domingo, 31 de agosto de 2014

SL Benfica x Sporting. Primeiras impressões. Individualidades.

Artur. Tudo o que se possa dizer será pouco. Não foi só a bola que entrou, ou aquelas palermices nos cantos que todos conseguem perceber. Há também a falta de categoria gritante no ajustar com a profundidade da equipa (viu-se Jardel a fazer sprints para trás para cortar para fora bolas na área, quando era o guarda redes quem tinha de estar posicionalmente preparado para agarrar os lançamentos na profundidade adversários). Já valeu vários títulos a adversários. Hoje foram pontos.

Eliseu. Grande exibição defensivamente. Cada vez mais dentro das ideias da equipa, a funcionar como interior esquerdo quando bola no corredor direito e como ala esquerdo quando bola no corredor central na fase de construção. Forte no 1x1 defensivo, e com boa qualidade técnica para sair para o ataque. Prova a cada jogo porque tanto se insistiu na sua contratação.

Jardel. Ao nível a que chegou o SL Benfica nos últimos anos, é um downgrade. Não tem saída de bola com qualidade e nos jogos de maior competitividade tal nota-se. Defensivamente é de uma enorme competência. Todavia, as dificuldades técnicas fazem-se sentir. Seria um terceiro óptimo defesa central.

Talisca. Uma das boas exibições. Tem mostrado mais argumentos mais próximo da baliza adversário que mais atrás, ainda que todo o seu potencial indicie que deve ser trabalhado para ser médio. Sobretudo porque mais adiantado pode assumir mais o risco sem que a gravidade das consequências da sua acção se faça notar, como no jogo do Bessa.

Sálvio. Entre o péssimo e "frisson". É imparável no 1x1 ofensivo e muitas das jogadas perigosas do SL Benfica crescem pela sua qualidade técnica e física. Porém, joga sozinho, força o 1x2 e o 1x3 vezes sem fim, e quando a bola chega a si, demasiadas vezes sai para transição ofensiva do adversário. Difícil para uma equipa assumir um jogo em organização quando um dos seus elementos dá tantas e tantas e tantas vezes a posse. A finalizar onde costuma ser o mais competente dos encarnados, não foi feliz e perdeu diversas bolas de golo.

Sarr e Maurício. Péssimos. Relembre as dificuldades de Jardel e junte-lhe a incapacidade para perceber as situações de jogo e como adaptar a elas em termos defensivos. Os centrais do Sporting são uma tragédia à beira de acontecer. Só físico e zero de qualidade técnica e táctica.

William. Não começou ao seu nível nas saídas para transições. Melhorou na segunda parte tecnicamente. Enzo não o deixou ter bola e acabou por se notar mais no trabalho defensivo.

Nani. Grande qualidade. Tirar-lhe a bola não parece ser possível, então há que aproximar para o impedir de ir para cima. O português não deu tanto nas vistas como Sálvio, porque... foi bastante superior. Analisa e decide. Dá sempre seguimento. Prende, simula, conduz, fixa, solta sempre bem. A meio gaz percebe-se que está muitos níveis acima dos que o rodeiam.




64 comentários:

Islander disse...

Por acaso estava curioso de ver o que diriam por aqui do nani e realmente é fascinante a diferença de percepção de pessoa para pessoa. ..a mim escapou-me completamente a enorme exibição do nani, por exemplo. E não haver destaque individual ao que foi considerado o homem do jogo também ajuda a entender o porque da vossa insistência na exaltação do nani, curiosamente. ..

GBC disse...

Sobre os do Sporting: Nani não esteve assim tão bem. Na primeira parte foi mediano, na segunda relativamente bom. Pode dar mais.

Sarr esteve muitos mas muitos furos acima de Maurício. Em termos posicionais, coberturas, abordagens defensivas e saída a jogar. Atendendo a idade, falta de experiência competitiva, etc, não desgostei.

Treinador disse...

O Nani não foi isso hoje, de resto de acordo. Abraço

Roger disse...

Agradecia que, se pudesses, elaborasses a análise aos DC do SCP, se quanto ao Mauricio não oferece qualquer dúvida, ao Naby Sarr parece-me injusto. Apesar de técnicamente não ser muito forte, pareceu-me bem defensivamente (exceção a um corte de pé direito). Obrigado

R.B. NorTør disse...

Homem do jogo foi o Artur e o resto é conversa!

O Sarr e o Maurício fazem-me ter saudades duplas do Cardozo. Se aqui há uns anos fez uma coisa ao Polga que me levou a confundi-lo com o Aimar, hoje era uma mão cheia!

João Almeida Rosa disse...

Concordo com todos e discordo peremptoriamente da avaliação ao Sarr. Não fosse ele a dobrar os erros do Maurício e o Sporting nunca saia do jogo com o empate.

dd disse...

naby sarr gostei de o ver.

nani n me deslumbrou.. mas realmente n sabe jogar mal.

palavra para carrilo. excelente defensivamente. n há extremo igual no scp no momento def.

Alberto disse...

Artur mais uma vez a custar pontos. O Eliseu ate ver, e o melhor reforco do Benfica.

Discordo um pouco da analise do Nani, acho que na primeira parte nao esteve muito bem. No entanto, na segunda quase dava a vitoria ao Sporting com uma assistencia magistral para o Slimani - ve-se nesse lance a forma como decide bem, em vez de partir imediatamente para cima do adversario a la Salvio.

O meu Benfica com Julio Cesar, Samaris e talvez Lisandro e candidato. Mel era vir mais um avancado pa titular.

Belkin disse...

Que acharam do André Almeida? Acho que se pode descrever um bocado como o Jardel, mas pareceu-me a um nível superior com bola.

Anónimo disse...

Os centrais do sporting sao muito, mas muito maus. com as saidas de rojo e dier ficamos sem um unico central de jeito (Rabia e Paulo Oliveira do pouco que deu pra ver ate agora nao me impressionou em nada), pelo menos a curto prazo.
contra grande parte das equipas do nosso campeonato vai chegar, mas contra equipas com qualidade como porto e benfica em que constantemente tem de se fazer ajustes posicionais vai ser muito complicado.
nem quero ver como é que isto vai ser na champions...

so um a parte, sou eu o unico que continua a detestar o jefferson?

TiagoSCP

Paolo Maldini disse...

A diferença do sarr para o mauricio está apenas nos vossos olhos, pq ele é um cromo novo. E com os cromos novos vemos sp o que não há. O ano passado qd já rasgava o Maurício tb ng concordava...

O Nani realmente não sabe jogar mal e até nestes jogos dá a serenidade à equipa para ter bola.

dd disse...

o mauricio foi sempre mau.

este sarr parece-me um jgdr com potencial.. mas são realmente apenas 1as impressões

DC disse...

Esta defesa do Sporting vai ser trucidada na Champions. Tem tudo para correr mal.

Futebol Táctico disse...

Ainda ontem disse que é impossível (e só isso torna o futebol tão rico porque faz diferir a forma de ver o jogo e, respectivo, Jogar de cada um) alguém concordar com tudo (nem assim podia ser pois o futebol não é uma ciência exacta onde não há uma ideia pré-concebida como a melhor.

Relativamente a estes pontos concordo com todos menos com dois.

Sarr é "um cromo novo". Admito que possa ser, admito que possa não vir a dar um grande jogador, mas hoje não esteve mal nem tão mal como o querem pintar. Até não desgostei de o ver, mas ainda só tem 20 anos e pode estar aí uma das explicações para tal.

Nani não compromete a circulação de bola, no entanto em termos de desequilíbrios criados foi quase nulo. E um jogador como ele tem de conseguir desiquilibrar com passes (hoje fe-lo algumas vezes) e em drible (onde foram raras as ocasiões), não apenas limitar-se a não comprometer a posse de bola.

Futebol Táctico disse...

Maldini apenas uma questão. O que achaste do André Almeida?

Paolo Maldini disse...

Nani não desequilibrou com drible pq n teve situações de 1x1 (Jesus não é parvo...e sabe bem o que vale o Nani).

Almeida é certinho. Bom jogador de plantel se tiver de fazer 5 ou 6 jogos por ano não se notará a falta de qualidade...

Pedro disse...

O Paulo Almeida tb dava muita serenidade ao meio campo do Benfica. :)

Dizer o que se diz de Nani, neste jogo, é ser teimoso.

Sálvio desta vez perdeu muitos lances no 1x1 ficando bem patente aquilo que tens dito dele. Normalmente ele aparece nestes jogos mas hoje não apareceu.

4 milhões de euros para fazer uma substituição aos 85 minutos. Carrega!!!

dd disse...

maldini, uma questão:

- o que acha do carrilo enquanto jogador?

estou curioso quanto à sua opinião

Anónimo disse...

Maldini

Achas que se pode verificar que o sporting apresenta boa qualidade em termos de posse de bola relativamente a épocas anteriores?
É que eu não me lembro de ver o SCP trocar a bola no meio campo do SLB como neste jogo já à alguns anos (ainda para mais na Luz).

Luis Raposo

Paolo Maldini disse...

Pedro, o Nani foi a léguas, o melhor do Sporting.

As substituições não devem ter minuto fixo... isso é um bocado parvo...

dd, muito potencial. Esperava mais evolução nesta altura. Em tempos pensei que iria dar um salto que não deu, mas gosto. Gosto mais do Mané, ainda assim. Acho que deviam jogar os 3.

Paolo Maldini disse...

Luís Raposo,

sem dúvida. Neste momento com Nani há ali um porto seguro. Todos os outros da frente sob pressão acabam por ceder. A Nani ninguém vai pq sabem q acontece o que aconteceu ao Maxi. A bola chega ali e a equipa tem tempo para subir e gerir o tempo e espaço.

dd disse...

concordo..

carrilo defensivamente evoluiu de forma tremenda.. ofensivamente ainda é mt irregular..

esse trio é realmente prometedor.


Futebol Táctico disse...

Nisso tenho de concordar contigo. Ver o Benfica a defender é enriquece a cultura futebolística de qualquer pessoa. Quanto ao Nani, e apesar de concordar que não teve grandes oportunidades de partir no 1x1, exigia-se mais. No entanto não comprometeu e decidiu a esmagadora maioria das vezes bem.

Já André Almeida gostei imenso. Muito assertivo defensivamente e com bola, não fosse 3/4 situações em que perdeu a bola, pareceu-me lucido e com facilidade em sair a jogar (melhor que Fejsa neste aspecto). Não achas que pode ser titular neste Benfica?

Outra questão. Samaris (parece-me obvio que não teve direito a minutos pois ainda não está adaptado) não poderia fazer o papel de Talisca? Ou seja ser o jogador mais perto de Lima, caso não chegue um avançado.

Anónimo disse...

Maldini

Mas esse aumento de qualidade tem só a ver com a entrada de Nani?
Parece-me que, tirando o Adrien e Slimani, temos bons jogadores para jogar em posse.

Luis Raposo

Paolo Maldini disse...

lido no twitter "tendo por bitola a troca de carrillo por capel não percebo quem critica Jesus por só ter mexido aos 80 e tal"

e realmente a única troca assim que recordo q era clara era a do gr. mas nc é fácil mexer nisso e nem sei se o J.César está em condições já de jogar. Aliás, o facto de não ter lançado aqueles que foram qs todos reforços (Bebé, Pizzi, Derley, Samaris) demonstra o quão o colectivo é mais importante que o individual. O banco podia até ter alguma qualidade mas provavelmente ainda estão todos longe de saber as ideias da equipa. Sem estar a ganhar, realmente não vejo como poderia o treinador do SLB ter mexido.

futebol, não conheço o samaris

Luís, sobretudo para estes grandes jogos passa mt por ter alguém a quem ng vai pq é comido. Isso muda mt o jogo em posse / transição. Permite temporizar em qualquer situação, ou acelerar se o defesa for atrevido (reparaste como o Maxi não teve um terço da agressividade de sp? já sabia q se fosse à cão sairia mal tratado)

Anónimo disse...

Ok, Maldini

É que estou farto de ler que o Benfica dominou, teve os melhores lances e mais não sei quê,
mas a verdade é que já não via o SCP jogar assim na luz à bastante tempo.
É bom saber que pouco a pouco o SCP vai melhorando o seu jogo.

Luis Raposo

Pedro disse...

"As substituições não devem ter minuto fixo.."

Não devem claro mas penso ser pacífico que uma substituição aos 85 minutos serve, normalmente, para queimar tempo. E é fácil perceber pq, um jogador que entra a 5 minutos do fim nunca vai conseguir entrar no ritmo do jogo e, muitas vezes, nem chega a tocar na bola.

dd disse...

esgaio..

ainda ninguem falou no menino.. mas para um derby e de tudo o que já vi dele, começo a acreditar que temos ali um bom lateral em perspectiva..

e eu sempre achei que ele seria era uma excelente aposta para jogar em xonas centrais como medio interior direito.

que acham do miudo?

Paolo Maldini disse...

O talisca pareceu-me q rebentou fisicamente, daí a troca. pelo menos qd saiu filmaram-o e ele n estava nada bem. Se n fosse isso, e se foi por isso, provavelmente seria um jogo sem substituições da parte do Benfica. E pq não? o que há de errado nisso, se nem sp (ou mtas vezes até na maior parte dos casos!) dá para mudar para melhor?

Anónimo disse...

Rodgers: "I said to Mario, 'You're picking up a man at [defensive] corners'. He said: 'I don't mark at corners'. I said: 'You do now'"

Que vos apraz dizer sobre isto?

Paolo Maldini disse...

o Ballo gosta de desafiar e testar :) resposta à altura do mister :)

Anónimo disse...

Concordo com a análise ao Nani, por causa do Salvio.
Senti quase sempre que o perigo vinha das inúmeras perdas de bola do Salvio a forçar a jogada. Pensasse ele metade do jogo como Nani e não oferecia tantas situações de perigo e criava mais.
Curioso, gostava muito do Salvio. Mas foi preciso o Markovic para ver a diferença.

Anónimo disse...

Se o nani foi isso, voces devem ter visto algum jogo que não o de hoje... Curioso mas o André Almeida, um dos melhores jogadores em campo, não mereceu apreciação. O WC mostrou o que reaalmente é, WC

Paolo Maldini disse...

hoje vi um bocadinho do Liverpool qd o Markovic entrou. N forçou uma unica vez... diferenças. para o público o melhor é sp o quaresma e o sálvio...

pq achas que sálvio n teve sucesso nos 2 anos em espanha...? lá os pinos mexem-se mais, é mais complicado contorná-los

Anónimo disse...

A qualidade do AA não reconhecida neste blog, coloca-o apenas como titularissimo neste 11 do sporting.... E escolham a posição

Paolo Maldini disse...

ainda no mundial neste blog dizia-se que ele devia ser titular na selecção. a qualidade n reconhecida tendo em conta a bitola do passado recente! o mm se passa com o Jardel! Qd é só um ou dois mais abaixo num 11 pouco se nota, agora quando começam a ser mts é complicado... o corredor central do SLB no Bessa por exemplo tinha demasiados jogadores c baixo nível (neste momento) e isso notou-se mt!

Anónimo disse...

já percebemos que para ti almeida é um fora de série..

agr n queiras q todos concordem cntg

menos..

TiagoSCP disse...

Acho que há por aqui muita gente que nao percebe que por um jogador ter feito um bom jogo (pelo menos à vista de certos adeptos), por ter feito muitos cortes, muitos dribles ou muitos remates nao faz com que seja um bom jogador.

Unknown disse...

Pedro, a cena da substituição és tu a tentares arranjar situações para criticar o JJ. Ouve o que ele diz para te esclarecer, e se analisares o jogo tem razão. Naquela altura quem te ia mudar o jogo? Pois...

Em relação ao Salvio. Ele está a abusar demasiado do 1v1(2,3), coisa que o ano passado não fazia tanto. Ele o ano passado jogou bem mais para o meio e tentava triangulações. Podem ser fases da vida. :D

Gonçalo Matos disse...

Já alguém referiu anteriormente a exibição do esgaio. Achei bastante interessante, principalmente a atacar. Ele traz muito criterio em posse e bastante boa qualidade técnica. Sinceramente, acho que merece manter o lugar, aquando do regresso do cedric. Gostei do carrillo no 1o tempo mas como de costume, no segundo desapareceu. Nao consigo compreender a escolha do slimani. Dois lances na pequena área com bola no pe e nem um remate com forca consegue fazer.. Fora o resto, que pouco consegue acrescentar. O capel continua a espalhar magia.. Esses dois sao fenómenos do entroncamento. E o adrien mais uma vez mostrou que a sua maior qualidade é correr mto.. Quem
me dera ter visto o J. Mário e o Montero jogar..

Pedro disse...

Unknown, quem me dera a mim não ter cenas para criticar JJ. O que ele diz é patético.

Não tinha ninguem para mudar o jogo? Então pq os contratou? Gostam muito de usar o argumento dos milhões, estavam a aquecer mais de 20 milhões... Se JJ não tinha ninguem para mudar o jogo o que é que o Marco Silva diz quando olha para os mecos que tem no banco? E mesmo assim mexeu na equipa.

Vocês é que desculpam tudo ao homem. Incrível. Este ano começou bem cedo com a desculpa que estamos muito fracos e os outros fortíssimos.


Anónimo disse...

O Montero deve estar a torcer-se todo. Perde a titularidade para o Slimani, e este não fez nada para a justificar, e o argelino marca o golo mais fácil da carreira de qualquer jogador.
Claro está que os adeptos, por causa deste golo, já acham que justifica a titularidade!

ricnog disse...

Artur é muito inconstante....todos sofrem frangos....! Não é o frango em si.....! É a instabilidade. A equipa a precisar de construir e sabe que ali está mais um entrave na sua construção. As bolas na profundidade, ora sai, ora não sai, ora esta pronto para receber um passe ora não está. É incompreensível....!ah 3 anos que digo isto do Artur....era um guarda redes de bancada....agora todos o odeiam e todos diziam que ele era fraco.

André almeida, como qualquer outro jogador, ao lado do enzo, parece melhor.

Salvio é ridículo, não sei como é possivel gostarem de um gajo assim. Ele finta um para se meter no meio de 4. Há um contra ataque que ele sai tão bem do adversário, que a correr com a bola foi para a linha meter se no meio de 3 adversários....!

Eliseu surpreende...talisca não sei dizer se é bom ou mau....tem coisas muito boas...mas tem outras péssimas...!

Capel é outro ridículo. Ele só se sente bem a tirar riscos, na linha....

Adrien marcar aquele gajos dos amadores, correm correm correm....e jogar que é bom, nada...!!mas da nas vistas....!

Esgaio pareceu me bastante interessante...

Nani está a mais neste campeonato. O pessoal perceber isso é que é difícil, querem todos fazer dele o quaresma.......e ele é 1000vezes melhor!

Carrilo é um jogador inconstante........mas tem uma qualidade técnica fenomenal.

Anónimo disse...

o melhor comentário sobre capel: "Infelizmente não tiveste oportunidade de jogar no velho estádio da luz...ou ainda encontravas o brinco do vitor batista..." http://www.abola.pt/nnh/comentarios.aspx?id=498214

Aza Delta disse...

Não percebo a incapacidade de qualquer treinador do Sporting em dar a bola ao André Martins, que seria muito mais criterioso com a bola do q o Adrien para mim.

O homem do jogo foi o Jesus para mim, o Benfica n sai por cima graças a duas individualidades que prejudicaram em muito a equipa: Jardel e Artur.

A mim impressionou a maneira como fugíamos à pressão sportinguista com trocas de bola rápidas... excepto qd se exigia q artur ou jardel participassem... o Jesus parece-me claramente empenhado em melhorar o jogo de posse do Benfica, mas com individualidades tão fracas parece difícil q tenha sucesso contra adversários mais fortes.

Será q o Lisandro ainda se faz jogador? pareceu-me ter pés no ano passado, mas nunca mais o vi jogar. Meu rico garay, a falta que nos fazes.

Aza Delta disse...

Não percebo a incapacidade de qualquer treinador do Sporting em dar a bola ao André Martins, que seria muito mais criterioso com a bola do q o Adrien para mim.

O homem do jogo foi o Jesus para mim, o Benfica n sai por cima graças a duas individualidades que prejudicaram em muito a equipa: Jardel e Artur.

A mim impressionou a maneira como fugíamos à pressão sportinguista com trocas de bola rápidas... excepto qd se exigia q artur ou jardel participassem... o Jesus parece-me claramente empenhado em melhorar o jogo de posse do Benfica, mas com individualidades tão fracas parece difícil q tenha sucesso contra adversários mais fortes.

Será q o Lisandro ainda se faz jogador? pareceu-me ter pés no ano passado, mas nunca mais o vi jogar. Meu rico garay, a falta que nos fazes.

Unknown disse...

Tretas Pedro. Tretas e mais tretas. Portanto um treinador, por ter a possibilidade de fazer substituições, tem de as utilizar obrigatoriamente? É que ainda não respondeste à minha pergunta de quem é que tirava e quem metia para "mexer" com o jogo. Ou não te lembras que na 2ª parte o SLB esteve bastante por cima do jogo? Ias fazer o que? Meter por meter?

A questão não é das desculpas, mas tu criticas por criticar. Sempre que vens cá é para criticar o JJ. Portanto tu tens já a opinião enviesada, porque não gostas dele. Ele podia ganhar a puta da champions com o Tondela que ias arranjar maneira de o criticar.

E o pessoal aqui diz bem dele, mas também o critica bastante. Agora não o critica porque não fez substituições quando a equipa não pedia isso. Não se critica porque sim, percebes?

Pedro Joaquim disse...

Concordo com a quase totalidade da opinião do autor do post, à excepção do Nani. Eu até estava para perguntar: mas o Nani jogou?

Albertini disse...

Caro Azo Delta o pecado do Lisandro do que lhe conheco de um par de jogos que observei dele é que perde para o Jardel em termos de velocidade, que diga-se é o unico ponto positivo que lhe reconheco...

Mas tem mais critério com e sem bola nos pés e melhor posicionamento devia ser suficiente para ser titular no lugar do Jardel. A equipa será mais forte com a saida do Jardel e do Artur do 11 titular.

Sendo o Artur inferior ao Julio Cesar, se me permitem o Julio Cesar também não é já o guarda redes que era no Inter e quem estiver a espera deste cenário infelizmente irá surpreender-se... O Artur devia ser despachado o Bruno Varela subir pra 2/3 Guarda Redes é o Jogador que poderá ser titular do Benfica no longo prazo se tiver oportunidades e continar a ser bem formado, sendo que aqui o bem formado deveria ser um emprestimo para jogar na 1 liga como titular noutra equipa que não a 2 liga pelo Benfica B (os guarda redes da equipa B do Benfica, neste caso o Bruno Varela e o Thierry Graça são jovens com enorme potencial veremos o que dão no futuro e se são aproveitados pelo benfica).

Nesse aspecto so para concluir, outro jogador que via com bons olhos um emprestimo era o Bruno Gaspar, parece me um jogador que apesar de não ser um fenomeno e bastante regular e com algumas semelhancas com o silvio na medida em que joga nos 2 flancos, mas 3 epocas na equipa B nao me parece que permitam o jogador evoluir. Fiquei mto surpreendido com o Gonçalo Guedes, não me espanto se a medio prazo andar a jogar na equipa principal se souber esperar e aproveitar as oportunidades que o JJ lhe der, vamos ver ...




abc

Pedro disse...

Quem por aqui critica JJ são os que costumam criticar JJ. Todos os outros não criticam JJ. Desculpam tudo. Tirando o Bággio recentemente mas até ele fica ofendido quando digo isso. :)

Quem ele punha? Ola John ou Bebé ou, como fez, Derley (que é muito elogiado por aqui) mais cedo. Simples. Para ti são tretas, não posso fazer nada em relação a isso.

Eu critico sempre que acho que há coisas a criticar. É natural que faça muitas criticas pq neste blog tende-se a exagerar e muito nos elogios que se fazem a JJ e como gosto de discutir com gente que sabe do assunto opino muitas vezes por aqui. Normal.

Não podes dizer que critico por criticar quando eu aponto razões directas e factuais para as minhas criticas. Podes não concordar com elas mas não podes dizer que é criticar por criticar.

JJ nem com o Barça ganhava a Champions. :)

Ace-XXI disse...

Concordo com o Pedro nas criticas a JJ das subs, o Benfica esteve por cima do SCP até aos 65min a partir dai o jogo voltou a ficar equilibrado, a entrada de ola john para o lugar de talisca ou até a subs de lima por Derlei teriam dado outra dinâmica nos últimos 20 min, no SCP também fica a ideia que o jogo pedia a entrada de montero para o lugar de adrien ( descendo André Martins) mas aceito a postura mais conservadora da MS.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Concordo com quase todos os pontos, do Maldini e do Ricnog, também.

Discordo um pouco do Nani porque, lá está, vocês falam do potencial que ele tem (ou tinha, já não sei bem) e eu estou a falar das acções dele no jogo de ontem, apenas. Achei que na primeira parte o Nani foi próximo de zero. Epá fez uns números giros, umas coisas engraçadas, picou uns quantos adversários, deu umas cuecas a correr para a linha e tá tudo óptimo.

Para mim não. No entanto, reconheço que o Nani temporiza, não corre à toa e tenta combinar com os colegas. Pensava que tinha perdido estas qualidades. Mas estava enganado. Isto é sempre muito bom. E aquele passe na segunda parte realmente é de mestre. Pareceu-me que foi ajudado pelo facto de um dos centrais do Benfica se ter embrulhado com o avançado contrário, mas foi uma grande jogada. Podia ter dado a vitória ao Sporting - o que seria "injusto", digamos assim.

O Benfica foi bem melhor do que o Sporting. O golo do Benfica é o melhor momento do jogo, com o Salvio a destruir o Jefferson (que é uma nódoa - parece um batedor de basebol a fazer home runs, é ridículo no um-para-um e pensa que o jogo de futebol só acontece em cima da linha lateral esquerda) e a inteligência de Enzo, Maxi e Gaitán a brincar com o adversário.

Uma hora depois do jogo eu só pensava: meu querido Markovic...

Acho que o Jardel vai acabar por perder o lugar, seja para o Lisandro (só o vi jogar no Benfica) ou mesmo para um César com mais rodagem. Detestei o André Almeida na primeira parte (mal com bola e sem bola) mas jogou melhor no resto do tempo.

Rumo Norte disse...

O Pedro também não precisa que eu o defenda, mas é preciso reconhecer que as críticas que faz ao JJ têm critério. Claro que a bela de um é a feia de outro, e no caso das substituições eu sempre achei, há vários anos, que o Jesus raras vezes tem o "golpe de génio" do banco que faz as delícias dos adeptos. Ou quando os tem, porque as coisas no Benfica estão baseadas no sistema de jogo e não nas individualidades, não se nota. Relembro a presença do Cavaleiro no golo contra a Juventus na Luz, por exemplo: entra e tem um toque subtil isola o Rodrigo enquanto fixa o defesa.

Dito isto, o futebol é também um jogo de resistência e luta. Substituir jogadores a partir dos 60m de jogo é para refrescar a equipa do ponto de vista físico, e para obrigar a outra equipa a ajustar marcações e posicionamentos a novos elementos no jogo (porque todos os jogadores são diferentes). O Capel ontem (como quase sempre) não fez nada, mas quando entrou obrigou o Benfica a ajustar, não vá um dos curto-circuitos mentais fazer faísca e dar em golo. Não me escandalizava trocar o Sálvio pelo Bebé/Pizzi, ou o Lima pelo Ola John, passando o Derley para a frente e o Gaitan para o meio.

Mas é preciso lembrar que, tirando uma sequência de três ou quatro cantos seguidos do Sporting, em que a pressão esteve do outro lado, o Benfica esteve sempre muito mais próximo do golo (dos 60 aos 65m foi um festival de golos perdidos).

O JJ, perdendo dois pontos em casa frente a quem quer que seja, será sempre criticado. Porque a crítica é de graça, mesmo quando tem algum argumento válido. E é assim que seve ser: os erros servem para se perceber o que fazer melhor na próxima vez, e quem tiver medo da crítica não deve andar à chuva e deve comprar um cão (tenho a certeza que há um provérbio popular para esta situação).

Roberto Baggio disse...

Pedro,

1- lê melhor o posse de bola ;)

2 - ah são tretas o que o Jesus diz?

Então diz em quê que as substituições do Marco mudaram o jogo.

E, como é que as do Benfica iam mudar, quem entrava, quem saia, porquê? O que ia mudar jogador X tendo em conta o jogo, e etc.
Força, estou disponível para discutir.

GV disse...

Viva!
Com poder de fogo no ataque e sem o erro que deu o golo ao Sporting, parece-me que o Benfica poderia ter ganho com alguma facilidade.
Vejo vários problemas em todo o corredor central do Benfica (Artur, Jardel, posição 6 e 9,5) e entendo que o JJ não pudesse mexer mto no jogo lançando jogadores ainda fora do modelo.
O Benfica vai ter equipa e tem treinador, mas falta pelo menos mais um avançado centro de qualidade. No campeonato vai estar na luta, na Europa depende da adaptação dos novos jogadores.
Cumps

Vasco disse...

O Pedro gosto muito de vir para aqui "provocar" p/ saber as vossas opiniões. Maldini (e o Baggio também!) sabe muito disto e é sempre um privilégio poder aprender, mas não me fodam c o JJ, q se tem uma parte de génio, tem outra igual de burro!
Pq a dispensa do Bernardo Silva? Djuricic? Depois joga a abécula do Talista a 10? Qual é o sentido? Tu próprio Baggio salientaste isso no teu blog e não me venhas com "vai ler melhor" q só te fica mal.
E tu Maldini também ja criticaste a forma como trata os jogadores, relembro como informou na TV q já não contava com o Quim.

JJ é dos melhores do mundo a defender com menos gente, aprendi isso com vocês e agradeço(muito). Mas por outro lado parece-me banal ofensivamente (dada a qualidade) , ainda me lembro quando o PB dizia q o treinador perfeito seria JJ com Peseiro e, este último sim, uma posse de bola q dava gozo ver, com ele a equipa não perdia, ou pelo menos não havia o habitual sufoco na LUZ quando estamos a ganhar.

Se eu trocava por outro? Não. Porém sejamos coerentes

Um abraço p/ todos

Roberto Baggio disse...

Vasco, o Pedro diz que comecei agora a criticar o Jesus. O que o Pedro não sabe é que não é de hoje que vêm as críticas. O que o Pedro percebe ainda menos, é que o Jesus, mesmo com as críticas que lhe aponto é dos melhores do mundo.
Vasco, acho que este não te diz respeito e tas a entrar a pés juntos, sem motivo nenhum.
O facto de ter dito ao Bernardo que ele nnão ia ser titular, e o Bernardo ter preferido sair, muda alguma coisa no facto de ele ter achado que não tinha ninguém para mudar o jogo?
Agora era o que mais faltava o Pedro achar que o Jesus é que contratou os jogadores do slb. Ele não sabe isso. Por mais que venha dizer que sabe, não sabe. Portanto, Vasco. Acho que te devias remeter ao post ou a alguma coisa que te tenha sido dirigida, com todo respeito.

Cumps

Pedro Ribeiro disse...

Sobre o Talisca, não concordo com o Maldini. Parece-me que ele não consegue tabelar o suficiente com os colegas quando está de costas para a baliza. Parece-me também que não consegue arrastar muitas vezes os centrais para espaços entre-linhas ou para as alas, abrindo espaço para os colegas. Nem aparece sequer em zonas de finalização dentro da área, e raramente tem aparecido à entrada. Anda um pouco perdido em campo, é a minha percepção, não comparecendo vezes suficientes onde o jogo lhe pede. Enfim, parece-me bom jogador para ir entrando e aprendendo entretanto nos treinos. Mas concordo com o seguinte: o facto de jogar mais avançado, não expõe tanto a equipa, embora isto não seja propriamente "bom". É uma opinião, não sei se têm essa ideia ou se vi muito mal o jogo. Um obrigado sincero por me ensinarem a ver futebol (tenho apreciado sobremaneira as quesílias com o Mágico SLB, que mantém, devo dizer, as suas posições de uma forma cordata, embora seja tão teimoso como ele diz ser JJ). :-) Saudações desportivas!

Pedro disse...

É pá, o Pedro não merece ser o centro da discussão. :)

Baggio, as subs do Marco Silva não deram em nada? Ok. Mas tentou. Tentou refrescar a equipa com jogadores rápidos, aproveitar o desgaste e a natural procura mais "caótica" do golo da vitória por parte do SLB. Teve sucesso? Quase. Mas o que me interessa é saber se mexeu bem e se fez algo para melhorar o rendimento da sua equipa, seja para ganhar ou para garantir o empate. Ele lá saberá qual foi o seu objectivo. O que me importa é o SLB. E o SLB estava empatado em casa e o treinador coloca um jogador aos 85 minutos. Sinceramente mais valia não por ninguém. Aos 85 minutos o que é que o Derley podia fazer? Tu quando colocas um gajo aos 85 minutos esperas que ele mude algo de relevante no rumo do jogo? Achas que tem tempo para isso? Nem sequer tem perfil para o chamado chuveirinho.

O que o Benfica ía mudar? Mais frescura, mais força. Se calhar bastava isso para vencer. Nunca saberemos. Ola John para o lugar de Talisca com Gaitan a ir para o meio ou Derley para o lugar de Talisca mas bem mais cedo.

O Pedro apenas sabe o que lê do que tu escreves e só recentemente começou a ler críticas que fazes a JJ. O que chamou a atenção ao Pedro foi que essas críticas que fazes a JJ foram muitas vezes feitas por ele também e tu, nessa altura, "bateste" no Pedro quando, no fundo, afinal, concordavas com ele. Só isso.

Baggio, acreditas mesmo que não foi JJ que escolheu estes reforços da pré época???

O Pedro não é teimoso. O Pedro tem razão. :)

Roberto Baggio disse...

Pedro,

Ouvisses as declarações do Jesus e não estavas com essas coisas.
O que o Jesus disse foi que não tinha motivos para mexer porque os jogadores (aa equipa) estava bem, do ponto de vista físico, técnico, e táctico. Se o Talisca não tivesse cansado ele tinha mudado zero, porque a equipa estava bem no jogo.

Pedro, eu não acredito que o Jesus quisesse contratar todo este bando de picaretas.
Portanto se ele sentiu que os jogadores estavam bem não percebo o porquê de mudar. Isso da frescura é muito bonito, mas é mais um mito inventado pelo jornalismo. Porque só é frescura se quem estiver lá dentro não conseguir acompanhar o jogo fisicamente. Não me parece que tenha sido o caso, bem como não me parece que, por exemplo, Ola John esteja com confiança para jogar. Ou pelo menos não neste jogo em que se exige confiança máxima.
Mas se o Pedro sabe, sabe.
Sem discussão.

Pedro disse...

Não duvido que o Ola John não esteja com confiança mas isso não é culpa do Pedro.
:)

basten disse...

- o talisca ainda está na fase em que pode cair para qualquer lado, bom ou mau. tem claramente potencial técnico e físico para dar jogador, mas neste momento erra muito. não sei se toda a gente se apaixonou por ele à primeira vista, mas lembro-me que o matic quando chegou tirava-me do sério, cometia erros infantis... por isso mantenho a esperança no talisca.

- partilho completamente a opinião sobre o jardel. defensivamente, as falhas que ouvi alguns apontarem-lhe não são dele, são do artur que fica plantado na baliza. o jardel controla o adversário à espera que o artur saia e este nunca sai, obrigado o jardel a fazer o corte em dificuldades prestes a perder em velocidade. quando o benfica sai a jogar nota-se a dificuldade dele. a recepção e passe estão longe de perfeitos e pressionado pode dar estrago.

Diogo Claro disse...

"Sarr e Maurício. Péssimos."

O Maurício fez o 1º jogo mau desde que chegou ao sporting. O Sarr voltou a ser gigante como ele é. É rídiculo essa afirmação.

O Artur apesar de toda a merda que fez, não te deixou ser encavado aos 92.

Abraço e tira as palas

NSC disse...

Na champions é que vais perceber a qualidade dos centrais (e lateral-esquerdo, já agora) que tens, Diogo. O "gigante" Sarr vai ser bonito de ver...