segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Classe

É mais ou menos isto. Qualidade técnica, talento, decisão, capacidade para desequilibrar e equilibrar. Desde a partida de Nani há 7 anos (!!) que o Sporting não tinha um... Nani.

82 comentários:

Francesco disse...

E resultados em termos práticos? O Nani é um Quaresma mais novo. Lidem.

Islander disse...

O melhor exemplo de tanta classe é uma situação em que nem sequer é criado nenhum desiquilíbrio ou sequer que ele consiga ultrapassar um simples 1x1? A sério?

Rui disse...

Video com um 'excelente' título para colocar no blog, não haja dúvida. Assim vão longe.

Rui disse...

E se este é o melhor exemplo de classe que conseguem arranjar do Nani...
Enfim, todos temos dias menos bons e hoje é um desses no teu caso Maldini. Já tiveste posts de muito mais qualidade.

Paolo Maldini disse...

o video n é do blog. n escreveria aquele titulo. se arranjares o mm c outro titulo, troca-se


agora parem de chorar pq qd o Gaitán e Enzo fazem igual tb já por aqui se mostrou e elogiou.

JS disse...

Começo a perceber os elogios ao Nani (e a não perceber os comentaristas) quando este parece não "estar tanto em jogo" enquanto que o Quaresma "está sempre em jogo".

Pode não ser, mas se calhar é a diferença entre ser brinca na areia ou colocar a equipa antes do seu ego pessoal.

Rui disse...

caro, não é 'chorar' pelo facto do maxi ter sido comido. Até porque o resultado prático do lance foi... um lançamento lateral.

é mesmo lamentar pela descida de qualidade do post face ao nível dos que tens feito. Defeito meu certamente, por ter expectativas elevadas.

Rui Moreira disse...

"E percebendo-se que nesta primeira parte o Sporting só quer jogar por fora, não seria melhor ter , no lugar de quem estraga 95% dos ataques da equipa (Nani, Carillo, Jefferson), 4 Esgaios nos corredores laterais?!"

Foi escrito por vocês a semana passada. Hoje, Nani já é o maior e cheio de classe??

Enfim, haja coerência.

Saudações Desportivas.

Atento disse...

Sinceramente, um de nós não sabe o que é classe. Para mim, classe não pode nunca ser fazer uma cueca e perder a bola, que foi o que aconteceu. Percebo que no meio de tanto lixo que foi o ataque do SCP, tu que sabes ver futebol, te sintas frustrado. Mas se queres ver classe, revê o primeiro golo do SLB. Encontrarás aí vários exemplos de classe, por vários jogadores, muito superiores a este momento. Nani tem classe. Ontem não mostrou nem classe nem inteligência.

Pedro disse...

Leio este blog há bastante tempo.

Tem coisas boas e coisas más. Isto é uma coisa má. Nani óptimo jogador, no entanto, não é dos mais inteligentes. Compreendo o amor por determinado clube/jogador. É esse amor que me faz amar o futebol, mas se queremos apregoar um blogue focado na vertente táctica do jogo onde se discute aquilo que o olho comum não vê, porquê insistir no Nani?

Cuecas? Cuecas todos fazem.
https://www.youtube.com/watch?v=aXCO3ys9sPc

São produtivas? raras vezes.

Deixem-se disso e voltem ao antigamente. Não faço ideia se o PB é um de vós. Não faço ideia se o maldini, o antigo miguel nunes ou outro qualquer é tudo o mesmo tipo. Não faço ideia nem quero fazer. Agora, insistirem nestes posts, em posts de adivinhação (melhor x, vai ser y, não vale z), só afasta quem lia/lê este blogue pelo gosto ao futebol e atrai as bestas quadradas, afectadas por clubites e dor de corno. É isso que querem?

Não me parece.

redbull1710 disse...

Se ficam entusiasmados com esta cueca seria melhor mostrar as ceroulas que o Sávio fez ao Lagarto na jogada do primeiro golo

redbull1710 disse...

Se ficam entusiasmados com esta cueca seria melhor mostrar as ceroulas que o Sávio fez ao Lagarto na jogada do primeiro golo

Fábio disse...

ÁS vezes temos destas coisas... andam anos a fio a defender um futebol de posse, baseado na inteligência e de repente começam a elogiar à maluca o Nani.
A parte de o sporting não ter um Nani há muito tempo, é capaz de ser verdade. De resto parece-me exagero. E pelos vistos não é só a mim, é a quase todos os leitores do blog (muitos deles que o seguem há muitos anos).
Mas lá está, nós é que nunca percebemos o que vocês querem dizer e tal e coiso.
O Nani ontem pode ter sido o melhor do sporting. Mas se o melhor que o Nani tiver para dar for aquilo, fica muito a desejar e os aplausos que vai recebendo em todo e qualquer lance, vão passar a assobios em pouco tempo.

Miguel Pinto disse...

O post, tanto quanto percebo, é irónico e um pouco à margem do que por aqui se debate. Em todo o caso, e porque o tema foca comportamentos lascivos, deixo aqui alguns desses momentos que considero bastante proeminentes no que diz respeito ao íntimo de cada um. :)
http://youtu.be/uVueW6X7TM0

Anónimo disse...

O titulo deria ser: só no estádio da luz é que isto não é penalty, e só no estádio da luz é que o Maxi termina os jogos todos em campo...

Alberto disse...

Há malta com graves problemas em perceber o conceito de ironia (ou então eu é que não percebi alguma coisa).

Mike Portugal disse...

Quando falam da cueca não ter tido efeitos praticos, atenção a uma coisa. Não teve efeitos praticos pois Maxi, literalmente, atira-se para a frente do Nani fazendo obstrução que não foi marcada.

CarregaJJ disse...

O problema do Nani no Sporting é a bancada querer que ele seja o Quaresma de alvalade . Que resolva jogos sozinho, quando a equipa não produz jogo ofensivo de jeito. Mesmo que isso seja à custa de estragar 80% dos lances em que toca na bola... e não contribua para a qualidade de jogo da equipa. 3 ou 4 grandes golos por época Vs estragar 80% dos ataques 100% dos jogos.

Rui disse...

Caro Alberto,

Tendo em conta a análise no post anterior, se quiseres agradecer a ironia deste post eu cá agradeço. Estou sempre pronto a aprender e a corrigir as minhas eventuais falhas.

M disse...

não consigo perceber tamanha e constante fixação pelo Nani...em termos de blog, discurso, explanação de ideias, conceito e tudo o que de bom o conjunto de escribas tem colocado por aqui e tanto tenho apreciado!

tenho aprendido muito em termos de futebol, mas estas constantes avaliações acerca do Nani têm-me deixado perplexo...este video então...deve ser defeito meu não perceber (ironia? talvez, mas nem isso será bom exemplo)....continuarei como sempre a seguir vossas opiniões...

Antonio disse...

Este post é irónico, certo ???!!!

Anónimo disse...

E quantos jogadores teriam feito o que Maxi Pereira fez no lance do golo? A meu ver, Maxi não é tão mau como o pintam.

Pablo10Aimar

Pedro disse...

"só no estádio da luz é que isto não é penalty"

Penalty??? Junto à linha lateral?

Pedro Manuel Anastácio disse...

Ora bem quando aqui se começa a fazer vénias à qualidade de jogo de Nani (que se formos a ver poucos efeitos práticos teve durante os 90 minutos) num flanco onde apenas tinha como oposição Maxi Pereira e mesmo assim o mesmo Nani foram muito poucas as vezes que conseguiu passar não compreendo o porquê de tanto engrandecer a actuação do extremo ex Manchester, concordo que Nani ainda pode dar mais, mas ontem não deu quase nada, até o Jeferson deu mais trabalho que o Nani...

Sim o Sálvio não jogou grande coisa, é natural, enquanto a equipa não estabilizar ele tb não estabiliza, Salvio é talvez dos jogadores que mais depende da equipa, ele sem o apoio directo de Enzo ou de um avançado fica muito sozinho no flanco, e ontem Enzo esteve muito ausente durante algum tempo de jogo

Nuno disse...

Fraco. Muito fraco.
Fraco exemplo, pela jogada ser uma mão cheia de nada, ao nível de qualquer brinca na areia. Fraco pelo facto de usar um vídeo com um título inaceitável para um blog que - acreditava eu - se mete acima dos clubismos e da clubite (admitiria o uso desse vídeo, nessa fonte, caso fosse mesmo um exemplo de classe e não estivesse disponível em mais nenhuma fonte. Não é o caso). Para além de fraco quando, somando tudo acima, se verifica que o vídeo foi removido.

Falha épica, caros laterais esquerdos.

E para que fique claro, Nani é como Quaresma, menos as trivelas. Se o Maldini acha que o último lance do jogo de ontem é classe, inteligência e colocar a equipa à frente do ego, está a precisar de um calmante.

Anónimo disse...

sinceramente e olhando para os posts e comentários anteriores do maldini n me parece que houvesse ironia neste post. é a opinião dele e pronto. de resto tb me parece que maldini, miguel nunes e pb são uma espécie de fernando pessoa, alberto caeiro e ricardo reis... no resto é um post para a malta andar aqui às marradas n é um post para discutir futebol.

Anónimo disse...

Sinceramente, penso que este blog tem muita coisa boa.... Mas nesta questão do nani, estão a abusar.... O que o nani fez ontem??? Voces estão sempre a cair em cima do Quaresma, o que é que a equipa do SCP ganhou com a chegada do nani, NADA... O nani, não faz nada de positivo, nada... Não cria desequilibrios, não decide bem, nada... como jogador é um total desastre neste momento

Carrela disse...

Mais do que destacar a "cueca" de Nani, devia ser destacado a "chicoespertice" de Maxi, em atirar-se em queda para a frente de Nani para evitar que siga a jogada, e consegui... é nisto que jj bate todos os outros e não vejo destaque...

Carrela disse...

Ao Nani elogia-se a "cueca", se fosse o Quaresma...

Anónimo disse...

Até posso concordar com o texto, mas usar esse video para o demonstrar...

Anónimo disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Miguel Mello disse...

hehehe, que lance genial, carregado de classe. Só foi pena não ter saído do mesmo sitio... volta Quaresma que estás perdoado! O Sálvio, nas muitas tentativas de 1X2 que fez, numa deles desencantou o espaço suficiente para colocar a bola no Maxi (já dentro da àrea) que deixou para o Gaitán fazer golo. Mas também o que tem isso de especial? Ops, pois é, deu golo, o grande objectivo do futebol. Já o génio cheio de classe chamado Nani ganhou um lançamento (foi, não foi?)... tanta classe e os clubes europeus a dormirem... é neste caso e no caso do génio dos treinadores chamado Vitor Pereira, que depois de andar nos competitivos campeonatos das arábias anda agora a comentar jogos nas televisões... como já li por aqui, vocês podem saber algumas coisas de futebol mas nem de longe nem de perto sabem tudo, e como tal muitas vezes as vossas opiniões não correspondem à realidade. Acontece a muita gente...

ATF disse...

A verdadeira xieca DOI a que o Maxi PEREIRA fez no lance do golo do Benfica. Ah, mas esses vermelhos não interessam ao verde lagarto

Anónimo disse...

Alberto, o post do Maldini não é irónico

Bloco disse...

Maldini sobre um comentario teu no post anterior.

O Quaresma só merece criticas hoje, porque individualmente ele já não é nem 1/4 do que era na primeira passagem pelo Porto. Na percepção de jogo ele não evoluiu nada. Ainda assim, se ainda tivesse a mesma capacidade nos duelos individuais, continuaria a ser de longe o melhor jogador da liga portuguesa.

Rumo Norte disse...

Alberto, o Maldini não precisa que eu o defenda, mas não vejo neste post ironia, até porque ontem ele disse isto: "Nani. Grande qualidade. Tirar-lhe a bola não parece ser possível, então há que aproximar para o impedir de ir para cima. O português não deu tanto nas vistas como Sálvio, porque... foi bastante superior. Analisa e decide. Dá sempre seguimento. Prende, simula, conduz, fixa, solta sempre bem. A meio gaz percebe-se que está muitos níveis acima dos que o rodeiam."

Mas eu também estou confuso, porque o lance, um preciosismo individual e sem consequências, não parece ser o melhor exemplo do jogo do Nani, e da sua importância ontem.

Maldini, talvez seja preciso esclareceres este caso :)

LUIS REIS disse...

Não devemos ter visto o mesmo jogo, aliás nem eu nem a generalidade dos jornalistas que tiveram na luz e que a grande maioria referiu a pobre exibição de Nani, pior pior só mesmo Capel...

red wings disse...

Já não se lembram do tango q o dier dançou o ano passado em frente do ENZO???
Este sim,com resultados práticos!!!

Filipe Nuno disse...

O Nani jogou?!!

Roberto Baggio disse...

É pá olho para esta caixa de comentários e só me apetece chamar burros a todos. Sem excepção fdc. É inacreditável. Afinal quando o Maldini diz que 99% dos que aqui vêm não percebem que isto não é o visão de mercado tem razão.

Aprendam lá a pensar.

Este tipo de jogador, pelo perfil técnico (nas palavras de Jesus) permite que a equipa tenha mais bola. Porque ser um bocado mais agressivo, contra ele, dá em ser comido. Ou seja, normalmente a abordagem é contenção, que permite que ele tenha mais tempo a bola, e com menos riscos que oa colegas, porque os outros são todos pressionados e perdem.
Esta CUECA é representativa daquilo que Nani pode fazer ao adversário (humilhação). E assim, os jogadores adversários o respeitam mais que aos outros. Isto não é um lance a mostrar o quão brinca na areia ele pode ser. É um lance a mostrar o respeito que os adversários têm de lhe ter. Comp têm por exemplo ao Quaresma. Diferenças: O Quaresma não sabe utilizar o respeito dos adversários.

Agora leiam, decorem, e numa próxima situação façam copy paste disto, quando não tiver nada a ver.

Fdc aprendam lá a a pensar sfv. Ou voltem ao visão de mercado.
E deixem-se das tretas do PB, e do MN. Que só dizem merda. Não sabem o que dizem. Melhor mesmo não comentarem. Isto ter zero comentários era mais frutuoso do que ler estas merdas.

Anónimo disse...

A decisão de marcar o penalty no primeiro jogo tb é classe?
É nesse tipo de merdas que o Nani se perde, como nos saltos mortais q o Alex F detestava e na irregularidade e amuos.
O Nani é um miúdo e devia ser um homem.
Para bem dele e até da seleção (e não enquanto benfiquista q sou) espero que consiga pôr o (enorme) potencial dele ao serviço do futebol com a regularidade e cabeça fria necessárias.
Uns jogos ou uns lances aqui e ali não chegam. Por isso está no Sporting e não no MU ou noutro grande!

Gito Bastos disse...

O mal é que o pessoal acha que Nani jogou mal porque: Não teve 1000 situações de 1x1 (como teve Sálvio). Ou porque não fez um remate perigoso à baliza. Ou porque não partiu o Maxi em nenhum lance 1x1 na linha de fundo.
Pois não... realmente não fez nada disso... Mas a culpa não é dele, certamente.
Agora, a equipa não lhe proporcionou situações de 1x1? Não o colocaram na cara do Artur? Não lhe proporcionaram situações de 2x2,3x3, ou até de 2x3? Pois não ... temos pena! Nem todos podem ter um JJ no banco. (ou porque é que acham que as situações de 1x1 não apareceram?)
De resto qdo teve bola tomou boas decisões... ao contrario de Sálvio... ou Adrien.

Baggio e Maldini... admiro-vos a paciência :)

Miguel Pinto disse...

Baggio, comer palha toda a gente come, o que é interessante é a forma como ela é dada.
E se não entendes também não faz mal, mas olha que o video ajuda(o que eu coloquei).
Abraço

Rui disse...

Sim senhor, caro Roberto Baggio. Grande nível de resposta. Bem enganado andava eu com este blog. Mal habituado de quando os posts eram apenas assinados por PB.

Roberto Baggio disse...

Miguel não vi o teu vídeo... Abraço

Rui, e achas que o PB tá preocupado com isso?!
Olha ele está a ler e acaba de nomear-te para o banho dos picaretas. Ou então deixas de comentar o LE.

Jamal disse...

Este blog virou anedotário,se dissesses o Artur tem piada até era um bom post mas dizer que nani é o maior faz cócegas,sei que te custa falar do gaitan ou do Sálvio mas até compreendo não tem piada!

J. Saro disse...

Isto já deu para rir um bocado.

"só me apetece chamar burros a todos. Sem excepção fdc."

E eu a pensar que tinha lido apesar de tudo um ou outro comentário que fazia sentido. Mas mesmo que seja, que tal fecharem os comentários. Há uma funcionalidade no blogger para isso, de certeza. É que se é para insultar todos "Sem excepção fdc", mais vale fechar mesmo.

Baggio, já te disse isto, mas é contigo. Se a maneira como reages aqui é algo que transportas para a tua vida de treinador, vais acabar por ter alguns problemas (pelo menos, se chegares a um patamar mediático).

É que se não percebes esta dinâmica de comentários em blogues cruzado com o tema futebol, então também tu não percebes um c****** de certa parte deste "jogo".

Boa sorte com isso.

Rumo Norte disse...

Baggio, fugiu-te o pé para a chinela! A ver: ninguém pode adivinhar o que se quer demonstrar, quando se coloca apenas um exemplo deslocado e duas frases. É como querer descrever o trabalho do Picasso, dizer que ele é um pintor genial e que faz quadros fantásticos, e mostrar apenas o tom de azul. Eu concordo convosco, o Nani é um jogador que eu considero de nível superior, mas não posso concordar com a forma como usam a cueca para ilustrar o ponto. No Nani, como nos grandes jogadores, a qualidade técnica é acessória, é apenas uma ferramenta que usam para fazer melhor o seu trabalho. É a capacidade de pensar *e condicionar* o jogo próprio e do adversário, seja pelo que fazem com a bola, pelas movimentações, pela comunicação em campo, ou pelo exemplo de determinação e querer, que os faz serem grandes jogadores.

Enfim, chamar-nos a todos burros e mandar-nos à terra da outra senhora, isso já me parece um bocado desajustado. Não levo a mal, mas não gostei.

Filipe Nuno disse...

A resposta que dou a quem quer ver mais do que esteve à vista no jogo é: "O Rei vai nu!!"

NSC disse...

Fui ver o jogo no café da esquina e a maioria dos sportinguistas já pedia a substituição do Nani ao intervalo. Eu também. Gosto mais que joguem contra mim com Carrillos e Capeis.

Anónimo disse...

Baggio então pelos vistos o PB é mm o Maldini e já foi o Miguel Nunes... só n sei qual é o problema em assumir / esclarecer isso...

PS1 - Os burros do salvio e do quaresma utilizaram o "respeito"/espaço que lhes deram para meter a bola no maxi e brahimi para estes assistirem o Gaitan e o Oliver... com um video à maneira (viva a generalização!) ainda fazias um post sobre a sua inteligência notável

PS2- q espécie de blogger é q chama burro a todo o seu publico?


Anónimo disse...

E são posts como este que mais parecem do visão de mercado ou do maisfutebol ou do relvado... a caixa de comentários quase sempre reflete a qualidade do post... falem de futebol que a malta fala de futebol!

Roberto Baggio disse...

Anónimo, então não é que reflecte. Dá mesmo para ver. Aliás isto chegou ao ponto de se pensar que isto (o blogue) é uma escola e que quem vem aqui aprende muito. Não podia discordar mais. Não só não é nenhuma escola, como raramente, muito raramente, a caixa de comentários fala de futebol.
Anónimo, quem disse que isto (blogue) era para o público?
Quanto ao Maldini, PB, MN, não digas também tu asneiras sfv.
J.Saro, não me queres ajudar, e fazer um programa para os meus ataques de fúria?
Sim. É verdade que existe opção de fechar as caixas de comentários, como já foi em tempos, tendo eu pedido ao Maldini para a reabrir (por um ou outro amigo, por quem realmente o blogue vive).
Rumo, quando comentei havia 16 comentários. O teu não era um deles. É só fazer as contas. Abraço.

Alberto disse...

a combinacao entre o post e o video.

Pitons na Boca disse...

Mais do que tentar adivinhar intenções ou falta delas no post, mais ou menos ironia (que não me parece sequer ser o caso), interessa-me mais discutir a acção em si.

Cuecas muita gente consegue fazer. Nem me parece que neste caso em particular seja assim tão grande demonstração de "classe", num lance em que estão os dois parados e bem juntos um ao outro. Não é, sequer, das situações mais complicadas ou difíceis de fazer a bola passar entre as pernas do adversário.
Mas um blog que tanto preza (e concordo plenamente com isso) as tomadas de decisões mais acertadas, soa um bocado a contradição elogiar esta acção. Não por ser ou deixar de ser uma cueca, mas por estar longe, muito longe, de ser a decisão mais acertada.

Não temos o inicio da jogada (e nem me lembro) mas vê-se que, nas redondezas, Nani apenas tem companheiros dentro da area, à entrada da mesma e o lateral, cerca de 10 metros atrás. Tem Maxi em cima dele, tem dois benfiquistas perto da linha da area e outro mais atrás.
É perfeitamente possivel que Nani não tenha tido tempo e campo de visão para ver isto tudo.
A meu ver, Nani tinha duas formas mais inteligentes de desenvolver a jogada:
- rodava para trás e tentava passar ao lateral, para este rodar o jogo para o flanco oposto;
- tentava ganhar a linha de fundo para o cruzamento ou mesmo ganhar espaço para melhor conseguir passar Maxi.

Tentou o "toque de magia" e é verdade que alguma vezes consegue - e se nunca ninguém tentasse, o futebol também tornava-se um bocado numa seca.
Mas, sinceramente, não me pareceu a decisão mais inteligente.

(peço desculpa não usar os termos que a malta gora gosta muito, das "basculações", "profundidades", "larguras" e outras demais... se calhar ainda sou de outros tempos em que o futebol não era tão... "científico" e com um vocabulário tão... "lírico")

d.gomes disse...

Atenção não vi nenhum comentário antes.

Não a razão de tanto alarido em volta do nani. O lance do video, o Nani nem ganhou posição ao maxi, as fintas só são bem feitas quando concluídas. Faço N de fintas dessas em futebol com amigos, sou crack?

Miguel Pinto disse...

Pois é Baggio, podias ter dado uma espreitadela...
Classe, classe e mais classe. São as chamadas regularidades e que não devemos confundir com banalidades ou então arranjemos outros exemplos mais explícitos senão os nossos cérebros não aguentam tamanha pressão!

200% de acordo, Rumo Norte!

Abraço

Miguel Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ser o melhor na mediocridade não faz dele um grande jogador. O CR7 falou bem quando disse que era um passo atrás na carreira. Ele vai treinar sem companheiros que o motivem a melhorar pois é o melhorzito....
Para quem diz tão mal do Quaresma ( com razão), não se percebe a paixão por Nani....mais do mesmo...

Roberto Baggio disse...

Miguel, vou fazer isso assim que tiver tempo.

Pitons, excelente. E com o teu comentário me retiro.

Abraços a todos.

Saudações Desportivas!

Johnny McCaco disse...

Podiam ter posto o lance do Nani aos 59 minutos. Isso sim mostra o que Nani pode dar a este Sporting, uma jogada pelo lado esquerdo, onde, com muita classe, passa por um dentro de uma cabine telefónica, por outro, avança, temporiza, aguarda a entrada de Jefferson epassa-lhe a bola. Deu fora de jogo, por pouco, mas isto sim é Nani. E Nani e André Martins TÊM DE TER MAIS BOLA, acabei de rever o jogo, e eh pá, o Sporting ganharia tanto com isso... e Adrien devia ser limitado a trabalho mais defensivo, porque não é nada inteligente com bola. Joguem em losango, caramba. Depois, a qualidade dos centrais arrepia-me, pensando nos 4 jogos com Chelsea e Schalke

Dennis Bergkamp disse...

Miguel Pinto,

Não sei quem fez aquele video do "gordo", mas merece vénias.

Impressionante... basicamente tudo. Desde a relacção com bola, que é obvia, a "awareness" do gajo, a conseguir encontrar gajos a virem a alta velocidade quase de 360º e a conseguir adaptar o que faz as circunstÂncias.

Em termos motores, é impressionante a maneira como consegue transferir o peso de uma perna para a outra, sempre ou quase sempre equilibrado, mesmo a levar porrada de todos os lados.

Top mesmo!

Quanto ao post, acho que já foi explicado vezes suficientes. A cueca não é aquilo que o Nani é melhor, mas é aquilo que é capaz se o defesa arriscar o desarme.

A grande diferença entre ele e o Quaresma, é que o Nani percebe que atraindo os defesas e soltando, consegue ser melhor para a equipa. O Quaresma ia SEMPRE assumir o 1x1, 1x2, 1x3, fosse ou não a melhor opcção, tivesse ou não condições para ter sucesso.

O Nani não é o melhor do mundo nem nada perto disso, mas dentro do nosso futebol, é sem dúvida dos melhores.

Tive a oportunidade de ver o jogo de outra forma na 2ª feira, e vi todas as acções com bola do Nani na 1ª parte. É impressionante a capacidade de segurar e entregar sempre jogavel, proteger e tabelar, mostrar-se e receber.

Coisa que ao lado do Adrien por exemplo.... parece que tudo lhe complica a vida. Ao Nani.. as coisas parecem fáceis.

Sem entrar em polémicas, há mta malta que ainda não percebeu que gostamos bem mais de futebol, e de quem trata bem a bola, do que de cores. Cada vez mais.

Atento disse...

Obrigado Baggio por me teres chamado burro. Relê o meu comentário, sff, e vê qual a burrice que disse.

Obrigado Pitons, por me mostrares que não estava errado. E por teres, educadamente, chamado burro ao Baggio.

Rui disse...

E pronto... outro exemplo de classe são as respostas do R.Baggio neste post. Mais ou menos ao nível do Nani das cuecas.
Já agora avisa o PB para não perder tempo a ler-me. Quanto a banho dos picaretas, desconheço do que falas mas de qq forma banho tomo em casa quando eu quero e não por nomeação.

Prosinečki disse...

Finta inconsequente e jogo paupérrimo. Post para inglês (lol) ver .

Miguel Pinto disse...

Maldini, concordo com o que dizes, apenas achei um pouco pobre o exemplo dado pelo video. De resto para quem segue a carreira do nani não é novidade que quando não o respeitam ele faz umas maldades aos defesas. Não com tantos requintes de malvadez como o fenómeno mas mesmo assim é eficaz.
Felizmente veio para o SCP porque pelo menos cá não o verei a fazer 4 cruzamentos contra as pernas do adversário como fez o Valencia(grande jogador, van gaal!!!) no jogo contra o Burnley, próximo vencedor da champions!!!
Abraço

Miguel Pinto disse...

P.S.
Em vez de Maldini deve-se ler Bergkamp.
As minhas desculpas.
Abraço

Anónimo disse...

ó bergkamp se o quaresma ia sempre assumir o 1x1, 1x2 e 1x3 como explicas o passe para o brahimi no 1º golo do porto?

santa coerência...

Unknown disse...

Sou benfiquista e estou a cagar-me po Nani, mas esta cueca é um show!!! Daquelas mesmo a cagar no gajo :D

João P. disse...

Só rir... dizia alguem aí em cima que já sabia que todos os leitores iam ser condiderados burros e não é que acertou em cheio?

O Nani de facto segura a bola, permite á equipa subir e ganhar tempo. Concordo com isso tudo, mas o post não fala nada disso. Aliás, o Sálvio faz uma rabeta à entrada da area e dá golo.

Cumprimentos

Gonçalo Matos disse...

Epa.. Eu realmente fico triste com estas caixas de comentários. Dantes quando faziam a papinha toda com os desenhos dos posicionamentos correctos, com as analises da org colectiva das equipas e etc eram os maiores. Agora que é preciso que os leitores pensem mais, os leitores acham que voces são maus.

Fico realmente triste porque se percebe que é malta que anda aqui apenas para deitar abaixo. Quero ver no dia em que um de vocês chegar ao topo do profissionalismo em PT o que eles vão dizer. Provavelmente vão andar a dizer que liam o LE em 2014 e que já sabiam que voces eram o top.

Continuação de um bom trabalho e não desistam!

J. Saro disse...

Baggio, não te faço um programa para isso por duas razões: (1) não te sei ajudar nesse ponto; (2) ias-te estar a cagar para o mesmo no alto da tua prepotência.

Ah, uma dica para todas as áreas, ser-se profissional ou entendido numa coisa nem sempre significa estar certo perante pessoas que não são. É uma mania muito recorrente agora, eu sou da área X, aí de ti que sequer ouses pensar em comentar algo que não percebes. É verdade que sai muita asneira, mas de vez em quando lá sai uma opinião acertada pelos tais não entendidos.

Johnny McCaco disse...

LAnce que começa exatamente aos 59m, isso sim é Nani, ninguém viu?!

Gonçalo Matos disse...

J. Saro,

O problema é que a malta só critica. No meio destes comments todos, acho que nao li ninguém a explicar porque o Nani é pior que o Quaresma. Quais as características de ambos e porque um é melhor ou igual ou o que seja. Não estou a dizer que sejam todos, mas aqui no LE há mta gente que comenta sem acrescentar nada ou só para mandar abaixo sem justificar a sua posição

Dennis Bergkamp disse...

Anónimo das 14:36

Não é por comeres umas verduras de vez em quando que és vegetariano.

Tal como o Quaresma não deixa de ser alguém extremamente individualista, com um padrão de jogo já falado aqui vezes sem conta por oferecer um ou outro golo sem ser de cruzamento.

Embirrar com as pessoas só por embirrar é ... parvo.

Sem querer ofender ;)

Johnny McCaco disse...

Revi o dérbi, e Maurício é um filme de terror, Sarr é menos mau mas ainda tem muitas limitações, esta dupla vai ser a cruz do Sporting esta época, garantidamente, principalmente nos grandes jogos. O Sporting teve mais posse de bola, mas desperdiçava-a em constantes lançamentos longos, de ambos os centrais (ou seja, era praticamente devolver a bola ao adversário, em 95% das vezes) e de Esgaio, que não arriscava mandando para a frente. O Sporting ganharia muito, mas muito mesmo, se o seu jogo ofensivo passasse mais pelos pés de Nani e André Martins, ficou bastante claro para mim que quando estes assumiam o jogo em zonas mais centrais, o futebol do Sporting parecia aumentar estratosfericamente de nível, sabiam pausar o jogo, esconder a bola, levantar a cabeça, e tomar a melhor decisão mantendo a equipa em posse em zonas mais adiantadas e evitando sobressaltos. Adrien, por seu lado, foi horrível, muito mau, como acontece sempre nos grandes jogos, onde as suas debilidades vêm ao de cima. Não é mau tecnicamente, mas faz tudo em esforço, tudo lhe custa, e depois o discernimento, critério, cabecinha andam próximos do zero. Mas como mostra muita disponibilidade e "intensidade", como se isso fosse necessariamente uma coisa boa, e faz uns remates de vez em quando, o povo adora. Por mim já tinha saído da equipa. Preferia, do meio campo para a frente, 6 destes 7: WC, Martins, Nani, Carrillo, Mané , Montero e Slimani (apesar de ser mais boi que jogadorm mas movimenta-se e joga simples, não compromete assim tanto apesar de tudo).

Nunca vi um Benfica de JJ tão fraco e com tão fraca capacidade de manter posse de bola. Nos últimos 8 anos nunca o Sporting teve tão perto de vencer na Luz, este ano teve até mais posse de bola. Cristante e Samaris, contudo, deverão mudar o suficiente para que o futebol da equipa aproxime-se um pouco mais de um nível mais condicente com o que foi o Benfica nas últimas épocas, saindo André Almeida e Talisca ( a troca sugere automaticamente melhorias significativas). E Lisandro tem de entrar em breve, Jardel é rápido, certinho, mas não é jogador para o 11, mas sim um bom jogador de plantel. Já agora, porque não Gaitan atrás do ponta de lança, como se sugeriu aqui? Decide bem em espaços curtos, e tem grande capacidade para numa zona de criação tomar boas decisões e executá-las ainda melhor...

Anónimo disse...

que eu saiba, cueca implica passar a bola entre as pernas do adversario. nao vejo isso nesta jogada. confesso q nao percebo.

Anónimo disse...

Ainda não perceberam que a razão da polémica toda nesta caixa de comentários é a camisola do jogador que elogiam. Quando elogiam jogadores do Benfica tudo é bem mais pacífico!
Santa azia, mais uma prova que em Portugal não se gosta de futebol só se gosta do clube

Diogo Dias disse...

A importância maior do Nani neste jogo ficou demonstrada entre os 65 e o 70 minutos. E a razão foi explicada pelo autor deste post: no período de maior ascendente do Benfica, em que tiveram 3 ou 4 oportunidades de golos, o Nani por uma ou duas vezes temporizou a bola a meio-campo, deixou a equipa respirar. E porquê? Não só devido à sua capacidade técnica, mas fundamentalmente pelo respeito de que falaram em cima.

Diogo Dias disse...

A importância maior do Nani neste jogo ficou demonstrada entre os 65 e o 70 minutos. E a razão foi explicada pelo autor deste post: no período de maior ascendente do Benfica, em que tiveram 3 ou 4 oportunidades de golos, o Nani por uma ou duas vezes temporizou a bola a meio-campo, deixou a equipa respirar. E porquê? Não só devido à sua capacidade técnica, mas fundamentalmente pelo respeito de que falaram em cima.

Anónimo disse...

Quaresma melhor que Nani?!?!?

Talvez quando apareceu prometesse mais.
Deixando a parte subjectiva de lado e olhando para os números (equipas onde jogou, nível competitivo, selecção, minutos, golos, títulos) a diferença é gritante. Nem dá para discutir.

Neste lance o Nani só não passa limpinho pelo maxi porque depois da cueca o maxi agarra-o e atira-se para a frente dele. Normal no Maxi. Anormal, ou não :) , é não ter sido apitado nada.