segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Aproveitamento dos corredores laterais e da qualidade individual

O que Lopetegui tem mostrado na parte ofensiva do seu modelo de jogo tem sido um aproveitamento fantástico da largura, e com isso da mais valia individual dos jogadores que actuam nas alas do seu Porto. O objectivo é conseguir combinações para entrada de jogadores de uma linha atrasada (médios), sobreposições com os laterais (overlaps para fixar e soltar num 2x1, tabelas em 2x2), cruzamentos, ou situações fáceis de resolver pela qualidade no 1x1 dos alas (Laterais e extremos). Assim, pela grande qualidade do seu plantel, tem conseguido resolver a maior parte dos jogos que disputou criando várias ocasiões para marcar golo. Contudo, o treinador espanhol mostra não reconhecer a importância dos ataques pelo corredor central.

Veja-se as declarações de Casemiro, «O treinador pediu-me para fazer muitas variações de jogo, mudanças de direção».
Percebe-se, pela forma como escalona os seus onzes e pela forma como o Porto procura atacar, que a circulação em largura (no meio campo ofensivo) não procura encontrar espaços dentro, e tem como objectivo fazer bascular a equipa contrária para que se possa explorar o espaço no flanco oposto. Com isto, salta à vista a falta de criatividade no corredor central, o não aproveitamento do espaço para progressão pelos defesas centrais e o esquecimento do incrível Evandro.

Os verdadeiros desafios para este plantel, tendo em conta a sua mais valia individual, e para o modelo de modelo de Lopetegui estão ainda por chegar. Aí veremos como se comportará a criação de oportunidades de golo e sobretudo o não consentir de oportunidades ao adversário, sendo que a linha defensiva denota ainda muitas deficiências.

Lopetegui, não é com um trivote que se maximiza o potencial do explorar de espaços interiores de Brahimi. É com criatividade e qualidade técnica que compreendam os movimentos do argelino. É com Oliver e Evandro de mãos dadas que o potencial de cada jogada do Porto (ainda que não se queira explorar o corredor central) pode aumentar de forma exponencial.
O único que concorre com Nani, até ao momento, para melhor extremo da liga não é argentino. Joga no Dragão, é argelino e tem de nome Brahimi.
Atenção ao minuto 2:38 fixa 5 jogadores e passa para Jackson. Sim, aquilo não é um cruzamento, é um passe. Um minuto depois (3:42), inarrável.

23 comentários:

Islander disse...

E eu que tinha ficado com a ideia que com Lopetegui o que estava em escassez seriam justamente as oportunidades de golo....Sempre a aprender!

Jorge Vicente disse...

Para o Lopetegui basta um qualquer Petit a treinar a equipa adversária e a ganhar pontos à milionária armada espanhola que ele trouxe.
"O único que concorre com Nani, até ao momento, para melhor extremo da liga não é argentino." - bem, vocês devem repetir isto até á exaustão na esperança que seja verdade. Mas não é. Bem sei que não passa duma opinião vossa, e que vale o que vale. Assim como a minha opinião vale o que vale: o melhor extremo da liga é argentino, assim como o melhor jogador a jogar em Portugal é argentino. E ponto final.

DC disse...

Totalmente de acordo com o post.
Já ontem me diziam que o Brahimi tinha jogado mal e eu não concordava. Disse que ele jogou quase sempre bem mas nunca lhe deram o mínimo apoio. É olhar para este vídeo e ver quantas linhas de passe os colegas lhe ofereciam.
Este meio-campo é dos piores que já vi no Porto. Inacreditável como o Herrera é profissional de futebol e muito mais num clube de topo como o Porto. Josué continuaria a ser titular neste meio-campo. E isso diz bem dos jogadores que estão a jogar.

Gandhy disse...

E o que dizem daquele passe do Talisca na primeira parte para o Lima depois definir muito mal? Do melhor que vi o Talisca fazer até ao momento.

Artur Semedo disse...

é também o que penso há algum tempo: o constante passar bola de um lado para o outro é a opção primordial de ataque, em vez de ser um recurso para criar surpresa de quando em vez. e é pena, sobretudo quando a equipa tinha desde o início, e continua a ter, aliás, jogadores para fazer muito mais pelo meio...

GDC disse...

Outra vez Jorge?
Vai para o visão de mercado, deixa em paz quem quer discutir futebol a sério.

hertz disse...

No inicio da época disseste no Posse de bola que a última vez que um treinador tinha tido tanto talento à sua disposição foi o JJ em 09/10 e que tinha praticado o futebol que "devia" tendo em conta os recursos à disposição.
Tendo em conta todos os recursos que o Lopetegui tem à disposição, tanto em termos de qualidade como de quantidade, não estará este porto a ser uma desilusão? Por exemplo, ontem perante tão fraco Boavista quantas ocasiões de golo eles criaram? Tirando aquelas defesas do Mika na 1ª parte, na 2ª só me lembro de um lance (cabeceamento do Jackson).
E já agora, o que achas da rotação que o Lopetegui tem feito na equipa? É que tem sido apenas 1 jogo por semana (à excepção da semana passada) e ele tem mudado vários jogadores todos os jogos. Não será esta rotação algo estranha e excessiva?

Jorge disse...

Jorge Vicente:

A incoerencia do teu comentario e abismal.

Jay disse...


Não vale a pena, GBC, o pessoal aqui não percebe que as paixões pessoais de cada um não contam.

Jorge, o Baggio tem a sua opinião. Ou tu concordas e segues o raciocínio ou não concordas e ao menos explicas porquê. Isso de dizer "ponto final" parece os meninos da creche quando têm a mania que eles é que sabem. Que eu saiba o LE não está à caça de pageviews, isso é mais nos (Falta de) Visão de Mercado. Se calhar lá gostavas mais da concordância, experimenta! ;) ah ah

Abraço!
---

Quanto ao Brahimi: assusta o quão ele e o Jackson estão numa sintonia diferente do resto da equipa a maior parte do jogo. O Lopetegui tem feito muita coisa bem, mas nota-se que quando a parceria não resulta, o Porto não "dá". Ainda mais quando se trocam Evandros por Herreras.

E ainda estou para entender porque é que ele achou que o Josué não encaixava bem com Oliver e Evandro. E vai-me explicar para o que quer o Casemiro. Não tenho visto nada que o redima para mim. Acho um flop, pronto. O puto Neves não engana. Só que vai precisar de crescer e não vai jogar sempre bem. Já ouvi dizer ontem que o queriam na B, que já não servia... Realmente, é aqui, no Benfica e no Sporting, não há espaço para se fazerem jogadores...



Prosinečki disse...

Sem tirar mérito aos jogadores evidenciados, Gaitan é de "outro campeonato". Logo, não entra nas contas do LE.

DC disse...

Hertz, aparece no chat que o Baggio responde-te por lá ;)

Gil Von Doellinger disse...

DC, se me é permitida a indiscrição, qual chat?

hertz disse...

Qual chat?

Anónimo disse...

sim, brahimi tem sido brutal, nani ja mostrou que faz a diferença nete sporting... mas esquecer que gaitan tem sido a salvacao, ao nivel de contrucao de jogo, de um benfica ainda sem harmonia é um bocado chocante.

assim como chocante é dizer que o porto constroi muitas oportunidades. com o maritimo foram poucas, com o paços menos ainda e valeu o desacerto do paços na finalizaçao (mais o penalty por marcar do Indi...). com o boavista a mesma historia. posse, posse, sem rupturas, esperando o brahimi ou o jackson para romper...

Bernardo Pinheiro disse...

http://possedebolla.chatango.com/?js

Ace-XXI disse...

Sinceramente não percebo a histeria dos benfiquistas cada vez que se elogia alguém de outro clube...

Alguém que goste de futebol é capaz de não elogiar Gaitan, Enzo, Salvio entre outros belíssimos jogadores?! Mas para vocês parece que a qualidade é exclusivo do vosso clube e nos outros é tudo trampa.

Nani tem estado a 1 nível muito bom e se o SCP tivesse tido a capacidade para o contratar na pausa de inverno secalhar a historia do campeonato seria outra.

Anónimo disse...

Na minha opinião e vendo os jogos do porto apenas brahimi é o jogador que desequilibra é o único que consegue levar a bola para a frente nas laterais não tenho visto mais ninguém,na zona central toda a gente viu que ocupando bem os espaços o meio campo do porto nada faz,perante pressão alta é ridículo,as constantes mudanças de direção são previsíveis pelas outras equipas e aqui entra o mesmo do costume ou seja brahimi.

Ricardo Cunha disse...

Que grande craque este Brahimi!!!!

Off-topic,
o que aconteceu desta vez para o melhor médio Português não conseguir brilhar no Sporting??

Anónimo disse...

Cá para mim, com esta história da basculação o que o Lopetegui queria era ser treinador de andebol para conseguir a decalage. A sorte dele é que no futebol não há jogo passivo. Que tal uma troca com o Obradovic? :)
nuno

Baresi disse...

Que oportunidades de golo claras o FCP teve?
11 contra 11 teve um remate à figura de Brahimi, e um remate para fora de Ruben Neves.
Do resto, ou eram cruzamentos mal medidos, ou tentativas para entrar com a bola pela área a dentro.
Mika faz 4 defesas o jogo todo, e a mais complicada foi num canto onde um central da sua equipa cabeceia a bola para a sua própria baliza.
Já em Paços de Ferreira o FCP pouco ou nada fez o jogo todo, praticamente marcou na única oportunidade que teve.

Lopetegui pensa que está em Espanha, em que qualquer Granada tem jogadores com a qualidade de um Brahimi, e qualquer equipa tem qualidade para fazer um golo a que equipa fôr (mesmo sofrendo 6 ou 7, como aconteceu com o Corunha agora).
Em Portugal jogam os 11 atrás da linha da bola, e dificilmente aparecem espaços para haver igualdade/superioridade numérica numa faixa para a qualidade individual fazer a diferença.

Ou ele começa a pensar em juntar Aboubakar a Jackson rapidamente, ou o fosso pontual em relação ao Benfica de JJ corre o risco de aumentar de forma irrecuperável..

JON disse...

De facto, se for para continuar a meter bolas na área via cruzamento, mais vale efectivamente juntar 2 avançados... :/

RiC disse...

É sempre bom realçar, já que falam do Ruben Neves, que o miudo conseguiu cumprir 3 posições diferentes no jogo com o Boavista. Médio defensivo, depois recuado a central com a expulsão de maicon e conseguiu acabar o jogo quase como um 10, cumprindo as posições de maneira suficiente e até algo satisfatórias. Portanto acho que dele só podemos afirmar que vai sair máquina.
Quanto a Brahimi é sem margens para dúvidas jogador de elite mas não esperem um jogador todos os jogos a 150%, até porque o pico de forma no inicio de época pode não ser nada favorável.

Paranhose disse...

Já comentei algumas vezes como anónimo e volto a referir, este blog é muito bom e espero que a saga de debates se possa prolongar por muito tempo.

Quanto ao texto, tenho mesmo que perguntar algo:

Quando referes "É com criatividade e qualidade técnica que compreendam os movimentos do argelino. ", por este tipo de frase ser relativamente vago, quais são os movimentos do Brahimi? E quais os movimentos que melhor se coordenariam com ele, dentro do modelo do FCP (ou até sem ligar a isso)?