domingo, 8 de fevereiro de 2015

Curta do derby

Benfica sem saída de bola. Milhares de erros técnicos (dificuldades na recepção) de Almeida,  Jardel, Samaris (alterna bons momentos onde se percebem qualidades com perdas inaceitáveis) e Lima, e SL Benfica sem qualidade para jogar futebol no corredor central sem estar sempre a errar, a perder e a ver a transição adversária a sair. 

Depois de tantos e tantos erros técnicos (e um deles deu origem ao primeiro golo) o SL Benfica desistiu de jogar e procurou o zero a zero final.

Sporting sempre melhor, sobretudo porque tem melhores jogadores no centro de jogo, mas poucas vezes a procurar o espaço onde poderia ser mais perigoso, permitiu que defensivamente o Benfica fosse controlando. Não forçar o espaço central teve, porém, a vantagem em termos defensivos de nunca ficar exposto ao contra ataque adversário.

Pouca qualidade no jogo. No Benfica por falta de qualidade técnica. No Sporting por uma excessiva lateralização no processo colectivo.

William Carvalho do passado e de hoje, a demonstrar que sozinho é melhor que todo o corredor central do SL Benfica junto! Jonas e Luisão à parte.

108 comentários:

R.B. NorTør disse...

Quando fizerem a "longa" do dérbi, porque desapareceu o Nani na segunda parte? Foi impressão minha ou o Sporting passou a lateralizar sim, mas muito mais para o Carrillo do que de para o Nani e com isso acabou por perder alguma capacidade de ser feliz por mérito próprio?

Quanto ao resto parece que já começo a aprender umas coisitas por aqui.

hertz disse...

Concordas com a estratégia do Benfica para este jogo ou achas que deveria ter arriscado mais? Ou até seria essa a intenção mas a qualidade individual dos jogadores do Benfica não o permitiu?

Laranja disse...

Achas que o Benfica, com apenas 4 pontos de avanço, e com tão pouca qualidade individual em relação ao FC Porto, tem boas hipóteses de ser campeão ?

Paolo Maldini disse...

honestamente, pareceu-me que até tentou, mas de cada vez que tentava levava contra-ataque após perdas dos menos aptos... e percebeu que se quisesse jogar futebol iria perder o jogo por falta de qualidade! O Enzo disfarçava muita muita muita coisa, porque tinha saída de bola ali no meio. É só ir ver o que tinham sido os últimos derbys...

RB, Nani não teve bola na 2a parte... não sei pq. Não sei se foi por acaso ou não...

Paolo Maldini disse...

Laranja, para mim é sem dúvida o grande favorito! Já fez a maior parte dos jogos mais complicados e é de longe o melhor colectivo da prova. Gaitán e Amorim mudarão completamente a qualidade da equipa também!

Honoris disse...

Custa me muito a entender como é que com William, JM, Nani, Montero etc, o Sporting tem um jogo interior tão tão mal trabalhado.

É ridicula a quantidade de vezes que terminam os lances com cruzamentos sem critério absolutamente nenhum

R.B. NorTør disse...

Hertz, o que me parece é que este ano para as bandas da Luz faz-se o que se pode com o que se tem.

O Samaris entre o Javi e o Matic está mais para o Javi. Isto é defensivamente começa a perceber o que tem de fazer, na fase de construção nem por isso. Contra o Paços disfarçou, hoje não. O André Almeida acho que entra por defender e conhecer o treinador senão acho que a aposta ia mais para o Pizzi, à semelhança do jogo com o Boavista. Só que esse mesmo Pizzi para o meio campo do Sporting não chegava.

Como o Maldini frisou das duas vezes, e na primeira parte foi um sofrimento para quem torcia pelo Benfica, aquilo era Luisão/Jardel, lateral, Samaris ou AA e passe para o Sporting. Ou no caso do Eliseu, passe para o Sporting. Ou o Sálvio a ir contra um jogador do Sporting (a este o que o safava é que o Maxi quando subia disfarçava as perdas de bola).

O Benfica dificilmente teria goleado, como o JJ disse, mas acho que o Sporting em momento algum demostrou ser capaz de destruir a organização defensiva do Benfica. Aliás, pelo lance do golo da casa se percebe!

Vasco disse...

Maldini, concordo 100% com o que disseste.
No entanto deixa-me perguntar-te uma coisa:
Ainda que o Lima seja importante sem bola, não achas q já começa a justifica uma ida para o banco? É gritante a falta de critério aliada de uma capacidade de recepção que faz recordar KARADAS . Não seria mais ajustado colocar Pizzi e formar um miolo composto com os de hoje em detrimento de Lima? (pelo menos em certos jogos, como o de hoje)

Salvio e Ola horríveis, quanto ao primeiro não haverá grande surpresa. Foste sempre o primeiro a criticar as suas opções quando era para muitos o melhor jogador do campeonato. Agora quanto a Ola John, tu que tantas e tantas vezes elogiaste a sua tomada decisão, o que é se passou? foda-se! Não seria melhor começar a colocar o Gonçalo Guedes? Veja-se o exemplo do Tobias..

Abração

Vasco disse...

Só mais uma coisa, man nunca poderás dizer que o Maxi é de nível distrital. Epá, esta não me trocas a opinião

Nirvana disse...

analise aziada...ala Freitas Lobo..."com as unhas no titulo"...

Paolo Maldini disse...

Grande Vasco,

Ola John zero mesmo...

mas o mais grave no SLB, para mim, é a falta de qualidade técnica em quem pega mais cedo e mais vezes na bola! Por isso nunca conseguiram meter uma bola redonda entre linhas! E estavam sp a sujeitar a equipa a transições. Acho que o SLB percebeu q n tinha qualidade para ganhar o jogo jogando futebol (como devia!) e resolveu não arriscar perdas ali! E a verdade é que qd arriscou deu sp perigo e ... golo do SCP!

O Maxi era de distrital o ano passado :) Esta época com o nível actual é de Liga dos Campeões :)

As análises são sp em função do contexto em que eles estão envolvidos!

Tiago Stuve Figueiredo disse...

Nao via tão pouco qualidade num 11 do SLB desde os tempos do souness. E mesmo esse tinha poborsky e jvp. Nao jogam mesmo nadinha. Se nao fosse o jj e as ajudas da primeira volta, estavam a disputar o 4o lugar com o braga. Diferenca abissal para o benfica do ano passado

Tomás Lourenço disse...

Não acham que a estrategia do Benfica foi exatamente igual á no estádio do Dragão? E que no Dragao so consegui chegar mais á frente pela qualidade na progressão com bola do Enzo e do Gaitán?

hertz disse...

Mas o que mais chateia é ver tantos benfiquistas falar como se o Benfica tivesse uma grande equipa. Quem me dera que o Benfica tivesse essa grande equipa que alguns continuam a ver.

Roberto Baggio disse...

Jogo de merda lol.

Sim, igual ao dragao, mas lá com mais qualidade individual.

Adriano Fernandes disse...

Pode-se dizer que tenho um gostinho pelo SLB mas hoje fiquei fodido por terem conseguido empatar o jogo! Preferia uma derrota e ver o Jesus meter a viola ao saco do que um empate. Com todo o mérito que tem (e que até é imenso no que toca ao colectivo), o homem é terrível em tantos aspectos que parece que precisa das derrotas para aprender. De qualquer das formas, quem tem rzou é o Baggio, jogo de merda, e mais do que isso não se pode dizer!

Berna disse...

Eu também tive essa leitura na 1ª parte. Perdas de bola atrás perdas de bola no principio do jogo. O Sporting conseguiu-se impor, criou até algum perigo. E isso deu confiança à equipa do SCP e tirou à do Benfica. E o Benfica acabou por desistir de jogar. Mas no intervalo eu esperava que isso mudasse, que JJ fizesse alterações, e que o Benfica entrasse em campo para assumir, ganhar o jogo. Mas isso não aconteceu..

Enfim, foi um jogo de merda, mas que o Sporting merecia ter ganho.

João disse...

Foi mesmo frustrante seguir este jogo. Não imaginava que isto se pudesse passar...

O Sporting seria o único vencedor justo, é verdade, mas só porque os jogadores do Benfica lhes construíram ataques atrás de ataques. Ataques decentes do Sporting organizados não foram muitos.

Fico com duas dúvidas/questões/desabafos:

- Pizzi - Samaris não seria uma opção melhor? Não que Pizzi seja brilhante, mas para quê A. Almeida a MDef?

Tenho alguma dificuldade em acreditar que o JJ delineou a melhor estratégia possível com este ajuste no meio-campo.

- Sem Enzo (e Gaitán lesionado) o 11 do Sporting é mesmo mais fraco? Começo a ter algumas dúvidas. É verdade que basta 1 ou 2 peças e tudo volta a "bombar", mas quando falha a equipa parece mesmo sofrível, sobretudo com jogadores como Salvio e Ola John (pelo menos desde o jogo do Porto) que fazem a diferença, mas apenas quando a equipa está sobre carris.

Vai valendo a organização táctica. E por estarmos na 2ª volta, também acredito que o Benfica é favorito, mas pode depender um bocado de situações como esta de lesões... e do Porto, claro.

J. Saro

David Cardoso disse...

O Benfica tem o melhor calendário entre os 3 grandes, estou convicto que vence o campeonato, o Plantel do benfica não é tão mau como pintam o grande défice existe no substituto de salvio e gaitan e pelo amor de Deus não me venham falar do Ola Jhon, o problema tem sido as inúmeras lesões e em jogos destes nota-se mais

R.B. NorTør disse...

Vasco pá, Karadas, o que tu foste desenterrar!

Acho que entre Pizzi e Lima, numa óptica de não perder o jogo, eu iria sempre pelo Lima. Sim aquela recepção falhada só com o Patrício pela frente teria mudado imensa coisa, mas há um sem fim de acções do Lima na e perto da área do benfica que simplesmente não vejo o Pizzi ainda com estaleca para fazer. Como foi dito, foi o Dragão outra vez, sem a sorte de marcar primeiro.

Quanto à arrumação do meio campo, fiquei sempre com a sensação que o AA não surgiu a atacar, mas antes como segundo médio defensivo. Não sei se isso aconteceu propositadamente ou se o jogador acabava a recuar por "deformação", ou se acontecia face às incontáveis perdas de bola naquela zona. Se quisermos falar disso, será mais a questão de porquê AA e não Pizzi, mas acabaremos sempre a discutir a capacidade defensiva, onde Pizzi só não perde para Talisca.

Ola (Olã? Alan?) John foi o que começa a ser mais a regra do que a exepção, inconsequente para ser simpático. O que irrita, porque quando é bom, é mesmo bom. Nisso concordo contigo, se é para ter ali um buraco, um "buraco" motivado como o Gonçalo se calhar nota-se menos.

David, o plantel do Benfica não está só limitado no substituto do Sálvio. O próprio Sálvio já é uma demonstração das limitações do plantel do Benfica. Em jogos destes o que fica evidente é que não há ninguém de nível para a posição do Sálvio, para substituto do Gaitán, para "novo Enzo" nem para a lateral esquerda. São 4 posições, pouco menos de 40% da equipa. Se o Benfica for campeão, como espero que seja, é para fazer uma estátua ao JJ ao lado da do Eusébio! (E de caminho façam outra ao Maxi.)

Antonio disse...

O jogo teve qualidade idêntica ao relvado, uma merda. Enquanto o scp não da mais que isto o SLB esteve longe do que pode e sabe fazer

Pedro disse...

Estou muito curioso para saber a vossa opinião sobre o que JJ disse no lance em que Jonas mete a bola em Lima e este não consegue rematar.

Estou tb curioso para saber a vossa opinião sobre o que JJ falou das substituições após o golo sofrido.



Bruno JSM disse...

Que jogo terrível, ontem alternei entre o tédio e o desespero.
O JJ demonstrou saber perfeitamente a matéria-prima que tem em mãos e o que ela é capaz de fazer. Não vale a pena criticar esta abordagem ao jogo mais cautelosa, se bate de frente fica a perder. Ontem desesperei, com uma, outra e mais outra perda de bola nas tentativas de construção de jogo pelo meio, tornavam-se invariavelmente e contra-ataques adversários.

O colectivo do Benfica superou as deficiências técnicas dos seus jogadores e valeu 1 ponto, mas sinceramente, não sei se será suficiente para ultrupassar novamente com sucesso o FCP, o SCB, ou outros com capacidade para pressionarem o Benfica no processo inicial de construção.

Alessandro Del Piero disse...

O Sporting ofensivamente foi inexistente. Despejar bolas na área é do século passado...fazer isso sem Slimani em campo é de uma estupidez incrível.
Jogo interior inexistente.

Alberto disse...

Voltando Fejsa (se voltar), Amorim e Gaitán a qualidade sobe bastante.

A verdade é que mesmo com as debilidades do meio Benfiquista o Sporting pouco aproveitou. Não houve uma única oportunidade de golo nos 90 minutos (tirando os golos, que foram como foram). Impressionante lol



ATF disse...

Também não exagerem! Uma equipa que se viu privada do seu melhor jogador do meio campo, ainda para mais um médio ofensivo, que se viu privada do seu melhr jogador e que é de longe o melhor jogador desta Liga (imaginem o Nani de fora num derby ou o Jacson de fora num classico - ou é-vos dificil?) só pode ter tido uma tatica pragmática, embora muitas vezes exagerada. Ainda para mais sendo esse conjunto obrigado defensivamente quase nunca jogar para o redes por razões obvias e cujo andicap foi muito bem aproveitado pelo treinador do Sporting.

Portanto, não exagerem, não exijam a uma orquestra a mesma performance se ela está impedida de fazer atuar o seu preimeiro violino, o Primeiro cello e o primeiro Clarinete. Exigir o mesmo só de quem estáva à espera de uma hecatombe e, no final viu a sorte sorrir ao Benfica num lance de sorte.

Por falar nesse lance de sorte, foi sorte sim, e que bem está ela a ser lançada na imprensa, o tal golo no minuto 94. Só lamento é que as mesmas carpideiras que choram esse lance de sorte sejam as mesmas que enterraram o Jorge Jesus quando ele perdeu um campeonato num lance igualmente de sorte e igualmente no ultimo minuto do jogo. Aí não vi ninguém a dizer que foi uma injustiça...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Achei o Benfica bem mais fraco do que no Dragão. Muito mais.

Muito mau em tudo o que envolva a bola, não entendo o facto do André Almeida jogar com o Samaris (seja qual for a razão) em vez de jogar a lateral-esquerdo - porque o Eliseu está completamente louco de maluco -, salva-se o Jonas, o único a temporizar e a tentar agredir o bloco adversário (que, no caso do Sporting, até dá espaço para jogar).

A única equipa que poderia ganhar o jogo era o Sporting, no entanto, voltamos ao Maxi: no início todos vão rasgá-lo (Nani inclusive: na primeira parte meteram nojo as brincadeirinhas que tentou fazer com o homem) e no final ganha a Alemanha.

É quase sempre assim.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Achei o Benfica bem mais fraco do que no Dragão. Muito mais.

Muito mau em tudo o que envolva a bola, não entendo o facto do André Almeida jogar com o Samaris (seja qual for a razão) em vez de jogar a lateral-esquerdo - porque o Eliseu está completamente louco de maluco -, salva-se o Jonas, o único a temporizar e a tentar agredir o bloco adversário (que, no caso do Sporting, até dá espaço para jogar).

A única equipa que poderia ganhar o jogo era o Sporting, no entanto, voltamos ao Maxi: no início todos vão rasgá-lo (Nani inclusive: na primeira parte meteram nojo as brincadeirinhas que tentou fazer com o homem) e no final ganha a Alemanha.

É quase sempre assim.

Pedro disse...

Maldini


Uma questão....será que se JJ tivesse apostado no mesmo bloco de meio campo (Almeida+Samaris) ou até tirando o Almeida e colocando o Cristante (visto que o Italiano tem uma maior capacidade de sair a jogar com qualidade) e com a devida alteração de tb tirar o Lima pelo Pizzi.... não daria ao jogo aquilo que faltava ao Benfica....capacidade de pensar o jogo a meio campo?



Já agora......Talisca a médio centro e na ala....é impressão minha ou torna-se quase que inofensvo e inconsequente sempre que toca na bola??

Henrique disse...

A questão é: quando regressa o Amorim? Foi pena ter-se lesionado tão cedo, teria sido uma época muito boa para mostrar mais a sua qualidade.

De resto, foi um resultado positivo para o Benfica tendo em conta como correu o jogo. Apesar dos erros do Benfica, o Sporting também não esteve brilhante, muitos cruzamentos para o barulho, esquecendo-se que não estavam a jogar contra o gil vicente.

Parece que falta genica ao Eliseu e ao Ola John, impressionante a nulidade que foram o jogo todo. Pelo menos o Salvio ainda correu contra os adversários e ganhou uns lançamentos! Enfim :)

JON disse...

O Benfica jogou igual ao Dragão, sem Gaitán e Enzo, o que faz toda a diferença. No entanto, no Dragão marcou em 2 bónus do Porto e o Porto até criou muito mais que o SCP enquanto esteve 0-0...
Se isto é promover o futebol, então boa tarde... Eu sei que vocês gostam muito do JJ e ele tem coisas fantásticas (ainda ontem o controlo da profundidade foi uma ode a bem defender, sem dúvida), no entanto esta postura é ridícula...
O Benfica não investiu tão pouco como se quer parecer. Claro que os jogadores levam tempo a entrar, mas isso passa-se ainda a um nível superior com os do Porto, porque é tudo novo. Samaris, Cristante, etc, pelo preço, deveriam render mais.

Conclusão: é muito provável que o Benfica seja campeão (o Porto começando a CL vai perder pontos), mas este Benfica enquanto futebol positivo "joga muito poucachinho".

PS: os adeptos são uma coisa... JJ borra a cueca no Dragão e perde aos 92m, é uma besta. JJ borra a cueca no Dragão e ganha 2-0, é um génio. JJ borra a cueca em Alvalade e empata aos 94m, "incha lagartos, cantar olés pro caralho". lol

manelmadeira disse...

Concordo completamente!
Depois o Jorge Jesus é considerado o mestre da tática, mas os benfiquistas mais atentos não caem nisso
SL

fui disse...

Para mim se o JJ queria reforçar o meio campo com o André almeida e jogar na contenção e contra golpe, mais valia ter jogado com o Talisca em vez do Lima e a jogar mais recuado. Por mais trabalho que o lima faça faltou capacidade de transação, sem o gaitan só sobrava o Talisca. Que acham?

Gonçalo Matos disse...

Já agora, na minha cabeça o Benfica nunca sofreria o golo que sofreu o Sporting, a linha defensiva.do Benfica naquele contexto iria sair muito mais rápido e subir mais que a do Sporting. O que pensam disto?

GV disse...

Ora vivam!

Não resisto...

Causa:
Plantel do Benfica = má gestão das vendas dos dois últimos verões (impacto do "sonho de jogar a final da liga dos campeões em casa"... ridículo...).

Efeito:
JJ, de há uns poucos meses para cá, mais pragmático e consciente das dificuldades do plantel para abordar os jogos grandes, como se viu, craneia estratégias de futebol pouco vistoso, mais focadas em não perder.

Acho bem que o JJ se adapte, mais jogador menos jogador, por muito mau que estes jogos se tornem.
Mas quero acreditar que se trata de um processo evolutivo e que vai acabar por concluir que tem que começar a privilegiar a posse de bola, e, se tiver a capacidade de sistematizar tal, será, a meu ver, um melhor treinador. Organização defensiva e vertigem atacante (qdo tem jogadores para isso e o adversário permite), não chega.

O jogo de ontem parece-me ter pouca história. JJ cauteloso, erros dos jogadores do Benfica nas transiçoes ofensivas e organização ofensiva, Sporting pouco capaz para furar a organização defensiva do Benfica e ingénuo ao não conseguir gerir a vantagem que conseguiu obter.

Em 3 jornadas o Benfica perdeu 5 pontos... Está tudo em aberto.

Cumps,

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Boa tarde.. é este o guru idolatrado tanto aqui neste blog ?
Que faz a substituição típica de quem se apanha a perder e lança avançados e aposta no chuveirinho, já em desespero, depois ter estado continuamente a jogar para o empate, na retranca ... como a maioria das equipas, quando jogam com os grandes ?
E que tantas vezes são criticadas, pela postura adoptada ?
Este guru, bem pode esperar sentado, se acha que alguma vez poderá treinar alguma equipa de top no estrangeiro....
Tem-lhe valido, alguma estrelinha de campeão e de apenas estar concentrado numa prova....

É este o melhor treinador Português ?
Anti-jogo, queimar tempo, tudo para conseguir o pontinho...
Depois ainda vem para a conferência de imprensa, todo convencido que foi obra sua, este empate...
Partiu a equipa diz ele... expôs-se ao risco...

Já agora, aos entendidos do blog, tanto criticaram Mourinho pela postura que teve com o Atlético de Madrid e o famoso autocarro e ontem Jesus trouxe o quê ? Uma frota de autocarros ?
Relembro o Benfica faz 1 REMATE à Baliza, o Patrício não faz 1 Defesa...

Baresi disse...

ATF disseste tudo

Jon, o FCP joga com 6/7 jogadores no 11 titular que já lá estavam a temporada passada. E os que vieram são jogadores de inegável qualidade, não são "licás e Josués".
O FCP investiu claramente para ser campeão esta época, por isso é que tem 3 jogadores "a prazo" a jogarem regularmente, e que para o ano já lá não vão estar.

Em relação a ontem, o Benfica jogou para o empate, e a sua organização defensiva estagnou o jogo. Mal ou bem, JJ jogou com o avanço que tem no campeonato, (é a única equipa que só depende de si).
Foi um jogo chato, aborrecido, sem chama onde uma equipa tentou atacar, mas demonstrou que não tinha capacidade para mais que aquilo que mostrou. Nani pouco ou nada fez, ele que deveria ter sido o maior desequilibrador do jogo, foi "secado" os 90 min.
Aconteceram 2 erros, deram 2 golos.


O Benfica até ao fim do campeonato tem 8 jogos em casa e 6 fora, sem competições europeias.
O FCP nos próximos 4 jogos vai ao Boavista e a Braga, e recebe o Guimarães e o Sporting, com o BAsileia pelo meio.
O Benfica vai a Arouca e ao Moreirense, e recebe o Estoril e o Setúbal.
Se o FCP conseguir ganhar os 4 jogos, vamos ter campeonato até ao fim...
Se não, o campeão está encontrado.

Abraço

Ace-XXI disse...

Parece-me claro que ao contrario do que muitos aqui diziam este plantel do SCP nao é inferior ao Benfica e mesmo com o Porto nao faz assim tanta diferença, o que me faz pensar que apesar de estar a passar pelo meio dos pingos da chuva Marco Silva podia retirar mais destes jogadores.

Faz algum sentido que com WC, adrien, João Mario, montero e o propoio Nani no corredor central a equipa passe o jogo a lateralizar e a optar pelos cruzamentos?!

JJ foi pragmático e teve a sorte do jogo mas é feio ver o Benfica passar a 2 parte toda a fazer antijogo tal como 1 Arouca atrás do pontinho, sinceramente acho que a postura de ontem é a prova de que nem nos melhores sonhos dele o slb tinha esta vantagem nesta altura do campeonato.

JON disse...

Baresi,

No Porto saíram vários jogadores importantes, tal como no Benfica. Com a agravante que os 6/7 que lá estavam e são titulares (são menos que isso, mas OK), estão no clube há 3 anos no máximo e nem todos eram titulares... Há quantos anos tens a base do Benfica a treinar com o Jesus? (Falo de Luisão, Jardel, até Artur, Maxi, Almeida, Lima, Salvio, Gaitán?)

Esquece lá o Porto e concentra-te no Benfica. É muito pobre o futebol apresentado nos clássicos e devia dar mais... Eu que defendo o JJ em muitos lados e em muitas coisas acho que ele com isto se expõe à sorte... É que ele tanto ganha a jogar pro empate como perde (vide Kelvin). Se ele tenta ir ganhar o jogo, podia-lhe acontecer o mesmo, ganhar ou perder, mas pelo menos dignificava o futebol...

Ver os jogadores do Benfica festejar no final do jogo, ver o Artur a queimar tempo o jogo todo... Epá, desculpem lá, mas é muito poucachinho...

Concordo com o que dizes do campeonato, acho que o Porto com CL pelo meio vai perder pontos e o Benfica pode descolar. Mas continua a ser muito poucachinho...

hertz disse...

Oh Paulo Sergio, mete gelo que isso passa.
Com o jogo nos descontos óbvio que o que o Benfica poderia fazer era chuveirinho.
Quem gosta muito de fazer as mesmas substituições de sempre é o teu treinador. Pontapé pra área em todos os jogos à espera que alguém resolva. Ontem aos 85min lá estavam eles na linha prontos para entrar para a mesma estratégia de sempre: chuveirinho.
Deixa lá o JJ sossegado e olha para a tua equipa em que tinha de ganhar ou ganhar e ocasiões de golo foram praticamente nenhumas. Olha para a qualidade ofensiva da tua equipa e vê o pouco que criaram e como foi. Olha para o teu treinador no banco que não consegue pôr a equipa a ganhar cedo e depois manda pra lá tudo ao molho e fé em Deus. Com isso é que te devias preocupar.

David Cardoso disse...

Carisimo RB gosto muito das tuas análises mas "o próprio Sálvio já é uma demonstração das limitações do plantel do Benfica"???

-quem dera que em portugal todos jogadores naquela posição marcassem o numero de golos e fizessem o número de assitenciaS por Época que este faz,não venham com essa converssa do exagerar em ações individuais, ele tem golos e assistenciaS e ponto final, fisicamente é excelente e defenssivamente leal e sabe aparecer como pucos da sua posição em zonas de finalização e bom jogo de cabeça, pode melhorar, exagera muitas vezes mas é COMPETENTE.

-o que tem ovosso AMADO E IDOLATRADO ola john??? ??CONTESSÃO?? pelo amor da santa aquilo é zero zero e mais zero.

-para ao Enzo temos o EXCELENTE Amorim

-existe alternativa para Eliseu, seu nome : Silvio, joga muitissimo bem lá e é de forma abismal bem melhor que Eliseu tanto a defender como a atacar mesmo sendo destro, lateral SUPER COMPETENTE.

Não fossem as lesões o único buraco do plantel seriam as soluções para as 2 alas do SLB.

David Cardoso disse...

Caro Paulo Sergio o guru que tu tanto falas , anda a fazer milagres, inserido num projecto num clube de top europeu onde não sai nenhum jogador nuclear época após época com a esperiencia acumulada já no SLB mostraria que é 1 dos melhores treinadores do mundo.

João disse...

JON,

Isso é alguma dor? O que interessa ter jogadores com muitos anos de Benfica? Quando tínhamos Hélder e Paulo Madeira era por isso que era bons jogadores?

Fora Luisão pelo aspecto táctico, Maxi que garante alguma mediania (não sendo mau), Gaitan, Lima (nada demais tecnicamente) e Sálvio (que tem limitações a usar neurónios para o jogo). Destes que estão há anos, nas reservas que tens face aos mesmos. O Sálvio, para mim, não era titular o ano passado, por exemplo.

O Porto tem o melhor plantel (de caras) deste campeonato e é isso que interessa. Na 2ª volta não há desculpa de jogadores novos.

Baresi,

Há duas coisas que discordo no teu comentário. O Benfica tem de resolver o campeonato nos jogos pequenos. Se o FCP perder pontos nas próximas jornadas, o Benfica também pode.

De resto, jogar com o avanço que se tem não entrar num jogo a pensar no empate. Concordo que o Benfica esboçou no início tentativas de atacar e depois retraiu-se... mas isso não é consequência de ter no miolo jogadores sem capacidade técnica como o A. Almeida? Uma pergunta leiga: é preferível um Cristante menos enquadrado tacticamente ou um A. Almeida menos tecnicamente? Ainda que jogasse com Pizzi e não Cristante. Óbvio que é um jogo de equilíbrios, mas parece-me que JJ é muito conservador a pender para o lado táctico nesta questão.

Já vi o post no PdB e já tive a resposta sobre a minha dúvida sobre individualidades. Pois, acho que até ter Enzo e Gaitan, dado à individualidade de cada um somar-se a maturidade táctica neste modelo, podia-se dizer que o 11 do Benfica era superior. Agora...

J. Saro

Baresi disse...

A organização defensiva do Benfica de Jesus consente poucas ou nenhumas oportunidades de golo ao adversário.
A sorte dá trabalho, e nisso Jesus é praticamente imbatível. Nos últimos 10 jogos para o campeonato sofreu 2 golos, um de penalty e o de ontem.

Está em primeiro porque não empatou em casa com Moreirenses nem Boavistas, isto é uma prova de regularidade, e se há alguém que sabe como se ganham (e perdem) campeonatos é Jesus.
E perdeu 2 pontos em casa contra os 10 do Sporting.

Em relação ao que o Porto está a fazer, em relação à temporada passada perderam o Mangala e o Fernando, o Benfica perdeu Garay, Siqueira, Enzo, Markovic, Oblak e Rodrigo. Já não contando com Matic e André Gomes, nem com Fejsa e R.Amorim. O FCP joga com Fabiano, Maicon, Alex Sandro, Danilo, Herrera, Jackson e Quaresma que já eram titulares a época passada.
Têm uma qualidade individual incrível, mas atenção que fora. ganharam ao 7º, 11º e aos últimos 4 classificados da Liga, e têm deslocações bem difíceis até ao final da época.
Estão a melhorar, mas daqui a um mês, quando passarem este ciclo BAsileia/Campeonato (com Braga e Sporting pelo meio) logo se farão as contas..

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

E quem o quer?
Se se se...na montra da Lc...tem uma passagem aos quartos...2 finais perdidas da Liga Europa...
Qual o clube estrangeiro que permitiria a postura, atitude com jogadores...
Digo-o já ....jamais Jesus será treinador de topo...e nunca treinará uma equipa de Top...

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Desculpa mas não vejo Jj, no estrangeiro. ..
O Ego dele é demais...
Sacou dum chouriço o Jardel...num jogo onde valeu tudo para empatar!
Quando a concorrência é superior...acobarda-se...
Não escamotear ter o registo que tem na LC!

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

André Gomes? Deixa-me rir...só foi aposta quando já estava vendido!
Oblak...falar deste jogador, quando o próprio Jorge Jesus...desvalorizava o jogador e só foi aposta com o lesão do Artur!
Porque raio são tão parciais? Sejam sérios....
Neste mesmo blog, vi imensas criticas a Mourinho!
No derby, elogiar esta postura de equipa pequena, constante anti-jogo...perdas de tempo!
Jorge Jesus teve imensa sorte e não deu trabalho nenhum...foi só anti-jogo e insistir no chuveiro para marcar um golo...aos repelões!

A maneira como o guru fala...foi tudo planeado...
Bastou partir a equipa e meter gente na área...
O verdadeiro mestre da tática!

JON disse...

"A organização defensiva do Benfica de Jesus consente poucas ou nenhumas oportunidades de golo ao adversário."

De acordo, mas podiam atacar um bocadinho mais... Eu vejo aqui a rapaziada cascar imenso no Mourinho porque não raras vezes mete o autocarro, e agora o JJ mete e "tá-se bem, ele percebe muito daquilo"...
Eu se visse o meu clube a queimar tempo para o 0-0 daquela forma, não gostava. Acho mau.

Quanto à sorte dar trabalho... Dá, dá o mesmo trabalho que jogar na roleta. O Jesus nos clássicos fora aposta sempre vermelho. No Dragão este ano saiu vermelho. No Sporting saiu vermelho, mas à rasquinha. No ano do Kelvin saiu o ZERO e ele fodeu-se... Resumindo: a jogar borrado já ganhou, perdeu e empatou. A sorte realmente dá um trabalho do caraças!

Se calhar, se jogasse à bola e promovesse o espetáculo era capaz de ganhar, perder, ou empatar. Lapalice não diria melhor...

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Já agora aos mestres aqui do blog...
Quem insiste em Talisca?
Quem aposta no Eliseu?
Quem teima em apostar em jogadores da formação?
Quem desmotiva os jovens da formação?
Achar que Jesus é um treinador de topo...
Vamos a fatos:
Quando teve um dos melhores planteis disponiveis...conseguiu perder 2 finais da LIGA EUROPA!
Tem 60 anos...não é um jovem...alguns esquecem-se...
E na Liga Europa teve também a meia final perdida com o finalista vencido-Braga!

Alberto disse...

JJ com o plantel do Porto eram peaners. Basta lembrar a sua primeira época. Meia equipa nova varreu tudo.

É preciso dar tempo quando os treinadores são medianos.

Adoro ver tanto ódio a JJ por parte de adeptos de outros clubes. É bom sinal.

Todos os anos é a mesma coisa, o Sporting joga sempre espectacularmente melhor que o Benfica, no final acabam sempre a olhar para cima.

JJ jogou com a vantagem pontual e as ausências na equipa - assim se ganham campeonatos - embora também ache que podia ter feito um jogo ligeiramente melhor. Agora parece que as pessoas se esquecem que esta a jogar um derby na casa do adversário, numa das melhores fases do ano do sporting. Até os sportinguistas acham que o Benfica tem obrigação de ir a alvalade e violá-los em pleno campo. Até no primeiro ano de JJ fomos lá empatar, e ele na altura disse que o resultado não era mau.

Luis Barroso disse...

Excelente post, muito bom resumo do que se passou no jogo.

Luis Barroso disse...

Acrescentaria apenas que o Sporting, como qualquer adversário que se preze, obrigou o Benfica a jogar o tempo todo pelo lado esquerdo, sabendo que o Eliseu perderia mais bolas do que seria humanamente possível, e neutralizando assim também o Salvio (que independentemente disso está a jogar mal).

O problema das equipas quando têm jogadores que desequilibram o conjunto, como foi o caso de Eliseu e Ola John, é este. Não só são maus, como os adversários competentes conseguem fazê-los ainda pior.

Dito isto, Benfica com Rúben Amorim e Gaitán (como já ouvi dito no Posse de Bola) jogava para ganhar, mesmo que acabasse de se conformar com o empate.

Unknown disse...

carissimo Jon

Luisão está à 12.

Maxi a 8

Salvio esta é a 3 época

Gaitan é a 5 época.

Lima é a 3 época

Artur é a 4 época...

Queres falar do Helton? Danilo alex sandro estão a cumprir a 4 epoca. Jackson a 3....maicon a 7 epoca. Quintero é a 3ª epoca.

Não se percebe o que queres dizer com essas coisas!!!!!!

Agora pega nestes do Benfica e diz-me a qualidades deles... ;)

David Cardoso disse...

Naõ ves JJ no estrangeiro Paulo Malheiro?? então o Mancini , Alegri, L.Henrique e companhia que por lá anda no topo são melhores que JJ????

Baresi disse...

JON

O que não percebes é que meter o Benfica a defender assim, anulando praticamente todos os jogadores do Sporting, dá trabalho durante a semana. Durante muitas semanas. O Benfica defendeu assim, porque Jesus trabalha muito a equipa defensivamente, e se precisar de encurtar linhas para defender o resultado, fá-lo sem problemas nenhuns.
Foi assim o ano passado no Dragão nas taças, foi assim contra a Juventus, e tem feito isso esta época, quando quer e precisa.
O Sporting não conseguiu pôr as bolas nas costas da defesa, e raramente CArrilo e Nani estiveram 1 para 1 com o lateral. Isso aconteceu por acaso?
Já lá vão 6 épocas e o Jesus perdeu salvo erro 1 jogo contra o Sporting.
Em 6 épocas.

Ah, e no ano do Kelvin, o FCP jogou pouco ou nada, e marca um golo num erro da equipa do Benfica (como ontem teve o Sporting) numa jogada de Liedson e Kelvin, que de certeza não fazem mais nenhuma igual. A chamada "chouriçada", como ontem teve o Jardel. É futebol.

Manuel disse...

Vindo a este excelente blogue deparo-me com um adepto portista, um tal Paulo Malheiro, que passa o tempo em blogues azuis a odiar o Benfica. Aziado pelo resultado de ontem escreve barbaridades sobre JJ, esquecendo-se que ele é o treinador favorito do seu presidente que andou 4 anos a tentar contratá-lo.


"JJ foi convidado por Pinto da Costa para substituir Jesualdo Ferreira no FCP, um ano antes de este acabar contrato; mas tinha que esperar pelo fim deste. JJ aceitou, com uma condicionante, se aparecesse um clube mais de acordo com as suas naturais ambições, ele recusava. Assim e quase no fim dessa época aparece o Benfica e ele nem pensou duas vezes. 


Aquando da saída de Villas Boas do FCP, foi novamente convidado por Pinto da Costa, desta vez acenando com um contrato das arábias... ele recusou e avisou LFV do sucedido. Foi compensado por isso.

 Na época passada foi novamente abordado pelo seu amigo Pinto da Costa, para substituir Vitor Pereira; Pinto da Costa queria ver o FCP a jogar á Benfica. JJ depois de tudo o que passou, mas tendo em atenção tudo o que o outro seu grande amigo LFV, sempre fez por ele... recusou novamente; e como ele afirmou aos seus amigos mais próximos; como é que poderia atraiçoar um amigo e passar de cavalo para burro... como orgulhoso que é, ainda afirmou.... quero ganhar pelo o meu mérito e não pelos favores dos árbitros.

Mais uma vez desculpa lá ó Jorge... mas há gentinha que não sabe da massa que és feito.

“Jorge Jesus terá recusado uma proposta de cinco milhões de euros por temporada de Pinto da Costa nas últimas horas, preferindo a renovação com o Benfica para as duas próximas épocas, apurou o Correio da Manhã”.

“O FCP tentou utilizar o empresário Jorge Mendes para afastar JJ do Benfica, apurou CM. PC reuniu-se com o agente e abriu-lhe as portas do clube para colocar o técnico que conduzisse os dragões de novo aos títulos. Mendes indicou Lopetegui, mas também na esperança de convencer o empresário a colocar Jesus num clube estrangeiro. Jorge Mendes, que mantém boas relações com LFV, acabou por não conduzir o processo da eventual saída. Delegou em Luis Campos (antigo técnico com quem trabalha) um possível negócio entre Jesus e o Mónaco. JJ recusou a saída para o emblema do principado, não pelo aspecto desportivo, mas sim pela pouca paixão que existe pleo clube.
Foi com a recusa de JJ que avançou a opção Leonardo Jardim, por indicação de Luis Campos, que conduziu juntamente com os empresários e amigos Paulo Nélson Almeida e Paulo Tavares, o processo de saída do Sporting para o Mónaco. Mendes, apurou o CM, nada teve a ver com esta operação.
O FCP que no passado tentou contratar Jesus, quer assim afastar o treinador de Portugal por considerar que a sua presença nos rivais de Lisboa vai atrasar o regresso aos títulos. (In CM, 24/5/2014)

“A fonte é a mais próxima dele que pode haver – o seu irmão.
JJ teve à frente, no dia a seguir ao título de 2010, um CHEQUE EM BRANCO para ir para o porto, onde sabia que teria muitas facilidades extra-futebol para vencer em Portugal e no estrangeiro. Podia ter assinado na hora.
O que fez? Avisou o Benfica, disse que queria ficar e pediu um salário ao nivel que lhe tinham oferecido - e isso é que qualquer outra pessoa faria.
Ainda a epoca passada ia a meio e o porto voltou à carga. Vieira só assumiu publicamente que queria ficar com ele quase no fim da época, mas o Porto ja o tinha contactado muito antes e ele uma vez mais disse ao Vieira que a prioridade dele era o Benfica, mesmo sem ter garantias nessa altura que lhe iam renovar o contrato.”

João disse...

JON,

Já viste o Benfica a prescindir de bola ou não conseguir simplesmente atacar, mas nunca a meter o autocarro na grande área. São coisas diferentes.

Como é que uma equipa que mete o autocarro está posicionada como está quando sofre golos como o de ontem ou o do Kelvin?

J. Saro

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Na minha opinião, com a idade que Jesus têm, não tendo dado o salto...dificilmente o dará agora!
Relembro que ele quer uma equipa Top 10...
Inglaterra tiraria lugar a quem? Depois do festival triste que teve com o Tottenham?
Espanha? Barcelona, Real Madrid ou Atlético?
Um treinador que não tem grande histórico na Lc?
Na Liga Europa ...perdeu as finais...
E o salário que aufere no Benfica? Poucos clubes lá fora o pagarão!
Acha que teria as liberdades que tem aqui?
A pessoa que arranja confusão, que já no Braga..tinha uma personalidade e um Ego...
Frases como o fairplay é uma treta...
Mas que se acha o rei da cocada preta!

G. Fabrinni disse...

Paulo Malheiro,

Acho que te enganaste no blogue, é melhor ires comentar para o site da Abola, é mais a tua onda! ;)

JON disse...

Baresi, não vale a pena... Eu percebo muito bem que dá trabalho, aliás, eu nos comentários anteriores elogiei a organização defensiva do Benfica... O Jesus é fantástico no controlo da profundidade, talvez o melhor do mundo, até.

Mas o futebol tem mais momentos e o que o Benfica fez não foi futebol quando teve bola. Isto para não falar em queimar tempo...

E a desculpa não pode ser "não tenho gajos para conduzir e atacar"... O orçamento do Benfica é enorme, bem maior que o do SCP. O modelo tem que arranjar soluções... Ou o Benfica do JJ só é bom quando tem Enzo e Matic e Marko?
Não é por acaso que nos tempos do Vitor Pereira, o Benfica contra o Porto era "bola longa no Cardozo".

Quando só jogas um momemnto do jogo ficas completamente à mercê da sorte, em vez de a tentares tomar em mãos.

O Baggio pelos vistos concorda comigo (vide PdB)...

Edson Arantes do Nascimento disse...

É evidente que o Mourinho tem de ser criticado, afinal ele joga (mal) com o Willian, o Fabregas, o Oscar, o Matic, o Hazard. Com os melhores jogadores do mundo!

Queria era vê-lo com o A. Almeida, o Talisca, o Samaris e o Ruben Amorim, o Salvio e o Gaitán. Isso é que eu queria. Pagava para ver.

ATF disse...

Só para esclarecer que o JJ foi, a par de Ronald Koeman, quem mais longe foi na CL. ( 1/4 de final) desde José Mourinho.

Gonçalo Teixeira disse...

Paulo Malheiro,

Perdeu as finais? O que é isso? Um treinador que perde finais? Estás no blog errado. Aqui fala-se de organização e de trabalho, não de resultados. Perdeu duas finais em que foi nitidamente superior?

Go home amigo

DC disse...

Eu gostava de conseguir trabalhar para ter a sorte de ver o Porto mandar duas bolas á barra e falhar 2 golos na cara do Julio César e ver o Fabiano sofrer 2 frangos. Isso deve-se trabalhar tudo.

"Julio César, trabalha-me esse olhar para a bola enquanto o Jackson cabeceia isolado à barra ou o Herrera falha um remate com 3x2 dentro da área"

Muito trabalho, sem dúvida, mérito a quem trabalha esse olhar tão eficaz.

ANDREXUGA disse...

Sei que é fora do tema, mas parece-me interessante principalmente por não ver muita informação sobre o seu método de trabalho (de Lopetegui, claro). http://deportes.elpais.com/deportes/2015/02/08/actualidad/1423426463_014455.html

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Falta-vos poder de encaixe. ..
Qualquer critica ao Jesus...é encarada como ofensa pessoal...
Superior foi contra o Sevilha...
Mas contrapondo. ..se elogiam tanto a postura no Dragão e no derby ...estarão a ser incoerentes!
Para casa ma friend

Pedro disse...

"Queria era vê-lo com o A. Almeida, o Talisca, o Samaris e o Ruben Amorim, o Salvio e o Gaitán. Isso é que eu queria. Pagava para ver."

É pá...viste-o com Derleys, Macieis, Nunos Valentes, Costinhas, Maniches e Paulos Ferreiras e varreu tudo o que havia para varrer.

JON disse...

Para sublinhar mais uma vez, os meus comentários não são a "rasgar" o JJ. Eu acho o JJ super-competente e como não sou benfiquista quero é o gajo de lá para fora. No entanto, há coisas nele que são altamente criticáveis e sujar a cueca é uma delas. É que os 2 pontos que ele não quis ganhar aqui podem vir a fazer-lhe falta lá à frente...

Acho é que muita gente cega e o Jesus passa a génio e o Lopetegui/Marco/outro passa a besta total. E depois muda-se de lado e passa a ser o oposto, o Jesus é um nabo e os outros são os maiores...

Conclusão: nem o Jesus é o expoente máximo do futebol, nem é uma besta. O mesmo para o Lopetegui e para o Marco e para outros que tais... Menos parcialidade, só isso!

PS: Edson, à escala nacional, contra o SCP, o Benfica tem "Fabregas, Matic, etc.". Tem obrigação de não jogar para o pontinho como o Arouca...

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Já agora se elogiam tanto a qualidade defensiva...
Leonardo Jardim...também defensivamente é muito bom! Diferença...passou o grupo da Lc em 1o lugar...Foi sorte...trabalho é apenas com Jesus...

Roberto Baggio disse...

Andrexuga, essa entrevista pode mostrar muita coisa sobre Lopetegui. Mas não mostra nada sobre o Porto. E se Lopetegui pensava isso sobre o Porto...

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Pedro, Jesus é um ídolo deste blog...
Não se discute futebol...aqui valoriza-se tudo o que Jesus faz!
Mesmo que jogue na retranca...tipo Grécia!
A teimosia com Eliseu...
O fetiche Talisca...
A formação que não dá frutos...
Mas para alguns aqui...é Deus no céu e Jesus na terra!
Internacionalmente os clubes andam todos a dormir...anda este génio escondido no futebol Pt...
Mas Villas Boas foi para Inglaterra...
Mas e o Vitor Pereira?
Nuno Espirito Santo...

Mourinho fez algo que Jesus jamais fará apostar em portugueses e jogadores desconhecidos..


Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

O melhor comprovativo da qualidade dum treinador é sobretudo nas competições europeias...principalmente na LC onde a exigência é muito grande!
Por muito que vos custe...
Jesus não tem grande histórico internacionalmente e quando teve uma equipa acima de todas...internamente não teve concorrência...
Mas no momento da verdade..claudicou duas X! Tendo passado UMA vez o grupo da LC. ..em 6 anos!
E um currículo internacional conta muito ....
para a carreira dum treinador!

Lopetegui tem pouco calo...como treinador de clube e pouco conhecimento do futebol PT! No entanto lançou Ruben Neves...e parece que segurou o Gonçalo...
Veremos se será um formador...

R.B. NorTør disse...

Olá David,

Vou tentar explicar aquilo que vejo como fragilidades deste Benfica.

O que o Sálvio tem é que fica grande contra os pequenos e pequeno contra os grandes. As únicas boas jogadas que fez em Alvalade são fruto da tenacidade do Maxi, que (e aqui reside o busílis da questão) recupera as bolas que o próprio Sálvio perde. Como já foi dito várias vezes por aqui, o Sálvio tem uma tremenda atracção pelo abismo, o que faz com que se meta em sítios donde não consegue sair 7 ou 9 vezes em cada 10, contra equipas grandes ou bem organizadas, e 5 ou 6 contra as outras.

Quando penso em Ramires ou Markovic (para falar apenas da era Jesus), Sálvio perde para os dois e muito do sucesso passa por aí.

O Ola John por outro lado passa de bestial a besta enquanto se pisca um olho e várias vezes no mesmo jogo (vide jogo de Paços). Ora faz uma jogada em que com uma finta ou com um passe bem medido esfrangalha a defesa adversária, ora está em modo Soneca e nem na bola quer tocar. Acontece que o modo Soneca tem sido mais a regra do que a exepção. Tecnicamente penso estar uns furitos acima do Sálvio e quando está em modo bom, muito acima, por ter a clareza de espírito de não inventar a roda. Quando está em modo bom, relembro!

Para a posição de "novo Enzo", há muita vontade em colocar lá o Talisca. Espero vir a engolir estas palavras, porque o que vou dizer agora é o comentário do bêbado na tasca, mas o Talisca a jogar numa posição diferente daquela em que jogava o Cardozo não vai vingar neste Benfica. O Talisca é um Cardozo só que com mais técnica e menos lucidez. Para aquela posição tenho gostado de ver a evolução do Pizzi. Penso que com a bola se assemelha ao próprio Enzo, mas o problema começa quando a bola tem de sair dele. Ainda não tem a capacidade do Enzo em saber o que fazer à bola, e não se integra na manobra defensiva como o Enzo, ou como o Lima. Acho que a segunda com tempo aprenderá, a primeira vamos ver. Do lote parece-me ser o que corre à frente.

O contrário por outro lado pode ser dito de Samaris. Fiquei impressionado com o jogo que fez em Paços de Ferreira, porque a julgar pelos comentários que lia parecia que estávamos na presença de um Binya de metro e oitenta. Não estamos e acho que poderá vir a ser algo entre o Javi e o Matic. Acontece que em Alvalade a transição defesa-ataque correu-lhe quase sempre mal. Não foi o único, mas pelo espaço que ocupa esteve em particular evidência. Acredito, em modo bêbado na tasca, que temos ali jogador, mas em formação. (Como disse noutro post mais abaixo, nem Samaris nem Cristante puderam usufruir de um Javi ou um Matic para ser titular enquanto se iam integrando nos treinos. Fejsa praticamente nunca contou e Ruben Amorim ficou de fora à segunda jornada.)

Nas alas da defesa, acho que Eliseu foi um pouco indevidamente crucificado em Paços de Ferreira, mas quanto a qualidade ficamos conversados a partir do momento em que se pede para meter o André Almeida... Em Alvalade esteve péssimo, com constantes bolas perdidas e bolas metidas nas costas dele. Valeu que Jardel e Samaris/André Almeida iam compensando para o Eliseu nunca ter tido de se ver sozinho com o extremo do Sporting. O Sílvio, como mencionas, até pode ser uma alternativa, como foi ao Siqueira o ano passado. Não sei se num dérbi e depois de muito tempo fora por lesão grave teria pedalada para o Carrillo ou o Nani ou quem quer que lhe aparecesse pela frente. Penso que é um jogador mais equilibrado do que o Eliseu, mas com o Benfica só para consumo interno, o Eliseu costuma atacar melhor...

Esquerda do ataque sem Gaitán, direita do ataque, "médio avançado", lateral esquerda são quatro falhas imensas neste plantel. Podemos, enquanto adeptos, gostar mais de um jogador ou outro, o problema é que nós gostarmos deles não os tornam mais aptos para a tarefa. Três das limitações que menciono ocorrem na zona onde as transições têm mais possibilidade de ocorrer. Logo onde os erros se podem vir a pagar mais caro (exemplo - golo do Sporting).

R.B. NorTør disse...

(O outro comentário ia longo, longo...)

Quanto ao resto da equipa, Jardel tem espírito, conhece a equipa e o treinador, mas este ano demonstrou que serve para consumo interno, mas não para vôos mais altos. O "médio defensivo" está em processo de aprendizagem e na baliza o Artur alterna entre o Rei Artur e a ferradura do burro do pagem do Rei Artur.

O Benfica não tem individualidades para concorrer com o Porto e mesmo com o Sporting duvido, mas vai na frente e o Jesus em Alvalade jogou com isso. O Sporting ofensivamente não existiu. Não sei se por incapacidade ou por brilhantismo do Benfica, mas em termos de colocar jogadores em posição priveligiada de marcar, não existiu. Nem sequer pode dizer como o Porto que atirou duas ao ferro. Não atirou, nem dominou. Foi um jogo de futebol pobre, pobre, pobre. Como benfiquista não gostei e espero do meu clube que faça mais. Mas também de vitórias morais no final do campeonato, enchi a barriga nos anos 90... (E este ano ainda estamos para ver!)

Aza Delta disse...

DC:

As duas bolas ao ferro surgem após a saída por lesão do Luisão. Isso altera tudo, repara que a primeira foi imediatamente no canto após saída do Luisão. E o outro lance foi exactamente na mesma zona.

Tiago Stuve Figueiredo disse...

O benfica defendeu ( e defende) muito bem.

Agora aquilo a (tentar) atacar...é do mais fraco que me lembro.

E as desculpas do fraco investimento não colam.

O Benfica gastou 10M no Samaris + 6M no Cristante + 6M em 50% do Pizzi + 4M no Talisca.

Só aqui estão 26M.

João disse...

JON,

Estou de acordo com o último comentário. Acho que o JJ falha estrategicamente estes jogos... e tb acho medroso demais jogar para o empate (supondo que Pizzi seria melhor solução e que era possível equilibrar um pouco mais a equipa a nível técnico).

Mas isso não tem nada a ver com o que disseste da qualidade individual das equipas.

J. Saro

Vasco disse...

PedroMagicoSLb,

Nuno Valente era mau? Diz-me um lateral esquerdo melhor à excepção do Alex Sandro.
Jorge Costa, Ricardo Carvalho. Diz-me um defesa central, aceito q digas q o Luisão é melhor q o Jorge Costa.

Paulo Ferreira é pior que o Maxi?

Costinha, Maniche, Deco diz-me um médio melhor

Aquele Carlos Alberto...

Benny Mccarthy?

Derley?

Só Jonas, Nani e Gaitán poderiam entrar nesta equipa.

O JJ com aquela equipa do Chelsea rebentava, aliás "Com essa equipa dava-lhe 3 de avanço, mudava aos 5 e acabava aos 10"

francisco disse...

"William Carvalho do passado e de hoje, a demonstrar que sozinho é melhor que todo o corredor central do SL Benfica junto!"

A sério? Não haverá aqui confusão entre W Carvalho e Samaris e Sporting e Benfica.

David Cardoso disse...

kkkkkkkkk este post vai dar um recorde de comentários, um abraço á equipa do lateral esquerdo

Tantos Lixos disse...

Ó Maldini explica-nos lá como uma equipa tão controlada permite um 5x7 no ultimo lance do jogo?

David Cardoso disse...

RB Nortor
Obrigado ela atenção demostrada , um grande abraço e que no final da época possamos festejar mais um campeonato do nosso SLB

DC disse...

Aza Delta, então estás a dizer que o JJ só treina o Luisão, não treina os outros?
Eu só digo isto porque estão aqui a dar um mérito tremendo pelo que ele fez no Dragão quando o resultado podia perfeitamente ter sido um 3-0 ou 4-0 para o Porto se os jogadores do Porto tivessem a mesma eficácia do Lima.

Resumindo, podem dar o mérito ao JJ por ser bom defensivamente, agora não me venham é dizer que no Dragão ganhou o jogo por causa disso. Ganhou porque calhou, como agora empatou porque calhou e como no ano do Kelvin perdeu porque calhou. Porque nestes jogos ele defende e o resto entrega á sorte. E este ano a sorte anda a sorrir-lhe um bocado mais.

DC disse...

Vasco, Costinha no modelo do JJ tínhamos o pessoal a dizer que ele tinha milhares de perdas de bola por jogo e que não era jogador de topo.
Felizmente no modelo do Mourinho havia linhas de passe até dar com um pau.

ocaravela disse...

Boas Maldini/Baggio, com Rojo e Mauricio longe do Sporting (ufa...), que comentário fazem aos "novos" centrais do Sporting?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Jon, o Benfica do JJ joga para o pontinho uma vez, em 300. Não é normal o Benfica jogar (mal) como jogou em Alvalade, em que praticamente só jogou um momento do jogo (de quatro ou cinco, nem nas bolas paradas lá chegou).

Tens de concordar comigo que os adjectivos que assentam bem no JJ não têm nada a ver com "jogar para o pontinho" ou meter a carriça no meio-campo defensivo. Não. Não é verdade.

Já o Mourinho com o seu Hazard contra o mundo...

No Dragão houve, apesar de também ter sido um jogo fraco (médio-menos), muito mais transições, facto que não será alheio à presença do Enzo e do Gaitán.

Quanto ao Pedro... A equipa do FCP do Mourinho tinha alguns dos melhores jogadores do mundo e mesmo o melhor que eu vi jogar em Portugal nos últimos 20 anos (e de longe, mas mesmo bem longe): chama-se Deco.

Ser benfiquista não me impede de ver os factos tal como eles são, mesmo admitindo que na altura custava-me muito esta realidade. Mas são factos.

E tinham ainda o melhor central português da história (e de longe, mesmo bem longe): chama-se Ricardo Carvalho. Não sei se conheces?

O Derlei é bem capaz de ser um dos joagadores com mais rendimento (dentro e fora do campo) da história do futebol português.

O Maniche era um excelente jogador de futebol, acho que todos sabemos isto, mesmo que me desse uma raiva tremenda, seria titularíssimo neste Benfica e em todos os Benficas que me recorde.

Ainda por lá passaram gajos como o Alenitchev, por exemplo, fonix, que jogador de bola. E nem sempre era titular.

Esse Mourinho também era um Mourinho diferente. O FCP era uma equipa de posse-de-bola e de apoios. Acho que dominava todos os adversários durante 90 minutos.

Portanto, não percebo o teu ponto.

Se achas que esse plantel é comparável a este do Benfica, para 2014-2015, ok, é a tua opinião que, como sabes, não costumo seguir. E desaconselho a leitura dos teus comentários, textos e tudo o resto.

Prefiro não adjectivar para não te chamar de desonesto.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Essa é boa DC... Então o Benfica correu o risco de levar quatro batatas no Dragão? Epá essa agora é boa. É só novidades.

Vens com a treta das bolas na barra mas temos de ser honestos - nessa altura o jogo já estava 2 a ó.

E antes de pelo menos uma delas o Benfica não fez o terceiro porque não calhou (contra-ataque perfeito e o Salvio não encosta porque alguém se antecipa).

Não percebo a tua análise em relação a esse jogo. Foi parecido com o de Alvalade mas o Benfica jogou mais (um pouquinho) e o FCP teve, mais ou menos, as mesmas oportunidades que o Sporting construiu.

O Júlio César fez um excelente jogo sobretudo pela calma e classe e jogo de pés (adjectivos impossíveis de serem adaptados ao Artur) - defesas difíceis só me lembro de uma (excelente, num remate do Jackson).

O FCP e o Sporting são, aliás, equipas muito parecidas. Com os mesmos defeitos (alguns) e qualidades (algumas).

Independentemente das clubites, o modelo do JJ parece-me mais completo e mais bem trabalhado. Com os problemas que se conhecem há muito tempo: fraca organização ofensiva, sobretudo. Que melhora ou piora consoante os intervenientes têm mais ou menos qualidade (acredita, não é um elogio).

Mas nos outros três ou quatro momentos (depende como analisas as bolas paradas) é mais forte do que o Lopetegui ou o Marco Silva. Julgo, aliás, que os factos não me desmentem.

O FCP tem um plantel com muito, mas muito mais qualidade do que o Benfica - sobretudo depois da saída do Enzo - e ainda pode muito bem ser campeão (tudo em aberto), mas actualmente anda a apanhar bonés.

Roberto Baggio disse...

Fdc eu acho esta merda de discussão bué engraçada. A sério que acho. Aos que ainda conseguem defender o Jesus por ter abdicado de jogar futebol, na segunda parte em Alvalade, e no dragao desde o apito inicial (apesar de nunca ter metido o camião, como muitos tentam afirmar, pq as linhas do Benfica estão sempre médias ou altas), alguém que lhe diga que o Sporting de Marco Silva, com centrais do mais fraco que há, laterais do mais banal que há, um gr que treme com ela nos pés, foi jogar a Luz, ao Dragao, e em casa contra águias e dragões, e ganhou 1, perdeu 0, empatou 3. Tudo isso a jogar, ou tentar jogar futebol. Não abdicou nunca de procurar o golo, fosse qual fosse o resultado e o minuto de jogo. E fez o mesmo com Estoril, em duas épocas, e conseguiu ganhar, perder, e empatar. Perder uma vez em 6.

Jesus tem muito mérito na organização defensiva e ofensiva do Benfica. Em toda organização colectiva. Mas por favor não me falem do Benfica como se fosse o Boavista para justificar que o treinador não tenha conseguido atacar contra Porto ou Sporting. Até contra o Real Madrid o Benfica tem obrigação de atacar. Pode atacar menos, mas tem de o fazer.

Roberto Baggio disse...

E reparem que para mim, Marco Silva nem é um treinador tão bem preparado quanto Jesus. Mas uma coisa é certa, gosta de atacar e não renuncia nunca ao futebol, ao contrário do treinador do Benfica.

DC disse...

Edson, quando tu dizes isto:

"mas temos de ser honestos"

E depois ignoras a primeira parte onde antes do lançamento que deu a leitada do Lima tens 3 lances na área que são oportunidade clara de golo, que não entram por falha de execução dos jogadores do Porto e não por mérito táctico do Benfica, queres que te responda como?

Só se quiseres que diga que o Lima também é dos jogadores com mais rendimento da história do campeonato português. Porque o Derlei não era melhor que ele e até em golos foi bem pior. Fez 39 golos em 3 anos de Porto, o Lima já vai em 57 no mesmo período. Se calhar assim já era mais honesto para ti.

Pedro disse...

Claro...afinal o fcp de Mourinho estava ao nível do Barça e Real. As minhas desculpas. Esqueço-me sempre desse pormenor.
LOL

Basicamente é isso: os outros têm os melhores do mundo e o pobre coitado de JJ só tem refugo que não sabe dar um pontapé na bola. E a malta acredita mesmo nisto.

Paolo Maldini disse...

http://levezaliedson.blogspot.pt/2015/02/ver-o-jogo-de-pernas-para-o-ar.html

JON disse...

Maldini! O que tu foste dizer... lol, agora é que te vão chamar lagarto pela certa!

Eu só discordo de uma coisa aí... O JJ tem de saber ter alternativa, no seu modelo, a sair a jogar com monstros! No dia em que ele não tiver Matics, Enzos, Witsels, Gaitans, Ramires, Dí Marias ou Markos, como é que é? Vai abdicar de atacar?

Paolo Maldini disse...

reforço a frase desse texto

"Não acredito que o Jorge Jesus tenha dito aos seus jogadores para, quando tivessem a bola, não atacarem.

O que aconteceu foi que não conseguiram. "

Paolo Maldini disse...

qd as coisas n estão a sair, os jogadores escondem-se e protegem-se, não se expõem... batem longo para não perderem bolas perigosas. Eu sei o que é queres do banco umas coisas e no campo não se passar nada disso...

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Ouvi ontem o programa Grande Área e o Carlos Daniel...afirmou para mim aquilo que impede Jesus de ser um treinador de topo!
O Scp e até o Fcp jogam sempre com a mesma ideia de jogo, o Benfica com Jesus muda a ideia de jogo quando enfrenta equipas de valor semelhante...
Em parte explica o insucesso nas competições europeias...
E Jesus é isto...nestes 6 anos! Altera a mentalidade da equipa...um pouco como quando as equipas pequenas enfrentam os 3 grandes...
Mas Jesus só está a surpreender quem andou a dormir...
Nos jogos grandes borra a cueca...e isto não é um treinador de topo!
Realista dizem alguns...aceito

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Não imagino Jesus sem investimento no plantel...por isso recusa a formação e só se vê em 10 equipas no estrangeiro...
Sem brinquedinhos...não creio!

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Na realidade o Benfica está refém de Jesus...
A direção neste caso...
Mas com a mudança no investimento e a necessidade de apostar nos jovens...não vejo Jesus nesse filme!
Marco Silva e Lopetegui talvez....
Marco porque a isso é obrigado e Lopetegui porque penso que a aparição de Ruben Neves...tem a ver com o perfil do mister...

R.B. NorTør disse...

Maldini,

Não discordo de ti, mas não pareceu que a própria atitude da equipa mudou ao intervalo? Na primeira houve muitas perdas de bola a meio campo, que originavam transições rápidas a favor do SCP, mas na segunda pareceu-me que houve uma maior incidência no chamado charuto para a frente sem que a equipa se preocupasse sequer em ter lá alguém a pressionar.

De certeza ques estás mais por dentro do que a maioria dos comentadores daqui, mas sem dizer "não ataquem" não podes também dizer "agora com pontapés longos e a tapar os espaços"?

(Nem é tanto o questionar a coisa é mais tentar perceber. Como benfiquista estou dividido e só espero não vir a chorar os dois pontos que o meu clube não quis ganhar neste dérbi. Como adepto de futebol este jogo foi tempo perdido...)

Pedro disse...

"Nuno Valente era mau? "

Era! :)

"Jorge Costa, Ricardo Carvalho."

Ricardo Carvalho era TOP. Jorge Costa não. Está ao nível de um Jardel mas mais caceteiro.

"Paulo Ferreira é pior que o Maxi?"

Sem dúvida. Deve ter um altar em casa em homenagem ao Santo Mourinho. 300 mil euros por mês? O jogador mais sortudo da história.

"Costinha, Maniche"

Acho Costinha fraquísismo. Maniche era bom mas nada de outro mundo.

"Aquele Carlos Alberto..."

Gostava muito.

"Benny Mccarthy?"

Interessante mas longe de ser TOP

"Derley?"

Derley está onge da qualidade de um Sálvio e/ou Gaitan que foram jogadores dados como exemplo para o tema.

Evidente que o fcp de Mourinho tinha bons jogadores mas a sua maioria está LONGE, muito longe, da qualidade que JJ teve ao seu dispôr nestes anos de Benfica.

DC disse...

Mourinho teve 3 jogadores de topo: Deco, Carvalho e Baía.
Teve 2 jogadores melhorzinho que medianos: Paulo e Maniche.

O resto era médio-fraco e a própria carreira deles fala por si: Costinha, Maniche e Derlei foram recambiados sem cerimónia para a Rússia, Nuno foi para Inglaterra apesar de nunca ninguém o ter visto por lá, Jorge Costa finalmente percebeu que não tinha joelhos, Emanuel a mesma coisa, Benny foi sendo irregular em clubes de fundo da tabela inglesa e Mendes nunca passou de um jogador útil.

Os êxistos do Mourinho no Porto tiveram muito pouco a ver com o plantel. Mas ainda podemos falar de taças Uefas ganhas com Jankauskas, Postiga, Marco Ferreira, Tiago... E não ia a lado nenhum estacionar autocarros.

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

O problema é que Mourinho tinha um dom e agora penso que já não precisa de o mostrar....
Transformava jogadores normais em fora do normal...
Mas a ideia que alguns ilustres têm aqui, é que Mourinho tinha um plantel de luxo...
Raios, Villas Boas em termos de qualidade individual tinha maior quantidade...
Mas Mourinho precisava de demonstrar valor... e demonstrou-o....
Começou por mostrar valor, quando ganhou com o Benfica ao SCP por 3 e exigiu ser treinador principal...

Comparar Jesus a Mourinho... é rídiculo
Falta muito palmarés internacional a Jesus...
E falo de Mourinho em fase de afirmação, porque agora encontra-se acomodado, pede os "brinquedos" que quer e está muito mais resultadista!

Já agora aos donos do blog, para quando uma análise aos principios de jogo de Lopetegui...?
Erradamente, os espanhois acham que o FCP de mourinho, era uma equipa que cavava trincheiras...

Penso que o FCP, está a voltar ao tempo de Villas Boas e Vitor Pereira, com uma diferença! Lopetegui não me parece projeto para curto-prazo! Vitor Pereira, foi sempre visto com desconfiança...
Avançando já, que não me parece nada de extraordinário como treinador, mas o seu papel como formador parece ter muito maior importância....

Pedro Santos disse...

Mourinho ganha uma Champions como ganhou, a jogar contra Mónacos e Corunhas, e se alguém se lembra do jogo em Manchester, com um golo anulado ao Scholes, e com a passagem "à lá Kelvin/Jardel" caído do céu...
Portanto quando se fala de sorte, é bom relembrar que José Mourinho já teve a sua quota parte.

Em relação ao campeonato Jesus jogou com os 6 pontos de avanço que tinha no campeonato (que agora são 4 para o FCP mas 8 para o Sporting, devido aos 15 golos de goal-average de diferença).
Esta época jogou de peito feito contra o Braga, podia ter ganho e perdeu.
Jogou como jogou com o FCP, e fez um jogo relativamente tranquilo, tendo em conta o potencial dos jogadores do adversário, até à saída de Luisão por lesão (e quando falam da eficácia de Lima, atenção que ali o difícil era ele falhar).

Se o Sporting queria que o Benfica jogasse o jogo pelo jogo, deveria ter começado por ter ganho os seus jogos em casa com Moreirenses, Belenenses, etc.
E acho estranho dizerem que o Benfica não jogou nada, e não se dá mérito nenhum à organização defensiva do Sporting. Nani defendeu, Carillo defendeu, Montero defendeu, as equipas anularam-se praticamente.
Agora, se JJ aparecesse a jogar como joga sempre, com a equipa partida como ele tanto gosta de ataque-contra-ataque, caia-lhe tudo em cima. Se tivesse deixado os extremos do Sporting jogarem 1x1 contra Maxi e Eliseu tinha sido suicídio e decidiu juntar as linhas.
Nas primeiras épocas era porque não era "resultadista", com melhores jogadores que aqueles que tem agora.
Agora é realista, e não pode jogar para o resultado. Coitado do homem, é preso por ter cão e por não ter.

Já vi um Benfica de Jesus fazer 3 grandes jogos contra o Chelsea em duas épocas seguidas, e perder os 3. Se calhar, se tem jogado desta forma, os resultados tinham sido outros.
E por falar em Chelsea, hoje o Mourinho a ganhar tira o William e mete o Cahill. Marco Silva pôs o Capel e o Tanaka. Acabou por não ser ingênuo o treinador sportinguista?

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Tanta clubite...resulta em análises parciais...
O Benfica criou um lance de real perigo...num lance de desespero...bola bombeada e muita gente na área! Tudo o resto que escreveu...demonstra visão redutora...

O Benfica teve um Sevilha..colosso
O Benfica perdeu com o Braga, Liga Europa!
Portanto...isso dos adversários tem muito que se lhe diga!
O Mónaco que menospreza, goleou o Milan...não caiu lá de para-quedas!

Dizer que no Dragão foi um jogo tranquilo.. O Fcp teve 4 ou 5 oprtunidades...nesse jogo...mesmo com Luisão em campo...

Poupe-me a análises redutoras...

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Pedro Santos está falar deste lance?
http://en.legendarymoments.uefa.com/moment/80/

É igualzinho ao lance do Jardel...denoto uma certa azia?

Baresi disse...

Sr Malheiro, pelo que já escreveu por aqui, já se viu que clubite e o seu nome são sinónimos.

Abraço

João disse...

Maldini,

Não sei se este post já expirou o prazo ou ainda posso suscitar questões, mas aqui vai. :D

É sempre interessante a diferença de opinião sobre esse pormenor entre ti e o Baggio, saluto isso porque vemos tão poucas vezes espelhado aqui e deve ser recorrente.

Eu compreendo o que dizes qd acreditas que JJ não prescindiu o ataque, mas que simplesmente não dava. Mas a questão da dupla do meio-campo, não limita essa questão?

Isto é, é preferível AAlmeida - Samaris para ter um rigor táctico maior (pq Almeida o garante mais que Pizzi ou Cristante) ou Samaris-Pizzi (ou Cristante, se bem que acho que já sei a tua opinião sobre Cristante para este jogo pelo PdB)? Pelo menos, na 2ª parte, achei que Pizzi devia ter entrado bem mais cedo, quando se percebeu que o Benfica não conseguia sair com bola.

No fundo, é uma questão de análise de prob. de resultados. É mais provável o Benfica aguentar o empate só pelo rigor defensivo, abdicando do empate, ou acrescentando um pouco mais de técnica expôr-se mais mas ter mais bola e poder até arriscar-se a vencer?

J. Saro

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

Denoto algum incómodo...e se contra-argumentar?
Depois de tantos comentários, acho curiosa essa chama de atenção!
Se não soubesse o seu clube até era capaz de levar em conta