sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Agressividade defensiva. De Enzo a Pizzi. E Cristante.

Desde sempre que neste espaço foi sendo referida a agressividade como uma característica determinante no futebol moderno. Todavia, o sentido de agressividade totalmente oposto ao que comumento é interpretado. Ser agressivo no sentido importante do termo não é bater mais no adversário, ou entrar mais duro. Tão pouco adoptar uma postura intimidatória. Ser agressivo é ser mais rápido sobretudo mentalmente antecipando cenários, não se coíbindo de colocar depois as capacidades condicionais ao serviço das acções que a mente vislumbra.

Porque em jogos recentes Pizzi foi ao chão duas ou três vezes para recuperar bolas, nas caixas de comentários surgiram algumas opiniões de que o português estava a melhorar nesse sentido e que a sua diferença para Enzo estava a esbater-se. Não está e dificilmente estará. A agressividade de Enzo é de facto mais perceptível quando observamos o seu gesto motor. A forma como acelera na direcção do portador da bola, e como vai ao chão se tal for necessário para recuperar a bola. Porém, é na leitura do jogo que o argentino é e será muito mais agressivo que qualquer outro. Na forma como antecipa cenários.

Recuperemos o golo da vitória bracarense no Estádio da Luz.



Pardo pega na bola com Pizzi e Cristante bem dentro da situação de jogo. Atrás da linha da bola e com demasiado tempo para participarem na situação de jogo que incorporam.

Vejamos o video do golo

video

Sempre a um ritmo lento Pizzi não chegou sequer a defender. Mais grave ainda Cristante. A passo, nem procurou sequer sair ao portador, nem procurou baixar para a linha defensiva, para que quando um dos defesas saísse ocupasse o seu lugar. 

Agressividade defensiva é isto. Ou melhor, não é. Quer Pizzi quer Cristante são em termos motores e físicos capazes de correr a uma velocidade bastante superior aquela a que se moveram na situação que culminou com o segundo golo bracarense. O problema é que as suas mentes não foram sufientemente inteligentes para perceber a situação de jogo e adoptarem posicionamentos e reagirem em função desta. Qualquer um deles se antecipa o lance tê-lo-ia resolvido. Pizzi incomodando o portador. Cristante ou saindo ao portador ou não o fazendo, integrando a linha defensiva para que um dos centrais pudesse sair. 

27 comentários:

Clarence Seedorf disse...

Isso tudo.. E Jonas!!

Cole disse...

Que miséria... o pior é que não tem nada a ver com falta de esforço, é mesmo não saber ler o lance.

Paolo Maldini disse...

O Cristante até abranda! Mas, se o treinador grita com eles, coitadinhos dos meninos que não podem ouvir lol

Bobe disse...

E um Tiba no plantel do Benfica ou um Danilo Pereira, pelo menos para lá estar até ao Fejsa voltar...

PedroF disse...

Pensei exactamente no mesmo.

Maria disse...

Deduzo que tenham visto o jogo de ontem, por isso pergunto-vos o que acham do menino Danilo que o Braga lá tem? Parece-me ser o tipo de jogador que irá dar cartas no futebol europeu.

Paolo Maldini disse...

Maria, não vi. Só o resumo. Bobe, o Danilo Pereira não tem qualidade para jogar no Benfica. O Tiba só vendo mt mais jogos. Ontem n pude ver o jogo.

Ricardo Perna disse...

Com o Fejsa e o Amorim, o Pizzi pode fechar um meio-campo a três que dará alguma segurança em alguns jogos. De resto, vem o Amorim e ele passa a ser suplente dele. É pena, porque eu até achava que ele estava a melhorar a olhos vistos...

Pedro disse...

Na minha opinião foi falta de esforço. Ambos podiam ter lá chegado e não chegam esperando que outro resolve-se o lance.

José Moreira disse...

Não será Samaris o substituto mais natural de Enzo?

Cristante errou de forma estrondosa ontem, muito na linha das dificuldades que já havia mostrado anteriormente, mas tem a atenuante de ser um miudo com tudo para dar certo, na minha opinião.

Eu vejo em Cristante e Samaris a dupla mais fiavel para o meio-campo, caso se confirme mesmo a saídad e Enzo em Janeiro

rredonda disse...

Claro que a falha do Cristante é muito grave e o Pizzi podia ter feito mais. Mas e o comportamento da linha defensiva? Como é possível estarem 3 jogadores preocupados com o Éder que está a afastar-se da baliza para arrastar marcações, e ninguém se preocupar? O lateral esquerdo a vir para dentro para perseguir os próprios centrais e os centrais preocupados com sabe-se lá o quê. Ninguém se preocupa em tapar a progressão na direcção da baliza ao portador da bola? Mesmo com o Cristante a fazer de fantasma não deixa de ser um 2x3, que devia ter sido resolvido. A responsabilidade principal não é da linha defensiva?

GV disse...

Concordo com o post!
Resta perceber porque jogou Cristante e porque entrou Pizzi.

Cumps,

José Moreira disse...

Já agora, no lance do golo em analise, por acaso até tenho ideia que Cristante se junta à linha defensiva... Acho é que deveria ter sido ele a sair na bola desde o primeiro momento.

Daniel Martins disse...

Boas Maldini. Esta situação não terá sido mais provocada por falta de conhecimento e rotinas do que por falta de agressividade posicional? A agressividade é particularmente importante quando se tem de se decidir como abordar um lance em pouquíssimo tempo. Mas neste lance, pese a velocidade do Pardo, houve muito tempo para tomar uma decisão e executá-la. O que eu quero realmente perguntar é: apesar da falta de agressividade do Pizzi e do Cristante (que é inegável e provavelmente imutável), este golo não seria facilmente evitado se ambos os jogadores tivessem mais treino sobre como se defende?

Ah e uma palavra para o César, o moço tem os apoios completamente errados. Com os apoios correctos a dificuldade do Pardo em rematar aumentaria uns 300%. Outro que ainda precisa de muito treino.

João disse...

No estádio, ainda foi mais visível. Estava na bancada central desse lado e foi incrível ver a apatia dos jogadores.

Pizzi e cristante à cabeça, mas não me parece nada que o César tenha estado bem. Demasiado apático durante todo o jogo. Meu rico Luisão.
E um clube que tem dois centrais com a 'capacidade' de saída de bola do César e do jardel.. Está a pedir problemas. Muito mau.

Bruno Pereira disse...

Como é que não há um gajo que faça contenção ao Pardo?? Um!!! Horrível, horrível, horrível...mas a culpa é do JJ claro... após o jogo de ontem a estupidez atingiu limites inimagináveis!

Pedro Manuel Anastácio disse...

Maldini concordo com tudo o que disseste, penso que Pizzi tem muita qualidade, mas por enquanto não tem a estaleca que tinha o Enzo ao inicio quando passou a ser médio centro...é activo mas muito pouco reactivo :)

Cristante épa tem muita qualidade de passe mas no entanto para nº6 à Italiana (que supostamente é o que vinha rotulado) parece que esquece qual é a sua principal função em jogo...



Alguem falou aqui do Tiba....ontem estranhamente só apareceu em jogo esporádicamente, e na minha opinião teve sempre o condão de ou atrapalhar o jogo dos colegas ou de falhar passe que ...não se deve falhar.

Com a saida mais que programada de Enzo penso que a dupla de meio campo passará por Fejsa Samaris ou Fejsa Ruben Amorim..


Digo eu....que nada sei :)

João disse...

Como resta perceber? Jogaram porque fazem parte do plantel e têm que jogar... Têm que errar e aprender, é assim em tudo na vida.

Tiagolas disse...

Claro como água...para quem percebe minimamente de futebol

GV disse...

João, se eram os melhores disponíveis, tudo bem. Este jogo não era para aprendizagens, era para jogarem os melhores os 90mins exceto se o Benfica tivesse com um resultado confortável.

Cumps,

Diogo Santos disse...

Maldini, se fosse possível gostava de saber a tua opinião sobre a organização ofensiva do Benfica esta época..Acho que está muito abaixo do que se viu por exemplo na primeira época de Jesus no Benfica.
Achas que o Benfica se encontra mais fraco a esse nível ou não? E se assim for, o maior problema vem da diferença de qualidade dos executantes? Se bem que na parte ofensiva, como vi o Jesus dizer, tem mais dedo dos jogadores do que do treinador..Ou o problema passa também pelo Jesus saber que não tem uma equipa tão forte e segura atrás e tenta não arriscar muito a atacar para não se expor tanto aos riscos?

Paulo Dias disse...

Oh GV, Luisão e Salvio lesionados, Samaris com cansaço muscular, Enzo a pedir substituição, Talisca igual a Samaris, é pa, não há milagres.

GV disse...

Paulo Dias, repito: "se eram os melhores disponíveis, tudo bem".
Não percebi que o Enzo pediu substituição, não sei como estava o Samaris... dou o benefício da dúvida...
Não estou a atacar o JJ, só não percebi o que já disse que não percebi.
Mas porque raio se quer ler mais do que está escrito? Irra...

Cumps,

martin vazquez disse...

gostava de ver gaitan na posição de enzo. o que vos parece?

Paulo Dias disse...

GV, era só ouvir a CI do JJ no final, ele explicou tudo, do Samaris e do Talisca, às lesões graves de Salvio e Luisão.

GV disse...

Paulo Dias, obrigado.
Sabia das lesões do Luisão e do Sálvio porque foram anunciadas antes do jogo. Da CI de facto só ouvi a parte em que falou do mesmo.
Foi na CI também que disse que o Enzo pediu substituição?

Se assim foi, além de não ter atacado o JJ, as minhas dúvidas ficam esclarecidas.

Cumps,

Aza Delta disse...

Falando como benfiquista assumido em semi-fase de negação.

Achas esta falta de agressividade um problema crónico, ou que poderá ser resolvido com tempo de treino? Matic não era ao início um jogador agressivo a defender, tanto a 6 como a 8... haverá alguma esperança de evolução de pizzi/cristante/samaris nesse sentido.