domingo, 21 de setembro de 2014

Golo do Moreirense e ... Nani

É o jogador que dá a cobertura que define a "altura" da linha defensiva. Isto porque é quem está de costas e não vê o que se está a passar. O central do outro lado vê mais, ajusta pelo central da cobertura e o lateral do lado oposto ajusta pelo central mais próximo.

No golo do Moreirense percebe-se que Eliseu não acompanhou Luisão (ainda que tenha saído um movimento rápido do capitão do SL Benfica) e que em última instância deveria ter estado melhor posicionado. É, porém, Jardel quem se prende no individual e se perde a dar um encosto no adversário, o primeiro e o fundamental a errar, ao não alinhar pelo central que dá a primeira cobertura.



Nani. Se a expectativa já era elevada (melhor extremo em Portugal), o português não só não tem defraudado como tem elevado ainda mais o nível. A nossa Liga é mesmo demasiado curta para quem chega aos 28 anos com 7 de United. Anda literalmente a passear classe e a brincar com os adversários. Talvez agora em Alvalade se perceba o que é realmente um grande jogador de nível Europeu e um amontoado de bons e / ou regulares jogadores. É na comparação com os seus colegas que Nani ainda se destaca mais. Chegou tarde mas é já o jogador mais em evidência na Liga a par do inigualável Jackson Martinez.

30 comentários:

Jay disse...


Hoje foi claramente bater em mortos (Gil, Boavista, Penafiel - uma desgraça os 3) - até o Adrien parecia top mundial - mas não invalida que não tenha sido mais um jogo em que Nani mostra o quão acima está deste campeonato.

Muito, muito bom. E Montero em 10 minutos a oferecer mais futebol que Slimani em 75'. Mas enquanto o poste fizer golos e HOJE ATÉ UMA ASSISTÊNCIA (nem ele sabe como o fez), vai ser titular.

Sexta tb já vemos o que vale João Mário quando tiver que fazer de 10 com pouco espaço. Com este Gil até o Martins tinha 2 assistências. De qualquer forma, entrou muito bem. Já devia ter minutos a 8 desde a época passada (ele e Martins).

Roberto Baggio disse...

Não digas isso que depois as pessoas acham que ele tem de marcar golos ou fazer assistências em todos os jogos.

FALCAO disse...

Man, ENZO <3

ricnog disse...

Impressionante a qualidade defensiva do moreirense.....! Não sao 11 menos atras, mas sim qualidade..... Muita qualidade. Este jogo foi desbloqueado pela qualidade individual dos jogadores do Benfica...que é muito muito superior. Miguel leal tem mesmo muita qualidade em termos defensivos....muita mesmo.

Bernardo Pinheiro disse...

E Ola John a mostrar a Salvio como se faz.

Jay disse...


Baggio e Maldini, têm visto as equipas B? Agora que já vi os 3 grandes-B jogarem, tenho a dizer que as TRÊS equipas têm os objectivos e propósitos da equipa B trocados.

Não serve de crescimento a quase ninguém, parece que jogam o campeonato para ver quem faz mais pontos. De que interessa ao Benfica B ser campeão da II Liga se não consegue aproveitar 1 jogador dos que por lá passam? E o mal que aquela equipa joga...

E o Sporting B, que continua com várias escolhas dúbias no 11 titular e gente como Iuri, Chaby e etc a implorar por minutos?

E o Porto B que parece que só sabe jogar quando lá caem metade dos A?

Que um deles aproveite o Chéu (despedido do Penafiel) que tem boas ideias. E outro que aproveite o Valente que cheira-me que vai acabar arrumado no Aves...

Será que só nós é que vemos que as equipas B não estão lá para ser campeãs e sim para dar uma plataforma competitiva em condições para os jovens poderem subirem de nível para dar o salto para a I Liga?

hertz disse...

Viste o Moreirense-Benfica?
O que achaste da organização do Moreirense?

Anónimo disse...

mas o luisao nao devia ter saido para forçar o fora de jogo?

Anónimo disse...

moreirense organizado, interessante, mas a intensidade que colocaram naquela pressao sobre o miolo do benfica acabou por dar estoiro - sim, a exuplsao agravou isto, mas ia acontecer na mesma...

nani e jackson... brahimi merece o mesmo destaque. no benfica, tem sido o colectivo a resolver as suas proprias debilidades, aqui identificadas no blog, deste arranque. parece contradicao, mas nao é...

de coice em coice, eliseu cala quem gozou com o seu peso...

lopetegui abusa do jogo de posse e mais posse e toque e passe... num pantanal é absurdo. e depois de entrar quaresma, o porto decaiu.

joao mario oferece maior intensidade que andre martins. assim como capacidade de aguentar o choque, coisa que na movimentacao do sporting by marco silva aquela posicao exige...

Gonçalo Matos disse...

A org def do moreirense surpreendeu-me! Vai causar mtos problemas a toda a gente, principalmente a Malta que é fraca em org of.
Este Gil n tem nada.. Pela falta de reacção dos jogadores, aposto que o Mota lhes deu cargas físicas esta semana. Enfim, foram de cavalo pra burro.
Quanto ao Nani, é tao fácil que as vezes se torna displicente. Mas de facto levou o Sporting pra um nível competitivo como ja n se via a mto. E João Mário ate pos o Slimani a finalizar pelo chão. Tudo demasiado fácil..

NSC disse...

O Luisão está no sítio certo. O Jardel e o Eliseu é que estão mal.

Anónimo disse...

ENZO

GBC disse...

Gonçalo, para além da boa organização defensiva, enquanto vi (a primeira parte quase toda), tentaram sempre mas sempre jogar com um bloco que não fosse excessivamente baixo e, quando recuperavam a bola, sair sempre a jogar. Acho que não vi um único "chutão" directo na frente. Tudo sem craques ou jogadores de grande qualidade.

Muito bom o trabalho do Miguel Leal. Quando uma equipa na Luz até com 10 tenta jogar futebol, e jogá-lo como equipa, há que elogiar.

Ricardo disse...

O Nani contra o Gil Vicente foi o Maior, já contra o Benfica na luz nao tocou na bola, em Alvalade vs Arouca foi o que se viu, contra o Belenenses idem aspas. Isto de contornar mecos gilistas é mais facil pois claro...

Pedro disse...

Xiu que o Nani é o mais maior. :)

Jorge Vicente disse...

Mais uma vez tenho qe discordar da tua opinião... e mais ma vez por causa o nani. Não, não é o melhor extremo em Portugal pelo simples facto que o SLB anda a jogar om um Gaitan na ala. Não, não é um jogador de nível europeu, caso contrário estaria a jogar num clube de nível europeu, ou os clubes andam todos a dormir? Mas porque carga de água o consideras o jogado mais em evidência da Liga? Só se for porque o sporting nem nos primeiros cinco lugares anda..

Miguel Pinto disse...

Penso que o Eliseu deveria estar alinhado pelo Luisão. Assim como o Jardel. Mas o que definiu o sucesso do lance foi o facto de o Eliseu estar preocupado apenas com aquilo que se passava à sua frente (corredor do lado contrário) e nem por instante olhou para o seu adversário direto (mal nos apoios).

Abraço

Tiago disse...

Isso continuem com a merda da clubite a tapar-vos os olhos que eles rapidamente fecham este também para não vos aturarem. Mas porque é que não vão comentar para os jornais desportivos? Ou porque é que não abrem vocês um blog com as vossas análises exaustivas e decerto extremamente úteis?
Foda-se que é difícil perceberem que blog é este e que blog era o PdB.

Alberto disse...

Jorge, eu sou Benfiquista e não me custa admitir, Nani é de outro nível.

Se não está nos primeiros 5 lugares da Liga é porque a restante equipa (excepto 2 ou 3 jogadores) não têm nível para mais.

Talisca lesionado significará Gaitan no meio e John a titular?

O que acham da constante aposta em Herrera em detrimento de Casemiro? Acho que a rotação de Lopetegui foi exagerada, embora não tenha sido por isso que não venceu o jogo.

Anónimo disse...

E o Ola John? Tchiii quando quer...

Daniel disse...

Tanto benfiquista ressabiado.

O autor tanto elogia jogadores do Sporting como do Benfica, do Porto ou como do Arouca ou do Gil Vicente caso seja necessario. Fala se de questoes meramente tecnico tacticas e voces levam o assunto como clubice aguda. Sim 'e disso que se trata.

Pedro Lucas disse...

Estou feliz pelo regresso do Nani a Portugal. Desde que o Moutinho saiu para o Mónaco que a Liga Portuguesa tinha falta de um "Melhor em Campo por Decreto". E no final do ano, na incapacidade de lhe dar o titulo de melhor marcador ou jogador com mais assistências, ainda veremos Nani receber o troféu de guarda redes menos batido.

PDL disse...

Puta que pariu.
Voltem para o visão de mercado.
Já fechou um blog por causa das merdas de comentários de clubite aguda, querem que este também feche?
Aqui as opiniões são fundamentadas. Não acham que o Nani é o melhor do campeonato? Tudo bem, todos temos direito a opinião. Mas justifiquem-no caralho.

Anónimo disse...

Impressionante o esforço que os doentes fazem para menorizar o Nani. Que dor de coto!

Sim, seus antis! O SCP tem o melhor jogador (mais consagrado, mais títulos, jogou num nível competitivo onde os outros apenas podem sonhar jogar) a actuar em Portugal. InDeSmEnTíVeL!

Tiago Beça disse...

Não acho que o Nani seja o melhor do campeonato. Destaca-se mais porque tem André Martins, Cedrics, e os cepos amigos a jogar ao lado dele. Ora se eu for jogar à bola com os velhos do lar também sou o rei.

Penso também que colocar rótulos desses em jogadores, só se justifica se existir uma diferença de qualidade acentuada para os demais.
E não existe, porque ainda há Jackson, Gaitán, Enzo, e agora, Brahimi, que é uma máquina de futebol.
Se o gajo tal é o melhor, isso é discutível, e cada um puxa da sua sardinha, não vale a pena dar mais ênfase à questão.

Continuando acerca do Nani, acho que é um desperdício ele ter voltado para a nossa liga. Tinha lugar em muitas equipas da premier, ou outra liga de nível quase igual.
Apenas demonstra a falta de cabeça do Nani em relação à carreira, o que ditou o seu afastamento da equipa em Manchester e agora o relegou para o Sporting (com todo o respeito pelo clube).

Jorge disse...

Tiago:

Acho que se passa exactamente o oposto. O Nani, e qualquer jogador de qualidade, sobressairia mais se nao tivesse a jogar com cepos.

Gonçalo Matos disse...

enfim, continuam as mesmas parvoices.

o que faz de um jogador bom não é o seu palmarés, nem o numero de fintas, golos, assistencias, cuecas, por jogo.

Tem tudo a ver com optar pelo melhor a cada situação, aproximando cada vez mais a equipa do golo a cada acção. O Nani faz isso na maioria das vezes. Nani tem técnica, tem criatividade, executa como poucos, sabe quando segurar e quando acelerar. Não é o jogador de finta todos e mais algum, vai à linha e centra. Esse é o Sálvio.

Já viram o numero incrivel de vezes que o Nani procura o corredor central e fixa adversários, deixando os colegas em melhores posições??

Islander disse...

Na minha opinião, a insistência em dar como um facto provado que o Nani é o melhor jogador em Portugal retira-vos alguma credibilidade. E não concordo que nós(leitores) é que tenham de provar o contrário. O Nani é que tem de provar que é o melhor para isso ser aceite e até agora não o provou. Tem experiência, uma técnica belíssima mas está longe de ser o desequilibrador que já foi cuja principal arma era a velocidade/explosão. Não é uma questão de clubite, é apenas de rigor, como se pode considerar um jogador o melhor com apenas 5 jogos? Sou benfiquista mas para mim, nem foi o melhor reforço do ano, pois o Brahimi tem mostrado muito mais qualidade em todos os aspectos. No meio da mediocridade actual do Sporting, não é dificil se destacar, e ser o melhor de uma equipa medíocre só numa mente muito limitada é que pode provar que é melhor de todos....
Outro aspecto é o facto de nenhum clube de topo o querer, nem sequer o clube que lhe paga o ordenado. Claro que concerteza estarão todos errados e só o lateral esquerdo é que vê o óbvio, certo?

Gonçalo Matos disse...

"O Nani é que tem de provar que é o melhor para isso ser aceite e até agora não o provou."

Islander, não provou pq? Pq nao marcou golos? Porque não finta meia equipa sempre? É isto que me faz confusão. Ninguém explica o que é que ele deveria ter feito que não fez.

Islander disse...

A sério que esta mania de dar como facto provado que ele é melhor me tira do sério. .. ele tem 5 jogos feitos e isso é dado como adquirido porquê?
Posso retribuir a pergunta com qualquer jogador mas acho que faz mais sentido avaliar, observar e com uma amostra minimamente credível então emitir um julgamento, mas isso é a costela científica em mim que não sou groupie de nenhum jogador.