sábado, 31 de janeiro de 2015

Fala senhor futebol. "Correr qualquer um corre. Jogar futebol é mais complicado"


Todo um recordar de posts passados neste blog sobre o senhor futebol. Agora com uma entrevista belíssima.


Em Maio de 2013

"Seu Riquelme, seu Riquelme, o que o senhor ontem fez com o meu time não se faz, seu Riquelme" Gilberto Ribeiro, jornalista paulista ontem no Twitter, depois do argentino desfazer as possibilidades do Corinthians voltar a vencer a Libertadores.

As palavras de Iniesta:

"De tácticas não falo, mas um conselho vos dou. A bola sempre para o dez"




"Será también por la posición que tengo. Pero para mí el fútbol es el pase, el control y elegir bien. Como hace Aimar. Hay jugadores que no necesitan ir tan rápido como otros, porque no están tan preparados en un gimnasio como otros, pero la pelota la tienen siempre ellos."

"Correr, corre cualquiera. Hoy una persona se pone a entrenar todos los días y corre los 42 kilómetros como los que se hicieron el otro día. A veces escucho en la tribuna “¡corré más!” y yo pienso que eso lo hace cualquiera. Te preparás, corrés todos los días y terminás en una maratón. Mucha gente de 40 o 50 años hace eso. Correr, corre cualquiera, pero jugar al fútbol es más complicado. Somos los únicos que jugamos con los pies, para empezar; el resto juegan todos con las manos. Somos afortunados, elegidos y vivimos de algo muy lindo."

"No necesito que haya 90 ó 95 minutos de fútbol intenso. Quizá alguno hace un caño y con eso me quedo."

17 comentários:

Anónimo disse...

Correr qualquer um corre, mas pensar e executar também. Com qualidade ou sem ela.
Pena é que muitos dos que executam e pensam bem, não tenham a mesma pedalada que outros. Se o teu adversário te ultrapassou não é a pensar que o vai apanhar..

Paolo Maldini disse...

depende! e se for daqueles gajos que dobram colheres com a mente? tb podem roubar a bola assim mesmo sendo paraliticos!

Vamos lá a usar um bocadinho a cabeça... Nem o Riquelme, nem ninguém no mundo diz que não é importante correr e ter boas capacidades físicas! O que se diz é que não é isso que define os grandes.

Quando uma selecção africana vencer uma grande competição, ou produzir dezenas de jogadores no top50 dos melhores do mundo, pode ser que se comece a pensar diferente...ou não!

Roberto Baggio disse...

Grande senhor do futebol. Grande mesmo! Muito muito grande!
Grande post

POC disse...

Mil vezes ver Pablo e Roman jogar do que ver o Azeiteiro a marcar.

R.B. NorTør disse...

Eh pá... Riquelme, Aimar, Guardiola, Rui Costa. Quão priveligiado tem de ser um tipo para ter visto o que estes faziam a uma bola?

Maria disse...

Sem duvida que Riquelme é um grande, enorme, senhor do futebol mundial. Como justificam que tenha passado tão despercebido na Europa? Maus treinadores, velocidade do jogo, falta de adaptação?

Gonçalo Matos disse...

Eu apostaria em maus modelos de jogo, que não o potenciavam. Eventualmente alguma inaptidão para.defender mas acho que não foi por aí. Ele jogou no barça do Rijkaard?

RS disse...

Grande jogador de futebol! Bom para jogar, mau para falar...
Hoje em dia, em cada desporto, para estar no topo, há que ser um fora de série! Comparar futebol com atletismo (só porque o mandam correr... LOL) e os outros desportos desta forma sobranceira é, no mínimo, parvo.
Pela mesma lógica, qualquer badameco dá um pontapé numa bola, já fazer uma maratona em menos de 2h13 "es más complicado"... diriam os "afortunados, elegidos" do atletismo ou de qualquer outra modalidade... Um bocadinho de humildade não fica nada mal... mesmo (e em especial) aos campeões. Cumps.

Baresi disse...

Riquelme no Benfica de Jesus de 09/10 teria sido qualquer coisa.
Mas andou por lá um jogador chamado Aimar, que também deu um pequeno recital nessa época.

Lembro-me que ele foi o melhor jogador da Liga Espanhola de 04/05 salvo erro (quando andava Ronaldinho e Deco por lá) , quando tinha o Orlando Sá a seu lado, essa grande locomotiva ;)
Bons tempos.

Daniel disse...

O problema de Riquelme no Barça foi o Van Gaal, esse senhor tido como grande treinador que quando não gosta de um jogador faz tudo para o queimar...

O holandês não o queria na equipa, quando o metia em campo era como extremo.

Quando chegou o Rijkaard foi emprestado ao Villareal devido ao excesso de estrangeiros.
Foi a estrela da equipa durante umas épocas e depois desentendeu-se com o Pellegrini.

Foi um dos melhores, teve alguns azares e outras más decisões.

Guilherme disse...

Passado despercebido na Europa?

A malta tem a memoria muito curta - o Riquelme carregou o Villareal até a umas meias-finais da Champions (em que foram eliminados pelo Arsenal nos penaltis, o Riquelme falha o penalti). E se bem me lembro teve por tràs de muito do que a Argentina fez de bom no Campeonato do Mundo de 2006.

Hà uma entrevista recente em que o Riquelme diz que o Van Gaal lhe disse na cara que ele era o melhor com bola, mas ele em campo jogavam com menos um. Eu nao sei como o Barça jogava na altura, mas se for como o Holanda no Campeonato do Mundo provavelmente queria que ele andasse a correr feito desalmado a perseguir bonecos......

Guilherme disse...

Aqui fica o link:

http://hereisthecity.com/en-gb/2015/01/28/louis-van-gaal-the-man-who-almost-ruined-juan-roman-riquelme/page/1/

R.B. NorTør disse...

RS, penso que a questão aqui não é essa de menosprezar outros desportos. O que se diz é que um jogador de futebol não pode ser definido apenas pelos seus atributos físicos, mas sim por aquilo que faz da e à bola. Ou seja, passar 90 minutos a correr para trás e para a frente "qualquer um" passa. Como ele diz, treinas todos os dias e ao fim do ano corres uma maratona. No futebol no entanto esse correr não pode ser por correr e, acrescento eu, há tipos que parados jogam mais do que outros atletas.

David Cardoso disse...

um exemplo disso mesmo foi o que aconteceu com a minha seleção de Cabo Verde nesta Can 2015,corrrer eles até
correram e foram sempre superiores aos seus asversários ,mas no momento do último passe ou mesmo a finalizar, foi mau demais para ser verxade..., resultado : 3 jogos, 3 empates, 1 golo apenas marcado(de degrande penalidade)

CmC disse...

Só uma questão, o Orlando Sá nunca jogou em Inglaterra, deves estar a referir-te a outro jogador qq.

Gonçalo Matos disse...

David,

Vi 20 minutos de Cabo Verde contra a Tunísia e estiveram muito mal organizados... Mas a culpa é do treinador, que é horrível. Especialmente comparado ao anterior, que fez de Cabo Verde uma das equipas mais organizadas de África. Enquanto o Rui Águas ficar por lá, acho que não vão ter hipótese de fazer muito.

David Cardoso disse...

Obrigado pelo comentário Gonçalo Matos, não és o único q tem essa opinião, eu confesso q não sou assim tão pessimista em relação ao Rui Águas , mas muita gente que entende de futebol mais do que eu tbem achou q a seleção estava muito mal organizada, 1 abraço e obrigado pela atenção