quarta-feira, 24 de setembro de 2014

El Loco

Bielsa, por que motivo te gosto tanto?! Talvez por teres uma utópica visão de que qualquer equipa pode praticar um futebol ofensivo de qualidade. Um futebol que aproveita os melhores caminhos para o golo pelo corredor lateral e sobretudo pelo corredor central.

Lembrar-te-ei sempre, porque os teus jogadores, apesar das suas limitações, procuram construir com sentido.

O futebol deve-te muito, porque nunca serás reconhecido pelo génio que verdadeiramente és. Ficarão as imagens fugazes de um treinador interessante, mas que nunca conseguiu catapultar as suas equipas para níveis extraordinários de rendimento... Mas o que é rendimento afinal?!

A dívida que o futebol tem para contigo só será paga quando receberes um projecto a tua medida. Uma equipa com qualidade individual a altura da tua qualidade como treinador. Uma equipa que não olhe a meios para te criar as melhores condições para que comeces a aparecer nos Highlights. E talvez aí se comece a dar valor ao que de melhor existe no futebol. Sim. Tu és do melhor que existe no futebol.

18 comentários:

Ricardo Martins disse...

Eu sou um leigo mas parece que o demérito está no defsa direito do Evian que segue o homem dele até ao fim do mundo se for preciso.

Leandro Belmonte disse...

Sem duvida um dos melhores ! Baggio, como esta a correr o projecto com a equipa de miudos que ias pegar este ano ? Abraço

Zizou disse...

Há quem lhe chame El Loco, eu chamo El Genio.

Enorme homenagem a um dos maiores pensadores do jogo.

Abraço.
Zizou

João disse...

Sem dúvida que há muito demérito do defesa direito, mas há muito mérito do Marselha pela forma como chega até esse momento. Mesmo que o defesa direito se comporta-se como um jogador de futebol profissional e o lance não desse golo o Bielsa merecia as vênias de quem gosta de futebol.

Parece que o Marselha joga em 343, alguém confirma?

Era o sucessor natural do Guardiola.

Pedro disse...

Um dos possíveis sucessores. Sem dúvida.

Mordomo do Império disse...

Bielsa é, por direito próprio, um dos maiores revolucionários do jogo. Trouxe e continua a trazer uma ideia de jogo muito singular e espetacular.
A sua carreira já pede há muito tempo um palco diferente (a nível de clubes).

No entanto, se não me falha a memória, lembro-me de ver alguns artigos onde alguns jogadores criticavam-se a sua gestão de treino. Posso imaginar que o nível de exigência não seja para qualquer um e isso crie alguns anti-corpos. Vale o que vale.

Muito pedi Bielsa no Sporting há uns anos atrás.

Alessandro Del Piero disse...

Bom golo...há um momento no inicio da jogada em que o lateral tem a melhor decisão ao encontrar um colega mais na frente em posição de receber. A grande maioria dava a bola ao lado que era mais fácil.
Agora eu tenho quase a certeza que aquele lateral direito ia beber agua ao banco...
O Bielsa é um génio ainda incompreendido.

Anónimo disse...

atenção que os rumores em frança são já de que só fica um ano em marselha.

Anónimo disse...

Imaginem este no lugar do Van Gaal :)

Paranhose disse...

Vai substituir o Lopetegui, eheh!

Mas sendo mais sério, grande jogo de costas/frente e grande troca entre AVs, ou AV e extremo (não sei bem como jogam). Também me enganaram à primeira vista, e imagino que para o DD adversário não seja fácil lidar com esta situação.

Aliás, não vejo tanto a culpa nele, mas mais na falta de trabalho defensivo que provavelmente existirá no Evian. A equipa já deveria estar preparada para efetuar constantes trocas de marcação quando surjem movimentações destas, mas pelos vistos não estava.

Nuno disse...

Baggio,

Eu comparto uma enorme (enorme mesmo) admiracao pelo Bielsa.
Lembro-me bem que a premeira equipa dele que me impressionou fortemente foi a Argentina de 2002.
Eu nao o conhecia de antes mas a dinamica daquela Argentina impressionava. Lembro-me que tiveram um grande galo naquele Mundial, especiamente no ultimo jogo contra a Suecia onde criaram oportunidade atras de oportunidade.

A minha questao tem a ver como ves o sistema defensivo das suas equipas?
Sei que es (como eu) um grande admirador de sistemas defensivos zonais. No entanto o Bielsa aposta muito no 1x1 marcacao individual em todo o campo.
Achas que este sera um factor importante que tera limitado um pouci as performances das equipas deste treinador que de resto, em especial na dinamica ofensiva tendem a ser espectaculares?

Nuno Ferreira

Anónimo disse...

se a nota artística desse pontos e títulos... mas não dá!

Edson Arantes do Nascimento disse...

É verdade, Nuno... Partilho o mesmo comentário e tinha escrito, ontem, um parecido que apaguei e acabei por não enviar.

Gosto bastante do Bielsa. Todos sabem. Mas a defender aquilo chega a ser um granda lol kkkkkkkkk (aquele corredor central sempre descoberto é uma heresia, já para não falar das referências individuais até na casa-de-banho).

Ele é muito bom no mais difícil (organização ofensiva, por exemplo) e parece que é muito fraco naquilo que, supostamente, seria mais simples (especialmente para alguém que demonstra, há muito tempo, um enorme conhecimento do jogo).

(Anónimo: podes meter os títulos num sítio que eu cá sei...)

Alberto disse...

O substituto do JJ :)

Anónimo disse...

Edson... já que n gostas de títulos nem de vitórias nem de pontos sugiro que te dediques à patinagem artística, porque embora nem sempre a competência seja recompensada com títulos, os mais competentes (Mourinho, Guardiola, Simeone) acabam por ganhar mais vezes mesmo com ideias diferentes. E se o Bielsa nunca ganhou nada é por manifesta imcompetência... que tu próprio reconheceste. Até porque é fácil ter uma organização ofensiva engraçada se abandalharmos completamente os outros momentos de jogo. Em relação ao nível da tua resposta parece-me que são respostas como a tua (tão apreciadas por estas bandas!) que levam a que as caixas de comentários sejam um verdadeiro lixo.

JON disse...

Eu acho que este e outros blogs do género começam a ser cada vez mais conhecidos e começam a ter uma grande base de seguidores.

Como em qualquer outro fenómeno, surge a contra-posição, ou vulgo, haters...

É impressionante a quantidade de comentários que não dizem nada, servem apenas para dizer que estão errados, que são convencidos, ou, pior, acusar os autores de serem parciais por serem do clube X.

É um bocado chato é vir aqui sempre há procura de algo que acrescente e ter de levar constantemente com os cromos que dizem mal só porque sim.

É pá, a sério, bazem para o visãodemercado de vez!

PepAlves disse...

É dos meus treinadores preferidos, sem dúvida.

Ainda tive a esperança que este ano viesse para o FCP.

Nuno disse...

"Edson",

Parece que ninguem quiz pegar neste topico
E eu que pensava que isto era exactamente o tipo de discussao que poderia ajudar o entendimento do jogo
O entendimento real e mais profundo e nao so mandar uns bitaites pro ar

Nuno