionante a qualidade individual deste plantel

tsubasa disse...

A posse de bola do FC Porto é uma característica forte, mas parece-me que ainda não a sabem dar continuidade aos inúmeros passes entre os homens mais recuados.
Pelo que nesta fase da época, para mim, se acontece alguma coisas ao Jackson, o FC Porto passa a uma equipa "banal". E não falo dos golos, mas de todo o trabalho que ele faz, da referência que dá à equipa. Neste momento, é "meia equipa".

Oliver é um regalo. E Tello merece ser titular. É um desequilibrador, mas que se sabe enquadrar na equipa. Ao contrário de Quaresma, que afundou mais depressa do que eu pensava. Casemiro está um pouco abaixo do que tinha visto no Real. Parece excessivamente confiante, muito faltoso.

No momento actual parece-me que os homens chave do Porto são Oliver, Jackson e Herrera, que tem estado a um nível fantástico. Boa movimentação e mais intensidade, talvez falta um pouco mais de criatividade.

A primeira fase de construção é o que é mais fraco devido à falta de qualidade técnica dos centrais. Alias, no jogo da Champions, na fase mais adiantada do jogo desistiram e o Fabiano já batia na frente. Martins Indi nesse capitulo é no mínimo sofrível...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Hoje gostei da primeira-parte do FCP. Bom jogo. É normal que a equipa evolua, por isso, com os jogadores que têm, serão sempre um osso duro de roer. Mesmo assim acho que apresentam dificuldades em algumas situações do jogo. Vai ser interessante acompanhar.

Joao disse...

O Adrian é o Lica espanhol...muito bem mandada! É o que penso. Fraquinho tecnicamente, e como se não bastasse foi inumeras vezes e de forma errada no 1x1. Se fosse o Quaresma, era já mais uma vez crucificado neste blog. Enfim...

jorge gaspar disse...

A seguir ao Oliver o Adrian é claramente o melhor. Tinha ficado com essa ideia na pré temporada e ontem confirmei-a. Compará-lo com Quaresma é um absurdo. É que é claramente o contrário de Quaresma no que diz respeito ás decisões que toma. Com ele a equipa troca muito melhor a bola, com muito mais critério e com muita mais criatividade. Não consigo perceber como não vêem isso. Não tinha gostado de ver o Evandro jogar até ontem, ontem fez um grande jogo e nem sequer percebi muito bem a sua substituição. Em relação ao Quintero: é pena que não perceba que sempre que mete a bola em profundidade a bola acaba na posse da equipa adversária. Chegou altura de aprender a jogar curto 95% das vezes. Se fosse ao Lope metia-o a avançado centro, só para deixar de ter em quem colocar em profundidade. Tenho gostado de ver o Maicon (á excepção de alguns lances defensivos em que comete erros absurdos), mas sempre achei o Maicon muito melhor do que aquilo que os adeptos acham, não tenho gostado do Herrera (gostei do último ou penúltimo jogo que fez na pré temporada) continuo a achar o Indi com bola fraquissimo. É sempre menos um na fase de construção. Por último Baggio o que é que achaste do Ricardo a defesa direito? Por mim o Danilo ficava mais vezes de fora.

Anónimo disse...

epa, nao jogaram nada, nada, nada. muita posse de bola e tal... mas oportunidades, nicles, remates totais foram 4... o jackson la resolveu... mas nao podem ficar por aqui em termos de jogo.

a qualdade individual? a qualidade do plantel do porto é tal que se o JJ este ano for campeao tem que receber um oscar de melhor treinador de sempre.

Fabio Correia disse...

Peace Baggio,

Tenho duas perguntas, os centrais jogam sempre baixo na fase de construção, contudo reparei que ontem ao contrario dos outros jogos, houve sempre um homem a baixar até a linha dos centrais para pegar no jogo, neste caso o Casimiro. Achas que essa procura permanente de vir buscar o jogo tao baixo é devido a falta de qualidade no passe do centrais ? Posso estar enganado mas até me parece que o Indi no passe vertical não é assim tao mau.

Segunda pergunta, como achas o controle da largura da equipa do FC Porto ?

Obrigado como sempre pelo o excellente trabalho efectuado nesse blog. Peace

Roberto Baggio disse...

Jorge tu sabes a minha opinião sobre o Ricardo... Mas até achei q n esteve mal. O problema é o nível q pede a um lateral do FCP, tendo em conta jogos mais exigentes, onde a qualidade individual vai ser importante...

Quanto ao Quintero é o q previa no início da época. este ano duvido mto q pegue. Tem ainda mto para aprender, e n só do pto de vista ofensivo.

Fábio,
"Achas que essa procura permanente de vir buscar o jogo tao baixo é devido a falta de qualidade no passe do centrais ?"

n sei...

"como achas o controle da largura da equipa do FC Porto ?"

pior na 2º parte q na 1º.

cumps

a pessoa disse...

Na segunda parte o cansaço emperrou o jogo. Isso e os jogadores terem poucos jogos juntos.

O Indi não sabe o que é uma cobertura. É ver o lance em que dá um cruzamento da direita e o Fabiano desvia (mal) com uma pancada. Tudo começa com o Indi a correr atrás com referência individual.

O Herrera continua péssimo.

O Adrian está a ser rasgado em tudo o que é comentário, especialmente pelos jornaleiros. Fez um excelente jogo colectivo. Falta-lhe acertar a confiança. Não sei é se lhe vão dar tempo, embora o Lopetegui parece querer mostrar que é ele quem manda.

PS: já me repito, mas o Óscar é deus. Se o Porto quiser fazer uma vaquinha para pagar os 20M da cláusula, eu entro com 50 paus.

JON (no pc da patroa)

Anónimo disse...

Plantel vasto e com qualidade. Quaresma que se cuide.
As ideias de Lopetegui parecem estar a ser implementadas e gosto da postura dele.
Vamos ver como se dá quando a pressão aumenta e as polémicas aparecem.

Joao disse...

Achei que o Adrian perdeu muitas bolas, e tentou muitas vezes o 1x1, nao me lembro uma unica vez q tenha sido bem sucedido no q toca a este ponto. Alex Sandro muito positivo. Gostei do Casemiro, muito bem a cortar e no posicionamento, pouco criterio no jogo ofensivo. Pena que Oliver nao tenha opção de compra. Elo mais fraco centrais, Fabiano ( nao senti segurança, algumas saidas estranhas) e Ricardo. Roberto Baggio acha que o Porto se precisa reforçar a meio campo, casos dos rumores de Andersson e Clasie?

Roberto Baggio disse...

"acha que o Porto se precisa reforçar a meio campo, casos dos rumores de Andersson e Clasie?"

n tenho opinião