quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Queres ser como os grandes, faz como eles Raheem.

"Ontem hoje e amanhã... inteligênciaO jogo de futebol é um exercício de inteligência. Não inteligência académica, mas sim inteligência na ação, em movimento... Lamento que muitos estejam a destruir a importância do talento e criatividade (associados à inteligência). Mas por muitas voltas que quiserem dar, os melhores, aqueles que marcam a diferença e fazem as pessoas irem aos estádios, serão sempre os mais talentosos. Não os que correm mais rápido ou que que saltam mais alto..."

A afirmação de Carlos Carvalhal cai como uma luva naquilo que se defende por aqui, e aplica-se totalmente nesta e na esmagadora maioria das situações de jogo. De que valeu o tremendo potencial físico e até técnico ao jovem prodígio Inglês, num lance em que tinha tudo para evidenciar a sua qualidade? De que interessou ser mais rápido que os defesas, e ter qualidade técnica para executar o que se pedia? De nada valeu. Porque mais do que sair rápido interessa sair antes. Interessa ver tudo antes para se ter uma uma real vantagem, e depois a aproveitar com o resto. Ver antes é a maior marca dos inteligentes, e por vezes parece que eles vêm tudo mesmo antes de acontecer, quando na verdade já está a acontecer e o segredo é só um: eles viram primeiro. Primeiro que os adversários, primeiro que os colegas, primeiro que o treinador, primeiro que o público que o segue...

Se Raheem Sterling tivesse visto antes estaria em melhores condições de jogar com uma vantagem que ainda não tinha chegado, mas que se encontrava a caminho, para que com isso aumentasse de forma significativa a probabilidade de sucesso do lance. É isto a tomada de decisão, é isto a inteligência de jogo. Ver tudo, ver antes, e jogar de acordo com o movimento do adversário. Se fecha o passe vai embora, se fecha a bola solta o passe. No caso de o lance acabar em golo da forma que Sterling o idealizou teria sido um bom lance? Talvez... Mas de certeza que não teria sido o melhor. E os melhores, fazem sempre o melhor. Primeiro a cabeça, depois o resto...

Queres ser Grande Rahem? Então faz como eles! 

6 comentários:

Pedro disse...

Coitado do Gerrard.

Rui Barroso disse...

Concordo completamente. Penso que e' isso uma das grandes habilidades do Cristiano e se formos a ver no Liverpool, do jovem Markovic. A velocidade aliada a capacidade de antecipação e de tomada de decisao decidem jogos no futebol e em jogadas em que se aproveita uma defesa mais subida, como num contra-ataque o Markovic da um 10 a 0 ao Sterling.....faz muita falta o sturridge neste liverpool, para ja não falar do Suarez.

PicaretaLeonina disse...

Bom post.

O Ferri, do Lyon, mostra como se faz.

https://www.youtube.com/watch?v=bOL-720Yf5A

1:51

Geri disse...

Ia ficar desiludido se não visse este lance aqui. bom trabalho mais uma vez!!
Um Respect para a corrida do gerard, que deu um enorme avanço ao filipe luís, que vem da equipa com a melhor defesa do mundo :)

Anónimo disse...

Quem é que joga de forma mais inteligente entre A.Almeida e Sterling?
Quem é que acham que iria sair por cima mais vezes se os dois se encotrassem?

Roberto Baggio disse...

Com bola Sterling é mais inteligente. Sem bola Almeida é mais. Onde quer chegar com isso?!