sábado, 16 de agosto de 2014

No meio campo é que se joga. E que médios tens tu Marco!

Este exercício é meramente especulativo. Mas o que seria do Sporting se aproveitasse todo o potencial que tem no seu meio campo? Será assim tão descabido alterar o sistema, colocando mais um médio, tendo em conta que os melhores jogadores do Sporting são de facto os médios? E sabendo-se da falta de qualidade dos extremos.

Sobre o Sporting de Marco Silva há que realçar alguns aspectos:
1) O regresso dos ataques pelo corredor central. Que curiosamente ressuscita Montero (que faz de quarto médio) e André Martins!

2) Montero ganha cada vez mais preponderância no modelo. É a primeira referência para a transição ofensiva do Sporting, bem como para retirada de pressão. Não poderia de facto cair em melhores pés, os inícios dos ataques leoninos.

3) A liberdade criativa (ao nível da tomada de decisão) que dá aos jogadores, permite-nos perceber cada vez melhor a qualidade excepcional de Montero e William, com André Martins a prometer voltar a tudo o que esperámos dele.

4) Na pressão no meio campo adversário, quando a bola entra no corredor lateral, pressiona o homem da bola e os restantes fecham os adversários. Percebe-se que o objectivo é que o adversário, sem soluções, jogue na frente sem qualidade. Mas, se alguém bate aquela contenção está imediatamente criada superioridade numérica, e os jogadores ficam demasiado longe para tapar a progressão.

5) Estranho a missão defensiva de André Martins. Quando a bola entra no meio campo do Sporting fica HxH com o médio defensivo adversário.

6) O Sporting dividiu o jogo com a Académica. Pelos erros em posse, que possibilitaram várias saídas em transição, e a expulsão de William. Derivado da falta de qualidade de alguns dos executantes. Mas, também porque a Académica dava tanto espaço que era muito complicado não cair na tentação de ir rápido para frente. Com um passe estava no meio campo adversário, com dois alguém tinha espaço para progredir contra a defesa contrária. Tivessem os executantes da maior parte desses lances sido outros (que não Adrien, Carrillo, Heldon, ou Capel) e dava facilmente para ter goleado. Assim, mais vezes a equipa se encontrou desorganizada por jogar "sempre" na vertigem, sem grandes pausas, sem tempo para se posicionar de forma adequada.

7) A equipa não estava preparada para jogar com 10 jogadores.

8) Os problemas com os centrais somados à lesão de Cédric e à expulsão de William são demasiados imponderáveis que o treinador não controla. E o que dizer do golo sofrido?

Seria interessante, dado a falta de qualidade dos centrais do Sporting, ver Rossel como central. É impossível pedir alguma coisa a Capel que não seja baixar a cabeça, correr em frente, e cruzar ou chutar. Carrillo continua inconstante, alterna entre lances de grande qualidade e lances onde decide de forma horrorosa. Montero, William e André Martins simplesmente fabulosos. Sarr, com algumas dificuldades posicionais, e em jogar com qualidade sob pressão. Preciso ainda assim de ver com mais atenção, em mais jogos.  

29 comentários:

GC disse...

Por favor, façam um post com as tomadas de decisão do Adrien. Façam cair mais um mito, por favor. Tanto endeusamento a alguém que nada faz deixa-me louco.

GC disse...

Ah, outra coisa, 4x4x2 losango à VP, Montero no meio e Carrillo na ala, a fazer de Varela? E meio campo com Rossel, João Mário, William e André Martins?

Ace-XXI disse...

William fisicamente está uma lástima! Espero que seja das férias e nao de uma má conduta profissional.

Montero apesar de ter uma maior preponderância neste SCP de MS esta com uma falta de confiança brutal.

Enfim 2 pontos já foram e veremos que consequências terá esta semana negra na confiança e no ambiente da equipa.

Honoris disse...

Recuou demasiado com 10 o Sporting. A Academica só criava perigo com jogo direto e o Sporting permitiu-lhes isso.

Roberto Baggio disse...

Se falar mal do Adrien ainda dizem que sou maluco lol.

Quanto à sugestão táctica, sim. +/- isso.

Com William, J.Mário, A.Martins, Gauld. Rossel como central, ou no banco. Depois Montero e mais um. Eu prefiro o Mane.

Roberto Baggio disse...

PS: Esqueci-me de dizer que o plantel do Sporting não melhorou significativamente relativamente ao ano anterior. Falta de qualidade brutal

João disse...

Baggio, dizem que és maluco porquê? :)

Anónimo disse...

Baggio, e o M. United?

Aquilo é que é defender bem :)


AC.

artnis disse...

E eu a pensar, pelo que vou ouvindo e lendo entre os meus amigos, do lado errado da 2ª Circular, que o André Silva era p'raí um Xavi ou um Iniesta!

Zinedine disse...

Sinceramente não gostei do jogo do William. Lento fisicamente e mais passes mal feitos que quase na época anterior inteira...

Zinedine disse...

E Baggio, onde é que sacas os jogos da nossa liga?

Roberto Baggio disse...

Zinedine, n saco...

Zinedine disse...

Baggio, então que querias dizer com esta frase no posse, sobre o jogo do fcp? "Não vi o jogo com atenção devida aos pormenores colectivos. Pelo que, quando o jogo estiver disponível para download tentarei confirmar as impressões com que fiquei durante os 40 minutos" SporTV? Vida de pobre é...

Roberto Baggio disse...

o porto não é a liga. o porto tem um blogue que carrega todos os jogos,

http://fcportovideos.blogspot.pt/

Bernardo Pinheiro disse...

Jogos completos sem ser preciso sacar: http://livefootballvideo.com/fullmatch

Anónimo disse...

Losango com William, João Mário, Mané e André Martins, com Tanaka ao lado de Montero poderia permitir que os que são melhores neste momento jogassem, e que os outros ficassem no banco.

Zinedine disse...

Obrigado Baggio e Bernardo!

Anónimo disse...

Também achei estranho o A. Martins (e algumas vezes o Montero) ficarem HxH com o Médio Defensivo da Académica, mas provavelmente foi uma estratégia para obrigar a Académica a ser mais vertical e perder a bola rápido.

Até gostei do Sarr. Acho é que destoa muito (por ser tão melhor) com o Maurício.

Destruidor de Jogo disse...

"PS: Esqueci-me de dizer que o plantel do Sporting não melhorou significativamente relativamente ao ano anterior. Falta de qualidade brutal"

E o que irrita é que até existe uma solução relativamente simples e interessante para esse problema que está mesmo debaixo dos narizes dos responsáveis do Sporting: é apostar a sério e potenciar quem merece, como os jogadores da formação (e ter a coragem de uma vez por todas de aproveitarem a sério uma das qualidades do Sporting) como o Iuri, Esgaio ou João Mário, e também aquela que até foi a maior contratação, o Ryan Gauld.

E a juntar a isso também se pode considerar aquilo que já referiram aqui: o Rosell para defesa central (o que já me ocorre desde que me dei conta da falta de soluções para defesa central) e a desmitificação do banal Adrien.

E voltando aos jogadores que ainda não são aposta por serem da formação e muito novinhos, coitadinhos, depois adimiram-se que haja amuos. Foi o João Mário no ano passado (felizmente reabilitado para este ano), foi o caso do Dier, etc.

Vamos mas é apostar na próxima maçã podre a sair da academia. Eu aposto no Iuri. Coitado tem Capeis, Heldons e Shikabalas à frente dele, é natural que acabe por amuar.

Anónimo disse...

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/05/reforcos-para-o-sporting-20142015.html

Anónimo disse...

Sinceramente, não percebo o que tem o Adrien de mal para o criticarem tantas vezes por aqui.

Adrien é um jogador com excelente qualidade de passe, um verdadeiro box-to-box e que por vezes faz a parte dele e do André Martins. Penso que ao Adrien falta alguma velocidade, melhorar em algumas decisões e procurar mais vezes os passes a quebrar linhas adversárias.

André Martins que para mim continua a não conseguir acelerar o jogo sem ser em passes para a lateral que acabam por partir a própria equipa.
Penso que é jogador para estar entre linhas com bastantes apoios para soltar mais o seu jogo. Precisa de ganhar outro dinamismo com bola e acima de tudo de recuar mais vezes no terreno. Demasiado adiantado em muitas ocasiões, sobretudo no momento defensivo.

Acho que esta equipa tem potencial mas precisa urgentemente de novas soluções na frente e de um central também, se bem que Dier não arranjam mais nenhum tão cedo. E mesmo Ilori ou Rojo....

Em 1 semana tudo pode mudar... de novo.

Anónimo disse...

O que acham que pode dar Paulo Oliveira? Juro que não o consigo avaliar, por vezes, parece fraquissimo em outras ocasiões a comparação a Ricardo Carvalho não me parece uma parvoíce de todo.

Gostava de ter uma pequena opinião vossa.

Quanto ao Sarr vejo-lhe muita qualidade e muito tempo que precisa para aprender, veremos se o vai ter. Não me parece, mas como o melhor treino é o jogo...

Roberto Baggio disse...

ultimo anónimo, preciso de ver mais...

Ivo Almeida disse...

Vi este jogo a partir do golo do Sporting e depois da meia hora de jogo (predominantemente na 2a parte) reparei que o Sporting recorreu muitas vezes ao cruzamento aleatório para a área adversária, nomeadamente por Capel. Nao admira que os adeptos tanto idolatrem o Slimani ao invés do Montero, pois este tipo de lance é o únco em que este "jogador" consegue ser jogador.

Anónimo disse...

O treinador do United passou de louco a burro. Mais um certamente influenciado pelos êxitos do seu pupilo José Mourinho... Desviou-se do caminho e vai DAr um trambolhao. Uma pena quena fase final da carreira mude completamenteos prprincípios de jogo k sempre defendeu. Enfim...

Godinho Lopes disse...

DOis pontos: o WC não é, nem de longe nem de perto, o jogador que muitos julgam que é. Cheio de estilo, a jogar para trás e para o lado, parece ele também julgar-se o jogador que não é. Por algum motivo continua no clube que está, e nem o facto do seu ex-treinador ter rumado a um clube que pode comprar qualquer jogador faz com que saia de Alvalade.
O Adrién é simplesmente ridículo. Só sabe dar porrada e protestar. É outro que se deve julgar um jogador que não é. E ainda queria ele ter ido ao mundial?!? Porra... se jogasse tanto como choraminga era craque, mas assim é menos que vulgar...

Bruno de Carvalho disse...

Alguns comentadores saudosistas do passado e lambuças pseudo sportinguistas a bater no Sporting que só nos fazem mais fortes! No época passada eramos muito maus e não tinhamos qualidade e ficamos como todos sabem em segundo e podiamos ter sido campeãos se não fossem as arbitragens vergonhosas k levaram o Benfica ao colo nas últimas 7 jornadas. Por isso meus amigos vamos a ter calma pk há qualidade há e até muita como Gauld que irá explodir a qualquer momento e temos os esteios do ano passado como Mauricio, Jefferson, Heldon e mais os reforços que vieram nesta epoca que ainda nos darão muitas alegrias. Para quem diz k o Paulo Oliveira é mau não percebem nada de futebol e deviam estar calados XD O Sporting é nosso outra vês!

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Adrien até tem algumas qualidades físicas (é robusto, não se lesiona facilmente, reage bem aos diferentes momentos do jogo) e técnicos (tem bom toque de bola, domina e recebe com algum nível).

O problema é que decide francamente mal. Más opções a toda a hora. Nem sempre se posiciona bem (vamos recordar o banho que levou do Enzo na Luz) e, pior do que isso, sofre do síndrome Carlos Martins.

"Um passe fácil e eficaz? Nada disso! Comigo é só bolas picadas!", e atira a bola para o placar, por trás da baliza, e avança para o balneário. Triste. E revoltado.

Hugo disse...

Baggio,

O que é que achavas de adaptar a tactica do Estoril com WC e Adrien e dp Carrillo, Nani, Mane e Montero?

Cumprimentos