segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O que precisa mais de ver Jesus...



Para colocar Gaitan como avançado? Jogando na vertical, responsável por procurar espaços entre sectores. Sendo que não se pode comparar a Aimar ou a um Saviola, é o jogador que mais aproxima, neste plantel, a equipa do êxito jogando pelo corredor central, em posições adiantadas.

O que é que Talisca tem mais que Bernardo? 
O que é que Jara tem?
O que é que os de cima têm mais do que Ola John?
Jardel preocupa-me. Ter dois centrais sem competências técnicas relevantes, numa equipa que se quer dominante é bastante limitador da produção ofensiva da equipa. Bem como poderá prejudicar ao nível dos erros que poderão ser aproveitados pelo adversário.

Sérgio Oliveira é muito interessante. E num modelo como o de Fonseca, poderá sobressair como Josué há duas épocas atrás. 

Grande exibição do Paços de Ferreira, ou má exibição do Benfica? O número de lances de grande potencial que permitiu ao adversário foi anormal, tendo em conta a mais valia individual do adversário.

Aquilo que sucedeu à Paulo Fonseca no Porto, que foi ter entrado num momento péssimo, com muitos sapos para engolir, uma equipa pior que a do ano anterior, tendo de substituir um treinador que deixou a bitola demasiada elevada, ao nível dos resultados, e da qualidade de jogo, poderá acontecer com Marco Silva. Sendo que a cobrança vai ser imensa, os problemas internos multiplicam-se, e ter um presidente que acha que tem um plantel de grande qualidade poderão camuflar a imagem de um treinador competente dentro de alguns meses. Marco, assim como Paulo, e por que não Vítor Pereira quando chegou como treinador principal ao Porto, e como o homem que virá substituir Jesus no futuro, têm/tiveram/terá tarefas hercúleas.
Não é que Fonseca tenha feito um grande trabalho no Porto. Provou que não era a altura certa para dar o salto para um grande, e encontrou Jesus na frente de um Benfica, com um plantel soberbo. Porém, é um dos treinadores com mais qualidade na Liga, e tenho a certeza que vai crescer com tudo o que lhe tem acontecido, vai ficar melhor preparado, e não vai falhar caso tenha nova oportunidade num grande. Seguiremos o seu Paços de Ferreira com bastante atenção. 

42 comentários:

Rukka disse...

o Saviola e Aimar é que não chegam aos calcanhares do Gaitan!! por muito dificil que isso possa parecer

Pedro disse...

Baggio, estás on fire. E que tantas vezes me "atacaste" :)

Jardel não tem que te preocupar mas percebo o que queres dizer. Falta a qualidade com bola de Garay para dar início ao processo ofensivo. Terá JJ que arranjar outras soluções.

Não achei nada uma grande exibição do Paços nem achei má exibição do Benfica. Não foi um jogo espectacular do campeão mas foi positivo. Um jogo normal de primeira jornada.

Sobre os jogadores que mencionas não vou bater mais no ceguinho. Gosto que sejas tu, desta vez, a fazê-lo. :)

fui disse...

Rukka, só pode ser má memória... Como o Aimar só vi no Benfica Rui Costa (e talvez JVP ou o Futre), é outra coisa. O Gaitan é soberbo, mas o Aimar era para lá de genial!

DC disse...

O que aconteceu ao PF foi ser demasiado estúpido para perceber a qualidade do trabalho anterior e querer impôr uma revolução. Depois, como nem sequer qualidade para passar o modelo dele aos jogadores teve, naturalmente deu no que deu. Além de que ele a partir de metade da época já estava com um esgotamento que nem lhe permitia saber em que cidade estava e contra que equipa estava a jogar.
E saliento que os 1os jogos do Porto também foram bons e que só depois de realmente começar a ver-se só o Porto dele é que a equipa se tornou miserável. Enquanto ainda sobravam umas coisinhas de VP deu para disfarçar.
Veremos se o Paços não vai piorar em vez de melhorar também.

Quanto ao Jardel, vens no seguimento do que eu disse noutro dia. Se os do Porto são assim tão maus tecnicamente, os das outras equipas são do mesmo nível ou piores. Não há Garays nem Otamendis este ano.

Anónimo disse...

"Grande exibição do Paços de Ferreira, ou má exibição do Benfica?"

Eu li isto? Bem, todos temos opiniões e há que respeitar... mesmo os disparates.

abraço

Anónimo disse...

O Jesus está a espera do fim do mercado de transferencias para colocar o Gaitan a 2º avançado!
Se fizer 2 jogos seguidos nessa posição, vai partir tudo.... e é vendido por 45M!

Rui

Anónimo disse...

O Gaitan é um jogador do c*. F*, do c* mesmo. Vejo muita gente a dizer mal do Talisca, mas apesar de também concordar que o Bernardo tem lugar no plantel, o Talisca não fez, imo, uma má exibição. Para um puto que chegou à uns tempos já mostra ter assimilado alguma coisa. O nível no Benfica é que é muito alto. Ao Jara estão a tentar vênde-lo até Setembro. E só aí é que vamos ver o plantel do Benfica e ver o que JJ faz. E se perder Enzo? Será a pensar nisso que acelera a entrada de Talisca na equipa? Passa a jogar com Derley (mais provável) ou com Gaitan ao meio e John na ala?
Ao paços espero para ver a organização ofensiva noutros jogos que serão bem diferentes. Poderiam ter beneficiado de dispensas do Benfica como o Bernardo e o Ivan, mas não me parece que tenham dificuldades a cumprir os objectivos.

Abraço,
Top1

Nelito disse...

Então, o Jara coiso! E tem pernas! 2!
O problema de Jesus com o Ola John não será com a intensidade defensiva que o jogador (não) coloca? Ou coloca menos que os exemplos "esforçados" que referiram (Talisca e Jara)?

Nuno Aguiar disse...

Bom dia, sigo com muita atençao o que vao publicando aqui! Tal como o que vem sendo escrito sou um defensor de O.John, reconheço-lhe as competências Táticas e Técnicas para ser um indiscutivel no 11 do SLB... entao gostava de saber a vossa opinião... porque realmente não é um indiscutivel? O que está a faltar ao jogador? Não falem em JJ mas se fossem vocês no cargo de treinador de O.John!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Ahahahahahahahahahahahahaahaha

ricnog disse...

é um pouco dor de cabeça Jardel com bola...Parece-me que apenas vai fazer este inicio de época! Não pode jogar a época toda, pois poderá estar ali o ourinho do Benfica...!

Gaitan no meio, será optimo para um Benfica, mas acho que só depois de terminar o mercado, senaõ sai do Benfica antes.

Talisca não sei que dizer dele. Nota-se que tem qualidade passe...mas também acho que há muitos jogadores por aí como ele!!! Quintero, João Mário, Bernardo, Defour, provavelmente jogavam neste meio campo, sem Enzo....! Penso que o próximo jogo vai ser andré Almeida e Ruben Amorim, se Enzo não estiver bom! E o ruben amorim lesiona-se, jogar em sintetico...!

Artur está a ganhar confiança. Claro que não é o pior guarda redes que o Benfica teve, mas também não é o melhor!!! Remedeia, mas não dá pontos, apesar de provavelmente ontem ter dado 3 ao Benfica com a defesa do penalti

masterzen disse...

Baggio,

Vou te explicar numa frase o porquê do Bernardo ser inferior ao Talisca e ao Jara.

Aqui vai a explicação:

Formação não dá comissão!

Pode ser muito competente técnica e tácticamente mas já não engana o menino jesus com o seu parner orelhas.

Santos disse...

O problema principal do Paulo Fonseca foi a sua (in)competência. Se o Marco Silva falhar no Sporting a explicação será a mesma. O Vítor Pereira teve mais problemas no 1º ano que esses dois treinadores juntos e ainda assim foi campeão.

Dito isto, o importante não é como começa*...

* Chavão que o Jardim e o Bielsa estão a repetir em frente ao espelho neste momento.

Anónimo disse...

O Gaitan como segundo avançado ou como médio ofensivo parece-me bem. Mas não perderá o Benfica a qualidade nas movimentações interiores a partir das alas (ala esquerda por defeito) que ele dá à equipa?
O John é bom, o Talisca tem potencial, não entendo a insistência no Jara (ele acaba por se envolver pontualmente em jogadas interessantes como no inicio da jogada do segundo golo de ontem, mas por defeito parece um jogador à deriva que quer fintar qdo tem bola) e não entendo tb o empréstimo do Bernardo que não me parece que vá ter grandes oportunidades de jogar que é do que precisa.

Qto ao Jardel, Lizandro seria melhor opção? Não tenho opinião formada sobre as alternativas... Se sai o Luisão então...

O Benfica de JJ tem uma questão (e o Fonseca bem sabe) de exposição do meio campo. O Amorim (muito apreciado por aqui) é bom com bola e parece-me talhado para meios campos de 3, acaba por não preencher o seu espaço sem bola nestes meios campos à JJ (talvez isso mude esta época, sobretudo por mudança de abordagem do próprio JJ).

O Fonseca é bom treinador e acho que o vai demonstrar novamente esta época, até pelo que se viu ontem (é dar-lhe tempo para fazer a equipa).
Tal como o Marco (o que mais gosto dos 2), deviam passar primeiro por um Braga (pode até parecer uma não evolução, mas trata-se de um clube com bastantes adeptos, que recentemente lutou pelo campeonato até à última jornada, com uma final europeia, etc), antes de um dos 3 grandes onde o tipo de pressão e as variáveis são diferentes e podem de facto "camuflar" a qualidade do treinador, como é referido no post.

Laranja disse...

Dizer que Gaitan é muito bom é uma coisa, agora superior a Aimar e Saviola só mesmo brincadeira

Pedro Lucas disse...

Até prova em contrário, Talisca tem tanto de jogador de futebol quanto Bebé. Fazem lembrar aquele craque da escola, que todos queriam na sua equipa, mas que nunca chegou a ser atleta federado. O entendimento que têm da modalidade é tão limitado que torna-se complicado explicar o porquê de JJ insistir neles. Quando me dizem que somos fortes candidatos ao título eu pergunto se é possível ser tal coisa, quando Talisca é um dos indispensáveis do técnico.

PS - colocar Jara a extremo esquerdo, com Ola John no banco, deve entrar no patamar da galhofa. De certeza que foi para gozar com o Paulo Fonseca "chupa, até com o Jara a extremo te dou na boca"

Baresi disse...

"Este" Benfica, com estes jogadores, e fundamentalmente com JJ no banco, é o mais sério candidato a vencer o titulo esta época.
O estilo de jogo está lá, a qualidade de Gaitan, Lima, Enzo e Salvio podem decidir o jogo a qualquer momento, a defesa não me parece pior (defensivamente) que o ano passado, embora a falta daquele passe de 1ª do Garay obrigue JJ a introduzir algumas "nuances" na 1ª fase de construção do Benfica (por exemplo, Lima apareceu algumas vezes colado a uma faixa a dar uma linha de passe).

Rúben Amorim passou ao lado do jogo, e não me parece que seja o numero 6 que o Benfica precise para fazer uma época inteira naquela posição, Talisca mal se viu, e ainda consegue agarrar-se demasiado à bola.
Jara já deveria estar na equipa B à muito tempo, é daqueles jogadores que não enganam (negativamente, é claro).

O Paços teve uma primeira meia-hora excelente, enquanto existiram pernas para fazer aquela pressão alta.
Depois a equipa naturalmente ressentiu-se, e na segunda parte pouco ou nada conseguirm fazer, mas a ideia de jogo por parte de Paulo Fonseca foi excelente, e se o penalty tem entrado, a história poderia ser outra.

Anónimo disse...

gaitan está ali muito bem, a derivar da esquerda para o meio a pedir a subida do lateral.

talisca acabou de chegar. está a aprender. a mais que o bernardo? o triplo da força, o triplo da capacidade de cobertura, para já. obviamente não está "pronto", também.

jara? vamos ver se ele fica... ou se está a jogar por o mercado estar aberto. ontem esteve no 2-0 e quase deu o 3º ao gaitan, que como tantas vezes nao quis ir pela força e quis adornar demais...

ola john? tem que é desesperante a forma como não decide, como hesita, como tenta a finta a mais, como não aproveita a sua capacidade de aceleração e sprint...

calma. estamos na jornada 1.

Roberto Baggio disse...

DC, o Lisandro é bem superior a todos os dos grandes com bola. Assim como o puto chileno.

Santos, sabes que problemas o Fonseca teve?
O que é falhar?

Anónimo disse...

quanto ao fonseca... o plantel do porto o ano passado estava a anos luz do deste ano. trocaram moutinho por josue e james por licá, ou ninguem se lembra disso? como se nao fosse suficiente, danilo, alex sandro, fernando, mangala e otamendi andaram a fazer um frete tremendo o ano inteiro...

Anónimo disse...

O Paulo Fonseca é um burro, a roçar o retardado. Nem falar sabe.

Henrique disse...

O Fonseca tinha e tem todos os defeitos do mundo. Curiosamente, o porto além do treinador tratou de arranjar uma equipa nova. Mas a culpa claro, era toda do treinador, os jogadores nunca, mas nunca, têm culpa de nada. Gostei muito da primeira parte do Paços, nota-se que há uma ideia de colectivo trabalhada com qualidade. A rever.

Sobre o post, espero que o Lisandro acabe por ser titular. Compreende-se que neste início mais tremido seja importante a presença de Jardel e Luisão, dois jogadores já experimentados na maneira de defender do Benfica. Veremos como segue a época.
A presença do Jara parece-me inexplicável, mas Jesus por vezes trilha caminhos insondáveis.
Tenho a convicção que caso o Markovic não tivesse sido vendido o Gaitan estaria a jogar como segundo avançado. Aliás, pela conversa do JJ parece-me que a presença de um avançado mais criativo será comum esta época. Tenho pena pelo Bernardo, mas o JJ está a tentar dar uma mãozinha ao Jardim :)

Anónimo disse...

Na vossa opinião, responsáveis do blog, a melhor solução para 6 do Benfica não eé AAlmeida??? Parece trazer sempre muita estabilidade a equipa do Benfica

TA disse...

Um pouco off topic: se muito se fala que os jogadores da formação não cabem no modelo do JJ - leia-se Bernardo Silva, porque é que, pelo menos, os juniores e o SLB B não estão a jogar num modelo semelhante ao da equipa A?

Obviamente que a qualidade dos diferentes plantéis não é a mesma, nem os treinadores são iguais a JJ, mas poder-se-ia criar algumas rotinas e adaptações logo desde cedo.

Faz sentido?

Paolo Maldini disse...

por acaso acho que o Gaitán está bem onde está... e n gostaria de o ver como 2o av. mt pipoqueiro na zona de definição como dizem os zucas.

PF bem organizado por PF. esta época n vai sofrer o q sofreu na época passada. C menos artistas deu mt mais luta q o Rio Ave

abraços

Santos disse...

Roberto Baggio,

Sei o que é público.

Simplificando, para mim "falhar" significa não fazer o mínimo exigível tendo em conta os meios à disposição. No caso específico do Marco Silva o mínimo é o 3º lugar na Liga. O resto depende dos sorteios.

Roberto Baggio disse...

Antes pipoqueiro que cepo lol. Sabendo-se que todos os da frente são cepos, e alguns cepos pa carai

Pedro Manuel Anastácio disse...

Para mim Gaitan no meio resolveria muitos problemas mas iria tb criar outros....
Gaitan é mais influente a jogar de fora para dentro do que a jogar sempre por dentro...

"Pipoqueiro"...eheheheheh, quero ver o Nelson e o Bebe em ação...mas esses acho que apenas lá para meios ou finais de Setembro, na Taça de Portugal e na Taça da Liga

Arsénio disse...

Maldini qual a tua solução para acompanhar Lima ? Ontem Talisca mostrou mais quando recuou no terreno.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Porque Bernardo não é aposta de JJ? Simples, porque já foi vendido... :((

Frigoliny

Anónimo disse...

O páh, 'vocêzes' são uns cortes do c@r@lho.

Sabem que o homem lê isto e estão a estragar toda a surpresa que o 'mestre da táctica' estava a preparar para a 3ª jornada, contra a Naval de Telheiras.

Anónimo disse...

O Paulo Fonseca é o pior treinador dos últimos 30 anos da historia do FCP. Uma merda mesmo. O trabalho dele no clube foi ridiculo a TDs os níveis.E se ate se podia desculpa-lo pela formação do plantel o mesmo n se pode fazer das suas relolucionarias opções tacticas que n se adequavam aos jogadores que tinha e eram antítese do modelo de jogo k tanto secessão deu com o VP.

Anónimo disse...

o porto teve couceiro, octavio machado, del neri, victor fernandes, antónio oliveira. e isto foi só nos últimos 20. eu digo que o fonseca é melhor que todos esses

Paulo Jorge disse...

O primeiro parágrafo tem uma frase no meio de outra por problemas de configuração.


O Sérgio Oliveira a sério??? Não vi este jogo, mas só é jogador de futebol se evoluiu muito, é dos jogadores mais burros que já vi e tecnicamente não é assim tão evoluído, tem um bom pontapé e pronto.

Destruidor de Jogo disse...

Não vi o jogo e não sei como ele está agora com Paulo Fonseca, mas por acaso sempre tive uma impressão muito má do Sérgio Oliveira.

Anónimo disse...

É melhor que o Otávio e já vai com sorte

Anónimo disse...

Se elogiaram a capacidade táctica do JJ (e bem) também devem reconhecer que as coisas não acontecem por acaso e JJ demorou muito tempo a chegar a uma grande por alguma razão.
JJ é muito bom tacticamente, percebe de futebol como poucos, mas bastará isso para se afirmar inequivocamente como um dos melhores treinadores da Europa e o melhor português? Na minha opinião não chega, é de facto o mais importante mas não chega.

Ao longo dos anos temos assistido a diversas tentativas do JJ em provar que determinado jogador a quem ninguém reconhece méritos é de facto um bom jogador, é uma luta contra a razão e o bom senso. Foi assim com Roberto, Júlio César (o que veio do Belenenses), Emerson, Cortez, Talisca e agora Jara (excluo deste lote os Kardecs e todos os outros flops que não foram verdadeiramente aposta). Obviamente Jara não tem a mínima qualidade mas a ambição de JJ em poder dizer um dia a todos “Eu estava certo e vocês todos errados”, “Eu sou o catedrático do futebol”… é tal que assistimos, ano após ano, a estas insistências ridículas do JJ.
Na minha opinião a aposta em Jara e Talisca (que vai jogar sempre aconteça o que acontecer) é tão irracional que não pode ser explicada por razões tácticas.

Não coloco Jara e Talisca no mesmo barco, Jara é mau, Talisca tem muito que evoluir mas tem qualidade. Na minha opinião o que se passa com o Talisca é a mesma coisa que se passou com o Karyaka há uns anos atrás. Este último chegou ao Benfica com a época a meio na Rússia e deslumbrou na pré-época do Benfica pela diferença de andamento para com os colegas. Mas há medida que o colectivo ganha andamento percebesse que o Talisca não é a ultima coca-cola do deserto. Tem talento, mas não pode ser titular neste momento, no entanto já se percebeu que vai jogar até desmaiar.

Pedro ALmeida

Anónimo disse...

Houve aqui alguém que perguntou o que tinha acontecido com PF. Ninguém respondeu.
Os portistas andam há anos a tentar por todos os meios, conforme a sua propaganda institucional, que a má época do ano passado foi culpa exclusiva do PF.
As tentativas de branqueamento da verdade são constantes com raízes histórias, por isso deixo informação sobre o que realmente aconteceu com PF, para além dos maus jogadores, pois não podemos deixar que arranjem um bode expiatório para erros e culpas próprias.


"Comentário de portista num blogue azul: “Há sempre umas bestas em todo o lado. Há muito tempo que não acreditava no PF, mas é inadmissível que ele e a família sejam incomodados por causa do futebol. Chegou ao ponto do filho ficar 1 semana sem ir à escola com medo e caso ficasse no FC Porto muito provavelmente tinha que ficar separado da família, porque a mulher ia embora! Estes bestas não compreendem que o PF não tomou o lugar de assalto? Tenho nojo destes supostos portistas.”

(NR. Isto tem vindo a acontecer há meses, desde que o Porto começou a jogar mal e a perder pontos. Em Novembro foi a primeira vez que PF colocou o lugar à disposição, pedido esse que não foi aceite. A exigência dos adeptos para que a direcção da SAD despedisse o treinador começou a aumentar de tom como se pode constatar pelas redes sociais. Os mafiosos do costume, sem quaisquer escrúpulos pelas vidas das pessoas e das crianças, como já é seu hábito e é sobejamente conhecido, dado que Pinto da Costa se recusava a despedir o treinador, tentam através da pressão sobre o filho do treinador obrigar este a pedir a demissão. Esta é a principal razão pela qual PF colocou o lugar à disposição por 3 vezes já que de cada vez que chegava a casa via o filho a chorar e a mulher naturalmente alarmada com a situação. Nem o lugar de treinador da melhor equipa do mundo vale a preocupção e os efeitos nocivos que uma situação destas cria nos miúdos e na família.

Naturalmente que este estado emocional afectou a liderança da equipa. 
Podemos imaginar o que o filho de PF passou numa escola da cidade do Porto, no meio de filhos de adeptos fanáticos do FCP que deviam ir com a lição bem estudada, alguns dele tão fanáticos como os pais, com a agravante conhecida de que PF é adepto do Benfica.



Numa cidade cega pelo clube e lavados ao cérebro, com adeptos criminosos que não olham a meios para atingir os seus fins, como é conhecido de todos, não é difícil perceber o drama. A notícia que saiu de que PF vai tirar férias e dedicar-se à família nos tempos mais próximos não é de admirar, vai tentar sarar as feridas profundas que devem estar a atormentar o miúdo e a sua própria relação.)"





Anónimo disse...

Vais engolir muitas taliscas este ano.

Anónimo disse...

Ora nem mais .

Anónimo disse...

"Marco, assim como Paulo, e por que não Vítor Pereira quando chegou como treinador principal ao Porto, e como o homem que virá substituir Jesus no futuro, têm/tiveram/terá tarefas hercúleas."

Hum?!?

Anónimo disse...

Marco, Paulo, VP e o homem que virá substituir Jesus; são 4 pessoas; a quarta não se sabe quem será e até pode acabar por ser um dos outros 3, por e simplesmente não se sabe; a ideia do post não é seguramente fazer insinuações sobre a sucessão do JJ.