domingo, 9 de novembro de 2014

Construção. O lado invisível do melhor jogador da Liga.

Muito superior a todos porque finaliza melhor, cria mais e... sendo um extremo, é decisivo até no processo de construção.

O momento em que Nani pega na bola. Oito pacences atrás da linha da bola.


Vai ultrapassar sem qualquer dificuldade o adversário directo, fixa os dois médios centro e joga em Montero, que recebe no corredor central e sem pressão, podendo virar!

Depois de soltar, apenas 4 atrás da linha da bola e bola bem no corredor central, com o portador enquadrado com a baliza. 


Não é pelos dribles, remates e macacadas. É pelo que desconheces que Nani é estratosférico na Liga Portuguesa. De cada vez que toca na bola, cria situações muito mais vantajosas para a sua equipa. Ao nível a que se vem apresentando, em Portugal, só Deco.

Onde estaria o Sporting de Marco Silva sem Nani, é algo que fica para discutir na caixa de comentários. Uma certeza porém, que serve também para Paulo Fonseca e Rui Vitória. É sempre mais fácil ter sucesso em modelos de 442, linhas próximas e baixas e saídas em transição, do que quando é pedido / exigido que se assumam jogos em organização. 

30 comentários:

hertz disse...

O que anda o Nani a fazer no nosso campeonato?
O Man United é o pior clube no que toca a transferências. Ridiculos

Em relação ao Paulo Fonseca, já fiz esta pergunta anteriormente mas acho que não chegaram a responder: o que falhou no Porto? Ter de assumir o jogo em organização?

Paolo Maldini disse...

um pouco disso talvez, e um pouco de mais coisas. o homem apanhou uma de(pressão). Não agarrou a oportunidade, mas não deixa de ser um bom treinador.

Jay Montero disse...


Obrigado Maldini por continuares a abrir os olhos às almas penadas que assombram a vossa caixa de comentários!

O Marco Silva tem muitas virtudes, mas quem se dá ao luxo de deixar a classe de Montero no banco e a de André Martins na bancada para continuamente jogar Adrien e Slimani não merece mais.

E o menino Mané a mostrar a Carrillo que a motivação nos jogos pequenos é muito bonita :)

E já agora duas perguntas, se me puderes responder sff:

1) como solucionar aquele ridículo duplo pivô que o MS anda a montar com Adrien-William que tem sido a fonte de todos os males, juntamente com a péssima defesa mista (pq Maurício só HxH mesmo)/à zona do quarteto defensivo?

e
2) que se passa com William? É "só" culpa do modelo de jogo ou também é culpa do jogador?

Abraço!

a pessoa disse...

Também estou a achar o Nani fantástico e nesse lance o apoio frontal entre linhas e o virar/enquadrar do Montero também são óptimos, como o remate, claro.

No entanto, o Nani teve espaço para tudo... Não houver em nenhum momento contenção agressiva e cobertura próxima.

Não que lhe retire mérito, mas o Paços devia estar avisado para isso mesmo...

Jay Montero disse...


Ó Maldini e já agora mais uma:

Há salvação para o Cedric? :P

El_Mago disse...

Empatamos os jogos do Inicio de epoca muito graças ao André Martins e ainda vem aqui dizer o porque de ele estar na bancada? Ridiculo!

Gonçalo Matos disse...

Cheira-me que ha pressões extra equipa técnica na escolha dos jogadores que jogam. Nao te parece? Ha coisas neste Sporting que nao fazem mto sentido, tipo adrien incontestável, slimani indiscutível.. Miguel Lopes em detrimento do esgaio...

josé carlos disse...

Maldini não concordo na apreciação ao Paulo Fonseca. Por dois motivos: na primeira época no Paços, o que o levou para o Porto foi a forma como o Paços jogava, sobretudo muito fortes em organização ofensiva. Neste jogo, é normal ter baixado linhas, mas já vi jogos do Paços esta época, sempre em 4x4x2 clássico, com grande qualidade em organização ofensiva. Extremos dentro, laterais fora, a bola vai fora com o intuito de vir dentro, avançados em constantes apoios frontais, muito capazes na primeira fase de construção. Que o homem é bom treinador, não tenho a menor dúvida.

Jay Montero disse...

Gonçalo Matos,

Concordo plenamente. Juntaria a esses a opção consensual (todos os jogos) de entrar Capel, as brincadeiras no centro da defesa (já se viu que nenhum serve, opá vá-se buscar à B ou Rosell adaptado, porra até o William é melhor na posição)... Não percebo algumas opções do Marco Silva.

E acho que é capaz de pagar porque tem o NANI e o Leonardo Jardim não tinha e o pessoal já se esqueceu que o Leonardo Jardim fez 67 pontos SEM SABER LER NEM ESCREVER, que o que o Sporting jogou na 2ª volta fazia corar o menino Jesus, de tão rudimentar que era aquele jogo, olha parecia o Paços de Ferreira que jogou hoje em Alvalade, com a agravante que tinha o Capel a titular.

Jay Montero disse...


Ó El_Mago,

Ai os empates foram culpa do André Martins? Muito me conta.

Conhece o VM? Deve lá arranjar alguém que concorde consigo, cá tenho dúvidas...

Gonçalo Matos disse...

Jay,

O problema começou logo na apresentação do Marco, com a ambição totalmente desmedida de lutar pelo titulo. Há-que ser realista e perceber-se qual o papel do clube, dos jogadores, dos treinadores, dos dirigentes.
todos têm que ter espaço para trabalhar, errar e se possivel evoluir o que já está feito. E ou muito me engano ou o Marco tem pouquíssimo espaço de manobra.

Aza Delta disse...

O problema no Paulo Fonseca é que para o público geral o Jesus e o Vitor Pereira não prestam. Ou seja, se um treinador que vem a seguir ao Vitor Pereira faz pior (que n é crime nenhum) passa por incompetente.

jorge gaspar disse...

É sempre mais fácil ter sucesso, quando ter sucesso significa ficar em 4º ou quinto lugar, ou seja, significa ficar á frente de treinadores horríveis. É sempre mais fácil ter sucesso quando perder pontos de vez em quando não faz moça nenhuma.

O Marco, o Paulo e o Rui são bons treinadores mas não conseguem competir com o Jesus, seja no vitória, no paços no Sporting ou no Porto. Mesmo com uma equipa 100 vez melhor o Lope está-se a ver á nora para competir com o Jesus. Talvez com a equipa que o Porto tem este ano esses treinadores portugueses que referi fossem campeões.

Mario Graca disse...

"... Onde estaria o Sporting de Marco Silva sem Nani, é algo que fica para discutir... [...] Uma certeza porém, que serve também para Paulo Fonseca e Rui Vitória. É sempre mais fácil ter sucesso em modelos de 442, linhas próximas e baixas e saídas em transição, do que quando é pedido/exigido que se assumam jogos em organização."
(Paolo Maldini, in Lateral Esquerdo)


"Manda o bom senso concluir, que quando amantes do futebol como RCF e PM, têm a coragem de afirmar que o 4x4x2 que Marco Silva "decidiu" ao intervalo do Sporting-Paços de Ferreira, fez o Sporting "crescer imenso" e que com tal modelo, "com linhas mais próximas e baixas e saídas em transição, é sempre mais fácil ter sucesso", saberão do que estão a falar."

Maldini, vi isto no "Leoninamente"...pelo que julgo entender deste teu post, tu referes-te à diferença que é treinar equipas pequenas e depois passar para um grande, onde tem quase sempre q assumir o jogo, e não à alteração táctica que o Marco Silva fez no intervalo deste jogo, certo?
Digo eu, que não percebo nada disto.
Abraço

LGS disse...

Maldini e Baggio,

Chegámos à 10ª jornada, vão fazer o habitual ponto de situação, avaliação aos candidatos ao título e "prognóstico" acerca do campeão?



Abraço


PS: De vez em quando ponho-me a imaginar o meio campo e ataque do Benfica com Brahim à esquerda, Gaitan no meio atrás de Jonas, e o Nani em vez da locomotiva, expresso picareta, Salvio... Era coisa para rivalizar com a qualidade de jogo do primeiro ano do JJ.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Percebe-se que o Paços é uma equipa bem trabalhada, o que eles fazem sobretudo com bola não pode ser milagre. Porque milagres não existem (a não ser quando o Slimani acerta um passe).

Pedro disse...

Começo a desconfiar ó Maldini...mas estás à vontade porque não faço discriminações.
:)

Tiago disse...

Seria possível fazerem uma análise comparativa entre o posicionamento do William na época passada e nesta?
Fica-me a ideia que o ano passado o Sporting era muito mais seguro a defender porque o William ficava sempre mais atrás quando o Sporting atacava. Agora parece-me a mim que participa bastante mais na manobra ofensiva, mas ficando sempre desposicionado e sem condições de travar os contra-ataques.
É que não me parece que os problemas defensivos do Sporting venham só da qualidade dos 4 jogadores de trás (até porque tenho dúvidas que o Sarr seja pior que o Rojo), mas da quantidade anormal de vezes que ficam expostos e que precisam de intervir activamente.

Mike Portugal disse...

"...mas da quantidade anormal de vezes que ficam expostos e que precisam de intervir activamente."


Aproveitando o final do comentário do leitor Tiago (com o qual concordo), queria que vocês comentassem esta minha ideia. Para mim a maior culpa no golo sofrido pelo SCP ontem foi de.....Nani. Digo isto porque ele deixou o jogador do Paços nas suas costas e, juntamente com o avançado a causar uma situação de 2x1 contra o Saar, que depois não conseguiu intercetar o passe e foi culpado por todos no golo.

João Duarte disse...

Para mim, o WC este ano "parece" mais fraco por três razões:
1. Centrais são mais fracos.
2. Joga ligeiramente mais subido, com mais espaço atrás e à frente.
3. Era mais fácil jogar com André Martins do que com Adrien. O excesso de voluntarismo do Adrien provoca descompensações a que ele tem de acorrer. No fundo era aquilo que já se passava com o Rinaudo, excesso de voluntarismo, demasiada raça e uma estranha necessidade de correr atrás da bola.

Não creio que se esteja a envolver mais no processo ofensivo, ainda que possa ter indicações para isso. Simplesmente tem piores colegas atrás e tem mais espaço para cobrir.

Teconfil Limitada disse...

Deve ser mesmo invisivel, para a equipa dele estar a 8 (oito!) pontos do líder... aliás, os craques todos (fazendo fé neste blogue) que ali jogam devem ser invisiveis: patricio, esgaio, wc, adrien, carrillo, montero, etc, e levam 4 pontos na champions e vão em 7º (ou 8º) no campeonato?!? Alguém neste blogue deve andar muito surpreendido...

Paolo Maldini disse...

mike, assim rápidamente, sem ir rever o golo, n sei onde estava o Nani, mas sei que a altura da linha do Sporting é absolutamente patética face ao contexto (distancia p a bola). Bola tão próxima e defesa uns bons metros acima da linha da área... bolas nas costas e jogadores isolados em Alvalade é jogo sim, jogo sim... A culpa disto é sp de apenas 2 jogadores (os 2 que jogam como centrais, sejam eles quais forem..)

Edson Arantes do Nascimento disse...

O William parecia que jogava melhor - mas já o vi a fazer grandes jogos nesta época! - porque os princípios defensivos (seja em transição ou organização) do Leonardo Jardim são melhores do que os do Marco Silva.

Acrescente-se a este facto a perda do terrível Rojo e do bom Dier e a contratação de autênticos pernas-de-pau (que conseguem ser ainda piores do que o terrível Rojo) e a moamba está pronta para ser atacada.

Tiago disse...

O Dier o ano passado quase não calçou, por isso não é por aí. Será o Sarr assim tão pior que o Rojo? É que vendo o quarteto de ontem, a outra diferença é o Paulo Oliveira em vez do Maurício.

Pedro disse...

"A culpa disto é sp de apenas 2 jogadores (os 2 que jogam como centrais, sejam eles quais forem..)"

O treinador não tem culpa?

Paolo Maldini disse...

sim sim. mas eu falava apenas de jogadores, pq o mike falava de outros q n os defesas

Mike Portugal disse...

Maldini,

Vai ver o lance. O Nani está a fazer a cobertura ao 2º jogador do Paços, mas depois dá um ou 2 paços em frente e deixa-o completamente sozinho com o Saar e o outro avançado do Paços. Não sei como podes culpar o Saar neste lance.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Tiago, na minha opinião, se os jogadores da defesa do Sporting tivessem alguma qualidade, em princípio os erros não seriam tão evidentes.

A equação da moamba é composta por uma organização defensiva débil (culpa do treinador) e um conduto repleto de gente que não conhece os princípios básicos da defesa à zona.

Conclusão: qualquer equipa que consiga colocar os seus médios e avançados com a bola controlada, de frente para a baliza do Sporting, tem o caminho da moamba aberto.

Com o Leonardo Jardim isto não era assim tão simples. Basta ver o Monaco, por exemplo, que não marca golos, mas também quase não os sofre.

Roberto Baggio disse...

"e a moamba está pronta para ser atacada."
"A equação da moamba é composta por uma"

Com feijão, ou sem feijão? É que funge sem feijão não como kkkkk

O feijão é tipo a qualidade individual dos jogadores para interpretar zona :P

Edson Arantes do Nascimento disse...

O feijão é o Maurício.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk