quarta-feira, 20 de maio de 2015

Bola rasteira a cruzar em diagonal a grande área para uma finalização fácil. SL Benfica campeão nas asas de Jesus.

Curiosamente até é no volume ofensivo que os números do SL Benfica deixam o FC Porto para trás. Teremos esta época em Portugal um campeão que não foi / será a defesa menos batida. Todavia não o foi por motivos importantes. 1) Envolve no seu processo ofensivo mais gente à frente da linha da bola. E portanto é possível crer-se que fazer muito mais golos acabou por custar ao SL Benfica sofrer mais dois que o seu adversário directo. 2) Qualidade individual extraordinária (sim, são ambos jogadores de Real Madrid. E tal já é afirmado neste espaço há pelo menos dois anos) dos dois laterais do FC Porto. Num campeonato onde a quase totalidade das equipas joga por fora, Lopetegui esteve sempre defensivamente protegido por um tampão individual muito grande. Sobre Jackson escasseiam elogios.

O golo que encerra as contas do campeonato fala por si próprio. Refuta elogios e criticas surgidas ao longo da época a uns e a outros.


Um ex campeão pelo FC Porto confessou em privado ter alguma curiosidade para perceber quantos campeonatos vencerá o FC Porto sem a sua presença contra o SL Benfica enquanto Jorge Jesus estiver no comando do Benfica. Para já, a contagem segue em 3 em 3. Para ser três vezes campeão nos seis de Jesus em Lisboa, o FC Porto teve de somar apenas uma derrota em três anos! E ainda assim, foi no limite!

É bom que o espanhol continue a ter capacidade de atracção de grandes mais valias, porque se individualmente a sua equipa não for três ou quatro vezes superior à do rival, Jorge Jesus continuará a ganhar.

54 comentários:

ricnog disse...

grande analise mais uma vez....!

se lopetegui ficar, deverá perder qualidade individual - danilo não é de fácil substituição, provavelmente alex sandro tb deverá sair, também não é fácil encontrar um jogador assim. Jackson é certo que vai sair e é impossivel encontrar alguem assim. Aqui lopetegui vai ter dificuldades...não vai fazer tantos pontos como este ano, por certo!

abraço

LGS disse...

Maldini,
"... Jorge Jesus continuará a ganhar"

Já não achas que o JJ vai sair? :P

Se JJ sair, esse "ex campeão pelo FC Porto"não estaria interessado em/disponível para ocupar o lugar? (se ainda não o fizeste pergunta-lhe lá se "fachavor"!) :P

R.B. NorTør disse...

Se o JJ sair eu acolheria esse ex-campeão de bom grado, para todas as semanas lhe mandar um mail com o carinho que os adeptos do FCP sempre lhe dedicaram, mesmo quando ele ganhava à grande (e um Kelvin). Podia ser que o visse a testar as redes em frente aos SDs.

Era esse ou o Klopp... ;)

DC disse...

Muito, muito exagero. Quem ler isto até esquece que antes do Lope perder pontos na Madeira o JJ tinha perdido com o Paços e que antes de saber que o Lope ia empatar em Belém estava ainda a 0 com o Guimarães.

Acho que se cai num exagero, por vezes. Lope termina o 1º ano a 3 pontos do JJ. E não ganha o título porque falha em momentos decisivos como o jogo com o Nacional.

Além de que nos clássicos o slb não envolveu mais gente no processo ofensivo que o Porto.

Mindfuck disse...

Ainda falta ai a saída do Oliver e casemiro (este é o único com alguma facilidade de substituir, mas não é com Sergios Oliveiras)

Nairo disse...

LGS,

O Jesus vai pra o Sporting

Edson Arantes do Nascimento disse...

A questão aqui é o que falhou então?

Falhou o Lopetegui (por deficiente preparação técnica dos jogos, por problemas no modelo de jogo) ou falharam os jogadores (através de erros individuais em jogos decisivos, ou falta de qualidade), que por acaso eram claramente os melhores do campeonato?

O Benfica, mesmo com menos qualidade individual (e por isso mais susceptível a falhas dos jogadores), ganha o campeonato. No confronto directo não perdeu nenhum jogo, não sofreu golos e ganhou um dos dois confrontos.

Marcou mais golos (9 ou 10, para já) e sofreu apenas mais dois, por enquanto.

Esta época faz-me lembrar a alegoria do Maxi: no início do jogo todos os vão rasgar. E no final ganha a Alemanha!

Paolo Maldini disse...

DC, o texto não pretendeu passar superioridade incrível do SLB sobre FCP, mas sim do seu treinador sobre o do FCP. Com treinadores trocados o SLB ficaria a 20 pts.

JON disse...

Maldini,

Essa dos 20 pts é exagero puro. O Lope perdeu pontos por ser novato nisto e por ser o primeiro ano em Portugal. JJ leva 6 no Benfica. Isso conta muito na hora de ter ideias definidas na equipa, mesmo que todos os anos mude meio plantel...

Com isto quero dizer que nem o JJ é um rei, nem o Lopetegui é um nabo.

Mas concordo com o VP... Enquanto lá andar JJ, qualquer equipa vai ter sempre muita dificuldade em ser campeão. Tem muita qualidade e muitos anos disto e isso também conta muito...

el bandido disse...

Maldini o porto perdeu 20 pontos ate agora, o benfica 17, essa afirmacao dos 20 pts de distancia e so mirabolante

Paolo Maldini disse...

mirabolante pq?

n posso crer que o Benfica com Lope perderia 30 pts, o FCP com JJ 10 (se tanto... ele já perdeu esses pts com equipas mais fracas...e nem acabou campeão!)

DC disse...

Continuo a achar que exageras.

O Lope teve objectivamente as circunstâncias contra ele. Vários pontos:
- Pontos perdidos sem grande culpa e logo no início: Guimarães claramente roubado e Boavista com 1 vermelho directo que nenhum treinador pode controlar;
- Lesões importantes e em momentos importantes da época com Oliver, Tello e especialmente Jackson a falharem alguns jogos decisivos;
- Falta de qualidade em várias posições (sim a história do plantel ser óptimo é uma bela cantiga): Fabiano, Marcano, Indi, Reyes, Maicon, Casemiro, Herrera. Pelo menos estes são jogadores muito longe de Hélton, Nico, Mangala, Fernando, Moutinho, Lucho e até Defour;
- Azar - também faz parte mas ele tem culpa que o Herrera falhe um 3x2 na àrea contra o slb? Que o Jackson falhe um 1x0 com o Julio César? E que depois no 1º remate do jogo aos 30 e tal minutos num lançamento caia um golo do céu ao slb? E admito que se fale em culpa na forma como defende as bolas paradas. Mas o JJ também teria culpa por defender mal a profundidade no lance do Herrera mas o jogador do Porto perdoou ao contrário das costelas do Lima. E podemos falar também do chouriço do JJ em Alvalade. Correu tudo bem este ano;
- Falta de preparação para jogar nos momentos decisivos da época jogos tão esgotantes como os com o Bayern e os que resolviam o título. Porque disso parece que já ninguém se lembra: JJ jogou só o campeonato este ano. Fica mais fácil. E ao contrário do que dizem, o Porto não tem um plantel com muitos suplentes de qualidade, como se viu em Munique com os laterais;
- Maior experiência do JJ. Este ano não foi ao Dragão com o David Luiz à esquerda, não meteu um central a jogar a trinco, não partiu a equipa como no 3-2 que o VP ganhou na Luz ao virar um 2-1 para 3-2 depois do JJ ter tirado um médio para por o Rodrigo, etc... Já cometeu muitos erros. Está mais cauteloso essencialmente. E correu-lhe tudo de feição. Ganhou no Bessa com um tiro do meio da rua, ganhou ao Moreirense com outro tiro do meio da rua, marcou ao Sporting e ao Porto com chuveirinho para a área. Há algum jogo em que se possa queixar de azar?

E já agora: Fabiano, Maicon, Indi, Herrera, Casemiro e penso que posso meter Quaresma que deve ter sido titular mais vezes que o Tello. Quantos eram titulares no slb mesmo? Essa ideia de que a qualidade individual é tão díspar para mim é falsa.

Resumindo, admito que o JJ seja melhor em muita coisa que o Lopetegui. Agora essa impossibilidade de ser campeão, não concordo, de todo. Bastavam pormenores, muitos deles não controlados pelos treinadores, para já ter sido este ano.

Rui Pedro disse...

A verdade é que se aprende mesmo muito muito muito neste blog! Aprender com quem sabe MESMO é outra coisa :)

Se puder colocar uma questão: que dizer da segunda época do JJ? Má preparação, ou as vendas do Di Maria e Ramires, ou o Roberto? Ou o FCP nessa época era apenas demasiado estratosférico?

Ou apenas essa época, apesar de tudo, não foi assim tão má? É que se tirarmos os jogos contra o FCP, o JJ acabou em segundo no campeonato, nas meias finais da Taça, e da Liga Europa. É que isso isso até foi melhor que muitos anos anteriores.

Roberto Baggio disse...

Rui Pedro, JJ falhou redondamente no ano do AVB. Tinha um plantel fabuloso.

Aza Delta disse...

Gostava de saber uma coisa: fazendo o habitual exercicio, fazendo um onze de jogadores do Benfica e Porto, quem meteriam?

Roberto Baggio disse...

5, 6 no máximo de cada equipa. mas o melhores do porto são de nivel superior aos melhores do slb.

David Cardoso disse...

Se jesus sair que entre o Rui Vitoria , e viva Flopetegui, està de parabens pela contribuição

Artur Cid disse...

Continua a bajulação doentia...
Menos muito menos...
Como é que este JJ, ainda está em Portugal....
A verdade é como o azeite!

João disse...

DC,

É verdade a questão da experiência e pouco mais.

Sobre o plantel do Benfica, sinceramente, é a mesma treta todos os anos. No início, todos concordam que o Benfica está fraco, no final é um dream team. Achas mesmo que o Jardel no início de época estava ao mesmo nível de agora? Eliseu a defender? Samaris a 6 a aprender o modelo e sem um avançado com qualidade em todos os parâmetros até à entrada de Jonas? (Para além da oferta de 2 pontos ao Sporting, mas a insistência em Artur já tem um toque de JJ)
O SLB tem a vantagem de ter jogadores como Luisão e Maxi (não sendo individualmente de topo) com experiência no modelo... vantagem da experiência, certo... mas também mérito do treinador.

Sobre as arbitragens, houve um momento do campeonato onde podia ter feito a diferença no posicionamento da altura, depois as equipas foram gerindo as suas distâncias. Resultado? Sempre que o Benfica falhou, o Porto falhou ainda mais a não aproximar-se. Poucos são os jogos que se possa dizer que o Benfica perderia pontos claramente e vi outros em que o Benfica foi prejudicado. A diferença? Ganhou-os, ninguém falou da arbitragem.

O Baggio explicou-me que os jogos da Champions prejudicam sempre, pelo menos, a preparação/treino para campeonato. Sendo verdade, não me parece que se possa exagerar neste factor. Em termos de cansaço, parece-me que a influência foi perto de ser nula. Excluindo as competições nacionais, em que o Benfica fez mais jogos (mas também com mais segundas linhas onde aconteceu), falamos de 4... 4 jogos (sim, o Benfica jogou a fase de grupos). Basileia e Bayern. Resultados? Um único empate frente ao SLB depois de jogo da Champions. No meio do Bayern, Académica acho que foi peanuts, será que o do Benfica seria assim tão diferente? Será que o Danilo e o Alex Sandro não subiram mais por terem jogado durante a semana (sim, pois...)?

O Benfica não teve lesões. O Benfica não teve azares.

Não me parece que dês muito enfoque na questão do colinho, mas se for esse o diagnóstico da nação portista... partem com um passo atrás para 2016.

J. Saro

Nota: sim, eu tenho sempre um filtro vermelho e sou daqueles que acha que o Porto na Luz não teve de todo mais perto da vitória. Sendo o empate a zero o espelho do jogo, na 2ª parte o Benfica conseguiu criar algumas situações interessantes (embora mal definidas) em transições. Fica uma opinião para poderes calibrar (conforme a tua opinião) o meu nivel de facciosismo.

GV disse...

Viva,

O DC introduz, nos comentários que fez, aspetos importantes cujo debate e inclusão na apreciação que o post pretende fazer tornam a análise menos condicionada e menos orientada a um objetivo prévio.

O Lopetegui, com todos os defeitos que possa ter, esteve na corrida pelo campeonato até à penúltima jornada (por pouco não anulava o suposto comentário do VP). Por pormenores, nem todos da sua responsabilidade, não pôs o JJ a tremer (e sabemos - mesmo os que não querem admitir - que treme). Tudo isto na primeira época do próprio e de muitos dos jogadores de qualidade que entraram na grande revolução planeada do plantel do Porto no último defeso e enquanto chegou a uns dignos quartos de final da LC, mesmo tendo tido só aí dois jogos com verdadeiro nível Champions e tendo claudicado num deles.

Lopetegui tem defeitos mas tem margem de progressão.

O JJ tem muito mérito por, após precauços nos primeiros meses disfarçados com vitórias, manter a equipa a muito bom nível competitivo no campeonato, mesmo com a importante perda de qualidade do plantel. Soube até ter uma abordagem mais comedida que o habitual em jogos chave e introduziu nuances na organização ofensiva às quais não são alheias as características de Jonas e Pizzi.
Por outro lado e mesmo com a dita perda de qualidade do plantel, esteve, mais uma vez, mal na Champions (dito pelo próprio) e do pote um foi para último do grupo da morte.

JJ é muito bom - não tanto quanto uns dizem nem tão pouco quanto dizem outros -, tem evoluído e pode ainda melhorar alguns aspetos.

Estou muito curioso para ver quem fica onde (treinadores e jogadores) e o que daí se desenvolve.

Gostava que JJ e Lopetegui ficassem onde estão!

Cumps,

GV disse...

Caros,

Sugiro que façam um (ou vários) post(s) com algum nível de detalhe sobre o trabalho desenvolvido por outros treinadores do nosso campeonato desta época (tenham estado em funções drt a época inteira ou em parte).
Lito Vidigal, Sérgio Conceição, Rui Vitória, Pedro Martins e outros que considerem adequado comentar.
Não sugiro Marco Silva, Miguel Leal e Paulo Fonseca, porque me parece clara a vossa opinião sobre eles.

Cumps,

DC disse...

"Achas mesmo que o Jardel no início de época estava ao mesmo nível de agora? Eliseu a defender? Samaris a 6 a aprender o modelo e sem um avançado com qualidade em todos os parâmetros até à entrada de Jonas? (Para além da oferta de 2 pontos ao Sporting, mas a insistência em Artur já tem um toque de JJ)"

João, o Jardel tem 3 ou 4 anos de JJ. Os jogadores do Porto tinham todos 0 anos de Lope. Dos centrais, Indi e Marcano chegaram este ano.
Dos médios defensivos, Casemiro e Ruben chegaram este ano. Dos médios Oliver chegou este ano. Dos extremos, Hrahimi e Tello.
Portanto a questão do tempo de trabalho só pode dar pontos ao Lopetegui e não ao JJ.
JJ começou a época com mais de metade da equipa do ano passado a titular e habituada ao sistema dele. Lope fez tudo de base.

E ainda bem que focas Artur porque eu foco Fabiano. Porque no 0-2 no Dragão a diferença esteve exactamente em Fabiano. Imagina que o Hélton não estava lesionado e esse jogo até ficava 0-0. Como seria a classificação final sem que o Benfica tivesse ganho essa vantagem?

Jorge Carolo disse...

Dc,

É interessante ver que na tua analise referes apenas e somente a azares e mais azares da equipa do porto, é lesões, é falhanços 1x0, é competições europeias, tudo serve para desculpar o lopetegui, até as arbitragens?!?!?!? Mas uma analise coerente tem sempre de medir os dois lados..
Esqueceste que o JJ também teve de preparar uma equipa praticamente nova... Q perdeu o seu melhor jogador, ou pelo menos o mais influente em Janeiro... Experimenta tirar o Jackson apartir de Janeiro até ao fim do ano!!!
No jogo do dragao que tanto gostas de falar Luisão lesionou-se e o Benfica jogou os últimos 20 min com cesar que tinha chegado uns meses antes e nem tinha jogado, a somar à enorme diferença de valias que todos conhecemos que só um treinador conseguiu diminuir…
Admito que o Benfica nesse jogo não atacou tanto, nem foi superior mas também isso não é o normal??? quando de um lado se tem Jackson, Danilo, Alexsandro, Oliver, Brahimi e Tello, entre outros... E do outro se podem realçar Luisão, Gaitan e Jonas, com as devidas distancias!!!
O Vitor Pereira teria dado um cabaz ao Benfica nestas circunstancias.... Mas é isso q não consegues ver!!! Porque o teu odiozinho a JJ não te deixa ver...
Contra o sporting jogou sem gaitan que alias teve muito tempo lesionado... Foi o 1º jogo a serio sem Enzo, aliás já em paços a ausência de enzo se fez notar... Isso não conta??
Por falar em Paços que culpa tem JJ que Lima falhe o penalti quando estava 0-0 com o Benfica a dominar e por sua vez Eliseu se lembre de fazer um penalty no ultimo minuto??? Isso é o JJ que controla???
Tem piada que os erros do Porto o lopetegui não tem culpa mas os do Benfica são todos culpa de JJ...
JJ em alvalade esteve mal porque pensou unicamente em não perder mas quem não erra?? Tudo bem, abdicou nesse jogo do iniesta do xavi e do busquets para jogar o André Almeida... Desculpa enganei-me, foi do Pizzi e do Cristante que abdicou...
Como tao bem se tem dito por aqui, quem joga são os jogadores e isso meu caro, não te podes queixar porque o porto tinha-os de sobra... Aliás a 3ª solução para o ataque era um moço que tinha custado 11M€ e já foi internacional por Espanha... o do Benfica era o grande Derley...
O que JJ fez foi ganhar um campeonato com um fiat uno contra um BMW...
Tudo o resto é falta de coerência tua...
Já para não repetir os factos, tão bem referidos pelo J.Saro.

Bem sei que JJ não tem um modelo sem falhas mas não hajam duvida que é o melhor em Portugal.

Cumprimentos Desportistas

Ista disse...

GV, aproveito para acrescentar um nome:

Viterbo.

O futebol da Académica tem claramente um "antes" e um "depois" de Viterbo.
Isso foi apenas injecção de confiança ou há realmente mão do treinador na abordagem técnica e tactica do jogo?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Então ok as diferenças foram causadas pelo azar? É isso?

Durante esta época, segundo as teorias, o FCP fez alguns bons jogos e outros menos bons (como todos, obviamente), com jogadores como Danilo, A. Sandro, Casemiro, Oliver, Brahimi, Tello, Jackson - e ainda Marcano, Ruben Neves, Aboubakar.

O que aconteceu foi apenas azar. Ou será que foi a atitude? Faltou mostrar os dentes e colocar mais pás dentro do relvado.

O Benfica ganhou o campeonato porque teve sorte e ajuda dos árbitros.

Estamos mesmo no Lateral Esquerdo?

P. S. - O FCP foi uma boa equipa e melhorou ao longo do ano. O Lopetegui mostrou alguma competência, é de facto um treinador interessante, mas terá de melhorar alguns aspectos - tem tempo para isso - sob pena de, em comparação com o JJ (por exemplo; é a análise mais fácil de fazer por motivos óbvios), ser sempre menos competente. Os factos, para mim, são evidentes: um bom treinador repleto de jogadores muito bons não conseguiu bater, na regularidade (e mesmo na especialidade), um grande treinador rodeado de (apenas) bons jogadores.

João disse...

DC,

Mais uma vez achas que o Benfica não teve mais uma vez de trabalhar alguns sectores. Que Jardel entrou logo e estava ao nível de agora. Ignoras que isto tudo é importante, porque o importante não é a soma das partes, mas o todo.

O problema do Dragão esteve longe de ser só Fabiano e o Porto chega ao final desta época com muitos problemas em organização defensiva. Como justificas isso? É preciso muito mais tempo?

Eu acho que Lopetegui tem uma vantagem com este bom plantel, que é tendo a bola ter-se preocupar menos com esses aspectos, mas se fosse obrigado a preocupar-se? Corresponderia às expectactivas?

J. Saro

DC disse...

"tudo serve para desculpar o lopetegui, até as arbitragens"

Falei de uma arbitragem. Uma em que objectivamente perdemos pelo árbitro. Porque marcamos 2 golos e apenas 1 contou. Simples quanto isso. Tinha mais para falar se quisesse e desvalorizei. E muito mesmo...

" Luisão lesionou-se e o Benfica jogou os últimos 20 min com cesar que tinha chegado uns meses antes e nem tinha jogado"

Sim, 20 minutos. E nesses 20 min levou 2 bolas na barra. Mas foi planeado claro, mérito do treinador por ter a barra no sítio certo.

"Benfica nesse jogo não atacou tanto"

Não foi tanto, foi zero. 1º remate aos 30 e tal minutos depois de lançamento. Não, para mim não é normal, é uma opção. Se vejo equipas como o Rayo Vallecano a ter mais posse de bola e mais oportunidades de golo que o Real Madrid não posso considerar que qualquer equipa com um bocadinho menor de qualidade individual tem que abdicar de jogar todos os momentos de jogo com qualidade.

"O Vitor Pereira teria dado um cabaz ao Benfica nestas circunstancias.... Mas é isso q não consegues ver!!! Porque o teu odiozinho a JJ não te deixa ver..."

Desculpa, mas isto é só idiota.
VP jogava com o seguinte 11:
Helton, Danilo, Nico, Mangala, Alex, Fernando, Moutinho, Lucho, James, Varela e Jackson. 10 jogadores top em 11.
Faltava banco sim, mas o 11 era o melhor talvez da história do Porto.
Aliás, adoro esses cenários sempre de "o vp fazia isto" "o jj com outro 11 fazia não sei o quê". São sempre extremamente racionais.

"Por falar em Paços que culpa tem JJ que Lima falhe o penalti quando estava 0-0 com o Benfica a dominar "
Tem tanta culpa como o Lope tem nos vários falhanços clamorosos contra o slb. Zero de culpa. Mas uns chamam de banho táctico a esse 0-2 e depois noutros jogos já falam de azar. Eu falo de circunstâncias que os treinadores não controlam.
E os últimos 20 min desse jogo em Paços foram todos, todos do Paços.

"mas quem não erra??"

Erram todos, daí eu dizer que o campeonato do próximo ano não são favas contadas para ninguém.

"liás a 3ª solução para o ataque era um moço que tinha custado 11M€"
A vossa 3a solução para central é um internacional argentino de 5M, a vossa 3a solução para médio defensivo é um interancional sub-21 italiano que custou 6M, a nossa é um puto de 17 anos. A vossa alternativa a lateral direito é um internacional português que custou 8M ao Atlético e a nossa é um extremo sub-21. Posso seguir esta lógica também ou vamos concordar que não faz sentido?

DC disse...

João, onde é que eu disse que o JJ não teve que trabalhar os sectores? Apenas disse que já tinha tempo de trabalho com a maior parte dos jogadores, nada mais. Enquanto o Lope chegou este ano. Acho que é um bocadinho diferente não?

O problema não foi só o Fabiano. Mas também foi. E já li aqui que o JJ perdeu um título por causa de pontos dados pelo Artur. Estou a usar o mesmo argumento.

Quanto à última pergunta, espero pela próxima época para ver a evolução do Lope.
A questão que eu coloco é apenas essa. Que pode ser possível ganhar corrigindo algumas coisas e continuando a evoluir positivamente.
Não estou a afirmar que jj é mau ou que lope é melhor. Simplesmente que um treinador chegou cá este ano, teve algumas circunstâncias desfavoráveis e ficou a 3 pontos. Não me parece terrível e muito menos razão para afirmar que não tem hipótese de ganhar sem qualidade individual estupidamente melhor.
Não estou a afirmar nada sobre o próximo ano, apenas a considerar essas hipóteses.

Edson, não entendo como fazes entrevistas tão boas e comentários tão maus :)

Paulo Sérgio Portugal Malheiro disse...

O modelo de jogo do Benfica é muito eficaz no Tugão e deficiente na LC!
O contrário se passa com o Fcp...incapaz de forçar as barreiras colocadas com as equipas de menor valia!
Aliás maioria das equipas muda o esquema para um cariz mais defensivo ....principalmente enfrentando o FCP...
O futebol de posse sem jogadores capazes resulta em lances de perigo constantes!
Qual a equipa que jogou olhos nos olhos com o FCP?
O Benfica foi realista no Dragão e bastante eficaz! No 2o jogo foi evidente a dificuldade em furar equipas de bloco baixo. ..JJ reforçou a equipa jogando para o empate...tentando surpreender no contra- ataque! Neste jogo notou-se que o Fcp poucas soluções teve para contrariar blocos baixos...constante no campeonato!
Agora a ideia de Dream Team não cola!
O Fcp tem setores bastante abaixo do Benfica! Defesas centrais! Redes ! E mesmo o meio campo...Ruben Neves projeto de jogador...Herrera desadequado para futebol de posse...

GV disse...

Ista,
Talvez seja de incluir o Viterbo na eventual análise que os autores do blog possam querer fazer. Eu pessoalmente da Académica quase não vi jogos e como tal não posso comentar.

Sobre o meu comentário ao post e aos comentários do DC,
Reitero que o DC introduziu aspetos que devem ser debatidos e incluídos numa apreciação não viciada. Debatidos e incluídos na apreciação, não quer dizer que devam ser considerados, sem mais, como foram apresentados e não incluo nos mesmos a sorte e azar e menos ainda as arbitragens que são, salvo muito pontuais exceções, o refúgio do mau dançarino que diz que o chão está torto.

Cumps,

DC disse...

GV saliento que falei da arbitragem de guimarães apenas porque a equipa marcou 2 golos, logo fez o suficiente para ganhar e não ganhou. Isto para dizer que o Lope não é culpado da perda desses pontos, são circunstâncias que não controla. O árbitro faz parte do jogo como a bola que entra ou vai à barra faz.

Cantinho de Todos disse...

A grande maioria do que o DC diz parece-me óbvio. A superioridade individual do Porto relativamente ao Benfica é uma fantasia da imprensa que não percebo como tem tanto acolhimento no LE quando os próprios bloggers não gostam de jogadores como Herrera ou Quaresma.
Se analisarmos os planteis há posições onde a vantagem está de um lado, e posições onde a vantagem está do outro. Mas objetivamente há setores onde o Benfica não só é superior como tem a vantagem de ter jogadores com muitas anos de JJ. O trabalho de organização defensiva de JJ é fantástico, mas sua capacidade de operacionalizar essa organização parece-me sobrevalorizada uma vez que depende muito da capacidade de comunicação e liderança do próprio Luisão. Se fosse tudo mérito do processo de treino, a saída do Luisão n seria tão sentida como é. Jardel apesar das dificuldades a construir é muito bom central e se enterrou no início da época parte da culpa é do próprio JJ que quis que a equipa saísse da mm maneira com ele como fazia com o Garay (por exemplo o VP falou da necessidade de proteger o Mangala na fase de construção!). E por exemplo os laterais sendo muito bons a atacar, os seus defeitos a defender são quase sempre posicionais.
De resto não só se sobrevaloriza o plantel do Porto, como se desvaloriza em demasia o plantel do Benfica... a ideia de q o plantel do Benfica era quase igual ao do Sporting é surreal.
Mesmo o Nani, de longe o melhor jogador do Sporting, com muitos treinadores, nas fases de menor rendimento ficaria no banco a ver jogar o Salvio e o Gaitan.
Em relação ao Lopetegui parece-me que enterrou no início de época quando facilitou um pouco nas rotações, mas pareceu-me que independentemente dos resultados a equipa foi melhorando ao longo do ano, apesar do desaparecimento do Brahimi. Se para o ano a equipa e o treinador vão melhorar mais ou não... estou como o DC, não sei!

Unknown disse...

"No 2o jogo foi evidente a dificuldade em furar equipas de bloco baixo. ..JJ reforçou a equipa jogando para o empate...tentando surpreender no contra- ataque! Neste jogo notou-se que o Fcp poucas soluções teve para contrariar blocos baixos...constante no campeonato!"

Diz-me lá onde estava o bloco baixo do SLB, se faz favor.

Canaine disse...

Olá a todos,
De facto o meu facciosismo azul levou-me a ver esta época o que ninguém parece ter visto.
Jesus é de facto melhor treinador que todos os outros que cá andam. Mas estar a seis épocas no mesmo clube e uma vida inteira neste campeonato não valerá nada em comparação com Lopetegui por exemplo? Eu acho que faz.
O FCP tem individualmente melhores jogadores? Até aceito que sim. Mas César, Luisao, Maxi, Gaitan, Sálvio, Jonas, Enzo e Talisca (metade da época) são jogadores banais? Também me parece que não.
E falando no início da liga em que ninguém jogava absolutamente nada mas o SLB foi -se safando com uma boa dose de "sorte" (e sim também estou a falar do apito).
E chegamos ao jogo do Dragão e continuo a dizer que em 10 jogos daqueles o Jesus não vence mais nenhum. Esse jogo podia ter ficado resolvido na primeira meia hora com as bolas nas costas da defesa (mal preparada) do Benfica e até que chega o momento do jogo com um golo de barriga marcdo dentro da pequena área depois de um lançamento lateral. Onde está a genialidade desse lance, eu continuo a pensar que foi mais imbecilidade da defesa.
Mais uma vez afirmo que nos jogos a doer o Benfica fez muito pouco. Ver liga dos campeões, 2 jogos com o Sporting e 2 com o Porto e até acrescento aqui o Braga que curiosamente no jogo da taça até achei-o resultado injusto.
O Benfica ganhou ao Porto dentro de campo porque fez mais pontos e (o que para mim é preocupante) venceu fora de campo, e refiro-me a comunicação, organização, união entre outros detalhes ao passo que o Porto deixou o Lopetegui completamente só desgastando a sua imagem é facilmente atacado por todas as frentes.
Ou seja o SLB apostou tudo no campeonato e venceu o Porto apostou tudo em tudo e perdeu.
Um abraço
Pedro Canaine

Ista disse...

Canaine e Cantinho de Todos, faço minhas as vossas palavras ;)

Mats Magnusson disse...

Estive a ver as dezenas de posts sobre o Jesus durante as 'epocas de 2010/2011 e 2011/2012 e a vossa (do Pedro Nunes na altura) análise sobre o modelo de Jesus mudou 180 graus. Imagino que seja porque o modelo em si mudou.

Seria interessante que explicassem como o modelo mudou, visto que para o adepto comum um 442 será sempre um 442.

Fica o desejo. Abraço!

João disse...

DC, acho que não leste o meu comentário, ou me expressei mal ou não entendeste. Mas ok, temos pontos de vista diferentes.

GV, sobre o Viterbo, não me parece que seja grande referência. Acho que os resultados foram "tesão do mijo". :p E, convenhamos, ou ele andou a treinar a equipa às escondidas ou não era numa ou duas semanas que a equipa passava do 8 ao 80 só pelo treino.

Talvez um exemplo de que existem coisas para além do treino que conseguem transformar (nem que seja momentaneamente) algo sofrível em resultados. Parece-me, como já ouvi, que irá ser o Sá Pinto da Briosa. Entra na metade que substitui bem, depois corre mal na época seguinte.

J. Saro

Roberto Baggio disse...

Deixem-me só dizer uma coisa que acho relevante. Com os 72 pontos que Lopetegui tinha ao final de 30 jogos, desde que Jesus entrou no Benfica ele nunca seria campeão. Eu não concordo com o Maldini, nisso de que o Benfica vá sempre ser campeão com JJ e Lopetegui no comando. Porque o futebol é fodido. Mas concordo com o que Maldini escreveu - A verdade é que para o ser, em 3 anos uma derrota. Isso demonstra bem o quão elevada está a bitola. tirem as vossas conclusões.

quanto à qualidade individual só não entende quem não quer, ou é burro. O Porto mete facilmente nas melhores equipas do mundo 4 jogadores. Quantos mete o Benfica?! Os melhores do Porto são de nível superior aos melhores do Benfica. Não sei onde reside a dúvida nisto. Até o Sporting mete directo nas melhores equipas um jogador. No Benfica tem de se pensar muito.

Basta ver para que equipa foi o melhor do SLB em Janeiro para se perceber a que nível qualitativo se encontra este plantel do slb - Valência.

Marcano, Maicon, Indi, são do mesmo nível que os centrais do slb. a diferença é que os centrais do slb estão já bem enquadrados no modelo do treinador. A posição 6 seria do slb, pq samaris me parece melhor que case. Do meio campo para a frente a diferença é abismal.

Roberto Baggio disse...

qt a questão dos pormenores vale para uns cm para outros. n penso que o campeonato se tenha resolvido por aí. acho que o exemplo de vp, neste caso é mto bom. disputou sempre o campeonato com jesus até ao fim, e ganhou-os sempre no confronto directo. se lope tivesse ganho no confronto directo teria sido campeão.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Não DC, o que eu não entendo é o que andas aqui a fazer. Porque a única coisa que te interessa é o FCP e o Barcelona. Aconteça o que acontecer, seja qual for a situação. Ah, espera, e o Gonçalo Paciência.

Ou vais-me dizer que o Adrian - que praticamente não jogou - é do mesmo nível que o Lima... Não é. É muito melhor jogador. Um jogador como o Quintero passou o ano na bancada (até mete impressão, mas é verdade). O Benfica, sobretudo depois da saída do Enzo, não tem ninguém que se aproxime, sequer, do Oliver, que é simplesmente espectacular. Para a idade que tem é top-mundial: por exemplo, julgo que entrava que nem uma luva no Bayern ou mesmo num Barça sem Xavi.

Não reconhecer a superioridade individual deste FCP é ser desonesto.

É que, como já disse, para mim há diferenças abissais (laterais, meio-campo ofensivo, ataque, alternativas). Pensava até que era um assunto resolvido. Aqui no LE isso foi dito, por diversos intervenientes, desde o início da época. Pareceu-me sempre que, de tão óbvio, seria uma verdade quase indiscutível.

Sinceramente, já te fartaste de escrever e eu ainda não consegui perceber: afinal porque é que o Benfica ganhou este campeonato?

Porquê? - esta é a única pergunta que me interessa. Foi por causa da arbitragem em Guimarães e do azar? Certo?

DC disse...

Exactamente Baggio. Mas como tu reconheceste aqui depois do jogo, no confronto directo no 1º jogo, o Porto teve mais ocasiões claras de golo que o slb. O jogo tanto podia ter caído para um lado como para o outro.

De resto, de acordo contigo em tudo menos num pormenor: Além do Samaris também entraria alguém no Porto no lugar do Herrera. Portanto, 5 jogadores do slb no 11 do Porto à vontade e Gaitan podia perfeitamente entrar no lugar do Tello também.

Roberto Baggio disse...

mas para mim o herrera n era titular no porto lol... é só isso.

mas tbm tou de acordo com 5,6 jogadores no máximo de cada equipa. o problema é o que disse acima - os do fcp são melhores que os do slb. fazendo uma analogia (é um exagero) se tivesses que fazer um 11 dos melhores do porto e do scp tbm entrariam alguns do scp, 4,5. mas a diferença está nos melhores de cada um. uns são mto melhores que os outros.

Para mim, o Benfica não foi campeão por sorte. Foi campeão pq na regularidade demonstrou ser mais uma vez fodido de bater. e teve mtos, mas mesmo mtos jgos de azar. por exemplo falaste aí que os últimos 20 minutos do jogo contra o paços foram tdos deles, então e os outros 70 mins? é para ignorar que a bola n tivesse entrado e assim?

mesmo este jogo de guimaraes, a primeira partedo slb foi do melhor que os vi fazer este ano. parecido só na madeira contra o marítimo... mas tbm a bola n entrou por quinhentas vezes, e tbm foi anulado um golo limpo ao salvio... mas n foi o unico jogo com estes impoderaveis. que tbm contaram mtas vezes para o slb ganhar. mas tbm contaram para o fcp na mesma medida, para ganhar e para perder pontos. foi para os dois.

é mto isto.

DC disse...

Sim eu não digo que foi por sorte. Mas digo que houve momentos em que as coisas podiam perfeitamente ter corrido de outra forma.
Falei desses 20min porque só vi esses 20 min, resto do jogo não vi :P

Para mim aliás o Porto perde o campeonato essencialmente no jogo com o Nacional, aí sim caiu tudo. Mas o que defendo é que não seria anormal o Porto ter sido campeão este ano. Houve equilíbrio e foram os detalhes que decidiram. Da mesma forma que o Kelvin podia ter mandado a bola ao poste. São detalhes.

Roberto Baggio disse...

Eu tou de acordo com esse equilibrio... cm disse n concordo com o maldini que o jj fosse ser sempre campeão, não significando isso que tenha menos qualidade que lope. ainda que lope fosse campeão, para mim, jj continuaria a ser o melhor em pt. mas tbm acho que cm ele é mto dificil bater o slb na regularidade. tirando o segundo ano, isso mostrou-se sempre. para bater o slb, é preciso fazer pontuações mesmo, mesmo, mesmo, mto boas.

Jorge Carolo disse...

Aserio?!?!
Não há nada a fazer, tu não consegues!
Em tudo o que diz respeito ao trabalho de Lope, por enquanto, é inferior, e o tempo de trabalho não explica tudo, aliás vê-se no penúltimo jogo da época a equipa a ter erros iguais a um gil vicente e a ser penalizada, não por um 1x0 q falhou ou um 3x2 que falhou (que é a única coisa que consegues ver!?!?!?) mas também por erros defensivos (em organização) e principalmente por erros no modelo em organização ofensiva!!!!

Depois adoro os teus exageros de o Benfica não ter atacado no dragão… lembro-me de mais oportunidades nesse jogo se bem que isso não quer dizer que tenham atacado muito como referi no outro comentário… Se bem que, como disse, é o normal, num estadio em que por exemplo o Bayern perdeu 3-1, como bem sabes…

É que o Benfica não atacou porque não conseguiu, porque a qualidade individual é claramente inferior, não tem ninguém capaz de segurar bolas como o Jackson na frente, não tem ninguém capaz de furar contenções como o Brahimi, não tem laterais que mais parecem extremos da qualidade que todos sabemos, a única coisa que tem, PRATICAMENTE, são boas ideias e princípios de jogo… Lá está, para o ano se o Porto ficar sem Jackson, Oliver, Alexsandro,Danilo(que vai para o Real) Brahimi, etc, e forem substituídos por taliscas eliseus lisandros derleys e cristantes(este ultimo bom jogador mas a precisar de tempo) quero ver o que dizes??? Se este ano tens uma equipa semelhante ao Benfica(não estou de acordo) o que será neste panorama???? Vais utilizar as 2ªs escolhas deste ano e vais te queixar da falta de qualidade da equipa…

Mas então, tudo o resto a tua equipa tem de ser espetacular senão nem em 2º lugar ficas…

Relativamente ao Paços:
Qual é o problema de o paços ter dominado nos últimos 20 min??? E os outros 70??? E se tivesse a perder por mais do que um porque alem do penalty falhado levou bolas ao poste e houve um falhanço escandaloso do Salvio???
Argumento no mínimo vazio de conteudo!!!

Nem vou falar da parte em que chamas lisandro e cristante ao barulho porque isso é desonesto porque sabes que uma coisa é contratares jogadores jovens para serem trabalhados, que têm potencial,outra é falares de jogadores feitos como o Adrian que veio para ser titular, certamente a pedido do treinador, pelo preço que foi…

Aliás Lisandro já vem de outras núpcias e já tinha sido emprestado, porque também lá tens o Reyes que foi bem mais caro...

É que o JJ também gostaria de poder contratar jogadores de 11M€ para substituir Jackson ou Aboubakar, ou 13M€ (Alexsandro, jogador que o Benfica não teve capacidade para comprar), ou 18M€ (Danilo, jogador que o Benfica não teve dinheiro para comprar)e o Porto dá-se a esse luxo.

Do Silvio nem falo, isso é desonestidade da tua parte.
Aliás neste tema mais valia teres passado ao lado!

Enfim acho q não é por aí…

Em relação ao VP, é aquilo que eu disse e tu tás a dar-me razão!!!! O VP em situações em que a sua equipa era melhor não vacilou o mesmo não se pode dizer de Lope.


“Erram todos, daí eu dizer que o campeonato do próximo ano não são favas contadas para ninguém”
Aqui estamos de acordo, mas se tudo se mantiver igual, no que a ideias diz respeito, duvido que Lope tenha sucesso, mas caso o seu modelo evolua, principalmente no plano ofensivo acho que a coisa pode virar. Mas uma coisa é certa, se JJ não ganhar, vai vender-lhe cara a derrota!!

Roberto Baggio disse...

é pá no Dragão o slb teve uma sorte do caraças. mas na Luz contra o scp tbm teve um azar do caraças... isto tudo se equilibra num campeonato com tantas jornadas... para todos os lados... só nas competições a eliminar é que não é possível ter esse equilíbrio.

GV disse...

Viva,

Assim já me parece um raciocínio menos viciado.

Com o tal debate, o Baggio recolocou sensatez que o post não parecia ter.

Por um lado o JJ perdeu qualidade no plantel, por outro lado não começou um projeto totalmente de raiz. O Lopetegui tinha mais qualidade disponível, mas era tudo, mesmo tudo, novo (até o quarto onde dormiu...).
O que pesa mais?

JJ ganhou e com mérito. Não me parece que se possa negar. Mas também não me parece que alguém, em consciência, possa dizer que o Lopetegui ou que ficaria sempre longe de conseguir ele o título. Longe ficou o JJ na segunda época, isso sim é ficar longe (só para situar, não para cascar no JJ).

Cumps,

Roberto Baggio disse...

podes cascar na segunda época do jj. foi terrível, horrivelmente má, péssima em tudo, deu pena. lol e com aqueles jogadores!
não teve nda a ver com nenhuma das outras. e por isso percebe-se que provavelmente foi uma época atipica a não repetir.

acho que o facto de jj tar ca há mais tempo pesou, e muito! mas tbm acho que se jj tivesse mais qualidade desde o início (e isto é uma suposição) o slb n teria sofrido tanto para pontuar, e poderia ter feito melhor na champions, e nos jogos grandes.

DC disse...

Jorge, tu consegues fazer uns silogismos fantásticos:

"vê-se no penúltimo jogo da época a equipa a ter erros iguais a um gil vicente e a ser penalizada"

"É que o Benfica não atacou porque não conseguiu"

Portanto, se o Porto depende da qualidade individual e comete erros do nível do Gil Vicente que o Belenenses consegue aproveitar, o Benfica não consegue atacar porquê? Não entendo.

"uma coisa é contratares jogadores jovens para serem trabalhados, que têm potencial,outra é falares de jogadores feitos como o Adrian"

Claro que sim, o Oliver chegou no início da época com o estatuto do Iniesta enquanto o Cristante chegou com o estatuto do Fernando Aguiar. Casos completamente diferentes. Só uns é que precisam de ser trabalhados, o Oliver nem era um suplente do Villarreal nem nada...

"É que o JJ também gostaria de poder contratar jogadores de 11M€ para substituir Jackson ou Aboubakar, ou 13M€ (Alexsandro, jogador que o Benfica não teve capacidade para comprar)"

Samaris 10M
Cristante 6M
Pizzi 12M
Ola John 10M

Coitada da capacidade do Benfica para comprar...

"Em relação ao VP, é aquilo que eu disse e tu tás a dar-me razão!!!! O VP em situações em que a sua equipa era melhor não vacilou o mesmo não se pode dizer de Lope."

Sim, eu digo que a equipa do VP era muito melhor que a do Lope e estou a dar-te razão, claro. Discussões assim valem a pena, acho que quero mesmo continuar nisto!

"mas caso o seu modelo evolua, principalmente no plano ofensivo acho que a coisa pode virar. Mas uma coisa é certa, se JJ não ganhar, vai vender-lhe cara a derrota!!"

Vá lá, afinal parece que a ideia que estou a tentar transmitir desde o início ainda consegue passar!!!

Aza Delta disse...

A época de 2011/2012 foi sinceramente a que mais me enervou no JJ. Foi um dos melhores planteis que ele teve, (penso mesmo que o melhor) e ele sentava constantemente o Witsel para jogar com 2 pontas de lança mais Aimar. E no final do ano teve o desplante de dizer que perdeu porque apostou na champions.

Em 2011 O Porto tinha umplantel superior, mas nesse ano, lembro que teve Janko a titular a ponta de lança.

CL disse...

Maldini,

Viste a entrevista do Boa Morte hoje ao jornal A Bola? Numa equipa de juniores a competir no nacional o velho método da corrida na mata. O melhor é que o adjunto ainda justifica os melhores resultados desta 2ª Fase com essa preparação...

Abraço

GV disse...

Eu casco, nisso e em mais, mas não é o momento :)

Parece-me uma suposição válida essa que colocas.

Benfiquista Primário disse...

'Há algum jogo em que o JJ tenha tido azar'?

Em Paços, foram três bolas ao ferro. Se o Benfica tivesse ganho, ficava a nove pontos e matava o campeonato em Janeiro...

Pormenores...

PicaretaLeonina disse...

CL,

Felizmente nem tudo está mal na formação do Sporting:

"Paulo Leitão queria métodos de trabalho diferentes dos vossos?

-Não me propôs. O que lhe pedi foi que não interferisse no nosso trabalho. Disse que não se identificava com o que via e que tudo seria diferente para o ano."

Muito trabalho vai ter o homem, espero que ao menos tenha a liberdade para o fazer.