segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Qual é o segredo, Maxi?

A pergunta foi feita por um jornalista já depois do apito final do SL Benfica x Gil Vicente.

"Treinamos muito esse tipo de jogadas durante a semana... são jogadas que se treinam..." respondeu o uruguaio.

Uma grande maioria continua sem perceber que a contribuição de um treinador para o sucesso / insucesso da sua equipa surge maioritariamente durante a semana. Enquanto se trabalha o modelo de jogo. Ao fim de semana, são os jogadores que jogam e é deles e da sua inspiração, qualidade e capacidade para transpor no relvado as ideias do modelo, que depende o resultado final. O treinador deve ser avaliado pela qualidade do seu modelo e não pela qualidade dos jogadores que tem à sua disposição.

Recentemente um campeão nacional pelo FC Porto comentava que no modelo de jogo de Jesus, o trabalho dos laterais do SL Benfica entrelinhas era decisivo na organização ofensiva e praticamente ninguém conseguia anular a dinâmica posicional que os jogadores dessa posição assumem no SL Benfica. Pensava sobretudo na forma como se escondem atrás dos médios adversários, se mostram para receber e confundem o trabalho defensivo dos extremos adversários, totalmente habituados a laterais que estão sempre fora e que apenas têm de seguir individualmente. 

Poucos dias depois, ainda que na profundidade e não entre sectores adversários, um lateral do Benfica a voltar a ter uma influência grande no desbloquear de um resultado, depois de termos referido uns dias antes a troca posicional destes com os extremos em organização ofensiva na segunda parte do SL Benfica x Belenenses como principal forma de confundir e desorganizar o até então bastante bem organizado Belenenses.

Apresentando na jornada passada uma equipa cuja qualidade individual é bastante diminuta (Gaitán e Jonas os únicos de nível elevado em dezasseis convocados de campo e demasiados sem qualidade sequer para na actualidade jogar num grande em Portugal), bem pode o SL Benfica agradecer a liderança, ao trabalho semanal que se faz no Seixal.

A diferença é de tal forma acentuada que a vantagem relativamente larga significa nada. 

Curiosidade para ver onde poderá chegar Jorge Jesus na próxima época com outra qualidade nas mãos.

26 comentários:

Pedro disse...

O que me vou rir se JJ, nesse novo desafio, alterar por completo o seu "modelo de jogo".

Tu dizes as coisas de uma forma como se JJ tivesse tido só toscos aos seu dispôr. E estás tão embrenhado nessa justificação que se calhar já acreditas nela.

Paolo Maldini disse...

mt longe de ter tido más equipas. pelo contrário, Apenas a 2a época e sobretudo esta individualmente o Benfica é fraquinho. Mas, na única em que tinha o melhor 11 da Liga deixou o FCP a mais de 10 pts, que acho que é algo que nc aconteceu desde que nasci.

Paolo Maldini disse...

ah e foi campeão a 3jornadas do fim! coisa q já vi acontecer qs uma dezena de vezes, mas nc no Benfica!

Fenómeno disse...

quando falas na próxima época é no porto, correcto?

Redceltic disse...

Maldini, assumindo que é do porto que falas, não estou bem a ver de que qualidade falas se tivermos em conta que Oliver, Casimiro, Tello são emprestados e brahimi tem guia de marcha certinho como antes foram o Markovic ou o Ramires no benfica. Qt aos outros bons (Danilo, Alex e Jackson) duvido que fiquem todos dados os prejuízos da sad portista.

xambaril disse...

O FCP tem dinheiro para pagar a indemnização ao Lopetegui?
Quando é que vejo aqui análises ao trabalho dele? (que deve ser fraquíssimo para já ter guia de marcha em Dezembro...)

Pedro disse...

Sim na segunda época eramos muito fraquinhos. Claro que sim... miseráveis mesmo.




Paolo Maldini disse...

entre os 14 jogadores utilizados numa 2a mão de uma meia final europeia nesse ano contamos:

kardec, jara, menezes, peixoto, martins, jardel, roberto.

depois havia Gaitán mttttttttttttt longe do q é hoje. Coentrão nos primeiro tempos de lateral... Mas claro que podes achar q isto é ter uma equipa de topo...

Paolo Maldini disse...

ahh já agora, nessa meia final, jogaram 3 gajos q até então eram por certo uma merda, mas passado um ou dois anos passaram a ser bons, uma vez que vieram p titulares do SLB...

Paolo Maldini disse...

olha, ouviste o audio? a cena do pringle? lol

Maria disse...

Jorge Jesus é um excelente treinador, eventualmente, o melhor nos últimos 25 anos que passou pelo Benfica. É evidente que os seus números são difíceis de alcançar quanto mais bater, mas não é a ultima coca-cola no deserto. Há mais bons treinadores na nossa liga, pois Paulo Fonseca ou até Marco Silva podem, perfeitamente, substitui-lo. Aliás, com a recente troca de mimos entre Bruno Carvalho e Marco Silva, cheira-me a jogada de bastidores...

Gandaia disse...

"Curiosidade para ver onde poderá chegar Jorge Jesus na próxima época com outra qualidade nas mãos." - Irá o Benfica ter mais e melhor qualidade no plantel da próxima época? OU Estás a insinuar que Jorge Jesus vai sair do Benfica? E se sai onde vai estar essa superior qualidade?

Paolo Maldini disse...

sim. estou convencido que para o ano vai estar numa equipa com melhores jogadores!e expresso a minha curiosidade para o ver em tal contexto!

Gandaia disse...

Eheh, mas isso tanto pode ser no Benfica como noutro clube. :)

PS- Continuem o excelente trabalho no blog. Abraço

rsa disse...

É obvio que este é pior plantel dos últimos 6 anos com a saída de Enzo arrumar aquele meio campo vai ser bonito.
Estamos mal habituados era só finais que perdia agora que é eliminado já queremos ir as finais e perder :)
Espero que JJ consiga ser campeão antes de ir pregar para outra freguesia porque os benfiquistas no geral não o merecem .

Maddox disse...

qd li o titulo pensei q iam revelar o segredo para nc ser expulso...

Rafael Antunes disse...

rsa,

Na mouche!!!

O Benfica não vai acabar depois de JJ sair... Nunca ninguém que "defende" a competência do JJ disse isso!!! E JJ algum dia sairá de certeza, a bem ou a mal... Mas muita gente vai engolir sapos... E gostava que o JJ estivesse bem perto dessa realidade para poder dizer a toda a gente "eu avisei"... :D

João disse...

rsa,

Alguns adeptos do Benfica não são a maioria dos adeptos. E um Pedro benfiquista não são os Pedros benfiquistas. Experimenta fazer uma sondagem a perguntar se renovavam ou não com o JJ.

É óbvio que há muitas críticas injustas, mas isso é comum ao adepto de futebol latino.

Diz-me em que outro clube português dos grandes, se estivessem no contexto do Benfica no final de 2013, tinha assegurado o JJ com o apoio ainda da maioria dos adeptos (dividos, mas a maioria ainda a querer)? 4 anos, 3 campeonatos perdidos seguidos, orgulho ferido, etc...

J. Saro

Nota: O JJ só não fica no Benfica se não quiser. Tem carta branca do LFV em público para renovar.

asaesas disse...

O segredo para o golo chama-se João Capela, um sujeito que basicamente devia ter sido irradiado há dois anos, já que por muito menos irradiaram o Calabote, porque com uma arbitragem séria e honesta o golo teria que ser anulado por um fora de jogo escandaloso do Maxi( só estava 5 metros off side, e o que é incrível o bandeira estava bem colocado!!!). É um segredo que este ano se está a repetir muitas vezes. Só não vê quem não quer ver.

SL

André Pinto disse...

Caro João:

Claro que tem carta branca para renovar. Mas tem de descer o salário e, do ponto de vista desportivo, dificilmente Jesus terá mais alguma coisa a ganhar no Benfica. Jesus quer sair, mas não o estou a ver num grande do UK (Liverpool?), Espanha, ou Itália (o Milan é uma miséria). Não o estou a ver sair para um clube sem opções a ganhar títulos.

A existência de tantos emprestados titulares no FCP não será também inocente: - significa que o actual projecto não é para durar mais de uma época.

As cartas estão na mesa.

Teconfil Limitada disse...

É quase certo que JJ vai renovar o seu contrato com o SLB. Daí não perceber muito bem a insistÊncia do Maldini neste assunto, pois ou prnsa que sabe de alguma coisa que mais ninguém sabe ou fala em forma de desejo. Mas pior ainda é haver quem ache que o JJ vai para o porto, hahahaha. Mas vocês estão bem? Alguma vez o Jesus ia trocar um clube como o SLB para ir para o porto?!? Isso já são copos do natal?

Bobe disse...

JJ nas 2 vezes que teve equipa superior ao Porto, ganhou. Nas outras perdeu e deu luta. Nesta, caso ganhe, é a primeira que tem pior 11 e plantel e ganha.

Manuel disse...

Essa conversa do JJ ir para o Porto faz parte da propaganda habitual por parte da famosa "estrutura" e da "organização" assim como do "wishful thinking" de alguns adeptos. Mas não irá acontecer. PC tentou contratá-lo insistentemente durante 5 anos, apesar de a certa altura ter perdido a cabeça e ter-lhe oferecido 7M€. Mas falhou!
O JJ quando sair irá para fora do país. Mas tem as portas abertas da Luz para continuar com o mesmo salário, o qual ele merece inteiramente! Só pessoas invejosas discutem salários de treinadores, por isso só em Portugal se observa tal insistência no assunto dia após dia! Também faz parte da propaganda!



André disse...

Ontem ouvia um dos vossos podcasts antigos e a certa altura comentam que mtas das vossas referências já vinham do JJ ainda antes de ele estar no Benfica. Nesse âmbito referem a qualidade das suas equipas, nomeadamente Braga e dão o excelente exemplo do Belenenses que jogou de igual para igual com o Milan a dada altura. A minha questão é a seguinte: Se nessa altura tinhas jogadores com "menor qualidade individual" ou no máximo valia identica a alguns do atual plantel do SLB porque razão conseguia potenciar esses valores e colocá-los a jogar um futebol agradável e agora não o consegue? Os 5 anos espremeram a laranja na totalidade? Cumprimentos.

Pedro disse...

Claro que não Maldini, equipas de topo são todas as outras que JJ defronta.

Aliás, meto as mãos no lume, como rapidamente irás mudar de opinião sobre a mais valia de outros jogadores quando JJ pegar neles.

Mas cá estarei para ver os teus comentários se, por sinal, JJ mudar o seu modelo de jogo nesse clube.

francisco disse...

"Falta de qualidade gritante, na zona do campo mais importante do jogo

Com este corredor central nem a Liga de Honra ganharia! Jardel, Talisca, André Almeida, Jara e Lima. Assim está composto o miolo do Benfica"

Escrito pelo Maldini, que está sem net em 24 DE AGOSTO DE 2014

Continuamos a insistir na "falta de qualidade gritante" dos jogadores q contribuíram para a actual liderança destacada à frente dos supers jakson, oliver e benji, alex, danilos e tellos... terá visto os taliscas jogar c/ um Bayer ainda interessado na classificação e no dinheiro da Champions?

As Vossas admiráveis apreciações neste fantástico Blogue não podem ser acertadas enquanto se mantiverem alheios a factores como o Doping e as Arbitragens - é q tanto um como outro teimam em não ajudar os donos da bola dos últimos 35 anos...