sábado, 13 de setembro de 2014

Nani contornou-os. Faltou contornar Slimani, Mauricio e Sarr.

Há não muito, numa caixa de comentários, em tom de brincadeira referi que em Portugal "Nani vai contornar pinos". Excelente a ideia de Marco Silva ter Nani no corredor central. O talentoso desequilibra, desequilibra. Porém, não há qualquer movimento com sentido enquanto o talentoso chama a si adversários directos de colegas seus. 

Encaixado no Sporting, percebe-se ainda mais a diferença estratosférica para os seus colegas. Não só consegue criar desequilibrios com imensa facilidade, pela forma como ultrapassa sempre o adversário directo, como garante sempre que não há transição adversária pela responsabilidade com que opta pelos momentos de desequilibrar. Incrível que o Sporting não tenha ao redor do portador uma movimentação que aproveite as saídas ao portador de vários jogadores adversários.

Aos problemas colectivos ofensivos que urgem resolver (nem tudo se resolve com chegar à linha e cruzar para Slimani! O argelino não é Jardel!) as dificuldades individuais. Em dez de campo ter três jogadores que não sabem sequer dominar uma bola torna tudo muito mais complicado. Sair aos centrais do Sporting com bola não chega sequer a ser preocupação, porque já se sabe que não sairá nada dali. 

Desde o início que aqui se afirmou que este seria um ano terrível para um treinador entrar no Sporting. A pontuação da época transacta foi desajustada face à qualidade de jogo e das individualidades da equipa, e tal facto elevedou a fasquia para níveis praticamente impossíveis de cumprir por Marco Silva. Não se pode exigir a treinador nenhum no mundo que jogando com dois centrais de distrital vença troféus a nível nacional. Ter jogadores que não servem para jogar o jogo, mas apenas pequenos momentos do jogo (Slimani só para finalizar. Mauricio e Sarr só para defender, e mal) é um retrocesso ao futebol da década de noventa. 

Se os jogadores com maior participação com bola no jogo são os centrais, que sentido faz tê-los apenas porque são grandes e físicos? É de trás que se começa a desequilibrar. Ainda assim, mais à frente Nani fê-lo em número suficiente para com outras movimentações, outra qualidade, o Sporting vencer o jogo.

P.S. - Tal como na temporada passada, Rui Patrício continua a ser o jogador do Sporting que mais intervenções verdadeiramente decisivas tem tido. Foi assim em cada um dos primeiros quatro jogos da Liga. Em Coimbra notável ainda antes do empate. A terminar ainda com 0 a 0 frente a um isolado avançado do Arouca. Na Luz. E novamente a Deyverson. Sintoma de...?

26 comentários:

Jay disse...


Hoje, como adepto de futebol, foi uma risota ver o jogo. Como sportinguista, uma vergonha.

O Marco Silva decidiu fazer a vontade aos adeptos e pôs os cromos todos. Maurício, Sarr, Jefferson, tudo somado não dá 1 jogador. O Jefferson hoje nem para brincar aos cruzamentos.

O jogo foi ótimo para outra coisa: hoje acho que ficou evidente, mesmo para o adepto que não sabe ver futebol, quem é eficiente (Martins) e quem não sabe o que fazer, quando fazer (Adrien). Hoje foi contar os passes errados sempre que jogava em frente, os passes para trás (há lá uma jogada que o Nani quase lhe quer bater por não devolver a tabela), mas tudo se perdoa porque o menino corre, esforça-se e faz tudo COM MUITO ESTILO. É um cagão, acha-se o melhor do mundo.

O Slimani um zero rotundo. Duas vezes em superioridade numérica (uma delas 2x1+GR), dois remates para fora. Fiquei encantado. Segunda parte nem para o jogo aéreo valeu. Um poste de 2 metros. Arrisco dizer que mais valia 1000 Gaulds ali que 1 Slimani.

O Nani fartou-se de jogar. Ao menos isso também deu para ver neste jogo. Hoje foi a prova cabal (como se fosse preciso) de que o Nani está muitos níveis acima dos grandes portugueses. Imagino ele e o Gaitán a alimentar o Jackson, com o William, o Quintero e o Enzo por trás e choro. Porca miséria, ter que vir para isto.

Pior que alinhar neste diapasão todo foi o Marco Silva ainda ajudar. Volta a mostrar que o Adrien tem estatuto porque nunca senta o rabo no banco e tira o Martins, que estava a fazer um jogo soberbo.

Tira o Carrillo também para entrar o Mané. Tudo bem. Pior que isto, entra o Capel. O CAPEL? Estava mesmo em noite de bater pívias aos adeptos.

Portanto, minuto 61' (61 CARAGO, MUITO TEMPO PARA JOGAR EM CONDIÇÕES, BASTAVA TER ENTRADO O JOÃO MÁRIO/MANÉ NO LUGAR DO ADRIEN E O MONTERO PARA O LUGAR DO SLIMANI E O ROSELL PARA CENTRAL NA VEZ DO MAURÍCIO. FÁCIL PÁ.) e o Marco termina com o jogo. Passamos à fase de brincar aos cruzamentos para o pateta do poste de 2 metros.

Hoje não resultou, como já o ano passado não deu muitas vezes e como mais vezes ainda não vai dar este ano.

O Marco que aprenda. Para a próxima, use a cabeça. Dava jeito. E sobretudo: NÃO LIGUE AOS ADEPTOS QUE ELES NÃO PERCEBEM UM CORNO!

Jay disse...


Custa-me que se vai queimar um excelente treinador e nem presidente, nem director técnico nem adeptos vão perceber que o problema não estava de todo no Marco Silva.

Paolo Maldini disse...

Jay, se depois de hoje não perceberem o nível estratosférico de Nani comparado com tudo o que o rodeia, não sei...

GBC disse...

E porque é que Paulo Oliveira está no banco? Que Tobias está nos B's? Que Nuno Reis não conta? Que mete Capel meia hora em campo? Que Montero joga 10 minutos numa altura em que o espanhol já lá está (cruzamentos, cruzamentos, cruzamentos) e que Martins (com quem se entende bem) já não?

Sim. Marco não tem nenhum grande central. Mas tem jogadores muito mais adequados às suas ideias que não calçam. Tem jogadores que não se adequam às suas ideias e... jogam 90 minutos.

Se é para "isto", mais vale, como o Jesus, não mexer na equipa. Ou mexer mais tarde.

Paolo Maldini disse...

e as comparações c quaresma é mm de quem percebe zero. O tipo não solta mal uma bola! não finaliza sem ter boas chances para isso. Dá sempre seguimento. Aproxima sp do golo. O Nani de hoje é o melhor jogador da Liga. Claro que como o SPorting não ganhou vão dizer que não presta... em 11, 1 conta mt.....

Paolo Maldini disse...

GBC, olha ai... que vem ai policia das substituições que garante q se devem fazer as 3 e aos minutos certos... mesmo que o que lá vem seja pior que o que já está...

Anónimo disse...

Fico com pena porque gosto do Marco Silva, parece-me ser uma pessoa com muita competência, mas está num contexto em que o mais provável é queimar-se e ficar marcado na carreira.

Algo off-topic:
- Algum dos administradores do blog viu o Real vs. Atlético? Alguém me consegue explicar em que tipo de situações é que jogam com o James dentro e o James fora, jogando mais em 1-4-3-3 ou 1-4-4-2, respetivamente?

Abraços

Paolo Maldini disse...

eu n vi..

David Cardoso disse...

normalmente um jogador portugues q volta a portugal antes dos 30 anos é mau sinal...

GBC disse...

Maldini, a equipa estava a jogar bem (dentro do que é possível com aqueles centrais e um tipo na frente que se atrapalha com a bola).

Não foi pela "juventude" ou pela "inexperiência" que a equipa perdeu a cabeça. Foi Marco quem tirou a cabeça à equipa pela forma como mexeu.

O discurso e as ideias não colam com algumas opções. Está a ceder aos estatutos, à imprensa e à bancada. Que foi o que o PF fez.

Anónimo disse...

Dizer que hoje o Nani e' o melhor jogador da liga so' pode ser de alguem que tem umas grandes palas a tapar a vista ou tem percentagem do passe do mesmo!!!!
Os centrais do sporting nao sabem atacar...ja' o Nani a defender e' uma fera!!!
Jackson, Enzo, Gaitan sao com ceteza mais jogadores de futebol!!!

Luis Borges

Pedro disse...

" vem ai policia das substituições"

hahaha...muito bom.

Ricardo disse...

vais acabar no balneário do sporting de joelhos em frente ao Nani, fodasse! Nani para aqui, Nani para ali! Aquilo tem tanta falta de qualidade que Nani so se destaca por isso. Gaitan, Salvio, Enzo, melhores que Nani... todos os dias!

Jay disse...


Concordo com o GBC, o Marco é que matou o jogo hoje. Enfim. Muito má leitura.

Eu acabo por nem perceber o que ele quer, se é imitar o LJ (e imitá-lo nas coisas más) ou se é agradar aos adeptos. Nota-se é que ele não está confortável. Parece que lhe têm imposto alguns meninos em campo...

Ao menos o jogo de hoje deu para rebentar de vez com alguns dos endeusados das bancadas de Alvalade. Quer tudo matar o Adrien, quer tudo matar o Slimani, já não podem ver o Maurício... Progresso... Não é mau.

Pena que com isto voltem a dizer que o Martins não jogou nada (cegueira, mais vale cair em graça do que ser engraçado, penso sempre nele e no Adrien e rio-me) e que o William está lento.

LENTO? Fez em meia hora na 1ª parte o que 60% da equipa não fez em 90'. O Adrien nem 1% do que o William fez hoje conseguiu. Mas sim fez um 2º tempo mais em baixo.

ENFIM.


GC disse...

Sem dúvida. Pqp os estatutos e a ignorância. Slimani nem na distrital. Capel só para as divisões inferiores inglesas. Maurício e Sarr só com JJ e mesmo assim era sofrível. Adrien é um novo Carlos Martins. Farto de estatutos. E quero ver o que ele vai fazer ao Esgaio quando o cedric voltar..

M disse...

Nani...big fish in the pond, little fish in the ocean....

Jay disse...


Ainda estou tão danado. Ainda por cima sei que não se vai remediar nada tão rápido.

Mas o Marco tem a solução tão à mão...

Jonathan Silva e Esgaio ou Cedric.
Rosell e Oliveira. Ou o Tobias. Ou o Nuno Reis.
Martins a 8.
Mané ou Tanaka a segundo avançado.
Carrillo e Nani nas alas.
Montero a AV.

Porra, será tão difícil?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Tens razão em relação ao Nani. Reconheço. Vi pouco do jogo mas executou grandes jogadas e está muito acima de todos os outros no Sporting. Faz tudo com facilidade.

Acho que o Marco Silva não começou bem. Opções através dos estatutos. Boas ideias e uma equipa interessante, na minha opinião, mas jogadores fracos.

Parece não se ter insurgido (Sarr chegou e calçou logo, Montero senta para jogarem os tamancos do Slimani) e agora as coisas começam a aquecer logo de avanço.

Vamos ver onde isto vai dar. Será interessante. O Sporting tem altas expectativas para esta época.

BelkinR7 disse...

Grande Joga do Nani. Era ele na Direita do Benfica e o Gaitán na Esquerda. Com o JJ lutava pela bola de ouro!!

A qualidade do Sporting está muito longe de um candidato ao titulo a lutar com este Porto e com o JJ.

Rui Patricio
Cédric
Paulo Oliveira
Oriol
Esgaio
William
André Martins
Carrillo
Nani
Mané
Montero

Custa muito?

Anónimo disse...

Só andas a ver jogos de merda então.

Anónimo disse...

Remates para as nuvens,fintas sem nexo,perdas de bola,jogadas sem rumo,individualismo,amarelado,alaranjado eis o teu nani...

Miguel Pinto disse...

Bruno de Carvalho, após a derrota da seleção contra a Albania diz que não entende como Adrien não entrou no 11 inicial. Marco Silva certamente não se deixa influenciar por esse tipo de declarações...

Querem que aconteça o quê?

Será difícil perceber o resto?

João disse...

Para os centrais só digo uma coisa: Tobias! Não tem qualidade em termos de centrais no plantel? Isso é mentira! Pode é não se olhar para ela, mas ela está ao lado dele...

Zizou disse...

"Se os jogadores com maior participação com bola no jogo são os centrais, que sentido faz tê-los apenas porque são grandes e físicos?"

Esta pergunta pode também ser feita ao Lopetegui.

Anónimo disse...

Não é por ter o corpo de um menino de 13 anos como o Reyes que se passa automaticamente a ser fantástico com a bola.

Anónimo disse...

Vai ser curioso ver o SCP na Liga dos Campeões com aquela dupla de centrais...