domingo, 28 de setembro de 2014

Jardel a definir a linha defensiva

Voltando a textos recentes abordados aqui no blog. Nomeadamente o alinhamento defensivo e a altura da última linha em situações de cruzamentos.

No golo do Moreirense abordado no blog:

"No golo do Moreirense percebe-se que Eliseu não acompanhou Luisão (ainda que tenha saído um movimento rápido do capitão do SL Benfica) e que em última instância deveria ter estado melhor posicionado. É, porém, Jardel quem se prende no individual e se perde a dar um encosto no adversário, o primeiro e o fundamental a errar, ao não alinhar pelo central que dá a primeira cobertura." 




No post recente no jogo na Amoreira. Para além da imagem apresentada no golo, agora uma das imagens que ilustra o que havia sido referido por palavras:

"Os cruzamentos da direita que passaram nas costas porque mal posicionado (demasiado alto) não garantiu ataque ao cruzamento de frente"

8 comentários:

Futebol Táctico disse...

Sempre fui da opinião que Jardel era um ótimo 3º central, mas nunca um titular de uma equipa como o Benfica. O que acham que se passa com Lisandro? Estará ainda na incubadora?

Johnny McCaco disse...

Por falar em controlo da profundidade, que análise fazem ao lance do 2º golo do Zenit, da expulsão de Artur? A profundidade está controlada e a bola era do Artur? (de facto, nota-se que ele pára à entrada da área, parece-me claro que se fosse mais assertivo chegava à bola) O que falhou ali?

Anónimo disse...

Obrigado, por nos ensinarem a ver o jogo.

Ruben Sosa disse...

Sinceramente não vejo que se possam assacar tantas responsabilidades no posicionamento de Jardel.
É certo que não está bem posicionado em relação a Luisão, mas o erro que permite o golo do Moreirense é claramente de Eliseu.
Nos meus tempos de jogador tive de fazer várias vezes a posição de lateral esquerdo e o meu treinador sempre disse (a mim, aos laterais de raíz, a toda a equipa) que o alinhamento para o fora de jogo era na linha do capitão (defesa central), quer ele estivesse no lado oposto do campo ou não, e nunca se guiar pelo colega mais próximo (caso não fosse o central, claro).

Esta situação deste golo aconteceu-me tantas e tantas vezes e não é tão complicada de executar, ainda por cima num espaço tão aberto (leia-se: distancia entre o Luisão e qualquer outro jogador que pudesse afectar o campo de visão) como o desta jogada... bastava alguma concentração do lateral.

Mas se a intenção do post é mostrar apenas e só um mau posicionamento do Jardel que acontece mais vezes que o desejado... então, já me calei. :)

NSC disse...

«o meu treinador sempre disse (a mim, aos laterais de raíz, a toda a equipa) que o alinhamento para o fora de jogo era na linha do capitão (defesa central), quer ele estivesse no lado oposto do campo ou não, e nunca se guiar pelo colega mais próximo»

É só para mim que isto não faz muito sentido?

Jorge Carolo disse...

Ruben Sosa,

Não é o capitao que define o fdj... Pq se o capitao não tiver lá pq foi a um canto, está a receber auxilio médico fora de campo ou foi à casa de banho, a equipa tem de continuar a seguir os seus princípios logo essa tua teoria não faz sentido.

Quem define nesta situação é o Luisão mas em outras situações quem define/definiu foi o Jardel e é isso q o post refere e explica...

A somar demonstra que Jardel não sabe posicionar-se no 1º caso em q não tem de definir a linha de fdj e no 2º em que tem de o fazer...

Cumprimentos

E já agora não acredite em tudo o que aprendeu enquanto jogou à bola pq pode não ser o mais correto!!

Aproveite para ver o post de hj sobre o Draxler.

Cumprimentos

Paolo Maldini disse...

NSC n faz sentido nenhum, mesmo. é tipo as cenas de há 20 anos. um central p marcar, feio e mau e outro para as sobras com técnica para se complementarem :)

como pode ser um jogador a definir posicionamentos qd em metade das situações de jogo os colegas para o verem não estão a ver a bola ou vice versa...

FranciscoB disse...

As distâncias aqui referidas parecem-me insignificantes - há q valorizar o cruzamento c/ "conta peso e medida", fora do alcance dos defesas e do guarda-redes...

Quem esteve mal neste lance foi, mais uma vez, o Samaris, q perdeu infantilmente a bola no meio-campo... mas calma, o rapaz ainda só cá está há 1 mês...