terça-feira, 16 de setembro de 2014

Importância da qualidade técnica em todos os jogadores. Mesmo para os defesas centrais.

Escrevia o Maldini por aqui,

Jardel. Ao nível a que chegou o SL Benfica nos últimos anos, é um downgrade. Não tem saída de bola com qualidade e nos jogos de maior competitividade tal nota-se. Defensivamente é de uma enorme competência. Todavia, as dificuldades técnicas fazem-se sentir. Seria um terceiro óptimo defesa central.


Escrevia-se aqui,

Claro que a primeira tarefa de quem joga nas zonas mais recuadas é recuperar e equilibrar. Mas pensando na quantidade de vezes que os centrais têm a bola na saída de bola, e após recuperação da mesma, torna-se fundamental fomentar uma cultura de defesas centrais com qualidades ofensivas marcantes.

Numa equipa como o Benfica, onde os centrais têm muito jogo, não se pode jogar com Artur, Luisão, e Jardel num jogo com esta exigência.
O Benfica paga caro a falta de qualidade técnica, e tomada de decisão, do seu eixo defensivo.

30 comentários:

email geral disse...

Mas o Jardel ficou mais expotosto do que qualquer outro central no Benfica, pq na transicao ofensiva é o 6 que recua para o meio dos centrais para a saida de bola com os laterais mais avancados, recuando o samaris para a esq ocupando o lugar do central que joga na esquera e pondo o jardel no meio fazendo o papel do 6 ainda enfraquece mais e mete mais presao nele, 2 golos com erros na saida do jardel nao sao si culpa dele, e de quem la o pos mais ainda a fazer isso...

Anónimo disse...

Da mesma forma que os defesas só servem para defender e os atacantes para marcar golos, o André Martins também não serve para nada. Viva Portugal1

José costa disse...

Baggio que trio escolherias?

DC disse...

Eu bem disse que o indi não era o pior que por cá andava lol

ricnog disse...

Jardelo entregou nos dois golos mal....! Benfica com o Garay, estava ao contrario o resultado....e não pelo que é bom a defender, mas pelo que é demasiado bom a atacar...!!!

Anónimo disse...

E pq nao joga o L.Lopez?

Visigodo Luso disse...

A meu ver, cometeu dois erros.
Primeiro um mau passe a oferecer a bola ao adversário e expôr a sua equipa a um contra-golpe. O segundo a não respeitar a linha de fora-de-jogo de Luisão e abrir espaço no corredor central para Danny aparecer na cara de Artur.

Artur até deve estar agradecido a Jardel pois já não terá a oportunidade de esbanjar pontos.

Dennis Bergkamp disse...

O Lisandro deve estar a levar mega lavagem cerebral para saber jogar em zona, respeitar a linha defensiva, controlar a profundidade conforme bola coberta/descoberta e tal.

Não faço ideia se é melhor técnicamente do que o Jardel... mas é urgente encontrar melhor.

Há uns anos chamaram louco a um gajo de um clube ali ao lado por comprar o Mascherano e o meter a central.

Por alguma razão foi.

Filipe Nuno disse...

O ideal era ter onze jogadores bons de bola, fortes fisicamente e com capacidade defensiva.

E se os suplentes forem assim também tanto melhor.

Nem sempre é possível.

O Jardel é um bom central. Um downgrade em relação ao Garay a atacar?

E que tal um upgrade em relação ao David Luís a defender?

Anónimo disse...

O AVB que para vocês é péssimo volta a ganhar ao enorme JJ e com um gajo que se dá pelo nome de Rondon à frente...
Por sua vez JJ compromete a sua Champions pelo seu 3º ano seguido.

Poderá se falar de incompetência de JJ na maior das competições?
Não há azar três anos seguidos!

Albertini disse...

Bastava olhar para o Zenit a sair com bola com o Garay e perceber-se a diferença... não vale a pena bater no ceguinho o Jardel não pode ser responsavel pela saida de bola, e não sei que é pior é ele insistir que pode ou o treinador dar lhe essas instruções (se for o caso).

O Lisandro Lopez vai aparecer a titular no proximo jogo em casa que deve ser o Moreirense e já se verá o que o treino lhe tem feito... em termos tecnicos é muito superior ao Jardel mas também me parece que perde em termos de velocidade, mas acho mais facil compensar se a falta de velocidade (critica que lhe apontavam ate em espanha alguns especialistas) com um bom posicionamento, do que ensinar o principio basico da decisão e passe a um jogador (francamente não me parece que o Jardel evolua a esse nivel).

Há um lance do Jardel muito curioso numa bola alta permite ao Rondon ganhar a bola e efectuar o passe pro Hulk, ora outro central naquele lance entra pra virar o avancado ali que sabe que se perde o lance deixa a equipa exposta(como deixou em inferioridade numerica.

Já agora desculpem a minha opinião, mas também não consigo compreender lances como o do artur, já estando a perder uum a zero, que vantagens tem em provocar a expulsão e deixar a equipa a jogar com 10 durante cerca de 70m, mais vale deixar o jogador marcar golo naquela situação (mas aqui é a minha opinião não sei se alguem mais partilha ?? e já agora esse lance também prova a diferença para um guarda redes de outro nivel, aquela hesitação compromete o lance e dá vantagem ao avançado, mesmo que não chegasse a tempo ali não se pode hesitar ...)


PS: Não vi o jogo, mas parece que no Basileia apesar da goleada, brilhou um tal de Derlis Gonzalez na frente do ataque(sim esse mesmo que era do Benfica - curioso que num periodo que se procurava um 9,5 segundo o JJ tinhamos um jogador que já pelo Paraguai jogava nessa posição nas camadas jovens mais uma historia mal contada a não aposta neste jovem).

Abc

Tomás Félix disse...

Gostava de colocar aqui uma questão que me intriga: como é que o Jorge Jesus (que já mostrou que sabe de futebol e por as suas equipas a jogar) tem uma "paixão" pelo Salvio? É um extremo com técnica e remate, mas é muito burro e decide imensas vezes mal. Não percebo como se deu 11M por ele, quando ele, para mim, é apenas razoável.

B Cool disse...

Infelizmente Jardel mostrou que não chega para nível Champions, dois erros, um golo e uma expulsão para evitar o golo que apareceu logo a seguir num momento em que o Benfica costuma ser forte e foi fraco - defesa à zona nas bolas paradas.

Se Jardel foi mau, do outro lado vi um jogador com muita qualidade que não conhecia - Shatov. Ao contrário do que dizem os comentadores, foi Shatov quem decidiu o jogo nas falhas do Jardel. Hulk, mais do mesmo, fechasse o Eliseu o centro e estivesse melhor colocado na primeira perda de bola e nada se veria ao Hulk, como muito pouco se viu ao Salvio. Enzo e Gaitán enormes, muito longe de todos os outros no Benfica. Lima precisa de banco.

Pedro disse...

Nem eu sou capaz de apontar culpas a JJ neste jogo. Tenham lá calma. Que pode ele fazer quando aos 5 minutos a equipa sofre um golo à conta de um erro individual e pouco depois está a perder dois zero e com menos um jogador???

Podia ter posto Derley (ou Bebé) no lugar de Lima um pouco mais cedo mas no geral pouco havia a fazer a não ser o que foi feito: estabilidade defensiva, coesão, ocupação de espaços e muita alma. Paciência. Venha o próximo jogo.

Jardel falhou um passe que deu golo. Luisão e Enzo tb falharam. Felizmente não deu golo. Compreendo perfeitamente o que dizem sobre as limitações de Jardel, elas existem mas o que aconteceu hoje não é o "normal" de Jardel. Errar passes destes, fáceis, não é habitual.

Bernardo Pinheiro disse...

Pedro, não é habitual o Jardel falhar passes fáceis?!

José Moreira disse...

Aleluia que vejo alguém apontar Jardel como um jogador fraco para a titularidade de uma equipa que se quer, ou deveria querer, europeia. Na saída de bola é fraquissimo, mas acho que nas ações defensivas também não é nenhum primor. Continua a ser demasiado atraído pela marcação individual e facilmente se desposiciona, desiquilibrando a defesa.

José Moreira disse...

Bernardo, o Pedro só disse aquilo porque para Jardel não há passes fáceis, são todos dificeis, logo, não falha o que não executa :p

Tiago Faria disse...

Boas, é a primeira vez que comento, apesar de ser um leitor assíduo do blog. obrigado por todos os posts. permite-me que cresça enquanto analista do jogo.
gostava de perguntar ao baggio o que acha do marcelo do rio ave, se seria um sucessor à altura do jardel.

Anónimo disse...

Meio Campo (com alas) do Zenit: 180 Milhões de Euros

Meio campo(com alas)do Benfica: 36 Milhões de Euros

Cheira-me que só o facto de acharmos que há comparação entre o futebol das equipas demonstra a enormidade que é o JJ.

Frigoliny

Pedro disse...

"Pedro, não é habitual o Jardel falhar passes fáceis?!"

Não acho que seja.

Prosinečki disse...

Partilho da opinião. Ao nível "champions" as fragilidades ficam mais expostas. Foi demasiado evidente.
Penso que o Lisandro Lopez vai acabar por ganhar o lugar logo que interiorize as ideias defensivas do JJ.
PS: O Samaris também ainda está em fase de aprendizagem.

Ninja disse...

Essa do copo meio cheio não devolve os 3 pontos ao Benfica.

Anónimo disse...

As fragilidades do JJ na champions sempre foram expostas, seja com o Jardel ou com o Garay, seja com o Markovic ou com o Salvio.

Foi eliminado pelo Celtic e Olimpiacos e isso são os factos.

Anónimo disse...

Mauricio ,Sarr e carvalho estiveram maravilhosos num alto grau de exigencia

LGS disse...

Baggio, fechaste o outro tasco?? Estou farto de tocar à campainha do Posse mas não me deixam entrar!...

Pedro disse...

Somos dois. Agora é por convite. Finesse!
:)

Ricardo Perna disse...

Estou com o mesmo problema, LGS. Espero que não sejam resquícios das últimas discussões, embora compreenda que a paciência falta a toda a gente...

Não se arranja aí uns convites para entrar? :)

Miguel Pinto disse...

Também tive a mesma surpresa...
Diz lá para contactar o autor do blog e solicitar um convite. Vai haver casório ou divórcio litigioso?

De qualquer forma gostava que não terminasses este blog embora tenha a ideia que nem sempre é fácil ler certas coisas.

Abraço

wipinho disse...

Por acaso tambem quis ir ao posse e só por convite aparentemente. O que é justo se for o caso e até nem chateio mais.

LGS disse...

Se é por convite, alguém que me ponha na guest fáchavor!