sábado, 11 de outubro de 2014

João Mário

Depois das recentes exibições no Sporting, onde mostra grande maturidade em todas as suas acções, olhe-se para as duas primeiras acções do "miúdo" na estreia pela selecção. Ao contrário de outros colegas de selecção que acusaram a pressão na estreia, o médio do Sporting parece que joga a este nível há anos. Eu não tinha dúvidas. Hoje, seria sempre João Mário e mais dez. Em 3 toques (duas acções) criou mais, no último terço, que Moutinho e André Gomes no tempo todo que estiveram em campo. Recupera e mete jogável. Coloca redonda, segura e conduz. Percebe os timings certos para o passe, por forma a deixar o adversário batido. Não tem medo de ter bola. Sabe tê-la com qualidade. Indica o caminho... Óbvio que não foi neste jogo onde ele mostrou tudo isso. Mas mostrou mais criatividade nos poucos lances em que teve a bola do que os outros dois juntos. Moutinho e André Gomes foram autênticas máquinas de destruir lances de enorme potencial. Criatividade zero, na altura da criação. William, João Mário e Tiago. Seria esse o meu meio campo de Portugal.


PS:Ricardo Carvalho tem de jogar.

51 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com tudo menos com o meio campo composto pelo Tiago. Talvez serei atacado por dizer isto mas hoje o Tiago esteve mal, fugiu do fogo e parecia não ter ritmo para o jogo.

A juntar a pobre exibição do Eliseu (que jogador lento, no 2º golo da França o Ricardo Carvalho está no Benzema e tem que ir ao jogador que ir ao Pogba porque o Eliseu fica a olhar). Perdas de bolas ridiculas e perdeu quase na totalidade todos os 1x1.

Danny também me meteu impressão, sempre longe do jogo e quando aparecia a bola ia para a França. Sinceramente acho que não acrescenta nada.

Nota negativa também para Cedric que mostrou hoje o porquê do A. Almeida, mesmo não jogando no clube, tem mais condições para vestir a camisola.

B. Alves nem é preciso comentar.

Cumprimentos,
L.O.

Anónimo disse...

patricio, a almeida, pepe, ricardo carvalho, antunes... tiago, a gomes e j mario... danny, nani e cr

Honoris disse...

E parece me que o Eliseu além de estar mais subido devia estar mais dentro. Naquela zona parece me estar apenas a tapar o poste mas posso estar enganado

Ricardo Cardoso disse...

Que eu saiba o Cédric é que deveria ter sido mais forte na marcação no 2º golo !!

O João Mário não é nenhuma novidade.

Anónimo disse...

Mas fui eu que escrevi isto?

Grande abraço.. e fico feliz por haver gente a ver o mesmo jogo que eu, não como os comentadores que viram o A. Gomes fazer uma grande primeira parte

Miguel Sousa disse...

Concordo, obviamente, com tudo o que foi dito. Meti as mãos na cabeça quando o António Tadeia disse que o André Gomes fez uma boa primeira parte. Que jogo é que ele viu?

Anónimo disse...

Eu não entendo nada disto mas os comentadores passaram a 1 parte toda a elogiar o jogo do Pepe.
Eu devo ser burro, o outros 3 faziam uma linha e ele fazia outra uns 10 metros atrás e depois os laterais é que estavam mal colocados.
Será que sou eu que estou mal?

Anónimo disse...

Lol! William tem estado a nível muito bom realmente, é cada uma que se ouve...

Anónimo disse...

Baggio ve lá se encontras por aí as estadísticas do Moutinho.. Flop.. razao teem os franceses.. ainda há aqui a bater no Cédric. Entao o que fez o Flop Moutinho nesse lance?? Este Moutinho tem estatuto junto dos adeptos mas, é fraquinho..

Antes de me responderem vao procurar as estadíticas do Pouquinho.. Flop

Bernardo Pinheiro disse...

Gostei de Tiago e de Ricardo Carvalho e João Mário quando entraram, de resto... uns tiveram um mau dia, outros não tem mesmo nível pra isto (Cedric e B. Alves).

PedroF disse...

Vi agora o resumo: o toque do Benzema para o segundo golo da França é qualquer coisa. Todos os avançados por esse mundo fora deviam ver aquele lance e perceber como e quando se deve pôr a equipa à frente do ego.

Há um lance aos 83 em que o Éder define muito mal. Transforma um possível 3x2 com bola no corredor central num 3x2 com bola no corredor lateral.

Liondamaia disse...

Na imagem do 1º golo, o que vejo é que, naquele momento, já há 3 franceses para 2 defesa portugueses. Cédric deveria fechar mais atrás? Provavelmente, sim. No entanto, ficaria sempre metido entre os 2 adversários.
A questão para mim é, acima de tudo, mais de desorganização defensiva, do que de erro individual -onde andava Moutinho? Porque não acompanhou (ele ou o nosso extremo/ala) o defesa francês que aparece na extrema, a "entalar" Cedric?
Com Eliseu, por 2-3 vezes, aconteceu o mesmo, viu-se metido num 2x1...
Comentadores da RTP: se o Tadeia esteve mal, o outro chegou quase ao facciosismo -e acabou por arrastar o Tadeia para um tipo de apreciações quase disparatadas.

Anónimo disse...

andre gomes nao esteve tao mal. sim, joao mario promete muito!

mas escandaliza-me como é que o moutinho anda ha 2 anos a jogar ZERO na selecao e nao ha um comentador que fale disso e continua com lugar cativo.

william, andre gomes, tiago, joao mario - destes 4 jogam 3 e o outro fica a espreita.

Jorge disse...

O Eliseu esteve péssimo e o Moutinho não ofereceu grande coisa à equipa... Com esta convocatória jogava com este meio campo
6-William
8-Tiago
8-J. Mario
10-Danny

Com Ronaldo e Nani na frente

Casagrande disse...

Bem, para quem segue este blogue e os constantes destaques individuais que se têm feito ultimamente, só podemos chegar à conclusão que o scp este ano vai ganhar tudo e mais alguma coisa. É só craques! Patricio, Esgaio, WC, André Martins, Nani, Montero, João Mário, etc, ganharem o triplete vai ser muito fácil. E se calhar nem a champions escapa a esta verdadeira constelação de estrelas!

Mentalisca disse...

Em ambos os golos da França, tal como em mais 2 ou 3 jogadas, o Cadric foi facilmente ultrapassado pelo Evra e pelo Griezmann,,,

É mt injusto culpar Eliseu no 2º golo...

É + correcto culpar FSantos pela opção Cedric em detrimento de AAlmeida, pela opção(!?) BAlves, pela opção RPatrício, pela opção RQuaresma, pela opção Éder(zito!) e pela opção JMoutinho (maior flop do campeonato francês na época passada)...

Continuamos c/ uma selecção de cromos e pernas-de-pau, só faltando (provavelmente apenas por estar lesionado) o inenarrável RMeireles...

Mentalisca disse...

Em ambos os golos da França, tal como em mais 2 ou 3 jogadas, o Cadric foi facilmente ultrapassado pelo Evra e pelo Griezmann,,,

É mt injusto culpar Eliseu no 2º golo...

É + correcto culpar FSantos pela opção Cedric em detrimento de AAlmeida, pela opção(!?) BAlves, pela opção RPatrício, pela opção RQuaresma, pela opção Éder(zito!) e pela opção JMoutinho (maior flop do campeonato francês na época passada)...

Continuamos c/ uma selecção de cromos e pernas-de-pau, só faltando (provavelmente apenas por estar lesionado) o inenarrável RMeireles...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Ok. Estamos a evoluir. Agora já se pode dizer que o Moutinho é "apenas" (e já é algo assinalável, atenção) um bom jogador. Que não é nenhum génio, que tem problemas sobretudo ao nível da criatividade e das decisões com bola e que há alguns 50 ou mais jogadores muito melhores do que ele.

Estou feliz porque já se pode constatar o óbvio sem sermos ofendidos, mal tratados, agredidos e vilipendiados.

Conheço mal o João Mário, não vi muitos jogos dele, mas durante algum tempo parecia-me que lhe faltava alguma coisa. Das últimas vezes que o acompanhei posso dizer, sem rodeios, que gosto mesmo muito. Excelente jogador.

Baresi disse...

Moutinho em termos de criatividade é zero, e só joga na selecção porque em Portugal deve ter saído um decreto de lei a dizer que ele é um fenômeno. Teve direito a entrar no 11 flop do campeonato francês. Pudera.

Vi muitos jogos dele ao vivo com o Veloso, e sinceramente não sei porque razão ele é tão sobre-valorizado em relação ao jogador do D.Kiev, se este ultimo traz ao jogo um leque muito maior de opções ao jogo.

Em relação ao jogo, não desgostei de ver a equipa a jogar, ofensivamente viu se alguma coisa, agora, não se pode estar a jogar num 4-4-2 losango, e os laterais (que não estiveram nada bem) a terem que levar sistematicamente com 2/3 jogadores franceses sistematicamente.
O meio campo Frances foi super inteligente em deixar muitas vezes Benzema sozinho no centro do ataque, fazendo cair os seus jogadores nas faixas, massacrando autenticamente Cedric e Eliseu.
É muito triste ver jogadores dentro do campo sem conseguirem adaptar se áquillo que o jogo estava a pedir, principalmente no aspecto defensivo.

Anónimo disse...

não querem esperar pelo jogo a sério antes de excluir o Moutinho?

pininfarina disse...

Qualquer equipa, seja selecção ou não, a jogar com apenas um jogador por flanco em processo defensivo há de sofrer 2x1, 3x1 e 3x2 vezes sem conta.

Liondamaia, se Cedric estivesse colocado onde deveria não haveria aquela autoestrada para o francês entrar na area. Ou o francês ia bater nos defesas ou a bola teria de ser jogada para a linha lateral, sendo mais complicado criar um lance de tanto perigo.

No segundo golo, o Cedric é papado com uma facilidade irritante. Não tenho bem presente o posicionamento de Eliseu na altura em que é feito o cruzamento, mas deveria ter reagido mais rapidamente ao passe do Benzema.

Os laterais estiveram mal mas sem apoios e contra uma equipa destas, devem querer milagres. Mas ter 2 e 3 jogadores que não participam no processo defensivo já é imagem de marca da selecção, há pelo menos 5 anos.

José Guinote disse...

O Tadeia passou o tempo a arrazar o Cédric e a tecer loas ao André Gomes. Chega a ser enervante. O outro senhor passava-se com o Cédric. Não fazem a mais pequena idia do que estão a ver. Os laterais sofreram muito com a falta de apoio dos médios. O meio-campo na primeira parte esteve a um nível muito baixo sobretudo na função defensiva. William ajudou a estabilizar o meio-campo e libertou Tiago para outras funções em que se sente melhor. João Mário, como refere o post acrescenta caapcidade para ter a bola e para saber muito bem o que fazer com ela. Comporta-se como um jogador que sabe que é bom e que joga naturalmente como jogam os grandes jogadores. Nos minutos em que jogou os franceses já andavam atrás dele como se o conhecessem de algum lado e soubessem o perigo que dali vinha. Experimentar William com Tiago, Moutinho e João Mário mais Cristiano e Nani deve ser uma tentação para Fernando Santos. Deve dar para marcar dois ou três golos à Dinamarca e resolver a questão.

Vasco disse...

Man, se deixas de comentar aqui, deixo de abrir a caixa de comentários. Isto é porreiro quando vocês abrem os olhos aos demais

Anónimo disse...

Comentários:
- os 3 estarolas da RTP sabem tanto de futebol como o meu cão (elogiar o André Gomes, o Quaresma e o Cédric; "bater" permanentemente no Eliseu é de gente lobotomizada);
- Cédric, Moutinho, Bruno Alves, Quaresma, Éder: só têm lugar se mais ninguém puder jogar;
- Patrício, no 1º golo, parecia o Júlio César em Leverkusen - críticas?

Anónimo disse...

Três observações para discussão:
1 - Não haja dúvidas que os laterais que jogaram são limitados. Mas o nosso tridente da frente só está em campo quando a bola é de Portugal? Não há pressão na saída do ataque francês? Não há acompanhamento ao lateral? Foram inúmeras as vezes em que Cédric e Eliseu se viram em 1x2, e outras houve em que estando um dos médios a desvantagem persistia num 2x3. Tudo isto já se tinha visto no Mundial, em especial contra seleções de nível como Alemanha e França.
2 - Que dizer da falta sofrida para o penalti para encher o peito de confiança ao João Mário? Bem se viu como ele comemorou. Há pequenos nadas que podem ser tudo (um penalti não é um pequeno nada mas a forma como aconteceu, com o Pogba sem se dar conta do aparecimento do JM, é uma benção). Mérito dele, claro está
3 - No segundo golo da França, não faltam jogadores portugueses na imagem? Vejo os quatro defesas, o William e o Moutinho que tinha ficado para trás na lateral. A entrada da área é uma passadeira. Será que a dupla substituição portuguesa que tinha acabado de acontecer pode ter influenciado num mau posicionamento? Nem de propósito, tinha acabado de sair Tiago.
Cumps,
Nuno

santi cazorla disse...

Tiago-Moutinho-João Mario

RG disse...

Anónimo das 16h25

Como é que se devia defender a bola do 1º golo?

Fernando Redondo disse...

Voces queixam.se dos comentadores da RTP? E na TVI o Baia e o Danny a elogiar a exibição do Quaresma!! e cito "Jogador que queria marcar todos os cantos, livres, penaltys (...) sempre a tentar o 1x1 e 1x2 é disto que o publico gosta!" E k diferença o Carvalho(em comparação com o B. Alves), agora o Pepe realmente sobressaiu, quase smp mal colocado depois claro, ia em pronto socorro nas costas dos colegas... pudera..

Gonçalo Matos disse...

A falta de criatividade do Moutinho nao é de agora, todos sabemos. Também sabemos que mto dos resultados da ultima qualificação se deram graças ao Moutinho, que defendia por 2 ou 3. Concordo que neste momento nao acrescenta o que acrescentava e provavelmente porque a qualidade dos seus treinadores nos clubes decresceu. Mas Moutinho tem de ser sempre convocado pela qualidade a nível táctico sem bola. Na minha opinião claro. De resto, continua mta gente a falar a toa ai na caixa de comments.
E enquanto apenas defendermos com 7, como na primeira parte, podemos jogar com quem quisermos que dificilmente vamos ganhar.

João Marinho disse...

Quando começam a desaparecer os piores e a aparecer os melhores, as melhorias ficam logo a vista,como é obvio. Bruno alves é completamente inacreditável os comportamentos que tem , isto de treinar como segurança privado pode vir a dar-lhe jeito,caso regresse a cidade do Porto, de certeza que os SPDE terão um lugar para ele, vai sentir-se como se estivesse a jogar futebol. JM realmente tem me impressionado, dos jogos que tinha visto dos sub-21 não tinha gostado muito, mas este ano estou realmente a ficar convencido.. Em relação aos 3 da frente, realmente parece que tem todos dificuldades físicas e tem de ser poupados para não participarem no momento defensivo, até podem ser ordens do treinador para aproveitarem melhor os contra ataques, mas tenho ideia que houve vários 3x3 na 1ª parte que não foram decididos da melhor maneira, a defender só com 7 fica sempre complicado a não ser que tenhas bola 90% do jogo...

Ps: para quem fica chateado por ter estes comentadores, eu ficaria mais por haver treinadores profissionais com quase o mesmo nível de conhecimentos.

Saudações

Baresi disse...

O que Moutinho faz agora em campo, já o fazia aos 19 anos quando apareceu no Sporting.
É um jogador mediano, e nos últimos tempos só se destacou ao entrar no 11 dos flops da Liga Francesa.
A selecção só tinha a ganhar com Moutinho no banco ou bancada.
Defender Moutinho graças á qualidade dos seus treinadores... Calma... Ele sempre jogou assim, e sempre foi empolado na comunicação social, embora fosse um jogador absolutamente vulgar.
"Voluntarioso" "esforçado" "lutador" etc,são adjectivos habitualmente usados para descrever as exibições dele.
Mal chega para a liga francesa, mas tem de chegar para a selecção?

Anónimo disse...

Finalmente alguém se atreve a falar verdade....Nem mais, nem menos

Anónimo disse...

Ò Talisca... A.Almeida!!! Outro Ruben Amorim....ou Joao Flopinnho

JON disse...

Baresi, essa é para os apanhados, de certeza.

Na época do AVB, quando o Moutinho varria tudo, e fez duas exibições inacreditáveis na Luz, de certeza metias a viola ao saco e não falavas assim.

Cada comentário teu é sempre da mesma cor. Tira as palas um bocadinho.

O Moutinho é um excelente jogador. Não sei se de momento é titular da selecção ou não, mas daí a ser mediano, vai muita distância.

A sério que cada vez mais é só comentários clubísticos por aqui.

Miguel Pinto disse...

Ou seja, podemos ficar descansados porque agora temos melhor que o J. Moutinho! Ainda bem...
Também andei por uns tempos um pouco esquecido, até que vi na TV um anúncio: MEMOFANT!!!
E não é que resulta?
E depois lembrei-me deste jogo, pensei que tinha sido dos primeiros jogos do J. Moutinho na selecção mas depois (já seriam os efeitos do medicamento a manifestarem-se, talvez) vi que tinha sido há poucos meses.

http://youtu.be/nII-8vzKT10

Abraços

JON disse...

É uma cruz muito grande para carregar, só pode.

https://www.youtube.com/watch?v=UF6jHcGqHdQ

Defenderem o André Almeida para ir à Selecção (ele que tem um talento gigante) e imediatamente a seguir baterem no Moutinho, esse flop. Segundo os mesmos, nenhum tem grande talento, mas o André Almeida tem cultura táctica, o Moutinho é flop.

É o que eu digo, ficam com os olhos raiados de brumelho e depois é isto... Vêm para aqui a achar que estão no visaodemercado.

Anónimo disse...

Nem mais nem menos.
Por tanto se defender a mediania, é que estamos como estamos.
Vivo em França, e vi muitos jogos do Mônaco, e Moutinho ao lado de Kondongbia é vulgar.
O mito do "não sabe jogar mal" ficou bem enraizado nos "experts" comentadores da nossa praça. Na nossa selecção não acrescenta nada, Tiago, WC e André Gomes a titular seria perfeito, houvesse coragem.

Saudações
João Silva

Anónimo disse...

Se fosse pela qualidade de jogo demonstrada esta temporada, Tiago e André Gomes tinham de ser titulares com a Dinamarca.
Jogámos num 4-4-2 losango, (que P.Bento usava no Sporting, com Nani e Moutinho, e F. Santos no Benfica), e Moutinho foi só o pior em campo.
não deu coberturas aos defesas, não ajudou no ataque, não arriscou um passe que saísse bem... Então pra quê que joga?
Não sabia que era proibido discutir se o Moutinho, isto é o sexo dos Anjos?

Rodrigo Paulo.

João Miguel Sintra disse...

Agarrando a bola ,enviar a bola para o lado direito agora tudo menos defender para a frente entregando de mão beijada ao avançado. Dói não dói...quando criticam guarda redes de outros clubes nunca lhes custa mas quando se trata de um jogador que lhes diz algo tratam logo de lhe salvar da guilhotina. Não esteve bem no lance.

João Miguel Sintra disse...

Eram os tempos da amarelinha

Paulo Kazemba disse...

João Miguel Sintra e anónimo,

o Moutinho? Ele nem sequer deu mexida no seguimento a esse lance que veio em seguir, so se te estás a referir ao que ele passou depois diço ainda no meio do miolo, mas para tras que eu saiba nem deu mexida novamente, portanto só nos minutos finais que ele jogou +-.

Pedro Manuel Anastácio disse...

Ora bem vamos a falhas...

Eliseu falha porque as rotinas que tem de seleção são poucas, e reparem os erros dele nascem todos em lances em que ele tenta ou sair par o ataque e se vê sozinho ou em lances contra 2 adversários com um na pressão directa e outro a espera do erro.

Cedric falhou como falha no Sporting, posicionamento e falta de noção de marcação, Esgaio é 30 vezes mais jogador de olhos fechados de que o Cedric com binoculos

Tiago falha da mesma forma que falha Eliseu falta de rotinas

Danny falha porque a semelhança de Pedro Barbosa, quando engata é ele e mais 10, mas se não engata anda ali ao relatim

Moutinho perdeu capacidade de pressão, perdeu noção de espaço, perdeu qualidade de passe...este Moutinho é anedótico.

O que é o Eder....central adversário ou apanha bolas em campo?

..................................

Coisas Boas


Ronaldo na 2ª parte a aparecer mais na sua zona e esteve a um nivel bem mais alto do que na 1ª parte

João Mário é claramente um jogador a apostar, na minha óptica para a seleção faria bem mais sentido jogar João Mário e Tiago com William atrás

Nani.....faço mea culpa....este retorno ao Sporting fez lhe bem à alma, está mais jogador...

Anónimo disse...

Por acaso ainda não apareceu ninguém a criticar (e bem) o Moutinho, e ao mesmo tempo a defender a chamada do A. Almeida.
Foste tu o primeiro a colocá-los no mesmo saco.
Abraço

jS

JON disse...

Errado, tenho visto muitos.

Eu vi o jogo e o Moutinho esteve de facto horrível. Até percebo que se defenda a exclusão dele do 11.

No entanto, só posso é achar ridículo que se diga que é um jogador mediano, que não fez épocas fantásticas durante anos a fio, ou pior, que jogava por causa de doping, isto provavelmente dito, por malta do Benfica (hello Nuno Assis, hello jogadores do basket, do rugby, e afins)...

Enfim. Tirem as palas.

Anónimo disse...


JON, Dá lá um exemplo de um, se tens visto muitos.
Basta fazeres "copy-paste", não é dificil.

Manuel Violas

Anónimo disse...

Moutinho tem feito épocas fantásticas?
Onde? Neste planeta?
Moutinho só jogaria numa selecção de top-20 Mundial (que é a nossa) porque era o jogador fetiche de P.Bento, e com isso fez cair Tiago logo que entrou a substituir Queiroz.
Não sei porque não vão perguntar a Carlos Queiroz o porquê de ter preterido Moutinho na convocatória e ter levado Meireles, Tiago, Deco, DAnny e Miguel Veloso à África do Sul

MKodro

JON disse...

Não tenho de procurar exemplos, nem tenho tempo. Já vi muita gente defender a ida do André Almeida à selecção pelo facto de compreender o jogo, ser bom tacticamente. Eu até concordo, sobretudo porque João Pereira é horrível.

Não faz sentido que se use o argumento acima e depois se venha dizer que o Moutinho não tem criatividade. O Moutinho é um jogador muito capaz do ponto de vista de equilíbrios, ocupação de espaço agressiva. Mais valia gritante para qualquer clube/selecção com excepção talvez do top 5 mundial (quanto mais do top 20...).

Não vou mudar a opinião a ninguém, só apelo a que tirem as palas clubísticas a avaliar as coisas, mas isso para muitos é impossível.

PS: provavelmente os que criticam acima o Moutinho, pedem a inclusão do André Gomes. E depois não querem que ache que isto não é para os Apanhados...

Pedro Manuel Anastácio disse...

Moutinho não é mau jogador longe disso.....está é no sitio errado e está a desaprender de jogar futebol........

Anónimo disse...

Mas é que só pode. A.Gomes ainda é uma anedota, a todos os níveis. Mas que pode, a médio prazo ser fundamental ba selecção, isso tbm não nego.
m.kodro ia jurar que o teu fetiche era o entredez.

Anónimo disse...

"Não tenho de procurar exemplos, nem tenho tempo"

Porque não os há.
Uma mentira dita muitas vezes não se pode tornar verdade.

M. Violas

Nuno disse...

Por favor revejam a exibicao do Moutinho nas meia-fina do Euro 12 contra a Espanha e digam se aquilo e de jogador mediano