quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Liga do Campeões de Portugal

Mais - Brahimi. Não o conhecia no pormenor. Mas, bastaram alguns minutos no Porto para reconhecer que tinha qualidade. Tinha-lhe notado, na altura, algumas limitações, que hoje parecem ter sido fruto de uma adaptação e talvez algum nervosismo nos primeiros jogos. Muita qualidade, inteligência, velocidade. Tem aquele factor especial, em condução desequilibra com inteligência.

Menos - Jardel e Maurício. Se Jardel se mostra competente nas tarefas defensivas, Maurício nem para isso serve. Centrais tecnicamente ao nível do distrital, que se faz notar quando a exigência é maior. Poderia, também, falar de Adrien Silva, mas como é de "difícil" explicação...

Mais ou Menos - André Villas-Boas. Revelou astúcia na estratégia, pela forma inteligente como deu espaço aos centrais do Benfica para saírem com bola, pelo menos até ao meio campo. Conhecendo as dificuldades dos mesmos pressiounou aí e aproveitou o espaço deixado nas suas costas. Com poucos jogadores do Benfica a defender sendo que nenhum deles é particularmente rápido aproveitou Hulk (rei no jogo das transições ofensivas). No entanto, não mostrou grande competência no momento ofensivo, em organização, nem em nenhum momento defensivo. Falta de imaginação colectiva, sectores muito distantes a defender.

PS: O Posse de Bola está encerrado.

38 comentários:

Unknown disse...

Acho que o AVB fez muito bem essa leitura, mas o que me f#de é que os passes errados do Jardel, que desequilibraram o jogo, não foram fruto da pressão do Zenit. Foi tão só burrice do Jardel.

Jay disse...


Finalmente se cansaram dos anónimos no PdB? É uma chatice que o pessoal que gostava do que escreviam não possa ler (agora é só para amigos) por causa de uns idiotas :(

Encerrou de vez ou é invite-only Baggio?


Quanto à LC:
Do Sporting ontem já despejei tudo na caixa de chat do PdB. Muito mau ter nem meia equipa que sabe jogar futebol e a outra meia equipa a estragar. Inconcebível o nº de oportunidades que se continuam a dar a Adrien, Sarr, Maurício, Jefferson. Sentar Esgaio para fazer entrar Cedric vindo de lesão (e ele que já em forma não é nada de especial). Insistir em Slimani - e depois elogiar o passe que isola Carrillo que foi 200% trabalho do Carrillo, que aquilo foi equivalente a não fazer nada, Carrillo fez o passe e ainda ultrapassou os adversários na mesma sem a ajuda do passe. Carrillo continua o mesmo, lampejos bons e desaparecimento do jogo por vários períodos.

William a 80% não esconde a porcaria toda que o acompanha (Adrien + defesa). Querem-no a 200% de novo, mas ele não está ainda no ponto para isso.

E quem vai acabar criticado e eventualmente despedido é o Marco Silva. Que culpa, só tem de pôr alguns jogadores. O homem ontem mesmo assim fez o que podia e o DC dá uma oferta daquelas aos 92'... Não há hipótese.

O Porto enquanto tiver Brahimi e Jackson arrisca-se a ganhar todos ou praticamente todos os jogos da Liga PT. E o mesmo na LC. Só quando apanhar uma equipa equivalente a nível de individualidades é que vai ser preciso algo mais. E por essa altura penso que o Julen já vai ter a equipa colectivamente a render muito. Cuidado com este Porto.

O Benfica foi como sempre. Jogou bem mais que o adversário mas perde em pormenores/erros individuais de um gajo que não devia ser titular numa equipa de outro modo relativamente forte. Aconteceu ao Benfica aquilo que falava do Porto: o Zenit tem individualidades a mais, compensam o fraco jogo colectivo. O Benfica tem grande jogo colectivo mas individualidades... Enzo e Gaitan. Não chega.

Abraço!

P.S. - Se criar conta Google ganho invite? :P Ou aquilo é só friends-only?

Interior-Direito disse...

E dá para conseguir convite? ehehe

Dipeca disse...

Nessa dos centrais, o fator "oponente" ajudou a que nenhum dos do FCP estivesse aí. E este erro dos centrais do SCP ainda vai custar o lugar a um treinador competente.

AVB esteve bem na estratégia.

RIP Posse de Bola e ficamos à espera da Páscoa, pode ser que volte! :)

Visigodo Luso disse...

Sendo este o meu segundo comentário neste blog, apesar de acompanhar aos anos, só posso deixar uns parabéns ao trabalho bem feito e desejar a continuação do mesmo.

Uma pena o Posse de Bola encerrar, que juntamente com o Lateral Esquerdo proporcionou-me uma outra perspectiva que eu, enquanto mero adepto, não tinha do jogo que amo, o futebol. Pena que, pelo que entendi, as clubites e respectivos comentários desajustados originassem o fim desse projecto.

Pedro disse...

Podes fechar o blog mas deixá-lo visível para quem quiser ler. Fechas os comentários e pronto. Acho um crime desperdiçar todo aquele trabalho.

Roberto Baggio disse...

Está encerrado. Não vão haver mais artigos, nem hipótese de consulta. Os únicos que terão acesso ao blogue serão os autores.

PS: Só estou a escrever nesta caixa de comentários para vos esclarecer sobre o PdB. De resto, também a caixa de comentários do LE está, para mim, encerrada. Fico-me pelos artigos.

Abraço

ecdsa disse...

E o chatango para a palhaçada não ?

Sérgio Santos disse...

Baggio,

Podes ao menos "explicar" o porquê de roubares à malta horas de aprendizagem e entretenimento?

Abraço
Sérgio

martin vazquez disse...

foi um prazer aprender e discutir bola no possedebola. abraco

Edson Arantes do Nascimento disse...

Meu mano, foste muito radical. Realmente o PdB estava complicado nos comentários. As pessoas têm opiniões lindas, cheias de razão, e de coerência, e depois quando lhes toca ao coração viram feiticeiros.

Não é nada que não saibamos já. Avança lá com aquilo e caga nos que não interessam.

Quanto ao Jardel Joaquim das Barcas epá, aquilo é um problema danado. Quem for às etiquetas vai encontrar autênticas premonições do LE. Há que tirar o chapéu. E meter outro gajo qualquer a jogar na Champions (para o resto já dá), até pode ser o A. Almeida, ou o Maxi, sei lá. Outro qualquer.

A equipa do Sporting, individualmente, talvez esteja pior do que no ano passado (perdeu Dier). O que, digamos, seria difícil. Tirando o Nani (parece um Ferrari ao lado de um burro a subir a Calçada de Carriche), os outros que chegaram são uma tragédia. Horríveis. Nada que não se tenha dito por aqui.

O que eu acho curioso, ou nem tanto assim por não ser uma novidade, é ver a reacção dos adeptos.

O Sporting empatou por "falta de atitude" (é sempre a mesma dica, é a dica de quem não consegue encontrar lógica na forma como vê o jogo), o André Martins não joga nada (LOLOLOLOLOLOLO), o Adrien e o Slimani foram dos melhores em campo, e o Montero é para despachar já...

Bom, eu vejo o Sporting a jogar de forma muito mais interessante do que na época passada. Gosto da forma como o Sporting joga: dominou o jogo todo e teve trinta hipóteses para finalizar em condições (ya mas pelo meio tinha as tabelas de basket do Slimani). Agora, com aquela qualidade individual medíocre, com o treinador a baixar as calças aos estatutos no seio do plantel, com um presidente serôdio e que nada entende de futebol (apesar de concordar com ele em bastantes situações extra-campo) e que ainda ontem voltou a dizer que o campeonato é para ganhar...

O augúrio para a época sportinguista não é nada bonito.

Miguel Sousa disse...

Sigo este blog e o PdB desde o dia em que os descobri, só há cerca de 3 meses, e este é o primeiro comentário que faço.
Desde esse dia que fiquei viciado e li praticamente tudo o que foi escrito nos dois (graças aos tags li tudo o que me interessou).
Vi que não era o único a olhar para o futebol de uma forma diferente e mais profunda (dada a ênfase nos aspectos tácticos), ao contrário de todos os meus amigos, que ainda acham que o ronaldo é melhor que o messi (argumento deles: é mais completo porque marca com os dois pés e de cabeça.. lol).
Aprendi muito (não só com os autores, partilho muito das opiniões de alguns que comentam regularmente) e quero dizer que é com pena que vejo o PdB encerrado, da mesma forma que tenho pena que os autores deixem de comentar aqui.
Espero só que o LE não tenha o mesmo destino do PdB porque admiro bastante o vosso trabalho e opiniões.
Cumprimentos

Slymost disse...

Baggio, tenho muita pena que tenhas chegado a esse ponto de fechar o blog. Realmente os comentários de certas pessoas acéfalas estavam já a roçar a ofensa à tua pessoa.

Espero, sinceramente, que o reabras. Não ligues a certos comentários, ou simplesmente, apaga o que não te interessa. Eles falam em liberdade de expressão, mas o que fazem é tudo menos isso. É parvoíce xD

Epah, já sinto falta do chatango xD

Abraço

HC disse...

Bem, nada que não se esperasse. Quando a malta com clubite não consegue ficar nos seus blogs de clubite é uma tristeza. Já tinha ficado triste da outra vez que o Lateral Esquerdo ficou em baixo... é uma pena.

Sobre a Champions... Nada a dizer, eu estive na Luz e quando vi o onze, pensei "bem vamos ver então o que dá trocarmos Garay por Jardel", 5 minutos depois tive a minha resposta. Jorge Jesus como qualquer treinador tens os seus pontos fortes e fracos, e apesar de achar que é do melhor, este ponto fraco de insistir nalgumas jogadores como Artur e Jardel este ano, e coisas tipo Emerson, Roberto, Roderick e afins isso é que me deixa preocupado.
Apesar de perceber plenamente que Lisandro não teve se calhar tempo para assimilar todo o conhecimento possível, custa-me ver ali Jardel jogar e perceber que o ano passado tinha Garay... Enfim apenas um desabafo.

Ah apenas para dizer mais não será possível fechar os comentários no PdB? :(

Cmps

Gito Bastos disse...

Baggio (e restantes autores do PdB) , tenho pena pelo blog e por esta caixa de comentários, mas compreendo :\
Obrigado por tudo!

Artur Semedo disse...

é assim, chatango há sempre: http://possedebolla.chatango.com/?js
ou http://dominiotactico.chatango.com/?js

A ADROH demonstra total solidariedade para com os autores do PdB.

Gonçalo Matos disse...

Pessoalmente, compreendo a decisão e estarei sempre ao teu lado. Não é fácil um gajo perder do seu tempo e ser ofendido à toa. Além do mais, chegou-se a um ponto onde eram feitas exigencias para justificar a posição x ou y que não tinham sentido.
Tenho pena porque era um espaço onde se discutia futebol, com o qual cresci muito, mesmo sendo autor. É triste, porque conheço muita gente que seguia o blog e dava-nos apoio, mesmo não comentando. Foi engraçado perceber que já havia um certo clube de fãs/mito urbano em redor do Posse.

Eu acredito que seja um até já, ambos sabemos do prazer que aquilo dava ao inicio!

Abraço

Anti-adrien disse...

"Poderia, também, falar de Adrien Silva, mas como é de "difícil" explicação..."

Faz lá 1 esforço!! por favor!!
É que se fizesses tu, teria muita mais credibilidade do que aquilo que eu vou fazer!

Há mais de 1 ano que ando a criticar o Adrien!! Nunca compreendi os elogios que lhe eram e continuam a ser (felizmente parece que cada vez menos) feitos e já fui criticado várias vezes por falar mal dele! Sempre disse que lhe reconhecia potencial mas claramente dá mais importância ao estilo e à estética do que à objectividade e à eficiência!

Acho ridícula a forma como os jornalistas/comentadores fazem dele um deus, elogiando fortemente tudo o que de bom ele faz (nem que seja a mais simples e obrigatória das acções) e fechando os olhos a todas as bolas perdidas por mera vontade de querer adornar os lances. É o típico jogador que é capaz de fazer uma grande simulação para tirar 2 adversários do caminho...para trás! quando com um simples passe para 1 colega poderia criar 1 situação infinitamente mais perigosa! (sendo que o pior de tudo é que a tal simulação que não traz efeitos práticos nenhuns, em mais de 50% dos casos, permite ao adversário recuperar a bola!!)

Reconheço que é o meu ódio de estimação e que por isso, ao contrário dos jornalistas/comentadores, me foco muito mais nos seus defeitos do que nas suas virtudes, mas acreditem que já fiz um esforço para ser mais objectivo e tentar entender o porquê de tantos elogios, mas cheguei à conclusão que ou o meu esforço não foi suficiente, ou então andam todos enganados!! Pois o melhor que consegui foi ver 1 jogador com alguns momentos de qualidade, mas que não justificam nem de perto nem de longe a utilização que ele tem!! Ele tem minutos de utilização ao nível de um João Moutinho!!!!!!! E no que toca a comparações com o João Moutinho, estas começam e terminam aí!!!

Ainda ontem fez uma 2ª parte (não vi a 1ª) apagadíssima e só não digo que tenha sido má porque mal tocou na bola, mas mesmo em acções defensivas pouco se viu e no entanto ouvi o comentador sugerir 2 ou 3 vezes que o Marco Silva tirasse o William Carvalho!! A verdade é que aos 80 minutos o Sporting não estava a exercer grande pressão sobre o adversário, ainda estava 0-0, e o Marco Silva não foi capaz de meter o Montero!! Porquê? porque teria de tirar o Adrien, pois as outras 2 hipoteses (Carrillo e A.Martins) já tinham saído!
Logo há uma pergunta que se me impõe fazer: quem é o Adrien e o que é que ele já fez ou já deu ao sporting para ser considerado uma vaca sagrada?!?!

Peço desculpa pelo comentário tão longo, mas aposto que o Maldini me perdoará!! Sim desta vez sou eu mesmo que tou a comentar!! ;)

Gonçalo Matos disse...

O assunto Adrien foi abordado pelo Honoris, num outro blog.

http://svpn.blogspot.pt/2014/09/adrien-silva-motor-ou-mito.html

Pedro Ferreira disse...

Gonçalo era/é de facto engraçado tar numa noite de copos ela discutir bola e toda agente acabar por falar no PdB e aqui no LE.. nunca de usou tanto a expressão picaretaa ;)

PedroF disse...

Autores do PdB, façam o jeito e abram isso! Agora onde é que vamos poder usar a expressão rasgar um jogador? ;)

Abraço.

Rumo Norte disse...

Tenho pena pelo óbito do PdB. E a melhor parte do LE são as respostas que vocês dão aos comentários aqui. A discussão inteligente e crítica em futebol é uma arte difícil, que exige paciência e capacidade de sofrimento. Mas aproveito para vos dizer, e vejo que é reconhecido por quem acompanha o LE de forma assídua, que não sou o único a apreciar o vosso trabalho, esforço e conhecimento. Nem sempre concordo com tudo (acima de tudo acho que há outras dimensões do jogo que por vezes não são devidamente valorizadas)mas no que respeita às dimensões técnico-táticas a vossa análise é a melhor que conheço. Parabéns e espero que reconsiderem para voltarmos ao diálogo.

Em relação aos "trolls" (termo técnico), acho que temos que nos penitenciar, nós que gostamos do LE e do PdB: o pior inimigo da verdade não é a mentira, é o silêncio. Bem sei que um troll gosta de provocar a reação e esconde-se na anonimidade, mas podemos, e devemos, dizer-lhes para se calarem, e se não lhes dermos trela ou tentar rebater argumentos, acho que muitos se hão de chatear e ir para outra freguesia. Ou estou a ser muito optimista, e o melhor é moderarem o comentário, sempre que alguém vos insultar ou atacar a vossa integridade.

Bem hajam,

Sérgio Loureiro

Marco Correia disse...

Meus caros, ao tempo que sigo ambos os blogues. Lamentei o largo período em que o LE esteve inactivo e certamente terei muita pena que deixem o PdB morrer na praia.

Incomoda-me, e daí comentar isto convosco para vos procurar demover, que se deixem influenciar por imbecis que vomitam clubites em quaisquer artigos que escrevam. Se gostam de escrever e se têm uma base sólida de malta, onde me incluo, que vos estima ler, então não há porque se submeterem aos caprichos de um par de idiotas que fazem do ódio um modo de vida. Se não querem responder, ignorem.

Eu preferia que procurassem recuperar o ambiente que já se viveu em ambos blogs, simplesmente barrando comentários cujo único propósito é ser incendiário, imbecil ou que claramente não venha com o propósito de discutir o que se propõe.

Reconsiderem se as pessoas pelas quais se estão a forçar a deixar de fazer uma coisa que realmente vale a pena merecem o prazer de saber que a sua imbecilidade destruiu um dos melhores espaços da internet em que se discute enquanto jogo e não como um conjunto de emblemas e personalidades.

Abraço a todos.

Anónimo disse...

Epa vá lá, não nos façam uma desfeita dessas. Não aceitem comentários insultuosos, o espaço é vosso, são livres de o fazer, mas devem perceber que embora digam que é um espaço para partilharem ideias entre amigos, existe muita malta, onde eu me incluo, que aprendeu imenso sobre o jogo e adora ler os vossos posts. Já sigo o blog a um ano e nunca comentei muito por não gostar destes tais conflitos. Enfim, sei que não vai servir de muito este comentário. Resta me agradecer vos, cumprimentos.

Pablo10Aimar

Pedro disse...

Baggio, fechas o estaminé por causa dos comentários??
Desculpa que te diga mas não faz sentido algum. Se te tivesse deixado de dar prazer escrever tudo bem mas se é por causa dos comentários é fácil resolveres isso:

- Não ligas nenhuma a eles
- Moderas os comentários como é feito aqui no LE. Assim evitas comentários parvos só para criar confusão.

Seja como for, mesmo fechado, acho que o devias deixar on line. Mas quem manda és tu obviamente.

B Cool disse...

Abraço Baggio e Obrigado a ti e ao resto do pessoal do PdB. espero que o LE não siga o mesmo caminho, senão isto fica muito pobre mesmo.

Gonçalo Matos disse...

Vou falar por mim. Neste momento o meu tempo é muito escasso, entre trabalho, treinos e amigos, sobra mto pouco. Nao sobra sequer tempo para ver jogos, quanto mais para escrever algo interessante.

O que vos posso dizer é que eu valorizo mto a malta que sempre nos acompanhou, deu feedback e fe-lo racionalmente. Não acho que devam encarar isto como uma morte do PdB, mas sim como uma oportunidade para aparecerem novos espaços. Afinal de contas, o PdB é relativamente recente e felizmente conseguiu chegar a mta malta. De resto, não é que os autores do blog vão desaparecer do mundo. Eu vou continuar a visitar alguns espaços, de amigos, e acredito que por lá haja boas discussões. O Baggio vai continuar por aqui também!

Finalmente, na minha opinião não tem sentido bloquear comentários. Nós vamos sempre le-los, portanto se nos ofenderem, vamos ler igualmente. Demora mais tempo e afecta a dinamica das discussões.

Anónimo disse...

Apesar de seguir este blog e o PdB há uns meses, fico com muita pena pelo fecho deste último. Deu para aprender imenso.
(Ex: apesar de nunca ter visto muito o Kagawa a jogar, nunca lhe tinha reconhecido tanta qualidade, e vejo agora que de facto a tem).

Quanto ao artigo, apenas acrescentar que Sarr (e um pouco Patrício) está muito mal também. A orientação corporal e tomada de decisão foram péssimas.

fabiol disse...

Malta do PDB, foi um prazer acompanhar/ aprender aquilo que pensam do futebol, aprendi mais em 2anos +/- que sigo o blog do que 10anos a jogar futebol.

cumps e um grande abraço

FL

fabiol disse...

Malta do PDB, foi um prazer acompanhar/ aprender aquilo que pensam do futebol, aprendi mais em 2anos +/- que sigo o blog do que 10anos a jogar futebol.

cumps e um grande abraço

FL

M disse...

Lamento o fecho do PdB. Artigos e mais artigos de interesse para ler e reler...pouco comentei, mas li e aprendi muito. Se o LE fecha também perdem-se os sítios onde se fala de futebol, ficam os sítios dos clubes e e clubites...

Revê lá isso SFF....:-)

DC disse...

Baggio, Gonçalo e restantes autores, a decisão será sempre vossa mas pedia-vos que considerassem gerir o pdb um pouco como é gerido o entredez. O Nuno actualiza o blog muito raramente mas mantém o material para consulta. E quando actualiza continua a ter muitas visitas e comentários, sinal de que o pessoal continua muito atento ao blog. Vocês tinham lá uma enciclopédia que é pena não poder ser consultada.

Rafael Antunes disse...

É de facto um pena!!!

Estou com o DC...

Aquele material é de valor demasiado elevado para ficar "escondido". Já iluminou tanto caminho a quem está no treino! Já abriu horizontes a quem apenas vê e gosta deste desporto! "Fechá-lo" é uma decisão que temos de respeitar, mas ao mesmo tempo implorar que revejam isso, por respeito a um grande (apesar de recente) blog, e à dedicação dos autores, e até dos seguidores (aqueles que contam).

Eu continuo a dizer que já vi livros sobre futebol a serem editados com muito menos conteúdo futebilístico... :D ahahaha

Abraço e obrigado

Jorge disse...

Para o pessoal do PDB.

Junto-me a peticao para re-abrirem o PDB.
Apesar de jogar ha decadas nunca aprendi tanto sobre futebol como nestes ultimos anos com os vossos artigos e comentarios.
O material existente tem muito mais valor do que voces parecem crer. Uma vez por outra vou dar uma vista de olhos aos arquivos para rever conceitos, e gostaria de usar algumas das vossas analises para ensinar os meus miudos quando eles forem mais crescidos.
Seria uma pena deixarem de partilhar as vossas ideias, pelo menos mantenham os arquivos acessiveis.
Muito obrigado de qualquer maneira Srs professores.

Anónimo disse...

Caro Baggio e demais autores,

Estão no vosso direito no que toca à gestão do blog e, acima de tudo, do vosso tempo.

Apenas por uma ocasião participei nos comentários, mas posso afirmar que não dispenso uma consulta diária de ambos os blogs.

E tal como referiu o Gonçalo, e bem, existe muita malta anónima que faz o mesmo e que, de alguma forma, tal como eu, estão agradecidos pelo vosso sempre interessante contributo.

O vosso trabalho ( e dedicação) são uma brisa neste deserto de ideias que tomou de assalto os media.

O meu obrigado e um abraço,

Miguel

Anónimo disse...

É com muita pena que vejo o blog PdB a fechar. Era um prazer ler os vossos textos apesar que era muito raro comenta-lo.

AC.

Maurício Oliveira disse...

Uma pena o "Posse" ser encerrado.
Não comento muito no blog, mas o espaço também é muito importante para aqueles que na maioria das vezes apenas le.

Muitas e muitas vezes me peguei pesquisando sobre os assuntos aqui e no Posse de Bola. O que contribuiu e muito para uma melhora e esclarecimento da minha parte em relação ao jogo.

Um dia em algum post aqui, algum autor do Lateral disse que esse era um "humilde espaço" (ou algo do tipo). Discordo. Vocês são exceções(ou excepções). Encontrar um blog com essa qualidade sobre futebol em língua portuguesa é raríssimo. Um milagre. Aprendi muito por aqui.

Ao Baggio, Gonçalo e aos demais, meu muito obrigado pelo Posse de Bola e LE.

Maurício Oliveira disse...

Uma pena o "Posse" ser encerrado.
Não comento muito no blog, mas o espaço também é muito importante para aqueles que na maioria das vezes apenas le.

Muitas e muitas vezes me peguei pesquisando sobre os assuntos aqui e no Posse de Bola. O que contribuiu e muito para uma melhora e esclarecimento da minha parte em relação ao jogo.

Um dia em algum post aqui, algum autor do Lateral disse que esse era um "humilde espaço" (ou algo do tipo). Discordo. Vocês são exceções(ou excepções). Encontrar um blog com essa qualidade sobre futebol em língua portuguesa é raríssimo. Um milagre. Aprendi muito por aqui.

Ao Baggio, Gonçalo e os outros, meu muito obrigado pelo Posse de Bola.