quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Top 3 para um Feliz Natal

Não será referido o espaço de onde foram retirados os textos porque importa descontrair e rir um pouco com os textos, e não com os seus autores. Os três estão pela blogosfera e têm imensa piada. Valem por si.

3º lugar. "O mito Nani"

"Chega. O nível dos jogadores portugueses decresce cada vez mais e valoriza-se em demasia certos jogadores pelo que em tempos fizeram ou pela atenção que lhes é despendida pela comunicação social. Os últimos 2 anos de Nani em Manchester e o facto de quase nunca ser utilizado não acontece por acaso.

É pela fraca utilidade actual do jogador face ao que já fez no passado. Nani estagnou como jogador e adoptou vícios que o tornaram pior jogador. Não compreende o jogo, pensa mal e sobretudo executa quase sempre mal. É um jogador demasiado inconsequente, sem critério nas suas acções, pouco regular e que tem uma taxa de sucesso dos seus lances a rondar o horrivelmente.

Nani deixou de ser o jogador que era e é necessário alguém o apontar de forma assertiva. O futebol não é fazer umas fintas e dar uns toques giros na bola. Nani mesmo a nível técnico demonstra limitações grandes sobretudo ao nível do cruzamento, situação que explora muito no seu jogo. Dos imensos que tira, poucos são aproveitados não só por não haver quem os finalize, mas essencialmente porque despejar bolas para a área é diferente de encontrar a melhor situação para permitir finalização a um colega."

O texto dispensa comentários. Ainda hoje creio que o autor com a carraspana que estava enquanto via futebol e escrevia, confundiu Tiago com Nani. Afinal o primeiro também esteve no United. Tudo o que não seja essa confusão deveria dar direito a que se cortasse os dedinhos do autor para que por amor de Deus não voltasse a escrever.


2º lugar. "Criei um cálculo que permite graduar a decisão"


"No entanto para graduar a decisão, importa também ter em mente, a contribuição que esse lance terá para o sucesso da equipa (marcar ou evitar um golo). A decisão tanto melhor será quanto mais contribua para o sucesso da equipa.

Criei um cálculo que permite graduar a decisão e que se explica através da seguinte fórmula (fácil de colocar no papel mas difícil de determinar em cada lance específico):

Probabilidade de execução bem-sucedida (de 0 a 10) X Taxa de contribuição para o sucesso (de 0 a 10)

O melhor resultado final será o 100 (10X10). O 100 significa a certeza absoluta que a execução pensada será bem sucedida e que a mesma contribui totalmente para o sucesso (por ex., marcar um golo com um pequeno toque quando a bola já está 99% dentro da baliza adversária e não há qualquer oposição). Quanto maior é o algarismo (onde 0 é o valor mínimo e 100 o valor máximo) melhor será a decisão."

A banha da cobra em forma de texto. O autor convive diariamente com o Professor Bambo e vai dai, inspirado resolveu criar fórmulas mágicas. Não se sabe se o Bhaskara português vai enriquecer com tão brilhante ideia. Pelo sim pelo não era ir a correr registar a patente. Duvido que não apareça gente ansiosa para roubar a ideia...

1º lugar. "Porque é fácil ganhar no Dragão"
"Porque se apostou num treinador que cresceu no futebol amador, ambiente perfeito para se forjar o aspeto romântico da decisão, que é naturalmente vergado face à dura realidade do futebol profissional. Formar um plantel e um onze a partir de uma matriz obcecada com os aspetos decisórios, cede perante o realismo dos mais pragmáticos."
Romantismo no futebol amador tem de ter um óbvio destaque no primeiro lugar da tabela. Ah como são romanticos os duelos entre o Águias de Camarate contra o Recreativo da Musgueira. Ali, bola no chão. Tomada de decisão ao rubro. Bom e "rendilhado" futebol. Quem não dispensa um bom jogo de futebol amador todo ele à base da tomada de decisão e do romantismo, em detrimento de um super físico e de dura realidade Real Madrid x Barcelona. Esse malandro do Lopetegui que perdeu com Sporting e Benfica porque é um romântico. Para a segunda volta Lopetegui, é ir contratar mais nove Herreras ou Indis que isso é gente pronta para a dureza da realidade do futebol profissional. 

11 comentários:

José Moreira disse...

Consta que Guardiola adora treinar em pelados e tem preparada uma proposta que visa obrigar todos os clubes profissionais a voltarem ao pelado, sendo que devem ser regados incessantemente até à hora do jogo. O enlameado favorece sempre a melhor decisão.

NValle disse...

Recreativo Águias da Musgueira vs União Desportiva do Lumiar , um derby quase tão romântico como o 'Amo-te Teresa'

NSC disse...

Top é a hipótese João de Deus para o Sporting.

Aza Delta disse...

O post mais triste e desnecessário que fizeram... Não percebo a necessidade de atacar o que foi feito noutros sítios.

Percebo um artigo quando são comentadores da sporttv a dizerem barbaridades, porque ganham balúrdios para o fazer. Agora atacares gratuitamente um blog/autor só porque não concordas com aquilo, só te faz a ti perder credibilidade, mesmo que tenhas razão em discordar.

Maddox disse...

O Porto perdeu! Cavaco Cavaco Cavaco!

Miguel Barata disse...

"Formar um plantel e um onze a partir de uma matriz obcecada com os aspetos decisórios, cede perante o realismo dos mais pragmáticos."


Em rácio palavras/conteúdo já ganhou

Pedro disse...

Concordo com o Aza Delta.

Paolo Maldini disse...

O funcionário mais carismático do Lidl, também conhecido por Monsieur Homais entrou em contacto com a gerência. Desconfia-se que está triste porque foi deixado de fora do top. Porque é Natal fica feita a promessa de que um dia faremos o top 3 de histórias provenientes do encantador supermercado para o poder premiar.

Rafael Antunes disse...

Penso que seria um ataque se fosse revelado o sítio onde se podem encontrar os textos...

Eu conheço bem a segunda... É uma "nova" corrente que divide a decisão em decisão mental e decisão física...

Paolo Maldini disse...

LOL

uma corrente na vanguarda LOL que vive numa espécie de twilight zone inventando fórmulas e conceitos LOL um manicómio em forma de texto diria o LFL LOL

Maddox disse...

Nao substimes as histórias do Lidl... diz que há uma empregada de limpeza romena que sai com o empregado do mês do Lidl que antes chupava a tola ao patrão por 10€. Ele sabe do que falo...