sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Para os leitores. Mais um desafio.

Será feito um artigo, onde serão respondidas a algumas questões dos nossos leitores. Podem endereçar questões ao Maldini, ao Bergkamp, e a mim, que esteja relacionada com o treino, com o jogo, com o futebol profissional, com os temas tratados no blogue, com o blogue. Naturalmente que, não poderão ser respondidas todas as questões, mas tentaremos responder ao máximo possível.

O artigo não será escrito...

60 comentários:

Carlos Paixão disse...

Qual o melhor onze de sempre para vocês?

Qual o melhor onze do campeonato português excetuando os jogadores dos três grandes?

Terão todas as equipas possibilidades de jogar um futebol bonito como vocês defendem no blog, mesmo não possuindo jogadores de futebol com capacidades para isso?

Será possível numa equipa amadora , implementar os princípios de jogo dito modernos como o sair a jogar a partir da defesa, penetração através da posse, jogar a toda largura do terreno?

Não se esta a tornar exagerado, o numero de equipas sem defesas bons no passe, que insistem a sair a jogar a partir de trás? FCP e SCP como exemplos crassos..

Comentário as alterações tactitas de Guardiola, que a meu ver no Bayern atual desmitifica a ideia que todas as equipas tem de ser simétricas? ( apresenta um LATERAL ESQUERDO sem ser possível identificar um direito e um extremo direito abdicando de um esquerdo, e a no simetria do seu meio campo)

João Marinho disse...

O que acham do modelo do Marco Silva? Em organização defensiva prevêem melhorias significativas?Seria mais fácil mudar os jogadores titulares para corrigir erros de posicionamento e distância entre setores ou continuar practicamente o sporting com o mesmo onze base e os jogadores não cometerem esses erros em resultado dos treinos?

O que acham do modelo do Lopetegui?


Se pudessem mudar alguma coisa no futebol português o que seria? Dirigentes, treinadores, jogadores,formação(quer de treinadores quer de jogadores) ? E porquê?

Para vocês qual a equipa na Europa que joga melhor organizada?


Melhor treinador da nossa liga sem ser de fcp,slb e scp?Gostariam de vê-lo num grande?


Nos treinos onde notam mais dificuldade?Existe algum momento do jogo que trabalham mais/menos? E porquê?


Melhor onze português a jogar em Portugal?

LMGM disse...

Qual é o objectivo do jogo Futebol? Marcar golo? Vencer jogo? Vencer competição?

Qual destas diferentes abordagens ao jogo ocupa mais o treino?

João disse...

Como sou alguém que era adolescente nos anos 90, tenho uma relação de 'paixão-fantasia' com o futebol daquela altura, mais propriamente com os jogadores que se destacavam na altura.

Gostaria que falassem, resumidamente sobre cada um destes que irei apresentar, concluindo se hoje em dia seriam também 'estrelas':

- Vitor Paneira
- JVP
- Figo
- Rui Costa
- P.Sousa
- P.Barbosa
- Mozer
- Valdo


Cumprimentos

Gonçalo Matos disse...

Qual a maior evolução táctica da história do futebol, na vossa opinião? E qual o treinador que a adoptou primeiramente? (acho que sei a resposta a esta, mas não tenho a certeza)

João Bernardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nairo disse...

Que avaliação fazem do Chelsea nesta época? Acham possível melhorar a técnica individual de um jogador com a idade do Jardel? E quem são os melhores defesas centrais do actualmente?

martiniboss disse...

Qual e o maior ganho táctico da formação 3-5-2, que a juve usa, perante o 4-4-2 que o Benfica usa

martiniboss disse...

Por mim pessoalmente adoro ver as equipas a jogar no modelo 3-5-2 por isso gostava de saber se é possível este sistema ganhar uma adesão por parte das grandes equipes europeias como em tempos o 4-4-2 ganhou? ( para o maldini)

Roberto Baggio disse...

"Podem endereçar questões ao Maldini, ao Bergkamp, e a mim"

Achei que devia reforçar isto. Cada um de nós terá necessariamente uma ideia diferente, no máximo semelhante das várias questões. Então, por favor, enderecem as questões. Sendo que não vamos responder à mesma pergunta todos.

Se quiserem reformular, estejam à vontade. Se não, logo se vê.

cumprimentos

João Bernardo disse...

Para o Bergkamp :

De que forma o futebol poderá evoluir no futuro ? Estou a falar do jogo propriemente dito e nao sobre tecnologias de auxilio aos arbitros

Gonçalo Matos disse...

Para o Maldini e Bergkamp:

Qual a maior evolução táctica da história do futebol, na vossa opinião? E qual o treinador que a adoptou primeiramente?

Do Baggio eu trato mais tarde! kkkk

Rui Pedro disse...

Ao Maldini:

A que se deve o domínio do FCP ao nível de títulos no futebol português, e mesmo várias vitórias de nível europeu? Como é que saíam constantemente treinadores e jogadores, e se mantinha a toada de vitórias? Inovações tácticas? Grande capacidade de scouting e avaliação de novos jogodores? Imensa competência dos dirigentes, ou suprema incapacidade dos adversários, eventualmente até à chegada do JJ ao SLB?

(questão sem qualquer tipo de clubite, porque não acredito MESMO nada em teorias do tipo "a arbitragem", "o sistema", ou pior ainda, "a fruta!!")

LMGM disse...

Picuinhas, pá!!! Até parece que o blog é vosso...

Fiz três papelinhos com as vossas iniciais, atirei ao ar e a honra de ter caído em cima da secretária e de decidir, responder, ou não, às minhas questões saiu ao Roberto Baggio.

Agora amanha-te!

Aza Delta disse...

Como faço apenas uma pergunta vou abranger os três, responde quem quiser.

Quem são para vocês os melhores treinadores da actualidade, a nível mundial.

António Viegas disse...

Para o Baggio,

Porque é que, apesar de todo o sucesso alcançado por Guardiola com o tiki-taka, quase ninguém tenta copiar este modelo de jogo?

Miguel Sousa disse...

Questões para o Maldini (preferencialmente) e/ou Baggio:

1. O que acham até agora do trabalho do Luis Enrique no Barça? tem algum potencial ou vive exclusivamente da qualidade individual dos jogadores? O que acham dos seguintes jogadores: rakitic, sergi roberto, bartra, munir, sandro ? (sobre sergi roberto e bartra: melhoraram eles bastante nos 3 ultimos anos?)

2. O chelsea este ano comparativamente ao ano passado apresenta maior qualidade. Qual dos factores tem mais peso? o trabalho de mourinho ou a qualidade individual dos jogadores?

3. Quais são os maiores defeitos do Guardiola? O que pode ainda ele melhorar no Bayern?

4. O público na generalidade ainda não percebeu o que é Messi. Todos falam do drible, dos pés e da velocidade sem perceber toda a criatividade e inteligência na tomada de decisão que o acompanham. Quando ele perder a velocidade as pessoas irão reconhecer todo o mérito dele e todos os seus atributos? Ou continuarão cegos sem perceber metade do jogador que ele foi?

5. Reus em principio vai deixar o Dortmund no próximo verão. Qual o melhor clube que ele poderia escolher? Pode ele vir a ser top 3 mundial?

LGS disse...

Gostei da iniciativa.

Eu pego na questão do João Bernardo, que achei muito interessante e faço a mesma ao Maldini:

"De que forma o futebol poderá evoluir no futuro?"


Ao Bergkamp,

Até que ponto está um modelo de jogo condicionado pelos jogadores disponíveis? E é mais fácil/eficaz adaptar os jogadores ao modelo ou o modelo aos jogadores?


Baggio,

Quando é que voltas a abrir o Posse? Ou pelo menos a participar um pouco mais aqui nos comentários. :)

GV disse...

Baggio: Benfica

Bergkamp: Porto

Maldini: Sporting

(critério de distribuição: por ordem alfabética dos short names)

Questões:

1. A teu ver, quais os aspetos mais fracos e mais fortes da equipa "as is"?

2. Se fosses tu o treinador da equipa, o que procurarias sistematizar no treino, com o plantel existente e com o conhecimento possível do mesmo, para mitigar os aspetos mais fracos que identificas?

3. Qual seria o impacto por ti esperado na 2a volta das tuas alterações de treino no atual sistema de jogo ("as if")?

Cumps,

Dennis Bergkamp disse...

Post mais interessante dos últimos tempos! Logo a noite respondo

Rui miguel fortes disse...

o que acham de luis freitas lobo ?

Dennis Bergkamp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Sousa disse...

Decisão vs execução

Uma boa execução pode salvar uma má decisão, uma boa decisão sem execução não é nada...

A tomada de decisão é mesmo o mais importante no futebol actual?

Rui miguel fortes disse...

o que acham deste bayern de guardiola ?

acham que falta alguma criatividade no meio campo bayern visto lahm , muller alaba apesar de cumprirem mas com um jogodores mais capaz criativos daria uma dimensão maior no modelo do B.Munique?

Jorge disse...

Baggio:

Se o comportamento defensivo de uma equipa e em grande parte treinado e o ofensivo e em grande parte resultado da criatividade dos jogadores, a partir de que altura na formacao dos jogadores se deve comecar a treinar de forma rigorosa a componente defensiva? Que progressao e que achas que deve seguir o ensino do componente tactico na formacao?

Pablo Aimar disse...

Visto que não vos conheço ao ponto de saber quem responderia melhor, gostaria de deixar ao vosso critério a escolha de quem dará uma eventual resposta.

Quais são as maiores diferenças entre vocês os três, relativamente aos modelos predilectos a utilizar pelas equipas que treinam. Isto, imaginando que têm à vossa disposição um plantel criado do 0, 100% escolhido por vocês.

Pergunto porque, não dominando o assunto como vocês, gostaria de tentar perceber quais são as principais 'discórdias' das pessoas que vêem e entendem o futebol num nível bem acima do meu.

Obrigado pela atenção.

PA

Bernardo Pinheiro disse...

Para o Maldini:

O que mudarias no modelo de jogo de Jorge Jesus?

E

Quais os jogadores do campeonato português que na tua opinião tem qualidade para os 3 grandes?

Saudações Desportivas

De Da disse...

Como é o processo de análise de uma partida de cada um de vocês? (Direto do Brasil!)

João Duarte disse...

As diferenças entre os atributos típicos de um avançado e um defesa vao-se esbater? Teremos equipas constituídas por "médios"? Para o Baggio.

Benoit disse...

Para o Maldini.
Como vê a evolução do treino de GR nos últimos 14 anos?
O que acha de José Sá do Marítimo e Rui Silva do Nacional da Madeira?

Abraço

Sui Generis disse...

Para o Bergkamp de quem quase nunca temos oportunidade de ler nada

Tendo em conta a vossa premissa de que o cérebro predomina sobre o físico, e sendo a inteligência e tomada de decisão um factor mto mais importante que qualquer característica física, porque achas que a maioria dos treinadores de qualidade "senta" com relativa facilidade aqueles que parecem menos portentosos e capazes fisicamente (Marco Silva e Leonardo Jardim acabaram por fazê-lo com Martins e Montero, Jesus com Saviola e Aimar, Mourinho com Kaká e Modric) ?

lance101 disse...

Quais sao, na vossa opiniao, os melhores textos para quem queira aprender o aspecto tactico do futebol moderno, especialmente a concepcao tactica por vos defendida? De preferencia livros ou outros textos que se possam obter a partir da internet.

Ja pensaram em escrever um livro em que descrevessem a vossa concepcao do jogo, e os melhores processos de treino para a implementar? Acho que tal livro poderia atingir algum sucesso, e com o tempo, talvez conseguissem atingir o mercado internacional. Existem milhares de milhoes de adeptos de sofa (como eu), e desses aposto que muitos gostariam de perceber o jogo melhor, mesmo sem a ambicao de um dia se tornarem um treinador.

As perguntas sao para quem as quiser responder dos tres.

Abraco!
Marco Migueis

Sui Generis disse...

Para o Maldini, sobre o blog

Eras tu ou algum dos outros dois, que aqui escreviam inicialmente nos tempos em que os textos eram assinados pelos nomes P.B. e Miguel Nunes?

Sui Generis disse...

Para o Baggio,

Faz dois 11 iniciais. Um com os jogadores mais underated em Portugal e outro com os mais overated

José Fonseca disse...

Maldini com a informção / opinião pessoal deste bloque já tives te alguma proposta para treinar / fazer observação de alguma equipa do campeonato nacional de seniores para cima ??

Futebol Táctico disse...

Em termos de operacionalização, como estimulam a criatividade dos jogadores (exercícios, feedbacks, etc)? E como disciplinam para uma melhor tomada de decisão (exercicio, feedbacks, etc)?

Mario Graca disse...

Maldini, gostava de saber a tua opinião acerca de Sven-Goran Eriksson e do que trouxe de novo para o Benfica e para o futebol nacional, no início dos anos 80, e se a sua influência foi maior na mudança das mentalidades ou em inovações tácticas.
Baggio, consideras Rinus Michels o melhor treinador de sempre, se é que se pode distinguir um? Independentemente disso, que trouxe ele para o futebol? Ainda hoje podemos ver equipas onde os conceitos dele sejam visíveis, mesmo fora da Holanda?
Fico curioso por saber a/as resposta/s ao Aimar.
Excelente iniciativa. Obrigado pela oportunidade, mesmo sabendo que poderei não obter resposta.

Tomcat disse...

Para os três, embora desconfie, pelo teor dos textos, que dois deles estão ligados: posso assistir a um dos vossos treinos? No final, com sorte, poderemos trocar algumas palavras?

Maria Arlapa disse...

Cava

Baggio
Na tua opinião, no 4-4-2 losango como se articulam as missões defensivas dos dois avançados e do médio ofensivo?
Principalmente na 1ª fase de construção do adversário.

Pedro disse...

Maldini:

Como justificas a táctica de JJ no famos 5-0 no Dragão? Como justificas que um treinador, conhecido por ideias fixas, abdicar de um central de eleição e, acima de tudo, de um lateral esquerdo que é, passo a citar JJ "o melhor da europa" por causa de um jogador como Hulk ?

Como justificas que o mesmo treinador acuse e goze com o seu antecessor sobre a posição dos jogadores (David Luiz a lateral e Aimar a segundo avançado) e depois faça o mesmo por opção táctica?

Como explicas elogiares tanto um treinador que choca com os teus ideais de perfil de jogador? É sabido que JJ gosta de jogadores fortes e altos e quer que jogadores ganhem massa muscular. Da mesma forma que rapidamente despreza jogadores como Saviola e Nolito e até mesmo Aimar na últimas épocas?

:)

Roberto Baggio disse...

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2010/11/rei-morto-rei-posto.html?m=0

Leste isto, Pedro?

Paolo Maldini disse...

Aviso já que o Baggio lançou isto e nem me perguntou nada!!!!!! Tou em brasa com ele! Mas, vou fazer um esforço para tentar responder, se o que ele (Baggio) me proPôs for adiante (uma cena audio para dar menos trabalho)

Diogo Santos disse...

Para o Baggio,

1. Qual e´ a tua opiniao sobre a passagem do Ibrahimovic no Barcelona (ele diz na sua biografia que foi queimado pelo Guardiola, que preferia o Messi e o tirou da equipa numa altura em que ele tinha mais golos que o Messi)
2. Quais sao os teus 3 treinadores preferidos de todos os tempos? E porque?

Paolo Maldini disse...

Baggio, recolhe isso tudo para depois fazeres de Cecília Carmo...

lance101 disse...

Caso ainda estejam a aceitar perguntas, fica algumas sobre o Sporting para o Maldini:

- Que posicoes pensas ser prioritario reforcar no mercado de Inverno, caso haja verba para isso?

- Ves algum defesa central com capacidade para acrescentar qualidade ao Sporting no mercado nacional (ou la fora) que seja relativamente barato?

- Achas que valera a pena apostar num medio ofensivo/segundo avancado, que permita que o J Mario possa jogar a 8? Ves alguem com qualidade em Portugal que nao seja excessivamente caro?

Abraco e obrigado pela iniciativa!

Marco Migueis

PedroF disse...

Para os autores do blog:

Quem de vocês é o PB? :) Se nenhum deles, que é feito dele? Alguém que lhe diga que sentimos falta dele!

Quais foram as últimas ideias que viram as equipas adversárias executar e pensaram que deviam tentar incorporar aquilo nas vossas equipas ou pelo menos reflectir se podia ser uma mais valia para as vossas equipas?

Pensam que nos próximos 4/5 anos conseguem treinar equipas da 2ª/1ª divisão de séniores?

Abraço!

Pedro disse...

Baggio, terei visto sem dúvida apesar de não me lembrar. Quero saber a opinião do Maldini.

Engraçado como as críticas nesse post são as minhas que tão atacadas são. E tu leste esse post?

LOL

Abraços.

Rukka disse...

Para quem quiser responder:
O que acham da futura maquina de treino do caixa futebol campus, Não sei que 360.?

André Lobo disse...

Para o Baggio:

Qual é a melhor maneira de numa equipa ter largura e ao mesmo tempo priveligiar o jogo interior e conseguir ter segurança em posse?

Dando um exemplo mais concreto, se a bola se encontra num corredor, lateral ou extremo do lado oposto devem estar a dar largura, para que perante a incapacidade de conseguir entrar pela zona central, haver uma variação do flanco e criação de desiquilibrio do lado oposto, ou devem estar fechados?

Pergunto isto, muito porque no Porto de Lopetegui, a equipa está constantemente a variar o flanco, tendo muitas vezes dois jogadores completamente abertos do lado oposto ao da bola, fazdendo com que a equipa viva das individualidades.

João disse...

Vou repetir a questão mas desta vez endereçada especificamente ao Baggio.

"Como sou alguém que era adolescente nos anos 90, tenho uma relação de 'paixão-fantasia' com o futebol daquela altura, mais propriamente com os jogadores que se destacavam na altura.

Gostaria que falassem, resumidamente sobre cada um destes que irei apresentar, concluindo se hoje em dia seriam também 'estrelas':

- Vitor Paneira
- JVP
- Figo
- Rui Costa
- P.Sousa
- P.Barbosa
- Mozer
- Valdo


Cumprimentos"

João disse...

Para o Baggio:

Tens alguma informação sobre esta 'estrutura' que o Benfica está a construir no Seixal?

http://2.bp.blogspot.com/-_sFRFoKkZxw/VF4O8en_ieI/AAAAAAAAAko/hJIYUSeau88/s1600/12.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-PraJGollnjQ/VF4Pu_elkwI/AAAAAAAAAkw/qtCFA_Zqwcw/s1600/mJ73Uxm.jpg

Qual a tua opinião?

Mário Horta disse...

Boas !

Estas perguntas sao para os três, que tenho curiosidade em saber a opinião de cada um ;)

Na vossa opinião, quais acham quem são os 5 melhores treinadores do mundo em organização defensiva? 5 melhores em organizaçao ofensiva? E os 5 melhores na globalidade com todos os aspectos pelos quais um treinador deve ser avaliado?

Cumprimentos e continuação de bom trabalho

Honoris disse...

Maldini

Tens conhecimento do que se passa na formação do Sporting? Fala-se muito que aquilo está cheio de problemas, tanto ao nível da prospecção como dos treinadores/coordenadores e etc

Fenómeno disse...

Baggio: o que se passa com o melhor de sempre, Messi?

awaydays disse...

Imaginando que fossem treinador do Barcelona (a pergunta pode ser para qualquer um) como realizavam o treino à equipa? Gostava de saber ideias de jogo que introduziam, exemplo exercicios de treino para cada momento do jogo, o que faziam a cada dia da semana (desde descansos e jogos, treinos de recuperaçao...). E como optavam pelo treino, sempre integrado no modelo de jogo ou partes mais livres mas essencialmente integrado no modelo de jogo.

Obrigado desde já.

PS: No final disto tudo, podiam escolher o 11 inicial, presumindo que todos os jogadores estariam em iguais condições físicas e psicológicas.

Roberto Baggio disse...

Na próxima semana tens os 15 minutos de fama seu preguiçoso

Roberto Baggio disse...

Na próxima semana tens os 15 minutos de fama seu preguiçoso

Rodrigo disse...

para o maldini: nunca queres falar de arbitragens, daí a curiosidade... o que disseste ou fizeste para aquele castigo da federação?

B Cool disse...

Para o Baggio: se te encarregassem de transformar o futebol português ao nível da formação, por onde actuarias - formação de treinadores, alteração dos quadros competitivos nacionais/regionais, limitações às "transferências" de jogadores, aposta no desporto escolar - e porquê ?

Para o Bergkamp: que preferias, ser treinador principal numa equipa profissional num campeonato estrangeiro, por exemplo Brasil, Argentina, Angola, China, Índia ou ser o coordenador da formação de um dos três grandes e porquê. Havia diferenças quanto aos clubes ?

Para o Maldini: Um dos maiores picaretas do futebol português, convidava-te para trabalhares como adjunto na Primeira Liga. Aceitavas ? Se sim, em que condições, se não, estrias preparado para veres as portas da Primeira Liga fechadas ?

PedroF disse...

Outra pergunta: é muito comum verem-se equipas com boa organização ofensiva e péssima defensiva (Wenger, Peseiro, Pellegrini, Bielsa, entre outros). Qual a razão para estes treinadores não melhorarem a sua organização defensiva?