sábado, 8 de novembro de 2014

A avaliação dos treinadores condicionada à avaliação dos jogadores da própria equipa. E o domínio do FC Porto antes da chegada de Jesus ao SL Benfica.

Há não muito abordámos aqui algumas considerações sobre a avaliação que se devem fazer aos treinadores. 

"não só um total desconhecimento do que é o trabalho do treinador, como surgem maioritariamente associados a uma incapacidade gritante para perceber a qualidade dos jogadores. Normalmente os “seus” jogadores são todos craques e melhores que os do adversário. Logo, a incompetência será sempre do treinador."


Hoje enquanto lia alguns comentários sobre o Liverpool recordei-me do post. 

Markovic não esteve nos dezoito convocados por Rodgers. O sérvio que era top 5 da liga portuguesa e que garantidamente almejará o topo do futebol europeu a seu devido tempo (é demasiado novo, ainda) raramente cabe nas opções do 7º da Liga Inglesa.

Será este facto uma espécie de "abre olhos" para os mais incautos? Nem pensar!

Os comentários prosseguiam na toada normal. "Olha-se para o plantel do Liverpool e poucos teriam lugar no Benfica". "Rodgers está a embirrar. É Markovic e mais 10". "Nélson Oliveira é melhor que Balotelli".

É natural que quando a capacidade de avaliação dos jogadores dos seus clubes seja tão distorcida da realidade, que se espere vencer a Liga dos Campeões e ser-se campeão é apenas normalzito. O problema é que se olha para o onze do Liverpool, actual 7º da Liga Inglesa, e não mais de um, dois jogadores do SL Benfica, e se quiser ser bastante optimista, teriam capacidade para lutar por um lugar.

No post anterior foi-me dirigida uma pergunta interessante, à qual posso responder com conhecimento de causa:


"A que se deve o domínio do FCP ao nível de títulos no futebol português, e mesmo várias vitórias de nível europeu? Como é que saíam constantemente treinadores e jogadores, e se mantinha a toada de vitórias? Inovações tácticas? Grande capacidade de scouting e avaliação de novos jogodores? Imensa competência dos dirigentes, ou suprema incapacidade dos adversários, eventualmente até à chegada do JJ ao SLB?"

A resposta é fácil. Assim como o Sporting durante muitos anos levou avanço na formação, porque a organização que estava por trás era mais competente que a dos rivais (capacidade de prospecção nacional), o FC Porto dominou durante bastante tempo no futebol profissional, não por inovações tácticas mas por melhor organização no que ao futebol diz respeito. Há muitos anos que o futebol do FC Porto é gerido por gente capaz, competente, conhecedora. Gente de grande qualidade no scouting e avaliação. Tudo passa por grau de acerto nas escolhas que se fazem. Enquanto que o futebol do SL Benfica até há alguns anos atrás era gerido por gente que de futebol sabe e percebe zero. Uma estrutura era profissional, composta por profissionais. A outra estrutura era composta por tipos que eram meros adeptos, sem formação na área. Tipos que pensam que percebem de futebol, mas que são meros adeptos, iguais a tantos outros. Tipos ao nível de outros capazes de dizer que do plantel do Liverpool quase ninguém entraria no do SL Benfica. A principal causa do fosso foi sobretudo essa. Eram tipos com os conhecimentos de futebol dos mesmos que dizem que Oliveira é superior a Balotelli, a gerirem o futebol do Benfica. E com conhecimento de causa, posso agora afirmar que quer na formação, quer no futebol profissional, o SL Benfica organizou-se e igualou o que de melhor se faz por cá. Juntando a competência do seu treinador, e o fosso para o FC Porto é presentemente apenas ao nível do que um e outro podem gastar. 

23 comentários:

DC disse...

Só um pormenor: para mim todos os futebolistas do mundo são superiores ao Balotelli. Apenas porque o Balotelli não anda em campo a jogar futebol, anda no mundo dele a pensar noutras coisas. Jogador mais idiota de sempre, para mim. :)

Rodrigo disse...

Não acredito que tenham dito mesmo essas coisas do Balottelli e dos jogadores do Benfica serem todos melhores que os do Liverpool. É demasido parvo lol

Pé do José disse...

loooooooool que tipo de humor é este? loooooooool

só no banco estava o joe allen, o lallana e o lucas! Qualquer um deles era o melhor jogador do benfica

loooooooool

para não falar dos anos luz a que qualquer lampião está dum Sterling, dum Gerrard, dum Coutinho, dum Henderson... caburros

Maddox disse...

fodasse quando se pensava que não podiam ser mais burros, os lampiões espantam sempre um gajo... o Benfica tem melhor equipa que o Liverpool? Fodasse! E que o Real? é ela por ela? LOL

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

Do que tenho visto do Liverpool não há razões para Markovic não jogar. Problemas extra futebol ou teimosia pura de Rodgers?

PS: Se não o quiserem que o devolvam!!! :)

Fenómeno disse...

Maldini, podes dizer quem foi o principal responsável pelo Benfica conseguir estsr no melhor que se faz em Portugal quer no futebol profissional, quer na formação?

Fenómeno disse...

Maldini, podes/sabes dizer quem é o responsável pelo Benfica estar no melhor que se faz em Portugal quer na formação, que no futebol profissional?

Paolo Maldini disse...

sei fenomeno. mas, este blog é só sobre futebol, sem politiquices, portanto n digo.

LGS disse...

Acho que foi no post anterior que alguém mencionou um equipamento novo que está a ser construído no seixal (360S será?).

Maldini, sabes o que é? Se sim, É mais para a formação ou os seniores? Que opinião tens acerca daquilo?

Paolo Maldini disse...

é aquela cena q ha uns tempos apareceram videos do dortmund!

LGS disse...

ahh ok. Que opinião tens acerca disso?

B Cool disse...

Lambert, Henderson, Borini são melhores que Markovic exactamente em que aspectos? Com o pouco que sei de futebol, para mim só se for no aspecto físico, porque quer técnica quer tacticamente são muito mais limitados. O Lambert então é o típico avançado inglês, muita luta e entrega, mas discernimento zero e é frequentemente opção como alternativa ao Balotelli

Joao Rodrigues disse...

Muito Interessante

http://deportes.elpais.com/deportes/2014/11/07/actualidad/1415385674_985045.html

Dennis Bergkamp disse...

É a cena do Dortmund, mas em bom. E com muitas mais possibilidades para "brincar"

Roberto Baggio disse...

Bcool, opinião : Lambert não é nada disso. É muito pouco inglês na forma de jogar.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Epá... Concordo com o Pedro! :-)

E também concordo com o texto. Mas acho que o Markovic podia ser titular ou muito perto disso. No entanto, do pouco que o vi fazer no Liverpool (acho que vi o jogo na única vez que foi titular no campeonato e uma ou outra coisa), devo reconhecer que não foi o melhor Markovic.

Falta de ritmo? Está a sentir dificuldades? Questões físicas?

O Liverpool até tem uma equipa interessante, mas acho que falta qualidade indiscutível em todos os sectores. Apesar dos outros grandes jogadores, precisam de mais um central, um médio e um avançado de grande nível - Skrtel, Lovren, Allen, Henderson, Lucas, Borini, Toure, Sakho são caríssimos e são relativamente fracos.

Depois, têm momentos do jogo com ideias muito boas mas uma organização defensiva terrível. O Rodgers precisa ter atenção a isto.

Rafael Antunes disse...

Não tão a propósito, mas interessante!!!!

http://deportes.elpais.com/deportes/2014/11/07/actualidad/1415385674_985045.html

francisco disse...

As palavras "sifflet doré" e "doping" dizem-vos alguma coisa?

Não será melhor criticar um treinador q vocês têm sobrevalorizado (Brendan Rodgers) por não utilizar um jogador como o Markovic q está a léguas de distância de muitos dos perna-de-pau q têm jogado?

O Benfica só tem jogadores fraquinhos... o Evandro e o Ghilas é q são bons...

miguel.ca disse...

O Evandro e o Ghilas se calhar não mas o Brahimi e o Jackson tiravam o lugar a qualquer um no SLB.

hertz disse...

Maldini, achas que a estrutura do Benfica tem capacidade pra escolher um digno sucessor do JJ (quando ele sair)?

Rui Pedro disse...

Muito obrigado pela resposta à minha questão, e mais obrigado ainda por uma resposta sem qualquer tipo de histerismo clubístico.

Um acrescento: há uma teoria interessante segundo a qual não só o FCP tem gente mais capaz e profissional, como aprendeu a recompensar os seus jogadores pagando salários mais altos que os rivais. Os jogadores do FCP querem jogar mais simplesmente porque ganham mais (está-se apenas a falar da vontade do jogador, não do trabalho que foi feito para levar esse jogador até ao clube, não da organização que o treinador passa, etc.)

Pode a motivação de um jogador profissional, sabendo-se que é uma profissão de desgaste rápido e vida curta, estar assim tão dependente do saldo bancário?

Paolo Maldini disse...

Rui, óbvio. E o Benfica também começou a fazer isso nos últimos 4,5 anos. Os adeptos criticam, dizem que os jogadores são mercenários, e criticam as constantes renovações de contratos. Mas, quem sabem eles...?