quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

"A equipa que melhor defende na Europa"?!

Foi assim que Ancelotti caracterizou o actual campeão espanhol, e vice campeão europeu liderado por Simeone. Não concordando com a premissa, é a equipa mais agressiva da Europa quando decide cair na bola. É das equipas que melhor reduz os espaços ao adversário quando a perde, colocando rapidamente muitos atrás da linha da bola. E só defende verdadeiramente com qualidade quando está bem perto da sua baliza. Mas está longe de ser a que mais qualidade tem nos princípios defensivos que utiliza, quer pelos espaços que deixa entre sectores quando se estende no campo, quer pelas referências individuais que utiliza.


Sorte por Suarez não ter finalizado logo em posição frontal

O espaço que Messi teve para correr, mesmo com aquela recepção

Distância entre jogadores enorme, não permite ajustar com qualidade.

O fora de jogo não é um objectivo, mas resulta como consequência...

18 comentários:

Roberto Baggio disse...

Uma mensagem para dentro do grupo, talvez :)

Honoris disse...

Defender com muitos atrás da linha da bola não é defender bem nem ser uma equipa boa tacticamente como se ouve muito.

O Simeone tem muito mérito na agressividade que conseguiu incutir aos seus jogadores, bem como em alguns momentos do jogo nomeadamente a pressão. Mas estão muito longe de ser uma equipa com principios coletivos de top, quer a defender quer a atacar

Frederico Cardoso disse...

"quer pelos espaços que deixa entre sectores quando se estende no campo, quer pelas referências individuais que utiliza."

Os principios defensivos é algo muito dificil de avaliar porque não os sabemos! Supomos apenas.

Agora não vejo as referencias individuais como um aspecto negativo. Tem os seus prós e contras assim como as referencias de Zona.

É subjectivo dizer qual a melhor ou pior defesa, depende sempre daquilo que os treinadores/jogadores acreditam e na sua capacidade de por em prática.

Por exemplo para mim o aspecto que considero mais fundamental na defesa é a atitude defensiva e nesse aspecto o Atletico de Madrid se não é a melhor está muito perto disso :)

Abraço Frederico Cardoso

Rafael Antunes disse...

Imagem trabalhada + Video... Brutal.

Obrigado.

Leandro Enzo disse...

Parabéns mais uma vez pelo (contínuo) óptimo serviço.

Já numa altura postaram um vídeo [não me recordo se aqui se no Posse] do treino do Atlético de Madrid onde se via, num meiinho, o Simeone aos gritos com os jogadores como se os estivesse a atiçar e fizeram referência à forma competente como a equipa recupera à perda de bola, reduzindo os espaços. Realmente parece-me que a equipa a nível defensivo tem uma enorme tentação pelo HxH porque Simeone gosta do choque directo e 'atiça' a equipa para isso. Com as devidas diferenças, o discurso do Simeone de "morrer pela equipa como guerreiros e tal" também é muito comum nos Zés Motas deste país...

Dipeca disse...

Concordo, cometem erros, contudo não são maus no sentido em que não é nada fácil aproveitar os espaços que vão deixando, talvez por serem agressivos que a recuperar posições, quer a parar a jogada. A eficácia defensiva deles é a combinação de processos algo rudimentares com uma entrega total. Quandos aos processos ofensivos, é mto cruzamento e aproveitamento de bolas paradas. Mas há que dar mérito numa coisa, qdo o cruzamento sai, estão sempre 2,3 na área, não é cruzamento no desespero nem nada disso. Dp é mto golo de bola parada tb.

Não gosto mto do jogo atlético, mas há que reconhecer esse mérito...

NSC disse...

A atitude e a intensidade...

Miguel Pinto disse...

Não é a melhor defesa da europa mas consegue, quando perde a posse de bola, ser eficaz na forma como impede o adversário de iniciar o contra ataque recorrendo à falta. Assim fica com o tempo necessário para se reorganizar defensivamente com o seu bloco baixo especialmente quando joga com equipas de nível igual ou superior.

Nota-se nos vídeos colocados que a tendência é fazer 2x1 (sem bola) havendo uma gritante descoordenação com os restantes colegas. Se resulta toda a gente diz que a pressão está espectacularmente bem feita, se não funciona, como nos exemplos mostrados, é por causa do azar.

Actualmente o Bayern é a melhor defesa da europa porque controla na maior parte do jogo a ideia de jogo do adversário o qual terá que praticar um modelo de jogo parecido para ser capaz de contrariar esse adversário.

David Cardoso disse...

que equipa fantástica inventou o Simeone, eles defendem bem mas atacam muito bem também, a forma como empataram aquele jogo em Camp Nou foi fantástico, Simeone é um caso de estudo...

David Cardoso disse...

gostaria de perguntar ao Maldini e Baggio se vcs acham que o Simeone tem xances de ter sucesso noutro grande clube europeu?

nonameslb disse...

Entao e o Bayern?

MOS disse...

Baggio,

Me deixa curioso saber o porque de essa equipa ter tido relativo sucesso nos ultimos anos em provas de elevado nivel tecnico.vencedor em Copa Del Rey, Europa League, Final de Champions League e vencedor de Campeonato Espanhol.

Chama a atenção, claro , o facto de seu sucesso estar presente, na maioria dos torneios "eliminatórios".

Serão principios defensivos, em competições como essas, menos relevantes do que nos torneios "de regularidade"? Será a concentração, e a atitude agressiva(nao estou necessariamente me referindo a comportamento violento, mas sim à "atitude" da equipa) mais relevantes nesse tipo de prova?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Acho que isto, a julgar pelos factos, é um bocado o que o Ancelotti pensa sobre a transição e organização defensiva: o que mais corre, bate e mostra os dentes, e é verdadeiramente intenso, é o melhor.

Não sei se concordo com ele.

No entanto, o Simeone tem lá as suas ideias e parece conseguir algum sucesso. Dou-lhe mérito. Sem jogadores maravilhosos, concedem relativamente poucas oportunidades e criam algumas, não muitas, mesmo contra os grandes tubarões.

Não acho que seja, pelo estilo e modelo de jogo, um treinador de clube grande. Mas como o Simeone vai lá chegar mais dia, menos dia, vamos ter oportunidade de tirar a limpo.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Outra forma de defender melhor? É vender o Rodrigo por 30 e o André Gomes por 15, e receber o Jonas. Por zero.

Salvas a conta bancária e ainda salvas a equipa. ahah

preto_nharro disse...

Desculpem la, mx n concordo k haja erro posicional na 1a imagem, o erro acontece qd vao 3(!) ao Messi criando o buraco no meio

Roberto Baggio disse...

David Cardoso, n sei...

MOS, qualidade individual. Modelo mt bom para provas a eliminar, e para o campeonato espanhol, onde tda gente quer jogar, e joga com linhas subidas, sem grande qualidade no momento defensivo. Depois eles aproveitam mt as bolas paradas.

Edson, de acordo.

Matsu disse...

Estou agora a ver o RM vs AM... que jogo pobrezinhos... só se aproveita a qualidade individual dos jogadores. O JJ e o VP devem chorar a ver executantes destes tão mal treinadinhos... E já percebo as declarações do Ancelotti, a sua equipa defende tão mal, qualquer bola do AM que passa o meio campo é um ai Jesus, por isso lhe parece que o oponente defende bem...

Artur Semedo disse...

eu estava a realizar outras actividades enquanto decorria o jogo de ontem, mas de quando em vez ia espreitando. o que vi, em 90% dos relances, foi um real parco de ideias para ultrapassar o atlético, e um atlético que não quer defender. para mim, pelo menos, defender pressupõe o objectivo de recuperar a bola. em quase todos os lances (facilmente resumíveis como "uma amálgama desorganizada de pernas dentro ou próximo da área colchonera"), o atlético limitou-se a destruir. pontapé para a frente, balões, choque... terrível!

bolas de ouro no cu, às dúzias!