terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Aos 23 anos Oliveira deu uma bola num colega de frente para o jogo

Que pena que Talisca não tenha feito golo. O cérebro de Nélson só vai reter que a bola não acabou dentro da baliza, e como tal, mais vale tentar resolver diferente (sózinho na próxima vez). Perfil incrível físico e técnico que não tem acompanhamento no que mais importa. A tomada de decisão.

Jogo que serviu apenas para ver o excelente trabalho semanal que se faz no Seixal. Base de individualidades próxima das que foram atropeladas na pré-época, hoje com muito mais tempo de trabalho em cima de um jogar, e consequentemente muito mais competentes. Destaque colectivamente para o comportamento da última linha. Com individualidades com tanto para crescer, notaram-se princípios comuns que os protegeu.

Destaque individual óbvio para o crescimento de Pizzi. Voltou a deixar a imagem que foi aqui referida na primeira aparição na posição "O português é o novo projecto de Jesus. Pela aparição percebe-se quem está a crescer na sombra para suceder a Enzo. Curiosas as semelhanças na forma como gere o jogo e progride com espaço, queimando linhas. Na forma como aparece mais à frente. Todavia, jamais terá a agressividade e a capacidade para chegar mais rápido ao espaço que Enzo tem. Porém, garantidamente que ofensivamente dará uma opção muito interessante."

41 comentários:

João Pedro disse...

Se o Bebé é jogador profissional de futebol eu um dia também vou ser !

Ricardo Perna disse...

Maldini,

Acho que em relação à agressividade houve melhorias. Hoje, viu-se um Pizzi bem agressivo defensivamente, e isso é um excelente sinal, confirmando-se a saída de Enzo. A subida de forma do Cristante (o ambiente era outro, mas hoje bem melhor que no primeiro jogo contra o Bayer)também é uma boa notícia, porque parece enquadrar-se cada vez melhor na equipa.

Quanto ao Nelson Oliveira, vê-se que joga bem melhor sozinho na frente. Hoje tomou mais boas decisões que apenas o passe para o Talisca, mas é uma pena que isto não seja uma constante, poderia ser muito útil ao Benfica.

Aqui há dias, pensava cá para comigo: ainda bem que o Benfica fica fora da Europa. Pode ser que assim, no final da época, não lhe venham buscar meia equipa, e o JJ possa, finalmente, começar uma época sem ter de ensinar de novo meia equipa... mesmo perdendo o Gáitan e o Enzo, como parece que vai perder. O Enzo pode ser o mais difícil de substituir para muitos, mas para mim o que o Enzo faz ensina-se, já a magia do Gáitan (mesmo com as vezes é que é inconsequente)...

Paolo Maldini disse...

Ricardo, isso se o JJ continuar. Diz que não é o caso.

as101345207 disse...

João Pedro,


De facto faz-me impressão como é que o Man United enfiou um barrete destes por 10M... O cérebro dele parece que está formatado apenas para meter o corpo a correr, independentemente das posições dos adversários ou colegas. É impressionante...

PP disse...

«Todavia, jamais terá a agressividade e a capacidade para chegar mais rápido ao espaço que Enzo tem.

Penso que jamais é um termo demasiado forte, sobretudo quando se viu um Pizzi muito agressivo e a fazer uma pressão muito alta e intensa sobre os adversários. Há um lance na primeira parte que foi uma pressão alta e agressiva do Pizzi que originou uma perda de bola para canto do médio mais evoluído do Bayer, o Castro.

Não devo ter visto o mesmo jogo que tu...

A meu ver, só falta duas coisas ao Pizzi:
1 - o Enzo ser vendido
2 - jogar, jogar e jogar

PedroF disse...

Maldini, gostas de provocar a malta :) Até te perguntava (eu e todos os leitores) o que é que sabes, mas não me parece que digas muito mais.

JM disse...

No header do blog diz que se usa o cérebro em detrimento do físico. Esta análise demonstra que é difícil acreditar nisso pois o comentário ao Nélson Oliveira é acéfalo!

Há quanto tempo não vê jogar o NO? Será que n poderá estar um jogar diferente? Menos individualista? Quantos jogadores pecam por excesso de individualismo e com o amadurecimento mudam a forma de jogar e se transformam para melhor? Ficavamos aqui o dia todo a encontrar exemplos.

O que é certo é que o NO é de longe o mais evoluído avançado do plantel do Benfica. Tem mais qualidade individual, melhor toque de bola, capacidade técnica, remate, velocidade, visão de jogo, capacidade de desmarcação, procura de espaços, etc.

Hoje fez 3 assistências excelentes em 15 mins, a justificar mais tempo de utilização. O resto é conversa para boi dormir ou má vontade. Lendo a sua análise, por momentos achei que o JJ tinha um blog... mas dps lembrei-me que ele não deve saber escrever sequer!

Rafael Antunes disse...

Eu sei de uma pessoa que diria que toma boa decisões técnicas e más decisões mentais... Seja lá o que isso for!!!!

Se o Benfica for Campeão este ano, pode encomendar-se a estátua do JJ...

Roberto Baggio disse...

O Leverkusen tbm veio a Lisboa fazer turismo e passear. Ainda assim, concordo com tudo. Pena não se ter destacado Derley, pela positiva, surpresa positiva. E não se ter "rasgado" o Lima. Péssimo em tudo! Até na execução.

Miguel Barata disse...

O bilhete do jogo de hoje devia ter vindo com um disclaimer que o Bebe ia estar quase 90 mins em campo.

Ricardo Perna disse...

Miguel... lol

Maldini, pois, eu, como benfiquista, nem quero pensar o contrário (que JJ sai). Já agora, e mesmo que não possas dizer o que sabes, se ele não ficasse, seria porque não lhe dariam as condições e ele sabia, ou porque o mandam embora?

A questão da necessidade de apostar na formação parece-te decisiva para a continuação ou não dele? É um facto que ele não tem dado minutos a jovens, mas também não pode dar só por dar, têm de ser melhores que os que lá estão, mas por outro lado se não lhes derem competição a sério, pouco poderão evoluir, não?

Roberto Baggio disse...

Fdc Maldini, aprovaste um comentário do PP? Ainda por cima ele voltou em grande estilo. Ele acha que o Pizzi vai ser tão rápido quanto o Enzo, e acha tbm que vai aumentar a velocidade de reacção hahaha pérolas de volta top.

ReD_WinG disse...

Tenho todo o apreço por vocês e pelo blog que "alimentam", mas acho que hoje não têm a mínima razão para criticar o Nelson Oliveira. Em miseros 15 mins fez mais e melhor que qualquer Derley ou Lima desta vida, e assim se apercebe o porquê de JJ não querer dar oportunidades ao rapaz. Não gosta dele pelo que já disse ou fez no passado e todos sabemos que (apesar de todas as virtudes do Mestre da táctica), infelizmente ele é casmurro como tudo, e prefere os seus "escolhidos" (César Peixoto, Roberto, Emerson, Bruno César, Derley) aos "outros" (Capdevilla, Nolito, Urreta, Djuricic, Bernardo Silva, Nelson Oliveira, etc). O ano passado se o Artur não se lesionava, o Oblak nunca teria aparecido e a época não seria como foi.
Se o NO fizesse um único jogo igual ao que Lima tem feito, nunca mais vestiria a camisola do Benfica, no entanto o JJ não perde a confiança em nele. Infelizmente a realidade é essa. Todos sabemos que o NO poderia ser um avançado de top, pelas suas características físicas e técnicas. Sim, já errou em situações/jogos cruciais da sua carreira (tanto no Benfica como na seleção), mas também temos de perceber que o jogador amadurece com os erros e com a idade, e que neste momento ele saberá que não terá muito mais oportunidades e tempo para "aparecer" ao mais alto nível (que ele pode ter). É um jogador inteligente? Se calhar não, mas o Ronaldo também não é e é o melhor jogador do mundo da actualidade. Para a posição dele também não precisa de ser um Zidane ou Rui Costa, etc, desde que imponha as suas qualidades técnicas e físicas em função do colectivo (como hoje o fez e bem).
Portanto, hoje podiam pegar em tudo, menos em criticar um rapaz que com o jogo de hoje fez 30 mins esta época, e que é o único esboço de ponta de lança quê temos para a nossa seleção.

X disse...

Acho sinceramente que o Jesus é demasiado valorizado por aqui, se ele fosse assim tão bom, se fosse um treinador de classe mundial, não teria passado apenas 1 vez aos oitavos de final da Champions em 5 anos, com grupos fortes e grupos fracos, teve de tudo.

É que depois vemos um Paulo Sousa a passar aos oitavos no seu primeiro ano no Basileia e um Leonardo Jardim no Mónaco que tinha perdido na pré-época os seus dois melhores jogadores.

O Jesus é um bom treinador, não há dúvida, elevou e muito o futebol do Benfica, mas atingiu o seu limite. Não consegue superar-se, e corrigir alguns dos seus defeitos, sobretudo ao nível da gestão física e psicológica do plantel. Não será aos 61 anos e ao fim de 6 anos no Benfica que o vai fazer.
No fundo, é o corolário o Principio de Peter.

Por isso, gostava de ver o Benfica com um outro treinador na próxima época.

Cumprimentos pelo vosso excelente blog, aprende-se muito por aqui.

AG

José Moreira disse...

Pontos prévios:

1 - Sou fã de Nelson Oliveira, ainda que concorde convosco quando falam do défice de qualidade na tomada de decisão do jogador.

2 - Não gosto de JJ, ainda que lhe reconheça competências e muitas qualidades técnicas.

Posto isto, não eram precisos os 15min de hoje para se saber do potencial de NO, tão pouco é preciso ver mais dele do que já vi para o saber infinitamente superior a Jara, por exemplo. E qual dos dois tem mais utilização? Como disse antes, concordo que NO tem muito para melhorar na tomada de decisão, mas essa melhoria não tem que passar por minutos de jogo? Por erros e responsabilização dos colegas por esses erros na decisão? Por estimulos positivos, ou seja, se fez bem em 15min, porque não dar-lhe mais da próxima vez como prémio, em vez de se achar que da próxima vai tentar finalizar a bola que deu ao Talisca?

P.S. Cada vez gosto mais de Cristante.

BomRebelde disse...

Exactamente!!!!

B Cool disse...

Artur - péssimo, as duas defesas perto do fim, vão mascarar que estragou 30 ou 40 ataques (sendo optimista) com balonadas para o adversário.

Dupla de centrais - muito fraquinha, César é um Maurício autêntico, sempre com o adversário como referência, Lisandro é defesa central do lado esquerdo e raramente percebe que se a bola está do lado direito, deve fechar o espaço para o César para evitar que surjam crateras no centro da defesa. Contra um Bayer mais a sério, hoje tínhamos sido punidos forte e feio.

Benito - Não consigo encontrar nada de positivo neste jogador, não tem cultura táctica, não é rápido, não tem grande técnica de passe, toma péssimas decisões, enfim, não tem nível para estar no Benfica.

Tiago - de facto é um Bebé no que concerne ao entendimento do jogo, das dimensões de campo, do posicionamento dos colegas, da técnica de passe. Só sabe correr e rematar. É bom para uma equipa do Mota.

Ola John - apesar da sua inteligência, muitas vezes não temporiza, deixa-se antecipar, talvez por estar a pensar como vai resolver a jogada. Noutras temporiza e mostra toda a sua inteligência e qualidade. as se for preciso, logo a seguir faz um cruzamento para o primeiro defesa que está à frente. Não sei se é da falta de continuidade, mas está a regredir e quanto mais vai caindo fisicamente ao longo do jogo, mais erros vai somando. Uma desilusão.

Lima - não percebo porque falha na concretização, lances fáceis que podem alterar o condão do jogo. Na construção e ao contrário do Baggio, não o achei péssimo.

Almeida - o mais culto da defesa, mas continua com muitas limitações ao nível do passe. Mereceu a braçadeira de capitão face a tanta falta de experiência e qualidade neste jogo.

Derley - muito esforçado, jogador de equipa, não será do nível da Liga dos Campeões, mas hoje um dos melhores do Benfica.

Pizzi e Cristante - duas surpresas, não pela técnica, que se sabia ser grande, ou pela inteligência, mas por ver que estão a começar a encaixar-se bem na equipa, quer nos movimentos defensivos, mas especialmente na transição defensiva, quase sempre com muito critério.

Talisca - anda com a fobia do golo e por isso está a estragar mais do que a criar desequilíbrios.

Nélson Oliveira - Não teve só uma boa acção Maldini, não sejas mauzinho, temporizou enquanto Talisca estava acampado para passar para o Pizzi, tem outro passe a desmarcar o Bebé e o apoio frontal para o Talisca. Só lhe vi uma má acção em que perdeu a bola por ir para cima do adversário junto à lateral. Merece mais uns minutos para ver se é sol de pouca dura ou se aprendeu alguma coisa.

João Teixeira - muito verde, muitos passes errados, algo que faz frequentemente na equipa B, tipo André Gomes, mas é capaz de acelerar em condução como o Enzo faz. Precisa de critério, de sair do contacto com o Hélder e de contactar com a realidade do Jesus para ver se evolui.

Sinceramente, há muitos jogadores, por mais meses que passem, duvido que melhorem muito, especialmente porque lhes é difícil abandonar conceitos com os quais sempre viveram. Por isso é que o Jesus lhes dá muito poucas oportunidades.

Tenho pena que o jogo não tivesse sido mais puxado para ver melhor o potencial da dupla do meio-campo e para ficar demonstrado a valia dos centrais.

LGS disse...

Maldini,

O que achaste do César? Assim de repente gostei um pouco mais da exibição dele do que do Lisandro, avaliei mal?


Quanto ao NO concordo parcialmente contigo. Acho que foi o melhor jogo dele a nível de tomada de decisão que já o vi fazer. Espero que seja um bom sinal e que não aconteça o que dizes acerca do lance do Talisca.

E o José Moreira põe uma questão importante: como se explica a diferença na utilização de NO comparado com o Jara?...

Pedro disse...

O Basileia concerteza que tem um orçamento muito superior aos demais do seu grupo.
:)

joaoc disse...

quanto ao nelson oliveira concordo com o B Cool e acrescento outra provável "má accção" quando há um jogador a progredir com bola na faixa direira, penso que o bebé, e ele "foge" ou desmarca-se à espera de um passe para o 2º poste, deixando o colega sozinho, quando podia ter aproximado e dado uma opção de passe mais concreta ao colega, que assim se viu obrigado a ter que fazer um passe de execução muito mais dificil.

Pedro Manuel Anastácio disse...

Fazendo avaliação aqueles que menos jogos têm feito:

Artur - Treme Treme e continua a tremer

Lisandro - Rápido no movimento defensivo mas pouco esclarecido no passe

Cesar - Sabe posicionalmente o espaço que tem de ocupar, mas precisa de entender os timings para fazer o fora de jogo, entre ele e Lisandro, contra uma equipa mais evoluida técnicamente.....teriam muitas dificuldades.

Benito - Lento, mas foi curiosamente dos jogos mais completos que lhe vi, sabe se posicionar defensivamente, técnicamente muito evoluido e sabe interpretar quase que correctamente as subidas ao ataque, tem evoluido a olhos vistos com o JJ, a nivel de passe, falhou 2 ou 3 passes de média longa distância, passes curtos....não falhou um unico e disso beneficiou o Ola Jonh.

Cristante - um Maestro vindo da rectaguarda, cultura tática assinalável, qualidade técnica acima do normal e acima de tudo capacidade de passe a todos os niveis a roçar o soberbo.

Pizzi - Quase brilhante, começa a dominar os timings de jogo como se toda a vida tivesse jogada ali, precisa de minutos.


Ola Jonh - Sabe o que tem de fazer, o problema é fazer, demora uma eternidade para passar centrar rematar, e é isso que tira do sério o JJ, tivesse ele a mesma velocidade de execução que tem a correr e Sálvio bem podia tirar umas férias na Russia, assim, Ola Jonh mostra qualidade mas mas não passa daquela amostra de que tem muito para evoluir, mas que não tem evoluido mais que aquilo.

Tiago (ou Bebe) - O homem quer é correr, parece uma mula, a sua visão periférica é igual a 0, não e capaz de ler o jogo, e perde constante tempo com pandleirices de fintas e etc, penso que para todas as limitações que apresenta o lugar certo para ele penso que ser avançado centro lhe disfarçaria os defeitos.


Derley - esforçado mas muito desligado de Lima.

Lima - Começa a ser confrangedor ver Lima com a camisola vestida, oh JJ dá lhe umas férias.


Nelson Oliveira - Entra e muda tudo, passou a haver ligação defesa ataque, passou a haver um transportador de bola, passou a haver alguem com excelente visão periférica, quero ver mais de Nelson e acho que JJ diz o mesmo, aquilo que Nelson ontem fez, se o tem feito com Jonas em campo........não sei não..


João Teixeira - não é um médio defensivo, nem é um médio ofensivo e percebe-se o porque de JJ querer ficar com o puto, a capacidade de arranque com bola no pé é excelente, tem técnica excelente e capacidade de passe razoavel, razoavel porque tem de perceber que a bola precisa de rodar mais depressa para chegar ao destinário, tirando isto, 3 lances de participação com Pizzi Talisca e Nelson Oliveira, e uma arrancada individual a conseguir sacar um cartão amarelo....promete




Em suma um jogo de segunda contra uma equipa que jogou tb sem agressividade da 1ª volta, o Benfica ontem podia ter sido feliz e só não o foi porque Lima mostra que não se está a relacionar bem com a baliza, e porque Bebe pensa que está numa competição de estafetas.

ReD_WinG disse...

LGS, é simples, o NO é jogador do nível do Benfica, Jara e Derley nunca serão, e o Lima cada vez é menos.
O único que não ve isso ou nao quer ver, é mesmo o JJ.

R.B. NorTør disse...

Para aqueles que falam do JJ e do que ele anda a fazer, basta comparar o que alguns jogadores fizeram hoje e o que fizeram no outro jogo com o Leverkusen. Ou chamar a atenção que este 11 titular anda perto do 11 que se viu à rasquinha para eliminar o Covilhã da Taça.

Mesmo com o Levekusen em ritmo de férias, acho que os alemães vieram despreocupadamente lutar pela vitória, afinal o primeiro lugar do grupo permitia evitar uns tubarões no próximo sorteio...

Posto isto, é de crer que o Lima continue a merecer a confiança do treinador e depois de mais outra exibição cada vez se percebe menos. Felizmente agora temos o Jonas em todas as comeptições!
Não discordando do "aos 23 anos" acho que o NO hoje esteve francamente mais próximo do que se pede ali, criando pelo menos 3 boas ocasiões para a equipa, que noutros tempos se teriam perdido (mais uma vez, vide jogo com o Covilhã). O Benito continua a ser pior a defender do que a atacar, mas gostei da primeira parte com o Ola John, este sim a revelar uma veia defensiva inédita.

Quanto ao JJ, não gosto da forma de falar dele. Felizmente que não lhe pedem para fazer discursos, mas para treinar uma equipa. E nisso, ontem ficou evidente que ele o anda a fazer! Ah e Maldini, poupa lá a malta que o coração não dá para tudo, ou dizes o que sabes ou não assustes ;)

Pedro Manuel Anastácio disse...

Red_Wing
O Derley é mais do que tem mostrado, não te esqueças que estamos a falar num jogador mais posicional habituado a jogar sempre em linha recta e que a equipa jogue apenas para si, logo existem ali problemas ainda de percepção do espaço onde pode jogar....todavia esse problema é atenuado quando vemos por exemplo Jonas a seu lado, Jonas empurra Derley para o seu espaço enquanto Lima obriga que Derley saia de lá.....num meio termo......gostava de ver Jonas com Nelson Oliveira, e Nelson Oliveira com Derley..

Pelo que vi, JJ está a trabalhar o Nelson para ser o Homem Referência no ataque, aliás quem ver a movimentação dele ontem foi completamente contrária aquilo que era normal em si...o arranque e passe para Bébé noutras altura teria arriscado o lance individual para meter a bola para a esquerda, de modo a que depois ela lhe voltasse a si, ao passá-la a Bebe mostrou que pensou em prol da equipa.
A bola que ele amortece para Talisca noutros tempos tinha dado em remate de pé esquerdo, novamente amorteceu para que Talisca, melhor enquadrado, rematasse.
O arranque que faz vindo da esquerda driblando e sofrendo toques de 2 3 ou 4 adversários que depois mostra mais uma diferença, Nelson noutras altura arrancava em direção à Ala mais perto ou em direção da baliza, novamente apostou no colectivo temporizou sempre a correr com a bola abrindo uma brecha completa no meio campo defesivo e na defesa do Leverkusen, houvesse mais esclarecimento por parte de toda a equipa e aquela lance poderia ter dado golo ou pelo menos um lance de...



Foi um jogo onde não houve individualidades com grande destaque, porque toda a equipa esteve bem, houve sim 2 individualidades a quase contra ciclo em relação aos colegas, Lima cada vez parece mais um defesa central adversário e Bébé que não encaixa como extremo, não lhe vejo aptidão para tal, todavia remata até bem, e sabe ser rápido e matreiro perto da área...JJ mete-o a jogar à "Cardozo" :)


Toda a gente traça no Benito, mas esquecem-se que é um miudo que começou como trinco, passou para lateral esquerdo posição que ocupa à coisa de 2 ou 3 anos, e sempre com mais responsabilidades defensivas que ofensivas, num esquema como o do JJ os laterais sobem muito e o miudo ainda agora começou a aprender o que é fazer esse movimento, e pelo que vi ontem ....já evoluiu bastante, mas claro nada nasce de um dia para o outro e em abono da verdade o puto tem 21 anos...há tempo....pela capacidade de leitura dos movimentos da equipa, o Benfica não teve lance de perigo algum pelo seu lado ou por outra apenas os teve quando o miudo já nem conseguia correr e mesmo assim procurava sempre tapar assertivamente todas as zonas problemáticas...
Benito é claramente um miudo em evolução não rápida mas em evolução consistente, até pela morfologia se vê essa evolução, tá com um caparro quase que ombreia com o Bébé.. :)



Almeida é um jogador à imagem do Benfica e JJ agradece o momento em que lhe colocaram o puto no plantel, com Almeida em campo descansa o JJ, descansa o Artur e descansam os Benfiquistas.

GV disse...

É incrível como mais uma vez o que há a retirar seja a genialidade do JJ...

Um Benfica quase B atesta o excelente trabalho de treino ao longo do tempo, só ao alcance do JJ... de praticamente mais ninguém... A qualidade e emprenho dos jogadores só é chamada, em sentido contrário, quando corre mal e para desculpar o JJ...

Ah, mas há que não abrir o flanco, ou seja, há que dizer que o Leverkusen veio cá passear (abdicando... inteligentemente... do primeiro lugar do grupo...), para não se poder afirmar que o Benfica podia ter feito mais no grupo que afinal acabou por ficar liderado pelo Monaco...

E não fiquemos por aqui. Ao Monaco saiu a lotaria, se fosse o Benfica a ficar... em terceiro... seria híper-mérito de JJ por causa dos orçamentos, patati, patatá...

Enfim... O JJ não precisa disto tudo para se saber que tem qualidades...
Não se critique o mister se não ele vai embora...

Nada contra o JJ, o que tenho contra é a exagerada defesa que se lhe faz.

Gostava que o JJ ficasse porque é bom e porque pode ser complicado substituí-lo, mas gostava também que aprendesse mais com os próprios erros. Isso faria dele um treinador melhor!

Quanto ao Nelson Oliveira, esteve muito bem e espero sinceramente que seja um sinal de crescimento e de aprendizagem. O potencial dele é brutal. Concordo que o problema típico dele é a tomada decisão, que ontem quase não se revelou.
Terá nova oportunidade em breve? Espero que sim. Não vejo mais nenhum português para aquela posição com aquele potencial, que urge concretizar.

Cristante e Pizzi, excelentes indicações!

Cumps,

Edson Arantes do Nascimento disse...

Sinceramente, só vi com atenção a primeira parte e vi um bom Benfica. Com atletas que praticamente não têm minutos de jogo mas a cumprir com aquilo que o treinador lhes pede.

O Artur esteve bem, claramente a estratégia do Benfica foi bater na frente para evitar a primeira linha de pressão do Leverkusen, que é muito forte. Como eles atrás têm problemas de organização defensiva, parece-me uma boa ideia, e que acabou por resultar.

Os defesas estiveram todos relativamente bem, com a agradável constatação de terem demonstrado conhecer melhor do que há uns meses os posicionamentos zonais. Gosto especialmente do César (pelo potencial que tem), mais do que do Lisandro. Fiquei um pouco espantado pela qualidade e simplicidade com bola que o Benito demonstrou. Um jogador a rever, eu que já lhe tinha traçado o destino final.

Ola John a demonstrar porque não joga. Alterna o óptimo com o execrável, com más decisões, com decisões pra bancada, para o ego e para o raio-que-o-parta.

Bebé péssimo. Um horror. O Derley e o Lima de sempre, este talvez um pouco pior do que o normal. O Lima vale por aquilo que dá aos colegas (apoios, movimentações) e não tanto pelos golos, ainda que vá sempre marcando os seus. O mesmo serve para o Derley, que mesmo sem classe nenhuma, consegue ser um jogador interessante.

São casos raros, raríssimos, tal e qual como o Basileia ter eliminado o Liverpool na fase de grupos.

Cristante e Enzo Pizzi em muito bom nível. O Enzo Pizzi fez coisas de qualidade superior, que surpresa! Adorei vê-lo jogar no meio.

Na segunda parte entrou o Nelson Oliveira. Rapidamente pegou na bola na linha e foi pra cima dos adversários. Eram apenas três ou quatro pares de pernas.

E nesse momento passei para outra freguesia. Mudei de canal. O N. Oliveira deve ser vendido imediatamente, em Janeiro. Não tem nível para o Benfica (assim como outros que lá andam), e está a rebentar com a sua carreira.

Precisa de sair do Benfica o mais rapidamente possível. Será bom para o clube e principalmente será excelente para a sua evolução como jogador de futebol - se é que ainda está disponível para evoluir.

Roberto Baggio disse...

Oh GV a cada comentário demonstras cada vez mais, menos. Diz-me lá, quantos jogos do Leverkusen viste este ano?
Por exemplo, viste o jogo contra o Bayern?
Eu vou assumir com a arrogância habitual que viste os jogos contra o Benfica, só. Mas nunca paras para pensar e perceber que não vale a pena comentar e contestar sem conhecimento. Só que queres mesmo é comentar por mais que nada digas. Mas mesmo vendo só esses jogos é óbvio e dá para perceber que os jogadores vieram com uma atitude completamente relaxada, em comparação com o primeiro jogo. Se não reparaste nisso, bem... nada a fazer. Mais uma vez, até os bêbados do Nuno viram.

GV disse...

Baggio, tu é que, no teu castelo altaneiro, não percebeste o que escrevi. Logo tu, que me pareces alguém que percebe... ou será que "cada vez mais, menos"...?

Os 2º, 3º e 4º parágrafos que escrevi têm exageros e ironia à forma como apenas e só se elogia o JJ, aconteça o que acontecer.

Vê lá se os bêbados do Nuno perceberam e tu não...

Para não variar só me comentas para me tentares descredibilizar. Optas por ignorar outras partes, outros comentários e algumas perguntas, que bem respondidas podiam elevar esta toada.

São opções...

Cumps,

Roberto Baggio disse...

O teu português é mesmo fantástico. A sério.

" Optas por ignorar outras partes, outros comentários e algumas perguntas, que bem respondidas podiam elevar esta toada."

Elevar o quê? Só na tua cabeça. Na minha não eleva nada. No dia em que me disseres, vi dez jogos do Leverkusen esta época, ví 10 jogos do Mónaco, vi 10 jogos do Zenith, incluindo os últimos 3, e o modelo de jogo deles é isto e aquilo. Os jogadores deles são isto e aquilo. Por aqui e ali se podia fazer isto, por aqui e ali não se pode fazer aquilo, isso sim vai elevar alguma coisa na minha cabeça. Aí, vais ver que vou discutir a sério ctg. Até lá, fico pelos elogios ao português e pela assumpção que não tens conhecimento. Cada vez mais o demonstras, e nem sequer refutas. Pelo que o arrogante, mais uma vez, mostra que está certo ao dizer que: "não tens conhecimento para comentar".

Pedro disse...

GV, para poderes discutir bola aqui tens que fazer como JJ e ter 3 TV's sintonizadas na bola.

:)

Filipe Martins disse...

Revejam a avaliação do Nelson Oliveira, fica tudo a pensar que tem alguma coisa contra o rapaz. Talvez o conheçam melhor que muita malta daqui, mas não assumam que os jogadores não possam mudar, e na minha opinião o miudo anda a fazer por mudar. Mas precisa de jogar, tipo talisca, bem ou mal jogar ;). De resto não concordo com a avaliação do não ter de vender, precisamente por não estar nas competições europeias, benfica não faz encaixe financeiro e vai ter de vender, pelo menos enzo Já, e Gaitan deve sair no fim da época (parar ganhar o campeonato). Olah jonh tem de aprender a liguagem do Jesus, quando o fizer é crake, pizzi é bom e substitui bem o enzo, Benito merece ser 2ª opção e não 3ª sobretudo no campeonato português, Bebé não é jogador de equipa grande, e dificilmente o virá a ser. Saudações

GV disse...

Baggio,

(Re)começaste a rebater (partes de) comentários meus especialmente a partir do momento em que comentei a eventual contradição da vossa apreciação da tática do 5-0 no dragão, que vocês optam por não esclarecer, mesmo quando perguntam "qual contradição?" e eu respondo.

Já sei... contradição, só na minha cabeça...

O "elevar" a que me refiro poderia passar por responderes a partes talvez mais interessantes de comentários meus, outros comentários meus e perguntas concretas minhas...
Mas lá está, como para ti eu não percebo nada, vais só escolhendo o que comentar, se for o caso, para procurares ridicularizar (coisa que, lamento, não me tem afetado - ter medo do ridículo é algo que procuro evitar). As tuas apreciações são tuas, tal como as minhas são minhas...
Atenta que não venho aqui dizer que eu é que sei... Venho dar a minha opinião que de facto não está assente em visualizações de 10 jogos do Zenit (acho que adormecia aos 15 minutos de cada um deles)... Mas está assente na minha interpretação de alguns anos a ver jogos do Benfica (e alguns outros), a tentar interpretar o que está bem e mal (desde as direções às equipas técnicas e jogadores) e de convívio com pessoas do meio desportivo.

Mas lá está, do teu castelo altaneiro... procuras interlocutores mais ricos no léxico futebolês. Mas procura-os bem... :)

"nem sequer refutas"
Tenho tanta obrigação de o fazer quanto tu de esclareceres a tal eventual contradição da tática do 5-0 :))

Cumps,

GV disse...

Pedro,

3 TV´s? Por isso que o homem às vezes se baralha ;)

Cumps,

Roberto Baggio disse...

Pedro, comandante da polícia das substituições, qual é a patente do GV?

As vezes tbm sei ter piada ahn kkkkk

Abraço aos 2

Fenómeno disse...

Baggio e Maldini, gostava que me elucidassem uma coisa, até porque vocês têm conhecimentos que eu não tenho: o que tem JJ contra a formação e porque embirra tanto com certos jogadores?

Vamos lá ver, o Nelson Oliveira até podia ter um cérebro de lentilha, mas a técnica e capacidade física não deveriam levar a uma aposta nele de forma a desenvolver este aspecto do seu jogo? De repente vejo muito mais potencial nele que num derlei (que até tem algumas qualidades) ou neste Lima - isto para não falar na aberração Jara. Além de que, pelo que se viu ontem, o mundo não estaria perdido se houvesse uma tentativa. Assim de repente, dá ideia que para JJ o erro que cometeu ontem foi ter dado 15 minutos ao NO, devia ter dado só 5 para ele mostrar menos...

Bernardo Silva e Cancelo - já podiam ser aposta, mas aqui dou o desconto da hipótese terem sido vendidos. Ainda assim não consigo compreender (pela lógica normal) para quê uma defesa tão acérrima do Talisca, mesmo com jogos em que não mostra nada de especial, em comparação com o Bernardo Silva

Bebé e Djaló - Bem o bebé é o que nós sabemos... Porque não deu a oportunidade ao G. Guedes de jogar, ou por que é que o Ivan Cavaleiro não ficou? (que até nem é a última coca-cola do deserto, mas, pronto, não é o bébé)

Ola John - De favorito a ostracizado por jesus na segunda época. Entretanto já parece ter "feito as pazes" com JJ, ainda que devesse jogar mais

André Almeida - De convocado da selecção, passou uma travessia no deserto, em que não jogou uns 4/5 meses, para voltar no final da época em grande estilo e ser convocado para o mundial

Oblak - Foi necessário o Artur se lesionar para que apostasse nele...

Miguel Rosa - temos o bebé no plantel...

Nolito - apesar das limitações jogava muito bem, e foi ostracizado. Aqui até se pode dizer que JJ perdeu um talento, já que ele até foi convocado a selecção

O que me irrita é que JJ é um GRANDE treinador. A equipa está muito bem organizada e o jogo de ontem foi prova disso. Mas o que pode levar a não ultrapassar estes seus defeitos?

Paolo Maldini disse...

fenómeno, será que esses miúdos que têm saído da formação têm mm no imediato unhas?

posso dizer-te que alguém que não é fã do Jesus, e que faz parte do SLB me disse "o problema é q ele tem mm razão. qd chama miúdos... eles estão tão abaixo do nível dos outros que até os treinos estragam"

A propósito... Guedes é uma espécie de afilhado do JJ. Até gozam com isso. Ele adora-o. E por ai dizem que nao gosta dele pq n o meteu ontem...

GV disse...

Baggio,
Piada fraquíssima... digo-te já :)

Pedro,
Se mandas tens que pagar :)


Vá, um abraço a ambos também
(o que o Natal faz a um gajo...)

Roberto Baggio disse...

É pá, tentei xD

Fenómeno, eu tbm não entendo... até pq o Bebe, o Jara e etc tbm estragam treinos...

Fenómeno disse...

Maldini, eu não digo ter de imediato unhas, mas como vocês sabem, sem jogar é que nunca vão ter unhas... Além de que não andei a mencionar todos os jogadores saídos da formação, mas três ou quatro de grande potencial - Oliveira, Guedes, B. Silva, Cancelo - e o Miguel Rosa

Mas onde eu queria chegar era mais às embirrações dele, tem alguma embirração com a formação, como teve com o Nolito, com o Almeida durante algum tempo, assim como com o Ola John e o Oblak, para ter aqueles pinos que, como o Baggio diz, também estragam treinos, tipo jaras, emersons, e bebés da vida.

cobra2 disse...

Se os da formação estão tão abaixo do nível do plantel, como é que conseguem ser competitivos numa Liga dos Campeões (p.e. Bernardo Silva)? Coisa que aliás o Benfica não tem sido. A mim parece-me que é tudo uma questão de ego, ou seja, se o jogador vier da formação e render, o mérito é da formação do Benfica, mas se vier da Argentina, do Brasil ou outro, e se der bom jogador, o JJ é o maior. Gosto muito da maneira como o JJ põe a equipa a jogar, mas em termos de visão é fraquíssimo, para além de que o ego gigante atrapalha. Por isso nunca será um Manager e sim um treinador.

P.S. Excelente trabalho neste blog

Nuno Costa disse...

Muito provavelmente essa tomada de decisão deve-se ao estado amimico dele estar em baixo, devido à falta de aposta do treinador nele. Faltou-lhe confiança para rematar.

Em relação ao resto penso que é um jogador muito bom tecnincamente com trabalho pode ainda a vir a ser um avançado a cima da média, embora esteja em risco de se perder.