domingo, 14 de dezembro de 2014

Individualidades a ganharem todos os duelos... individuais, mas foi o colectivo a sair com três pontos da partida.

Eis o melhor resumo do jogo.

Jogadores do FC Porto a passarem fácil em todas as zonas (excepção onde pisava Enzo) e o magnífico restabelecimento de equílibrios, conteções e coberturas da equipa de Jesus. Um Benfica inexistente ofensivamente, muito porque, já se sabe, contra laterais top, Salvio perde, perde, perde. Lima idem, Talisca idem.

Mais do que nunca foi possível perceber a diferença entre FC Porto e SL Benfica. Grandes individualidades (Como cresce Óliver!) contra um grande colectivo.

Ainda que na luz more um milagreiro, a partida de Enzo será suficiente para deixar tudo completamente em aberto. Pouco sobrará de nível top na equipa de Jorge Jesus. 

53 comentários:

quamanho disse...

Mas que azia!

ricnog disse...

Infelizmente vai sair mais um craque agora em janeiro....!!!!

Penso que o Benfica vai sentir a lesão do luisão e a saida do enzo!!!!!

B Cool disse...

E Pizzi, não poderá ser solução ? Não com tanta qualidade como Enzo, mas o Benfica já não está na Europa, os adversários são mais fracos

GV disse...

A qualidade individual não estava em causa, já se sabia que nisso o Porto está melhor servido. Em causa estava o que um treinador pode fazer para para contrariar tal.
"Milagreiro" era se tivesse passado a fase de grupos da LC em primeiro e com goleadas a todos, assim foi astuto e competente mesmo que o resultado tivesse sido outro!

Cumps,

Islander disse...

Se o Salvio com laterais de top perde sempre que dizer de Brahimi que é de topo e de quem o defendeu hoje?

Paolo Maldini disse...

por isso é que digo que ng se compara ao Nani em Portugal, Islander...

João disse...

Em relação ao Óliver.. sim, muita gente ainda não entende.. fartei-me de ouvir tripeiros dizerem "és bom rapaz, mas és muita fraquinho"

A falta de qualidade ofensiva do Benfica fez-me confusão. Adorei a vitória, claro, mas há ali muita falta de qualidade (especialmente comparado com o ano passado).

Como o Oblak já tinha mostrado, isto de jogar com GR dá cá um jeitaço.

Temo que o Luisão tenha dado cabo do tendão de aquiles, se assim for... medo, muito medo. Mas o Jardel esteve imperial hoje, ainda que facilitado pelo estilo de jogo do fcp (muito fraquinho também) em que é bola pra frente nas alas. E pronto.

O Sálvio é mesmo muito overrated. Muito.

A saída do Enzo.. ó porra..

Maxi. É craque? Não. É muito competente a defender? Não. É um portento físico? Não. Mas é tão importante no Benfica. Há coisas que realmente são de difícil explicação.

Ainda que tenha percebido a entrada do Lima, não consigo entender o porquê do Talisca. Parece-me que o Jonas teria sido muito importante na construção (inexistente) do Benfica.

Ricardo Perna disse...

Eu não acho que se possa avaliar o Brahimi pelo que (não) fez hoje. Até o Messi, se tiver uma marcação cerrada de um tipo com muita vontade (e isso Maxi tem de sobra), tem dificuldade em sobressair... É que foi marcação campo inteiro, o Maxi não defendia mais ninguém, o Salvio compensava todos os outros que lá apareciam.

Só não compreendo porque é que não se optou pela troca de extremos mais vez no FCP. É certo que, a defender, o Almeida é tão certo como o Maxi, mas pelo menos para tentar dar um pouco de espaço ao Brahimi....

Quanto ao Enzo, Pizzi não se poderá aproximar bem do argentino? Tem velocidade, tem vontade, já demonstrou alguma inteligência e quebra linhas como o Enzo... eu cá acho que não ficamos mal servidos, e se em janeiro regressar Ruben Amorim e Fejsa, muitos dos problemas ficam resolvidos. Quanto a Salvio, está visto que só dá mesmo para a Liga Portuguesa, infelizmente...

masterzen disse...

Maldini,

Quando te referes a qualidade dos jogadores do Porto, estou a falar da defesa para a frente, falas de qualidade ofensiva. Os jogadores do Porto em termos defensivos são débeis.
O Benfica hoje perdeu passes com erros não forçados onde se acerta dois passes seguidos ficavam em situação de igualdade e superioridade numérica para os do Porto.
A toma de decisões não é só ofensiva é também defensiva, muitos dos artistas do Porto decidem mal os espaços que devem ocupar e são debeis na contenção ao portador da bola.
O Oliver é um jogador espectacular ofensivamente mas a ideia de defender do Simeone é muito verde.

Gaia Hunter disse...

Um gajo ate pensa que o porto teve 80% de posse de bola e fez 20 remates à baliza.

Foi um jogo equilibrado que se tivesse ficado a zeros ninguém se admirava.

Nao foi por exemplo como o jogo do benfica-sporting que na segunda parte não foram 3 ou 4 porque não calhou

Pedro Manuel Anastácio disse...

O Almeida na 1 parte depois de acertar com o passo do jogo, meteu Brahimi e Tello no bolso à vez, meio campo aos tombos apenas com excelente Enzo e mesmo assim Herrera não existiu e Casemiro sentou-se de cadeira junto ao Indi, este Marcano tem tanta qualidade naquele corpo todo como o Reyes tem na unha lascada do pé direito, Alex e Danilo os super laterais que subiam e desciam...subiam e desciam....mas não tinham onde meter a bola....... a meio da 2ªparte da uma imagem claro do que foi o jogo duas equipas fechadinhas em 40 metros de meio campo....


O Porto foi superior na estatistica, mas em futebol...o Porto sõ jogou o que o Benfica consentiu....

Adolfo Sapinho disse...

Ó BCool, Pizzi para substituir Enzo???????? É preciso mais do que um Jesus carago!

Em relação ao jogo, com toda a honestidade:

- 1ª parte - porto totalmente anulado. 2 ocasiões. uma para o porto (desequilíbrio do alexsandro, remate do jackson, defesa júlio césar). outra para o benfas (golo!)

- 2ª parte - porto não faz nada até ao 0-2. Quintero e Quaresma entraram bem no jogo e deram a sensação de poder desequilibrar, mas na verdade na última meia-hora de jogo apenas há mais três oportunidades claras (2 para o porto com bolas aos ferros em bolas paradas e uma para o slb num contra-ataque)

- Individualidades: De facto o Óliver é muito craque! E o Enzo dispensa elogios. Para mim os dois melhores. O Casemiro e o Samaris dão muita lenha! O Gaitán em meia-dúzia de toques que deu na bola criou mais desequilíbrios que o Brahimi sempre agarrado à chicha.

- Colectivamente, o slb deu um banho ao fcp.

- 11 ideal do jogo: Júlio César, Maxi, Luisão, Jardel, AlexSandro, Samaris, Enzo, Óliver, Gaitán, Talisca, Lima. 9-2 pró slb.

SL

hertz disse...

Já todos sabemos a vossa opinião à cerca do trabalho do JJ (até porque já são vários anos à frente do Benfica). Mas qual a vossa opinião acerca do trabalho do Lopetegui numa equipa com tanta, tanta qualidade individual?

Leandro Enzo disse...

Adorei o resultado mas não gostei nem um pouco que este Benfica tenha dado razão ao Vítor Pereira de ir ao dragão "ao ataque fechadinhos lá atrás, como sempre"... Em organização defensiva não há nada a dizer ao Benfica! Aliás, até há: brilhante! Agora ao 'estratega' Lopetegui gostava de lhe perguntar porque não pediu ao Tello ou Brahimi para desconstruir a organização contrária começando por forçar a adaptação A.Almeida a cometer erros (entenda-se, faltas) depois de ter levado amarelo aos 2min?!

T disse...

Mas os laterais do Benfica perderam duelos individuais?!? Com quem? Quando?

Houve uma jogada perigosa do Quaresma, que driblou três. Fora isso, que mais duelos individuais os laterais do Benfica perderam?

Se é verdade que os "extremos" do Benfica não ganharam duelos, os do Porto também não. E desses todos, o Gaitan ainda foi o que esteve melhor.

Lima melhor que Jackson.

Enzo e Samaris a defenderem bem. A atacarem pouco e (muitas vezes) mal.

De resto, no que é que o Porto foi tão melhor que o Benfica? Na posse de bola? Consentida não? Estratégica, ou não?

Não consigo perceber onde é que o Porto é assim tão fantástico a nível individual. Danilo e Alecsandro, ok, Jackson, Ok, Oliver. E o resto? Craques?!!?!?

O Benfica fez hoje o que não fez noutros anos: arriscou pouco, raramente se desiquilibrou ofensivametne, atacou com menos jogadores do que o normal e, sobretudo, foi MUITO mais concentrado a recuar logo que perdia a bola, dando ao Porto os passes exteriores.

nonameslb disse...

Quando saiu o Witsel e Javi Garcia era o caos,depois quando saiu o Matic erao o fim do mundo em cuecas e agora que vai sair o Enzo mais vale fechar as portas e pensar so no Basquetebol.

Migas disse...

Na minha opinião o Benfica conseguiu superiorizar-se nos equilibrios táticos no momento defensivo. Compreendo o que foi dito atrás, o Benfica nunca conseguiu manter a posse de bola e estabelecer circulação como costuma fazer contra equipas mais fracas, mas na minha opinião, isso também seria parte da tática para o jogo, onde por exemplo o mal amado Salvio nunca se desposicionou, o que lhe permitiu tapar quase as dobras todas ao Maxi. No geral o Benfica revelou muita maturidade e uma boa ideia de jogo, sem deslumbrar. O Porto pode muito mais, mas hoje o Benfica não deixou.

Migas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gito Bastos disse...

Queria deixar apenas duas ou três notas em relação ao Porto:
Evoluiu na 1ª fase de construção. Apesar dos médios se mostrarem muito pouco como linha de passe.
Depois, ridículo nas bolas paradas. HxH enfim...
Por fim, o Porto tentou explorar constantemente (principalmente na 1ª parte) as costas dos centrais. Contra uma equipa em que a linha defensiva é extremamente competente no controlo da profundidade. .. é tão, mas tão parvo!!!
Jogo interior = ZERO Não se percebe


Sobre o Benfica, abdicou da bola. Falta saber se por opção ou por imposição. E depois Jardel... aquela bola queima tanto, possa!!!
Oliver é top! Meio campo tem de ser Casemiro, Oliver e Quintero

arnaldo disse...

fantástico.

até porque com samaris, pizzi e com amorim e fejsa a recuperar de lesões, não existem salvio e gaitan.

não sei porque perco tempo a seguir-vos :)

João disse...

«Sobre o Benfica, abdicou da bola. Falta saber se por opção ou por imposição.»

Gito, acho que ambas. Isto é, o estilo do Benfica vs a qualidade individual do adversário dá nisso. Por imposição e pode-se dizer por opção porque o Benfica vs pressão do Porto não podia gerir a posso como queria quando em vantagem, pelo menos. Não é uma equipa talhada para ter posse de bola. Tem quando é superior ao adversário.

Acredito que seja um handicap já que em vantagem era bom ter mais posse de bola, mas em compensação têm uma estrutura defensiva bastante eficaz.

É bom perceber que hoje não era preciso muita sorte para o Porto ter ganho, não era preciso muita sorte para o Benfica ter ganho em 2013, etc...

J. Saro

Edson Arantes do Nascimento disse...

Desculpa Maldini, mas isto é assim: jogo simples para o Benfica.

O FCP é uma equipa muito fraca, com alguns bons jogadores. E nem assim se viu tanta diferença entre as duas equipas (os laterais do Benfica, onde há mais diferenças para o FCP, estiveram impecáveis; o Jackson é o Jackson mas o Lima aviou duas batatas, o Oliver jogou melhor que o Talisca, que também fez um bom jogo; o resto, individualmente, caiu para o Benfica).

Quantas bolas perdeu o FCP só em charutos que foram para fora do campo, logo ao segundo passe?

Quantas vezes o Brahimi conseguiu enquadrar? Uma? E quantas ficou rodeado por três e quatro e foi entregar no central?

É que no início - tipo no chat do Posse de Bola - todos vão rasgar no Maxi. E no fim ganha a Alemanha.

O Maxi jogou homem-a-homem? LOL É só orar.

Unknown disse...

O Benfica marcou o segundo golo aos 59 minutos. Era expectável que a ganhar dois zero pusesse 5, 6 homens na frente de ataque?

O Benfica apanhou-se em vantagem cedo e tentou gerir. Só após a saída do Luisão o Porto criou perigo...

Unknown disse...

Tanto neste blog, como nos meios de comunicação dá-se um enfase tremendo às individualidades portistas. Será que talvez as individualidades não estejam assim tão distantes das individualidades do Benfica? Será possível que essa, juntamente com a manutenção de um núcleo duro que o Benfica tem há anos(incluindo treinador) é a razão para termos 6 pontos de avanço? Senão qual a razão? Sorte?

Pedro disse...

hahahahahaha

Gaitan fez o que quis dos laterais "top".

Brahimi e Tello no bolso de Maxi e Almeida.

E eles é que ganharam os duelos individuais?
LOLOL

Não fosse a qualidade dos jogadores do SLB e era outra ensaboadela. Talvez não fosse pq o Lopetegui é bem pior que JJ. De resto, como o Baggio afirma e bem, nada jogou o SLB. A quetsão é que o fcp tb não. Voltamos à questão da qualidade dos jogadores do SLB. Claramente superiores.

Antonio disse...

Fiquei baralhado. Não consigo perceber como é que se conseguem tirar estas conclusões depois do jogo de ontem...

DC disse...

Mas o Gaitan passou alguma vez por algum lateral?
E colocar alguém no bolso recorrendo à falta é fácil. Quantas faltas fez o Danilo ao Gaitan?

R.B. NorTør disse...

Por motivos de nervos só vi o último quarto de hora do jogo (aliás, liguei a transmissão mesmo a tempo de ver a primeira bola no ferro do Jackson) e esse tempo dá mais do que razão ao que foi dito nos dois posts sobre o jogo.

Recuperando o post de lançamento e extrapolando para o que parece ter sido o jogo, não será que o Benfica ofereceu o jogo ao Porto em nome da solidez defensiva? O que me parece é que não houve a sofreguidão do costume ("Não gosto da pressa e velocidade com que ataca em quase todos os lances.") e isso acaba por frustrar o Porto. Será que o JJ aplicou a máxima do Trapattoni "se não podes ganhar, pelo menos que não percas" e com isso conseguiu mesmo ganhar?

A questão do AA frente a Quaresma é um bom exemplo das individualidades vs colectivo. O AA perdeu, que eu contasse, pelo menos 3 duelos com o Quaresma (excluindo os cruzamentos). Nesses duelos, a equipa compensou a falha anulando os lances. O eclipse do Brahimi parece-me que foi por motivos parecidos, até porque do lado por onde ele atacava a equipa do Benfica era de longe mais "sabidona".

Quanto à ausência do Luisão... Bom, no início da época seria motivo para ir a correr acender uma velinha pela rápida recuperação. Depois do jogo com o Leverkusen e do último quarto de hora ontem, face à ausência de Jacksons e Monteros no horizonte, começo a "acarditar" que o César pode fazer o lugar.

Agora uma questão de treinador de bancada, saindo o Enzo e ficando o Gaitán, será estranho ver Ola John na esquerda e Gaitán ao meio, ou é mesmo para avançar com Pizzi? E sendo o Pizzi, será que, como referi anteriormente, a ausência de tubarões no horizonte não poderá ajudar na evolução? Pessoalmente falta-me ver mais Pizzi, mas se mantiver frente a equipas menos motivantes o nível do jogo com o Leverkusen, acho que está a "uma disponibilidade física" de poder fazer as vezes do Enzo. Pelo menos para consumo interno...

Thyrs disse...

Quando saiu Javi disseram o mesmo, depois Matic, André Gomes, Rodrigo, etc, etc. Estão a cair no erro do Benfica de há uns anos. Olhar muito para o quintal do vizinho, e não prestar atenção ao nosso. Tudo o resto é pura azia. Se com menos o Benfica fez mais, mais uma razão para darem esse mérito ao Benfica. E já agora, se o Porto é assim tão mais que o Benfica porque não ganhou um jogo em casa que tinha de ganhar??

Frigoliny disse...

O Gaitan fez o 2º golo. Atraiu meia equipa do fcp e colocou o Talisca de frente para uma última linha destroçada. O resto é peaners.

Frigoliny disse...

DC: Danilo não é o gajo que se safou do 2º amarelo à rasquinha ainda na 1ª parte?

Zizou disse...

@DC, vamos fazer uma vaquinha para manter o Oliver na próxima época.

Como desde cedo percebemos, é a única coisa que faz valer realmente a pena o lugar anual no Dragão esta época.

Abraço.
Zizou

Unknown disse...

DC, o Danilo ao Gaitan fez um bom par de faltas. Ou não tivesse ele levado um amarelo no início do jogo.

DC disse...

Zizou, mas as coisas já melhoraram um pouco. Agora é tirar Herrera e Indi da equipa e pode ser que melhore ainda mais. Infelizmente já não será a tempo de ganhar nada.
Mas já foi grande sinal ele tirar o Herrera aos 50 e tal ontem. Parece que já começa a abrir um bocadinho os olhos.
Agora o Oliver, para onde ele for para o ano eu vou ver jogos :D

Abraço

DC disse...

O Danilo faz uma falta numa jogada em que se tenta antecipar a ele e corre mal e a partir daí teve uma noite normal. Onde está o "fez o que quis dele"?
Não digo que tenha sido perfeito mas ganhou quase todos os duelos. O Alex ganhou mais mas o Salvio também é muito pior.

Paolo Maldini disse...

esquece o Oliver. Futuro candidato a bola de ouro, como foi escrito no blog logo no mundial u20. Por alguma razão o atleti n colocou clausula...

DC disse...

Ainda tenho esperança que o Jorge Mendes arranje um estratagema para ele ficar mais um aninho por cá.
Chega a irritar ver um puto de 20 anos a ser tão adulto. Pelo menos que seja o Barça a abrir os olhinhos daqui a 1 ou 2 anos.
Aquela recepção orientada de peito, tão craque!

João disse...

Eu curto o Pedro. Consegue dar a volta, inclusivamente consegue dizer que os jogadores do Benfica são superiores só para o JJ não ter mérito nenhum, esse crápula que se 'aproveita' dos jogadores.

Nem só de fanatismo clubista vive o Futebol :D

Bruno Pereira disse...

Completamente de acordo. Análise detalhada aos lances de maior perigo mostram isso mesmo. FCP sempre muito bem individualmente e mal coletivamente. SLB o contrário. Mais aqui:
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2014/12/analise-lances-de-perigo-fcp-slb.html

Joao Migueis disse...

Oliver já está negociado; salvo erro, com um clube da liga alemã. Cumprimentos

Edson Arantes do Nascimento disse...

Granda Frigoliny! Ahah!

DC disse...

João isso foi uma notícia falsa que saiu no twitter sobre o Dortmund. Falava-se da troca Oliver por Reus. Não existe nada, para já.

Pedro disse...

Tb te curto João!!
:)

Mas essa opinião não é de agora, podes perguntar ao Maldini. :)

Paolo Maldini disse...

quem é o João...? Pedro?

Pedro disse...

O João que comentou às 15:26 de 15 de Dezembro.
:)

Miguel Barata disse...

Uma questão, estive a rever a vossa análise no jogo do Kelvin, e elogiam o JJ porque jogou o que o jogo deu, preparando a equipa para o jogo directo.

A desilusão Domingo é porque nem jogo directo tentou? Ou contra o Porto do VP já se justificava esse abdicar de construção ofensiva?

Paolo Maldini disse...

sim, isso eu percebi. Mas tu disseste para ele me perguntar se tu sp o curtiste?! wtf. Quem é ele...? era isso que estava a perguntar. já falámos sobre o João?

Paolo Maldini disse...

ahhh já percebi. esquuece!

Unknown disse...

DC, o Danilo distribuiu tanto pau ao Gaitas como o Maxi ao Brahimi, não me fodas.

Pedro disse...

LOL

DC disse...

Unknown, saca o jogo e vê-o com calma.

Unknown disse...

O conselho é reciproco.

francisco disse...

"a partida de Enzo será suficiente para deixar tudo completamente em aberto" - não há > cego do q o q não quer ver...

Mais do q a do Matic... e a do Ramirez... e a do Di.. e a do Garay?

Acorda pá - o tempo das roubalheiras e da poção mágica já lá vai...