sábado, 18 de outubro de 2014

O que é isso, Jonas?!

Que jogador encontrou o SL Benfica já depois do término do mercado!

Aquilo é tudo o que se idealiza como avançado! Qualidade técnica assombrosa, movimentação entre sectores e inteligência a procurar também as costas. Maravilhoso. Segura, espera, prende, temporiza, solta, sempre com um trato fantástico na relação com bola. Sempre de cabeça levantada a ver tudo o que o rodeia. 

Impossível não notá-lo, ali, no meio de tanta medíocridade. Cada toque a diferenciar-se de todos os outros. Cada decisão a mostrar que o seu campeonato é outro. Se Jonas é isto tudo, o Benfica está servido, próximo de como esteve quando Saviola passou por Portugal.

Porque colectivamente o Benfica é fortíssimo não se percebe a falta de qualidade em muitos dos seus jogadores quando apenas se substituem uma, duas peças no onze. Juntos sobressaem lacunas. Bebé é um Sálvio na gestão da bola e da posse. Sem os golos e as assistências do Argentino. Ou seja, é zero. Oliveira é o que mostrou no primeiro toque. Possibilidades de fazer golo daquele enquadramento inferiores a 1 em 1000. Nao se coibiu de rematar, porém. Linha defensiva com dificuldades em todas as vertentes do jogo. Mal posicionados, com muitas dificuldades técnicas. Benito um terror. Almeida sem a protecção do colectivo, fraco como sempre. César e Lisandro idem. Salva-se Pizzi. O português é o novo projecto de Jesus. Pela aparição percebe-se quem está a crescer na sombra para suceder a Enzo. Curiosas as semelhanças na forma como gere o jogo e progride com espaço, queimando linhas. Na forma como aparece mais à frente. Todavia, jamais terá a agressividade e a capacidade para chegar mais rápido ao espaço que Enzo tem. Porém, garantidamente que ofensivamente dará uma opção muito interessante.

50 comentários:

JVM disse...

Concordo com cada palavra. Já agora, estou curioso em ler uma avaliação vossa a Gonçalo Guedes. Tem 17 anos e muito conhecedor do jogo, procura zonas interiores, temporiza, fixa... Continuando a treinar na equipa principal e com bons treinadores, vai ser um caso sério!

JVM disse...

Concordo com cada palavra. Já agora, estou curioso em ler uma avaliação vossa a Gonçalo Guedes. Tem 17 anos e muito conhecedor do jogo, procura zonas interiores, temporiza, fixa... Continuando a treinar na equipa principal e com bons treinadores, vai ser um caso sério!

Bruno Miguel Espalha disse...

É exagero dizer que o Benfica substituiu uma ou duas peças no onze.

A defesa era toda nova, o meio-campo idem, e as alas idem. Só Ola, Derley e Artur jogam habitualmente.

Jonas e Lisandro fizeram contra o Arouca o primeiro jogo pelo Benfica. Cristante pouco joga e A Almeida idem. O resto estreou-se tudo hoje.

Paolo Maldini disse...

what?

Pedro disse...

E o Guedes? Ele e Jonas foram os únicos que mostraram bons pormenores.

Comparar Bebé a Sálvio...enfim...estás numa fase louca. :)

Aza Delta disse...

Uma dúvida. Quando criticam o Lisandro é pela falta de comportamento defensivo/falta de conhecimento, ou porque o acham limitado tecnicamente?

Também fiquei maluco com o Jonas, já naquele jogo com o Arouca. E parte boa, é que como parece ter golo, o Jesus n deverá ter grande razão para n apostar tanto nele (ha semelhança do que aconteceu com tantos outros)

Baresi disse...

Gonçalo Guedes.
Aos 17 anos, aquele toque de bola não engana.
Com a lesão de Ola John, parece-me que poderá passar a ser a 3ª opção para as faixas nos próximos tempos.

Jonas é classe pura. Como eu já tinha dito, os 7/8 jogadores acima da média que o Benfica tem do meio campo para a frente, vão chegar para ganhar mais de 90% dos jogos em Portugal.

Abraço

Paolo Maldini disse...

O Guedes mostrou pormenores, mas tb tem lá lances que mostram que está longe de poder jogar a este nível. O Jonas n foram pormenores. Foi o seguimento que deu a todas as bolas que lhe passaram.

Lisandro não mostrou qualidades (AINDA) em nada para que se possa tecer loas. Com bola muitas vezes foi uma espécie de comboio a caminho do descarrilamento... conduzir até perder.

Curioso que depois das duplas Otamendi / Mangala e Luisão / Garay, não há agora defesas centrais de realmente grande nível em Portugal.

Há os maus, os menos maus, e os normaizitos... Luisão é excepção mas apenas pq está num grande modelo q o potencia. Imagina o Luisão numa equipa que não defenda com os principios do SLB. É lento, duro de rins, enfim... era um ver se te avias. Mas integrado num jogar com tantos principios é ele e mais 10 (pq é mt inteligente e experiente)

Daniel Martins disse...

O Jonas é o melhor jogador do Benfica, a considerável distância dos outros. Ele está "noutro" campeonato. A saída dele do Valência é daquelas coisas que não se percebe, muito menos a custo zero. Técnica e inteligência em doses industriais, que mais se pode querer num jogador de futebol??

Marco Morais disse...

E do Covilhã do Chaló? o que achaste, Maldini?

Anónimo disse...

"Sei que não será uma opinião pacífica no seio da família benfiquista mas gosto desta contratação (se realmente se confirmar). Considero Bebé um jogador com um enorme potencial e daqueles que podem beneficiar muito dos ensinamentos de Jorge Jesus e da aprendizagem táctica que o catedrático consegue incutir nos seus jogadores. Possante fisicamente e com excelente capacidade técnica, Bebé tem tudo para se tornar jogador de topo e justificar o porquê de o United ter pago 9 milhões por ele quando era um perfeito desconhecido.

Não sei qual o espaço de manobra que terá dentro do plantel mas gostava de o ver como avançado e não encostado à ala. Veremos o que pensa Jorge Jesus."

Quem escreveu isto?!

Anónimo disse...

Só alguém muito cego pode dizer que o Salvio é zero.

Mas não me surpreende, depois de todos os elogios que aqui foram feitos no inicio da época à equipa colectivamente muito pobre do fcp. lol

João

Pedro Lucas disse...

Se o Artur tivesse um pique veloz, podia ser um bom concorrente do Bebé. Em termos de altura e técnica são iguais. O Bebé é absolutamente incapaz de fazer um primeiro toque orientado da bola e no momento do passe/cruzamento/remate é tipo slot machine, ninguém sabe o destino da bola. Sem brincadeiras... Bebé é um Beto mais rápido e com melhor imprensa.

Abraço

Paolo Maldini disse...

O Salvio está longissimo de ser zero. O seu rendimento para a estatistica é mt bom. O Bebé é que é zero, pq soma os defeitos todos do Salvio em posse e n traz nada. O Sálvio traz qq coisa (golos e assistencias) para compensar as perdas constantes e transições defensivas a q obriga a sua equipa.

Benfiquista Tripeiro disse...

Percebe-se muito de bola, aqui! Delicioso!

Gonçalo Matos disse...

O próprio Jesus considera que o Guedes está "1, 2 anos à frente da sua idade". Mas tem qualidades técnicas mto interessantes e mentalmente não pareceu ter qualquer problema em assumir o jogo. Acho que a par do Bernardo é o jogador mais talentoso que já vi sair da formação do Benfica.
Com o Jonas lá, tem um grande exemplo do que é ser um avançado top.
O Cristante é um bom exemplo da lentidão de processos do futebol em Itália.. Joga a 10 a hora..

Fábio disse...

Já tinha gostado muito dos 45 minutos do outro jogo, mas este veio confirmar tudo o que eu já pensava. Estava a ver o jogo e estava a comentar que não me lembrava de o Benfica ter um avançado assim há muito muito tempo, esqueci-me claramente do Saviola. Mas a ideia continua a ser válida.

O Tiago é mais fraco que qualquer dos extremos da equipa B(só não arrisco dos juniores porque não tenho visto os jogos esta epoca) Não entendo o porquê da sua contratação. Para jogar ele, prefiro o Guedes. Até o Candeias é melhor!

Já se notou alguma evolução do Cristante, nomeadamente em termos defensivos. Mas aquela velocidade de execução... só mesmo para o campeonato italiano.

O Cesár é rápido, forte e tecnicamente é melhor que muitos avançados. Falta-lhe aprender a jogar. Fiquei desiludido que depois deste meses de trabalho, tanto ele com o Lisandro continuam muito fracos. Mas já era de prever porque o Lisandro só tem feito asneiras e tem jogado, o outro só podia estar pior...

Gostei bastante do Pizzi tambem. Existe ali potencial, apesar de achar que acaba por ser curto para um meio campo de apenas dois homens. E como isso não vai mudar enquanto o Jesus andar pelo Benfica...

O Nelson Oliveiro é um Tiago, com a agravante de nem nunca ter marcado mais de 10 golos numa epoca como senior.

Só para terminar... O Derley não tem nível para o Benfica. A não ser que melhore muito (o que duvido)

Baresi disse...

Ah, só ontem é que vi a página que o Record dedicou a Bielsa...
Além de muitas situações até caricatas, tenho que destacar um "porMaior"

Bielsa diz (mais ou menos isto):

"Vi todos os 38 jogos do Marselha o ano passado, e o Morel (lateral-esquerdo, 1,74m) era aquele que tinha melhor jogo de cabeça. Então pu-lo a jogar a central (tem 30 anos)"

Marco Silva... quando se é bom, é bom em qualquer lado. Oriol Rosell a central... se calhar não saías a perder...

Baresi disse...

Atenção, Cristante apesar da propalada lentidão, decidiu bem a grande maioria das vezes, na linha daquilo que Jesus lhe pede.
E ainda faz um grande passe para o 2º golo.
Há que dar tempo ao moço.

Clarence Seedorf disse...

E o aves goleou os axadrezados!

Paranhose disse...

Muito boa análise, mais uma vez!

G. Guedes está sem dúvida bem à frente dos da sua idade, mas ainda falhou alguma decisões, o que é normal, tendo em conta os seus 17 anos e a estreia na equipa A.

Cristante tem qualidade, sem dúvida, mas falta-lhe aqueles 0,5seg. em que tem que ser mais rápido. Mas vê-se logo quem faz o passe que passa perto do adversário, mas não lhe dá hipótese, ou que vai tenso e quebra uma linha adversária.

A seu tempo, alguns dos mais jovens do SLB têm capacidade para chegar muito longe. É só manter a estabilidade.

Parece-me que este ano o campeonato vai ser entregue +/_ fácil ao Benfica, embora ainda falte muito tempo... sobretudo se não se borrar todo no Dragão, pode logo dar um grande golpe no FCP (apesar de a derrota na Taça não significar que jogar no Dragão seja fácil, claro).

Anónimo disse...

Só venho aqui dizer que odeio o Salvio porque já joguei a extremo e custa muitíssimo ver que um gajo que perde 90% das bolas que toca é intocável numa equipa que normalmente preza o bom futebol.

Bernardo Pinheiro disse...

Concordo Baresi, Cristante chegará lá... tem qualidade.

Jonas é craque. Gostei imenso de Pizzi e do Guedes. Derley como já disseram não tem nível para o Benfica.

Central precisa-se.

Castro disse...

Um pouco de anti benfiquismo fazia-lhe bem.

Alexandre silva disse...

Estava a ver o jogo e cada vez que via a movimentação do Jonas parecia que estava a ver o Saviola dos tempos do primeiro ano de JJ no GLORIOSO e que grandes alegrias me deu ,com um futebol fantástico e de goleadas,onde Cardozo marcava que se fartava.Com Jonas a 100% deve ser um espectaculo o ataque do GLORIOSO(Gaitan,Salvio,Lima e Jonas).Esperemos para ver.VIVA O BENFICA

Anónimo disse...

No final, aposta ganha de JJ com "todo" o plantel do SLB incluindo a formação.

E comentários sobre a subs de César?
Certamente que grande parte de vós viu o descontentamento de JJ ?
Tirar por risco iminente de lesão grave?
«Espírito de sacrifício» tem de se ter ficou visto.

Poborsky disse...

"Bebé é um Sálvio na gestão da bola e da posse." - esta frase é que é horrorosa. Comparar os dois é tão patético que nem merece mais comentários...
O Jonas, mesmo sem jogar a champions, é gajo para fazer 30 golos esta época em jogos oficiais. Basta imaginar o que será jogar com Gaitan, Talisca, Sálvio, Enzo, etc.
E claro que só se podia destacar dos seus companheiros do jogo de ontem. Mas também tem muitos mais anos que os seus colegas de ontem.

PS.- só um comentário sobre o clássico de ontem: se o Jesus não for campeão este ano bem pode se despedir, pois nunca como este ano a superioridade do SLB perante scp e fcp foi tão gritante. A diferença entre o SLB e o resto é tão grande que não ser campeão este ano é algo de imperdoável.

JD disse...

Jonas parece ser um Nuno Gomes c mais golo. Se assim for...

Mentalisca disse...

AAlmeida "fraco como sempre", mas mesmo assim um pouco melhor do q o Alex coiso...

César e Lisandro tb um pouco melhores, menos nabys, do q os Marcanos, Martins, Maicons e Maurícios desta vida...

O "Allan Jonas" conseguiu, sozinho, q o Covilhã tivesse apenas uma oportunidade de golo clara em 90 minutos...

Pedro disse...

Fui eu que disse isso e mantenho. Algum problema?
:)

daniel duarte disse...

Dizer isso é patético... Manter a opinião é... Ridiculo

Gonçalo Matos disse...

Poborsky,

Por acaso concordo totalmente com a comparação entre Bébé e Sálvio, visto que são jogadores formatados para partir pra cima da defesa em acção individual, independentemente do contexto.

E discordo quando dizes que o Benfica este ano está mto mais superior que antigamente. O Benfica perdeu bastante qualidade individual e o sporting ganhou bastante qualidade individual mas tb tem um modelo de jogo bem melhor que no ano passado.

Baresi disse...

Despedir? É Jesus que faz com que este Benfica seja muito melhor que os adversários.
Não perceber isso é que é algo de imperdoável.

Pedro disse...

Ui..que bruto.
LOL

Benfiquista Tripeiro disse...

Deixem o Jesus em paz que há mais de 30 anos que não tínhamos ninguém melhor. Não conseguem ver isso, têm memória curta, mas eu não tenho.

Se ele não tivesse aqueles defeitos todos não estava no Benfica, já estava em Inglaterra há muito tempo. Deixem estar os defeitos, as virtudes compensam.

Anónimo disse...

Então não compensam...
Basta ver o risco que correu mudando imenso! Mas curiosamente nenhuma crítica neste blog a tal desiderato. Espantoso não?
Depois Ola John jogou no limite e lesionou-se ( Jorge Jesus sabia das limitações como reconheceu )
E a atitude para com César?
Também neste blog nem um reparo sequer a um jogador pedir a substituição e levar com Gritos...
E é isto Jesus...mas neste blog que é elevado ao céu...
Já agora a tal Rotatividade tão criticada do Lopetegui, acham mesmo que foi a causa principal ou é um sistema de jogo que está a ser implementado, mas sem jogadores para tal?
Na segunda parte com muitos jogadores com possibilidade de romper ou até rematar, porquê lateralizar? Porquê sair a jogar até da defesa?
E os erros são causados por esta filosofia...
Oliver contra o Shaktar; Brahimi Braga; Sporting na taça Casemiro....
Depois o Scp fez como o Braga e outras equipas quando defrontam este Fcp...
Pressionam em cima e com tanta circulação de bola os erros sucedem-se...
Qual a vossa opinião?
Depois apesar disto tudo, olhando estatísticas o Fcp teve bastante mais ataques e Patrício bem mais chamado a intervir! Mas aqui acho que será mais o calcanhar de Aquiles do Scp o sector defensivo..

Paulo Malheiro

Benfiquista Tripeiro disse...

Em relação à situação com o César, pelo que o Jesus disse na conferência de imprensa, não houve problema nenhum. O Benfica tinha indicado outro jogador para ser substituído, mas devido à lesão do César, teve de se alterar a substituição. Se é verdade ou não, não sei.

Anónimo disse...

Acredita no quiseres, mas depois o episódio com o Shéu e do Luisão...
Basta ver as imagens para perceber que Jesus fez das suas..
E depois limpou a boca a um guardanapo muito sujo...
"O que se passou ontem que, a meu ver, é vergonhoso (mais uma vez....) é que o desgraçado do César agarrado à coxa (a pedir a substituição) e ainda se sentou 3 ou 4 vezes, e o Jesus aos berros a manda-lo levantar-se e a recusar-se a substitui-lo mesmo com o jogador a pedir a substituição! "
Não sejamos tapadinhos..Jesus é também isto...
Também vi Quaresma a tirar as caneleiras no chão frustrado por não entrar...

Paulo Malheiro

Pedro disse...

Penso que ele estará a falar da situação do César estar no chão e JJ o mandar levantar.

Gonçalo Matos disse...

Paulo Malheiro,

Com os jogadores que o Porto tem, acho que o mais sentido é mesmo tentar ter a bola o mais tempo possível. Têm jogadores fortíssimos tecnicamente. Agora, o modelo do Lopetegui não parece beneficiar mto as qualidades dos seus jogadores. Um outro blog, o Tactical Porto, fez uma análise mto boa do modelo de jogo do Lopetegui.

Anónimo disse...

Há malta que ainda não percebeu que aqui neste blog fala-se de futebol e só futebol jogado dentro do campo, o que o JJ faz a festejar ou a mandar vir com um jogador interessa zero aqui no que é importante.

Anónimo disse...

Um treinador a gritar com um jogador para se levantar, quando este pede a substituição não faz parte do jogo...
O que eu acho é que há gente que não joga é com o baralho todo!
Um treinador aposta constantemente na rotatividade é alvo de criticas...
Um treinador muda ainda mais e nem uma única referência a essa brilhante estratégia...
E quer este Blog ser levado a sério...
Nem uma análise do jogo de Jesus em Leverkussen ou contra o Zenit...pudera o catedrático caía do pedestal em que aqui o colocam


Ah mas espera isso não tem a ver com o jogo


Paulo Malheiro

Benfiquista Tripeiro disse...

"O que se passou ontem que, a meu ver, é vergonhoso (mais uma vez....) é que o desgraçado do César agarrado à coxa (a pedir a substituição) e ainda se sentou 3 ou 4 vezes, e o Jesus aos berros a manda-lo levantar-se e a recusar-se a substitui-lo mesmo com o jogador a pedir a substituição! "


Só para terminar este assunto, se foi isso que se passou, dou-te razão. Vi o jogo num restaurante, por isso nunca dá para estar 100% concentrado. Mais tarde ouvi a conferência de imprensa e a coisa pareceu fazer sentido, daí os meus comentários.

Baresi disse...

Gonçalo

O FCP tem jogadores fortíssimos tecnicamente, mas depois tem 2 centrais que com a bola nos pés tremem são do piorzinho que eles lá tiveram nos últimos tempos...
E sem base não se pode construir uma casa. Uma equipa constrói se por trás, e aquela zona defensiva central + Casemiro é pavorosa

Gonçalo Matos disse...

Baresi,

São limitados, mas não me parece que haja grande alternativa. Não tem sentido bater na frente sem critério e não me parece que o Porto possa jogar em transição, nunca lhes vão dar espaço ca em portugal. Tb não gosto do Casemiro, mas o Ruben traz qualidade na saida de bola e com os laterais que o Porto tem, até pode sair por eles.

R.B. NorTør disse...

Não percebo a embirrice do Paulo com ninguém do blog dizer nada sobre o Jesus trocar a equipa toda. Sim, trocou as peças mas as ordens eram as mesmas. Até um leigo percebe que a forma de jogar do Benfica era a mesma, só a qualidade dos executantes não o era. E aí houve uma análise. Foi analisado o que Bebé (não) é capaz de fazer, que César e Lisandro estão longe de ser dupla, que Nélson Oliveira ainda tem muito para estudar, que o André Almeida se nivela pela qualidade dos companheiros e que Jonas é de um campeonato diferente de todos os outros 21 jogadores que partilhavam o relvado com ele.

Já agora Maldini, pelo que se tem visto, entre César, Lisandro e Jardel, qual o melhor parceiro para o Luisão? E com a ascendência do Jonas, poderá o Talisca estar numa recuar para colmatar a saída do Enzo, ou é mesmo para continuar com o Pizzi?

Baresi disse...

Gonçalo

Aí está uma coisa que me faz confusão, se desde o início Lopetegui tinha esta ideia de jogo para o FCP, será que ele não sabia que Maicon nao servia para isto?
Que Indi não vai dar mais que aquilo, e que é fraquíssimo na saída com bola?
Por 8 ou 9M€, de certeza que se arranjava um central que soubesse ter a bola nos pés...
Ricardo Carvalho assentava ali como uma luva, e resolvia metade do problema..
Agora assim, estou a ver muitas vezes os centrais a baterem bola no Jackson e os médios ganharem a segunda bola.
Eu jogava com Aboubakar e Jackson, com Brahimi e Tello nas alas.
Podia ser que a coisa melhorasse ofensivamente, porque defensivamente o problema é estrutural e até abrir o mercado não há solução para isso.

Anónimo disse...

Estão a esquecer-se dum PORMAIOR... Rolando... Lopetegui contava com ele e penso também que o FCP...
Mas analisando mais a fundo, os centrais não sabendo sair a jogar... Penso que Indi não será mau de todo, mas adiante...
Insistir em sair a jogar com os centrais, é um erro...
Mas mais do que isso, é um modelo de jogo desadaptado do perfil de jogadores do plantel, que vai dar RAIA...
Herrera não é um médio que tenha critério em posse...
Centrais com pouca capacidade de posse...
Mas que sei eu...
Quanto ao facto de mencionar as trocas todas de Jorge Jesus, é óbvio que a filosofia era a mesa, mas para um treinador tão experimentado fazer tantas alterações podia ter dado mau resultado...
É que defensivamente o Benfica está bem mais fraco... Redes e zona central...
E no meio campo, não percebo a insistência em querer fazer de jogadores como Samaras e Cristante aquilo que não são ( Matics e Fejsas)

Paulo Malheiro

Anónimo disse...

Baresi, mas ofensivamente o FCP tem produzido... não tem sido é eficaz...
Mesmo contra o SCP criou bem mais chances que o seu rival...
O calcanhar de Aquiles é a defesa e um meio campo que não se impõe...
A falta de jogo interior, mesmo quando o podem aproveitar é sintomático...
A lateralização em vez de romper quando chegam à grande área... é ideia de jogo...
Os jogadores fazem aquilo que lhe pedem...
Para mim Lopetegui está a querer uma ideia de jogo sem artistas para tal...
Rolando poderá explicar alguma coisa ?

Marco Borges

Gonçalo Matos disse...

Baresi,

Então e jogavas com quem no meio? Oliver e Ruben a disputar 2as bolas? A escolha destes centrais já foi mto debatida por aqui... Se eles têm dificuldade em fazer um passe de 10m vais pedir que façam um de 50? Ou é bater na menina até mais não? É que se for isso, então é melhor chamarem um treinador dos anos 80.. Assim acabas por abrir ainda mais espaços entre sectores e criar ainda mais caos.