sábado, 27 de dezembro de 2014

Fazer mais com menos. Paulo Sousa, treinador de e para um grande. Capítulo I.

"O Porto é melhor que o Basel, mas muito melhor, nem há comparação" Jorge Jesus.

"Há dois caminhos que estão ligados para chegar ao êxito: a qualidade individual e a qualidade de trabalho técnico-táctico, a metodologia do treino para formar uma equipa através do treino" Jorge Jesus.

O FC Porto é de facto muito melhor, sem poder sequer ousar-se comparar o seu potencial com o do Basel. Todavia, somente num dos caminhos referenciados pelo mesmo treinador que o afirmou. O da qualidade individual. 

O desnível nesse campo é tão elevado que é difícil imaginar um FC Porto a passar por dificuldades nos oitavos da Liga dos Campeões. Não pode, porém, negar-se o ponto que poderá aproximar o nível das duas equipas. Que é precisamente aquele que levou o Basel a chegar aos oitavos da liga dos campeões. A qualidade do trabalho técnico-táctico, a metodologia do treino para formar uma equipa. 

Paulo Sousa não é hoje um nome muito falado em Portugal. Todavia revela qualidades muito superiores às dos que vão sendo revelações por cá. 

É pelo seu treinador que o Basel estará naquilo que um treinador controla (organização com qualidade em todos os momentos) apto a continuar a fazer história na melhor competição mundial de clubes.











33 comentários:

João Camarneiro disse...

Análise extremamente rica.
Não tinha esta perceção relativamente ao Basileia e ao Paulo Sousa!

Grande trabalho, sem dúvida.

Paulo Dias disse...

O Basel já quando jogou contra o Benfica em 2011 jogava assim. Isto sim é um clube, escolher treinadores e jogadores pelo trabalho e não pelo nome.

Paolo Maldini disse...

Paulo Dias, exactamente! E excelente comentário! O Basel escolheu o P.Sousa depois de o ter eliminado 3x, tendo no entanto ficado sp entusiasmado com o que as equipas do PS apresentaram nessas eliminatórias!

Maddox disse...

recomendarias para um dos grandes em Portugal?

Paolo Maldini disse...

sem duvida que sim

Paolo Maldini disse...

há um erro numa das legendas. deve ler-se "maleabilidade"

Pedro disse...

Portanto, assim do nada, surge mais uma alternativa.

PS: Quero este TRAIDOR longe da Luz.

Paolo Maldini disse...

Pedro, deixa de ser criança. às x parece que tens 13 anos. E isto é para as 2 frases do teu comentário.

Antonio disse...

Pedro, comentário sem sentido. Sou do Benfica e não tenho esses problemas com o Paulo Sousa, um dos melhores jogadores de sempre da nossa formação. Os nossos dirigentes da altura é que não souberam lidar com a situação. Não foi culpa dos jogadores. Não me importava de o ver outra vez no Benfica, agora como treinador.

Miguel Barata disse...

António, independentemente de pessoalmente achares o Paulo Sousa traidor ou não, não tenhas dúvidas que era difícil arranjar um treinador com mais anti-corpos no Benfica...

Paolo Maldini disse...

O Miguel tem alguma razão. Mas, só entre os "Bebados". Que infelizmente por vezes parecem ser a maioria. Não falo dos do Benfica, mas de todos os clubes em geral.

Joao disse...

e isto ?
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=521396


um pouco...

Paolo Maldini disse...

João, se te referes ao Queiróz, deixa-me dizer-te que ele e outros como ele naquela geração foram os 1os a introduzir a parte tactica no jogo... para além do jogas na frente e tu a médio e tu a defesa.

A versão portuguesa dos pricípios de jogo é da sua co-autoria. Foi um revolucionário, como diz o Paulo Sousa. E n te podes esquecer que as primeiras coisas q este aprendeu sobre o jogo foi com ele nas selecções jovens. Foi campeão do mundo com ele. Impossível não lhe reconhecer qualidades.

Paolo Maldini disse...

agora, isto é um caso do aluno que aprende e apreende com o mestre, formula as suas ideias e teorias e ultrapassa-o :)

Paolo Maldini disse...

está ai um apre(e)nde a mais

Paolo Maldini disse...

já foi aqui falado o treinador que trazes ai... qt ao resto, o baggio que fale ctg q eu sei q voces gostam um do outro :)

Dennis Bergkamp disse...

O trabalho do Queiróz nos principios do jogo são a base de tudo.

Terei muita dificuldade em acreditar que alguma equipa pode ser bem sucedida se não cumprir aqueles 4 do ataque e da defesa.

Houve ai uma altura em que o Nuno do EntreDez tentou dar a entender que o Barça do Pep era a 1ª equipa a fazer algo de novo em relação a isso... mas mesmo assim tenho dúvidas.

Gonçalo Matos disse...

sem querer estar a abusar mto da tua paciencia, como se comportava a linha defensiva?

Paolo Maldini disse...

mt bem, Gonçalo! e nc abusas da paciencia :)

Gonçalo Matos disse...

obrigado pela resposta! tenho de admitir que a carreira dele me está a passar completamente ao lado..

talvez seja uma boa alternativa para o Sporting. mas tendo em conta os ultimos acontecimentos e a possibilidade de jogar Champions, se eu fosse o P Sousa provavelmente não sairia de Basileia a meio da época

Helder Silva disse...

Boas,

Não tenho acompanhado o P. Sousa, assim como estes últimos 6 meses não tenho acompanhado o futebol em geral... mas pela vossa descrição parece-me um bom substituto para o Jesus não?

Já agora o que acham do Preud'homme? Acham que é homme para o Benfica?

Uma outra questão Maldini porque falas sempre que o Jesus para o ano não está no Benfica? Sabes algo ou é um feeling?

Paolo Maldini disse...

N conheço as equipas do Preud'homme. Sei algumas coisas, mas tb se atira mta coisa para o ar para pressionar as partes envolvidas em negociações etc. Mas sei que o Jesus quer continuar no Benfica e sei que se o Benfica não renovar com ele, ele não vai ficar sem treinar porque já falaram com o seu empresário para um projecto novo.

Helder Silva disse...

Bem se ele quer continuar já é bom :) O meu receio é ele ir para o Norte... Imaginas o que ele era capaz de fazer com este plantel que o Porto tem? Ofensivamente são muito bons mesmo (estou a falar das individualidades), os laterais do melhor que por aí anda... Os centrais coiso... mas se ele coloca o Benfica a defender assim com aquela defesa (sim já têm rotinas de anos), conseguirá fazer algo com a defesa do Porto... Não me importava de ver o Jesus em alguma equipa europeia que lhe oferecesse a oportunidade de mostrar que não perde para o Mourinho, mas não no Porto :P, desde que fossemos buscar um treinador bastante capaz (o P. Sousa pareceu-me interessante pelo que aqui expuseram), acho que só assim o Jesus teria reconhecimento... Do Preud'homme também só conheço as estatísticas, e pelo que vou ouvindo impressiona, sempre com menores condições que os favoritos, mas que lhes bate o pé muito bem, supostamente assente num estilo ofensivo e de equipa grande.

Paolo Maldini disse...

Helder, isso da defesa ter rotinas de vários anos é uma falsa questão. Logo com alguns meses o SLB 09/10 (1º ano dele) já defendia c grande qualidade

Helder Silva disse...

Sim, sim e sim o que eu queria dizer era se ele conseguiu com os 4 que apresentou no dragão (O Jardel o que sabe para mim é trabalho do JJ e acho também que foi trabalho de insistência, não me parece ser muito inteligente, se o fosse não tentava sair tantas vezes com a bola, é fraco que doí nesse aspeto e não acredito que o Jesus lhe peça isso e é neste caso que lhe chamo rotina, a palavra correta é o treino que o Jesus adopta), o que faria ele com Danilo e Alex Sandro... Dos centrais do Porto não me posso enunciar porque como disse não tenho acompanhado. Eu sou da opinião que a parte mais fácil de ensinar (neste caso aprender e falo apenas por mim) é a defender, basta um jogador ter inteligência e o treinador saber ensinar (falando no caso do Jesus, basta apenas a defesa ser inteligente).

Arnaldo Ventura disse...

Não me admira que um dos jogadores mais inteligentes da sua geração esteja a percorrer um caminho desta qualidade e determinação.

Pedro disse...

A filha da putice que o Paulo Sousa fez é interpretado como uma criancice?

Nem sei o que dizer a isso sem recorrer ao insulto gratuito pelo que encerro o tema aqui.

Quanto à outra frase só pode ser falta de argumentação a adjectivação utilizada. Nada de novo. Não fui eu que disse que Paulo Sousa tem qualidade para o SLB nem sou eu que aceno com o papão de falta de alternativas à desejada saída de JJ do Benfica.

Isso sim, criancice total.

Paolo Maldini disse...

és tão tão tão adepto que até chateia. o pior é que és um caso completamente perdido :)

abraço

B Cool disse...

Maldini,
Sinceramente e porque tenho memória, tenho que estar de acordo com o Pedro neste ponto. Há valores que não devem ser postos em causa. O problema, é que o parceiro de folias dele é, neste momento, visita habitual da tribuna presidencial da Luz, pelo que pouco me admiraria que, caso o Jesus não queira ficar, pois duvido que seja o Benfica a prescindir dele, que não fosse o nome dele considerado.
O facto de haver um pântano de ideiais na presidência, não quer dizer que todos os adeptos passem esponjas sobre comportamento de ex-atletas e ex-treinadores.
E sim, tenho idade suficiente para ter vivido o verão quente, pois ia depois/durante as aulas extra/exames para o Estádio da Luz saber das novidades em primeira mão.
Desde que não seja o Rui Vitória a vir, pode ser que não seja tão má a sucessão. Quem sabe, até pode vir alguém que seja capaz de colmatar os defeitos do Jesus e seja capaz de elevar ainda mais a capacidade efectiva da equipa.

Johnny McCaco disse...

E só nao veio o João Pinto incluído no pacote Paulo Sousa + Pacheco porque não calhou lol

Baresi disse...

Fernando Santos e Rui Faria seriam as únicas opções a curto prazo para substituir JJ.
Rui Vitória noutro plano mais a baixo.
MArco Silva com muito cartel na Luz.

Paulo Sousa nunca será treinador do Benfica, tal como J.Costa, Nuno E. Santo, Villas Boas, S. conceição, P.Emanuel, V.Pereira, etc devido ás suas conotações clubisticas, e não devido ás suas carreiras como treinadores.

Paulo Sousa que continue a crescer lá fora.
Parece me que vai chegar a um patamar alto, e não vai precisar do futebol português pra nada.

Abraco.

Jorge Carolo disse...

É impressionante a incapacidade dos adeptos em ver valor e a preferi-lo (valor) a um treinador que sinta as cores do clube e seja socio desde o berço e ame o clube como ninguém mesmo que nada perceba de bola....
Mas enfim é este o nosso fado!!

Como pode um Benfiquista dizer q não quereria Vitor Pereira a comandar a sua equipa, por exemplo??

Não gostam de estar mais perto da vitoria??? Eu compreendo...
Por isso é que JJ também vai ser tão facilmente descartado e se vai dizer que teve as melhores condições de sempre... principalmente meteorológicas... Enfim...

Tristes!!

Com a qualidade que Portugal tem ao nível de treinadores seria espetacular termos 3 treinadores nos grandes, competentes e com conhecimento do que é o futebol para elevar a fasquia do nosso campeonato... Podia ser que passassem essa mentalidade depois para os clubes mais pequenos...

Ter equipas que jogam para ganhar em vez de se optar por autocarros

Mas acho que isto é apenas um sonho pelo que se vem falando na comunicação social....

Paulo Dias disse...

F.Santos Baresi?
Não queria.