terça-feira, 4 de novembro de 2014

Percentagem de passes certos: pode um passe certo ser um passe errado?

O passe chegou ao destino, é certo. Mas terá chegado na altura certa? Teria mesmo de fazer aquele passe, ou será que deveria arriscar mais e ir para cima?

O jogo é isto. Perceber a situação de jogo (2x1), perceber se o há espaço para penetrar (sim, pelo corredor central), perceber se o adversário está fixo (não), tomar a melhor decisão de acordo com esse contexto.

Impunha-se que Talisca atacasse o espaço, por forma a forçar Ricardo Carvalho a tomar uma decisão. Consoante a decisão do central português seguir pelo melhor caminho: - Se Carvalho lhe tapar a progressão, soltar em Sálvio, deixando-o num 1x0+GR.
-Se Carvalho tapar Sálvio, continuar a penetração até ter boas condições para rematar.

Com a decisão que tomou facilitou a tarefa ao central, afastando muito a equipa do êxito. 

video

18 comentários:

excello disse...

Mas também neste lance, já agora, creio que o Salvio lança a bola para o lado de lá, para o Gaitan. Lembro-me na altura de pensar, então não deveria ter devolvido ao Talisca, enquadrado de frente com a linha?

Rennie disse...

Não terá ele soltado mais rápido devido à proximidade do outro adversário que o alcançaria se continuasse em progressão com a bola controlada?

Hélder disse...

Para mim a decisão é acertada. Teve de soltar naquela timing. ..

Hélder disse...

É uma análise com sal e pimenta. A Meu ver a decisão foi a correcta..não poderia progredir mais pelo espaço central. Caindo no erro da proximidade de um adversário. Assim como a tomada decisão do salvio, não é de todo errada uma vez que se devolve aparece o trinco a fechar a linha de baliza. Ora vejam

Paolo Maldini disse...

n vi o jogo. apenas um pc da 2a perte.

péssimo! tem de chamar a si o opositor. obrigá-lo a parar. a ficar c os apoios trocados p n poder arrancar atrás do colega q se desmarca... há uns tempos fiz um post sobre o nolito em q ele está a jogar c os pés do adversário. top dos tops.

Talisca tem coisas fenomenais (qualidade do gesto técnico assombrosa) mas ainda vai crescer mt...

Paolo Maldini disse...

http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2012/10/nolito-e-joao-mario.html


nesse video o passe do nolito. isto é top dos tops. é coisa de messi e aimar! qd o adversário troca os apoios sai o passe... rebentou-o todo. Aqui era 1000x mais fácil mas o talisca n soube resolver!

já agora dar mérito tb ao defesa. 1x2 contra 2 gajos mt mais rápidos... e anulou a jogada.

Sam disse...

Sou o unico a achar que Salvio era uma excelente hipotese para suceder a Maxi no SLB?
A qualidade na decisão nunca o vai deixar ser um grande medio, mas poderá chegar para ser um Lateral do SLB.

ricnog disse...

Esta decisão não foi a melhor, não!! Mas aceita se pela proximidade do defensor a recuperar.....pior mm foi a decisão do salvio....! Acho que salvio, ou está a ler o que escreves, ou cada vez mais comete erros estupidos, por ser mm estupido!! ;) ele que tem um potencial fabuloso!!

E se gaitan tivesse a qualidade finalização do talisca?

Henrique disse...

Como alguém já disse, tendo em conta a oposição dos adversários em recuperação parece-me a opção correcta, não me parece que conseguisse conduzir neste caso.

Zinedine disse...

Sobre este lance parece-me que está tudo (bem) dito.

Queria chamar a atenção para um lance no Zenit x Leverkusen em que há um contra dos alemães com vantagem numérica 5x3 (!) e o avançado coreano que tem marcado muitos e belos golos e que estava no corredor central apoiado por 2 colegas de cada um dos lados decide forçar o remate. Já me estava a doer bastante porque gosto muito das equipas do Roger Schmidt mas então a comentadora e treinadora Helena Costa diz que o jogador tomou a decisão acertada porque "não estava a ser incomodado pelo defesa adversário" (!) enfim, se alguém tiver um video do lance que o partilhe pelo seu valor educacional...

Zinedine disse...

Ja agora fiquem aí com um bombom do jogo:

http://giant.gfycat.com/NippyUnsightlyBagworm.webm

João Duarte disse...

Uiii. Discutir o frame é tramado...

NO frame que congelas a tua sugestão é correcta sem duvida, e fiquei com essa ideia ao ver o jogo.

Mas...ao rever a imagem várias vezes, ficam para mim 2 coisas:
1. Ao ir para o espaço que sugeres o perseguidor apanhava-o, dado que o Talisca estava a arrancar e o outro já em corrida. Na melhor das hipóteses sacava falta.
2. Eu teria ido directamente para cima do ultimo defesa e ou largar a bola na direita (que ia dar fundamentalmente no mesmo dado que nao havia ninguem no centro para dar continuidade), ou tentar passar pelo defesa (sacava falta ou ficava isolado).

Concordo no entanto que a decisão tomada foi a mais fraca - falso arranque, não tirou nenhum defensor da jogada e passe para um buraco negro.

Mário Horta disse...

A decisão do Talisca aqui fica logo limitada por aquele primeiro toque deficiente. Ele para fazer o que aqui é sugerido, no primeiro toque tinha que deixar aqueles dois defesas ao pé dele completamente fora do lance, o que não aconteceu. Após ter dado esse primeiro toque, acho que tomou a melhor decisao, até porque os defesas reagiram bem à perda de bola e foram rápidos a recuperar.

Cumprimentos

Rafael Antunes disse...

A chave parece-me estar na receção da bola, ali dava para deixar correr, ou tocar logo de forma a enfrentar o R.Carvalho.

Parece-me que ele se desfaz da bola por perceber que o adversário o vai "caçar", e viu que o Salvio já estava a meter a quinta!!!!



Josias Rodrigues Martins disse...

Ele não tinha aceleração para puder se enfiar no meio... de modo a 'puxar' para si o RCarvalho e desmarcar mais o Salvio.

Futebol Táctico disse...

Queria chamar a atenção para Salvio que no decorree da jogada tenta um passe para Gaitan quando podia ter deixado Talisca completamente enquadrado com a linha defensiva adversária e ainda com muitas mais possibilidades de sucesso no passe, posteriormente, para Gaitan. Isto já não se trata de forçar 1x qualquer coisa mas sim capacidade cognitiva e de interpretação do jogo deficiente.

Paolo Maldini disse...

lembro-me perfeitamente disso Futebol Táctico.

ver o Salvio e depois ver o Nani ou o Brahimi é como ver Messi e depois ir ver o Quaresma

Rui Santos disse...

Nesse lance a minha namorada que estava a fazer o frete de ver o jogo comigo e que pouco gosta de futebol pergunta quase indignada porque e que o Salvio não passou a bola ao Talisca que estava melhor colocado e podia rematar. Não foi por estas palavras mas foi a ideia dela. Acho que pouco mais se pode dizer dessa decisão.:)