sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Curtas sobre a primeira convocatória de Fernando Santos

Desde sempre afirmamos que na selecção interessa estarem os melhores, a cada momento. O critério único para a escolha dos protagonistas deverá ser a qualidade superior para emprestar às cores nacionais. Idades e estatutos contam zero. Sem esquecer que os melhores de hoje podem não o ser amanhã.

Mais. O regresso de R.Carvalho e Tiago. São efectivamente dois jogadores que ainda apresentam mais qualidade que os restantes candidatos à sua posição. Danny de volta, como seria expectável, tendo em conta a sua qualidade, criatividade, e a evolução que tem tido ao longo dos anos. João Mário tem sido sem sombra de dúvida o melhor médio português a actuar em Portugal.

Menos. A convocatória de Bruno Alves e Quaresma. São dois jogadores que já mostraram tudo o que têm para oferecer. Sabemos exactamente quais são as suas qualidades e os seus defeitos. Sabemos que o que podem oferecer de positivo é muito pouco, tendo em conta as exigências do jogo. E sem tempo para trabalhar um modelo de jogo de qualidade, sabemos também que mais evidentes ficarão as debilidades e dificuldades desses mesmos jogadores. Bruno Alves e as dificuldades de interpretação da defesa zonal, e a pouca qualidade com bola. Sendo que os seus traços físicos não lhe permitem (ao contrário de outros) disfarçar os seus erros. Quaresma com a tomada de decisão que se conhece. Ainda no último jogo em Alvalade fez mais uma exibição exuberante.

Mais ou menos. Adrien e Cédric. Na ausência de laterais direitos percebe-se que Cédric tenha que ser convocado. Porém, ainda está a anos luz daquilo que A.Almeida pode oferecer ao jogo, não obstante das suas dificuldades técnicas. Adrien é um grande ponto de interrogação. Capaz do melhor e do pior. As suas dificuldades não são técnicas, mas tem grandes dificuldades na interpretação do jogo e pouca, muito pouca mesmo, competência defensiva. As dificuldades defensivas de Adrien ficaram bem evidentes nos dois últimos jogos do Sporting.

Por conhecer. José Fonte e Ivo Pinto.

32 comentários:

ricnog disse...

Lá esta, quando vi a convocatória pensei nisso: a escolha dos melhores. Estará a seleção mais próxima do sucesso, não quer dizer que o tenha.. Reparei, pois vim logo a correr ler o lateral esquerdo, que Quaresma e Bruno alves cedric adrien e Ivo pinto tinham sido convocados, depois de ler este artigo. Não conheco Ivo pinto. Cedric, mostra que fernando santos não leva o pinheiro do João pereira, a noa ser que esteja lesionado. Bruno alves leva, porque acho que paulo oliveira ainda não começou a jogar. Em breve teremos o Silvio e o almeida a jogar, poderá ser que dê para qualquer coisa....reparei que levou 3 laterais esquerdos......! Mas como dizes é bem, quando se leva os melhores......até o Ronaldo pode jogar a lateral direito ;)

ricnog disse...

Não nos podemos esquecer que ainda existe o ruben amorim, aleijado...e ainda temos o manuel fernandes, que era um elo mais forte para o meio campo, na minha opinião....!

Tiago disse...

Num contexto de selecção é possível tentar mudar a táctica, sem tempo para treinar? Seguindo a lógica de escolher os melhores jogadores para entrar no onze, parece-me difícil construir um 4-3-3.

Com estes jogadores só vejo um 4-4-2 losango, com CR e Nani na frente, Danny nas costas e meio campo com Moutinho, Tiago e W. Carvalho. Defesa com Coentrão, Pepe, Ricado Carvalho e Cédric.

Unknown disse...

Com Tiago e Danny o Adrien não deverá calçar, pelo menos a titular. A convocação do Quaresma/Éder será porque não há melhor? Eu por mim nem iam, mas dou o benefício da dúvida ao Santos.

Anónimo disse...

José Fonte há mais de um ano que merecia ser chamado, titularissimo numa equipa da Premier League que tem terminado acima do top-10.
Ivo Pinto desconheço (não merecia mais Diogo Figueiras do Sevilla?).
De acordo com vocês na questão Quaresma e Bruno Alves. Rúben Vezo e Bruma podia estar na convocatória, mas os sub-21 vão ter jogos importantes.
AG

Anónimo disse...

E um 4-4-2 clássico com:
Patrício
Cedric, Pepe. Carvalho, Antunes/Eliseu
Nani, William, Moutinho, Coentrão
Ronaldo, Danny

?

Anónimo disse...

Por desconhecimento de alternativas existentes,

Quem escolheriam em vez de Bruno Alves?
Só me lembro do Ilori e se calhar está convocado nos sub-21.

PPM disse...

Bom artigo Baggio. Muito prudente e ponderado!
Quaresma e Bruno Alves: Concordo plenamente com a tua perspectiva, mas neste momento, como existe um compromisso importante dos sub-21 e não existem muito mais alternativas viáveis, "desta vez passa", como se diz. Acho que foi essa a intenção de FS!
Quanto ao resto, concordo plenamente. Para mim o Manuel Fernandes era convocado. Ivo Pinto é um lateral bastante razoável, principalmente a nível ofensivo. Tem feito uma boa campanha na Liga Europa! Ainda assim, André Almeida é titular de caras na selecção, mas sem rotinas e sem jogar torna-se complicado. Que venha Sílvio também!

PPM disse...

PS: Bruno Alves é horrível.

Anónimo disse...

Acham mesmo que o Nando ia fazer a sua primeira convocatória sem um jogador do Porto :D

Artur Semedo disse...

se, como dizes, o santinho ainda aposta no hxh a defender, talvez seja por aí que ache que o bruno alves se enquadra no pensamento dele. mas é fraco, ainda assim!!!

de qualquer modo, é um pouco paradoxal reconvocar alguns jogadores inteligentes e, em simultâneo, outros bem burrinhos...
terá sido uma convocatória estilo "saudai-vos na paz de cristo", que é para não ferir os sentimentos de ninguém?

tomas disse...

a vossa análise ao adrien, tal como no clássico é de rir. mostrar 3 imagens durante o jogo onde ele falhou é muito giro, mas eu percebo mostrar as que ele acertou não é muito a vossa cena. Se calhar é por essas e por outras que um blog com tanto potencial não passa de um blogzeco

Anónimo disse...

caro jovem do "blogezeco", prove lá então com as suas imagens os fantásticos posicionamentos do adrien no clássico. ou então, volte para os sites do seu adorado clube, ou para as discussões com os seus amigos, onde qualquer freitas lobo é rei por dizer intensidade na TV.

Estamos abertos para a discussão.

PB

Anónimo disse...

Baggio tinhas obviamente razão acerca do Zenit e Nani, desculpa lá as minhas intervenções estúpidas passadas,não se repetirão, só agora começo a aprender qualquer coisa e a ver as coisas como são, fiquei envergonhado.
Só queria dizer isto, não tenciono comentar aqui porque n tenho conhecimento suficiente,só venho ler e aprender em silêncio.N precisas d aceitar já q não se enquadra c o tema. Cumps
Carlos

Bruno Pereira disse...

Oh Baggio Baggio...gostava tanto que alguns treinadores lessem o que escreves...
Faltou-te apenas um pormenor na análise (quanto a mim claro): Fernando Santos defende HxH...
E já agora, adoro a equipa que o Tiago pôs aqui...era liberdade total para andarem lá na frente a desestabilizarem tudo e todos...na transição defensiva cada um ocupava a posição onde estivesse nessa altura! Era preciso muita coordenação e trabalho mas poderia-nos colocar num patamar brutal de novo!

Anónimo disse...

Não percebo como é o André Almeida oferece alguma coisa ao jogo... ele joga em todas as posições no Benfica mas, na realidade, não é sequer bom em nenhuma delas. Pior, não é bom hoje nem vai ser bom daqui a 100 anos, nem que nasça 10 vezes.

JON disse...

Essa das imagens paradas e recortadas é a melhor que tenho vido. Dava para os apanhados...

Foda-se, é com cada autocolante.

A conclusão desta porra é: se um gajo cerra os dentes, corre desenfreadamente como se o adversário mais próximo fosse o gajo que lhe anda a comer a mulher, manda vir com o árbitro e refila com os adversários, então é um ídolo para os adeptos e jamais poderá ser questionado.

Este blogzeco tem de perceber isto. E tem de perceber que os tontinhos da intensidade never cease to amazes us.

Carrega Herrerien.

RuiG disse...

A uma Selecção nacional onde Benfica e Porto têm apenas 1 jogador cada não se pode augurar um futuro brilhante. E a culpa não é do selecionador, porque dos jogadores portugueses disponíveis em cada um dos clubes só vão estes e é por motivos "políticos". Sem tempo para grandes estágios, não existindo um núcleo duro que jogue em conjunto numa mesma equipa, na minha óptica leiga os resultados não serão grande coisa. Mas tenhamos esperança em milagres e no grupo onde calhámos! Pode ser que apenas com a qualidade individual se chegue lá.

FC disse...

1a convocatoria decente de há 2 anos para cá.
Realmente não vejo quem colocar pelo Alves. Ilori ainda só fez 2 ou 3 jogos no Bordéus, só se fosse o Veloso (mm assim preferível).

Quanto ao tomas, e como sportinguista, devo dizer que concordo com muitas das falhas apontadas ao Adrien. Recomendo-o a passar o próximo jogo (ao vivo!) a prestar-lhe mais atenção e a ver quantas vezes fica à frente da linha da bola ou deixa o WC sozinho a fazer as compensações.

Esta época começou em má forma, infelizmente (tal como William), mas de certeza que melhora entretanto. Parece ainda não ter percebido as novas responsabilidades neste modelo do Marco.
SL

Henrique disse...

PB, desculpa lá mas não percebo o teu problema com a intensidade. A intensidade é aquela cena que dá para justificar tudo no futebol. Quem não tem ligado muito à intensidade, do pouco que vi/ouvi, tem sido a Helena Costa na sportv.

Sobre a convocatória, o santos já anda nisto há muito tempo, sabe que para ter sucesso precisa de um ambiente propício, e para ter um ambiente propício precisa de dar algumas abébias aos jornaleiros. Vamos lá ver como correm as coisas.

Gonçalo Mano disse...

O Henrique tem razão, como é que acham que ele se aguentou tanto tempo no meio daqueles ìndios? (Aka Grécia)

Serão feitas algumas concessões a bem da paz social, apaziguando Manhas e quejandos...

F.F. disse...

Façam como eu, esqueçam esta seleção. Esta primeira convocatória do Fernando Santos tem tanto de ridícula como de hilariante... o meio campo todo do 7º classificado do campeonato português? A sério?!? O Quaresma?? Deve ser por ser suplente (ou nem convocado) da armada espanhola. O Cédric, que não é só o caso de estar a anos luz daquilo que o André Almeida pode oferecer, é um caso de currículo, porque enquanto o Almeida ganhou tudo o que há para ganhar em Portugal, o Cédric não sei o que já ganhou! Ivo quê? Quem é este? Pelo amor de Deus... penso mesmo que se trata duma convocatória pior do que as feitas pelo Paulo Bento. Mais uma vez nem um segundo vou perder a ver isto...

Anónimo disse...

Não acho um bom grupo tem muitos jogadores que devem ser do gang do multi banco.

PPM disse...

Onze para a França (teste): Beto; Ivo Pinto - Pepe, José Fonte - Eliseu; William, João Mário, Moutinho; Quaresma (para não chorar mais), Ronaldo, Danny

Onze para a Dinamarca: Patrício, Cédric - Carvalho, Pepe - Coentrão; William, Moutinho, Tiago; Nani atrás de Danny e Ronaldo.

Anónimo disse...

F.F, é por isso que tu (e todos os que criticam toda as escolha feita) nunca serão selecionador na realidade. Um jogador é uma que com toda a sua qualidade tecnica-tatica, inteligencia, potencialidade e volitividade em ajudar se pré dispoem a representar um pais neste caso especifico. Nao é uma mera escolha como as que fazes no . Tem um peso diferente, principalmente por nem sequer conheceres nenhum jogador pessoalmente.

E não, não esqueco esta seleção, porque para o bem e para o mal não deixa de ser um objetivo comum de quem se concidera desta nacionalidade e em quem tanta gente confia para pelo menos lhe dar uma alegria de ser seu semelhante.

A mentalidade MEDIOCRE que nos rodeia, de perto ou mais longe, tem de ser revertida, e sendo este um excelente exemplo de partilha de conhecimento e informação possilitando a sua discussão, devia ser imune a verborreias sem sentidoo construtivo como essa.

Torto disse...

https://www.facebook.com/poetryfootball/posts/1486121348336812

Esta é a equipa que escolhia.

lance101 disse...

Equipa para o jogo com a Dinamarca:

4-1-3-2

Guarda Redes: Rui Patricio (Esteve tremido no jogo que fez no Mundail,
mas agora esta de volta 'a boa forma. Tem safo o Sporting em quase
todos os jogos esta epoca)

Defesa Direito: Cedric/Ivo Pinto (Nao morro de amores pelo Cedric. Tem
bom stamina, e e' razoavel tecnicamente, mas e' um bocado burro a
jogar.... Nao sei o que vale o Ivo Pinto)

Defesa Esquerdo: Coentrao (Com mais liberdade para subir que o lateral direito)

Defesa Central: Pepe

Defesa Central: Ricardo Carvalho/Jose Fonte (Nao tenho visto o
Carvalho a jogar, mas sei que se ainda for 80% do jogador que ja foi
sera provalvemente a nossa melhor opcao. O Monaco tem sido geralmente
solido na defesa no inicio desta epoca e na epoca passada, e o
Carvalho e' quase sempre titular... Sei que o Jose Fonte e' titular de
uma equipa da primeira metade da tabela da Premier, mas nunca prestei
atencao 'as suas exibicoes. Em particular, nao sei se tem qualidade a
sair a jogar, algo que espero que Portugal aposte mais... Bruno Alves
esta demasiado lento para ser util. A unica coisa boa que ainda tem e'
a impulsao, mas nao acho que isso por si so justifique a titularidade)

Medio Defensivo: William (Tem tido um inicio de epoca fraco em
comparacao com o ano passado, mas ainda assim custuma dar boa
qualidade 'a saida da bola. Espero ve-lo 'as vezes a cair entre os
centrais na saida de bola, a organizar a partir de tras... Dada a
baixa forma do William, aceitaria que o Tiago jogasse a titular)

Medio Centro mais ofensivo: Joao Mario (Tem mostrado muita qualidade.
Bom toque de bola, inteligencia a distribuir, disciplinado a
pressionar e a recuperar defensivamente. Nao tem a creatividade de um
Rui Costa ou um Deco, mas acho que e' a nossa melhor opcao... Aceito
que jogue o Andre Gomes, embora o ache um jogador mais lento... Nao
sou grande fa do Tiago na posicao mais ofensiva do meio campo. Nao
acho que tenha creatividade e qualidade na movimentacao suficiente)

Medio Direito: Nani (Tem estado de volta 'a boa forma. Acho que pode
ser util com mais responsabilidades na construcao que num 4-3-3)

Medio Esquerdo-Centro: Joao Moutinho (A jogar mais por dentro que o
Nani no outro lado, e a abrir o flanco para o Coentrao)

Avancado: Ronaldo (A jogar na posicao que joga no Real Madrid actualmente)

Avancado: Danny (Nao e' o parceiro ideal para o Ronaldo - o mais
parecido que teriamos a um "Benzema", a nivel de jogo de costas para a
baliza e capacidade para tabelar, seria um Postiga em pico de forma -
mas acho que 'e a nossa melhor opcao de momento. Ta habituado a jogar
por dentro, e e' relativamente eficaz na concretizacao. Nao sera forte
no jogo aereo, mas tambem espero que Portugal nao abuse do pontape
para a frente, nem dos cruzamentos... Eder para mim e' zero. Raramente
consegue dominar uma bola ou fazer um passe sob pressao. Apesar da
altura, acho que e' fraco fisicamente, raramente ganha uma bola no
corpo a corpo ou mesmo bolas pelo ar).

Acho que Portugal nao pode continuar a jogar "coxo" na transicao
defensiva com o Ronaldo a "extremo esquerdo". Tem de se assumir que o
Ronaldo nao vai defender, e desvia-lo mais para o meio, e dedicar a
cobertura do lado esquerdo a outro medio.

Marco

Gonçalo Matos disse...

So pra lembrar que ainda falta o Silvio e que ai teremos o nosso melhor lateral direito. Estou curioso pra ver como o esvaio, o Bernardo silva e o ilori evoluem este ano

ACF disse...

Dizerem que o André Almeida tem mais a oferecer que o Cédric porque ganhou tudo o que havia a ganhar internamente é a mesma coisa que dizer que o Marco Ferreira devia ter sido o extremo de Portugal entre 2004-2006 porque ganhou tudo o que havia a ganhar no Porto de José Mourinho. Manquem-se.

Não morro de amores pelo Cédric, penso que falta-lhe qualquer coisa que faça clique no processo defensivo e nem os cruzamentos (supostamente o seu forte) lhe têm saído bem.

Mas daí a dizer que André Almeida - rapaz que joga em várias posições mas sem se destacar em nenhuma - é melhor, é errado. Quanto muito são equivalentes.

Este blog faz análises muito interessantes mas o pendor clubístico às vezes supera a capacidade de análise. Daí se depreende o endeusamento precoce a Miguel Rosa e ao Diogo Rosado.

Gonçalo Matos disse...

ACF,
Tem a ver com o que oferece a equipa táctica estrategicamente.

ACF disse...

Gonçalo, e o que é que o André Almeida oferece ao Benfica? No derby da Luz foi confrangedor ver a inépcia do rapaz nos pontapés de baliza do Benfica. 0 linhas de passe, 0 apoio ao portador preferencial (Luisão ou Enzo, 80% das vezes), 0 capacidade de mudar o chip. O André Almeida nesse jogo jogou no meio campo e jogou francamente mal na metade do campo benfiquista.

Se assim é no meio campo, no jogo mais importante à data do Benfica, o que é que pode oferecer estrategicamente à Selecção noutras posições?

Pedro disse...

O que é isso de melhores, quando tomam atitudes irracionais?!! Defendo tudo num jogador inteligente, mas quando tem atitudes que de inteligente tem pouco, não podem estar no lote dos melhores, por muitas qualidades tecnico-tacticas possam ter! No futebol é um processo geral e não um par de pormenores, onde vale tudo e se esquece do resto! Completamente contra as chamadas de Tiago e Ricardo Carvalho, cada um por razoes diferentes, mas que se inserem num rigoroso processo de inteligencia, que nada tem haver com a qualidade dos referidos atletas...Quem não perceber isso, dificilmente poderá gerir humanos, jogadores e planteis, porque esquece que hoje tem estes amanha terá de lidar com outros em situacoes semelhantes...Enfim, lamentavel quem comenta por coracao e nao pela razao.

Abraço