quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Brahimi e Nani de nível mundial

Não são os sete golos que sozinhos já levam na Liga dos Campeões, tão pouco as assistências que saem a cada jogo, sempre fruto dos verdadeiros quebra cabeças que são para qualquer defesa quando têm a bola. É o critério de cada acção! São o tipo de extremos que fazem perceber que se pode ter um estilo vistoso, ofensivo e irreverente, mesmo sabendo decidir e jogar futebol.

Maravilhoso Nani no golo de Jefferson. O que fomos referindo desde o primeiro momento. Um critério, uma inteligência e qualidade técnica fora do vulgar. A confiança e irreverência de chamar a si o mundo para depois soltar em quem está mais dentro, mais bem posicionado, de frente para a linha defensiva. Mas, antes de o fazer chamou a si dois alemães.

Brahimi, num estilo que procura e almeja desequilibrios atrás de desequilibrios, mas sempre com a noção de quando soltar a bola ou procurar outros colegas. Magnifica a jogada do primeiro golo do jogo. Ele que vai somando golos e jogadas assombrosas. Sem que para tal sujeite a sua equipa a perdas que prejudiquem o controlo da partida, e tornem o jogo numa sucessão de contra-ataques.

Os melhores extremos do nosso campeonato a provarem na prova milionária que estão a anos luz da Liga portuguesa. É um regalo poder apreciar de perto tanta qualidade. Não se habitue mal, porém. Não estão para ficar.

P.S. - Um desafio a quem tiver tempo. Escolher qualquer jogo da Liga dos Campeões do Sporting, FC Porto e SL Benfica, e montar um video com todas as acções na partida de Nani, Brahimi, Salvio e Gaitán. Enviar para o mail que partilharemos.

28 comentários:

Pedro disse...

Nani ontem já esteve perto dos elogios que lhe dás. Duas ou três acções muito boas. Na retina ficou-me aquele passe na primeira parte que depois o João Mário (acho) falhou na cara do golo.

PS: Estou muito curioso para ler sobre a mais valia individual do sporting perante o Shalke e, obviamente, o maior orçamento dos verdes nacionais perante os azuis alemães.

Paolo Maldini disse...

2 ou 3 lol

q quer isso dizer da mais valia individual? o Benfica n ganhou nesta 3a f a uma equipa cujo meio campo junto custou o plantel todo do slb? segundo o comentador da tvi até os q entraram a substituir custaram 6 e 7 Milhoes ao Monaco.

Da mm forma q o Guimaraes ganhou a uma equipa com melhores individualidades. O que significa isso? é futebol... todos podem ganhar a todos, Pedro...

Pedro disse...

Pois...o problema é que por aqui usa-se muito esses argumentos para justificar certas derrotas. Eu como bem sabes acho que "todos podem ganhar a todos".
:)



Roberto Baggio disse...

Oh Maldini, tens de explicar que todos podem ganhar a todos, mas que quando o Guimarães perde com o Sporting, é normal. É essa a parte difícil de entender. Ah espera, se for o Benfica não pode ser normal, porque o Benfica é o maior.

DC disse...

Maldini vê lá se partilhas pouco isto, fala mais do Bebé ou do Salvio que o Brahimi não é para sair :D

Como é possível ninguém ter visto isto na liga espanhola além do Porto?

Ricardinho disse...

Não consigo fazer o video mas gostava de o ver

Paolo Maldini disse...

faz mta confusão mm, DC...

Johnny McCaco disse...

Na primeira parte há um lance semelhante em que o nani temporiza, chama adversários e mete na cabeça do mané que falha de frente para o golo. Aposto que a maioria dos adeptos exigia que se despachasse, cruzasse logo, fintasse, etc. Espetáculo ambos os jogadores!

bio disse...

Oi Maldini,
É impressão minha ou o Slimani já faz uns apoios frontais com alguma qualidade?
Fico com a impressão que está a melhorar na interacção com o resto da rapaziada, Parece-me menos ilha e mais península...

Não é o Montero, claro, mas tenho visto melhorias...

O que achas?

bio disse...

Ah, e meter Salvio no meio dos outros 3 só parece mal... Não é preciso fazer vídeos ;)

Bobe disse...

Essas ações do Gaitan são demérito do próprio ou do seu treinador ou de ambos?

Pedro disse...

"porque o Benfica é o maior."

Mas há dúvidas?!?!?!?!
:)

Roberto Baggio disse...

É por isso que só te respondo a ti nas caixas de comentários, Pedro. Porque também tu és o maior! !!!!!

Schmeichel disse...

Bio, ia mesmo deixar aqui essa pergunta. O Slimani continua a ser um cepo, mas já faz umas avarias que eu nunca vi no tempo do Jardim, já faz umas tabelas, não se limita a correr para a frente e esperar que a bola lhe apareça no espaço ou a posicionar-se para cabecear. Desde o jogo em Penafiel que tenho notado isso.

A jogada do segundo golo do Sporting ontem foi soberba. Quase 2 minutos a trocar a bola entre praticamente todos os jogadores - bola num flanco, está fechado volta atrás e circula (o William esteve extraordinário nestas variações) - até haver uma situação de um para um na lateral e o resto é o que sabemos.

Gonçalo Matos disse...

Maldini, qual te agrada mais destes dois? Nao consigo escolher nenhum, mas admito que a agressividade do Brahimi com bola me impressiona pra caraças, nao conheço mtos jogadores com essa capacidade

Nelito disse...

Uma questão:
- Não comparando inteligência, porque o o jogador do FCP sabe o que faz, mas Brahimi não terá escapado aos radares de clubes mais poderosos, pela mesma razão que o Salvio parece muito melhor que é? O nível de dificuldade aumenta muito em Espanha?

Ou terá sido falta de alguém que acompanhasse a tomada de decisão do argelino?

Paolo Maldini disse...

bobe, já tenho alguns anos de trab c séniores, e da minha experiência acho que um treindor consegue mudar 5, 10, 15 máximo uns 20 por cento das decisões dos jogadores, e uns 60, 70, 80 ou 90 de posicionamento.

é em função disso que atribuo responsabilidades a treinadores / jogadores

Paolo Maldini disse...

Gonçalo, ao nível a que o Nani está, e nem eu qd disse logo q era o melhor em Portugal ainda antes de se estrear, esperava um nível sequer perto disto, em Portugal só me lembro do Deco.

Mas é normal... 28 anos, topo de carreira de um jogador de Man Utd em Portugal...

Paolo Maldini disse...

Nelito, não sei. Eu nc o tinha visto jogar. é por isso q tb este é o meu 1o texto sobre ele...

ricnog disse...

Nani é fabuloso!!!! Não sei como veio parar ao Sproting....!!!

Brahimi não o conhecia, mas pelo que parece, também é assombroso!!!!

Em dezembro deviam ir para outro campeonato...!

O pessoal fala muito do Porto este ano, mas com um pouco de jeito, em vendas:
Danilo - 20 000
Alex Sandro - 20 000
Brahimi - 40 000
Jackson - 40 000

estes são o minimo!!!o Benfica se vender é um Enzo ou Gaitan, o Sporting um Nani e william....

PicaretaLeonina disse...

Em relação ao Sporting, deixo aqui a jogada do 3º golo:

http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/11/a-jogada-do-3-golo.html

Muito, muito bom.

João disse...

Maldini, parece que o sistema não guardou o meu comentário de tarde. Não sou muito editor de videos, mas consigo fazer os cortes e essas coisas (acho eu :p).

Já saquei o jogo do Benfica, estou a sacar às partes os restantes, mas ninguém sabe um sitio bom para sacar para além do Roja Directa? Pressuponho que torrents destes jogos sejam ineficazes.

GV disse...

Os 2 melhores da liga, até ver!
Mto acima da média, mesmo.
Enzo, Gaitan e Jackson compõem o resto da 2a metade do terreno.

Lá para trás é q tenho mtas dúvidas... Tlvz os laterais do Porto, Luisão "de muletas" ainda tem lugar neste onze e depois não sei bem se há 2o central e guarda redes de nível e se é o WCarvalho o 6 desta "seleção de outono do campeonato dos pobres mas dignos"...

Cumps

DC disse...

Claro que o youtube não é o melhor "conselheiro" mas se virem os vídeos dele no Granada percebe-se que ele era assim. Driblava fácil quem queria sempre com a tal intencionalidade e objectividade.
Aliás, mal ele veio para o Porto eu comentei isso com o Zizou, salvo erro no blog, diznedo que me parecia que ele driblava sempre com sentido e que procurava sempre o apoio e a tabela.
Portanto, não acho que seja uma questão do grau de dificuldade.

LMGM disse...

Talvez Brahimi esteja cá porque o Porto foi o único que aceitou fazer o negócio nos moldes pretendidos por quem detém o passe do jogador... Vamos ver o que acontece quando for da venda.

Gito Bastos disse...

Brahimi fugiu aos radares de muitos clubes pelo mesmo motivo que Nolito continua no Celta e, por exemplo, Navas e Milner continuam a jogar no City... Competência em quem tem poder de decisão ... é esse o problema, parece-me

Paolo Maldini disse...

joão, só conheço o roja

gito, claro...

Gito Bastos disse...

João
http://livefootballvideo.com/fullmatch