terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Conversas de Café - Clássico


68 comentários:

LGS disse...

Não se preocupem com o tempo que estas vossas Conversas de Café não cansam. Se pensarem que os trios de ataque e dias seguintes desta vida são duas horas, ou lá o que é, de conversa de mrd, meia hora a ouvir-vos sabe a pouco.


PS: O velho do Restelo foi um belo brinde. Há sempre pelo menos um quando se fala de bola no café. :)

PPS: Gostei da sugestão do Bergkamp mesmo no final em relação ao próximo "episódio".

LGS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Futebol Táctico disse...

Não concordo na parte de na 1ª fase de construção do Porto, o Casemiro ir embora e vir outro buscar jogo. Tanto Sporting (na Luz), como Porto (no fim-de-semana) tentaram-no fazer. Pontualmente, não sempre. Ai existe uma grande coordenação do Benfica entre Enzo e o Samaris, neste jogo. Muitas vezes Enzo ia embora com Casemiro e vinha Samaris com Herrera. Até se dava a troca de Enzo, Casemiro por Herrera. Não é tão linear assim, pelo menos é a minha opinião!

Para terminar. Defender HxH nas bolas paradas é algo que eu não percebo. Não seria mais fácil em de te ter Brahimi à frente da bola dispor jogadores pelo primeiro poste, local onde cai sempre aquela bola, evitando logo ali um mau maior?! E qual é a cena de se marcar HxH mas não se proteger primeiro a baliza (aqui Danilo foi o que esteve mais em evidência por estar directamente ligado ao golo)?! Incrível!

miguelborges6 disse...

Assim vale a pena ouvir falar de futebol. Tenho pena de não serem do Norte porque seria bom ver treinos ou jogos das vossas equipas. Continuem com o projecto!

ricnog disse...

não acham que o Porto teve mérito em anular as qualidades atacantes do Benfica? apesar da qualidade, também é preciso dar o devido mérito e esse também deverá ser dado ao lopetegui

Daniel Martins disse...

A frase é cliché, mas cá vai: isto sim é serviço público! E até tivemos o velho do Restelo a representar a magia do directo :)

Penso que foi o Bergkamp que falou de um site onde estava o vídeo do Benfica a condicionar a saída de bola do Porto. Por causa do barulho de fundo não consegui perceber qual é o site, será que me podiam dizer o nome? Obrigado!

Unknown disse...

Jesus disse sobre este jogo: "Os jogadores jogam aquilo que o jogo dá."

Não acham que isto também é em parte a justificação para o Benfica, a ganhar 1-0 e posteriormente 2-0 não se ter lançado deliberadamente para a frente, colocando mais homens no ataque, durante quase todo o jogo? Ou foi apenas falta de qualidade para tal?

Rafael Antunes disse...

Concordo sobretudo com a linha de análise de que atendendo à diferença de qualidade individual se deve dar relevo à qualidade coletiva do Benfica no momento defensivo, exceptuando aqui os primeiros 15 minutos. Porque a qualidade não é só o que se sabe, é o que se sabe e se põe em prática, e nestes primeiros minutos nem sempre se fez o melhor que se sabe...

Por isto, não concordando, compreendo que face a esse facto, reforçado pela vantagem que levava para um campo tradicionalmente penoso, se tenha apostado em defender e logo ver o que o jogo daria, dando a iniciativa ao Porto e "obrigando-o" a expôr-se...

Sublinho apenas o que disseram em relação a esta estratégia já ter sido posta em prática e apenas não ter a "sorte" de o jogo se encaminhar para os interesses do Benfica.
Há criticas e críticos que só o tempo é capaz de desmentir...

Cumprimentos, é sempre bom ouvir-vos!!!

moskow disse...

Finalmente um programa sobre futebol que vale a pena ouvir :)

Hugo Souto disse...

Como sempre grande qualidade na análise e comentário ao jogo.

Saudações de um Portista!

João disse...

Já falaram dos programas de TV. É incrível como não se pega em 3 pessoas como aqui que realmente percebam e substituam aqueles programas todos.

Pronto, percebemos que o objectivo é audiências, mas há um nicho de mercado que quer isto. Não é assim tão difícil de encaixar.

Baresi disse...

15 golos marcados em lançamentos laterais na era JJ é algo considerável. E este FCP peca nas bolas paradas, porque não me parece uma equipa especialmente talhada para ganhar bolas pelo ar.

Do resto excelente "podcast", se o conseguissem fazer semAnalmente a malta agradecia.
E 26 min é pouco, podiam sempre fazer uma antevisao da(s) próxima(s) jornada(s), com aquilo que voces mudavam ou tentavam ajustar no jogo dos 3 grandes.

Abraço

DC disse...

Só não concordo que se diga que JJ esteve bem quando não consegue jogar os momentos todos do jogo.
A diferença de qualidade individual é notória essencialmente nos flancos. Depois, este Porto com Fabiano, Indi, Marcano, Casemiro e Herrera na zona central tem várias dificuldades tanto em organização ofensiva como em transição defensiva, que acredito que podiam ser muito melhor exploradas.
Se virmos bem, são 5 jogadores do Porto com enormes dificuldades com bola e a pressao do Benfica não os condicionou de forma a terem grandes perdas de risco. E depois, como o Bruno Pereira mostrou naquela análise ao contra-ataque, sem bola o Porto tem muitas muitas lacunas a explorar.

Como tal, não posso ficar satisfeito com o trabalho do JJ no Dragão, como obviamente também não fiquei com o do Lopetegui.
Mas sublinho que estas dificuldades com bola essencialmente já foram bastantes notórias noutros jogos do Benfica desta época. E honestamente não acho que a qualidade individual possa justificar tudo isso.

E claro, concordo com o Rafa que o Benfica só lá para os 15min realmente começou a defender bem. Também um pouco porque o Porto apostava sempre no mesmo tipo de jogadas.

Alberto disse...

Epá coisa linda. Venham mais, pelo menos nos jogos grandes :)

Clarence Seedorf disse...

Mas que é isto??? Pensava que isto era um blog e nao o café da esquina.. Enfim.. Ideias peregrinas que vocês têm..

João Duarte disse...

Obrigado pela prenda de Natal!

Dennis Bergkamp disse...

Daniel Martins,

http://codigofutebolistico.wix.com/codigofutebolistico#!FC-Porto-vs-SL-Benfica-1ª-Parte/cmbz/92B501DB-C81B-421B-9E18-9C37CF644A22

Tira Tira disse...

Grande serviço! Quero ouvir-vos na rádio ou tv!!!!

Maddox disse...

Acho que talvez desvalorizem os jogadores do SLB, mas é verdade que com aqueles defesas não dá para jogar futebol se houver pressing sobre eles. De resto, mais uma vez, adorei! Espero que façam muito mais

Pedro disse...

"Não foram os treinadores a ganhar o jogo"

Na mouche.
:)

Paolo Maldini disse...

nc são. nem a ganhar nem a perder. mas há uns que conseguem aproximar a sua equipa da vitória e outros que a afastam. No caso do SLB em tantos anos de vida, nc vi um que aproximasse tanto os jogadores de poderem ganhar os jogos como o actual treinador.

O FCP perdeu o Vitor Pereira, e eu bem avisei o que ai viria... vai ser igual no SLB

JON disse...

Nice talk.

Quem foi o personagem que se intrometeu a falar do Belém? lol

Quanto à saída de bola, como treinar isso? Isto é: o Porto vinha a melhorar isso nos últimos jogos com os médios a baixar e a pegar. No entanto, num estilo quase de jogada de xadrez, o Benfica viu o que o Porto andava a fazer e arranjou um antídoto.

A minha pergunta então é: tu treinas determinado tipo de movimentos e no jogo a seguir um adversário vem e contraria. Esses movimentos que treinaste levaram vários treinos e jogos a aprimorar e de uma assentada um adversário mostra como os contrariar. Que fazes? Treinas várias alternativas/variações? Mas não leva tempo até os jogadores apreenderem isso? Há tempo para isso?

Por exemplo, o próprio JJ no tempo do VP muitas vezes optava por bater no Cardozo porque não conseguia contrariar a pressão. Ou no Leverkusen este ano.

Abraço

michael disse...

boa conversa :)
em primeiro lugar, o mais importante: Gandas Kizas, ó Baggio! como é que agora me concentro no trabalho? :)

em segundo, ó Maldini, em relacao a "O FCP perdeu o Vitor Pereira, e eu bem avisei o que ai viria...", acho que a época passada foi mesmo de terra queimada. e as perdas mais importantes no clube nao sei se foram a identidade táctica ou a garra. nenhum adepto achava que o lucho devia ser titular naquela tática, todos os adeptos sabiam que estava na hora da sucessao do Helton. mas a falta de heranca a nível da identidade faz-se sentir de forma demasiado decisiva, principalmente quando há tantos jogadores a chegar e desconhecem em absoluto o contexto nacional.

Dito isto,quem vir o primeiro meio ano de Lopetegui, tem que admitir qualidade: nas contratacoes, no estilo que quer impor, na gestao de expectativas e egos dos jogadores. é muita coisa nova e o plano é algo inclinado (contas pra outros rosários/blogs).

nao coloco em causa a muita qualidade de jesus, mas banho táctico foi coisa que nao descortinei no passado domingo.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Pois, mas agora vamos imaginar por dois minutos que o JJ estava no FCP. E que o Lopetegui era o treinador do Benfica (va de retro!).

E eu pagava para ver os comentários de alguns ilustres, que no início da época estavam em altas masturbações e no chat do Posse de Bola - só para dar um exemplo concreto - passam o tempo a rasgar a equipa e os jogadores do Benfica.

Havia uns camaradas que diziam que o Benfica a jogar com a segunda equipa arriscava-se a levar cinco do Leverkusen. Foi o que se viu.

E depois que o Brahimi e o Tello (granda LOL) e o Oliver - grande jogador! - iam rasgar a equipa do Benfica. E foi o que se viu. O Brahimi quantas vezes conseguiu enquadrar?

Fala-se em momentos do jogo... Mas em quantos momentos do jogo este FCP apresenta um mínimo de qualidade?

Para mim, em nenhum momento apresenta qualidade colectiva. Nenhum. É cada um por si e o Pinto da Costa no céu. O JJ chamou-lhe um Figo.

DC disse...

JON, a resposta do VP a essa pergunta foi sempre a de que tinha vários planos. Pressionas o Fernando? Vem o Moutinho e o Lucho pegar. De certeza que o Benfica não vem pressionar os 3 senão bates directo e tens menos 3 médios.
Ontem foi raro ver o Oliver e Herrera a fazer esses movimentos.
Outra coisa que o VP costuma dizer é a importância de pegar na bola já virado de frente para o jogo para não dar tempo de te virem pressionar. Também com isso não houve cuidado nenhum do Porto.

Aza Delta disse...

Muito bom post.
Só uma pergunta:
Qual a comparação que fazem entre o Nani e Di Maria, por exemplo. Qual acham melhor, e qual preferiam ter na equipa.

Paolo Maldini disse...

michael, ng falou de banho táctico. Nem sequer digo que o Lopetegui não é um bom treinador. Aliás, nós deixámos outro audio feito para lançar mais tarde, onde se não me engano até digo que ele e o Marco Silva são bons treinadores. Não são é extraordinários. Não me surpreenderá que o FCP seja campeão este ano, mas apenas pq tem um naipe de jogadores de tremenda qualidade!

O SLB de há 6 anos para cá (desde que entrou JJ) é uma equipa do mais competente que recordo. E ou o FCP está a um nível estratosférico (inclui grande qualidade individual + grande qualidade do treinador) ou dificilmente se sagrará campeão. Não basta boa qualidade individual e bom treinador. É preciso juntar ambos os ingredientes e melhor que "bons"!

Portanto, o FCP pode perfeitamente depois de VP ser campeão já esta época e a próxima! Mas... é preciso acertar mtttt em cheio! Mérito do Benfica! Que até chegar JJ era inexistente nestas contas...

Paolo Maldini disse...

JON, o que falas são diferentes estratégias para diferentes momentos, dentro do mesmo modelo e sistema.

O Benfica tanto sai com 2, como com 3 na mesma linha mais recuada, dependendo do que fazem os adversários. O FCP não... tem menos estratégias e ideias e recursos! A equipa do Jesus tem vários caminhos alternativos. A saída de bola é o mais claro. Outros que se notam são a forma como os laterais se posicionam entre linhas. Por exemplo, contra o Belenenses na Luz, uma das coisas que o Benfica mudou para desatar o jogo foi ter os laterais dentro e entre linhas do Belém e os extremos fora, quando geralmente faz ao contrário... Têm a capacidade para alterar pequenas coisinhas para responder às dificuldades que vão aparecendo

michael disse...

de acordo, e nem estava a entrar em discussao, Maldini! banho táctico foi uma expressao usada por vários media, mas nao foi essa a vossa opiniao (nem tua, nem do baggio).

o que estava a querer dizer, mas nao fui suficientemente explícito, é que há uma parte do jogo e do balneário que o treinador nao pode controlar por completo que tem feito muita falta. e nesse aspecto, o trabalho de lopetegui (com menos 5 anos e meio de casa que jj) fica difícil.

Mas sim, DC, há falta de alternativas no início do momento ofensivo, é verdade. mas de mes para mes, vemos qualquer coisa nova e positiva. e isso nao se explica apenas pela troca de protagonistas ("ah e tal, isso é porque o quintero desobedece"). ve-se trabalho, de qualidade, mas ainda bastante desconhecimento do contexto.
nao consigo responsabilizar o treinador (em primeiro lugar) por isto.

Paolo Maldini disse...

Aza Delta, responderia com melhor acerto se o Di Maria pudesse fazer uns jogos no nosso campeonato :)

Mas, mesmo reconhecendo o que é hoje Di Maria, continuo a gostar mais do Nani (mas, daquele que quer... pq o problema dele estar por cá não tem a ver com as suas qualidades)

JON disse...

Oh Edson, tu estavas mesmo borradinho antes do jogo, confessa lá?

Não te cabia um feijão e agora estás todo fanfarrão. Vê lá se não festejas antes do tempo.

DC, isso é muito bonito mas o VP tinha vários meses de treino quando isso funcionava bem! E tinha Moutinho, Fernando, centrais e laterais e Helton(!) há meses. O Lopetegui não tem.
Isto para dizer o quê? Que nem tanto ao mar, nem tanto à terra... O espanhol nunca terá a categoria técnica do VP, mas também tenho visto muitas críticas injustas. Ele trouxe craques para o Porto que o VP nunca conseguiria trazer. E tem lidado relativamente bem com os Quaresmas da vida. O Quaresma sozinho tem potencial para rebentar com o balneário. Imaginavas o Quaresma há uns meses a ir para o banco e entrar com vontade? Isso também é trabalho do treinador...

Conclusão: duvido muito que o Lopetegui venha alguma vez a ter a categoria do VP ou do JJ em termos de organização e ideia de jogo. No entanto, tem outras valências, por um lado, e tem pouco tempo de trabalho por outro. O jogo podia ter caído para o Porto e isso, face ao ano anterior, já é uma melhoria muito grande... Parte disso é resultante do factor JL.

Os adeptos cegam e o que tenho visto nos últimos dias depois deste jogo, quer nos portistas, quer nos benfiquistas, é um extremar de visões que só a paixão justifica.

Volto a dizer, nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Nem o JJ é um deus e o Benfica vai ser campeão com 20 pontos de avanço, nem o JL é um nabo total e o Porto estava melhor se treinado pela mulher Secretário.

DC disse...

Michael se eu não visse evolução positiva, há muito que pedia a cabeça do treinador. Como pedi bem cedo a do Paulo Fonseca.

JON, a nível de gestão de recursos e balneário a única coisa que critico é que acho que temos um plantel demasiado extenso. Isso e talvez ter dispensado Josué e Ghilas sem lhes dar oportunidade. De resto, a esse nível está impecável.

Agora como disse acima, se o achasse péssimo pedia já o despedimento dele. Espero evolução. Para já acho que está muita coisa mal mas pode melhorar. Daqui a uns meses vemos. Agora, não tenho a mínima esperança que ele atinja o nível de VP, mas o VP para mim foi o melhor treinador desde Mourinho.

Hélder disse...

Só espero que demore muitos anos...

Clarence Seedorf disse...

Com ouvi, de um sábio, no outro dia, "é a benfiquisação do fcp". #nooffense

Aza Delta disse...

Então mas agora eu não posso usar o mesmo argumento do nível competitivo, e e dar o exemplo do facto do Nani numa liga mais competitiva não conseguir desiquilibrar tanto porque o nível sobe, enquanto o Di Maria continua a ser o que é, seja na liga portuguesa ou numa final da liga dos campeões?

Atenção que eu percebo porque preferes o melhor nani ao melhor di maria. Mas nos aspectos em que é especial penso que o Di Maria está num patamar superior.

Baresi disse...

Eu ás vezes penso no que poderia ser este Benfica de JJ se tivesse 30M€ para ir buscar dois laterais como o FCP foi buscar.

Vejo Danilo e Alex Sandro a jogarem, e parece que estagnaram. O que jogam hoje, é praticamente o mesmo que jogavam quando chegaram.
Uma força física e potência como poucos têm, mas com tantas lacunas a perceberem o que o jogo lhes pede...

Dificilmente iria ver o Lima a marcar aquele primeiro golo se quem o estivesse a marcar fosse Maxi, ou até mesmo A.Almeida...

Nuno Ribeiro Margarido disse...

Pena essa qualidade de som que podia ser bem melhorada... Mas obrigado! Mais destes!

Paolo Maldini disse...

Aza, dizeres q o Di Maria desequilibra mais q o Nani numa liga mais competitiva é uma opinião tua. Pode não ser um facto.

Baresi, n é só o 1o golo. O 2o do Lima tb mt dificilmente aconteceria contra uma equipa de JJ. O avançado estaria fdj,ou no meio de central e lateral sem hipoteses de "chegar" lá

Nuno, pois... o local escolhido revelou-se com mais gente que o expectavel, mas foi engraçado o adepto do belém interromper :)

Pedro disse...

"Eu ás vezes penso no que poderia ser este Benfica de JJ se tivesse 30M€ para ir buscar dois laterais como o FCP foi buscar."

Soma o dinheiro que JJ já gastou em laterais e se calhar dava para comprar qqr coisinha de jeito.

Pedro Manuel Anastácio disse...

Oh Pedro tb temos que dar o braço a torcer....JJ tb já facturou o suficiente no Benfica para de quando em vez arranjar um "Jara" ou um "Bébé"...


Mas insisto numa coisa, apesar de ainda sem grande estofo actualmente, tenho alguma fé no Suiço Benito....
Mas tb tinha no Wass....mas tb o despachamos :)

zorg disse...

Fabio Coentrão (1M), Siqueira (empréstimo), Emerson (3M), Silvio (empréstimo), André Almeida (300k), Sideshow Bob (empréstimo), Luisinho (500k), Eliseu (1M), Benito (2M).

Tudo somado, dá menos de 8 milhões. Adicionemmos generosos custos de empréstimo e fazemos a coisa por 10 milhões. Só o Alex Sandro, que não foi o único lateral esquerdo que o porto teve no mesmo período, custou 15.

Pedro Manuel Anastácio disse...

Zorg o Alex custou inicialmente pouco mais de 9 milhões, o problema foram as percentagens do passe....que acho que o Porto ainda não é dono de todas

DC disse...

Vou usar o mesmo argumento: Quem me dera ter 2 trincos, um de 6M e outro de 10M em vez dum emprestado e dum puto de 17 anos. Também vale ou só podemos queixar-nos de laterais?

Bobe disse...

Espero que pós JJ o Benfica continue :)

Bruno Pereira disse...

Adoro estes áudios pelo simples facto de "renderem" muito mais tempo do que um post normal :P
Só agora acabei de ouvir e concordo basicamente com o que foi dito. Antes do jogo tinha comentado com o Maldini que a experiência do SLB poderia fazer a diferença uma vez que os jogadores do FCP são muito novos e não estão habituados a estes jogos (apenas Alex Sandro, Danilo e Jackson eram titulares o ano passado). Talvez aqui se encontre parte da explicação do "jogar menos e ganhar"
Mais do que a diferença que há entre SLB e os seus rivais no confronto direto, parece-me que a diferença é muito maior e será feita no confronto com os pequenos. Porque o Benfica massacra os seus adversários, enquanto que o FCP e o SCP apenas o conseguem fazer em intervalos menores. Isto apenas poderá ser contrariado pelo mercado de Janeiro. Se Enzo sai... o JJ deve estar sem dormir até dia 31...
Só me apetece dizer: "Enzo és um Lucho!!!"

Bruno Pereira disse...

DC, Toda a gente sabe que a conversa só vale para os laterais!!
(deixa esses 16M€ crescerem e vais ver a diferença para o q cresceram os laterais do FCP :))

Pedro disse...

Apesar de os 8 milhões serem mais que suficientes para a discussão em questão, refaço a afirmação:

Soma o dinheiro que JJ já gastou em jogadores que pouco ou nada jogaram e se calhar dava para comprar laterais de eleição.

Não é admissível o recurso à questão financeira como desculpa de seja o que for no Benfica nestes seis anos.

Bruno Pereira disse...

Pedro,
Responde-me a uma pergunta sff: imagina que és treinador da equipa que eu sou o presidente. Preferes qual das situações?
a) consigo que não vendas ninguém e tens 5M€ para gastar em jogadores.
b) vendes 120M€ em jogadores e eu dou-te 40M€ para gastares.

Abraço!

zorg disse...

Pedro, o custo total de todos os laterais esquerdos que o Benfica usou no tempo do JJ não chega ao custo do Alex Sandro. E não estamos a contar o Alvaro Pereira, ou o Fucile, por exemplo, que foram contemporãneos do Alex Sandro no Porto.

E do lado direito a diferença é ainda maior.

Não estou a dizer que o Benfica não gasta dinheiro em jogodaroes, mas nas latereais há, de facto, uma diferença muito significativa de investimento.

Não sei se foi o Maldini que há uns tempos meteu um link para um google spreadsheet onde se concluia que até 2012 o Porto tinha investido mais 100M que o Benfica... e isso nota-se bem.

JON disse...

Uma spreadsheet feita pelo Record ainda por cima da altura do João Querido Manhoso? Devem estar a brincar...

E depois o Danilo e o Alex Sandro devem ser os únicos jogadores em Portugal em que sempre que se fala no seu custo de aquisição se inclui as intermediações...

O passe do Danilo não custou 19M, custou 13M e o do Alex Sandro custou 9M.

João disse...

Bruno, o Pedro prefere sempre a opção que meta o JJ fora do Benfica. Ele é benfiquista, mas ainda não percebi se ele acredita mesmo que se o JJ sair (é provável que) venha um treinador ainda melhor.

J. Saro

DC disse...

Bruno, eu foi só para me meter com o pessoal porque nós podemos espetar 11M num Adrian ou sacar um Ruben de graça ou um Jonas a custo zero.

Entre Porto e Benfica acho que o dinheiro justifica pouco. O Porto investiu em defesas e depois teve Liedson, Izmailov e Kelvin e o Benfica investiu em avançados e depois tinha laterais fracos.

E parece-me que o Cristante vai ser muito bom. Do Samaris tenho mais dúvidas.

zorg disse...

O Porto investiu em defesas e em avançados. O último avançado caro que o Benfica aquiriu foi o Cardozo. O porto teve Jackson, Falcão, Hulk, Adrian Lopez, entre outros.

Aliás, não é por acaso que grande parte das grandes aquisições do Porto são jogadores em quem o Benfica também esteve interessado, mas depois não teve capacidade financeira para acompanhar o Porto. Falcão, James Rodriguez, Danilo e Alex Sandro, por exemplo, estiveram nas cogitações do Benfica.

DC disse...

Pronto zorg. Agora faz umas continhas aos bancos também e vê lá quem é que foi à luz com Tozé, Kelvin, Sebá e Castro no banco, quem jogou a época toda com Fernando, Defour, Moutinho e Lucho (4 jogadores para 3 posições), quem teve que usar Defour a extremo esquerdo várias vezes, quem no jogo do título teve que recorrer a Liedson e Kelvin, quem jogou uma época inteira com Kléber e depois Janko, etc...

E depois conta quantos extremos, médios ofensivos e pontas de lança passaram pelo slb nos últimos 3 anos.

Baresi disse...

Danilo foram 13+5 de comissões. Esta preto no branco no relatório e contas da CMVM.
Quando se compram jogadores por 1-2M€ a probabilidade de acerto é bastante menor ao se comprar um por 5 ou 10.
Embora o Benfica tenha muitos casos falhados nos últimos anos, o FCP tem tido mais, porque tem sido uma máxima deles, vender e voltar a investir. E isso explica e muito o sucesso dos últimos anos.

O Benfica tem (salvo erro) 4 jogadores no plantel que custaram cerca de 8M€ ou mais (Ola John, Samaris, Gaitan, Salvio).
O FCP tem Alex Sandro, Danilo, Indi, Jackson, Quintero, Reyes, Herrera, Adrian.

Uns investimentos correm bem, outros mal. O FCP, tendo um bom treinador, vai voltar a ganhar, porque invariavelmente investe em mais J ogadores de maior qualidade, por somas avultadas, que o Benfica.
E aí aparecem os Mangalas, os James, os Hulks, os James E os Jacksons.

O FCP vai voltar a ganhar, arranjando um treinador competente que perceba o que é o nosso campeonato, (algo que para mim Lopetegui não é) ou então que JJ saia do Benfica e as individualidades voltem a sobrepor se ao colectivo

GV disse...

Só agora terminei de ouvir.
Mantenho os meus comentários aos 2 primeiros posts sobre este jogo.
O Porto só foi realmente superior nos primeiros 10 ou 15 mins.

Façam mais disto de vez em quando. Acho que nem sempre dá para ouvir registos audio de alguma dimensão - há q ter tempo tb p ouvir albuns novos :) - mas de vez em quando resulta muito bem.

Cumps,

Pedro disse...

Bruno Pereira,

Se essa pergunta fosse feita no final da temporada passada preferia a opção a). Mas acho que essas perguntas não podem ser feitas assim mas desta forma: o que preferes gastar 40 milhões em 10 jogadores ou 30 milhões em três?

Zorg, mas o custo do Alex Sandro é irrelevante. O Montero que é considerado um fenómeno neste Blog custou muito menos que Lima, Cardozo, Jakcson, etc. Álvaro Pereira? Tínhamos o Coentrão. A questão é que se gastou muito dinheiro em jogadores de óbvia fraca qualidade quando podia e devia ter sido canalizado para melhores escolhas.

João,

A eliminação aos pés do Braga deve responder, pela enésima vez, a essa questão.

Zorg,

Gastámos no Cardozo e acertámos na mouche não precisando de mais investimento mas, mesmo assim, ainda pagaste 5 milhões pelo Saviola, 6 milhões pelo Rodrigo, 10 pelo Markovic, 12 pelo Sálvio, 8 pelo Ola John, 6 pelo Djuricic. Queres mesmo ir por aí?

Interior-Direito disse...

Pedro, achar que a eliminação da Taça de Portugal - num jogo de resultado imerecido - justifica a saída do treinador porque há outros treinadores melhores é muito bom. Vamos buscar alguém melhor, talvez o Sérgio Conceição, que ganhou ao Jorge Jesus neste jogo muito particular entre ambos?

Pedro disse...

A eliminação, a forma como aconteceu, suporta, mais uma vez, as críticas que faço a JJ.

Achar que é UM jogo que justifica a saída do treinador é querer levar a discussão para caminhos para os quais não tenho grande paciência. Até pq não és novo nestas andanças.

João disse...

Pedro, andas aqui há tanto tempo que já devias ter percebido que não é o JJ que joga. Não foi ele que falhou golos nem enterrou o pastel na defesa...

JON disse...

Ontem não vi o Benfica, mas pelo que percebi cometeram-se vários erros defensivos, bastando para tal não estar Luisão e Enzo e Samaris (sobretudo os 2 primeiros).

Ou seja:o JJ é excelente (e exigente) no momento defensivo, mas os jogadores dele mais recentes falham posicionamentos. A meu ver é normal! A aprendizagem leva tempo...

Por outro lado, os jogadores do Porto, quase todos novos em idade e no campeonato, cometem vários erros defensivos, mas o Lopetegui, para muita gente, portistas e benfiquistas, é uma besta quadrada...

Mais uma vez, nem tanto ao mar, nem tanto à terra...

GV disse...

Sobre o jogo de ontem:

Sem Luisão a defesa abana. A colocação do Cristante de início pode ser questionável. Não entendi a saída do Enzo ao intervalo (alegadamente por lesão não foi?).
O Benfica quis assumir o jogo e fez o suficiente para o resolver, mas com brindes da defesa, do meio campo (após saída de Enzo em especial) e oportunidades falhadas (faltas de discernimento e boas defesas), fica difícil.
Até ver SC 2 JJ 0 e um resultado histórico negativo alcançado...
O Pizzi tem que dar mais se o Enzo saí em janeiro...

Cumps,

Paolo Maldini disse...

gv, tu és um velho com 80 anos c internet, é?

pq é q é o treinador q perde?

ele tem perdido é jogadores...isso tem.

GV disse...

Maldini,
Embora continue à espera do teu esclarecimento sobre "a contradição" :), respondo-te:

Não, não sou um velho com 80 anos. Falta muito e por acaso até gostava de lá chegar com saúde :).

E tu, és o Mr. Magoo a tentar usar um tablet 7" sem ferramentas de acessibilidade? Ou lês o que queres ler em vez de leres o que está escrito?

Talvez uma tradução em UPPERCASE ajude:

"Sem Luisão a defesa abana." O JJ NÃO TEM CULPA DA AUSÊNCIA DO LUISÃO TANTO QTO JULGO SABER.

"A colocação do Cristante de início pode ser questionável." TALVEZ TENHA SIDO MEXER DEMAIS NO CORREDOR CENTRAL E NAS MOVIMENTAÇÕES DEFENSIVAS. AQUI SIM UMA OPÇÃO DO JJ TANTO QTO JULGO SABER.

"Não entendi a saída do Enzo ao intervalo (alegadamente por lesão não foi?)." SE NÂO FOI POR NECESSIDADE IMPERATIVA, FOI UM MÁ DECISÃO DO JJ.

"O Benfica quis assumir o jogo e fez o suficiente para o resolver, mas com brindes da defesa, do meio campo (após saída de Enzo em especial) e oportunidades falhadas (faltas de discernimento e boas defesas), fica difícil." NÃO OBSTANTE OS PONTOS ACIMA, O BENFICA FEZ O SUFICENTE PARA GANHAR, O QUE QUER DIZER QUE A ESTRATÉGIA DO JJ PODIA TER RESULTADO, MAS AINDA POR CIMA HOUVE FALHAS INDIVIDUAIS.

"Até ver SC 2 JJ 0 e um resultado histórico negativo alcançado..." TRATA-SE DE UM DADO OBJETIVO E DE UMA CONSTATAÇÃO COM TRISTEZA, NÃO DE UMA RESPONSABILZAÇÃO DO SUPRA-HIPER-GURU-SUMO JJ, MESMO QUE O JOGO DO CAMPEONATO TENHA SIDO DIFERENTE...

"O Pizzi tem que dar mais se o Enzo saí em janeiro..." O PIZZI NÂO ESTÁ LÁ... TAL COMO TU PRÓPRIO DESCREVES NO ÚLTIMO POST...

Cumps,

DC disse...

JON muita razão nesse comentário. Também comentei hoje que sem Luisão aquilo é completamente diferente e mesmo Jardel com 3 anos e tal de casa continua a dar erros básicos.

Lopetegui pode ser mau ou pode ser bom, não tem é obrigação de ter as rotinas que um treinador com 6 anos de trabalho tem.

Pedro disse...

"Não foi ele que falhou golos nem enterrou o pastel na defesa..."

Não o acuso de falhar golos nem de dar frangos. Quanto muito acuso-o de usar quem falha golos e dá frangos.

Mas foi JJ que escolheu o 11, que escolheu os suplentes, que decidiu jogadores a substituir e quando substituir.

JON disse...

DC, o meu comentário só vem no sentido de mostrar que nós, todos, enquanto adeptos, somos sempre muito incoerentes e cegos porque somos apaixonados por um clube...

Eu desde que comecei a ler mais e aprender mais, sobretudo graças a este e outros blogs, comecei a ver o futebol de outra forma, mais racional até.

Volto a afirmar, toda a gente a seguir ao clássico ficou doida, mas nem o Lopetegui é uma besta ou génio, nem o Jesus é a reencarnação de Buda que nos veio iluminar as vidas.

Na vida, o meio termo costuma ser o mais acertado. No futebol, além do meio termo ainda há a bola que vai ao poste e a que entra...

Paulo Serôdio disse...

Acho uma pena e completamente despropositada essa brincadeira sobre quem chegar atrasado ser "paneleiro". Especialmente no mundo desportivo, neste caso relacionado com futebol, em que tem sido bastante complicado para atletas homossexuais assumirem a sua orientação sexual em público. Lembrem-se do abuso homofóbico que sofreu o Graham Le Saux na sua passagem pelo Chelsea (o qual nem era gay). Não é por acaso que clubes como o Liverpool proibiram comentários deste género. Basta substituir "paneleiro" com "preto" para perceberem o alcance da minha crítica.
De resto, acho que têm um projecto muito bom e tenho aprendido bastante com as vossas análises.