sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

"Trincos" Feios, Porcos e Maus. Ou então não. - Toni Kroos


Já não sei quem foi que nos apresentou o Football Hunting, canal do Vimeo que consegue rivalizar com o ALLAS no que diz respeito a edição de vídeos engraçados sobre malta que anda a brincar com a menina.


Hoje chamou a atenção este video  - Toni Kroos - German Clock.

O que chama a atenção aqui é que os de trás do RM (excluindo a linha defensiva como é óbvio), são Kroos e Modric.  Há muito pouco tempo atrás, isto seria impensável. Fosse com 1 ou com 2, havia sempre um "bicharoco" que ia a todas, que estava ali para matar as jogadas e todas essas coisas feias que fazem a "menina" chorar.
Não foi de certeza na "loja do Mestre Pep" que aconteceu pela primeira vez, mas foi quem teve mais sucesso com a bola no chão, mostrando que é possível.

É uma maravilha ver tanta gente a tratar tão bem a bola onde se ganham os jogos.



PS: O cabrito do Coentrão aos 2:38 =D

20 comentários:

Patrick Pereira disse...

Olha chegaste a ver o video sobre o Kranevitter do River nesse canal ? Que jogador está ali...

Dennis Bergkamp disse...

Sim sim. Até mostrei o video a quem o devia ver com atenção, mas já o conheciam.

Gosto muito

Patrick Pereira disse...

Esse para o Benfica.... Seria genial ! Já tenho a camisola dele do RIver, N°5 :)

José Fernandes disse...

aos escribas:

o que acham do que disse o Carlos Daniel no último grande área sobre o Cristante? (se não viram disse que era o melhor médio defensivo de longe do plantel e que mesmo que o Fejsa voltasse que não seria titular)
é que eu, achando o Carlos Daniel dos melhores comentadores da tv (sendo que comparando com o resto não é difícil ser dos melhores), acho também que no imediato pode não ser a melhor opção. reconheço no Cristante um potencial enorme (talvez o jogador do plantel com o maior) mas acho que para já o Samaris está melhor posicionado para isso... gostaria de ver uma dupla Samaris/Cristante... que acham?

PS. deu-me aqui uma ideia meio maluquinha... que acham de tentar colocar o Salvio a jogar no meio? poderia forçar a redução dos típicos sprints pela linha e cruzamentos sem olhar e levar o Salvio a ter uma evolução na tomada de decisão... então com Jonas por perto seria muito mais propício a isso... lembro-me de um dos últimos jogos do Salvio com grandes jogadas em combinação com o Jonas e de ter só uma (!!!!!) jogada à Salvio vs mundo...

Paolo Maldini disse...

José, eu tb reconheço um grande potencial no Cristante. Não vai ficar em Portugal para sempre de certeza! Mas, viste por exemplo o últimmo jogo do SLB? O número de perdas que somou foi pornográfica! Se tiver metade daquelas amanhã contra o Guimarães será suficiente p o SLB n ganhar o jogo! Quem joga ali não pode perder tanta vez a bola! para as transições é um mimo. Mas, o Fesja tb n é nada de especial...

PS - O golo anulado ao penafiel (bem anulado, calma) veio de um livre após uma perda inacreditável dele!!!!

Gonçalo Matos disse...

fiquei muito surpreendido por ver o Ancellotti jogar assim, sempre achei que ele sentia necessidade de ter um médio dos feios. mas na realidade, também foi ele que apostou forte e feio no Pirlo a "6", portanto melhor que ninguém ele deve perceber a vantagem que é ter gajos evoluidos tecnicamente e criativos em zonas do campo recuadas.

no jogo desta semana da Taça do Rei jogou o Khedira, e la veio o comentador da Sporttv fazer de vidente e dizer que o Ancelotti o tinha posto porque queria mais musculo e mais força e mais combate, porque contra o Atlético isso é que é preciso. espero que a escolha tenha sido apenas no sentido de rodar os jogadores e fazer descansar os médios. é muito mais interessante a todos os níveis ter um meio campo Kroos-Modric.

José Fernandes disse...

Maldini
concordo que não pode falhar tanto... mas e o que achas do Salvio no meio como disse acima?

PS. eu até gosto do Ola mas ele ultimamente tem andado muito mal... muitas más decisões... nem parece ele... http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=523591
isto será uma maneira de dar confiança?

Jimmy Carlos disse...

..ou Paulo Sousa :)

Dennis Bergkamp disse...

José,

Tenho muitas dúvidas que o Sálvio conseguisse ter melhor rendimento a médio centro do que a extremo/médio ala.

Tem claramente perfil de corredor lateral, ao contrário do Gaitan, que pode jogar por fora e por dentro.

Quando se "transforma" jogadores, é bem mais fácil ensinar quem jogou a frente a jogar atrás, e quem jogou dentro a jogar fora.

Há vários casos de jogadores que jogavam fora que na parte "final" das suas carreiras começaram a jogar dentro, acho que o Figo é um claro exemplo disso. No FCB andava coladinho a linha a rasgar o Roberto Carlos, e com o tempo passou a jogar por dentro.

Mas são raros esses casos. Quem sempre foi estimulado a 360º pode jogar em qualquer lado, quem jogou só no corredor... díficilmente sai de lá.

O Enzo, apesar de ter aparecido no SLB a jogar na linha, jogava muito por dentro na Argentina, e sempre teve hábitos de condução interior. O Sálvio é muito diferente, procura sempre o lado de fora. Mais fácilmente o vejo a ser adaptado a lateral, do que a médio centro.

Jimmy Carlos disse...

...Nani

DC disse...

Concordo naturalmente com a ideia de que quem trata bem a bola deve jogar sempre e não são precisos "carregadores de piano", mas sinceramente não aprecio o Kroos.
Modric sim, génio, fabuloso. O melhor jogador do Real, para mim.
Agora, com um bom treinador, sinceramente questiono se Xabi-Modric não seria melhor que Kroos-Modric.

Nuno Ribeiro Margarido disse...

Allas?

Dennis Bergkamp disse...

Andar "nesta vida" e não saber quem é o Allas devia ser motivo para castigo ;)

- https://www.youtube.com/user/allasFCB3/videos

Há bem mais videos do que estes, mas volta e meia fecham-lhe um canal de youtube devido aos direitos de autor

Nuno Ribeiro Margarido disse...

Ops, obrigado ;)

É o problema de querer crescer nesta vida mas ter que responder também a outra vida :p

Já agora, o LE podia partilhar qual o material a que costuma aceder e assim!

Vasco disse...

Pqeq nao achas o Fejsa nada de especial?

De Pagliuca para Paolo Maldini

Dennis Bergkamp disse...

Nuno,

Dos 3, eu devo ser o mais agarrado aos livros e coisas que tais.

A resposta mais normal que terás dos 3 em relação a isso será:

- O material que acedemos chama-se treino e jogo, encontras fácil por ai. Isso e sermos "tarados" o suficiente por isto para que se discuta tudo tudo tudo, vezes sem conta, até acharmos que encontramos a melhor maneira de resolver o problema, com os dados que temos na altura.

Depois, passado um tempo já sabemos mais qualquer coisa, ou porque experimentámos isto, ou aquilo, ou porque algum espertinho no treino se lembrou de uma solução diferente... e volta tudo ao mesmo.

Sobre autores e por ai, desafio qualquer leitor a dizer quais são as suas publicações favoritas, não devem ser muito diferentes das minhas/nossas

Bruno Miguel Espalha disse...

O Guardiola tentou fazer uma coisa semelhante com o Ribéry.

Tentou fazê-lo ver que ele poderia progredir muito se jogasse por vezes como falso 9, que a vida encostado ao corredor esquerdo lhe diminuía muito as possibilidades.

Não teve grande sucesso porque o Ribéry é um jogador fraco tacticamente.

Bruno Miguel Espalha disse...

O Ola John é que podia ira para a esquerda e o Gaitan começar a jogar a 8. Isso é que era uma grande evolução naquele meio-campo. O Gaitan defende bem melhor que o Talisca/Pizzi.

Bruno Miguel Espalha disse...

Em relação ao Kroos, este prémio é referente a 2014, principalmente devido à meia-época que ainda fez no Bayern onde fazia parte de um trio fantástico no meio, com o Lahm como pivot, o Schweinsteiger e ele como médios ofensivos, ladeados pelo Alaba e pelo Rafinha que jogavam muitas vezes na linha do meio-campo. No Real Madrid a música é outra.

José Moreira disse...

Confesso que olhei de soslaio (no mínimo) para o plantel definitivo do RM para esta época. Não via como sem alguém como Di Maria e Xabi Alonso se poderia construir um meio-campo que aguentasse Bale, Ronaldo, Benzema e James. Não achava que uma dupla composta por Modric e Kroos, sem nenhum "cão de caça", pudesse sustentar tamanha propensão ofensiva nas alas e no ataque. Talvez por ter desconfiado tanto é que me rendi a Ancelotti quando ele provou que era mesmo possível ter dos "artistas" na zona central do meio-campo. Sempre gostei muito de ambos, mas nunca pensei que fossem capazes de fazerem tanto e tão sozinhos. Admirável.

Muito menos achava que fosse possível este meio-campo numa ideia que não privilegiasse acima de tudo o controlo da bola e, com isso, do jogo. Numa ideia muito mais baesada em ataques rápidos pensei mesmo que seria impossível fazer este Real sobreviver ao mais alto nível.

É verdade que foi Ancelotti quem fez de Pirlo o 6 de eleição que foi e é, mas também não é menos verdade que no Milan o 6 italiano jogava com dois cães de caça ao seu lado como Ambrosini e Gattuso e na Juventus Pogba e Vidal não são propriamente dois meninos do coro, ainda que sejam muito melhores a atacar que os dois desse Milan.