segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Markovic

Pensaram eles que vinham buscar um gajo rápido e que conduzia bem, saiu-lhes um dez vezes melhor e por isso não o perceberam. Premier League é isto. Pegas num jogador de futebol e tentas transforma-lo num ser com capacidade (física) para fazer todo o corredor. Como se as empregadas de limpeza fossem exímias cumpridoras das tarefas de um futebolista. Ter Markovic e não o colocar a jogar por não o perceber é um crime. Pegar em Marko e tentar transforma-lo num cavalo, tais são os esforços a que o obrigam a defender, tal é a distância a que se encontra constantemente da baliza a atacar, devia dar prisão perpétua. Assim se trata o melhor jogador do Liverpool, outrora o melhor do Benfica, o melhor a jogar em Portugal.

É triste ver treinadores matarem jogadores por não terem nada para lhes ensinar. Por serem os jogadores a ensinar coisas novas ao treinador. Por estarem de forma constante a equacionar soluções fora da caixa, que muita vezes o treinador não percebe. Por procurarem sair do reducionismo a que muitos treinadores sujeitam os jogadores. É triste ver treinadores que não aprendem com os jogadores...

16 comentários:

Alexandre Martins disse...

Subscrevo!

Para mim o melhor (e mais promissor) atacante do SLB da época passada.. No Benfica, apesar de jogar na ala, sabia sempre como e quando flectir, conduzir, soltar, driblar e finalizar.

Fazia lembrar uns traços de Messi no seu início.

Também reparei que não jogava no Liverpool, o que diz muito do seu treinador...

Ricardo Fernandes disse...

O engraçado é que me parece que Jesus, não fosse a lesão de Salvio e também não lhe teria dado tantos minutos.

Alberto disse...

Foi um crime ter saído para lá. No outro dia jogaram em 3x5x2 com ele na esquerda...

Dos gajos que mais prazer me deu ver jogar no Benfica nos últimos anos. Quando se falou dum possível empréstimo ainda sonhei um bocado :)

Alberto disse...

https://www.youtube.com/watch?v=9SX0BGchQ9E

(Esqueci-me de colar o link no post anterior)

Bobe disse...

Tinha alguma esperança no Brendan Rodgers, mas não saber aproveitar Markovic faz dele bem pior do que imaginaria.

Jorge Carolo disse...

Se era isso que queriam tinham o salvio que faz cavalarias para a frente e para tras cm tanto gostam... pq e q foram levar o Marko??

É triste desperdiçar um talento destes q num ano com JJ já tinha evoluído tanto e certamente ainda teria mais a evoluir...

É incrível a quantidade de jogos que Markovic desbloqueou no ano passado... Certamente um dos mais importantes na época que o Benfica fez... E totalmente de acordo ctg Baggio, o melhor do Benfica (em talento de certeza) e o melhor em Portugal...

escritor de pacotilha disse...

Foi o mesmo que aconteceu ao Hugo Viana.

Foi para o Newcastle rotulado de wonderkid, o próximo grande esquerdino da Premier League e saiu-lhe um Bobby Robson já em declínio e que nao conseguiu perceber onde o deveria colocar.

Pior mesmo só os cretinos da imprensa futebolística inglesa - que conseguem perceber menos de futebol do que a nossa - que nunca perceberam verdadeiramente o que é que o treinador britânico, esse ser conceituadíssimo no futebol actual, representa na destruição e talento e valor.

Frigoliny disse...

Trocamos pelo Salvio, pago eu as passagens, e não se fala mais nisso!!!
Win-win situation!

francisco disse...

Não compreendo - ainda há pouco tempo, neste Blogue, se dizia q o Markovic não tinha lugar no Liverpool...

hertz disse...

O Markovic estava tão bem no Benfica. Tanto o clube como ele teriam muito a ganhar.

Rui Pedro disse...

Uma questão aos autores, uma vez que trabalham directamente com formação. O Cristiano Ronaldo ganhou agora mesmo mais uma Bola d'Ouro, mas uma individualidade tão forte pode prejudicar a formação dos atletas mais novos?

Ou seja, enquanto se debate que o futebol deve ser cada vez mais colectivo, possuir uma ideia sobre a qual são aplicadas as virtudes dos jogadores, todos aqueles que giram à volta da questão (pais, empresários, presidentes) podem tentar ignorar tudo isso na ânsia de descobrir o próximo CR7, o próximo super-indivíduo? Os pais a fazer pressão para que os filhos joguem como eles querem, empresários menos escrupulosos, presidentes mais parolos?

Nuno Correia disse...

O mestre da táctica só o colocou a jogar pq o Salvio se lesionou assim como só descobriu o Matic depois de despachar o tosco do Jávi Garcia

jose disse...

Epa Nuno, uma mentira dita muitas vezes nao se torna verdade. O Matic jogou muitas vezes com o javi, da mesma maneira que o Mrcovic jogou ainda com o Salvio sem estar lesionado

E se nao estou em erro, aqui no LE ate ja mostraram uma vez os minutos que o Matic jogou com o Javi...numa possicao diferente daquela que iria ocupar depois do espanhol abalar.



joaoc disse...

Francisco, tens razão num post anteriro deste blog dizia-se que o markovic não tinha espaço no liverpool. mas este post foi escrito por outro autor que pode ter uma opinião diferente.

Paolo Maldini disse...

o markovic n ter espaço no liverpool é um facto. n uma opinião. Pode é ser um facto parvo como se defende neste post

Bruno Pereira disse...

Detesto o Markovic! Desde a 1ª vez que o vi tocar na bola que me mete impressão ele escolher em 99% dos casos a melhor opção! Detesto os raides que faz e que ultrapassa pinos. Detesto a velocidade de execução e o apesar de já ter fintado 5 e só faltar 1 não ser invejoso e isolar o colega... detesto isso tudo e ainda mais o facto de quando faz um "jogo fraco" não ter errado quase nada... detesto o facto de não ter que "fazer sempre qualquer coisa especial" cada vez que recebe a bola... Caramba, detesto mesmo os gajos do Liverpool por o terem vindo buscar!! A gente manda o Cavaleiro, o Cancelo e o Sálvio e eles devolvem o Markovic!! Com Jesus repetia-se a ressurreição de Lazar(o)!!